Justificar o posto de “uma das principais revelações do Sporting na última década” é algo que persegue o brasileiro Matheus Pereira. Desde os 12 anos em Portugal, o atacante natural de Belo Horizonte convive quase que diariamente com as elevadas expectativas criadas por torcedores, jornalistas e dirigentes.
Até o momento, não explodiu. Aos 22 anos, ainda busca uma sequência de jogos e também um treinador que o diga para “fazer o que sabe”. Nunca completou uma temporada regular com a camisa do time principal dos leões. Já esteve emprestado ao Chaves, onde teve a oportunidade de ganhar destaque no futebol português, e hoje está cedido ao Nuremberg, da Alemanha.
Mas o que Matheus quer mesmo é o Sporting, com quem tem contrato até 2022. Sonha retribuir a confiança recebida ano após ano e, não menos importante, espera apagar a imagem deixada em agosto, quando, pouco aproveitado na equipe, fez um desabafo nas redes sociais e acabou por passar um período afastado do elenco. Dias depois, já no futebol alemão, ainda escutou o antigo treinador José Peseiro declarar que “há jogadores que fogem quando não são titulares”.
Como tem enxergado o processo de adaptação ao futebol alemão?
Estou na Alemanha há dois meses, a língua não é fácil, a alimentação também é diferente. Dentro de campo, por outro lado, já consigo pegar algumas coisas. Estou caminhando bem, aos poucos estou me sentindo em casa. O futebol é muito rápido, né? Não é muito na base da técnica, é mais na base da velocidade e da força, então preciso evoluir um pouco mais para atingir o nível deles. O jogo aqui é mais dinâmico. Preciso de mais ritmo, e para isso preciso jogar. No geral, vejo que estou progredindo positivamente.
O que falta para ter o “boom” na carreira, seja em Portugal ou até mesmo na Alemanha?
Na realidade, todos nós aprendemos a cada novo dia. O que falta, na minha opinião, é um treinador que me dê confiança, que diga para mim o seguinte: “Entra lá e faz o que você sabe”. Falta liberdade. No Chaves [em 2017/18], por exemplo, tive essa liberdade. O Luís Castro, que é muito bom treinador, me deu total liberdade e disse exatamente isso: “Joga e faz o que você sabe. Resolve”. Se receber essa liberdade, acho que consigo mostrar o meu melhor futebol.
Às vezes, de fato, tem treinador que mais atrapalha do que ajuda…
Cada treinador tem um estilo, todos têm características diferentes. É claro que também preciso aceitar e respeitar algumas posições, mas, com a minha idade [22 anos], falta ser visto mais como aposta, falta receber mais confiança e liberdade. Mas estou tranquilo, no momento certo ainda vou estourar como todos esperam.
Como foi – e ainda é – conviver com o posto de “uma das principais revelações do Sporting nos últimos anos”?
Como posso te explicar? Nunca procurei pensar muito nisso, sempre procurei ficar tranquilo e não ligar muito para esse tipo de coisa, caso contrário acabaria por criar muita esperança e, infelizmente, ver o processo demorar a acontecer, ver surgir as frustrações. Sempre tentei não pensar nisso, apenas pensei em desfrutar do futebol. O importante é estar feliz, é ver a minha família feliz. Espero encontrar um treinador que aposte em mim e me dê confiança. Tendo isso, posso dar o salto na carreira, algo que todos esperam, e eu também.
Mas a alta expectativa colocada em cima de você em algum momento chegou a prejudicar?
No início, quando subi para o profissional… Não digo que prejudicou muito, mas teve aquilo que falei antes, acabou por criar uma pequena barreira. Agora, por exemplo, senti que não teria espaço no Sporting, então pedi para sair. Ser visto como promessa, e depois não ser aproveitado, acaba por impulsionar a busca por um novo clube, a busca por jogar. Não dava para ficar encostado no Sporting mais um ano. Ficar parado faz com que a gente mesmo crie barreiras. Poderia muito bem ter ficado no Sporting, tranquilo, esperando o meu momento, mas sou jovem, quero jogar. Quero evoluir. Lá atrás, no início da minha carreira, quando era mais jovem, foi difícil lidar com as altas expectativas que foram criadas, não sabia ao certo o que fazer.
Sente que o Sporting não confia em você?
Não, acho que não é isso. Acho que o Sporting sente muita confiança em mim. Eles, por exemplo, não queriam a minha saída agora, eu que insisti muito para sair. Precisava jogar, precisava ser feliz, não poderia ficar parado e insatisfeito. Sigo achando que acreditam em mim, que confiam em mim, caso contrário já teriam me vendido ou até mesmo forçado uma saída.
Mas, se acredita que há confiança, por que nunca teve uma sequência de jogos, sobretudo depois da boa temporada que teve no Chaves?
[Risos] Olha, gostaria de te responder. Sinceramente, não vou conseguir responder. Quem pode responder isso melhor é quem está no comando. Recentemente, também criei uma pequena polêmica, me expressei pelo Twitter, mostrei insatisfação por não jogar… Mas isso ficou no passado. Por que não tive sequência? É preciso perguntar para quem está no clube. Essa, de fato, poderia ter sido a minha temporada no Sporting, mas não senti o mesmo da parte deles.
Errou ao fazer o desabafo nas redes sociais?
Cada ação tem uma reação. Essa minha atitude acabou por gerar uma situação chata. Mas isso já aconteceu, está lá atrás. Acho que ainda há o que esclarecer, mas isso precisa ser no privado, não deve ser exposto.
Acredita que tem sido injustiçado no Sporting? Há mágoa?
Não posso dizer mágoa ou injustiça, mas foi o que disse antes… No início da minha carreira, todos me colocaram como um talento que precisava de sequência. Na primeira temporada no Sporting [2015/16], até tive uma sequência [18 jogos e cinco gols], mas logo depois foi criada uma barreira. Preciso jogar, preciso ser feliz. Como tive medo de ver tudo acontecer outra vez, de ficar parado, resolvi sair e então fui emprestado novamente.
Você, numa autocrítica, sente que tem parte de culpa pela falta de sequência?
Acredito que não. Sempre fiz o meu melhor. É claro que preciso melhorar em algumas coisas, mas acredito que essa melhora só vem na base dos jogos, com uma sequência. Só é possível enxergar os erros dentro dos jogos. Falta mesmo a confiança do treinador, um treinador com essa mentalidade, alguém que saiba que vou errar, mas que depois vou corrigir e em seguida melhorar. Sou jovem, é normal cometer erros. Aliás, preciso destes erros, porque é errando que nós aprendemos.
Então podemos analisar que o José Peseiro não soube enxergar desta forma…
Também. Acredito que as duas partes poderiam ter feito algo diferente. Talvez eu não tenha entrado com o maior empenho em determinada partida… Enfim, a culpa não é de apenas um. Muita coisa precisa ser melhorada.
Hoje, aos 22 anos, em que nível da carreira se encontra?
Não me vejo num momento alto e nem num momento baixo. Estou em fase de crescimento, ainda estou mostrando aos poucos o que sei. Preciso aparecer mais, preciso jogar mais para atingir o topo. Não estou parado, estou caminhando. Agora é continuar trabalhando, porque com o tempo acho que consigo chegar ao melhor nível.
Está perto de finalizar o processo parar tirar a cidadania portuguesa. Pensa no futuro em defender a seleção de Portugal?
