Passaram mais de seis meses, é altura certa para fazer um balanço sobre a história do empréstimo obrigacionista, pois uma rápida leitura pelas caixas de comentários é suficiente para verificar que muita coisa está a ser escrita que não corresponde à verdade dos factos. É a minha visão, suportada sempre que possível em links que nos remete para as notícias e pretendo com isto, que uma mentira mesmo que contada mil vezes não se transforme numa verdade.
Numa altura que a ex-direcção estava a negociar a nova reestruturação que incluía obviamente o revolving atempado do EO com vencimento em 23/05, acontece o seguinte:
Em 09/04/2018 a Holdimo comunica que solicitou uma AG para destituir a administração da SAD.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/o-comunicado-da-holdimo-a-confirmar-o-pedido-de-assembleia-geral
Na mesma data o lacaio Marta Soares exige a demissão de BdC:
https://www.publico.pt/2018/04/09/desporto/noticia/marta-soares-exige-demissao-com-bruno-de-carvalho-nao-ha-paz-no-sporting-1809616
Estas movimentações condicionam as negociações e por comunicado da SAD de 10/04 é anunciada a intenção de adiar o EO de maio, devido à instabilidade diretiva e à interferência de terceiros. Pode ser lido aqui:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR67894.pdf
Em artigo assinado por BdC e publicado em 30/04 e também por CV em declarações à SportingTv, com toda a transparência explicam aos sócios o que verdadeiramente está em causa – Perda da influência da Holdimo
Explicaram, que devido a esta instabilidade, é necessário propor o adiamento do EO de 30M para novembro e fazer um mais pequeno para reforço de tesouraria, que seria mais facilmente aceite pela CMVM e subscrito por investidores numa altura de instabilidade. Esta explicação os sócios e aos INVESTIDORES foi necessária de forma a saberem o que estava em causa e que havia uma estratégia, um rumo, mais do que nunca a união e apoio dos sócios seria essencial.
https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/situacao-financeira-do-sporting-cp-emprestimos-obrigacionistas-9294519.html
A divulgação do plano origina um movimento de indignação da parte dos rivais e até do sindicato dos banqueiros, pode ser lido por aqui:
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca—financas/detalhe/bancarios-indignados-e-revoltados-com-perdao-do-bcp-e-novo-banco-ao-sporting
https://rr.sapo.pt/noticia/113194/fc-porto-queixa-se-de-concorrencia-desleal-no-perdao-a-divida-ao-sporting
A transparência desta divulgação e a defesa do interesse do clube, que deveria ser motivo para agregar e unir os adeptos teve um efeito perverso, pois rapidamente esqueceram o que estava em causa e quem eram os reais inimigos deste plano de reestruturação.
Por outro lado, os Bancos confiam e confirmam o plano de reestruturação como pode ser visível nestas declarações:
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca—financas/detalhe/nuno-amado-sobre-perdao-ao-sporting-o-nosso-criterio-e-defesa-dos-interesses-do-bcp
Depois e muito convenientemente acontece a farsa do cashball, de alcochete e a comédia das violações dos estatutos. Pasme-se o principal motivo de destituição é a violação dos estatutos, quando o crime é cometido bem depois da AG estar agendada.
Entre o início do conflito com a Holdimo e com o Marta, em 09/04 e o vencimento do EO em 23/05 dava para lançar dois ou três EO, não existisse esse conflito, nunca teria sido necessário qualquer adiamento.
Mesmo assim, em condições difíceis a direção anterior, negociou e conseguiu o adiamento e preparou o EO de 15M que foi boicotado pelo Marta e pelos notáveis. Esse mesmo que agora estão a tentar concretizar e é sem estratégia e sem rumo definido é que pensam obter o apoio e união dos adeptos e investidores?!!
A história deste EO é uma encenação, quisesse o Sobrinho e estava integralmente subscrito no primeiro dia. Há que ir gerindo as dificuldades e a evolução que se pretende e justificando com isso as doações, os saldos e descapitalização.
O resto, é história… como sempre disse, o sobrinho manda, o rogerio executa e o fantoche que estiver na presidência é informado.
Foi assim com o Patrício, com a doação ao mendes, com a rabula do peseiro, com o ajuste da comunicação e do catering, com o silencio em relação à perseguição de ex-dirigentes e dos bloggers, falta de resposta ao traficante, etc….
Não esqueço que o Álvaro Sobrinho disse que falou com Varandas e que o projeto teria de ser ajustado, podem ver aqui.
Álvaro Sobrinho em entrevista hoje, a falar sobre o Frederico Varandas. pic.twitter.com/aXrVpClob1
— Sporting Things (@SportingThings) September 11, 2018
BdC não tem culpas? Obviamente que sim, mas TU que nunca erraste atiras-lhe pedras. No meu critério, nada que fosse do meu conhecimento na altura e mesmo agora, justifica o que foi e está a ser feito, e já nem falo ao dirigente, que tanto deu ao clube, falo à pessoa.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Malcolm
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
22 Novembro, 2018 at 18:59
Cherba apaga este sff.
22 Novembro, 2018 at 19:04
O empréstimo rendeu 26 milhões de euros
22 Novembro, 2018 at 19:08
O Malcolm fez um trabalho notável sequenciando um conjunto de factos e circunstâncias que fizeram detonar a crise. O ovo da serpente gerou-se na perspectiva da Holdimo perder influência. Vá lá o Sobrinho pode ter alguma razão porque ajudou o clube transformando os Empréstimos em Capital. Quando o BC anunciou o Acordo pensei isto vai dar sarilho a menos que BC dê a possibilidade de o Sobrinho adquirir VMOC´s na proporção da sua posição accionista. Não o fez e enfim se calhar também porque o
Sobrinho estivesse a preparar-se para comprar .
Enfim pena o EO ter ficado nos 26,162 ME.
22 Novembro, 2018 at 19:19
Posso ser criticado por isto, mas tenho de o dizer, o Sobrinho, a Doyen, o Mendes entre outros, são precisamente o cancro , os vampiros que gravitam no desporto e sugam os clubes. Não tenho pena nenhuma.
No caso especifico do Sobrinho, “aproveitou” a fragilidade para não chamar outra coisa do Godinho para comprar passes de jogadores em saldo.
