Caros amigos e amigas sportinguistas tendo ficado indignado com a decisão a não aposta de dois dos mais promissores jogadores jovens da nossa formação, jogadores esses emprestados em épocas anteriores, o Francisco Geraldes e o João Palhinha, será que não tem valor para jogar no nosso SPORTING?, alegadamente no denominado pela comissão de gestão ano zero, estes jogadores foram formados no clube, para quê uma aposta em jogadores caros e que nunca se sabe o que poderão dar, para essa indecisão é sempre preferível ficar com os nossos da nossa “cantera”.

Com tudo isto pretendo que aí pela tasca e já sem sonhos ou imaginações, fazer uma petiscada com o pessoal que por aí aparece, com o intuito de fazermos um debate sério, honesto e de alguma profundidade sobre o nosso clube, sendo a primeira parte – SPORTING QUE FUTURO QUEREMOS.

Em 2011, viviamos numa grave crise financeira, sem resultados desportivos e mais grave que isso tudo sem dinâmica e um clube amorfo, vivendo como um clube simpático e sem chama nem glória. Como muitos por aí podem pensar, Não, nunca estive de acordo com um clube assim, sem títulos, sem vitórias, alegrias, dinâmica, era um clube parado e completamente desamparado também.

Em 2013 estive de acordo com a mudança de paradigma, e renasceu em mim e milhares de sportinguistas a esperança de conquistas, de títulos e de um clube auto sustentável e consolidado financeiramente e desportivamente para o futuro. Se perguntarem se gostei da gestão do presidente Bruno de Carvalho, sim gostei da gestão entre 2013 e 2016, apesar de sempre desejar que o clube se arvorasse mais para fora nas suas lutas externas do que internas.

Em 2017 e 2018 não gostei da gestão da anterior direcção, voltou-se demasiado para dentro, sendo que para fora muito ficou esquecido nas lutas e guerras a travar, talvez muitos não tivessem desejado travar essas guerras e assim se parou e esqueceu uma batalha importante, a luta da verdade desportiva, no entanto também se ganhou batalhas, os títulos dos campeonatos de Portugal, ainda não decididos, ou o facto de Peyroteo ser o goleador com melhor média de golos no campeonatos nacionais, e as vitórias gloriosas nas modalidades.

Não gostei em nada do discurso violento que se criou internamente no clube, divisões e tudo o mais, muito menos na atitude por vezes péssima das claques, na qual o acontecimento gravíssimo de Alcochete, manchou o nome e história do nosso SPORTING. Esses apoiantes não são apoiantes, quanto muito arruaceiros, aliás as claques servem para apoiar não para desencadear batalhas e delitos com adeptos internos ou rivais. Assunto claques portanto a rever em situações em que essas mesmas claques terão de ser geridas de uma outra forma.

No entanto penso que tanto o presidente destituído Bruno de Carvalho e o vice Carlos Vieira já que se candidataram em duas listas diferentes e deveriam de ir a votos. Pois a democracia deverá ela não só abranger quem nomeou e rubricou comissões de gestão e fiscalização como os próprios destituídos. Portanto na minha opinião Tudo a votos, e quanto a votos e candidatos me debruçarei num próximo tema.

NO entanto, aqui fica a minha pergunta já tá resolvido o caso de ALCOCHETE, Não!!! Então porque dar apoio ás claques sem reverem a situação das claques, defendo sempre que o Universo Claques, seja independente do clube, APOIO POR AMOR AO CLUBE; NÃO POR INTERESSES OU VANTAGENS NESSES INTERESSES PARA QUEM DIRIGE OU APOIA COMO É ÓBVIO, NÃO Á PROMISCUIDADE.

Como fiquei indignado com a não aposta dos nossos jogadores jovens Palhinha e Xico Fernandes, quando será feita essa mesma aposta, NUNCA? O nosso FUTEBOL JUVENIL ao longo de décadas sobre o legado de César Nascimento e Aurélio Pereira, foi um produtos dos mais talentosos jogadores do futebol em Portugal, o que é feito da nossa formação e para onde ela caminha.

Sporting-Clube-de-Portugal-alvalade

Por Fim e com todo o realismo, de uma forma honesta, séria e sobre um debate profundo sobre o nosso clube deixo aqui 5 perguntas sobre esta primeira parte, para que todos os clientes habituais e não habituais da tasca possam discutir e debater as minhas/nossas apreensões e preocupações

SPORTING QUE FUTURO QUEREMOS?

1 – Pretende-se consolidar financeira e desportivamente o nosso clube para o futuro? Ou que o clube ande ao sabor dos ventos e marés sem resultados ou dinâmica.

2 – Pretende-se fazer a aposta do nosso ADN de sucesso, o Futebol Juvenil – E apostar nos jogadores jovens de valor para a primeira equipa consolidando o nosso futebol sénior com jogadores da nossa formação para o futuro? Ou pretende-se esquecer os jovens valores que saiem da formação e se mostram de valor noutros clubes e depois não são aposta, e irmos buscar jogadores no estrangeiro, por vezes desconhecidos de valor duvidoso e que muitas das vezes são flops ou arranjam problemas ou não se adaptam?

3 – Pretende-se não só a conquista de títulos e vitórias, não só no Futebol, mas sendo o Futebol a mola principal do clube, pretende-se equipas equilibradas mas com vultuosos investimentos ou equipas equilibradas de menos investimento mas sendo que o sucesso poderá ser diferente, ou até melhor. Como o velho ditado diz – “Mais vale quem quer do que quem pode”?.

4 – Para quê alterar ou colocar a Academia num outro sítio do que a actual a de ALCOCHETE, para mudar não, mas pode-se criar muito melhores condições na actual academia. como porque não e aqui fica um parecer, criar um centro de estágios/tipo academia situado na zona centro do país, Coimbra e Leiria, por exemplo local de muitos sportingistas, sendo que este centro/academia iria dar muito apoio nas deslocações da equipa a centro e norte do país, tal como poderia dar também um apoio às modalidades de alta competição ?

5 – Continuar a apostarmos em títulos com vultuosos investimentos nas nossas modalidades de alta competição, ou fazer um equilíbrio nesses gastos, ou baixarmos esses mesmos investimentos , Fazer uma aposta nas nossas camadas jovens nas modalidades para que essas mesmas equipas de Iniciados, Juvenis e Juniores sejam o alfobre dos nossos futuros craques, para as equipas seniores, uma aposta no desportista português/da casa, ou na contratação de estrangeiros. ?

6 – Ficar com as actuais modalidades, para consolidar essa mesma obtenção de títulos no futuro ou criar mais algumas e com que sustentação ou finalidade, para obterem títulos ou para disputarem apenas campeonatos ?

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

ESTE POST É DA AUTORIA DE… O Sonhador
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]