Em 2013, uma onda de esperança invadia o universo leonino que finalmente decidia livrar-se de muitas das amarras do passado e apostar num percurso diferente, mais próximo do comum adepto, num momento de desespero de quem tinha pouco a perder a muito a ganhar. E foi, sem sombra de dúvidas, imenso o que ganhámos.
Enumerar todos os feitos dos últimos cinco anos é uma tarefa quase impossível e esse é o maior elogio que eu posso fazer à anterior gestão do clube e a prova viva de que este é um Sporting mais competitivo, mais capaz e muito mais ambicioso do que aquele que nos deixaram em 2013.
No final… bom no final todos sabemos como tudo acabou. E que muito daquilo que de tão bom foi conseguido deixou de ser suficiente para apagar o fogo deixado por quem liderava o projecto. Uma péssima gestão de um ano que ficará sempre na nossa memória pelos piores motivos culminou no descontentamento de milhares de adeptos que disseram que aquele já não era o rumo pretendido.
Nesta altura, o maior elogio que posso fazer a Bruno de Carvalho (e dos poucos que consigo num momento em que parece ter perdido a completa noção daquilo que continua a representar para tantos) é de que nenhum dos candidatos que se apresentou às últimas eleições tem metade do seu carisma, metade do seu discurso e metade da confiança que tinha quando nos apresentou pela primeira vez o seu projecto. Muito daquilo que chegou com a anterior direção representava um romper com a tradição de um clube, mas ainda mais com a tradição do futebol português. BdC colocou a nação sportinguista a discutir a importância dos agentes, a inclusão de tecnologias no desporto, a formação e como gerir a mesma, a banca e os seus poderes e, mais tarde, começou por revelar aquilo que se viria a chamar “O Polvo”.
Nem Varandas nem Benedito (ainda que reconheça simpatia pelos dois e apesar de ter claramente torcido pela vitória do nosso antigo capitão) serão tão revolucionários na forma de viver e discutir um clube, com tudo o que esse fator trouxe de positivo e de negativo. E, por isso mesmo, a chegada de Varandas a presidente foi recebida com muito menos paixão e com muito menos entusiasmo do que naquele dia em que nos disseram que o Sporting era nosso outra vez.
Mas sou sincera quando digo que já não consigo ver isso como algo negativo. O ódio e a dedicação despontados por Bruno de Carvalho alimentam ainda hoje uma guerra de mentiras, boatos, insultos e absoluta ausência de valores que tantas vezes aqui temos discutido. A sustentabilidade de um Sporting unido e são já não eram compatíveis com a sua figura, que parecia disposta a livrar-se de qualquer um, mesmo de quem o apoiava.
É com pena e desapontamento que constato que todas as esperanças que depositei naquele dia de 2013 me foram roubadas de forma dolorosa, num arrastar de polémicas e feridas que espero que possam desde já conhecer o seu fim. Hoje despeço-me da figura de um presidente que poderia ter sido mais, muito mais, que contribuiu activamente para o reerguer de um clube moribundo e a quem estarei grata por isso. Mas que de igual forma é a cara de alguns dos meses mais difíceis da história da nação sportinguista.
Varandas não era o meu presidente antes de Sábado, passou a ter todo o meu incondicional apoio a partir de Domingo. Que saiba resolver a ferida de Alcochete, os problemas financeiros, que apoie os seus jogadores e treinador, que nos deixe as modalidades competitivas e que possamos todos juntos festejar. Um título do Sporting, seja qual for o homem que o venceu, terá sempre a alegria de milhões de pessoas. E foi disto que alguns se esqueceram.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
13 Setembro, 2018 at 1:25
“Uma péssima gestão de um ano que ficará sempre na nossa memória pelos piores motivos culminou no descontentamento de milhares de adeptos que disseram que aquele já não era o rumo pretendido.”
Parece me muito redutor quando ganhamos a Taça da Liga, estivemos na final da Taça de Portugal, não atingimos a Champions por culpa própria, Campeões em todas as Modalidades de Pavilhão etc etc etc…se a época 18/19 for tão má como a anterior já me dou por feliz.
13 Setembro, 2018 at 2:53
Exactamente, apesar de concordar com muito do texto, só dou nota negativa ao último mês de competição e ao que se seguiu. Temos de recuar algum anos para ter uma época com 1 titulo no futebol + uma final perdida, luta até ao fim no campeonato, quartos liga europa e o pleno nas modalidades (inédito).
13 Setembro, 2018 at 10:40
luta ate ao final? por qual lugar?
13 Setembro, 2018 at 8:50
Gestão.
É muito mais que resultados desportivos. Uma taça da liga nem de longe nem de perto me retira a azia daquele terceiro lugar e final da taça.
13 Setembro, 2018 at 13:27
Isso é parte da Propaganda.
Falar-se de um ano horrivel que nunca existiu faz parte da falácia, a mesma que diz que existiu realmente uma votacão onde 71% votaram como sabemos.
O ano correu mal quando o Presidente anunciou que iria ficar com 90% da SAD.
Nada mais….. apareceu o caso cashball (nunca confirmado até hoje) o caso alcochete (nunca provado como responsabilidade do Presidente) o caso dos jogadores a fazerem merda em Madrid (dost e coentrão Não podiam, repito, não podiam ver amarelo, muito menos com lances ridiculos) o caso das rescisões (hoje sabemos que não existiu qql justa causa) o caso de perderem o segundo Lugar e taca de Portugal (ambos por culpa dos jogadores, e não do Presidente).
