Foi com mais calma e num turbilhão de descrença de Luís Carlos Nani aceitou um segundo regresso ao Sporting Clube de Portugal, depois de nos deixar em 2015 para representar o Fenerbache, Valência e Lazio. Quando chegou vindo de Manchester, envolvido num empréstimo que nos parecia impossível, foi recebido com alegria e absoluta euforia por parte dos positivos e esperançados sportinguistas, que viam a sua equipa de regresso à Liga dos Campeões e com uma geração de jogadores à disposição que entusiasmava.
Nani acabaria por seguir a sua vida depois da conquista de uma Taça de Portugal épica, num ano que nunca esteve longe da polémica e com a promessa de que a sua história com o Sporting ainda não tinha terminado naquele dia no Jamor.
Foi contratado para ser capitão de um grupo absolutamente destruído, ele que nunca tinha assumido um papel de absoluta liderança nas equipas por onde tinha passado, porque vinha com estatuto de jogador experiente e com uma ligação afectiva ao clube. E essa decisão foi uma das mais acertadas dos últimos tempos.
Já me arrependi vezes sem conta de escrever sobre jogadores e o que eles acabam por significar para todos na bancada. Mas seria incapaz de o deixar de fazer, porque depois de todas as desilusões que temos sofrido, existem sempre uns quantos capazes de nos fazerem acreditar que os que jogam também sentem as nossas cores.
Nani está longe de ser o exemplo perfeito de atleta de futebol. Foi inconsistente quando era momento de se afirmar como indiscutível em Manchester. Foi tendo altos e baixos, foi trocando muitas vezes de emblema nestes últimos anos, mas tem a qualidade. Tem a inteligência, a técnica e o golo que de vez em quando aparece num jogador formado em Portugal. Foi durante muito tempo a segunda figura de uma selecção portuguesa desprovida de talento, foi sempre importante nas fases finais em que jogou com a camisola de Portugal, foi campeão europeu (por clubes e país), foi campeão inglês, foi parte de uma Lazio surpreendente e voltou.
Trouxe com ele aquilo que tanto faltava a este clube: o respeito pela instituição que lhe permitiu a carreira que teve, o respeito pelos adeptos e o carinho ao Sporting. Assumiu a braçadeira como se usasse há anos e está presente na vida do clube em todos os momentos.
Não é difícil fazer o que Nani faz. Quando fala é quase sempre bem, defende o grupo de jogadores de que é capitão, interage com adeptos e sócios nas redes sociais e (mais importante) sempre que marca um golo faz questão de nos lembrar porque é que voltou. Pelo Sporting e porque é do Sporting.
Nani foi uma lufada de ar fresco que entrou pelo Sporting, uma recordação bem viva de que ainda vale a pena apostar nos nossos e que sim, também sabemos formar homens. Com os seus defeitos e virtudes, com os seus problemas e talentos, mas que são capazes de colocar o clube em primeiro plano em quase todas as suas intervenções.
Chegou com muito menos euforia, mas esperemos que queira ficar até decidir que é o fim.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
22 Novembro, 2018 at 19:57
– assino por baixo
– adoro o Nani
– adoro a nossa formação
– adoro o Sporting
– faz sentido tudo junto
22 Novembro, 2018 at 21:30
Exato!
Nani para mim tem uma vantagem face a todos os outros produtos da formação que sairam: sempre que pode voltar, voltou! Sempre que pode ajudar, ajudou!
Não sei se alguém mais disse isto aquilo porque não li os comentários… Mas isto é o que sinto!
23 Novembro, 2018 at 9:23
Exacto, mas mais do que altruismo, o Nani sabe que no Sporting é um peixe grande num aquario, e não um pequeno peixe num grande oceano.
Quando voltou em 2015 realmente relancou a carreira. Se me recordo bem, até falavam que iria regressar a Manchester no Natal porque estava a fazer uma grande época.
Mas sempre gostei dele. E nunca me esqueco que o Sporting recebeu mais dinheiro pela sua transferéncia, do que pelo Ronaldo.
E foram ambos parar ao mesmo clube…. dá que pensar.
23 Novembro, 2018 at 10:45
Quem tb gostaria de regressar ao clube é o Miguel Veloso. Se tiver um salário moderado com o estado financeiro actual seria de o receber. Melhor que o Petro, Misic, Gudj… Homem para marcar e ou acertar mais vezes com a baliza.
