Passaram mais de seis meses, é altura certa para fazer um balanço sobre a história do empréstimo obrigacionista, pois uma rápida leitura pelas caixas de comentários é suficiente para verificar que muita coisa está a ser escrita que não corresponde à verdade dos factos. É a minha visão, suportada sempre que possível em links que nos remete para as notícias e pretendo com isto, que uma mentira mesmo que contada mil vezes não se transforme numa verdade.
Numa altura que a ex-direcção estava a negociar a nova reestruturação que incluía obviamente o revolving atempado do EO com vencimento em 23/05, acontece o seguinte:
Em 09/04/2018 a Holdimo comunica que solicitou uma AG para destituir a administração da SAD.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/o-comunicado-da-holdimo-a-confirmar-o-pedido-de-assembleia-geral
Na mesma data o lacaio Marta Soares exige a demissão de BdC:
https://www.publico.pt/2018/04/09/desporto/noticia/marta-soares-exige-demissao-com-bruno-de-carvalho-nao-ha-paz-no-sporting-1809616
Estas movimentações condicionam as negociações e por comunicado da SAD de 10/04 é anunciada a intenção de adiar o EO de maio, devido à instabilidade diretiva e à interferência de terceiros. Pode ser lido aqui:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR67894.pdf
Em artigo assinado por BdC e publicado em 30/04 e também por CV em declarações à SportingTv, com toda a transparência explicam aos sócios o que verdadeiramente está em causa – Perda da influência da Holdimo
Explicaram, que devido a esta instabilidade, é necessário propor o adiamento do EO de 30M para novembro e fazer um mais pequeno para reforço de tesouraria, que seria mais facilmente aceite pela CMVM e subscrito por investidores numa altura de instabilidade. Esta explicação os sócios e aos INVESTIDORES foi necessária de forma a saberem o que estava em causa e que havia uma estratégia, um rumo, mais do que nunca a união e apoio dos sócios seria essencial.
https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/situacao-financeira-do-sporting-cp-emprestimos-obrigacionistas-9294519.html
A divulgação do plano origina um movimento de indignação da parte dos rivais e até do sindicato dos banqueiros, pode ser lido por aqui:
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca—financas/detalhe/bancarios-indignados-e-revoltados-com-perdao-do-bcp-e-novo-banco-ao-sporting
https://rr.sapo.pt/noticia/113194/fc-porto-queixa-se-de-concorrencia-desleal-no-perdao-a-divida-ao-sporting
A transparência desta divulgação e a defesa do interesse do clube, que deveria ser motivo para agregar e unir os adeptos teve um efeito perverso, pois rapidamente esqueceram o que estava em causa e quem eram os reais inimigos deste plano de reestruturação.
Por outro lado, os Bancos confiam e confirmam o plano de reestruturação como pode ser visível nestas declarações:
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca—financas/detalhe/nuno-amado-sobre-perdao-ao-sporting-o-nosso-criterio-e-defesa-dos-interesses-do-bcp
Depois e muito convenientemente acontece a farsa do cashball, de alcochete e a comédia das violações dos estatutos. Pasme-se o principal motivo de destituição é a violação dos estatutos, quando o crime é cometido bem depois da AG estar agendada.
Entre o início do conflito com a Holdimo e com o Marta, em 09/04 e o vencimento do EO em 23/05 dava para lançar dois ou três EO, não existisse esse conflito, nunca teria sido necessário qualquer adiamento.
Mesmo assim, em condições difíceis a direção anterior, negociou e conseguiu o adiamento e preparou o EO de 15M que foi boicotado pelo Marta e pelos notáveis. Esse mesmo que agora estão a tentar concretizar e é sem estratégia e sem rumo definido é que pensam obter o apoio e união dos adeptos e investidores?!!
A história deste EO é uma encenação, quisesse o Sobrinho e estava integralmente subscrito no primeiro dia. Há que ir gerindo as dificuldades e a evolução que se pretende e justificando com isso as doações, os saldos e descapitalização.
O resto, é história… como sempre disse, o sobrinho manda, o rogerio executa e o fantoche que estiver na presidência é informado.
Foi assim com o Patrício, com a doação ao mendes, com a rabula do peseiro, com o ajuste da comunicação e do catering, com o silencio em relação à perseguição de ex-dirigentes e dos bloggers, falta de resposta ao traficante, etc….
Não esqueço que o Álvaro Sobrinho disse que falou com Varandas e que o projeto teria de ser ajustado, podem ver aqui.