Mas sim, foi uma no horrivel, porque o clube morreu naquela AG…. isso foi horrivel.
Mesmo que o Presidente não volte (o mais certo) o Sporting nunca terá paz pois os bananinhas um dia irão abrir a pestana, e quando a SAD for com os porcos falamos.
13 Setembro, 2018 at 13:53
Concordo com o início e o fim é o meu receio
13 Setembro, 2018 at 13:58
Leão do Ribatejo, não me parece que essa frase da Maria esteja relacionada com as conquistas ou falta delas. Aliás, eu trocava o que passámos por uma total ausência de vitórias. Sim, futebolísticamente o ano foi horrível, nomeadamente a partir de Fevereiro.
Um presidente que já não podia ver o treinador, um treinador que fodia o moral aos jogadores, uns jogadores fartos do treinador e em guerra com o presidente, um presidente a espoletar todas estas minas em praça pública. Meses nesta merda, seguida do que aqueles 50 lampiões fizeram na Academia e que me deixou atónito, de lágrimas nos olhos que tentava esconder da minha filha procurando justificações parvas para lhe dar face às imagens que lhe chegavam. Depois a final da Taça. Depois as recisões. Depois a imagem de um gajo demente, pronto a destruir tudo e todos para se agarrar a um tudo que já era nada, abrindo a porta a uma brigada de palermas que vieram brincar ao Sporting como ATL de verão.
E, assim, entramos nesta época, atracados a, como escreveu a Maria, «um ano que ficará sempre na nossa memória pelos piores motivos». E que, digo-o com dor na alma, conseguiu manchar o fantástico trabalho de um homem que, a esforço, tentarei guardar para sempre na minha memória como o gajo que fez tantas coisas boas.
13 Setembro, 2018 at 15:17
50 lampiões? A sério?
Cherba, espero que isso sejas tu a dizer que um gajo que faça aquilo não pode realmente ser do Sporting e que estejas a usar lampião como um insulto…
Não quero acreditar que apoiam a teoria mirabolante de que são elementos de grupos ligados ao Carnide quando se sabe perfeitamente quem são e a ligação que têm ao Sporting…
13 Setembro, 2018 at 15:24
e esperas bem: é um insulto
14 Setembro, 2018 at 17:56
” Sabe-se perfeitamente”
Leste no Verborreio da Manha ?
E isso foi logo em Maio, no próprio dia.
Já têm alterado para “casuals”, e havia elementos de outras claques no “Grupinho”.
Havia elementos de, pelo menos, 2 claques, e uma delas não é do Sporting.
O Rafael Leão até conhecia 2 deles, e “teve” de fugir.
E quero dizer que, são piores que lampiões.
Nem lampiões são, pois o que se faz ao próprio Clube, torna-os piores ( cúmplices da Golpada )
Até mesmo os lampiões que estavam o gurpo, são piores que lampiões.
Pessoal que se está a cagar para o Sporting, igualzinho a ooutros tantos golpistas
13 Setembro, 2018 at 16:26
Cherba,
Concordando contigo em muita coisa e independentemente de considerar que BC cometeu muitos erros, não consigo fazer um julgamento de uma pessoa sem saber a verdade toda, assentando isso em três premissas.
1- Acredito em conspirações.
2- Acredito na presunção da inocência.
3- Acredito no livre arbítrio.
13 Setembro, 2018 at 18:04
não estou a pedir-te que acredites no que quer que seja. Estou apenas a dizer-te que o que a Maria escreveu não está directamente ligado a resultados. E que aposto que mais de 90% das pessoas que aqui comentam preferiam ficar a seco do que ter que passar por aquilo que todos os adeptos que sofrem com isto passaram
13 Setembro, 2018 at 19:29
Concordo, especialmente os nossos filhos que passaram por momentos dramáticos ao assistir a todo este espectáculo em directo. Aquilo que subentendi foi no todo de uma época (ano) desportiva.
SL
14 Setembro, 2018 at 17:52
As minas foram sendo rebentadas, por “dentro”.
Se as “explosões” passavam cá para fora, era devido a toupeiras, cavalos de tróia, ratos, cobras.
Meninos mimados em guerra com o presidente e/ou Sporting ?
Cagaram de alto nos adeptos, no Sporting e no presidente.
Foram 38, e não 50.
A Taça, faz “parte” desses troianos, ratos, cobras e toupeiras.
Houve rescisão do JJ, era seguir em frente.
Nenhum, NENHUM ataque daqueles mancha o que quer que seja ( No meu entender ), o tal fanástico trabalho, tão difícil de enumerar ( e isso é bom ), em tão pouco tempo.
Falei, ao de leve num tweet, sobre o Charlie Hebdo.
NADA, apaga o que eles fizeram/fazem, mesmo que haja alguém que fique chateado/melindrado, e que digam que são “incitamentos ao ódio”.
Eram/São verdades, mas a mente de muita gente, é mesmo fechada.
NINGUÉM pede a demissão dos directores do Charlie Hebdo, por terem escrito, desenhado, compilado coisas, após um ataque daqueles.
As pessoas SOLIDARIZAM-SE para com eles, não o contrário ( O que foi feito. NINGUÉM se solidarizou com o Sporting, com o presidente. NINGUÉM )
Além do mais, houve pagantes e mandantes ( Assim como houve mandantes na situação do Charlie Hebdo. E, de certeza, pagantes )
Mas eles, ninguém quer.
