Adeus José Peseiro. É sem grande pesar que o vejo deixar o comando técnico de uma equipa que apresentou um futebol sofrível, previsível e aborrecido ao longo dos 14 jogos que foram dados ao seu treinador. É com enorme surpresa que constato que a maioria do país do futebol não conseguiu ver aquilo que todos os sportinguistas conseguiram: o Sporting arriscava-se a entrar numa espiral negativa sem retorno neste modelo tão horrível, o Sporting sofreu frente a todos os adversários e o Sporting nunca iria disputar este título com José Peseiro como treinador.
José Peseiro não é mau homem. Parece-me alguém realmente apaixonado pela sua profissão e bem consciente da dimensão do clube que aceitou treinar. Sabia bem o que ia encontrar quando disse “sim” a este projecto anárquico e por isso merece, pelo menos, o nosso respeito. Mas a sua banalidade e falta de talento são conhecidas há mais de uma década. A falta de pulso no balneário, a falta de sensibilidade para com os egos dos jogadores, as opções técnicas incompreensíveis e o facto de nenhuma equipa sua saber defender um canto e cair sempre na armadilha do contra ataque rival são demasiado evidentes para aceitar que possa ser o treinador de um clube que quer ganhar títulos.
Por princípio, a ideia de trocar de treinador em qualquer circunstância assusta-me. Considero que é basicamente abdicar do título de campeão nacional. Nenhuma equipa consegue ser verdadeiramente consistente com um treinador que não pode preparar o seu plantel, que tem de rapidamente passar novas ideias e que enfrenta ainda as normais divisões de um balneário sempre que é despedido um treinador. Mas o Sporting já não é nem seria consistente mantendo Peseiro e arriscava-se a abdicar o seu futuro a curto prazo por ter um técnico que perante o caos ignorou a formação, que perante as dificuldades trazidas por um jogo respondeu quase sempre mal e por ser alguém com quem os adeptos simplesmente não estavam.
Por tudo isto, pedir ao homem que aí chegar o título de campeão nacional seria iludirmo-nos sem motivo. E apesar de saber que existem exceções que confirmam esta regra, a possibilidade de encontrar um génio que chegue e comece a vencer jogo atrás de jogo para cumprir os objectivos da época é tão remota que nem vale a pena perder muito tempo na mesma.
A quem vier peço talento, conhecimento e noção daquilo que o Sporting representa e continuará a representar para milhões de pessoas. Peço que tenha tempo para montar um projecto e não pressa de vencer no momento (esta metodologia pode dar-nos 3 pontos em muitos jogos mas nunca nos dará a consistência necessária). Peço que honre aquilo que o Sporting tem de melhor e aposte nos muitos jovens talentosos (não apenas formados no clube mas nos quadros do clube) que viram o seu espaço cada vez mais reduzido desde o Verão. Peço que respeite os seus jogadores e não normalize as péssimas exibições. E, no fundo, que venha para estar alguns anos, com a noção das dificuldades que vai encontrar mas sem se vitimizar. Que queira construir um Sporting melhor e não relançar a sua carreira.
Frederico Varandas tomou o passo que todos achámos necessário e que temos vindo a prever desde há umas semanas para cá. Agora tem o primeiro grande teste da sua presidência, encontrar alguém muito melhor que o homem que decidiu despedir e dar-lhe as condições para que possa triunfar.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
2 Novembro, 2018 at 17:42
Olha olha
https://ionline.sapo.pt/artigo/632627
Afinal os bananas foram enganados.
2 Novembro, 2018 at 18:26
Que clube de otários.
Se BdC dissesse uma coisa destas era assassinado por um qualquer Vítor Espadinha ainda antes de desligarem os microfones.
2 Novembro, 2018 at 17:49
Já temos treinador? Ou o fivelas afinal não tinha plano b?
