Foi com conviccção que Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico da SAD do Benfica, acusado de 79 crimes no processo E-toupeira, tentou passar à juíza Ana Peres a mensagem de que o seu antigo cargo lhe dava “autonomia” na distribuição de convites e bilhetes para os jogos dos encarnados, procurando desta forma afastar a SAD do tema. Vários emails já tornados públicos, porém, revelam que Paulo Gonçalves procurava validar muitos pedidos junto do presidente, Luís Filipe Vieira, e do administrador executivo da SAD, Domingos Soares de Oliveira. Num desses emails, de 13 de Abril de 2017, Vieira até apelida Gonçalves como o “campeão das borlas”. Em resposta, o ex-assessor rejeitou ser o “rei” das borlas, aceitando o título de “príncipe” mas, referiu, “sempre no interesse exclusivo do SLB”.
Nas suas declarações perante a juíza Ana Peres, que está a conduzir a fase de instrução do processo E-toupeira, Paulo Gonçalves apresentou uma versão alternativa daquela que consta nos milhares de emails disponíveis. “Dentro do que era o enquadramento das minhas funções, é fácil de compreender que eu relacionava-me com dezenas de pessoas, desde clubes, Liga, Federação, UEFA. Se eu tinha essa responsabilidade é óbvio que tinha autonomia para disponibilizar e aceder às inúmeras solicitações”, declarou o arguido nas primeiras declarações que prestou no processo, acrescentando que apenas em algumas circunstâncias, que classificou como excepcionais, solicitou a aprovação superior.
Contra esta versão há vários emails, que mostram a existência de um eventual procedimento instalado de validação e confirmação dos convites. Por exemplo, a 20 de Outubro de 2015, Paulo Gonçalves fez chegar a Luís Filipe Vieira um pedido de 3 convites para NC, aparentemente referindo-se a Nuno Cabral, dizendo que este tinha “aportado muita informação útil” e que pretendia falar pessoalmente com ele. Na resposta, o presidente do Benfica respondeu com um “ok”, encaminhando o pedido para Ana Zagalo. Outro email revela que para um jogo entre o Benfica o Zenith, em Fevereiro de 2012, Paulo Gonçalves quatro convites, um dos quais para o presidente do Bétis. Os pedidos foram encaminhados internamente até Domingos Soares de Oliveira, que os validou.
Nas declarações prestadas na fase de instrução, Paulo Gonçalves contou ainda que foi no final de um jogo de futebol,entre o Benfica e o Marítimo, em Maio de 2015, que conheceu o funcionário judicial José Augusto Silva, acusado de 76 crimes, e que, após uma troca de palavras, forneceu-lhe o contacto. “Isto parece um romance, mas não é”, disse Paulo Gonçalves, dizendo que conheceu um dos seus melhores amigos, Justin Kelly, cidadão irlandês, num restaurante. Em Abril de 2017, relatou à juíza, José Augusto Silva fez-lhe chegar um envelope. “Quando abro o envelope, vejo a capa do processo e meia dúzia de folhas”, disse, referindo-se ao chamado “caso dos emails”, um dos que o funcionário judicial de Fafe é suspeito de ter pesquisado no sistema informático da justiça.
Questionado pela juíza se perante tais dados, e euma vez que reportava ao conselho de administração e tinha dito que trabalhava mais directamente com Luís Filipe Vieira, alguma vez tinha comentado, mostrado ou trocado umas impressões com os gestores da SAD ou com o próprio Vieira sobre o assunto, Paulo Gonçalves respondeu negativamente. “Poderia ter falado nisso, até na tribuna…”, indagou Ana Peres. “Com a mesma frontalidade digo que os recebi do meu amigo e não reportei nada a ninguém, porque não havia nada a reportar”, respondeu o ex-assessor jurídico do Benfica.
Ana Peres ainda indagou Paulo Gonçalves sobre os motivos que o levaram a enviar a José Augusto Silva dois números de processos judicias, um que dizia respeito a uma queixa do Benfica contra o antigo director de comunicação do Sporting, Nuno Saraiva, o segundo relativo a uma queixa do comentador do Porto Canal Bernanrdino Barros contra o blogger Hugo Gil. “Curiosidade”, respondeu Paulo Gonçalves, admitindo que, provavelmente, não deveria ter enviado tais mensagens.
