Ninguém melhor que os adeptos do Sporting sabem o que significa “especulação mediática” e é um fenómeno que tem vindo a ganhar muita, demasiada, tração no panorama do desporto português. Não é que não exista a mesma realidade noutros países, ela existe, mas é fácil de perceber que o consumidor nacional é especialmente permeável quer à exposição do conteúdo, quer à formatação de opinião que está associada ao mesmo.
Pode parecer algo estranho, mas a verdade é que existe uma larga fatia de quem assiste a programas de “debate desportivo” ou “análise desportiva” que não descodifica a fórmula ou o desígnio desses “info shows”. E é especialmente importante que o façam, pois não tendo consciência disso são receptores (e difusores) de informação completamente absurda, distorcida, criada apenas para atingir, durante a sua emissão, o máximo impacto nos espectadores.
Dou um exemplo. A notícia “treinador X sai por a equipa não dar sinais de evolução” passa rapidamente pata “treinador X, agastado com a falta de apoio do presidente, já não tem margem de manobra junto da direcção, que vê no treinador Y uma melhor solução”. A receita é sempre juntar muito sal, pimenta, discórdia e confronto. Nada pode ser “normal” ou “natural”, tudo é pincelado com adjetivos agressivos e emotivos, revestindo o conteúdo de todos os ingredientes que normalmente se usam para escrever o argumento de uma novela, daquelas bem puxadinhas, bem mexicanas.
Mas atenção, o exemplo que dei serve para ilustrar o exagero, não ilustra porém a pura arte de inventar factos que por vezes enchem as horas de programação. O expediente obriga a ter carvão para atirar para a fornalha, pois o motor das audiências assim o obriga. Não havendo carvão natural, vai tudo lá para dentro, seja verdade ou não, seja relevante ou não, seja sequer lógico ou não. O critério é…arde? Então, bora!
Quem perde com isto tudo? O desporto em primeiro lugar, os espectadores de seguida e o jornalismo quase em simultâneo. O deporto perde, pois não se debate nada que tenha a ver com jogos, jogadas, táticas, talento, superação. Aliás as equipas que normalmente estão em bom momento de forma são despachadas em meia dúzia de minutos, tentando poupar o máximo de tempo de antena para dissecar os podres de quem está “em crise”. O espectador perde, e perde em toda a linha, não aprende nada de novo, nem tem a oportunidade de ser esclarecido já que o modelo de debate não pressupõe que exista uma dialética construtiva, mas sim gritaria, ânimos exaltados, zero diálogo e muito desacordo e confronto.
Por último, mas não menos perdedor, o jornalismo. Nada do que se vê naqueles formatos tem ou terá alguma vez a finalidade de informar e esclarecer, não cumpre nenhuma das regras do código deontológico e sobretudo goza literalmente com quem acredita que a arte de informar deve obrigar à isenção, à verdade e ao rigor. O mais próximo que este lixo televisivo tem com o jornalismo é mesmo o facto de estarem inseridos nas grelhas de programação dos chamados “canais de notícias”.
Chamo a atenção (e não me cansarei com isto) que este verdadeiro circo romano mediático que rodeia o futebol trará a longo prazo riscos muitos reais, sobretudo para o futebol. A sua dinâmica de permanente exacerbar do confronto é no fundo uma verdadeira campanha “always on” de instigação e promoção da clubite, de agressividade e de intolerância. Um atiçar constante de ódios e incompreensões, algo que se vem alimentar do imenso analfabetismo desportivo português. Um analfabetismo que eleva a Santo Graal motes como “só é feliz quem ganha”, “não há adversários, apenas inimigos” ou o famigerado “todos os fins justificam os meios, se ganhares”.
Depois ficamos todos muito espantados com casos de violência, com provas de comportamentos completamente antidesportivos, com multidões famintas por confronto. Indignam-se os sindicatos, os políticos e os cronistas jogando as mãos à cabeça enquanto se interrogam “como pode isto acontecer”? Como? Mas alguém já viu os canais com mais audiências, as horas em que atingem maior número de espectadores e o que transmitem a essa hora? Não é óbvio?