Me sinto mais português do que brasileiro. Portugal me acolheu muito bem, abriu as portas para mim. Graças a Deus, tudo correu bem, sigo crescendo e aprendendo a cada novo dia. Já dei a entrada no pedido de cidadania, mas o processo ainda está um pouco difícil.
Recentemente, teve a possibilidade de ser emprestado para o Santos. Pensa em futuramente jogar no Brasil?
A negociação mais concreta mesmo foi com o Santos. No final da minha carreira, quando estiver mais velho, talvez pense em jogar no Brasil. O futebol brasileiro é muito competitivo, tem a Libertadores… Acho que todo jogador vê com bons olhos a possibilidade de jogar no Brasil.
17 Outubro, 2018 at 15:49
Ainda vou ver este puto a espalhar magia em Alvalade e titular indiscutível.
17 Outubro, 2018 at 15:50
Brave eu tambem espero ver, mas flata-lhe cabeça, espero que esta aventura longe de tudo e de todos o faça abrir os olhos.
17 Outubro, 2018 at 16:05
Bem, confesso que o meu “ainda vou ver” é um bocado forçado.
Tipo ainda me há-de sair o euromilhões.
17 Outubro, 2018 at 18:00
Cabeça é o que falta àquilo a que chamamos treinador…
Agora foi o Wendel a ir ao castigo… Nem o PB castigava tanto. Isto já está no campo do ridículo!
Z
17 Outubro, 2018 at 18:35
Se for pelas razoes que se falam, concordo com o castigo
17 Outubro, 2018 at 19:04
Quais são as razões?
17 Outubro, 2018 at 19:19
Foi ao Brasil a um funeral, enquanto la esteve andou a publicar fotos nos copos e depois ainda veio um ou dois dias atrasado.
17 Outubro, 2018 at 20:12
Se calhar está a fazer para sair…
17 Outubro, 2018 at 20:41
Ele que pense primeiro em fazer para jogar
17 Outubro, 2018 at 21:53
O quê, o wendel ainda não aprendeu mandarim???!!
Agora o problema já é o jogador…
Realmente tornas difícil não crer na tua avença…
18 Outubro, 2018 at 8:05
Com o Pezero ao leme até eu queria sair. Para além de génio tático, tem-se revelado um às na gestão dos recursos humanos.
17 Outubro, 2018 at 15:53
Repito o que disse antes em conversa com o Bruno no outro post.
Acho que vem realçar que o Matheus (e podemos juntar o Geraldes, penso ser o mesmo caso) não exigiram ser sempre titulares nem nada que se pareça.
Apenas tiveram medo de ficar mais um ano sem jogar e o treinador deu vários sinais de que isso seria uma grande probabilidade…No fundo aquilo que muitos aqui disseram.
O Peseiro mostrou pouco interesse em apostar nele e essa foi a origem do problema. Depois foi tudo mal gerido de parte a parte, para mim com especial relevo para o treinador que é o lider e o mais experiente e que só se armou aos fortes porque não contava muito com o Matheus. Para já não ir às bocas de conferencia de imprensa a aldrabar e a instigar os adeptos contra eles…
17 Outubro, 2018 at 15:59
Yep…
17 Outubro, 2018 at 16:09
Se ele fosse pivot defensivo tinha garantidamente mais minutos que o BF.
17 Outubro, 2018 at 16:13
O Palhinha não teve….
17 Outubro, 2018 at 16:14
Não teve pq foi uma ENORME oportunidade de negócio.
Ninguém brinca connosco!
17 Outubro, 2018 at 16:17
Hehehehehehe!
E ficámos com o Misic que hoje é apanhado no carro do Paulinho a enrolar uma ganza (ficou explicado a passividade…ele tem de deixar o Battaglia dar uns tiros naquilo para ver se ele também começa a estar mais quieto e assim estar + vezes na sua posição)…
17 Outubro, 2018 at 16:22
Era para o Paulinho que ia a conduzir
17 Outubro, 2018 at 16:27
Heheheheheh
Muito bom….
17 Outubro, 2018 at 16:35
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1052581041830092800?s=20
17 Outubro, 2018 at 16:37
Alguém que o avise que tb há taça às 20:45.
Ou vai lá, ou sintoniza a RTP.
17 Outubro, 2018 at 16:15
É ppr aqui. Admite que errou, mas pedia-se outro tipo de atitude por parte do Peseiro que lidou bastante mal com iato. E no fim lixa-se o Sporting
17 Outubro, 2018 at 17:47
Achas que o Bruno de Carvalho … algum dia contrataria o Peseiro para o nosso clube?
18 Outubro, 2018 at 8:07
Provavelmente não… mas quantos anos ficou o Chiclas? E este que vinha a seguir era o…
17 Outubro, 2018 at 15:54
O Matheus, o Dala e o Wendell estão a ser mal aproveitados.
17 Outubro, 2018 at 16:09
Com Peseiro, o Sporting está a ser mal aproveitado.
17 Outubro, 2018 at 17:48
Achas que o Bruno de Carvalho … algum dia contrataria o Peseiro para o nosso clube?
17 Outubro, 2018 at 17:54
Acho que não. Sempre trouxe bons treinadores.
17 Outubro, 2018 at 19:07
Trouxe um que não tem o mínimo perfil para treinar o Sporting, logo essa frase é uma falácia… 😉
17 Outubro, 2018 at 21:26
O dala é o mais gritante de todos. Porque nunca teve falta de atitude e de empenho e porque foram gastar 5,5M no Diaby que não é melhor que ele!
SL
18 Outubro, 2018 at 1:01
É tão evidente…que até doi… E ainda dizem que temos que receber dinheiro porque devemos a fornecedaores.
Z
17 Outubro, 2018 at 15:58
Matheus, lembro-me bem quando apareceste na equipa B. Na altura em que o Gelson começou a partir tudo na equipa A dizia eu entre amigos “se acham o Gelson bom esperem até conhecer o Matheus Pereira” (sim, à la Ronaldo/Paim). Sempre reconheci muita mais qualidade em ti do que no Gelson, mas também sempre reconheci que deixavas muito a desejar no aspeto coletivo defensivo.
Pelos vistos tu próprio tens muito a mentalidade que precisas de quem te dê liberdade pois só queres a bolinha no pé. Até pode ser que apanhes um treinador que o faça e tenho a certeza que vais brilhar pois qualidade não te falta, mas o futebol é cada vez mais tático e organizacional, e cada vez mais os treinadores tentam controlar o jogo com os seus sistemas por isso dou-te um conselho: ou te adaptas e trabalhas nesse sentido ou corres sérios riscos de morrer na praia.
17 Outubro, 2018 at 16:03
Infelizmente cada vez mais treinadores medíocres tentar apagar o talento em beneficio de defender melhor…
17 Outubro, 2018 at 16:33
Sou contra aqueles treinadores que na formação tentam sistematizar muito os miudos para aspetos táticos, mas a partir da idade de juvenil/junior o cumprir taticamente começa a ganhar cada vez mais relevo. Percebo o que dizes, mas o evoluir do futebol vai passar sempre pelos sistemas táticos. O brasil está cheio de gajos bons de bola mas ao lado do futebol europeu coitaditos…
Mas sim, passa pela qualidade do treinador saber conciliar o talento com as amarras táticas.