BdC, conseguiu e bem minimizar o problema, recomprou os passes a troco da entrada no capital do Sobrinho.
Por mim estas sanguessugas não merecem consideração nenhuma, tal como à Doyen e ao Mendes se os pudermos foder é faze-lo sem piedade alguma.
22 Novembro, 2018 at 19:39
A Doyen e o Mendes sim.
A Holdimo investe numa SAD. Que mal há nisso?
Mais uma vez estás errado.
Foi o Godinho que foi ao Sobrinho pedir emprestado (20 ou 30 M€, já não lembro) e deu como garantia (ou a troco, se quiseres) essas percentagens dos passes.
Tal como foi o Bruno que lhe pediu para trocar as percentagens dos passes (20 ou 30 M€) por acções da SAD.
O Sobrinho, através da Holdimo, ajudou o Godinho, fazendo o que lhe pediu, e depois ajudou o Bruno, fazendo o que lhe pediu.
Mas é uma besta…
22 Novembro, 2018 at 21:21
Epá fogo
“Mais uma vez estás errado.” É preciso mesmo descaramento!
Não invento, para inventar estás aqui tu!
Não faço ideia se foi o godinho que procurou o sobrinho ou se foi o sobrinho que procurou o godinho, o que sei é o que sobrinho “pagou” o capital que subscreve na SAD com os passes que detinha. Ponto.
22 Novembro, 2018 at 21:30
O que eu sei é que na altura o Godinho não tinha um tostão para se coçar e o sobrinho nadava no dinheiro do BES… é fácil perceber os contornos do negócio.
23 Novembro, 2018 at 0:38
Pretoriano, mais precisamente do BESA … que ele geria … e que lesou!
Vir com a conversa de “qual é o mal de ser accionista, ou de a Holdimo investir na SAD” é lançar fumo para a conversa. Ninguém Sportinguista se deve ofender com accionistas privados na SAD; com o que, na minha opinião qualquer sportinguista se deve apoquentar é com um accionista que estrebucha com acções em tribunal contra a Administração da SAD assim que percebe que vai perder “terreno” na mesma.
Porque foi isso que Álvaro Sobrinho fez: intentou duas acções contra a administração da SAD, uma em tribunal alegando desvios de fundos da SAD para o Clube (!!!) e outra, na SAD, solicitando a convocatória de uma AG para destituição do CA. Não porque lhe tenham retirado capital. O capital é o mesmo! Mas porque lhe iriam retirar poder: o mesmo capital deixaria de representar quase 30% e passaria a representar cerca de 10%. Ou seja, deixava de ter assento no CA da SAD. PONTO! FINAL! PARÁGRAFO!
Saudações leoninas
23 Novembro, 2018 at 9:18
Haja gente esclarecida para calar os artistas da treta.
Obrigado.
22 Novembro, 2018 at 23:13
Sobrinho
o nosso herói, graças a ele ainda existe o Sporting.
Como as coisas mudam
22 Novembro, 2018 at 19:40
qual o interesse em foder um investidor? passar a mensagem para o exterior e afugentar outros potenciais investidores?
o clube precisa de investidores, alias qualquer empresa precisa. é o mundo actual, nao ha como fugir a esta realidade.
desde que mantenhamos a maioria, nao vejo problema nenhum em ter parceiros economicos.
com a doyen e o mendes, a historia e outra…
22 Novembro, 2018 at 21:24
“o clube precisa de investidores”
A Holdimo só aparece como investidora de capital porque detém passes de jogadores, o que para mim a transforma numa espécie de Doyen.
Mas admito que possa estar enganado, se reparares até inicio o comentário dizendo “Posso ser criticado por…”
23 Novembro, 2018 at 0:22
Malcolm, subscrevo a 100%.
SL
23 Novembro, 2018 at 9:01
Malcom estás correcto no que dizes.
O maior cancro é a holdimo.
Não podemos esquecer que o GL teve o cuidado de nunca nomear a pessoa (existem mails nesses sentido), e isso revela bem o nivel de FDP que o sobrinho é.
Sempre disse que foi ele que pagou à juve para atacar em Alcochete, e isso tudo porque o plano era, e continua a ser, vender os seus 30% por 100M ao tal fundo.
Temos de perceber que ele pagou 20M por algo que agora vale 100M.
Para nós um unico milhão seria uma festa, mas para estas bestas multiplicar o que investiram por 5 é que é uma festa.
22 Novembro, 2018 at 19:13
Bem…pela primeira vez não conseguimos os 100% do financiamento.
Porém pelo que se perspetivava há uns dias atrás, ficar somente a 3 milhões e tal da fasquia já é muito bom!
Passemos ao passo 2… recompra das VMOC!
22 Novembro, 2018 at 19:32
Com que dinheiro?
As VMOCs iam ser compradas com 30M€ de metade do EO de 60M€ que se pensou fazer e com 10M€ de parte da venda de jogadores – que se esperava ser entre 50M€ e 60M€ (Patrício, William e Piccini).
Se nem os 30M€ conseguiste para pagar este EO que vence daqui a dias, como queres comprar as VMOCs se, ainda por cima, vendeste o William e o Piccini abaixo do que era suposto?
Além que a banca está a ser pressionada para não fazer esse negócio ou terá de abrir as pernas a Benfic@ e Porto também – na ideias das nádegas!
22 Novembro, 2018 at 19:36
Ora Miguel sem cinismos da minha parte o
Miguel acabou de dar Parte da explicação para a não recompra das vmocs conforme previsto pela direção anterior . Retenho “ com que dinheiro se nem 30m conseguiste “ ora aí está . Acho que todos incluindo varandas estavam interessados em que está eo não fosse conseguida na totalidade . O que conseguiram . E criando contexto de dificuldade bem agora apresentar uma derrota , Clara,
Como se de vitória tratasse
22 Novembro, 2018 at 19:39
*vem
22 Novembro, 2018 at 21:38
As VMOC´s custam 40,5 ME. Se Varandas fosse um bom negociador o negócio de Gelson teria que ser suficiente para as
pagar. Como não é e ainda leva atrelado o JMendes vai ser mais uma pechincha para o A Madrid e claro para o sanguessuga JM e outros.
23 Novembro, 2018 at 8:15
As VMOCS nao precisam de ser adquiridas na sua totalidade.