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
30 Novembro, 2018 at 16:43
Programas desportivos? é só não ver.
CMtv? Igual.
Nenhum programa como o Prolongamento, Dia Seguinte, são sobre futebol, é mais sobre politiquices do que outra coisa.
E quando são sobre futebol, a maioria não me parece trazer nada de novo, isto quando me lembro de dar uma passada de leve, para tirar o pó á box cá de casa.
Quanto a climas de ódio, não á santos nesta história.
O problema aqui é saber ou não “falar”, ontem vimos um Presidente a queimar indirectamente um treinador ao vivo, como tão bem ele gosta e sabe fazer.
Entretanto surge um clip, do Braz a falar que é de líder, heheh.
É isto que temos.
30 Novembro, 2018 at 16:48
Se precisássemos de mais exemplos de cambalhotas e falta de espinha ontem e hoje tivemos outro: O Sporting supostamente despede o treinador antes do final da taça e depois volta atrás – O Presidente está a criar uma instabilidade inaceitável junto da equipa. O benfica assumidamente despede um treinador e depois volta atrás – O Presidente está a promover a estabilidade junto da equipa.
O benfica desportivamente está uma merda. A reputação está ainda pior. O investimento feito na comunicação é o que salva o regime do orelhas. Aí sim, ganham de goleada e é onde têm os melhores resultados. Não inventaram a roda: As piores ditaduras podem explicar o fenómeno.
30 Novembro, 2018 at 19:48
Bom comentário!
30 Novembro, 2018 at 16:52
Não há jornalismo no desporto. Há correias de transmissão (pessoas que reproduzem apenas o que lhes dizem para escrever/dizer) e depois um de dois:
Sensacionalismo…uns porque acham que tem de ser porque é o que vende, outros porque o dono manda;
Reprodução de chavões…que são os que alimentam os primeiros pagos para serem sensacionalistas. Limitam-se a reproduzir o que estes dizem sem tanto punch mas como uma verdade absoluta.
Não há nada nem na CS nem no jornalismo que me faça o mínimo sentido seguir. Não há verdadeira investigação, não há argumentação inteligente, não há contraditório inteligente…nada. E por isso abandonei à muito tudo isso. No que toca ao Sporting então é uma pobreza…que mete pena…
30 Novembro, 2018 at 17:22
“circo romano mediático”
Enquanto a malta der audiências nada vai mudar. Não podemos controlar os lamps e tripas mas os próprio adeptos do Sporting não largam o osso.
Eu até percebo que a espaços assistamos a alguns programas, leiamos alguma CS escrita. É sempre importante saber o que o inimigo diz, pensa… qual o contexto.
Mas nunca como rotina. A força que a CS tem é enorme e o nosso anterior presidente sentiu isso na pele.
30 Novembro, 2018 at 20:24
A minha rotina é: há mais de 2 anos que Desporto só vejo na Sporting TV e as transmissões dos nossos jogos na SportTV (e, mesmo essas, há 11 anos, é no Núcleo SCP da Ilha de Santa Maria, que, assim é só um a “contribuir” para aqueles parasitas).