2 Novembro, 2018 at 18:16
Que o próximo treinador do Sporting perceba de futebol, seja competente a treinar a equipa e a gerir o plantel, adepto de um futebol positivo, capaz de promover os ativos da formação (sem eles não há futuro para nenhum clube português) e com ambição de fazer o Sporting Clube de Portugal campeão. (Isto é fundamental, discurso e atitude de campeão. Fartos de lamechices e bazófias. Como dizia o outro… “até pode vir da Lua”. Essa treta de ter que ser português cheira a mofo, como se ‘português’ fosse sinónimo de ‘competência’.
1. José Pekerman. A par de Bielsa são os grandes ‘pensadores’ do futebol moderno que inspiraram e formaram os melhores treinadores e atletas da atualidade (Pochettino, Guardiola…). Sabe quase tudo, não precisa de aprender nada, é daqueles que faz boas omoletes com quaisquer ovos;
2. Paulo Sousa. Provavelmente, o jogador mais ‘cerebral’ do futebol português. Adepto de futebol positivo e o mais ambicioso dos treinadores portugueses (a par de Mourinho). A comichão que provoca no jornalismo cervejeiro português é bom indicador que seria uma boa escolha. Ao que parece não alinha em tachinhos… nunca terá a propaganda que tem o rei das bazófias (atual líder do super campeonato árabe);
3. Philip Cocu. A escola holandesa é a par da portuguesa a mais fascinante da Europa, com a diferença de que, a par da espanhola, é a mais eficiente. Pode ajudar a aportar um modelo profissional ao projeto da Academia e deixarmos de formar promessas para produzir campeões em catadupa (podia trazer com ele o Stan Valcx).
Tirando mais dois ou três nomes argentinos, como Schelloto, Gallardo, Almeyda ou mesmo Martino (estes dois últimos são os únicos disponíveis), todos os restantes nomes que vieram à baila não parecem ser boas escolhas. A qualquer nome escolhido devem ser associados três nomes com forte ligação ao Clube como jogadores (Tiago Fernandes obviamente não encaixa neste perfil, mas Litos, Torres, Vital, Balakov, Oceano, por exemplo, entre outros seriam boas escolhas… aliás dois dos adjuntos deveriam ser os treinadores principais dos Sub23 e da B – que deve ser recuperada).
Que a pessoa escolhida seja decidida pela estrutura do futebol e não pelos funcionários da cafetaria, frequentadores de roulotes, um bobo ou zero qualquer alapado outra vez à corte para ter o protagonismo do costume, ou um qualquer parasita ‘empreendedor’ que anda no futebol a viver à custa do talento alheio…
Talvez por ser o Sporting, tanta gente preocupada com o facto de um funcionário ter sido despedido antes de se ter contratado outra pessoa para o seu lugar. Notável. Ao que parece, a boa prática teria sido contratar alguém às escondidas e depois despedir o outro de surpresa.
2 Novembro, 2018 at 18:23
Acho este vazio quanto ao próximo treinador extraordinário. É no fundo a prova de que a atual direção estava com o Peseiro de pedra e cal. De que outra forma se compreende que o próximo treinador não estivesse já de malas aviadas para treinar o Sporting? É a sério que estão agora a tentar identificar um treinador? Volta PMR! Espero com curiosidade a próxima intervenção do Ricciardi…
2 Novembro, 2018 at 18:29
Varandas a ser atacado pela associação de treinadores. Somos mesmo pequeninos. Cada vez mais pequeninos. Cada vez mais gatinhos.
2 Novembro, 2018 at 18:31
Peseiro foi o mal necessário “arranjado” pelo Cintra e sus muchachos.
É engraçado que eu olho para o Real Madrid e para o Sporting e vejo paralelismos.
No Real, CR7 saiu e o Florentino, para salvar a pele, arranjou Lopetegui a pensar que, ou corria bem e ninguém falava do Cristiano, ou corria mal e a culpa era do treinador e não da saída do jogador.
No Sporting, Peseiro foi contratado para levar com tudo o que de mal ocorresse.
Para isso é até conveniente o silêncio do Varandas.