Quanto ao facto de presentear José Augusto Silva e Júlio Loureiro, outro funcionário judicial acusado no processo, com convites para o chamado “anel VIP” do Estádio da Luz, Paulo Gonçalves justificou com o facto de os funcionário judiciais se deslocarem a Lisboa na companhia de um amigo seu, o empresário Óscar Cruz, que tinha um lugar no estádio. “Eu não convido pessoas para irem a minha casa e uns ficam na cozinha e outros ficam na sala. Se convido, vão todos para o mesmo sítio”, declarou
Júlio Loureiro hesitante..
Nas últimas semanas, além de Paulo Gonçalves e dos administradores da SAD encarnada, também o funcionário judicial Júlio Loureiro prestou declarações perante a juíza Ana Peres. A certa altura e depois da magistrada judicial insistir na pergunta se alguma vez remeteu a Paulo Gonçalves informações de processos, o funcionário judicial hesitou muito na resposta: “Não…me recordo…”. “Não ou não se recorda?”, insistiu a juíza. “Não me recordo, mas com certeza que não”.
Certo é, em Novembro de 2016, tal como já foi revelado nos emails disponibilziados publicamente, Júlio Loureiro enviou a Paulo Gonçalves uma notificação para o treinador Rui Vitória, com o comentário: “Para conhecimento antecipado, dado ser uma data que antecede a viagem à Turquia, remeto-lhe cópia de uma notificação para Rui Vitória, Agradeço discrição quanto ao assunto uma vez que nem sequer é da minha secção, ok?”.
No processo E-Toupeira estão em causa, ao todo, 261 os crimes. A SAD do Benfica foi acusada de 30 crimes, um deles de corrupção ativa e outro de oferta ou recebimento indevido de vantagem – para além de 29 de falsidade informática. O Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa pede na acusação que sejam aplicadas à SAD penas acessórias previstas no artigo 4º do Regime de Responsabilidade Penal por Comportamentos Antidesportivos (Lei nº 50/2007), das quais ressalta, sobretudo, a suspensão de participação em competição desportiva por um período de 6 meses a 3 anos.
Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, foi acusado de 79 crimes: um de corrupção ativa, um de oferta ou recebimento indevido de vantagem, seis de violação de segredo de justiça e de 21 crimes de violação de segredo por funcionário, em coautoria com os arguidos Júlio Loureiro e José Silva (ambos funcionários judiciais). O dirigente encarnado está ainda acusado de 11 crimes de acesso indevido (em coautoria), de 11 crimes de violação do dever de sigilo (em coautoria) e 28 crimes de falsidade informática.
O MP acusou ainda o oficial de justiça José Silva – o único dos arguidos em prisão preventiva – de 76 crimes: um de corrupção passiva (em coautoria), um de favorecimento pessoal, seis de violação de segredo de justiça, 21 de violação de segredo por funcionário, nove de acesso indevido, nove de violação do dever de sigilo, 28 de falsidade informática e de um crime de peculato (apropriação indevida de dinheiro público).
O arguido Júlio Loureiro, escrivão e antigo observador de árbitros, foi também acusado de 76 crimes: um de corrupção passiva, um de recebimento indevido de vantagem, um de favorecimento pessoal, seis de violação de segredo de justiça, 21 de violação de segredo por funcionário, nove de acesso indevido, nove de violação do dever de sigilo e de 28 crimes de falsidade informática.
27 Novembro, 2018 at 12:08
O Carnide vai ser ilibado de tudo.
Paulo Gonçalves vai ser “condenado”, na prática impedido de voltar a ser dirigente desportivo.
E as toupeiras descartáveis vão ser condenadas com pena suspensa.
27 Novembro, 2018 at 12:35
Yeep ou então “perdem” os documentos que os incriminavam, não esquecer que sob a tutela desta nova PGR em 3 meses já se “perderam” documentos que incriminavam um muito conhecido boy do apparatchik cà do burgo….