Ele deu uma entrevista à SporcoTV onde afirma essa vontade. Perguntaram-lhe o que achava do estado conturbado do clube e este tem uma resposta sensata.
Era homem para ter subscrito umas obrigações do clube… Ou melhor, para comprar umas rifas.
23 Novembro, 2018 at 10:48
Além disso era menino para fazer sucesso junto ao público-alvo feminino do clube. Venderia mais camisolas que o rato do BF. As sessões de autógrafos seriam bastante concorridas e com sorte a presença da esposa em Alvalade levaria a aumentos substanciais da lotação de Alvalade.
22 Novembro, 2018 at 21:34
Também assino por baixo, como aliás todos os textos da Maria. Se há pipis deliciosos são os que ela cozinha nesta Tasca.
E o Nani para mim é um SÍMBOLO MAIOR. Porque há nas vidas minha e da minha mulher uma forte ligação afectiva a um outro Nani, que tomou o nome graças a ele. Tínhamos uma gata rafeira que chamámos de Nina (por ser o nome de um dos galões da frota de Colombo que, na viagem de regresso das “Índias” que afinal seriam Américas, aportou a esta Ilha de Santa Maria, para recobrar de uma tempestade que fustigara os seus galeões necessitando a Nina de reparos); ora a gata foi agredida (não sei por que animal de 2 patas) e tivemos de a enviar para S. Miguel, para a nossa filha a levar a veterinário para tentar cirurgia; mas a gata havia de falecer poucas horas depois de chegar à ilha vizinha; no fim de semana seguinte, um meu cunhado que regressava de viagem a S. Miguel aparece em nossa cas com uma prenda da nossa filha: um persa “azul” (chamam-se assim mas são cinzento escuro) com apenas 2 meses que mal saíu da “caixa/mala”, onde também vinha uma pequena bola de borracha, se põe em correria pela sala e pela cozinha, fazendo slalom entre as pernas das cadeiras, mas levando SEMPRE a bola consigo, impulsionada ora com as patas da frente, ora com as de trás. Isto foi em Abril de 2007; a minha filha queria que chamássemos ao bichano Miguel Ângelo ou Leonardo. Eu disse logo que o nome estava escolhido; era só trocar as vogais da gata Nina que nos havia deixado. Afinal, novinho, escurinho e bom de bola só podia ser NANI! O Nani ainda os fez ternurenta companhia por quase anos. Depois, não foi mais “substituído”.
p.s.: uma minha vizinha, 2 moradias abaixo é protectora de animais e tem sempre uma catrefada de gatos que lhe vão pôr à porta de casa. Eu não lhes sabia o nome mas inventava logo: um farrusco preto que manquejava, chamei-lhe de Mantorras; um malhado, feio e escanzelado, que se lhe viam os ossos mas batia em todos os outros, ficou logo baptizado de Petit, não vos vou explica porque apelidei um outro de Calado.
Obrigado Maria e Saudações leoninas
ninas
23 Novembro, 2018 at 8:21
O meu menino tem umas das chuteiras que ele usou no Mundial do Brasil… e já jogou com elas 🙂
23 Novembro, 2018 at 10:37
+1
22 Novembro, 2018 at 20:03
Este sim…..um verdadeiro leão e um verdadeiro CAPITÃO.
22 Novembro, 2018 at 20:18
Gosto muito do Nani.
Um exemplo de jogador para os mais novos.
Braçadeira de capitão até ao fim da carreira, de Leão ao peiro é claro.
22 Novembro, 2018 at 20:28
Enorme.
Viu um desabafo ser transformado num ataque ao treinador, num episódio em que tinha mais do que razão.
Vinha para jogar atrás ou ao lado do avançado, como um vagabundo, mas mudaram-lhe as voltas.
Não percebo como pode ser assobiado.
22 Novembro, 2018 at 20:33
O Nani ainda vai ter o título de Campeão da Liga da época 2015/2016 para o seu currículo!!
Tivéssemos uma FPF e uma Liga com tomates!!