Apenas precisamos de investir 22,5M até 2022 para manter a maioria da SAD.
https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2018/04/30/bruno-de-carvalho-escreveu-sobre-a-situacao-financeira-do-sporting-e-disse-muito-nas-entrelinhas/amp/
22 Novembro, 2018 at 23:07
O Contrato da NOS serve para que? Torrar no mercado de transferências? Limpar o cú às notas?
23 Novembro, 2018 at 0:14
Bingoooo!!!
22 Novembro, 2018 at 20:34
Outros tempos em que era a Banca que tornava firme os EO e incentivava investidores a participar.
Agora… é chão que deu uvas.
Nas actuais circunstâncias, com a Banca (e não só) a fazer contravapor, com um banco “não tradicional” neste tipo de operações, entendo que obtivemos números bons/muito bons.
E tirou-se pão azedo da boca de muita gente…
22 Novembro, 2018 at 19:14
Eu confesso que gostei dos números finais deste EO.
E peço desculpa ao Varandas, pois provavelmente estava a expor uma análise incorrecta, baseado em notícias do tweet de um ex funcionário do Clube.
22 Novembro, 2018 at 19:19
Mais uma prova de força do senhor Presidente Doutor Frederico Varandas e demais elementos da sua direção!
Mais uma batalha ganha!
Continue o excelente trabalho Senhor Presidente!
Obrigado por ajudar o clube e a sad neste momento difícil!
Outros nem o EO conseguiram ver aprovado!
Viva o Sporting!
22 Novembro, 2018 at 19:20
22 Novembro, 2018 at 19:22
Mau… Entao mas é Presidente, ou é Doutor? As duas coisas seguidas soam um bocado mal.
22 Novembro, 2018 at 23:18
Está calado que estás a falar com gente fina urbana.
O cartilheiro tem de mostrar serviço, recebe por linha.
22 Novembro, 2018 at 19:27
À boia…
22 Novembro, 2018 at 19:31
Largue a cartilha. Deixe isso para os pedro gurr
22 Novembro, 2018 at 20:14
Deixe de ser lambe botas.
Batalha ganha pelo Sporting.
Farto desta cantilena.
Momento difícil foi quando um homem em 2 anos teve receitas de 72 e gastou 160
Ganhe juízo e não diga disparates.
22 Novembro, 2018 at 20:28
Seja pulido. Tenha comportamento digno com o assunto de que fala.
Não seja Bruno Azevedo, escreva com elevação.
22 Novembro, 2018 at 20:33
Valente?
22 Novembro, 2018 at 20:36
Foi descoberto, caro Carriço. Só agora é que ‘captei’. Mil desculpas.
Passei a adorar os teus comentários.. Ironia finíssima, só ao alcance dos melhores. Muito bom mesmo.
Fique V.Exa descansado que não digo a ninguém.
22 Novembro, 2018 at 20:46
Jogou no Damaiense?
22 Novembro, 2018 at 23:23
Foda-se o Godinho tem a lata de escrever com o nome carriço.
Godinho és uma peça do caralho
22 Novembro, 2018 at 21:45
Falta de chá?
22 Novembro, 2018 at 23:21
Quantos kg pesas agora palhaço cartilheiro ?
Está na altura de fazer dieta
22 Novembro, 2018 at 21:33
Ja picaram?
23 Novembro, 2018 at 0:19
O pretenso a doutor lambe muita bota e depois fica com a língua cheia de graxa. Não é um espectáculo bonito.
22 Novembro, 2018 at 19:24
Ora Carriços, ora Carpideiras a lançar mão de tudo para atacar. Há alguém no meio? Alguém? Estou sozinho, lol?
22 Novembro, 2018 at 20:33
Eu.
22 Novembro, 2018 at 19:28
Malta desculpem lá . Foi criado um contexto , propositado , na minha opinião , de que o oe poderia estar em causa . Que havia dificuldades e traições aos mais alto nível . Perante a notícia dos 26m é vista como uma vitória contra tudo e contra todos . Mas pro caralho , é uma vergonha . Um clube como o nosso não conseguir subscrever os 30 e com uma procura muito acima é um muito mau sinal . Muito mesmo . Até o caralho do Porto consegue com uma perna
As
Costas . Admitiria que se estivesse bdc fosse mais difícil . Porque afinal era um doido . Mas agora ????? Com a novel direção suportada por tudo quanto é notável endinheirado. Puta de história muito mal contada .
22 Novembro, 2018 at 20:18
Se não tivéssemos falhado o pagamento de um EO acredite que não tínhamos problemas no seguinte.
Mas não vou perder tempo a explicar o óbvio.
Ou existe muita ignorância ou é mesmo má fé.
22 Novembro, 2018 at 21:17
Não leste o post. Explica bem a razão porque teve que se prolongar a maturidade por uns meses. Ouviste falar no Golpe?
É que não foi realidade virtual….
22 Novembro, 2018 at 21:34
Golpe de Judas?
22 Novembro, 2018 at 21:47
Quando o ‘puzzle’ da GOLPADA tiver terminado (já não falta muito) … Irás desparecer daqui como o rato que és … Ao fim ao cabo, será como a tua ‘aparição’, será rápido e indolor …
22 Novembro, 2018 at 23:18
E lá se vai a mesada…
23 Novembro, 2018 at 14:12
Isso mesmo … “Golpe de Judas”!
Obrigado por desmistificares.
Não diria melhor!
23 Novembro, 2018 at 10:14
Ou as duas ao mesmo tempo .
22 Novembro, 2018 at 19:30
O lyonne o passo dois vai ter de aguardar pela prisão do bdc . Mas isto sou eu a sonhar . Procuradoria meteu recurso para a relação a fazer fé nos orcs da cs
22 Novembro, 2018 at 19:41
Epá agora por falares nisso…ouviram a procuradora a interrogar o Fernando Mendes!???? Dddaaass é pior que nos tempos do fascismo, inacreditável.
22 Novembro, 2018 at 19:43
Estou espectante por ouvir o áudio do interrogatório ao Paulo Gonçalves, para poder ter um termo de comparação…
22 Novembro, 2018 at 20:34
Isso existe?
22 Novembro, 2018 at 20:36
Desculpa, Pretoriano. Li mal. Percebi que estavas a ouvir o audio… Um audio desse interrogatório cá fora seria o fim do mundo em collants.