27 Novembro, 2018 at 12:33
Só tenho pena que tenham prescindido do testemunho de Sousa Cintra. Pelo menos, no meio de tanto esterco, sempre íamos ter uns momentos de “humor” (confesso que de mau gosto).
Enfim, SAD arguida, sem administradores arguidos. Realmente, o Benfica é mesmo místico, pois a própria SAD, da qual é accionista, pelos vistos tem autonomia, vontade, cérebro, tronco, membros, etc. Foi a SAD que tudo fez sozinha sem actuação dos seus legais representantes. Malandra dessa SAD!
Isto é uma anedota!
SL
27 Novembro, 2018 at 12:36
Crime sem dolo?
27 Novembro, 2018 at 16:12
dolo sem intenção?
27 Novembro, 2018 at 12:45
Another day at the burgo.
Portugal no seu habitual, a caravana passa e os dogs bark. Mourinho explica.
27 Novembro, 2018 at 12:46
Esta é uma das modalidades de que o tuga gosta.
Ordem natural das coisas…
Primeiro, ficar quieto e ver se passa por si só.
Segundo, fazer barulho, ameaçar com processos, contra-atacar.
Depois, até é possível, mas todos fazem. Ou então, é apenas uma cortesia e não mal algum.
Caso tudo falhe, foi ele, sozinho, mais ninguém sabia de nada.
27 Novembro, 2018 at 12:47
Dentro do enquadramento das suas funções [na SAD, entenda-se] tinha autonomia. Mas tinha autonomia para gerir bens (bilhetes) porque a SAD lhe deu essa autonomia; e se deu tal autonomia era porque tinha confiança, atribuindo-lhe essa responsabilidade. Estes factos demonstram (nem seria necessário) que existe uma maior ligação de PG do que aquela que a SAD rabolha pretende não ter existido.
Se eu tiver uma mulher a dias, como querem dar a ideia que era PG, e ela provocar uma inundação no prédio, não é por ela trabalhar a recibos verdes ou, até, sem contrato, que a responsabilidade deixa de ser minha. É minha porque deleguei responsabilidades, independente de maior ou menor autonomia. Mas, ao delegar essas responsabilidades, não quer dizer que as transferi: as responsabilidades do que se passa em minha casa são minhas, ainda que meta lá alguém a tratar delas por mim.
É tão fácil de ver isto que só por falta de vontade judicial não se prove a ligação entre PG e SAD.
27 Novembro, 2018 at 13:17
Ver é fácil.
Ter a tal vontade é que parece que é fodido!
27 Novembro, 2018 at 12:57
Uma pergunta , os e-mails vão servir como prova?
27 Novembro, 2018 at 14:10
Só se tiverem sido obtidos nas buscas e se estas, forem consideradas legais.
27 Novembro, 2018 at 22:17
A PJ tem muitos elementos de prova neste caso. No entanto, lembro que este é “apenas” um dos 5 ou 6 processos sob investigação em que os rabolhos estão envolvidos (há ainda os vouchers, os e-mails, o match fixing e os pagamentos para perder e a operação Lex, que envolve Luís Multi Arguido Filipe Vieira e um dos seus vices, além de que a corrupção de juízes nesse caso seria paga com a promessa de cargos em instituições ligadas ao Carnide). Têm muita sarna por onde se coçar, mas diria que 2 dos casos não os devem mesmo “deixar dormir”: este do e-toupeira e o Lex porque envolvem funcionários judiciais, juizes, advogados, procuradores, sistema informático judicial, etc que poem em causa a integridade do aparelho judicial e, com ela, de um dos principais pilares do Estado de Direito democrático. Nestes 2 casos haverá muito boa gente na Justiça que não os queira deixar passar em claro; dou o exemplo da procuradora e da procuradora delegada a quem usurparam as chaves de acesso ao Sitius.
SL
28 Novembro, 2018 at 9:09
Exatamente Álvaro. Recordo-me de outro caso que veio a público por pouco tempo, uma rusga na etar, por suspeita de branqueamento de 2M através de umas empresas de informática ou algo do género. SL
27 Novembro, 2018 at 13:00
Não percebo porque é que o MP não pede os e-mails da SAD a um servidor oficial e faz disso prova ?
