Não existe outra palavra para adjectivar quem utiliza o anonimato para ameaçar, para tentar condicionar a liberdade de expressão, para tentar transformar o Sporting num clube intolerante.

Vem isto a propósito dos sms ameaçando os filhos de Pedro Varela, um dos responsáveis pelo projecto Sporting160, e que levaram ao cancelamento da entrevista a Bruno de Carvalho que se realizaria esta semana.

comunicado160

Isto é inaceitável, mas não é novidade. E muito menos deve espantar quem quer que seja, tal a crescente clivagem entre adeptos do Sporting. E é essa clivagem que os cobardes aproveitam, tal como outros aproveitaram para invadir a Academia. São situações diferentes, claro, mas ambas potenciadas por um estado de alma entre os adeptos em que é comum ouvir-se dizer ou ler por aí que o que o outro merecia era «…….».

Das ameaças veladas às ameaças concretas, vai uma curta distância. Das palavras aos actos vai essa distância sendo cada vez mais curta. Mas ainda há tempo para decidirmos se é esse o Sporting que queremos.