22 Novembro, 2018 at 21:36
Epá posso ter ouvido mal mas…ouvi que vai passar hoje na CMerda TV. Posso ter ouvido mal e se assim foi desde já as minhas desculpas, mas que ouvi, ouvi!!!
22 Novembro, 2018 at 21:44
Já tiveste Pretoriano e viste bem a diferença . Parece que somos muito poucos a escandalizarmo-nos com estas coisas . Infelizmente . Como alguém
Aqui comentou um dia destes prefiro mil Mustafas na rua que uma justiça como esta
Que humilha cidadãos e serve interesses particulares .
23 Novembro, 2018 at 0:44
Mas tu eras nascido à época do fascismo?
Contaram-te umas histórias, leste umas coisas e, já está!, sentes-te à vontade para comparações idiotas.
O Mendes quis dar música e a Procuradora deu-lhe rédea curta, só isso – e o Mendes acabou por fugir a uma resposta objectiva, apesar de tudo.
23 Novembro, 2018 at 10:13
no Comments mr lion . Mas acertou na
Mouche o que sei do fascismo devo o as canções de embalar da minha avó . Que idiotice de
Comparação minha . Para a próxima consulto o a si antes de dizer asneiras .
23 Novembro, 2018 at 12:28
Toma lá, papalvo
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/sporting-pgr-abre-inqueritos-a-procuradora-e-a-divulgacao-de-audios-de-interrogatorios
22 Novembro, 2018 at 19:35
Esta é a prova provada de como os factos se podem adaptar a diferentes narrativas. A objectividade nao existe quando o assunto é paixão. Não faço ideia se o Sobrinho manobroucom outros esta instabilidade. É bem possível que sim. Mas numa altura em que se está a tentar aumentar a participação numa sociedade a última coisa que se deve fazer é fazer parangonas e criar instabilidade no maior activo, que neste caso era a equipa de futebol. Ora quem vem agora tentar passar a mão pelo pêlo ao Bruno, está a esquecer-se de que ele foi responsável por criar as condições para que o Sobrinho pudesse alegadamente atuar. Ora isto em termos técnicos tem um nome: ser-se burro! Ora com desta burrice nasceu todo este presente de natal antecipado que nos caiu no colo. Esta é a leitura que eu faço. Um abraço
22 Novembro, 2018 at 19:37
Ora porra para tantos oras. É o que dá escrever às prestações.
22 Novembro, 2018 at 19:38
Leão , nisso concordo consigo . Bdc foi burro como uma carroça . Estava à espera de vencer o embate com o exército que julgava que tinha. E o exército dele era muito
Cobarde .
22 Novembro, 2018 at 19:42
O problema é wue o mundo das finanças não é uma batalha campal. É um mundo frio e “darwinista” no pior significado do termo. Aquela entrevista no DN foi um tiro no pé que apenas serviu para lhe alimentar o ego. Estratégia zero. Esse não é, nem nunca foi o tipo de lider que ganha no final.
22 Novembro, 2018 at 19:48
No limite até poderia ser…mas precisava de um exército com muitos generais, coronéis, majores…e não um exército apenas com tropa “macaca”…soldadinhos de chumbo que ainda por cima na sua maioria têm direito a pouquinhos votos…tramou-se à grande!! As altas patentes não estavam ao serviço da nação (clube) defendiam, na sombra, outros interesses.
22 Novembro, 2018 at 20:04
Fala por ti…
Ns verdade, como estratega… BdC era uma nulidade. Falas de “exército”, mas o general era uma merda: sempre a marchar para a frente contra tudo e contra todos. Incapaz de manobras de flanco, recuos estratégicos, operaçoes de emboscada… enfim.
No dia em que se fechou o empréstimo obrigacionista, nada como mais um texto revisionista a tentar branquear a imagem e final de mandato do ex-presidente com cabalas e conspiraçoes tenebrosas… e nada como chamar “fantoche” ao actual presidente. De facto… um lampiao nao faria pior…
22 Novembro, 2018 at 19:58
Bela porcaria, não se chegou aos 30 milhões! Por esta não esperava. Se calhar o Varandas tirou do bolso a medalha de finalista e voilà ficou próximo, mas não atingiu aquilo que se propôs….
Faltaram os investimentos do Dost, do Bruno Fernandes, do Battaglia e dos respetivos empesários.
Isto também poderá ser alarmante para os nossos rivais….a não ser que….
22 Novembro, 2018 at 19:58
Isto é a minha opiniao, e um resumo bastante reduzido da coisa.
Bruno de Carvalho, no inicio conforme as escrituras, teve de aceitar o beijar de mao a ricciardi e sobrinho. Se calhar nao da mesma forma que o godinho teria, se calhar bastante com bastante menos beijos, mas nao se safou a isso. E com isto conseguiu ter alguma paz financeira, e iniciar o seu mandato, que supostamente dizem as lendas, chegou a ponderar abdicar logo no inicio, caso a coisa nao tivesse sido mais ao seu agrado.
A festa andou e foi andando, e aqui é que eu ponho em duvida se BC sempre pensou, que futuramente poderia correr com os sobrinhos e etc quando a coisa estivesse melhor, ou se so foi a partir de determinada altura, e com o apoio de bases que foi adquirindo, que comecou a pensar nesse cenario.
Mas pronto… Chegamos a AG do pavilhao Joao rocha. Porque é que BC pos a cabeça no cepo? Simples. Na minha opiniao, toda aquela assembleia teve o unico intuito de fazer uma demostracao de poder, aos sobrinhos e afins…algo que BC conseguiu…So que….
Enganou se no tamanho das pilinhas… E pensou que a pilinha do comum socio chegava para a pilinha so sobrinho. E fodeu se. Ou foderam no.
End of story
O Bruno queria ser dono do clube, dizem eles. Eu como socio de base, nunca senti isso. Alias nunca senti o clube tao meu, como quando o Bruno teve no leme. E o problema era mesmo esse. Os artistas nunca perdoaram ao Bruno, que preferisse os socios de base, aos notaveis do croquete. Alias ate lhes cortou a mama, e os previlegios.
E isso foi o seu fim.
22 Novembro, 2018 at 20:06
Agora junta isso ao ninho de vespas do balneário e à instabilidade pessoal e puff tens o chocapic.