E os jogadores até ajudam. Cheira-me que o nosso marcador de cantos até vai a partir de agora começar a fazer chegar a bola ao meio da área.
Se todos nós que até nem percebemos nada de bola sempre achámos que Peseiro era um erro enorme, os gajos que andam lá dentro não achavam o mesmo?
3 Novembro, 2018 at 0:17
Mas isso não é pôr em causa o profissionalismo “dos gajos que andam lá dentro” ?
2 Novembro, 2018 at 18:47
Isto tava mesmo a pedir era o Mija Lovic
2 Novembro, 2018 at 19:29
Sempre.
http://www.alagoas24horas.com.br/wp-content/uploads/2016/06/mila-600×780.jpg
2 Novembro, 2018 at 18:52
O próximo há-de ser igualmente otário ou pior…
E se não for, vai ser trucidado pelos ignorantes e incompetentes que lá andam…
E andaremos todos com a cabeça entre as orelhas…
2 Novembro, 2018 at 19:09
Infelizmente.
2 Novembro, 2018 at 19:15
Por uma AG… com DESTitUIÇÃO, JÁ!!!
2 Novembro, 2018 at 19:45
Se a Asssociação de minitreinadores que quando vão à Etar, fazem o beija-mão ao padrinho critica o Sporting, é sinal que o Varandas fez bem.
Peseiro aceitou ser o timoneiro dum barco à deriva, mas infelizmente não tem mãos .
Se nem o Leo quer vir é sinal que não vê hipótese de fazer nada, bela herança que o outro deixou: Os retornados são insultados, os da formação não têm jogos, tremem nos grandes palcos,, os contratados não têm entrosamento, sobra o Montero, o Coates e 2 lesionados (Bost e Mathieu), e a tralha como Jefferson, Castanhas.
Este ano é : lutar pelo 3º, em Jan. vender a tralha, trazer Adrien, formação lutar pela LE, Taças.
2 Novembro, 2018 at 19:54
Foda-se, a estupidez que antecipo ler cada vez que vejo este nick não desilude. Ou então escreves pior que o…
Acho que não é preciso a ANTF criticar o Sporting para saber que mandar o Peseiro co caralho foi boa idéia, se bem que tardia.
O Leo não quer vir por causa do BdC…deve ser porque não tem mulher agora!
Os da formação, os fetiches, afinal JJ foi o único que os trouxe para o plantel (concorde-se ou não) mas todos os outros os mandam rodar.
Os “retornados” são insultados porque são uns traidores!! Veremos se não vieram a ganhar mais.
Estupidez do BdC que chamou o Mendes e lhe deu €4M.
Ah, e por causa dele a equipa não tem entrosamento.
2 Novembro, 2018 at 20:32
TRAIDORES SAO OS GANDULOS PRESOS NO ATAQUE A ALCOCHETE. E ainda aqueles que estao por prender…
2 Novembro, 2018 at 20:35
vai mamar
2 Novembro, 2018 at 19:52
Primeiro tivemos isto:
“Houve mesmo um blogue, animado por um cobarde anónimo ligado à empresa que continua a ser um dos principais fornecedores de serviços de Comunicação do Sporting, que escreveu que obtive um negócio de “2,3M a 3M de euros” com o meu clube.”
Agora temos isto:
“A dispensa da agência de comunicação insere-se também num processo de integração das várias plataformas de comunicação do clube (jornal, Sporting TV e social media), as quais estavam dispersas e ficam agora a funcionar em conjunto e em Alvalade. A agência LPM fica como consultora estratégica de comunicação.”
Para quem tinha duvidas o VELHO SPORTING voltou mesmo.
Houve alguém que disse, é tão fácil roubar um clube.
Da-lhe fivelas eles gostam de transparecia mas ainda mais de gelados na testa.
2 Novembro, 2018 at 20:59
Isto é uma merda pegada.
Havia aqui cartilheiros a negar tudo isto.
E onde está a indignação dos que se indignavam com fait divers?