Já o Sporting, querem, foi com um propósito.
E foi do mais baixo de que há memória em Portugal, ou mesmo no mundo.
E muitos deles continuam a ter capas, entrevistas, “Opinião credível”.
Gajos que só fazem/fizeram mal a Portugal, ao Sporting.
Tudo isto é nojento.
E o pessoal “tenta” passar por cima, seguir em frente, pois “Já chega” ou “estou farto disto tudo”.
Não estão para se chatear.
Há poco, num outro comentário, escreveste que, se nada disto te importasse, já te tinhas marimbado para tudo isto.
Acontece o mesmo com o BdC, e o mesmo por quem quer justiça e democracia e que não se resigna aos trafulhas, criminosos e corruptos, só porque outros andam “cansados e fartos de tudo isto”, que ( só ) querem é “seguir em frente”.
Se o BdC se estivesse a “marimbar” para o Sporting, ainda estaria lá, e há muitos que não entendem isso.
Mas seria, apenas, mais um corrupto.
E,s e calhar, os que dizem não apoiá-lo hoje em dia, seriam os que estariam a apoiar hoje.
E os que o apoiam hoje, já não o apoiariam, por se ter tornado corrupto, por não ter colocado o Sporting acima de toda essa corja, tornando-se, apenas, “mais um”, não continuando o BdC que semrpe tinha sido.
Tinha arranjado uns tachos aqui e ali, tinha ficado calado, quando diziam/escreviam mentiras passando a ser um panhonhas, e era o continuar do enxovalho do Sporting, como nas décadas de dinastias.
Portanto, é como tu.
Se ele s estivesse a cagar para o Sporting, já tinha desistido.
E o mesmo, de “Nós”, qe querem que se faça justiça.
O Sporting não está acima de tudo e todos mas, claramente, há muita gente que está, continua e se sente acima do Sporting.
E são esses que, realmente, se estão a cagar, e semrpe se cagaram, no Sporting.
13 Setembro, 2018 at 1:42
“Muito daquilo que chegou com a anterior direção representava um romper com a tradição de um clube, mas ainda mais com a tradição do futebol português. BdC colocou a nação sportinguista a discutir a importância dos agentes, a inclusão de tecnologias no desporto, a formação e como gerir a mesma, a banca e os seus poderes e, mais tarde, começou por revelar aquilo que se viria a chamar “O Polvo”.”
Para muitos (demasiados) sportinguistas este foi o real problema. Demasiada gente não hesitou em se aliar aos maiores inimigos do Sporting.
13 Setembro, 2018 at 8:33
Nem mais.
13 Setembro, 2018 at 8:57
+71
13 Setembro, 2018 at 13:53
Eh eh
13 Setembro, 2018 at 1:45
Post lamentável de quem se “deixou levar” pela intoxicação, concertada, da c.s. adversa ao Sporting. SL
13 Setembro, 2018 at 9:17
Demonstra respeito e gratidão e expressa as divergencias com argumentos e educação. Post lamento de facto.
13 Setembro, 2018 at 9:17
* lamentável
13 Setembro, 2018 at 10:43
Mário, para ti que percentagem de culpa teve o BdC em tudo o que se passou?
13 Setembro, 2018 at 10:53
A serio? Como é possivel perguntar isso quando bdc era so o presidente do clube…
13 Setembro, 2018 at 12:03
71% de responsabilidade…
13 Setembro, 2018 at 12:25
Pergunta mal feita, culpa è uma coisa e aí ele teve pouca sim mas alguma, já responsabilidade è outro assunto diferente, tem bastante responsabilidade no que se passou….
13 Setembro, 2018 at 13:30
Mas nem todos têm cabeca para pensar…. uns usam apenas para o penteado.
É mais facil usar a CS para pensar por nós….. o que a TV diz é verdade e batemos palmas.
Eu nunca irei bater palmas a quem matou o Sporting….
13 Setembro, 2018 at 14:01
e um argumento, ó Mário?
13 Setembro, 2018 at 16:02
Dois: O precedente do ódio não foi decerto aberto pelo Coreano, vide campanha do Churrasco de 2011; a CL foi perdida num (enésimo) roubo escandaloso em casa no Derby de Maio e os contestatários, calados que nem Ratos. Essa vitória ditaria o acesso – já agora, porque poucos o mencionam, poderíamos ter ficado agarrados na mesma é só prestarmos atenção ao historial do SPORTING nas prés da CL – a uma TENTATIVA de chegar à competição. Depois houve o combo cavalgadura da falagueira-herança do godinho-ru PATO nos Barreiros e mais insultuoso ainda, a absoluta cooperação da oposição no boicote culminado com ROUBO da Tdp, coisa imprescindível para acabar de dinamitar a posição do CD.
13 Setembro, 2018 at 1:50
Partilho de todas as ideias deste post. Obrigado Maria Ribeiro. O grande legado do Bruno de Carvalho foi reacender a chama e a participação activa dos sócios e adeptos. Presidências como a do Soares Franco nunca poderão voltar a suceder.
13 Setembro, 2018 at 2:07
Há algo que me encanita no post, percebo mas encanita-me o incondicional apoio. Nunca dei, nunca darei o meu incondicional apoio a quem quer que seja. Varandas tal como outros terão o meu apoio, condicionado ao trabalho e dedicação demonstrados. A história está recheada de exemplos de apoios incondicionais que deram para o torto.