SL
22 Novembro, 2018 at 21:43
Não pode porque não estava cá (no Sporting). A outra passagem do nani no Sporting foi em 2014/15, como, aliás, a Maria muito bem assinala na sua crónica. Saíu, após ganhar a Taça de Portugal frente ao Braga (de Sérgio Conceição), na épica remontada, de 0-2 para 2-2 com menos um jogador. Ganhámos nos penalties, em boa parte graças a um outro produto da formação que não soube mostrar o mesmo “respeito pela instituição que lhe permitiu a carreira que teve, o respeito pelos adeptos e o carinho ao Sporting.” (Maria Ribeiro dixit e muito bem)
Saudações leoninas
22 Novembro, 2018 at 20:39
Passamos a vida a chorar por regressos a casa e quando o temos, desvalorizamos. Nani tem o meu apoio incondicional. A forma como lidou com a merda da suspensão foi a prova de que mentalmente está feito um senhor. Segundo o Cintra, veio aqui limpar o chão para BF passar com a braçadeira, isto não custa a um gajo que podia ter ido limpar mais uns milhões para a Ásia ou América?
Nanaca, és um raio de sportinguismo no meio de mercenários. Chuta Nanaca!
22 Novembro, 2018 at 22:09
+1
23 Novembro, 2018 at 10:52
Tal e qual… Sem espinhas. E por mim ainda ocupava e. Simultâneo ou cargo de Team Manager 😉
22 Novembro, 2018 at 20:39
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Obviamente, o Nani já não é o jogador que era. Mas a sua classe, o seu Sportinguismo e os seus “repentes” de grande futebol são imensamente úteis ao SCP…
SL
22 Novembro, 2018 at 20:43
Gosto (sempre gostei…) de Nani…
E não compreendo (mas há tanta coisa que eu não consigo compreender…) porque há adeptos que o criticaram e criticam…
Nani “ainda” não é um jogador “acabado”…
Nani ainda tem muito para dar ao Sporting…e muitas alegrias aos adeptos…
Força Nani…mostra (e esses que duvidaram e ainda duvidam…) a todos a tua “Raça de LEÃO…”
SL
22 Novembro, 2018 at 21:53
Claro que sim! Mais uma vez estamos de acordo Max! Temos décadas de ver muito futebol! O Nani fez agora, dia 17, 32 anos. Dizer que “o Nani já não é o jogador que era (…)” (Livramento dixit), é uma verdade de LaPalisse. É como dizer que o Cristiano já não é o jogador que era … ou até que o Messi já não é o jogador que era. Todos perdem umas coisas e ganham outras. A questão é: ainda têm algo a dar que continue a fazer deles mais-valias competitivas para os Clubes (e selecções ) que representam?
E, no caso do Nani e do Sporting, a resposta é clara e inequivocamente: SIM!!!
Para mim, desde que não padeça de qualquer impedimento físico, neste Sporting é Nani e mais 10!
Saudações leoninas
22 Novembro, 2018 at 23:35
Caro Álvaro Dias Antunes,
O Nani “não ser o que era” significa que já não é o jogador explosivo, rápido, físico de antes. Ele compensa isso (para o nosso campeonato não é preciso muito mais) com um excelente controlo de bola, mais visão de jogo, mais “manha” e “ratice”…
O Nani não é o nosso jogador mais importante no relvado (se calhar nem o quarto), mas certamente será o mais importante do plantel. E grande parte disso será do seu carisma e liderança, não propriamente do “jogo jogado”.
SL
23 Novembro, 2018 at 2:16
É ver as estatisticas desta época em todos os jogos oficiais disputados … MAis uma DESONESTIDADE …
Ai, ai, que o menino não anda a estudar a matéria …
23 Novembro, 2018 at 9:33
O Nani é claramente o jogador mais importante no relvado este ano…
Não ver isso é não ver o óbvio…
23 Novembro, 2018 at 12:57
Será que leu bem o que eu comentei onde me está agora a responder?
SL
23 Novembro, 2018 at 9:27
Não sei que ponto queres marcar ai, mas o Ronaldo a cada ano que passa está melhor jogador.
Dizer-se que já não é o mesmo jogador é apenas para nos referirmos que dantes era mais meio-campista e agora é mais avancado e goleador.
Isso foi uma mudanca na carreira dele, e não propriamente algo que “aconteceu”. Ele trabalhou para que isso acontecesse.