3 Novembro, 2018 at 0:18
A negar isto? Havia gajos que até diziam que não sabiam que era o Luís Paixão Martins.
Este clube tem de ser refundado.
O outro ainda tentou mas era tudo demasiado ‘incómodo’.
3 Novembro, 2018 at 0:19
*quem era
2 Novembro, 2018 at 20:01
eu quero que a associação de treinadores se foda…
o outro a ser rifado pelo cesarinho e esses cabrões calados.
eu bem sei como funciona a cadeia alimentar do futebol indígena.
2 Novembro, 2018 at 20:36
Estamos a ser assaltados… por dentro e há aqui malta, dita sportinguista, que consegue arranjar desculpa/justificação para tudo! E quando não têm justificação possível, a sua desonestidade intelectual obriga-os a recorrer à já tradicional “estirada”…”o vosso querido líder é que era bom…o destituído é que…” e outras do género.
São uns crápulas esses sportinguistas mansos que aceitam tudo, até deixar de se lutar por um campeonato, em outubro/novembro eles aceitam!! Foi para isto que quiseram a destituição e estas eleições!!
Vão pró caralho que vos foda!!
2 Novembro, 2018 at 20:53
Parece que o sinisa mihajlovic vai substituir o peseiro
2 Novembro, 2018 at 21:00
Pior não seria
2 Novembro, 2018 at 21:00
A ida do Peseiro para a alheta não me causa nenhuma surpresa.
Não ter um plano B causa estranhesa.
Agora sff nada de ir ao refugo.
Indemnização ao Peseiro? Devia haver uma entidade regulador da profissão treinador que lhe tivesse tirado a carteira profissional para não nos termos de sujeitar a isto…. mas enfim. O sousa cintra que pague. . . Foda se.
2 Novembro, 2018 at 21:00
Neste momento de dificuldade estou com o sr. Peseiro que, coitado, está devastado:
https://twitter.com/diariodragoes/status/1058283224483405824
Entretanto o LPM assumiu a comunicação do Sporting, para mim uma verdadeira surpresa, não estava nada à espera.
2 Novembro, 2018 at 21:16
Aliás, fica aqui a minha vénia pública para uma empresa que num momento delicado como este assume um imenso risco em se associar ao Sporting.
Ainda para mais uma empresa como a LPM, que tem uma marca absolutamente impoluta no mercado.
Espero que todos tenhamos esta consciência e que se saiba valorizar quem por nós vai dar o corpo às balas.
2 Novembro, 2018 at 23:05
Ah ah ah ah
3 Novembro, 2018 at 8:05
Certamente saberei dar o devido valor… O resto será o amigo Varangas a dar!
3 Novembro, 2018 at 8:12
LOL 🙂
2 Novembro, 2018 at 23:05
Ah ah
3 Novembro, 2018 at 8:03
Ninguém estava à espera, Sir…
É um choque de tão repentino.
2 Novembro, 2018 at 23:07
com que então LPM..
Espero que tenham vergonha na puta da cara e parem de comentar os que negaram o óbvio, carneiros mansos, acéfalos, irresponsáv71s
3 Novembro, 2018 at 0:15
Estão todos ali ao lado a fingir que não sabem.
3 Novembro, 2018 at 8:04
Estão é a fingir que nem existem…
3 Novembro, 2018 at 0:16
Tens tão mau feitio, vizinho.
Tiveste água hoje? Este ano a coisa está agreste :/
3 Novembro, 2018 at 16:42
…”Peseiro sabia bem ao que vinha”…, “Merece o nosso respeito”…, É verdade, merece tudo isso e segundo parece, ainda mais 800 mil euros e mais uns pozinhos de ordenados… Para 4 meses orribilis, é obra!! O próximo parece que é russo…muda-se por completo o paradigma…espero que corra bem, mas se correr mal, varandas coloca-se na guilhotina num curtíssimo espaço de tempo…! É obra!! O tempo no Sporting não para é sempre a bombar… até à venda da SAD.