Varandas não terá também da minha parte qualquer preconceito nem crítica cega como a que aqui assentou arraiais precisamente por parte daqueles que passaram um cheque em branco ao seu antecessor.
Enquanto presidente do Sporting desejo-lhe o maior sucesso, o dele será igualmente meu.
SL.
13 Setembro, 2018 at 6:16
Nesta matéria, penso exactamente como o Bertomanias; não posso estra em acordo total com a frase da Maria: ” Varandas não era o meu presidente antes de Sábado, passou a ter todo o meu incondicional apoio a partir de Domingo.” (Maria Ribeiro dixit)
Incondicional apoio?? Nem ao saudoso Presidente João Rocha eu dei o meu Incondicional apoio (lembro que foi ele que me fez voltar as costas ao clube durante 2 anos por causa do episódio Nene, Um jovem avançado muito promissor da Académica que ele aliciou. pondo-lhe nas mãos um Porsche para vir a Lisboa Assinar pelo Sporting; faleceu pelo caminho em aparatoso desastre de viação. João Rocha demorou quase dois anos a reconhecer o erro, a reatar relações institucionais com a Briosa e a pedir desculpas à família enlutada. Foi nessa altura que voltei a Alvalade.
Serve isto para dizer que: Varandas não foi o meu candidato até sábado e passou a ser o meu Presidente ESCRUTINADO após Domingo. Como o foram todos os outros Presidentes e como seria Benedito (o meu candidato) se tivesse ganho. Porque essa é que é a mais sublime afirmação de sportinguismo: reconhecer o Presidente eleito democraticamente como o Nosso Presidente, mas não deixar em mãos alheias o nosso direiro e dever de exercer um permanente escrutínio do seu mandato e da sua equipa. Desde logo procurando reclamar o cumprimento das promessas de campanha e, para isso, devemos manter o seu Programa como elemento de aferição do cumprimento dessas promessas; mas também exercendo o escrutínio daquilo que nem é preciso estar em Programa ou Manifesto – em termos genéricos se a sua postura e actuação e da sua equipa são sempre coadunáveis com os valores do Sporting: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, mas também defesa intransigente dos princípios de lealdade e de verdade desportivas, de posicionamento na vanguarda das transformações necessárias ao desporto, na continuidade da defesa dos valores da inclusão social, cultural, de géenero e física (nomeadamente fomentando a prática do Desporto para Todos e particularmente do Desporto Adaptado), etc.
Esse é o dever de todos os sportinguistas e, em muitas destas matérias, até temos bons termos comparativos nos exercícios anteriores (pela positiva – muitos – e também pela negativa – alguns) que facilitam esse escrutínio.
Saudações leoninas
13 Setembro, 2018 at 6:53
Excelente comentário, meu caro, memória e perspectiva, sentido crítico e espírito de missão, referências e valores: obrigado.
Saudações Leoninas
13 Setembro, 2018 at 9:53
Nene teve o acidente na estrada de Coimbra para a Figueira da Foz. Desconhecia o Porche mas sei que em Coimbra faziam-lhe a vida negra, ele andava com niveis de ansiedade muito elevados. Os de Coimbra so permitiam que os seus fossem para o Benfica :Rui Rodrigues, Toni, Artur Jorge e muitos outros.
Fiquei mais lixado com João Rocha quando depediu Allison e com o esboroar de uma equipa que poderia ter ganho mais 3/4 campeonatos.
SL
13 Setembro, 2018 at 2:12
Bruno de Carvalho foi, a par de João Rocha, um dos melhores presidentes que o Sporting já teve e tinha tudo para lá se manter durante décadas. Por culpa própria e também alheia (interna e externa), viu todo esse capital ser desbaratado em meses. Aqueles que são sérios e têm memória, nunca esquecerão como se encontrava o clube em 2013 e tudo aquilo que fez para o reerguer. A história não se apaga ou reescreve, e todos deveriam ter gratidão para com este homem que não aceitou o destino trágico que estava traçado para o clube e o devolveu aos sportinguistas, revigorado e ambicioso. A história lhe fará justiça, para o bem e para o mal. Saibamos, por isso, ser dignos e respeitar o 42° presidente do Sporting Clube de Portugal.
13 Setembro, 2018 at 2:54
+1 Reviosinismo é do outro lado, no toupeiral. E se o expulsam de sócio, para mim acabou.
13 Setembro, 2018 at 3:04
Seria absurdo e abusivo..
13 Setembro, 2018 at 3:05
Mas tudo (de mau) é possível no scp.
13 Setembro, 2018 at 15:24
A expulsão de sócio terá de passar, à partida, por uma AG, pelo que se de facto for votada e aprovada em AG me parece que se torna perfeitamente legítima… Pelo que abusiva não será.
Já absurda é uma questão de opinião. Para mim absurdo é comparar BdC a João Rocha, mas enfim.
13 Setembro, 2018 at 16:19
Repito: Absurdo!
13 Setembro, 2018 at 9:53
Custa muito ser claro e objetivo???
É que não é preciso muito. Basta ver este comentário.
Mas não… É o carisma do Hitler, o penteado do Trump, o feitio do Assad, o casaquinho do Kim…
Vão pro caralho, Omo-sapiens.
13 Setembro, 2018 at 15:21
Sempre com argumentos válidos e plenos de educação não é Sake?