17 Outubro, 2018 at 16:57
O Sarri ou o Guardiola soltam os gajos, pedem que se libertem no ultimo terço. Muitos outros fazem o mesmo…menos mecânico, mais fantasia…
17 Outubro, 2018 at 17:06
Ainda não vi nada do Sarri em Chelsea mas por uns recortes ou outro parece-me que dá liberdade total ao Hazard, já no Napoles o processo ofensivo por exemplo era extremamente mecanizado, não acho que havia assim tanta liberdade quanto isso.
O Guardiola sim, os da frente têm bastante liberdade para vaguear até porque assenta mais numa filosofia de jogo do que num processo tático (exceção feita ao bayern). Mas por exemplo, na transição ataque-defesa todos os jogadores, sem exceção, têm um enorme comprometimento.
17 Outubro, 2018 at 17:14
https://twitter.com/touchtightcoach/status/1049047035188535296?s=19
17 Outubro, 2018 at 17:27
É mandar ao Peseiro. Eu pelo menos gostaria de ver algo a que pudesse chamar de construção de jogo, este ano (exceção feita quando o Mathieu está em canpo).
Obrigado pelo vídeo. O Sarri é fantástico e de facto já tinha ouvido que as coisas lhe estavam a correr super bem em Londres, falha minha que não tem dado para ver.
17 Outubro, 2018 at 17:27
E já agora, é ver o tempo que ele teve para sistematizar a equipa com este processos que não têm nada a ver com os do Conte.
17 Outubro, 2018 at 17:56
Mas olha que apesar disto o Hazard elogio por exemplo o Mourinho.
Não reparei no timing exato das declarações.
17 Outubro, 2018 at 22:44
O problema é dar coragem aos jogadores para fazer isto e ter jogadores com qualidade atrás para o fazer embora no nosso campeonato não seja tão difícil.
17 Outubro, 2018 at 17:31
No Nápoles o Insigne e o Mertens tinha também total liberdade…
17 Outubro, 2018 at 21:55
O Jesus era assim.
Infelizmente apanhamos o Jesus cagao…
Ou aquelas conversas com o escobar vieira depois do #colinho foderam tudo….
17 Outubro, 2018 at 16:25
Gostei do comentário, em especial a forma como terminaste o 2º parágrafo, sobretudo por concordar contigo nesse aspeto, mas faço uma ressalva, nem ele nem qualquer outro miúdo consegue fazer essa adaptação sozinho, precisam de ter um treinador que acredite e confie no valor deles e esse treinador, não é nem nunca será o Peseiro.
17 Outubro, 2018 at 16:35
O Peseiro nem para montar um sistema de jogo minimamente decente quanto mais para exponenciar jogadores…
Mas claro, é como disse acima, a qualidade de um treinador passa por saber conjugar as duas componentes.
17 Outubro, 2018 at 16:50
É curioso que fales nisso, há tempos tive uma troca de argumentos com um amigo meu, que às tantas lançou o chavão que “em Janeiro, com um dois reforços, a coisa compõe-se…” Eh pah não se compõe nada, não com este treinador.
Como disseste e bem, enquanto não tivermos um sistema de jogo minimamente bem trabalhado, com os jogadores a saberem o que fazer e que espaços ocupar, mesmo que entre reforço X ou Y, mesmo que regressem gajos como o Dala ou o Geraldes, a mediocridade das exibições não vai mudar, porque mesmo que tenham muito valor individual, o Peseiro não consegue pôr o coletivo a potencializar esse mesmo valor.
17 Outubro, 2018 at 17:19
Na altura em que o Peseiro esteve no Sporting eu ainda era muito novo para perceber de bola, mas pelas opiniões que vou lendo é quase unânime que o futebol ofensivo na altura era muito bom. Ou seja, eu nao tendo grande opinião do que ele valia ou não como treinador sempre fiquei na duvida se era ele que não tinha bons conhecimentos taticos ou se não estava a conseguir passá-los para a equipa. A entrevista dele no outro dia deu-me a confirmação que o gajo não tem qualquer tipo qualidade tatica, é tudo na base do “aglutinar” e da equipa “compacta”, bem à moda de um qualquer treinador da regional. É o típico “subir em bloco e descer em tijolo”.
Eu até acho que aqui em portugal a qualidade por si só ganha jogos (cada vez menos pois os pequenos deram um passo muito grande em termos de modelos de jogo, mas mesmo assim..), mas além de não achar o nosso plantel assim tão bom em termos técnicos e de criatividade (que para mim são aspetos super importantes naquilo que é a qualidade de uma equipa), dá para ver que o Peseiro tem um certo fetiche por gajos que so saibam correr e bater nela.
17 Outubro, 2018 at 19:30
Tiago, eu já tenho quase 62 anos e posso dizer-lhe que a alegria que tive no dia em que o peZero saiu do Sporting pode comparar-se, no mínimo, à conquista de uma Taça de Portugal. Agora imagine o sofrimento que tem sido desde que este incompetente regressou ao Sporting, ainda por cima neste tempo todo não aprendeu nada, até me parece que está mais burro agora do que da primeira vez que por cá andou.
17 Outubro, 2018 at 21:46
Eu não entendo esta perseguição ao Peseiro, se é o treinador ideal para o sporting se é um treinador que goste ? NÃO !!!!
Recordo que mais ninguém quis vir para o Sporting. Aproveito para perguntar qual é a alternativa é que eu vejo toda a gente a falar mal dele mas não vejo sugestões.
17 Outubro, 2018 at 21:50
Acreditas mesmo nisso do ninguém quis vir? JJ sabemos que quis, talvez seja esse ninguém que falas.
Alternativa, pelo dinheiro que se pensava gastar em JJ, era já o LJ, de caretas.
17 Outubro, 2018 at 21:57
Mentiroso, pelo menos outro veio….
LUIS, dá – lhe com PAIXAO, dá – lhe MARTINS
18 Outubro, 2018 at 8:13
Ninguém queria vir?! A sério? Ninguém mesmo ninguém? Mal por mal estva aí um sérvio obscuro. Só para começar.
17 Outubro, 2018 at 21:33
Tiago o Matheus Pereira foi lançado na A antes do Gelson Martins. Tal como ele disse na entrevista, foi lançado na temporada 2015/16, no jogo contra o FCP em casa (vitória 2-0 com uma assistência do Menino) e ainda fez mais 17 jogos e marcou 5 golos.
O porquê de não ter sido aposta na época seguinte (em que até saíu João Mário) está um pouco na aposta no Gelson Martins (que resultou em pleno, particularmente com a exibição de Madrid contra o Real), mas também em contratações à la JJ para quem um miúdo da formação “tinha que nascer 10 vezes” e, assim preferiu ir buscar Joel Campbell e Lazar Markovic.
Volta a ser a mesma história do Diaby e do Dala. Se temos em casa quem possa fazer o mesmo ou melhor, para quê gastar balúrdios em ir buscar outros que só “tapam caminho”?
Saudações leoninas
17 Outubro, 2018 at 16:10
Continuo a achar que o Matheus Pereira ainda pode vir a ser um jogador 5 estrelas. Poderá é não ser no Sporting, mas tudo dependerá dele deixar de se desculpar muito com os outros e pensar mais no que realmente tem de fazer para projetar a sua carreira para outros patamares.
17 Outubro, 2018 at 21:37
Diz o Marodri que o conhece da escola! Eu vi o que ele fez numa equipa que, por acaso tinha um treinador. No Chaves, com o Luís Castro, ele mostrou bem que tem tudo para estar na equipa A do Sporting.