27 Novembro, 2018 at 13:50
Mas tu achas que a PJ anda a dormir? Eles fizeram exactamente isso, mas não foi por acaso que o carnide pagou 1M por “servicos informáticos”…. tudo para limpar o rastro enquanto era tempo.
Não foi por acaso que essas buscas se fizeram apenas meses e meses dos emails terem vindo cá para fora.
Aliás, se a própria PJ tem agentes a publicarem um documento onde afirmam que não foram autorizados pelas chefias a continuar as investigacões do Apito Dourado quando chegaram ao carnide….
27 Novembro, 2018 at 16:09
Foram dois milhões e acho que não teve a haver com isto. Eu estou a falar dos serviços de uma empresa que levantava todo o dinheiro pago pelo Benfica, imediatamente, em cash. Se esta é a história de que falas, são 2. E em principio não pagam nada, são só um esquema para ter cash para fazer cenas.
28 Novembro, 2018 at 8:39
Tens razão, estou a confundir os casos….são tantos no carnide.
Mas tinha ideia que eles tinham contratado pessoal da informatica, um hacker até, para tentarem limpar os servidores.
Mas posso estar a fazer confusão. O porco é que anda a ser acusado de ter um hacker que lhes enviou os emails.
28 Novembro, 2018 at 11:10
Os lamps contrataram (pelo menos) uma empresa de segurança informática (Dognaedis) para fazer análise forense – identificar como foi possível os emails sairem cá para fora.
Encontrarem mil falhas e más práticas de segurança (incluindo partilhas de passwords que nunca eram alteradas).
Não era preciso “hackers” nenhuns para apagar dados de servidores, o problema era fechar a torneira, e isso já é mais complicado.
27 Novembro, 2018 at 13:08
Cada vez…tenho mais receio de que do “processo” contra os lampiões…
“A montanha venha a parir …mais um rato…” ( ou em alternativa…uma toupeira…)…
Eles “sabem” como (e quando) as devem fazer…e “não deve ser inocentemente”…que as declarações em fase de audição…
“Acabem na rua… quase antes de terem sido proferidas…”
Aquilo “é gente profissional do crime…que não dá ponto sem nó…”
Preparemo-nos para “mais um escândalo”…(afinal…é só mais um…)
SL
27 Novembro, 2018 at 22:22
Pois Max, mas, desta vez, foram meter-se com o próprio aparelho judicial: corromper funcionários judiciais para violar o sistema informático e aceder a processos em curso, usurpando as passwords de uma procuradora e de uma procuradora-delegada são crimes que não deixam os juízes indiferentes.
Um abraço e saudações leoninas
27 Novembro, 2018 at 13:15
Vamos ver o que isto dá, como dizia o Stevie Wonder!
Para mi é óbvio que o Benfic@ é culpado! Não por ser sportinguista mas porque não faz sentido tudo o que é publico sem ser para beneficiar o clube – fosse a mando do LFV, do DSO ou do PG!
Agora, isto é Portugal e em Portugal confunde-se um bocado o país com esse clube de merd@! Seja o benfiquistão, seja o Estado Lampiânico, o Benfic@ tem um “à vontade” que mais nenhum clube tem.
Pelo que veio a público, a lei diz que para um crime destes o clube fica suspenso da actividade desportiva – sendo a SAD isso só afectará o futebol. Alguém acredita que vão suspender o Benfic@? E que depois vais ter de começar onde está hoje a começar o Belenenses e onde terá de começar a equipa B do Sporting se quiserem retomar essa equipa?
Tenham juizo!
Obviamente, a SAD sairá do processo.
PG assumirá as culpas e encaixará, dizem as más linguas, 5M€ limpos que nunca ninguém verá!
No final o Benfic@ e os benfiquist@s ainda se rirão de todos nós!