13 Setembro, 2018 at 15:26
Sempre.
Tal como o galhofeiro.
13 Setembro, 2018 at 19:50
É um cromo sapiens.
13 Setembro, 2018 at 11:04
“Atrás de mim virá, quem de mim bom fará”
13 Setembro, 2018 at 2:15
O Bruno ficou no passado (embora me perecer óbvio que o vamos ver lá mais na frente…)
Eu quero é que o o puppet Varandas cumpra algumas das promessas
1. Reforçar a % da SAD.
2. Contar o que sabe sobre a época 2015/2016
3. Contar quem foi o mandante do ataque da academia e quem foi que filmou e colocou cá fora (deixando implícito que era conivente)
4. Ganhar o campeonato e a taça (que envie a medalha de derrotado onde quiser com os da equipa dele)
5. Fazer o milagre financeiro, de transformar água em vinho e juntar as águas divididas por Moisés.
Depois disso trato-o por senhor presidente, mesmo não simpatizando com ele. Aliás, foi isso que fiz com Bruno de Carvalho, sou um gajo coerente.
13 Setembro, 2018 at 2:26
Isso seria muito bom sinal. Até acendia uma velinha à nossa senhora da cabeça pelo ponto 4.
13 Setembro, 2018 at 2:33
O gajo prometeu, e de certeza que vai cumprir.
Esta em Maio vamos cobrar. Caso não ganhe obviamente devemos ir a eleições (mas aqui entre nós tenho um palpite que ele só chega lá se abanar a cauda a tudo, se se armar em o, a querer fazer coisas, leva uns patins).
13 Setembro, 2018 at 4:33
Va la o homem nao prometeu o título para este ano. Há é que ir dormir que amanhã trabalha-se.
13 Setembro, 2018 at 9:54
Ele nem sabe como nem quando… O que é um descanso.
13 Setembro, 2018 at 12:04
o destituído também prometeu que era campeão e que se não fosse… se demitia…
13 Setembro, 2018 at 8:53
É capaz de me ter escapado, mas ele disse que era este ano?
13 Setembro, 2018 at 9:50
Ele disse que não sabia quando, não foi? É um gajo novo, pelo andar da carruagem ainda vai a tempo de ver o Sporting campeão! Ainda por cima é médico! Não morre tão cedo. Será que ainda será presidente?
13 Setembro, 2018 at 9:55
Há médicos que fumam… A esses ponho logo um olhar de esguelha…
13 Setembro, 2018 at 10:17
Fumam porque podem. Se tiverem problemas eles curam-se.
13 Setembro, 2018 at 11:14
Deixa-me lá ver o fartote de títulos nos últimos anos.
Tb me devem ter escapado.
13 Setembro, 2018 at 11:17
Foram corridos porque não ganharam. É o mínimo que devemos fazer a este.
13 Setembro, 2018 at 11:25
Bruno Carvalho foi reeleito com 86% (entre os quais os meus votos)….depois de o benfica ser Tetra.
E pronto…. lá se vai a teoria de que foram corridos porque não ganham……
13 Setembro, 2018 at 11:43
Não concordo.
Jamais o título me influenciaria por exemplo com BC.
Ainda por cima num campeonato sujo onde a mala mandou durante os ultimos anos.
Por isso, seja Varandas ou fosse Benedito, estou mais preocupado com outro tipo de decisões.
E caso no mandato dele sejamos campeões, será uma felicidade tremenda. Se foi com os croquetes…
13 Setembro, 2018 at 13:19
Bom dia fiel Ricardo.
13 Setembro, 2018 at 19:53
Porque não ganharam vergonha na cara, não foi por não ganharem títulos.
13 Setembro, 2018 at 20:02
Se tivesse ganho aquele título do 1 ano do JJ hoje seria presidente. Disso tenho absoluta certeza. Não ganhar tira-lhe força.
Agora também me parece que não foi o não ganhar que lhe tirou o tapete, foi ele próprio. Embora penso que não ganhar lhe tiraria o tapete em breve…
13 Setembro, 2018 at 10:10
Um dia, um dia…
Lá mais prá frente…
Vamos com calma. Quem já esperou 16, espera mais uns 6… ou 8…
Fora de tangas, espero que seja já este ano, e até acho mais que ao nosso alcance (os plantéis dos rivais parecem-me bastante fracotes e o nosso está longe de ser uma manta de retalhos). O problema é esta cantiga do “vamos ver” e “tá difícil”.
Já não suporto.
Olha, como dizia o outro: “difícil é enfiar um guarda-chuva no cú e abri-lo”.
Não quero mais mediocracia e pequenismo no Sporting.
Já agora, o senhor presidente foi ao beija-mão ao caniche das nádegas ou foi contar tudotudotudo?
Era bom saber.
13 Setembro, 2018 at 11:16
Ele não sabe quando. Foi a promessa. Se não sabe quando, vias cobrar quando? Nunca?
Eu vou cobrar em Maio. Ou título ou eleições.
13 Setembro, 2018 at 11:45
Espero que seja o mais depressa possível.
Este ano tenho zerinho de esperanças, pq foi um verão diabólico para nós e uma abordagem ao mercado feita pela CG merdosa.
Ele que trate de coisas muito importantes, mexa-se em janeiro com alguns acertos e pense a sério na próxima época com um novo treinador.