17 Outubro, 2018 at 16:14
O sonho do Pzêro também…
17 Outubro, 2018 at 16:18
Lamentavelmente nós continuamos a dar-lhe oportunidades de mostrar que não passa mesmo de um sonho…
17 Outubro, 2018 at 16:17
Sempre foi o meu jogador fetiche. Esperança enorme nele que espero ainda se venha a concretizar.
Boa entrevista, gostei de ler. Agora é mandar o Peseiro embora e trazer este de volta
17 Outubro, 2018 at 16:18
Um dos empréstimos criminosos.
17 Outubro, 2018 at 16:19
Claro que não explodiu porque não o deixaram explodir. Na pré-epoca foi dos melhores a par do Francisco Geraldes e como prémio foram postos a correr da equipa para fora.
17 Outubro, 2018 at 16:26
“Sente que o Sporting não confia em você?
Não, acho que não é isso. Acho que o Sporting sente muita confiança em mim. Eles, por exemplo, não queriam a minha saída agora, eu que insisti muito para sair. Precisava jogar, precisava ser feliz, não poderia ficar parado e insatisfeito. Sigo achando que acreditam em mim, que confiam em mim, caso contrário já teriam me vendido ou até mesmo forçado uma saída.”
17 Outubro, 2018 at 16:31
“…Precisava jogar, precisava ser feliz, não poderia ficar parado e insatisfeito. “
17 Outubro, 2018 at 16:30
Basicamente o que Matheus diz é que Peseiro lhe mostrou o dedo do meio vai daí ele tinha duas opções ou o metia no c* ou mandava o Peseiro se recrear com ele…
Já todos percebemos qual foi a reacção do puto.
Uma palavra também para quem liderou o clube, sob ordens de alguém maior, que afastou tudo o que era da formação.
PS. O Matheus poderia jogar numa das alas, atrás do avançado ou até a segundo avançado, ou seja, quatro posições, mas aguém preferiu meter dinheiro ao bolso e dar outro a ganhar pelo Diaby (eu acredito no jogador, mas o Peseiro considera-o um tosco…)
17 Outubro, 2018 at 16:32
Aposto os “dois” que faria melhor que o Diaby!!
17 Outubro, 2018 at 16:34
Isso não vale! Porra…é como apostar que o Peseiro não vai ganhar nada que se veja…
17 Outubro, 2018 at 16:35
Tosco é o P0 e quem o mantém por lá…
17 Outubro, 2018 at 21:45
O Diaby pode não ser tosco mas, qualquer que seja a posição em que o ponham a jogar, fica sempre a dever ao Dala, ao Matheus e ao Geraldes. Tal como Misic ou Battaglia ficam sempre a dever ao Palhinha; até mesmo o Petrovic (que, para mim, apesar da opinião de muitos é o melhor 6 dos que cá ficaram). E, tal como o Marcelo fica sempre a dever (e muito) ao Demiral ou ao Domingos Duarte.
Enfim, temos um treinador e uma estrutura (e até uma espécie de “discurso oficial do regime”; por exemplo, nos comentadeiros SportingTV) que andam sempre a “calimerar” a pré-época “atípica”, quando uma boa parte dessa “atipicidade” se deve a eles próprios e às suas (más) escolhas (treinador, equipa técnica e estrutura).
Saudações leoninas
17 Outubro, 2018 at 21:56
Palhinha, Wendel, Gudelj, Acuña, Mathieu, Coates, Demiral, André Pinto, Domingos Duarte, Viviano, Luis Maximiano, Salin.
17 Outubro, 2018 at 21:57
E esqueci-me da aquisição de Renan, quando temos Luis Maximiano.
SL
17 Outubro, 2018 at 16:30
Um grande jogador formado na melhor academia do mundo .
17 Outubro, 2018 at 16:57
Normal.
Quando temos uma merda que dizem que é treinador.
Depois de JJ era dificil ficar pior…conseguimos. Os meus parabéns Cintra!
Também não se podia esperar muito de um gajo que faliu uma marca de cerveja num País de bebados…
17 Outubro, 2018 at 17:36
Faliu uma marca de cervejas? Criou-a, expandiu-a e depois vendeu-a. Processo normal na vida de um empreendedor.
E antes disso, vindo do nada, já se tinha tornado num dos homens mais ricos do país. Vindo do nada.
E tu que tens feito?
17 Outubro, 2018 at 17:40
Tanta gente na historia que vindo do nada, se tornou alguem, e muitos nao sao exemplo moral para ninguem!
Alias diria mesmo que a maioria deles nao sao exemplo para nada nem ninguem.
17 Outubro, 2018 at 18:48
Grande verdade, Rugido!
O Cintra é um deles!
17 Outubro, 2018 at 21:50
E porquê pode saber-se?
O homem roubou? Matou alguém para herdar?
Acho que podiam, no que respeita aos sportinguistas, pelo menos, manter o debate nas ideias sobre futebol, desporto, gestão desportiva, cultura desportiva, etc sem andar a lançar bocas ofensivas que não têm nada que ver com nada.
SL
17 Outubro, 2018 at 23:35
diz o ditado:
nunca peças a quem pediu e nunca sirvas a quem serviu.
18 Outubro, 2018 at 6:59
O Cintra tem várias histórias de golpes em gajos ricos que o tornaram mais rico enquanto os outros ficaram menos ricos.
17 Outubro, 2018 at 17:50
E tu o que tens feito ?
O Cintra vindo do nada , como é que enriqueceu , como diz o ditado , quem não rouba , ou não herda chega a velho e tem merda .
Já agora o Luís bieira também veio do nada .
18 Outubro, 2018 at 6:32
Bela merda de ditado.
18 Outubro, 2018 at 9:14
Vindo do nada.. Lol se soubesses como la chegou. Essa marca de cerveja nunca expandiu. Em Portugal pelo menos.
17 Outubro, 2018 at 16:59
Na pre epoca chegaram a dar treinos na SportingTV. Eu vi, ninguem me contou, a peladinha de um desses treinos. Geraldes e Matheus eram os melhores a anos luz dos outros…foram dispensados.
Portanto P0 vai pro caralho que te foda…estas dispensas foram propositadas!!!!
17 Outubro, 2018 at 17:24
Também é o nosso sonho Matheus.
Mas com P0 a única coisa que vinga é o definhar deste clube.
17 Outubro, 2018 at 17:24
Mais… Bla… bla… bla…
Sempre alerta com estes “meninos”. So nos tem saido merda nestas rifas.
#ZeroIdolos
17 Outubro, 2018 at 17:35
Enquanto o peseiro estiver,vai ser sempre a descer,este puto tinha mais que condições para jogar,o varandas se não resolver o problema peseiro vai ser arrastado para o fundo.
17 Outubro, 2018 at 17:49
Alguém aqui na tasca acha que o Bruno de Carvalho … algum dia contrataria o Peseiro para o nosso clube?
17 Outubro, 2018 at 18:05
Para adjunto ou até para os sub-23 acho que sim 🙂
17 Outubro, 2018 at 18:20
achas mesmo… ou queres ganhar o prémio simpatia aqui do tasco?