27 Novembro, 2018 at 22:29
E achas que o pessoal no MP é tudo tolo? E o pessoal da PJ? E a PGR? E os juízes? É que, desta vez, foram meter-se com eles. Violaram o seu sistema informático, usurparam passwords de uma procuradora e de uma procuradora-delegada do DCIAP para terem acesso ilegal a processos em investigação e sob segredo de justiça, abalaram a credibilidade do próprio sistema judicial como nunca até então (comparável só talvez o processo Operação LEX, que também deixa os rabolhos de cu tremido)!
SL
27 Novembro, 2018 at 13:21
Desculpa o off, 4 juniores convocados para depois de amanhã. Not bad. Viva o Sporting! Sempre!
27 Novembro, 2018 at 13:25
Tb quero comentar isso mas vamos esperar por uma posta do Cherba para não tirar o foco do toupeiral!
27 Novembro, 2018 at 13:31
Não havendo jogadores suficientes, têm de ir buscar à formação.
É diferente de serem convocados pelo seu valor e como aposta, passando à frente de outros jogadores.
Mas é sempre com um sorriso que vemos estas noticias.
27 Novembro, 2018 at 13:28
Puta da toupeira. Porcos do caralho.
27 Novembro, 2018 at 13:35
Um OFF de curiosidade!
O treinador do Marítimo foi despedido. Quem lembra que perguntei sobre quem apostariam que seria o 1º a ser despedido este ano? Dos poucos que responderam, a maioria apostou no treinador do Marítimo, eu incluído.
Não fosse o Pesseiro e tinha sido uma boa aposta… 🙂
27 Novembro, 2018 at 14:12
Bonito, o silêncio dos treinadores sobre este despedimento, bem como, da associação da classe.
27 Novembro, 2018 at 15:50
🙂
O Peseiro tem outro peso… 😀 😀 😀
27 Novembro, 2018 at 13:46
Há informação relevante sobre os casos nos quais o benfica está envolvido que demorou meses a ser conhecida e não é porque a CS esteve menos atenta. Se fossemos a julgar apenas pelas notícias da CS e opiniões de doutos analistas, o benfica nunca estaria acusado de corrupção activa nem nunca teria uns 7 processos em investigação. Os vouchers não eram nada porque já foram arquivados pela ‘justiça’ desportiva e os emails apenas um indecente atentado contra a privacidade de uma empresa. Pelo contrário, o Sporting está em falência técnica mesmo não cumprindo os critérios técnicos objectivos para falência técnica, o cashball vai levar-nos aos distritais mesmo sem haver sequer acusação e tivemos um ex-Presidente do Sporting preso e executado, mesmo antes de qualquer decisão do tribunal. O problema é que os factos têm lixado este wishful thinking da CS.
Portanto, a CS vai continuar a fazer o seu trabalho de lançar ‘notícias’ e opiniões que façam parecer que as perspectivas do benfica são excelentes, branquear o mais possível qualquer situação relacionada com o e-toupeira e ocupar o mais possível o espaço mediático com o Sporting. Eu aguardo que as evidências os continuem a lixar.
27 Novembro, 2018 at 22:38
É isso mesmo! Todo este “à vontade” é a imagem de poder que o Carnide (através dos seus advogados do Gabinete do Crime e da CS cartilhada e avençada) pretende fazer passar para “intimidar” e condicionar a Justiça. Tal como a propaganda Hobbeliana a respeito do número de adeptos (que em poucos anos passou de 6M, para 7M e depois para 14M ) não é mais que uma forma de condicionamento político de todos os detentores de cargos que possam ter poder de decisão sobre o Futebol e o Desporto. Tal como ontem falávamos, a respeito da falta de cultura de Modalidades em Portugal, também aqui o problema está na Comunicação Social que, mais de 90% é caixa de ressonância da Comunicação rabolha.
SL
27 Novembro, 2018 at 13:59
…. o que eu não percebo neste processo(s) é como o LFV, o PG Júlio não estão presos a aguardar o julgamento!!
SL
27 Novembro, 2018 at 15:00
Pq a uns convida-se para ir prestar declarações, a outros prende-se durante 4 dias para depois mandar para casa
28 Novembro, 2018 at 8:43
Mais, há pessoas que “não” são arguidas, mesmo quando o são.
https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/vieira-nao-e-arguido—quem-se-enganou-pgr-ou-pj
Enquanto outras são culpadas, ainda antes de terem sido julgadas.