Mas o Nani é na mesma um grande jogador e para o campeonato da mentira serve muito bem. Afinal quem faz a grande diferenca são os bois de preto e não realmente os jogadores.
22 Novembro, 2018 at 20:45
Este, não tenho dúvidas, quando diz que é sportinguista, não engana ninguém.
Se no primeiro regresso brilhou pouco, neste segundo regresso tem sido peça essencial para o Sporting ocupar a posição de destaque na tabela classificativa (que poucos esperariam e entre os quais me incluo).
Nunca me esqueci uma certa reportagem quando ele estava em Manchester onde dizia que não perdia um jogo do Sporting e obrigava outros como o Ronaldo ou Andersson a ver os jogos do Sporting na televisão.
E sempre com um sorriso quando falava do Sporting!
22 Novembro, 2018 at 21:08
Nani tem um comportamento irrepreensível para com o Sporting.
Chegou, já era júnior, mas criou raizes bem fortes com o clube ao contrário doutros que chegaram ainda com 10,11 ou12 anos chegaram a Capitães e tiveram um comportamento que os envergonha. Fugiram e deram o mote para todos os outros seguirem o mesmo caminho. Não sou assim tão critico de B Fernandes, Bataglia,recém chegados e Bas Dost o mais molestado, depois do exemplo dos seus “Capitães”. Como Capitães portaram-se Coates, Mathieu, Piscini e Coentrão e que ainda não foram devidamente reconhecidos pelos sócios e adeptos.
Nani merece envergar a braçadeira de capitão tal como Coates e
Mathieu e o respeito de todos nós.
22 Novembro, 2018 at 22:00
E esqueceste-te aí do Acuña! Que foi insultado como poucos na Madeira e em Alcochete (ainda não percebi bem o porquê) e não abandonou o clube. Não esqueço que, no final da vergonhosa e infame exibição da equipa na Madeira e da monumental capoeira do “capitão” Patrício” este em vez de ficar com o resto dos colegas a ouvir os assobios da numerosa massa de adeptos, fez-lhes um gesto, atirou as luvas ao chão, virou-lhes as costas e dirigiu-se aos balneários; quem foi logo atrás dele e o “arrastou” de volta para respeitar a indignação dos adeptos foi Acuña. Os palhaços da Juve Leo tomaram-no de ponta, porque junto ao autocarro, no Aeroporto do Funchal, foi o único a dar a cara e a fazer-lhes frente.
SL
22 Novembro, 2018 at 21:13
Obrigado Nani! E obrigado também à Maria ribeiro por este MERECIDISSIMO destaque!!!
O Exército Indomável esteve, está e estará sempre e para sempre contigo!
Força LEÃO!!!
SL
22 Novembro, 2018 at 21:35
Maria Ribeiro a sua crónica é emoção para quem gosta do Sporting
22 Novembro, 2018 at 21:38
Afinal, a paródia continua…
https://maisfutebol.iol.pt/fundao/federacao-portuguesa-de-futebol/futsal-fpf-interdita-pavilhao-do-sporting
22 Novembro, 2018 at 21:39
http://mixlr.com/sporting160/
começa agora!
22 Novembro, 2018 at 21:41
Nani é o maior.
E no primeiro regresso não desiludiu, pelo contrário. Vão ver as estatísticas.
22 Novembro, 2018 at 22:03
Só desiludiu quem tenha uma visão muito “sui generis” do Futebol (não quero qualificar porque também só sou “treinador de bancada”).
Saudações leoninas
22 Novembro, 2018 at 21:44
O seu regresso foi a melhor notícia de um verão horrível. Felizmente que já estava alinhavado o seu regresso, senão o Peseiro teria vindo com a teoria do “nunca foi opção”. Só Mathieu está ao seu nível neste plantel.
Eu sou daqueles que se emociona por ver um filho da casa regressar, sem olhar para o BI. Por mim, Miguel Veloso e Carriço também teriam voltado.
Obrigado Maria, por nos relembrares que ainda saem leões a sério daquela Academia.