17 Outubro, 2018 at 17:49
Eu, ao ler isto só me deu um pensamento…
Jeo Garden com:
Matheus + Raphinha + Nani + B Dost + Bruno + Geraldes + Sturaro…
e penso logo de seguida…
Foda-se temos o Peseiro
17 Outubro, 2018 at 17:53
Geovane , Gelson Dala
17 Outubro, 2018 at 21:57
Palhinha, Wendel, Gudelj, Acuña, Mathieu, Coates, Demiral, André Pinto, Domingos Duarte, Viviano, Luis Maximiano, Salin.
Sl
17 Outubro, 2018 at 17:54
– “Achas que o Bruno de Carvalho … algum dia contrataria o Peseiro para o nosso clube?”
– Nã, ele era mais virado para os craques. Alan Ruiz ou Castaignos…
17 Outubro, 2018 at 18:18
Jóvem Jóvem….
Respondes à minha pergunta ou vai fazer Yoga?
17 Outubro, 2018 at 22:00
Bom spin, a pergunta é sobre treinador
LUIS, dá – lhe com PAIXAO, dá – lhe MARTINS
17 Outubro, 2018 at 18:01
– “Alguém aqui na tasca acha que o Bruno de Carvalho … algum dia contrataria o Peseiro para o nosso clube?”
– Nem pó, BC só contratava diamantes lapidados. Bruno Paulista, Hernán Barcos, André balada…
17 Outubro, 2018 at 18:01
Peseiro vai pro quaralho
17 Outubro, 2018 at 18:29
Caralho ao quadrado?
17 Outubro, 2018 at 18:05
OFF: O Sporting contratou o Tiago Machado (Tiaguinho para os amigos) à Katusha para líder da equipa de ciclismo.
17 Outubro, 2018 at 18:11
Ao que parece o José Mendes também vem. Dois ciclistas de equipas world tour!
17 Outubro, 2018 at 19:44
Vão mas é buscar um Puto Ribatejano, José Neves saiu da W52 para a IEF-Drapac.
Ainda mais sendo um Lagartão de primeira, isso sim seria uma aposta na modalidade e no futuro.
17 Outubro, 2018 at 18:06
Se com o dinheiro do Rui o presidente despedir o Peseiro, trouxer o Leo, recuperar o Demiral e ainda o puto do Chaves e digo já que tem uns colhões de Titânio.
17 Outubro, 2018 at 18:21
tem nos de titânio, ou têm dinheiro para foder ?
parece que a segunda resposta é a mais correta.
17 Outubro, 2018 at 19:56
Ao menos que as migalhas do Patrício sirvam para alguma coisa de jeito, mas isto somos nós a sonhar.
17 Outubro, 2018 at 22:01
Daria o meu braço a torcer
18 Outubro, 2018 at 10:40
O Varandas não torce, só endireita.
17 Outubro, 2018 at 18:06
Um vendia caracois,
Outro vendia pneus.
Chama-se a isso :olho pro negócio.
17 Outubro, 2018 at 18:09
O Matheus nem no Nuremberga está a pegar de estaca.. não venham com tretas.
É um bom jogador, mas para ser excelente precisa de mostrar ideia colectiva, também na fase de pressionar e defender. No Chaves e no Sporting não o fazia. No Chaves era o craque e isso até se compreendia . No Sporting as coisas não funcionam assim. O mesmo se diga no caso do Iuri Medeiros.
Os ouvintes do DJ Bruno Azevedo o que acham do empréstimo do Iuri?
Haja respeito pelo Sporting! Não queiram o mal do clube adeptos do Doutor Bruno Azevedo!
Viva o Sporting!
17 Outubro, 2018 at 19:00
A liga Alemã não é a nossa.
17 Outubro, 2018 at 22:02
LUIS, dá – lhe com PAIXAO, dá – lhe MARTINS
17 Outubro, 2018 at 18:10
Onde anda o Bruno Paulista? Regressou ao caála?
17 Outubro, 2018 at 18:13
Dizem que o GAG fugiu com ele 😉
17 Outubro, 2018 at 18:14
Deslarguem o Paulista!
17 Outubro, 2018 at 18:23
Paulis o Pedófilo é outro gajo… não confundas.
17 Outubro, 2018 at 18:26
Tinha potencial para ser titular do grande Sporting. Melhor saída de bola que Palhinha, por exemplo.
Desportivamente nunca se percebeu o que aconteceu (financeiramente está nos segredos dos deuses, mas pelos vistos foi tudo legal), como Wendel agora.
17 Outubro, 2018 at 19:04
Bora Shikabala, mais um post mais um comentário a desviar atenções. Desta vez trago farófias para ajudar!
Para preparar esta receita de farófias, leve ao lume um tacho largo com o leite, 125 g de açúcar em pó e a casquinha de limão, deixe começar a ferver e reduza o lume para o mínimo.
Bata as claras em castelo bem firme, junte os restantes 50 g de açúcar e bata mais um pouco. Deite colheradas de claras no tacho, poucas de cada vez, e deixe-as cozer cerca de 5 minutos, virando-as a meio. Retire as farófias, escorra-as e coloque-as numa tigela.
Deixe arrefecer um pouco o leite. Misture a farinha maisena com as gemas, junte ao tacho com o leite, leve ao lume e deixe cozinhar, mexendo sempre, até engrossar. Regue as farófias, polvilhe com canela em pó e sirva.
17 Outubro, 2018 at 20:35
Não gosto, mas pensando bem… tudo a ver com o Sporting atual. Leitinho, claras batidas em castelo, cozidas no leitinho e depois servidas a boiar em leitinho. Uma coisa deslavada disfarçada com açúcar e canela. É isso e pudim molotof. E suspiros. Tudo muito bonito, muito apelativo, mas que não sacia, com a agravante de que uma pessoa trinca e, se não tem cuidado e não conhece ao que vai, morde a língua. Eu é mais musse de chocolate.
17 Outubro, 2018 at 22:03
🙂
17 Outubro, 2018 at 22:12
Com cheirinho ou sem?
saudações leoninas
17 Outubro, 2018 at 22:02
LUIS, dá – lhe com PAIXAO, dá – lhe MARTINS
Desculpa, berto.
Isso berto
17 Outubro, 2018 at 18:32
O debate por aqui está difícil.
17 Outubro, 2018 at 18:44
Está ao nível dos jogos do Sporting. Pelas lentes do treinador está muito alto.
17 Outubro, 2018 at 22:14
Oh Pavel, não digas que o debate culinário estão ao nível das lentes do treinador, porque aí ele pensa que és o Mourinho e “vai aos arames”.
SL
17 Outubro, 2018 at 18:38
Eu esperava que fosse está época.
Em troca tenho o Pé0 .
17 Outubro, 2018 at 18:44
O Matheus Pereira é um exemplo paradigmático do que é a formação do Sporting – ou do que foi, porque acredito que hoje está bem pior!
Talento desaproveitado por puro amadorismo!
Aos 22 anos um talento do nível do Matheus já tem de se ter afirmado e devia estar a fazer um dos 2 últimos anos no Sporting de modo a ser vendido aos 23 anos, no máximo aos 24!
Para isso precisava duma estrutura que tivesse um departamento que acompanhasse psicologicamente os talentos da formação, ajudando-os a crescer mentalmente e a não cometer erros estúpidos como viverem uma vida paralela no Facebook, no Tweeter ou no Instagram.
Um talento como o Matheus tem de jogar nos juniores com idade de juvenil, tem de jogar na equipa B com idade de júnior e tem de estar a ganhar experiência numa boa equipa na 1ª Liga – entre o meio da tabela e os 3 grandes – no 1º ano de sénior (19/20 anos).