22 Novembro, 2018 at 21:46
Pedro belíssima análise . No fim de contas resume se a realidade de mil pilas não chegarem para uma . E nem precisa de sair das calças basta engrossar
23 Novembro, 2018 at 12:50
Belo resumo a fechar o post do Malcom
22 Novembro, 2018 at 20:22
Só teorias da conspiração.
https://scontent.flis6-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/46510678_2011535145567777_2054561532334833664_o.jpg?_nc_cat=107&_nc_ht=scontent.flis6-1.fna&oh=221abbd1d08fcaf8ca4da614910c8a67&oe=5C6E4E63
https://scontent.flis6-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/46495732_2011535208901104_4085286949659607040_o.jpg?_nc_cat=110&_nc_ht=scontent.flis6-1.fna&oh=13dce6cbea3a6678c24b419bb261ec52&oe=5CA9635F
https://scontent.flis6-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/46764838_2011535288901096_8339784589895532544_o.jpg?_nc_cat=107&_nc_ht=scontent.flis6-1.fna&oh=8f758568c2f867d4f1490f717fb52eca&oe=5C798CD4
22 Novembro, 2018 at 20:24
Agora já se percebe como de vez enquando aparecem as múmias e o catarro do pulgento salvador.
22 Novembro, 2018 at 21:54
Queres ver que vão aí aparecer uns quantos (os do costume) a dizer que isto é mentira … cabalas e cenas estranhas desse tipo???
23 Novembro, 2018 at 0:31
A gente precisa é de gente do calibre do Carlos Barbosa…
22 Novembro, 2018 at 20:26
Tenho dúvidas que alguns dos personagens que por aqui rabiscam saibam o que significa empréstimo obrigacionista, incumprimento, realidade, terrorismo, dívidas, alucinação, alucinado, invenção, legalidade, estatutos, verdade, risco de incumprimento…
tenho muitas dúvidas que sejam sportinguistas de Alma e coração e, mais dúvidas ainda, que sejam sócios do grande SCP.
não vou perder mais tempo a discutir com gente que sabe muito pouco do assunto.
22 Novembro, 2018 at 21:19
Acho muito bem.
Some-te, cartilheiro.
22 Novembro, 2018 at 21:39
Caladinho.
22 Novembro, 2018 at 23:34
Cartilheiro olha a elevação.
Alerta, Alerta
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
22 Novembro, 2018 at 21:56
Já eu e muitos mais não temos dúvidas nenhumas do que aqui andas a fazer e qual a tua cor clubistica …
23 Novembro, 2018 at 0:34
Ora…
23 Novembro, 2018 at 14:30
Até posso ter dúvidas relativas a esses empréstimos.
Mas uma coisa não tenho dúvida nenhuma.
… tu és um Merdas!
22 Novembro, 2018 at 20:28
Boa Noite, Caros Tasqueiros.
€ 26M, é? Nada mau. Nada mau mesmo…
Espero é que o € seja bem aplicado, porque me subiu a mostarda ao nariz só de ouvir Salgado Zenha dizer que o EO serviria para “reforçar o plantel em Janeiro”…
Obviamente é muito mais “giro” acreditar nas teorias da conspiração (quer sejam a arbitragem, o Sobrinho, o Ricciardi, a CS, os “notáveis”, etc., etc., etc.) mas para mim o que tem faltado ao SCP, e já há muito tempo, é COMPETÊNCIA NA GESTÃO DESPORTIVA.
Leio aqui e ali que o novo treinador já identificou (deve ser tempo recorde!) “carências”, e uma delas é um DE. Passo-me só de pensar que temos TRÊS sob contrato (Acuña, Jefferson e Lumor). Ir buscar um DE? Só com o dinheiro da venda de DOIS deles. E um DE que faça a diferença!
Alan Ruizes… Diabys… Battaglias… Lumores (avaliado em €5M??)… Acuñas… Fartinho de má gestão desportiva…
Espero que desta vez seja diferente… Não me importo que Varandas “encha” a “estrutura” de pessoal se isso significar que vamos DESENVOLVER O NOSSO TALENTO e contratar APENAS MAIS-VALIAS:
SL
22 Novembro, 2018 at 21:57
Acuñas?!?
Tragam a maca que este está quase em ‘coma’ …
22 Novembro, 2018 at 20:38
Uma nota final
Por certo aqueles que referem a falta do dia anterior na cronologia, serão aqueles que estiveram no jogo com o Paços a distribuir lenços e a chamar filho da puta ao presidente.
Sim, esses consideram que o presidente deveria ser destituído devido ao conflito com os jogadores nos dias anteriores, tal como o inenarrável marta e o prestável sobrinho queriam.
A estes pouco posso dizer, pois já tinham a destituição em mente no dia 09/04, repito NOVE DE ABRIL, antes de tudo o resto, e os resultados e breve acalmia que se verificou nas semanas seguintes, se calhar provam que fizeram uma tempestade num copo de agua, então não e como dizia a outra …. sigam o dinheiro.
Finalizo dizendo que esta luta pelo dinheiro é o aspecto essencial da situação que vivemos no clube, mesmo nos dias de hoje. Tudo o resto é folclore redimensionado à medida dos interesses envolvidos que muito se têm e vão aproveitando de um leão ferido e desunido, é o BOMBO DA FESTA para muitos interesses.
22 Novembro, 2018 at 21:50
Muito bem malcom
22 Novembro, 2018 at 21:15
Carriço, já todos aqui perceberam que é uma pessoa ligada a Godinho Lopes talvez ressabiado por o mesmo ter sido afastado do clube, como sabe tenho aqui na tasca e perante pessoas que são seguidistas cegos de Bruno de Carvalho, tentado fazê-los ver os erros do antigo presidente que o incapacitaram de continuar a ser o presidente do clube, mas o caro amigo, com as posições que toma está a prejudicar quem quer dar um passo em frente e avançar para o futuro, prejudicando o presidente atual Frederico Varandas. Faça-nos um favor baze daqui para fora.
23 Novembro, 2018 at 14:35
Chico … olha que não é por causa de Carriços… que isto lá vai.
Era bom, era?!!!