Álvaro Sobrinho em entrevista hoje, a falar sobre o Frederico Varandas. pic.twitter.com/aXrVpClob1
— Sporting Things (@SportingThings) September 11, 2018
BdC não tem culpas? Obviamente que sim, mas TU que nunca erraste atiras-lhe pedras. No meu critério, nada que fosse do meu conhecimento na altura e mesmo agora, justifica o que foi e está a ser feito, e já nem falo ao dirigente, que tanto deu ao clube, falo à pessoa.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Malcolm
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
22 Novembro, 2018 at 21:36
Alguém sabe se o Doutor Bruno de Carvalho também apelou à subscrição e se subscreveu alguma obrigação?
22 Novembro, 2018 at 21:44
Sabe-se que pretendia investir fortemente mas foi detido na noite anterior ao início da subscrição.
Bruno tencionava investir 70 mil euros em obrigações mas como teve de pagar a caução…
22 Novembro, 2018 at 21:50
O Bruno de Carvalho a esta hora deve de ter bem mais com que se preocupar, do que com estes assuntos. Para bem dele, da sua saude, e da familia dele, espero bem que deixe de lado o Sporting de vez.
Alias acho que o melhor que ele tinha feito, era nem ter ido para o segundo mandato.
Porque para andar a trabalhar e ter aturar tralha da sua laia, mais vale estar em casa a dormir, ou arrumar a gaveta das meias.
Voces tios que se entendam.
22 Novembro, 2018 at 22:41
“Alias acho que o melhor que ele tinha feito, era nem ter ido para o segundo mandato.”
Caro PedroC,
Somos dois!
SL
22 Novembro, 2018 at 22:59
Se calhar pensamos o mesmo, mas por motivos diferentes.
23 Novembro, 2018 at 14:39
O Livramento é uma anedota 🙂
Mas não és má pessoa,essa cabeça é que não presta para nada!
22 Novembro, 2018 at 23:02
Quando tiveres tempo vai ao mural do pavilhão à procura do nome dos teus amigos e tira uma fotografia para mostrares à malta.
Convém é que seja durante o dia, quando há Luz.
22 Novembro, 2018 at 23:36
O meu está, e estará lá!
23 Novembro, 2018 at 4:49
Meu caro,
O meu está lá. Já o seu… dirá.
22 Novembro, 2018 at 23:39
Ou é Azevedo ou Carvalho, decide-te
Alerta Alerta
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
Cartilheiro
22 Novembro, 2018 at 21:51
Boa malha :):):):): foi o que custou salvar os restos da procuradora .
22 Novembro, 2018 at 22:01
Excelente resumo do que aconteceu ao SCP …
Ainda nos faltam algumas ‘peças do puzzle’ da GOLPADA, contudo, cada vez são menos, como tal a ‘Big Picture’ está quase desvendada …
Algumas dúvidas subsistem … Acho que em breve tudo será dissipado e aí, doa a quem doer, vão rolar cabeças …
22 Novembro, 2018 at 22:25
Enquanto se fala de obrigações, pedidos de indemnização, processos de expulsão…curioso o desaparecimento, novamente do Sobrinho, entretanto ninguém fala da reestruturação e das vmocs. Assim como assim a perda de %% de participação da holdimo na SAD foi para as urtigas.
22 Novembro, 2018 at 22:52
Teses interessantes. Pena não considerarem o que se passou antes do dia 9 de Abril. Ou a história começou nesse dia?
E também não explicam a tentativa de golpe de estado através da criação de órgãos falsos, totalmente ilegítimos, que a não ser travada teria deixado o clube numa situação desastrosa, pois qualquer acto praticado por aqueles pseudo-órgãos seria absolutamente nulo e exporia ôSporting a consequências terríveis, já que qualquer interessado poderia a qualquer momento pedir a declaração da sua nulidade a qualquer tribunal.
E contra isso não há tese da lacuna que aguente. A não ser a lacuna no cérebro (ou melhor, na ética) da Judas e do Trindade. Para mim, situou-se aí o ponto de não retorno.