No 2º ano de sénior tem de estar no plantel e conseguir ser opção válida no plantel – isto quer dizer ter muitos minutos e fazer cerca de metade dos jogos da época, se é que não se pode afirmar logo como uma certeza e ser titular muitas vezes.
No 3º ano (21/22) tem de ser um dos que jogam mais.
No 4º ano (22/23) tem de ser um dos talentos da equipa e despertar a cobiça de bons clubes estrangeiros.
Se não for vendido antes, terá de ser vendido ao fim do 5º ano (23/24 anos), já como um dos grandes valores do clube.
Mas para isto o clube tinha de ter uma estrutura profissional competente, que desse acompanhamento como deve ser aos jovens, que os ajudasse a gerir também as suas carreiras até darem este primeiro salto para fora – depois disso estariam entregues a eles próprios e aos seus empresários – que fizessem um acompanhamento cuidado do atleta e do ser humano.
Um Matheus Pereira, um Iuri, um Geraldes, um Max, um João Mário, um Adrien, um Bruma, um Quaresma, um Ronaldo, um Moutinho, um Paím, etc., com 14/15 anos têm um potencial de 20M€ ou mais.
É estúpido não ter um departamento para acompanhar de perto estes miúdos potenciais M€ e perderem-se muitos deles, quase todos, porque não se gasta 500 mil euros ou 1 M€ por ano num departamento altamente qualificado para potenciar estes talentos e estes seres humanos.
O Sporting roça o amadorismo bacoco em muitas vertentes!
17 Outubro, 2018 at 18:56
É melhor andar por aqui a falar de teorias e cabalas. Assim empurra se os problemas para o lado, como se faz com quase tudo no futebol deste clube.
17 Outubro, 2018 at 19:03
Ou tem de rodar. E de rodar. Até estar no ponto.
17 Outubro, 2018 at 19:07
Curioso com futuro de Wendell no clube. São só 9M na bancada…nem é muito
17 Outubro, 2018 at 20:25
Esse é outro mini-messi…
17 Outubro, 2018 at 19:20
Tem de rodar e rodar e rodar… até se perder, exactamente porque não fazem o acompanhamento psicológico e humano do jogador.
O Sporting tem de fazer o papel de Clube Desportivo, Pai, Mãe, Escola, tudo… É assim que se potenciam os milhões que os miúdos têm de talento. Desenvolvendo-os como pessoas, como desportistas, a parte física, a parte mental, o perceber o jogo e o perceber a vida. Tudo tem de ser feito passo a passo, paralelamente.
Só se preocupam com o talento, e depois tens Paíns, tens Iuris, tens Matheus, tens Geraldes, tens Brumas, tens Moutinhos…
17 Outubro, 2018 at 19:36
Nada contra a idéia de que um jogador com talento é capaz e deve jogar no escalão que lhe dê maior crescimento.
Isso é óbvio ò ‘la palique’
Escusavas era de ter feito outro testamento para dizer algo tão básico.
Só esta demora com as palavras explica o facto de não teres tempo para trabalhares para o Real Madrid ou o Manchester City.
——
Já te perguntaste a razão porquê mais do que um treinador não os guardou no plantel?
O JJ, o Peseiro, não percebem nada disto?
Eu também vejo talento neles. Óbvio. Toda a gente vê.
Mas acho estranho é deduzir que o Sporting Clube de Portugal é um clube amador na gestão e promoção de jovens jogadores.
Se calhar enquadra-se na tua teoria, superleão, mas como explicas Gelson, João Mário, Adrien, William, agora Jovane, etc
O Sporting tem metido em média por época dois titulares na equipa A vindos da formação.
Que medida é que devemos usar para aferir o sucesso da formação??
18 Outubro, 2018 at 7:11
Nem todos os jogadores precisam desse acompanhamento. A maioria precisa.
O João Mário sempre lhe faltou intensidade. Foi por isso que teve problemas com o Abel e foi para Setúbal. É por isso que tem problemas no Inter.
A minha opinião é a minha opinião, ou tu tens dificuldade em perceber isso? Pode ser diferente da tua, ou não. Quase sempre é porque um problema em entender as coisas…
17 Outubro, 2018 at 22:29
Não teve que ver com a Formação (que, neste caso, como em muitos outros, foi óptima); teve que ver com o “pós-Formação”. Há 3 épocas atrás estava a despontar e bem! Fez 18 jogos na equipa A, marcou 5 golos e fez algumas assistências. Para um jovem de 19 anos, numa equipe que perdeu a luta pelo título nos jogos contra Artur Soares Dias, Carlos Xistra e afins diria que tinha sido uma boa época de lançamento da carreira. No ano seguinte, vieram Campbel e Markovic, Alan Ruiz e André. Acrescentaram alguma coisa? Zero! Pelo contrário, diminuíram uns bons Milhões nas contas da SAD!
E aí o treinador era JJ e o líder da estrutura BdC.
Acho que o pior que aconteceu ao Sporting foi aquela época de 2015/16. Porque devíamos ter sido campeões e não soubemos fazer o devido balanço.
Se fizemos 86 pontos, se ficámos a apenas 2 pontos dos ladrões, se realizámos um balúrdio com vendas (também graças ao Euro), a “solução” nunca deveria ter passado (como passou) por contratar jogadores à dúzia (ou a peso, no caso de Alan e de Markovic); bastava reforçar a aposta na casa (afinal foi a casa que nos deu boa parte das receitas de vendas) e recompor CIRURGICAMENTE o plantel. A fuga para a vertigem, à boa maneira de JJ, estragou o que de muito bom (em termos de futebol) se tinha feitos nos 3 primeiros anos de BdC; a partir daí foi uma espiral descendente (no Futebol … mas que acho que afectou o líder da estrutura mais do que deveria).
Saudações leoninas
18 Outubro, 2018 at 7:20
Sim, muito isso e já aqui falei no mesmo.
Discordo da parte em que achas que não foi um problema na formação. E discordo porque para mim a formação “entra” pelos primeiros anos de seniores. A gestão da passagem de juniores a seniores é super importante e em muitos casos dava um jeitão os putos terem acompanhamento especial nessa altura.
A escolha do JJ foi completamente errada porque é um gajo que não tem perfil para treinar equipas com uma formação forte. Nunca o foi.
17 Outubro, 2018 at 18:48
M. Demiral, M. Pereira, F. Geraldes, I. Medeiros. G. Dala (e J. Palhinha) deveriam regressar TODOS no Natal, L. Maximiano e R. Barbosa deveriam ser utilizados na Lucília. Até lá, o P0 vai com as toupeiras…
17 Outubro, 2018 at 22:53
Antão, com os outros não sei … mas, em relação ao Palhinha, o empréstimo ao Carnide B foi por 2 anos! (para esses nem 2 minutos) E se o SCP o quiser resgatar no final do 1º ano, terá de pagar uma indemnização ao Braga !!!
Deve ser um dos piores “negócios” da história do Sporting! A par dos negócios de Bettencourt com o FCP (mandámos para lá 75% do João Moutinho e nunca recebemos os 25% que nos caberiam em mais valias de venda; e recebíamos emplastros como o Hugo Ventura, 50% de Nuno André Coelho a abater no que 2pagavam” pelo Moutinho e o Miguel Lopes, em que a futura venda do Sporting teria de acautelar 5 M€ para o Porto).
saudações leoninas
17 Outubro, 2018 at 19:24
Off, mas não tanto.