22 Novembro, 2018 at 21:15
Contra traidores, boicotes, ataques à Academia, rescisões, situação financeira do clube deixada nas ruas da amargura por meses de loucura, o EO acabou por ser um sucesso. Grande trabalho! É assim que se reergue um clube que tão enxovalhado foi.
22 Novembro, 2018 at 21:23
Então Carriço, não tinhas dito que te ias embora ?
22 Novembro, 2018 at 21:44
Não sejas parvo, mamokas…
22 Novembro, 2018 at 23:38
Alerta Alerta
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
23 Novembro, 2018 at 0:11
Blá blá blá…
23 Novembro, 2018 at 0:39
Alerta Alerta
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
23 Novembro, 2018 at 13:03
É verdade e alguns dos traidores até subscrever o EO, pelo menos ouvi dizer que bigodinho e o punhetinhas subscreveram
23 Novembro, 2018 at 14:44
E?
22 Novembro, 2018 at 21:28
Não sei qual o ponto de situação actual da conta reserva para recompra das VMOC mas no final de Abril tínhamos aproximadamente 5 milhões de euros.
São necessários 17,5 milhões no total para garantirmos a manutenção da maioria da SAD, que acredito ser o objectivo da actual direcção sem criar mais antagonismos com Álvaro Sobrinho e outros accionistas.
Não sei qual a participação(directa ou através de outras entidades) actual de Álvaro Sobrinho no capital da Cofina, mas sei como a Cofina tem actuado em relação ao Sporting através do CM e CMTV, Record e revista Sábado.
Aparentemente os ventos mudam consoante estamos em períodos de negociação ou não. Portanto já estou a espera de uma grande crise quando chegar a altura de recomprar as Vmoc de forma a festejarmos e agradecer 51% da SAD…
23 Novembro, 2018 at 14:46
aqui
http://www.cofina.pt/investors/shareholder-structure.aspx?sc_lang=pt-PT
22 Novembro, 2018 at 21:36
Alguém sabe se o Doutor Bruno de Carvalho também apelou à subscrição e se subscreveu alguma obrigação?
22 Novembro, 2018 at 21:44
Sabe-se que pretendia investir fortemente mas foi detido na noite anterior ao início da subscrição.
Bruno tencionava investir 70 mil euros em obrigações mas como teve de pagar a caução…
22 Novembro, 2018 at 21:50
O Bruno de Carvalho a esta hora deve de ter bem mais com que se preocupar, do que com estes assuntos. Para bem dele, da sua saude, e da familia dele, espero bem que deixe de lado o Sporting de vez.
Alias acho que o melhor que ele tinha feito, era nem ter ido para o segundo mandato.
Porque para andar a trabalhar e ter aturar tralha da sua laia, mais vale estar em casa a dormir, ou arrumar a gaveta das meias.
Voces tios que se entendam.
22 Novembro, 2018 at 22:41
“Alias acho que o melhor que ele tinha feito, era nem ter ido para o segundo mandato.”
Caro PedroC,
Somos dois!
SL
22 Novembro, 2018 at 22:59
Se calhar pensamos o mesmo, mas por motivos diferentes.
23 Novembro, 2018 at 14:39
O Livramento é uma anedota 🙂
Mas não és má pessoa,essa cabeça é que não presta para nada!
22 Novembro, 2018 at 23:02
Quando tiveres tempo vai ao mural do pavilhão à procura do nome dos teus amigos e tira uma fotografia para mostrares à malta.
Convém é que seja durante o dia, quando há Luz.
22 Novembro, 2018 at 23:36
O meu está, e estará lá!
23 Novembro, 2018 at 4:49
Meu caro,
O meu está lá. Já o seu… dirá.
22 Novembro, 2018 at 23:39
Ou é Azevedo ou Carvalho, decide-te
Alerta Alerta
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
22 Novembro, 2018 at 21:51
Boa malha :):):):): foi o que custou salvar os restos da procuradora .
22 Novembro, 2018 at 22:01
Excelente resumo do que aconteceu ao SCP …
Ainda nos faltam algumas ‘peças do puzzle’ da GOLPADA, contudo, cada vez são menos, como tal a ‘Big Picture’ está quase desvendada …
Algumas dúvidas subsistem … Acho que em breve tudo será dissipado e aí, doa a quem doer, vão rolar cabeças …
22 Novembro, 2018 at 22:25
Enquanto se fala de obrigações, pedidos de indemnização, processos de expulsão…curioso o desaparecimento, novamente do Sobrinho, entretanto ninguém fala da reestruturação e das vmocs. Assim como assim a perda de %% de participação da holdimo na SAD foi para as urtigas.
22 Novembro, 2018 at 22:52
Teses interessantes. Pena não considerarem o que se passou antes do dia 9 de Abril. Ou a história começou nesse dia?
E também não explicam a tentativa de golpe de estado através da criação de órgãos falsos, totalmente ilegítimos, que a não ser travada teria deixado o clube numa situação desastrosa, pois qualquer acto praticado por aqueles pseudo-órgãos seria absolutamente nulo e exporia ôSporting a consequências terríveis, já que qualquer interessado poderia a qualquer momento pedir a declaração da sua nulidade a qualquer tribunal.
E contra isso não há tese da lacuna que aguente. A não ser a lacuna no cérebro (ou melhor, na ética) da Judas e do Trindade. Para mim, situou-se aí o ponto de não retorno.
22 Novembro, 2018 at 23:10
Primeiro falas do “Antes” e sim, há mesmo muita coisa que ainda não se sabe do antes … Sobretudo desde o período pós a AG de Fevereiro passado até Abril …
E de repente passas para o “Depois”, Junho ou Julho … Da tentativa de criar Orgãos não estatutariamente consagrados …
Caso não saiba, nos Estatutos de qualquer Sociedade, Organização, Instituição, existem muitas situações omissas. Seria fastidioso e, quase ‘non-sense’ tentar colocar todas as situações que podem acontecer nessa sociedade, organização ou instituição nuns Estatutos … Para tal existe sempre uma cláusula nesses estatutos que prevê isso, e que, basicamente, remete para os orgãos constituintes da sociedade, organização, instituição as decisões sobre esses temas menos comuns, mas diz sempre mais, ou seja, caso isso não seja possivel (por incompatibilidades de quorum desses orgãos que constituem) remete para o Código Geral …
De certa forma é como o Código do Procedimento Admnistrativo, que ele existe, poucos sabem, mas ele existe e é bem concreto no que diz respeito aos direitos e deveres do relacionamento entre o cidadão e todo e qualquer balcão de atendimento ao público do Estado …
23 Novembro, 2018 at 18:31
Primeiro que tudo quero felicitar-te por me responderes com argumentos e sem insultos. É muito melhor assim.