22 Novembro, 2018 at 23:10
Primeiro falas do “Antes” e sim, há mesmo muita coisa que ainda não se sabe do antes … Sobretudo desde o período pós a AG de Fevereiro passado até Abril …
E de repente passas para o “Depois”, Junho ou Julho … Da tentativa de criar Orgãos não estatutariamente consagrados …
Caso não saiba, nos Estatutos de qualquer Sociedade, Organização, Instituição, existem muitas situações omissas. Seria fastidioso e, quase ‘non-sense’ tentar colocar todas as situações que podem acontecer nessa sociedade, organização ou instituição nuns Estatutos … Para tal existe sempre uma cláusula nesses estatutos que prevê isso, e que, basicamente, remete para os orgãos constituintes da sociedade, organização, instituição as decisões sobre esses temas menos comuns, mas diz sempre mais, ou seja, caso isso não seja possivel (por incompatibilidades de quorum desses orgãos que constituem) remete para o Código Geral …
De certa forma é como o Código do Procedimento Admnistrativo, que ele existe, poucos sabem, mas ele existe e é bem concreto no que diz respeito aos direitos e deveres do relacionamento entre o cidadão e todo e qualquer balcão de atendimento ao público do Estado …
23 Novembro, 2018 at 18:31
Primeiro que tudo quero felicitar-te por me responderes com argumentos e sem insultos. É muito melhor assim.
Depois, dar-te razão, « passo » do « antes » para o « depois » sem me deter no primeiro. Isto porque queria apenas chamar a atenção para o facto de que não é correcto começar a história num dado momento ignorando o que nos levou àquela situação. E porque, porque mim, o « depois » foi o pior de tudo, foi o momento em que percebi que já não podia confiar no BdC. Talvez por à deriva dele ter entrado numa matéria em que sou competente e me apercebi da desonestidade intelectual que estava por detrás daquilo.
Quanto aos teus argumentos jurídicos, digo-te o seguinte. Tens razão quando afirmas há muitas situações omissas nos estatutos de qualquer organização. E por isso se remete para a lei geral (normalmente o código de , mas até podemos chegar à constituição, embora esta nem sequer precise de remissão, pois impõe-se mesmo sem ser referida. Só que para isso, é preciso verificar-se aquilo que chamas situação omissa…e que outros nos venderam como uma « lacuna ». O problema é que não há, neste caso, qualquer situação omissa ou lacuna. A situação está expressamente prevista nos estatutos do Sporting. Basta leres os artigos … e verás, não é preciso ser licenciado em direito. A regra é: os órgãos sociais demissionários mantêm-se em funções até à tomada de posse dos seus sucessores. Depois, há duas excepções a essa regra, que dizem respeito ao Conselho Directivo e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Mas não à MAG ou ao P da MAG. Ora, quando tens uma regra e duas excepções, o que não está abrangido nas excepções permanece na regra. É simples. Mas houve quem nos tentasse aldrabar de maneira indecorosa (Judas, Trindade e quejandos). Talvez até tenham aldrabado o BdC, que no seu afã por se manter no poder pode muito bem ter perdido discernimento…aliás, espero que fosse esse o caso…
E digo-te mais. Mesmo que existisse a tal lacuna, nunca seria através da nomeação do órgão executivo que se reconstituiria o legislativo. Quer dizer, achas possível o governo nomear uma mesa provisória da Assembleia da República? Nunca o órgão executivo poderia intervir no órgão representativo dos associados. Isso seria a total inversão da lógica da representação, da democracia, do que tu quiseres. Achas que a Judas (a tal senhora professora universitária) e o senhor doutor professor Trindade não o sabiam?
E sabes qual seria a consequência de órgãos totalmente ilegítimos tomarem os destinos do Sporting? Seria a nulidade absoluta de todos os actos praticados por esses pseudo-órgãos. Qualquer interessado poderia a qualquer momento pedir a um tribunal para declarar determinado contrato nulo. Já pensaste onde isso nos conduziria? Achas possível algum sportinguista levar o clube para tal abismo? Eu não acho.
Quanto ao « antes », para mim é assim. Vamos admitir que tudo o que o Malcolm conta foi assim mesmo (aliás, é a tese que o BdC se lembrou de defender durante as sessões de esclarecimento). Entao um líder responsável e capaz, que sabe ter os abutres à porta, que enfrenta uma negociação financeira difícil e que tem inimigos importantes a tentar lixar tudo, desata a incendiar a aldeia, começando a disparar a torto e a direito sobre toda a gente? Achas que algum dos tubarões das finanças não se apercebeu disso? Achas que ele fez por criar as tais condições de estabilidade necessárias para o sucesso da operação? Achas mesmo?