Li agora a ‘reportagem’ da bosta sobre a Academia.
Aquilo para mim é pouco mais que um apanhado de umas coisas que se dizem por aqui e ali, e um brochismo gigantesco ao Varandas (outro, tenho que reconhecer que a LPM trabalha bem).
Ainda enquadram aquilo de modo a culpar BdC pelo desinvestimento. Falta ali muita evidência.
Para ser claro: melhorar sempre para estar acima dos rivais é obrigatório. Sem discussão. Mas esta conversa não me convence. Metem ali estatísticas de resultados avulsos.
Para quem tem um conhecimento de ciência e estatística, este tipo de conclusões fede a léguas.
Aceito que ter perdido o Mil Homens tenha sido importante embora não conheça a competência do gajo.
Até admito que ter mais “bling” (ou ouro-dos-tolos) atraia mais pais azeiteiros.
Mas falta muita, muita coisa neste tipo de análise. Imaginem lá que queriam fazer uma radiografia à Academia. Iam pedir a quem? A uma empresa de consultoria profissional, dos melhores do mundo?
Ou pediam a dois jornalistas d’A Bosta? Esses gajos é que são experts da coisa?
São é experts a fabricar histórias, e a cobrar por elas também…
———-
Esta coiso dos olheiros (ou ‘scouting’ se quiserem) e pergunto-me o quanto terá a ver com empresários?
Afinal, como é que os agentes chegam a conhecer os putos tão novos?
17 Outubro, 2018 at 22:05
Será que o nosso presidente vai ter tb entrevista de ano novo?
17 Outubro, 2018 at 19:35
Também não é necessário um supra-sumo para constatar que a academia já teve melhores dias, seja por falta de matéria prima seja por se ter retirado a atenção da mesma e se colocar todas as baterias na conquista do título. E não basta pisar a relva de Alcochete para se adquirir o estatuto de craque, é preciso prová-lo e, como diria o outro, trabalho, muito trabalho.
17 Outubro, 2018 at 19:40
Isso com base em quê? A sério?
Se é tão óbvio, quais são os números, evidências, factos, etc
Como é que se mede o sucesso da formação, tendo em conta o investimento, o contexto, os resultados, e durante quantos anos se define um ciclo, quais são as razões do início/fim de um ciclo e qual é o termo de comparação.
17 Outubro, 2018 at 19:51
Número de jogadores da Academia no plantel principal – 1 (Nani)
17 Outubro, 2018 at 20:01
Jovane e Mané
17 Outubro, 2018 at 20:10
Começa bem…
Espera que o Patrício é a não sei quantas maior venda de sempre.
Tristeza este tasqueiro. Alguém aqui tem conhecimentos? Tipo, a sério?
17 Outubro, 2018 at 22:16
Ficas contente com estes números?
Eu acho um crime!
17 Outubro, 2018 at 23:09
Estava-me a referir a ti…
17 Outubro, 2018 at 20:13
os outros “fugiram” de tanto suor pelo rego.
17 Outubro, 2018 at 23:09
Mais uma vez, a sua limitação para os factos é mais que muita!
Não estão no plantel principal porque se trabalha mal na Academia? Ou porque houve 3 anos de JJ e agora mais um de Peseiro?
Neste momento, no plantel A, para além de Nani, tens Jovane , Luis Maximiano e Carlos Mané. Só não tens Palhinha, Demiral, Francisco Geraldes, Matheus Pereira, ou Gelson Dala porque o Peseiro os dispensou.
E, além destes e de outros como Iuri Ribeiro, tiveste o aproveitamento na A e nas receitas de vendas, nos últimos 6 anos, de: Dier, Illori, Cédric, João Mário, Adrien, William, Ruben Semedo, Rui Patrício, Gelson, entre outros que nem lembro.
Mesmo sub aproveitado o Matheus Pereira teve mais tempo de equipa A do Sporting do que Cancelo, Nelson Oliveira , Ivan Cavaleiro, Bernardo Silva juntos. Claro que cada um destes “rendeu” 15M€, nas vendas “chapa15! do mendilhões; só não foram parar aos cofres do Carnide … mas isso é outra história … que não é para ser contada n’A Bola. Aí cantam-se as loas (em árabe dos emiratos) à “melhor Formação do mundo e do Dubai”.
E assim se fabricam mitos!!!
Saudações leoninas
17 Outubro, 2018 at 23:12
Este meu último comentário era dedicado ao Tomás Skhuravy e ao seu “brilhante” comentário: ” … Número de jogadores da Academia no plantel principal – 1 (Nani) …” (Tomás Skhuravy dixit)
17 Outubro, 2018 at 19:53
Só pode ser com base de quem não segue os escalões do nosso Sporting , vou voltar a repetir vem ai grandes jogadores de futebol .
17 Outubro, 2018 at 22:15
Deus queira que sim e que os saibamos aproveitar!
17 Outubro, 2018 at 22:05
LUIS, dá – lhe com PAIXAO, dá – lhe MARTINS
17 Outubro, 2018 at 20:02
Brave e demais tasqueiros que possam ter interesse, por mim e como disse anteriormente este assunto merecia um post.
O responsável pela segurança que demorou 10 minutos a ligar para o 112 e esqueceu-se de proteger os jogadores e avisar para fecharem os portões, foi promovido a Director de Segurança, conforme ficha do ultimo jogo em Alvalade.
Reconhecimento merecido pelos bons serviços.
Vale a pena ver este pequeno video que relata a situação toda e no final tem as imagens da ficha de jogo.
https://www.facebook.com/herdeirosdealvalade/videos/546627299140994/?t=193
17 Outubro, 2018 at 20:30
Já todos sabemos que o Sobrinho disse aí Ricci que falou com o Mendes e que por sua vez falou com o outro Mendes … e assunto encerrado.
Tudo o resto é a cavalaria maçónica via advogados e LPM a lavagem os danos colaterais.
Mas como a verdade é como a merda e vem sempre Sempre ao cimo.
É aguardar que muita gente se venha a foder e bem!
17 Outubro, 2018 at 21:07
Tadeu gosto de vez em quando dar-lhe uma parada de amizade. Quero ver quanto é que vamos mamar pelo Ruben Ribeiro, pois com essa alminha vamos até ao fim e aí vamos a ver qual é a tese que vence, ou seja quanto é que o Sporting vai mamar pela sua rescisão.
17 Outubro, 2018 at 21:22
Nem esse vai até ao fim, nem esse … mas em todo o modo será o mais vendido, será uma prova da intransigência negocial do banana.
17 Outubro, 2018 at 22:13
Nao vai nenhum caso ate as ultimas instancias
senao servia de bitola para o bem ou para o mal.
Para quem tem o queijo e a faca na mao para que correr esse risco?
Chega-se a acordocom todos e prontos.
No fim quem se fode é o SPC.
17 Outubro, 2018 at 22:09
Mas vamos ao fim com esse porquê?!?
A todos ou a nenhum.
Nojo desta mentalidade de forte com os fracos
17 Outubro, 2018 at 20:15
uns tem talento e outros invejam o talento, é assim a vida Xica tens de te habituar.