27 Novembro, 2018 at 15:06
Isto é tão evidente…começo mesmo a estar curioso sobre o que é que isto vai dar. Se a justiça vai dar mais um sinal de que não vale um crl e que os poderes ainda são mais importantes ou se ganham tomates! Apostaria na primeira mas…mas…nunca se sabe….
27 Novembro, 2018 at 15:12
Esta merda ate no Juiz Decide eles deviam ser considerados culpados. Mas como isto cá em PT anda ao sabor dos DDT duvido que dê em algo
27 Novembro, 2018 at 15:44
Era mais ou menos esperada esta posição do Paulo Gonçalves, até se chegou a debater esse cenário por aqui.
O que é relevante, na minha opinião é, se o que está escrito e descrito nos emails, tem matéria suficiente para ligar a SAD aos crimes de que é acusada, porque se tiver, independentemente daquilo que o PG diga, se a Justiça os quiser entalar…entala-os.
Claro que se o poder politico exercer algum tipo de pressão para os safar, eles safam-se…mais ou menos chamuscados, mas ficam livres para retomar a actividade.
27 Novembro, 2018 at 16:03
O processo e’ toupeira começou mal, para além do Silva que está preso o PG (pelo menos) devia estar também; deram-lhe a oportunidade de ir à sad limpar os arquivos!!
SL
27 Novembro, 2018 at 16:13
A CREDIBILIDADE de todo o edifício da Justiça está a ser aferida pelo Povo Português e depende em muito destes casos que envolvem uma associação criminosa ligada ao futebol.
Foram alegadamente cometidos gravissimos crimes e violações da Lei e dos Regulamentos, contra a legalidade e o Estado de Direito.
A vasta matéria probatória existe, é
inequívoca e irrefutável.
Justiça implacável e sem atenuantes.
SL
27 Novembro, 2018 at 19:42
o pisca pode comer o que defecou em frente da juíza…
os emails provam uma história diferente.
27 Novembro, 2018 at 21:02
Está malta devia de estar na choça…
… Sem direito a julgamento.
PS: engraçado que neste post só apareceram os Sportinguistas. Cartilheiros e infiltrados? Nem vê-los. A gazerrm-se de mortos até a tempestade parar…
… Quando houver outro assunto lesa Sporting lá vem eles com a cartilha apocalíptica.
E depois dizem que não se deve bloquear esses asquerosos…
27 Novembro, 2018 at 22:42
Desculpem o Off mas, o primeiro castigo da “justiça” acabou de ser selado na Alemanha: 5-1 e, mais uma vez fora da Champions com uma prestação que só não é abaixo de miserável porque, no grupo está um AEK que ainda consegue ser pior que eles.
SL
28 Novembro, 2018 at 8:44
Temos é de esperar que o AEK conquiste pelo menos um ponto, para o recorde continuar em casa….
28 Novembro, 2018 at 9:18
Ora,ora, Sir!
28 Novembro, 2018 at 19:58
Elucidativo!!!
27 Novembro, 2018 at 22:45
A cartilha serve para anestesiar lampeões, mas não para tribunais.
Uma agradecimento aos Blogs e bloggers que divulgam as provas de toda a merda que se faz no toupeiral, que as bostas, sic nojo, etc nunca divulgariam e que eles querem calar como a fazia pide na ditadura. Sem os padres, sem as ajudas, são zero, a comédia da champions.
Se os actos dum funcionário superior, que ganha centenas de milhares de euros, não implicam o clube, isso fará escola, e então qualquer um pode corromper, pagar aos corruptos coisas do clube, bens, bilhetes vip, etc. Era uma maravilha, punha-se qualquer um a corromper, desde que não fosse director, o clube nada tinha a ver com isso
28 Novembro, 2018 at 8:52
Estamos a falar dum país onde uma Pessoa perde eleicões e acaba através de um golpe de estado no Governo…. (a unica forma de eleger um Governo sem haver eleicões é através de um governo de iniciativa presidencialista o que não foi o caso da Geringonca).