13 Setembro, 2018 at 12:07
https://www.rtp.pt/noticias/desporto/bruno-de-carvalho-mantem-promessa-de-ser-campeao-na-proxima-epoca_v1003906
13 Setembro, 2018 at 13:57
Agora nunca vais saber , otario
13 Setembro, 2018 at 7:33
Acordo com as equipas dos trumatizados era rao previsivel assim como a aceitacao dos salvadores da desgraca no corpo diretivo da sad.
13 Setembro, 2018 at 2:38
“Nesta altura, o maior elogio que posso fazer a Bruno de Carvalho [ ] é de que nenhum dos candidatos que se apresentou às últimas eleições tem metade do seu carisma, metade do seu discurso e metade da confiança que tinha quando nos apresentou pela primeira vez o seu projecto.”
O Hitler era muito mais líder, tinha muito mais carisma, era muito mais forte no discurso e tinha muito mais confiança no seu projecto… Não resultou bem e só fez merda da grossa!
Portanto, não relevo nem carisma, nem discursos… Quero trabalho!
“BdC colocou a nação sportinguista a discutir a importância dos [ ] a formação e como gerir a mesma… ”
Infelizmente só se preocupou em colocar-nos a discutir… Nem ligou à formação, nem de como gerir a formação… A não ser que gerir a formação fosse contratar carradas de “Jacóbas”, cada um mais perneta que o outro!
Quero ter de volta a melhor Academia do Mundo porque, daqui a 10/12 anos quer ter uma equipa com grandes talentos, quer formados no clube, quer contratados fora!
O grande legado do Bruno de Carvalho não se poderá contabilizar nunca pois está em cada um de nós, gostemos dele nesta altura ou não. Elevou o sportinguismo que estava semi-adormecido em nós, mostrou que o Sporting pode realmente ser um grande clube, ao contrário do que se disse anos a fio na era dos croquetes, e tornou-nos sócios com um grau de exigência digno dum clube que ganha 4 campeonatos em cada 5! Hoje vivemos o clube como nunca! A forma mais apaixonada e exigente como vivemos o clube hoje, devemos a ele e é esse o grande legado que nos deixa!
Nem quero imaginar o que acontecerá no dia em que o Polvo não nos conseguir impedir de sermos campeões em futebol!
Deixei de querer o Bruno de Carvalho como Presidente do meu clube na noite do post pós Madrid! Nessa altura tive a noção que ele não tinha noção e que viriam tempos complicados!
O Varandas é o meu presidente, a 100%! Votei nele, porque acreditei que era o que teria mais hipóteses de levar o clube na direcção que eu defendo.
Não quero que o Varandas me emocione nem que me motive com os discursos. Estou cansado de palavras. O Varandas não é um líder carismático, como era o Bruno. Mas o Bruno era muito mais carismático do que líder. E eu prefiro que o Varandas seja mais líder do que carismático. Quero que seja um exemplo de trabalho e de competência. E é pelo trabalho, pelo que se veja, de mudança para melhor, que eu quero ser motivado!
Acredito que o Varandas seja muito mais uma pessoa de “fazer” do que de “dizer”!
Neste momento estou relativamente tranquilo com a maior parte das situações. O que me preocupa é a abordagem aos casos das rescisões, porque acho que muito do nosso futuro passará por levar os processos até ao fim…
13 Setembro, 2018 at 2:55
Não acredito que usaste a carta “Hitler”
Que anormal.
13 Setembro, 2018 at 2:59
É a nova dele esta semana 🙂
13 Setembro, 2018 at 11:05
a carta dos fracos…
13 Setembro, 2018 at 17:14
Um básico que julga que engana alguém; uma bitch do vaGandas ou de quem por ele…
13 Setembro, 2018 at 14:16
Anormal, Sir, é não perceber o que está escrito!
“Portanto, não relevo nem carisma, nem discursos… Quero trabalho!”
Hitler é um exemplo fácil, e entendível por todos, do que era alguém com aquelas qualidades todas e que resultou mal. Não é a primeira vez que falo nisso aqui e já me perguntaram directamente se o estava a comparar. É óbvio que não.
Portanto, Sir, um tiro completamente ao lado…
13 Setembro, 2018 at 2:58
Metade do texto escrito por Dr Jekyl, depois levantou-se uma brisa de vento para Sul e virou Mr. Hyde.
Incrivel como num só comentário se escreve uma coisa e logo a seguir com toda a convicção se escreve praticamente o seu oposto!
Caso de estudo!
13 Setembro, 2018 at 3:01
Onde é que eu já vi isto?