17 Outubro, 2018 at 20:29
Desde que se iniciou a campanha eleitoral começou o zum zum que a formação está de mal a pior. E a verdade é que quem ganha com essa informação é o carnide e outras putas. É lamentável que se continue com essa conversa, que é falsa, mais lamentável que sejam sportinguistas a alimenta- la. Começou nos candidatos a alta voz pela CS e agora é em todo o lado… tretas.
17 Outubro, 2018 at 20:41
Equipa B… desceu de divisao e foi extinta…
Sub 23… vao em 9* lugar… atrá de aves, belenenses, rio ave…
Júniores… 4 lugar na zona sul, atrás de c@rnide, estoril e tondela
estamos muita fortes!
Entetanto… matheus espalha magia na liga alemã… ou nao…
17 Outubro, 2018 at 20:53
São fases.
Lá porque os resultados estão piores não implica que seja uma merda.
Há 2 ou 3 anos ganhaste tudo nos escalões de formação.
17 Outubro, 2018 at 22:10
Ah puta, podes ir buscar os teus comentários quando o jota jota mandou o puto rodar!?!!
LUIS, dá – lhe com PAIXAO, dá – lhe MARTINS
17 Outubro, 2018 at 22:15
O Pai do Rock and Billys
17 Outubro, 2018 at 23:18
Não é Billys; é bílis mesmo! A Rute precisa é de ir ao “gastro”! Ainda lhe dá uma “Úrsula” no estômago, de tanto fel!
SL
17 Outubro, 2018 at 21:50
A academia tem que se desvalorizar , para se poder mudar para mais perto de Lisboa para se vender os terrenos de Alcochete , 500 milhões .
17 Outubro, 2018 at 22:11
E dar os passes ao mendes por tuta e meia…
17 Outubro, 2018 at 20:33
Os melhores programas sobre futebol são no Porto Canal.
Quem não viu ontem … puxe a cassete para traz!
17 Outubro, 2018 at 21:59
Neste momento penso a mesma coisa.
17 Outubro, 2018 at 20:34
Esta reportagem é só de 2018 também:
https://www.theguardian.com/football/in-bed-with-maradona/2018/feb/16/sporting-lisbon-academy-ronaldo-figo-ballon-dor
17 Outubro, 2018 at 20:38
Pensei que ias meter o link do NY Times sobre os nosso Rivais,
Acho que foi coisa pouca… tipo 7000 caracteres.
O Topeiral anda a ficar importante!
17 Outubro, 2018 at 21:37
Os situacionistas dizem que não está pronto. Tem tiques de vedeta e o catano. Arranjar pretextos e com eles.
Papam qualquer diaby desta vida. E dizem ámen ao que a direção achar por bem.
Podes enganar alguns, durante algum tempo. Não podes enganar todos, o tempo todo.
17 Outubro, 2018 at 21:43
Então ninguém que perceba alguma coisa de futebol de formação me é capaz de explicar se há verdade ou não nesta teorias?
17 Outubro, 2018 at 22:29
Para mim o que interessa na formação é a quantidade d jogadores de qualidade que se forma. E aqui há um indicador importante que mudou e muito. Se retirar os meus óculos verdes e fizer uma lista dos melhores jogadores portugueses até aos 25 anos (mais talentosos e ou com maior potencial, para mim e para muitos que analisam e treinam) obtenho: Nelson Semedo, João Cancelo,William (fez 26 há pouco), Ruben Neves, João Mário, Bruma, Bernardo Silva, Guedes. Sendo que neste grupo de mais velhos o Rúben Neves e o Bernardo estão acima de todos os outros. Indo para os mais novos. Diogo dalot, Gedson, Gélson Martins, Francisco Geraldes, Mateus Pereira, João Félix, Jota e Rafael Leão (jovane está quase aqui mas ainda não o ponho neste lote ainda é muito físico falta-lhe criatividade e decisão) Neste lote João Félix está bem acima de todos os outros e depois Rafael Leão, Jota e Mateus Pereira tb num patamar acima. Ora são no total 17 jogadores com 7 formados no SCP, 7 do SLB e 3 do FCP. Se fizermos o mesmo exercício há 10 anos atrás teríamos 12 ou 13 do SCP uns 3 do FCP e 0 do SLB. Para além desta recuperação e equilíbrio que o SLB já conseguiu é ainda preocupante que aqueles que chegam ao nível mais alto (Bernardo Silva), ou os que acho terem potencial para lá chegar: Ruben Neves e João Félix com grande grau de certeza e com muito mais fezada, Jota, Rafael Leão e Mateus. Só 2 são formados no SCP. Para além disso olhando para os jovens dos sub 23 e juniores não se vê claramente a quantidade de jogadores promissores que sempre fomos tendo nessas categorias. A fuga de cérebros para o SLB está a notar-se como seria de esperar. Sendo que o SLB tem preferido recrutar jogadores com entendimento do jogo e tem atraído o talento que antes vinha para o SCP.
17 Outubro, 2018 at 22:44
Obrigado pela resposta. De ti respeito mais.
Creio que entendo o critério. Eu diria jogadores que se afirmaram na equipa principal, mas mesmo isso é subjectivo.
Alargando o critério, faltam jogadores nessa lista e.g. Podence, mas faltariam a todos por isso a análise final ficaria talvez mais equilibrada?
Mas uma coisa objectiva de que falas, já identificada, é a perda de capital humano. Saiu alguém mais além do Mil Homens?
Deixámos de contratar malta do círculo dele?
Como recuperar isso?
E sobre inovação, tecnologia, etc?
Havia alguém a dizer que no carnide os gajos têm monitores de sinais vitais e registam tudo nos computadores!?!
Fiquei maravilhado com isto.
Como é que não copiamos estd segredo tão bem guardado?!
17 Outubro, 2018 at 23:09
Não acredito que não tenhamos esse tipo de tecnologias. Há uns anos o instituto de investigação ligado a Universidade onde trabalho foi propor ao SLB um projeto de investigação de análise das zonas do terreno pisadas pelos jogadores com técnicas de IA para descobrir informação útil através desses dados e ficámos a saber que há produtos no mercado que fazem este tipo de análise e que julgo que os grandes em Portugal usam todos. O maior problema foi a fuga de treinadores e observadores não só para o SLB mas até mesmo para o Braga onde o coordenador técnico da academia deles foi do SCP. São sempre bons técnicos olheiros e coordenadores técnicos que fazem a diferença. É preciso procurar o perfil certo de jogador, saber fugir do miúdo que dá nas vistas só porque é mais forte ou rápido ou já mais coordenado em termos motores e saber não perder os que não dão nas vistas por serem mais pequenos ou fisicamente menos desenvolvidos mas que demonstram intuição para o jogo e capacidade de aprender e encontrar a maneira de ajudar a equipa de acordo com o que vão observando no jogo. Depois é organizar alguns aspectos que ajudem os miúdos país a decidir pelo SCP quando são vistos por mais do que um clube. Mas acima de tudo falta no Sporting uma linha geral para o Futebol de preferência vinda de uma visão futebolística como a de um Xavi (que grande diretor desportivo seria ) que norteie a actuação dos olheiros o perfil e modelo de jogo dos treinadores a contratar etc..
17 Outubro, 2018 at 21:51
Se tivesse paciência, que não tenho, ainda ia ver o que se escreveu quando o cabrao do jesus quis que este rodasse…
Continua a limpeza.. Esfrega Esfrega
Tudo tem justificação