Depois, dar-te razão, « passo » do « antes » para o « depois » sem me deter no primeiro. Isto porque queria apenas chamar a atenção para o facto de que não é correcto começar a história num dado momento ignorando o que nos levou àquela situação. E porque, porque mim, o « depois » foi o pior de tudo, foi o momento em que percebi que já não podia confiar no BdC. Talvez por à deriva dele ter entrado numa matéria em que sou competente e me apercebi da desonestidade intelectual que estava por detrás daquilo.
Quanto aos teus argumentos jurídicos, digo-te o seguinte. Tens razão quando afirmas há muitas situações omissas nos estatutos de qualquer organização. E por isso se remete para a lei geral (normalmente o código de , mas até podemos chegar à constituição, embora esta nem sequer precise de remissão, pois impõe-se mesmo sem ser referida. Só que para isso, é preciso verificar-se aquilo que chamas situação omissa…e que outros nos venderam como uma « lacuna ». O problema é que não há, neste caso, qualquer situação omissa ou lacuna. A situação está expressamente prevista nos estatutos do Sporting. Basta leres os artigos … e verás, não é preciso ser licenciado em direito. A regra é: os órgãos sociais demissionários mantêm-se em funções até à tomada de posse dos seus sucessores. Depois, há duas excepções a essa regra, que dizem respeito ao Conselho Directivo e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Mas não à MAG ou ao P da MAG. Ora, quando tens uma regra e duas excepções, o que não está abrangido nas excepções permanece na regra. É simples. Mas houve quem nos tentasse aldrabar de maneira indecorosa (Judas, Trindade e quejandos). Talvez até tenham aldrabado o BdC, que no seu afã por se manter no poder pode muito bem ter perdido discernimento…aliás, espero que fosse esse o caso…
E digo-te mais. Mesmo que existisse a tal lacuna, nunca seria através da nomeação do órgão executivo que se reconstituiria o legislativo. Quer dizer, achas possível o governo nomear uma mesa provisória da Assembleia da República? Nunca o órgão executivo poderia intervir no órgão representativo dos associados. Isso seria a total inversão da lógica da representação, da democracia, do que tu quiseres. Achas que a Judas (a tal senhora professora universitária) e o senhor doutor professor Trindade não o sabiam?
E sabes qual seria a consequência de órgãos totalmente ilegítimos tomarem os destinos do Sporting? Seria a nulidade absoluta de todos os actos praticados por esses pseudo-órgãos. Qualquer interessado poderia a qualquer momento pedir a um tribunal para declarar determinado contrato nulo. Já pensaste onde isso nos conduziria? Achas possível algum sportinguista levar o clube para tal abismo? Eu não acho.
Quanto ao « antes », para mim é assim. Vamos admitir que tudo o que o Malcolm conta foi assim mesmo (aliás, é a tese que o BdC se lembrou de defender durante as sessões de esclarecimento). Entao um líder responsável e capaz, que sabe ter os abutres à porta, que enfrenta uma negociação financeira difícil e que tem inimigos importantes a tentar lixar tudo, desata a incendiar a aldeia, começando a disparar a torto e a direito sobre toda a gente? Achas que algum dos tubarões das finanças não se apercebeu disso? Achas que ele fez por criar as tais condições de estabilidade necessárias para o sucesso da operação? Achas mesmo?
Mas, como disse, o que me levou definitivamente a perder a confiança de tal modo que teria votado pela destituição se pudesse ir à assembleia, foi o que veio depois, a tentativa de golpe de estado. Isso nunca aceitarei de ninguém. Eu defendi o « o Sporting é nosso » contra os viscondes aziados. Porque « nosso », para mim, quer dizer dos sócios. Não de A ou B. Chame-se BdC, Varandas, Benedito, Ricciardi, Roquette ou seja quem for.
23 Novembro, 2018 at 18:39
Desculpa, faltaram-me os‘ artigos dos estatutos do Sporting. Basta leres o 36 e o 40. Verás que até a polémica sobre se o JMS se demitiu em directo na tv ou não (eu até acho que não, mas não importa) deixa de ter relevância
22 Novembro, 2018 at 23:25
O que é que se passou antes do dia 9 ?
Também houve um ataque em Madrid ?
Os meninos mimados foram ameaçados ?
Ou saíram da casca e criticaram o Presidente que lhes disse publicamente aquilo que tu pensavas ?
Para ti o que é que foi mais inovador ?
A crítica do Presidente ou dos jogadores ?
E a voltinha olímpica, passados uns dias, também foi de herói, não foi ?
Quanto à putativa violação do direito, recordo-me apenas que a tentativa ocorreu já depois da AG destituitiva estar agendada e pretendida tão somente dar a voz aos sócios e eleger novos órgãos sociais demissionários.
Estava o quê em causa, verdadeiramente ?
A normalização do regular funcionamento do clube era assim tão grave ?
Alguém pretendia tirar a voz aos sócios ?
Ou será que um sócio desde Janeiro, sem direito de voto, que andou a participar em manifs para derrubar a Direccao, e que passado seis meses vai presidir uma Comissão de Inquisição que o suspende de funções, representa melhor o teu voto, do que tu próprio ?
Se é esse o teu conceito de direito e de justiça, estamos conversados.
22 Novembro, 2018 at 23:30
“Se é esse o teu conceito de direito e de justiça, estamos conversados.”
Caro Marokas,
Já que pega nesse assunto, suponho que sabe que todos, ou quase todos esses assuntos de que fala sofreram o “crivo” do Tribunal, certo?
Como é que essas coisas andam, mesmo?
SL
23 Novembro, 2018 at 0:49
E ao que me parece as decisões dos tribunais foram todas acatadas. Qual o problema? É assim mesmo, as pessoas (advogados) interpretam a lei de uma forma ou de outra, defendendo os interesses dos seus clientes. Depois, estão aí os tribunais e todo o processo judicial para repor a legalidade.