Mas, como disse, o que me levou definitivamente a perder a confiança de tal modo que teria votado pela destituição se pudesse ir à assembleia, foi o que veio depois, a tentativa de golpe de estado. Isso nunca aceitarei de ninguém. Eu defendi o « o Sporting é nosso » contra os viscondes aziados. Porque « nosso », para mim, quer dizer dos sócios. Não de A ou B. Chame-se BdC, Varandas, Benedito, Ricciardi, Roquette ou seja quem for.
23 Novembro, 2018 at 18:39
Desculpa, faltaram-me os‘ artigos dos estatutos do Sporting. Basta leres o 36 e o 40. Verás que até a polémica sobre se o JMS se demitiu em directo na tv ou não (eu até acho que não, mas não importa) deixa de ter relevância
22 Novembro, 2018 at 23:25
O que é que se passou antes do dia 9 ?
Também houve um ataque em Madrid ?
Os meninos mimados foram ameaçados ?
Ou saíram da casca e criticaram o Presidente que lhes disse publicamente aquilo que tu pensavas ?
Para ti o que é que foi mais inovador ?
A crítica do Presidente ou dos jogadores ?
E a voltinha olímpica, passados uns dias, também foi de herói, não foi ?
Quanto à putativa violação do direito, recordo-me apenas que a tentativa ocorreu já depois da AG destituitiva estar agendada e pretendida tão somente dar a voz aos sócios e eleger novos órgãos sociais demissionários.
Estava o quê em causa, verdadeiramente ?
A normalização do regular funcionamento do clube era assim tão grave ?
Alguém pretendia tirar a voz aos sócios ?
Ou será que um sócio desde Janeiro, sem direito de voto, que andou a participar em manifs para derrubar a Direccao, e que passado seis meses vai presidir uma Comissão de Inquisição que o suspende de funções, representa melhor o teu voto, do que tu próprio ?
Se é esse o teu conceito de direito e de justiça, estamos conversados.
22 Novembro, 2018 at 23:30
“Se é esse o teu conceito de direito e de justiça, estamos conversados.”
Caro Marokas,
Já que pega nesse assunto, suponho que sabe que todos, ou quase todos esses assuntos de que fala sofreram o “crivo” do Tribunal, certo?
Como é que essas coisas andam, mesmo?
SL
23 Novembro, 2018 at 0:49
E ao que me parece as decisões dos tribunais foram todas acatadas. Qual o problema? É assim mesmo, as pessoas (advogados) interpretam a lei de uma forma ou de outra, defendendo os interesses dos seus clientes. Depois, estão aí os tribunais e todo o processo judicial para repor a legalidade.
Não me parece nada grave a criação de órgãos sociais alternativos depois da palhaçada da demissão do bombeiro e da nomeação de pessoas não isentas para os órgãos de fiscalização (porque dizer que o Henrique Monteiro seria isento em relação a Bruno de Carvalho é estar completamente a leste da realidade).
22 Novembro, 2018 at 23:23
Cheira-me que o Artista do Dia foi lobotomizado.
Resta o Mister do Café como último bastião.
23 Novembro, 2018 at 0:29
Há bastante tempo.
Que se mantenha o Mister.
Verdade seja dita que em investigação e denúncia sempre foi mais completo que o outro.
23 Novembro, 2018 at 12:08
Sem dúvida.
O Mister bem podia ser o PGR deste país que não passaria uma agulha.
23 Novembro, 2018 at 8:21
O Artista vendeu-se.
Triste realidade que afeta jogadores ou árbitros e que parece também agora afetar bloggers …
23 Novembro, 2018 at 12:12
Sim, se for o caso entende-se.
O que não se entende é, nesse caso, continuar a escrever “a serviço”.
A não ser que ultrapasse a mera pressão “de não fazer” e passe a ser coação “de fazer de outra forma”.
Seja como for, foi a primeira vez que tive comentários não publicados no blog dele. O que diz muito.
23 Novembro, 2018 at 12:14
Estava a falar no sentido de coação.
Se for no sentido de prostituição, não se entende de todo, naturalmente. Ainda para mais com o seu histórico de defesa do clube.
23 Novembro, 2018 at 13:20
Não me parece nada que se vendeu.
Votou varandas e dentro da sua possível isenção está um pouco mais enviesado por essa escolha.
Acho que os últimos posts não são bajulação e ,por exemplo, sobre o circo da detenção de BdC foi correcto e não me parece acreditar na culpa de BdC.
Pela minha óptica, acho que se recusa a ver a cabala e por aí continua como antes. .