13 Setembro, 2018 at 3:26
Na estruturaçao da argumentaçao acho importante que se dê a si proprio o espaço do contraditório, ver todas as possibilidades, perspectivas, pros e contrasbetc. No caso do Miguel é só um cara de estalo com panca e odio pelo bdc. É doentio. Graças a ele ainda existe scp, melhor que em 2013 com um bom contrato com a NOS entre outras coisas.. Foi o primeiro presidente do scp que vi a pôr em sentido os seus adversários, a lutar por nós foda se.. Fez merda, parvoeira no fim.. Mas em 4 anos de 5 fez um trabalho fantastico,digam o que disserem…apesar do post, objectivamente, tinha muito crédito. Agora se há malta aqui que gosta de mamar cmtv.. Nada posso fazer. Ficámos também fudidos com o absurdo do post de madrid porque sabíamos que lhe iam fazer a folha.. Acham isto normal como ambiente no desporto ? Saber sempre que nos vão foder sempre que podem ? Pior só mesmo constatar que sportinguistas nao perceberam a luta de sobrevivência do clube no contexto em que esta inserido. No benfica negam sempre, unidos, o que era óbvio há anos. Ninguém arranja assembleias destitutivas para expulsar LFV etc.Nós próprios rebentamos com um dos nossos presidentes. Preferimos valorizar a espuma, as suas excentricidades, a aparência e forma do que o conteúdo, o verdadeiro trabalho feito. Isto é muito português e o scp é um clube que sintetiza bem o nosso país: luta de classes, clube chique controlado por gente gira que nao percebe nada do que é querer vencer, sempre, lutar contra todos os que nos querem foder. Mas ao mesmo tempo é clube de portugal, grande, popular.Nao sabendo interpretar e prioritizar a grande luta nao se ganha. Nao ganhando há tanto tempo com regularidade: cocktail de merda.Media brincam com o scp,teem agenda propria bem delineada, metem a gasolina, nós fazemos o resto, acendemos o isqueiro. Ridículo e esquizofrénico.
13 Setembro, 2018 at 9:34
clap clap clap
13 Setembro, 2018 at 9:52
Clap Clap Clap clap
13 Setembro, 2018 at 21:52
clap clap clap
13 Setembro, 2018 at 11:01
Grande comentário…
…era para destacar uma frase ou outra, com que me identifico, mas nem o vou fazer. Leiam do principio ao fim.
13 Setembro, 2018 at 11:21
De pé. Aplausos de pé.
Era giro ver alguns comentários, de um certo quadrante, ser destacado pelo cherba… Já foi tempo.
13 Setembro, 2018 at 15:25
“hoje escreves tu”
13 Setembro, 2018 at 17:37
“Comentário elevado a post”
13 Setembro, 2018 at 11:34
clap clap clap clap.
obrigado cherba por apagares o meu comentario, estás a ficar chique.
podes apagar este também.
o miguel é um verme.
13 Setembro, 2018 at 11:37
como sou um gajo de bem não tenho problemas em pedir desculpa quando erro e daqui as minhas desculpas ao cherba, vi que o meu comentario ainda está em baixo, fui demasiado rapido na tecla.
13 Setembro, 2018 at 14:23
Ok. Boa
13 Setembro, 2018 at 14:23
a patilha de segurança…
…tens de usar a patilha.
13 Setembro, 2018 at 14:13
Hummm não acredito que tenha apagado. Vê se não está noutro lugar.
O cherba não apagou, mas devia, os comentários pedófilos do Paulis72. Não acredito que apagou os teus.
13 Setembro, 2018 at 14:40
não apagou, erro meu e já pedi desculpa
13 Setembro, 2018 at 15:26
eu estou a ficar bué de coisas, entre elas “chique”. Diz que é o Novo Cherba
13 Setembro, 2018 at 15:28
Se a Tânia te apanha esta declaração…
13 Setembro, 2018 at 16:30
se não aceitas desculpas já é um problema teu.
13 Setembro, 2018 at 11:36
Excelente comentário, Lion de Rochefort – subscrevo por inteiro! SL
13 Setembro, 2018 at 14:40
Um comentário, no que a mim diz respeito, completamente ao lado.
Como muitos outros, nem consegues ler e entender o português porque já estás formatado à partida!
Enfim… eu odeio o Bruno! Siga…
PS – ao menos não vens com a lenga lenga que o comparei ao Hitler, e nesse aspecto é um ponto a teu favor…
13 Setembro, 2018 at 17:20
https://www.youtube.com/watch?v=ChdpflTAvok
14 Setembro, 2018 at 5:46
Disseste tudo, Leão de Rochefort.
SL
13 Setembro, 2018 at 14:19
Lion Up, queres mostrar aqui onde digo uma coisa e o seu contrário?
Ou eu só posso achar que o Bruno fez tudo bem ou fez tudo mal?
Tu, e alguns como tu, é só bocas da treta… Argumenta. Mostra lá isso…
13 Setembro, 2018 at 16:23
A ultima vez que argumentei contigo, mostrei-te factos e tua andaste aki á volta a fazer rotundas. A seguir confirmei-te mais uma vez esses factos e tu……disseste que não eram factos. Estamos conversados.
Quando não tiver mais nada para fazer, argumento contigo outra vez.
13 Setembro, 2018 at 18:22
Neste caso, devia ser fácil…
Aqui dizes que “o céu é preto” e aqui dizes que “o céu é branco”…
Mas parece que afinal não é fácil…
13 Setembro, 2018 at 7:39
É nestas coisas que acho que escreves sem noção. Hitler? Bolas, Miguel! Não achas que por muito que não gostes de BdC, usar Hitler como termo de comparação é de uma falta de respeito atroz?
13 Setembro, 2018 at 14:22
Não comparei o Bruno ao Hitler, caralho!
Onde viste isso?
Só digo que mais carisma tinha o Hitler, e um discurso muito mais motivador, e que o resultado foi desastroso. Que não é isso que eu valorizo!
Aprendam a ler. Está em português comum… E nem é a primeira vez que falo nisto… Mas hoje acordaram para aqui virados…
13 Setembro, 2018 at 14:25
Epá ó Miguel dizer que alguem tem mais ou menos qualquer coisa que outrem é uma comparação.