22 Novembro, 2018 at 22:07
O carriço é outro injustiçado! Um central polivalente (pode ser lateral e trinco, posição mais usual no Sevilha), que ganhou 3 Ligas Europa e nunca foi convocado para a Selecção (na qual entraram Luis Neto, José Fonte, Rolando, para só falar de centrais) é de uma injustiça enorme. Portugueses desta geração com o seu palmarés, provavelmente só o CR7 e Beto (que o acompanhava no Sevilha).
Saudações leoninas
22 Novembro, 2018 at 22:12
Quaresma tem um triplete se não estou em erro, no banco, mas tem…
22 Novembro, 2018 at 22:12
Adoro o Nani. Fiquei tão contente agora como no primeiro regresso. É um jogador do catano, um exemplo para os mais novos. Não percebo como um gajo que volta por duas vezes ao Sporting é assobiado. Criticamos tantos por nunca voltarem e o Nani volta e é assobiado.
Um lider em campo e aquela braçadeira assenta-lhe muito bem.
22 Novembro, 2018 at 22:27
O Nani para mim está melhor agora do que na época do empréstimo. Tem sido de longe o melhor jogador. O mais inteligente e criativo deste início de época. Com melhorias no jogo colectivo será ainda no nível do nosso campeonato um dos melhores jogadores da liga Nos.
22 Novembro, 2018 at 23:14
Desculpem o off, o Nani que me perdoe também, mas isto é mau demais:
“…O Benfica-Arouca conta com uma das mais fracas assistências da temporada no Estádio da Luz. Numa prática já seguida em jogos anteriores, o sistema de som do recinto encontra-se ligado durante a partida, passando… som de adeptos a cantarem. Isto apesar de os poucos espectadores presentes se fazerem ouvir”
Que metáfora perfeita. Diz tanto sobre eles. O logro, o falsear, o enganar, como parte essencial do ADN lampião.
23 Novembro, 2018 at 0:00
Bocas de piano precisam de sistemas de som
23 Novembro, 2018 at 2:18
Então … gozam com o outro que é DJ …
E isto agora? Mais uma sem vergonhice … Intrujice … MAs não era proibido os altifalantes dos estádios estarem ligados durante o jogo jogado??? Ou a lei mudou só para o TOUPEIRAL??
23 Novembro, 2018 at 9:32
É proibido, se não estiveres acima da Lei.
23 Novembro, 2018 at 6:56
Hahahahaha
22 Novembro, 2018 at 23:35
So espero que nao se aleije.
Isso é o mais importante.
22 Novembro, 2018 at 23:46
Obrigado Nani e o meu obrigado também a Maria Ribeiro
22 Novembro, 2018 at 23:57
O Nani podia estar nas arábias a ganhar 10 vezes mais do que aqui. Já disse isto várias vezes, o Nani é mais sportinguista do que o Ronaldo e o Figo juntos.
23 Novembro, 2018 at 1:12
Corrupção, concorrência desleal, tráfico de droga, espionagem empresarial…..
Fosse nos EUA ou num país de primeiro mundo e só de espionagem empresarial o carnide teria de nos pagar uns 100M€.
Estou atento ao silêncio da direção do Sporting…..
23 Novembro, 2018 at 1:14
Desculpem o off.
No porto as finanças estão complicadas e se querem ser competitivos nas modalidades têm que vender o nome como fizeram agora com o andebol. Podemos vender o naming do Pavilhão (sou a favor), mas nunca o nome do clube. É a nossa dignidade que está em jogo.
23 Novembro, 2018 at 8:33
Diz isso ao Barcelona Lassa.
23 Novembro, 2018 at 9:34
Mas sabes que quando a SAD for vendida o nome do clube passará a Red Bull Sporting Lisbon?
Se não for red bull será outra marca qll, mas pelo menos a Red Bull já anda em negociacões. As outras marcas não sei.
23 Novembro, 2018 at 8:44
O Nani, para além de excelente jogador, é um verdadeiro capitão. E depois de ter enfrentado o capitão/presidente do balneário ainda mais respeito tem da minha parte.
Entretanto um off:
– o Wolverhampton vai entrar no capital da SAD.
23 Novembro, 2018 at 8:51
Say whaaaaat???
23 Novembro, 2018 at 10:33
– o “Wolverhampton”
23 Novembro, 2018 at 10:57
Compraram Rifas? Puxa… O Rui investiu 100K não foi? Ou cobriu o que faltava para ultrapassar os mínimos? Afinal o homem tem bom coração e devia ser perdoado.