A mim, que me faz confusão bloggers sempre atentos e que expuseram dezenas de cabalas e compadrios, pura e simplesmente ignorem o que aconteceu realmente.
Não falo de haters de BdC pois esse não era claramente o caso do artista.
Se bem me recordo até era contra a destituição.
Mas esta aconteceu e parece que muita gente (incluindo o artista) simplesmente mudou o chip e esqueceu como se passaram as coisas.
O próprio mister ter dito que votava benedito (apesar dentro das hipóteses ser na minha opinião o melhor) também me faz espécie, pois eu não percebo como alguém pode querer andar para a frente depois do que aconteceu..
O Sporting foi violado e roubado, não me interessa que BdC andasse de mini saia.
Foi violado e roubado.
Não é o fim, não é para o suicídio mas para mim só se anda para a frente depois disto resolvido, dos violadores enjaulados (apesar da vontade ser castração)… Tudo o que não seja isto é recalcado na memória.
Nao se vê mas fica lá a fazer mossa e mal muito mal. Os danos desses recalcamentos não se vem facilmente mas são graves muito graves.
Eu disse na altura não me revi em nenhum candidato (como a maioria dos scpguistas) mas votaria no que dissesse, o que fizeram ao SCP e à direcção foi uma fdputice mas o SCP não pode parar.
Candidato me para continuar o trabalho tal e qual da anterior direção pelo menos nas áreas essenciais à sobrevivência e INDEPENDÊNCIA do clube.
Nenhum o fez
23 Novembro, 2018 at 14:48
Não foi o único. Cof cof
22 Novembro, 2018 at 23:39
E a VERGONHA da inquirição ao paulo gonçalves (toupeira)???
Aquilo parecia um ‘menino do coro’ … Trocou-se todo … Está a falar como se “ainda trabalhasse no toupeiral”, ou será que nunca de lá saiu, como tantos outros …?
Trocas de favorzinhos, para lugares no museu do cospe damião … Tudo às claras, e ninguém quer ligar os pontos …
E o tom desta juiza, hein? Sim senhora, muito bem educadinha …
ISto tem um cheirete a TOUPEIRAS que nem se aguenta … É o tal cheiro que afugenta os cães …
22 Novembro, 2018 at 23:52
Grandes tomates do Cherba em publicar este post nesta altura do campeonato. Tenho dito
23 Novembro, 2018 at 0:52
Verdade.
23 Novembro, 2018 at 13:23
Nada que o cacifo, a roulotte e a tasca não nos tivessem habituado…
E que eu saiba o escreves tu é dada liberdade aos autores.
E muito nojo já vi eu aqui publicado.
Por isso não entendo nada deste comentário.
23 Novembro, 2018 at 0:12
É tão óbvio.
O áudio do Toupeira Gonçalves veio a público, para o Toupeira José Silva, que se recusou a prestar declarações, poder saber tudo o que o outro disse e assim construir uma narrativa consentânea.
23 Novembro, 2018 at 1:12
Pelo que veio a público pela primeira vez a oferta não ultrapassa a procura das obrigações postas à venda nem atinge o 30 milhões para pagar o anterior EO. Como disse não foi o caos mais fica mais uma medalha para o FIVELAS.
23 Novembro, 2018 at 2:14
Uma “medalha” de … latão …
23 Novembro, 2018 at 4:55
Agradeça a quem falhou o pagamento do empréstimo obrigacionista.
Esses vao ficar para sempre marcados na história do clube como os rostos de um momento muito negro: incumprimento de um EO e incapacidade para lançar o EO seguinte.
Vergonha!!!!!
Mas pronto, quem não sabe daquilo que fala ainda diz disparates desses a apontar o dedo à direção actual. Devia agradecer !
SL.
23 Novembro, 2018 at 5:20
Fodasse, mata-te monte de merda. Alguém quer saber o que tu queres ou deixas de querer.
Mete a cartilha no cu! E que seja folha A3 de cartão canelado.
23 Novembro, 2018 at 8:22
O Trolha é que era mau mas este pode escrever a merda que quer a toda a hora…
23 Novembro, 2018 at 13:23
Pois.
Este não diz asneiras
23 Novembro, 2018 at 5:18
Como não cheguei a tempo da discussão, apenas dizer Grande, grande posta Malcolm!
23 Novembro, 2018 at 9:12
Malcom, apenas para agredecer esta posta. Simples e com os factos todos.
Pena que alguns continuem sem ver…. mas isso é porque querem.