Estamos a falar dum país onde pessoas condenadas por corrupcão acabam eleitas, e o maior exemplo até acabou primeiro-ministro.
Estamos a falar de um país onde quem foge aos impostos é visto como o heroi do bairro e como um exemplo a seguir.
Estamos a falar de um país onde os 2 clubes com mais sucesso são conhecidamente corruptos e ninguem se importa.
Não estamos num país onde a Justica existe, não vamos brincar com coisas sérias.
Ninguem se mexe para nada, até lhes irem aos bolsos, e depois disso basta repor que voltam para casa a cantar vitória…. os outros que se fodam.
27 Novembro, 2018 at 23:13
Isto já está a dar CALDEIRADA … Depois do Inquérito à Procuradora/Inquisidora do “Não se atreva …”
Vejam bem esta barraca …
“O membro do Conselho Superior do Ministério Público Magalhães e Silva alertou, na última reunião deste órgão, para o facto da GNR intervir no processo de Alcochete, em que há indícios de terrorismo, matéria da competência reservada da PJ.
O alerta foi feito na última reunião plenária deste órgão, a 20 de novembro, no período antes da ordem do dia, segundo o boletim informativo do Conselho Superior , hoje divulgado.
Nessa reunião, o advogado e membro do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) defendeu “a necessidade de ser prestado um esclarecimento público sobre o facto de ser a GNR quem está a intervir como órgão de polícia criminal (OPC) no processo Alcochete em que está indiciado o crime de terrorismo, da competência reservada da PJ”.
Contactado hoje pela agência Lusa, Magalhães e Silva confirmou que chamou a atenção para esta questão, competindo agora à Procuradoria Geral da República analisar a recomendação.
Relativamente ao caso em concreto e tendo em conta que os arguidos foram indicados por terrorismo, entre outros crimes, Magalhães e Silva sublinha que se trata de uma matéria da competência reservada da Polícia Judiciária, a qual não pode ser delegada noutro órgão de polícia criminal.
“É uma competência ‘indelegável’ e que pertence à Polícia Judiciária”, frisou.
Em 15 de maio, a equipa de futebol do Sporting foi atacada na academia do clube, em Alcochete, por um grupo de cerca de 40 alegados adeptos, encapuzados, que agrediram alguns jogadores, membros da equipa técnica e outros funcionários. A GNR deteve, no próprio dia, 23 pessoas e efetuou, posteriormente, mais detenções, que elevaram para 44 o número de arguidos, dos quais 38 estão em prisão preventiva.
Aos arguidos, que participaram diretamente no ataque, o MP imputa-lhes a coautoria de crimes de terrorismo, 40 crimes de ameaça agravada, 38 crimes de sequestro, dois crimes de dano com violência, um crime de detenção de arma proibida agravado e um de introdução em lugar vedado ao público.
O Conselho Superior do Ministério Público é o órgão superior de gestão e disciplina dos magistrados do Ministério Público (MP), presidido pela Procuradora-geral da República.
Na sua composição, este órgão tem quatro procuradores-gerais distritais, por inerência, sete magistrados do MP, cinco membros eleitos pela Assembleia da República e dois designados pelo Ministro da Justiça.
Manuel Magalhães e Silva é membro eleito pela Assembleia da República.”
27 Novembro, 2018 at 23:59
É triste.
É real.
Aconteça o que acontecer ,até agora esta justiça está a ser uma palhaçada.
E o povo calado.
No dia em que lhes calhar a eles, serem comidos / prejudicados por “estes” criminosos de colarinho passado a ferro talvez estrabuchem.
Ou talvez não, este é o povo que elege e re-elege reconhecidos corruptos..
Quanto a este caso específico, esperado.
Vão todos dar se como únicos culpados até chegarem a um que tenha soltura na língua ou até um de topo topo (esses são sempre com a língua nos dentes).
Typical mafia.
Sem por nem tirar.
Até lá, mesmo que dêem com os lombos na prisa, a reforma está assegurada e a famiglia cuida da família.
Estamos fodidos com esta merda mas daqui a uns anos até ficamos contentes.
Isto vai dar um livro e depois um filme. E ficamos todos famosos.
Os bandidos e os lesados.