Não me parece nada grave a criação de órgãos sociais alternativos depois da palhaçada da demissão do bombeiro e da nomeação de pessoas não isentas para os órgãos de fiscalização (porque dizer que o Henrique Monteiro seria isento em relação a Bruno de Carvalho é estar completamente a leste da realidade).
22 Novembro, 2018 at 23:23
Cheira-me que o Artista do Dia foi lobotomizado.
Resta o Mister do Café como último bastião.
23 Novembro, 2018 at 0:29
Há bastante tempo.
Que se mantenha o Mister.
Verdade seja dita que em investigação e denúncia sempre foi mais completo que o outro.
23 Novembro, 2018 at 12:08
Sem dúvida.
O Mister bem podia ser o PGR deste país que não passaria uma agulha.
23 Novembro, 2018 at 8:21
O Artista vendeu-se.
Triste realidade que afeta jogadores ou árbitros e que parece também agora afetar bloggers …
23 Novembro, 2018 at 12:12
Sim, se for o caso entende-se.
O que não se entende é, nesse caso, continuar a escrever “a serviço”.
A não ser que ultrapasse a mera pressão “de não fazer” e passe a ser coação “de fazer de outra forma”.
Seja como for, foi a primeira vez que tive comentários não publicados no blog dele. O que diz muito.
23 Novembro, 2018 at 12:14
Estava a falar no sentido de coação.
Se for no sentido de prostituição, não se entende de todo, naturalmente. Ainda para mais com o seu histórico de defesa do clube.
23 Novembro, 2018 at 13:20
Não me parece nada que se vendeu.
Votou varandas e dentro da sua possível isenção está um pouco mais enviesado por essa escolha.
Acho que os últimos posts não são bajulação e ,por exemplo, sobre o circo da detenção de BdC foi correcto e não me parece acreditar na culpa de BdC.
Pela minha óptica, acho que se recusa a ver a cabala e por aí continua como antes. .
A mim, que me faz confusão bloggers sempre atentos e que expuseram dezenas de cabalas e compadrios, pura e simplesmente ignorem o que aconteceu realmente.
Não falo de haters de BdC pois esse não era claramente o caso do artista.
Se bem me recordo até era contra a destituição.
Mas esta aconteceu e parece que muita gente (incluindo o artista) simplesmente mudou o chip e esqueceu como se passaram as coisas.
O próprio mister ter dito que votava benedito (apesar dentro das hipóteses ser na minha opinião o melhor) também me faz espécie, pois eu não percebo como alguém pode querer andar para a frente depois do que aconteceu..
O Sporting foi violado e roubado, não me interessa que BdC andasse de mini saia.
Foi violado e roubado.
Não é o fim, não é para o suicídio mas para mim só se anda para a frente depois disto resolvido, dos violadores enjaulados (apesar da vontade ser castração)… Tudo o que não seja isto é recalcado na memória.
Nao se vê mas fica lá a fazer mossa e mal muito mal. Os danos desses recalcamentos não se vem facilmente mas são graves muito graves.
Eu disse na altura não me revi em nenhum candidato (como a maioria dos scpguistas) mas votaria no que dissesse, o que fizeram ao SCP e à direcção foi uma fdputice mas o SCP não pode parar.
Candidato me para continuar o trabalho tal e qual da anterior direção pelo menos nas áreas essenciais à sobrevivência e INDEPENDÊNCIA do clube.
Nenhum o fez
23 Novembro, 2018 at 14:48
Não foi o único. Cof cof
22 Novembro, 2018 at 23:39
E a VERGONHA da inquirição ao paulo gonçalves (toupeira)???
Aquilo parecia um ‘menino do coro’ … Trocou-se todo … Está a falar como se “ainda trabalhasse no toupeiral”, ou será que nunca de lá saiu, como tantos outros …?
Trocas de favorzinhos, para lugares no museu do cospe damião … Tudo às claras, e ninguém quer ligar os pontos …
E o tom desta juiza, hein? Sim senhora, muito bem educadinha …
ISto tem um cheirete a TOUPEIRAS que nem se aguenta … É o tal cheiro que afugenta os cães …
22 Novembro, 2018 at 23:52
Grandes tomates do Cherba em publicar este post nesta altura do campeonato. Tenho dito
23 Novembro, 2018 at 0:52
Verdade.
23 Novembro, 2018 at 13:23
Nada que o cacifo, a roulotte e a tasca não nos tivessem habituado…
E que eu saiba o escreves tu é dada liberdade aos autores.
E muito nojo já vi eu aqui publicado.
Por isso não entendo nada deste comentário.
23 Novembro, 2018 at 0:12
É tão óbvio.
O áudio do Toupeira Gonçalves veio a público, para o Toupeira José Silva, que se recusou a prestar declarações, poder saber tudo o que o outro disse e assim construir uma narrativa consentânea.
23 Novembro, 2018 at 1:12
Pelo que veio a público pela primeira vez a oferta não ultrapassa a procura das obrigações postas à venda nem atinge o 30 milhões para pagar o anterior EO. Como disse não foi o caos mais fica mais uma medalha para o FIVELAS.
23 Novembro, 2018 at 2:14
Uma “medalha” de … latão …
23 Novembro, 2018 at 4:55
Agradeça a quem falhou o pagamento do empréstimo obrigacionista.
Esses vao ficar para sempre marcados na história do clube como os rostos de um momento muito negro: incumprimento de um EO e incapacidade para lançar o EO seguinte.
Vergonha!!!!!
Mas pronto, quem não sabe daquilo que fala ainda diz disparates desses a apontar o dedo à direção actual. Devia agradecer !
SL.
23 Novembro, 2018 at 5:20
Fodasse, mata-te monte de merda. Alguém quer saber o que tu queres ou deixas de querer.
Mete a cartilha no cu! E que seja folha A3 de cartão canelado.
23 Novembro, 2018 at 8:22
O Trolha é que era mau mas este pode escrever a merda que quer a toda a hora…
23 Novembro, 2018 at 13:23
Pois.
Este não diz asneiras
23 Novembro, 2018 at 5:18
Como não cheguei a tempo da discussão, apenas dizer Grande, grande posta Malcolm!
23 Novembro, 2018 at 9:12
Malcom, apenas para agredecer esta posta. Simples e com os factos todos.
Pena que alguns continuem sem ver…. mas isso é porque querem.