13 Setembro, 2018 at 14:26
Xiuuuuuuuuuuuuuu…
Deixa-o “argumentar”… é esta a parte gira. Quando ele genuinamente pensa (?) que consegue convencer alguém da sua boa vontade…
Caluda, vá…
13 Setembro, 2018 at 14:48
Rugido, a unica coisa que eu faço é dizer que o Hitler também tinha aquelas coisas todas que a Maria Ribeiro relevou no Bruno e que não foi por isso que resultou bem. Entendes? Quer só dizer que essas coisas, só por si, não valem grande coisa e é importante ver em que são aplicadas…
Só isso!
Se vocês não chegam lá, pronto, é culpa minha que devia ter imaginado que não eram tão inteligentes como eu vos imaginava!
Além disso, Mugido, já aqui utilizei o exemplo do Hitler, exactamente neste sentido, noutros comentários e NUNCA gerou esta polémica. O máximo que aconteceu foi alguém perguntar se eu estava a comparar os 2 – numa pergunta que até me pareceu mesmo no sentido de perceber se estava ou não. E eu respondi que não.
Portanto, isto não passa de folclore dum bando de “amiguinhos” do meu clube de haters… que, não sendo agradável, também não estraga os meus dias…
SL
13 Setembro, 2018 at 15:51
Tu ate no mesmo comentario começas por me tratar por Rugido e terminas com Mugido.
Foda-se hoje nem esta assim tanto vento.
Foi uma comparaçao infeliz, alias sempre que alguem usa hitler para fazer o seu ponto seja de que forma for é sempre um argumento infeliz. E que revela pouca perspicacia da parte de que o usa,para o debate.
13 Setembro, 2018 at 16:03
Rugido, é a tua opinião que utilizar o Hitler como exemplo é “um argumento infeliz”. Não é a minha!
Uso muitas vezes o Hitler quando me dizem que “dormem de consciência tranquila” porque, no meu entender, isso é um não argumento. O Hitler também dormia de consciência tranquila e não foi por isso que só fez merda!
No fundo, é até uma cena com algum paralelismo aqui. Só por si não quer dizer nada, como ter carisma também não quer!
O habito é tanto de te tratar por Mugido que me escapou… Mas a ideia era tratar-te por Rugido para perceberes que estava a falar mais a sério e não a meter-me contigo! Enfim, até uma merda destas tu pegas… Tudo serve!
SL
13 Setembro, 2018 at 18:06
Miguel quando se está a debater algo com seriedade e tentar marcar pontos num debate, deve-se tratar o opositor com respeito, nao levo a cena do Ru ou mu- gido a peito apenas apontei pois foi exactamente por isso que te cairam em cima.
è exactamente o mesmo que usar a comparação com hitler ao faze-lo estas a desvalorizar o teu ponto de vista.
13 Setembro, 2018 at 18:30
Epá…
Ninguém caiu em cima de mim, nunca, por ter chamar Mugido. É uma brincadeira. Também há quem me chame Miguel Ribeiro… É uma maneira de “picar” as pessoas, que na realidade não tem grande importância.
Já expliquei que não há comparação!
Há o uso de um exemplo de outra pessoa no detalhe de que ter carisma não é realmente assim tão importante!
Eu nunca disse que o Bruno fez o que o que o Hitler fazia, em mais, ou em menos. Isso sim, era comparar as atitudes do Bruno com as atitudes do Hitler.
Vocês só usam tudo o que puderem para me atacar e para dizer mal de mim, pelo simples facto de eu não concordar com vocês – foi assim com o JJ, foi assim com o Alan, é assim com o Bruno – e expor as minhas razões para isso!
Já expliquei o uso do Hitler. Insistir em que comparei não faz sentido…
13 Setembro, 2018 at 14:25
Miguel… as tuas papas são ralinhas e com grumos… não gosto!
13 Setembro, 2018 at 14:41
podias dar tantos exemplos diferentes mas a do hitler está mais a mão não é ?
13 Setembro, 2018 at 9:30
Oh Miguel, mete o Hitler no cú.
Muletas dessas para justificar o que quer que seja revelam o grau de comprometimento da tua análise crítica. Para não dizer da inteligência.
Conversa de pasquineiro.
Nojo.
13 Setembro, 2018 at 9:38
Dizer que o BdC era um homem de palavras e não de acção é o mesmo que o comparar com o Hitler…
Conversa para encantar bois…
13 Setembro, 2018 at 9:59
Eu não entendo é porque ainda continuam a passar bilhete ao opinador compulsivo e professor em Tudologia.
O gajo só sabe escrever testamentos fastidiosos em que 3/4 é afabulação, especulação e treta fiada, e o último 1/4 é auto-bajulação, auto-plebsicito e “ó pa mim como eu sou esperto e até já trabalhei em todas as empresas do mundo em todos os postos que possas imaginar e eu até sei muita coisa e etc e tal”.
Eu já nem leio, passo por cima, porque se não tenho cuidado ainda adormeço em frente ao computador e eu ainda tenho um trabalho (coisa que um gajo que comenta 4635183 vezes ao dia com “textos” de 52416536 caractéres…. enfim, se calhar há um simpson fechado num hospício a quem deixam aceder à net para parar de aborrecer de morte os outros internados)
13 Setembro, 2018 at 11:22
top
13 Setembro, 2018 at 11:22
Agora eu tô, fdx muito bom!
13 Setembro, 2018 at 11:23
Eu ri*
13 Setembro, 2018 at 23:33
Tudologia é muito bom