28 Novembro, 2018 at 1:04
Há uns 5 anos atrás fui testemunha num caso em tribunal (mais concretamente no Tribunal ao lado do Estabelecimento Prisional de Lisboa) … Nesse contexto, no dia em que fui notificado para comprecer e onde fui interrogado por uma juiza, nunca mais me esqueço das palavras do advogado no preciso momento antes de entrarmos no tribunal …
“Atenção que vamos entrar na casa onde mais se mente em Portugal” …
Bem sei que a frase foi dita tipo ‘piadola’, contudo, é a mais pura das verdades … Sintomático do problema gravissimo em que está a justiça neste pobre paiszinho à beira mar plantado …
28 Novembro, 2018 at 0:54
Ohhhhhhhhhhh……TOUPEIRA!!!! O Maior Cancro do desporto nacional!!!! Que ardam todos no galinheiro, já que com esta justiça vai ser o mártir Paulo Gonçalves o único condenado!! O Traficante-Condenado-Arguido-Devedor-Arguido-Amnésico-Mentiroso-Orelhas nunca sube que ele fazia aquilo, aliás nem sabia que ele lá trabalhava! Nojo!!
28 Novembro, 2018 at 1:09
Olha aí mais uma daquelas noticias que passa despercebida à maioria da manada de burros e burras …
“A NOS assinou um contrato com a Nagra, empresa que trabalha na área da segurança dos conteúdos e tecnologia televisiva, para reforçar o combate ao streaming ilegal de jogos do Benfica no campeonato. A própria Nagra já confirmou o acordo e adiantou que irá ‘vigiar’ não só sites piratas mas também redes sociais e serviços ilegais de IPTV, monitorizando-os, processando-os e, se for caso, bloqueando-os.
Recorde-se que a NOS comprou, por 400 milhões de euros (num período de 10 épocas), os direitos de transmissão televisiva dos jogos fora de casa do Benfica para o campeonato (transmitidos pela Sport TV), tendo ainda nos seus conteúdos para subscrição a própria BTV, que transmite as partidas caseiras dos encarnados na Liga NOS.
“O objetivo da NOS é providenciar aos seus subscritores conteúdos da mais alta qualidade e a melhor experiência de visualização, algo particularmente importante no que toca à transmissão de eventos desportivos em direto, como os jogos do Benfica. Temos de preservar o valor do nosso conteúdo e assegurar que os conteúdos premium chegam apenas de forma legítima. A Nagra foi, por isso, a escolha natural”, afirmou José Pascoal, diretor de serviços e plataformas da NOS. ”
Então e os outros?!?
É só nos jogos das Toupeiras???
28 Novembro, 2018 at 1:15
Isto é, tão só, mais uma noticia para “lavar o interior da caixa craneana da rabolhagem” … Visto que aquilo lá dentro só tem 1 neur+onio, com apenas 2 posições — ligado e desligado —
Isto tem pinta de ter sido o “gabinete das queixinhas” a chorar a ladainha …
Contudo, o que não revelam é o ENORME decréscimo que a tv das toupeiras tem tido nas suas subscrições … Ou seja, aquilo está mesmo a meter água por todos os lados … Eles é que andam a disfarçar … Mas, parece que o ambiente está todo PODRE … Ninguém se entende naquilo … Andam a fazer “joguinhos de espelhos” …
O pior vai ser quando “the shit hits the fan” … E já falta tão pouco … Vai ser um CHEIRETE a toupeiras queimadas e putrefactas que não se aguenta … É o tal “cheiro que afugenta os cães” …
28 Novembro, 2018 at 18:50
Oxalá não tenhamos aqui um remake do “Porta 18”. Se ainda se lembram do final, o ZéBenfica, jagunço do Cadastrado desde a infância, chamou a si a responsabilidade das ilicitudes (mot à la mode) e foi por tal contemplado com 7 anos e 1/2 de férias num dos “resorts” do Estado. Enquanto isso, o filantropo Dumbo metamorfoseado em crocodilo, vertia grossas lágrimas pela desdita do seu prestimoso motorista. Quegandamovie! Creio que limpou todos os prémios em Hollywood