CMTV, nem uma merda de um noticiário vejo, há anos! Vi, ontem, por mero acaso, uma amostra “extraordinária” do que é aquela merda; calhou estar á espera da minha comida num “take away” e, às 13h15m de Lisboa, estava a CMerdaTV a fazer um “especial” sobre o despedimento do Rui Vitória. No estúdio, o pivot e acho que 2 comentadeiros (não os cheguei a ver); acaba de falar um comentadeiro (não lhe reconheci bem a voz, mas pareceu-me ser o Diamantino Miranda – o que seria natural, porque sempre que há perspectiva de despedimento no AssHoleBê, o candidato a treinador põe-se logo em “bicos de pés” a marcar a sua presença); o pivot passa a ocupar o terço esquerdo do ecran e nos restantes 2/3 aparecem 6 quadradinhos que pareciam o mesmo; olhei melhor, porque pensei que fosse alguma falha técnica, mas afinal não eram 6 dondocas ao estilo norte coreano, todas iguaizinhas, com a mesma pose de “estátua”, uma mão no ouvido, como se assim conseguissem ouvir melhor a régie pelo auricular, e outra no microfone, hirtas, não sabendo bem o que fazer com aquele “aparelho”; e o pivot lá ia chamando as “repórteres de campo” (foi assim que as chamou) uma a uma, cada qual num diferente (??) café de diferentes (??) cidades; era a cobertura nacional “em directo” do despedimento (que não chegou a acontecer) do treinador (que nunca o chegou a ser). Próprio de figurar no baú das memórias televisivas deprimentes dos Gato Fedorento.
Percebem agora, porque é que eu não vejo aquela merda! SANIDADE MENTAL! MEDIDA PROFILÁTICA!
SL
30 Novembro, 2018 at 22:26
Epá, falta-me essa ilha…
A ver se arranjo algum trabalho aí… ou então terei de desenhar um passeio em famelga.
Estive há pouco em S. Miguel, este mês vou estar uns dias em S. Jorge.
Açores é brutal…
30 Novembro, 2018 at 17:28
Não… a culpa da violência do desporto é apenas e só dos discursos dos dirigentes, afirma-se à boca cheia por esses canais noticiosos. Disparate, Zero Seis, não percebes nada disto!
30 Novembro, 2018 at 17:33
É oficial…. seja no desporto como na política…
classe jornalística = prostitutas do sec XXI
30 Novembro, 2018 at 20:30
Coitadas das prostitutas! Serem rebaixadas ao nível da maioria dessa corja parasitária e prepotente!
As prostitutas são trabalhadoras do sector terciário (Serviços); algumas independentes, a maioria por contra d’outrem. Esse “outrem” são empresários do bas-fond, da marginalidade, da violência sexista, do cime noctívago; normalmente, chamam-lhes de Chulos. Acho mais comparável com a maioria dos jornaleiros (porque ainda há alguns, poucos, cada vez menos, JORNALISTAS).
SL
30 Novembro, 2018 at 17:36
Infelizmente é isto tudo e mais um par de botas … No que ao jornalismo portuguÊs temos …
É indecoroso, aviltante, ultrajante e asquerosa a forma e o conteúdo de tantas e tantas noticias falsas, outras mal dadas, tantas imprecisões, mas sobretudo a não confirmação do que dizem, falam ou escrevem e do … contraditório.
Por isso vemos pessoas que, sejam ou não culpadas, a serem “esquartejadas” na praça pública, num espectáculo digno das arenas romanas … E depois ainda me vêm falar em touradas, que são retrógadas e que deviam de acabar … Então e esta gentalha que pulula pelas redacções de jornais, rádios e tv’s sem o minimo de condições para a profissão que exercem? É que este lixo entra por nossa casa todos os dias a todas as horas … Basta ligar a tv e/ou a rádio … Por isso, eu deixei de ver televisão correntemente, apenas vejo alguma transmissão em directo (jogos de várias modalidades), filmes e/ou séries … O resto, pesquiso na internet e posso-vos garantir que “não estou sozinho” neste caminho e cada vez mais e mais pessoas a nivel mundial o fazem …
A propósito deste tema, descobri há pouco tempo um site que procura desmascarar muitas das ‘fake news’ produzidas pelos jornaleiros cá do burgo … Fica o link >>> https://poligrafo.sapo.pt/ … Mas eu não tenho a certeza que isto seja muito fiável … Em todo o caso, parece-me algo na linha FIGHT & RESIST na área do jornalismo … Mais houvessem …
Javardeiro, disseste muito e bem (mais uma vez), contudo, existe algo que não deves ter pretendido trazer ‘à liça’, e que se insere nesta temática, é o profundo tratamento desigual que estes orgão de comunicação (anti)social têm para com o nosso SCP comparativamente aos outros clubes … É algo vergonhoso, e que está nos antípodas do que devia ser a comunicação social desportiva … Por isso KEEP ON FIGHT & RESIST!!!