23 Novembro, 2018 at 10:55
Nani para Team Manager/Director Desportivo/Capitão/Craque JÁ!!!
23 Novembro, 2018 at 10:58
????
digam as coisas de forma que toda a gente perceba e deixem-se de insides e offside ….
23 Novembro, 2018 at 10:59
O pior são mesmo as insides que são offsides…
23 Novembro, 2018 at 12:28
Isso, também, é verdade.
23 Novembro, 2018 at 8:45
Por falar em regressos há outro que estou ansioso por vê-lo regressar Adrien!
Ah, e Carriço no balneário como 3º ou 4º central não era mau.
23 Novembro, 2018 at 9:24
Regresso do Adrien era TOP
23 Novembro, 2018 at 9:27
Mesmo. Seria uma enorme adição à equipa como jogador e como capitão. Especialmente sendo um regresso e deixando de ter esse sonho de sair e jogar lá fora…
23 Novembro, 2018 at 8:52
É arranjar um molde dele e meter na forja da Academia. Tudo o que fez pelo Sporting, em 3 fases diferentes, foi sempre no sentido de o beneficiar.
1) Sai por valor acima da cláusula
2) Regressa sem custos para o clube numa fase em que ainda podia manter-se no topo mas vem ajudar no regresso do clube à Champions
3) Regressa novamente numa altura em que os principais jogadores rescindiram
4) Todos os actos públicos, sejam eles presenciais ou nas redes sociais vão sempre no sentido de valorizar o clube e a marca
5) E para além disto tudo….ainda é um jogador do crl aos 32 anos! A prova é que é o nosso melhor marcador quando pouco falta pars chegarmos a meio da temporada
23 Novembro, 2018 at 9:00
O Capitão.
Respect.
23 Novembro, 2018 at 9:25
Nani é o mais próximo que tenho de um ídolo no futebol do Sporting. Ciclicamente tenho a discussão com o meu pessoal de, se ganhassem a GB de ouro qual a camisola que escolhiam. Os nomes foram sempre muitos e diferentes. Hoje é unânime. Nani! É daqueles que acho que vai acabar carreira e vai para o lote de grandes ídolos…daqueles que já não fazemos à pelo menos uma década. Os últimos que me ficaram foi Beto e Sá Pinto…
23 Novembro, 2018 at 12:17
Assinaria de caras o texto se dele fosse retirado o trecho “Foi contratado para ser capitão de um grupo absolutamente destruído”. Todo o país teve a oportunidade de ouvir o Xenhor Xouja Xintra (em off com o micro aberto!!!) garantir ao arrependido” Bruno Fernandes que tinha sido feito um esforço extraordinário para o trazer de volta porque SERIA ELE O GRANDE PATRÃO DA EQUIPA, o tal que iria mandar em tudo! Aliás Peseiro tentou dar corpo a esta promessa, ao substituir sistematicamente Nani e passar a braçadeira para um Bruno Fernandes “que esta época ainda não deu uma parta a caixa”
23 Novembro, 2018 at 12:22
As toupeiras fizeram ponte? Hoje não comentam? Quem são? Basta fazer a “chamada dos ausentes”…….
23 Novembro, 2018 at 12:29
Ahahahahah
Esses nem disfarçam e fazem greve quando é conveniente…
23 Novembro, 2018 at 14:43
E este também é aquele a quem assobiamos porque não solta a bola e porque achamos que raphinhas e jovanes, com corridas desenfreadas, são melhores do que ele. É, na minha opinião , o melhor jogador do Sporting. Mas, mesmo assim e depois do que escreves-te, o que tem tolerância zero da central e a quem assobiamos quando, sabiamente, segura a bola e a trata bem. Sportinguismos…
23 Novembro, 2018 at 16:01
Uma lesão e os Rabolhos com os seus trastes roubaram-lhe 2 Mundiais (10 e 18). Depois do Cem Mil e do pastilhas, o 3º jogador mais internacional de sempre – na mesma. Nunca nos desiludiu e voltou com Vontade de defender o emblema. O Verdadeiro CAPITÃO do Sporting. Longa vida e Saúde, Luís Carlos.