SL
30 Novembro, 2018 at 19:32
Também há o Truques da Imprensa Portuguesa. Muito bom
30 Novembro, 2018 at 19:34
Esses já devem ter desistido 🙁
E foram sendo apertados…
30 Novembro, 2018 at 20:36
O problema, meu caro é que 95% daquilo que pesquisas na Internet ainda está mais minado que a CS oficial. É na Internet que se faz a maior difusão de fake news!
Claro que podes sempre dizer que “filtras” essas notícias! Mas será que estás mesmo a filtrar? Na maior parte dos casos essas “fake news” passam como credíveis, muitas vezes até como mais credíveis que a notícia jornalística (porque gozam de um falso estatuto de “independência”); muitas vezes são tão “credíveis” que se tornam “fonte do jornaleiro” (e digo do jornaleiro , porque o jornalista nunca publicaria uma dessas notícias sem fazer, no mínimo um duplo check da origem)
SL
30 Novembro, 2018 at 18:05
Peço desculpa pelo OFF:
«Gelson Dala entre os candidatos a melhor jogador Africano de 2018»
Se foi preciso olhinhos para contratar este gajo, agora é preciso mãozinhas para o por a jogar onde merece.
30 Novembro, 2018 at 18:19
O gajo não pode vir já em janeiro? Ou temos de esperar pelo fim do ano?
30 Novembro, 2018 at 19:02
Não aproveitou as oportunidades.
Ainda não mostrou nada.
Tem de rodar.
30 Novembro, 2018 at 19:22
Assim como André Geraldes, Matheus Pereira, Demiral, etc?
30 Novembro, 2018 at 19:24
Imagine-se se o Wendel precisasse de rodar?!
30 Novembro, 2018 at 19:33
Wendel, como não jogava, pôde concentrar-se a 100% no treino, absorvendo os conhecimentos técnico-tacticos. Foi uma estratégia que cai mal entre os adeptos, mas cujos resultados podemos apreciar hoje.
30 Novembro, 2018 at 21:29
Rodou o Peseiro….
30 Novembro, 2018 at 19:29
Exacto.
(Francisco Geraldes?)
30 Novembro, 2018 at 19:30
Correto…engano meu.
30 Novembro, 2018 at 19:30
🙂
30 Novembro, 2018 at 20:46
Ainda não mostrou nada!? É um dos jogadores com mais assistências/golos do Rio Ave, seguramente o que tem o maior rácio, face ao tempo de utilização; está a “dar cartas” nas eliminatórias do CAN e “não mostrou nada”?
No Rio Ave tem 16 jogos,10 a titular e 5 golos marcados + 9 assistências para golo.
Na Selecção de Angola, fez 4 jogos, sempre a titular, cumprindo os 360 minutos e marcando 2 golos.
Está na lista para melhor jogador africano 2018.
Não mostrou nada???
SL
30 Novembro, 2018 at 20:52
Não.
Rio Ave não é Sporting.
30 Novembro, 2018 at 22:39
🙂
30 Novembro, 2018 at 19:25
Acho que os regulamentos da liga não permitem resgates no mercado de inverno.
30 Novembro, 2018 at 19:26
Resgate do Soldado Dala.
By Varandas Spildbergas.
30 Novembro, 2018 at 19:48
Foda-se, bruno…
30 Novembro, 2018 at 20:06
+1
30 Novembro, 2018 at 20:14
Eu?
30 Novembro, 2018 at 20:09
lol
30 Novembro, 2018 at 20:10
Pelo menos não faz de Wilson contra nós.
30 Novembro, 2018 at 20:11
Ou de wender.
30 Novembro, 2018 at 20:15
Espero que o Varandas nao tenha a ideia de o wender
30 Novembro, 2018 at 21:28
Txiiii
😉
30 Novembro, 2018 at 22:28
O presidente é o Lion of Porches.
30 Novembro, 2018 at 18:12
Esses programas são autenticas “lavagens ao cérebro”…
Feitas por “tipo que percebem” de tudo, mas “muito em especial” de futebol…e de justiça…!
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQlNk-chabLWvS_uq81U5SCRjN4twdph3WebK3efAn0ko2118Jd
O Pedro Guerra…”a falar do seu tempo de jogador do Damaiense…”
SL
30 Novembro, 2018 at 18:15
O porco guerra é só o maior filho da puta de Portugal. Que lixo de homem fds.
30 Novembro, 2018 at 18:13
Nada vai mudar porque eles transmitem informações de maneira (quase) dogmática. Se vais contra a corrente ou és maluco ou ressabiado ou atrasado mental. É a triste realidade do mundo. Ninguém quer a verdade porque a verdade não vende e sobretudo não rende tanto como a mentira.
30 Novembro, 2018 at 18:19
Bom texto, Zero Seis!
É inacreditável o tempo que os ditos canais de notícias dedicam a esse tipo de programas, que de desporto têm muito pouco e como se não bastasse, ainda arranjam forma de fazer edições especiais para deitar sal quando acontece algo num dos 3 “grandes” , especialmente se for o Sporting.
30 Novembro, 2018 at 18:35
Post pertinente, as usual.
Permitam-me pegar nisto: “Quem perde com isto tudo? O desporto em primeiro lugar, os espectadores de seguida e o jornalismo quase em simultâneo”.
Perdem sobretudo as pessoas, como seres pensantes, como seres inteligentes. Infelizmente Portugal, ainda tem mais de 50% da sua população com baixa escolaridade e considerável analfabetismo. É uma percentagem brutal, quando comparada com a união europeia. Não me interpretem mal, há gente inteligentissima com baixa escolaridade, mas sabemos que há uma probabilidade muito maior neste grupo em termos de permeabilidade a fake news, a propaganda e a manipulação de opinião. Os media sabem no bem, clubes como o benfica sabem no bem, políticos brincam com isso há anos.
Os media podiam e deviam ser pedagógicos. A chave é a educação, o sentido crítico, o cruzamento de informação quando a notícia nos chega já embrulhadinha e pronta a consumir.
O caminho do Sporting é a verdade, o esclarecimento dos factos, a pedagogia que desmascara a mentira. Não vejo outro. Para isso precisa dos seus melhores elementos, gente que dê a cara e fale sem medos. Gente que resista e eduque, pois.
30 Novembro, 2018 at 18:56
As nossas equipas de Ténis de Mesa, jogam hoje (as Leoas já começaram e os Leões é entretanto) em mais uma jornada da Liga dos Campeões…
Se quiserem, vão acompanhando o evoluir do resultado na minha página 🙂
30 Novembro, 2018 at 19:05
Quanto menos esclarecido for o consumidor mais permeável se torna à formatação de opinião, independentemente do conteúdo.
Somos (Sporting) vitimas desse modus operandi há muitos anos porque não temos, nunca tivemos, uma CS favorável ou no mínimo isenta. Desde a contratação de JJ que nos foi lançado o maior ataque de que tenho memória, por parte desses orgãos de comunicação e que se acentuou ainda mais a partir de março ultimo, tendo culminado com o ataque à academia e a queda da anterior direção. A determinada altura, independentemente dos factos ou da falta deles, percebia-se que tinha de acontecer… era inevitável e…inacreditável!!
O jornalismo de hoje anda pelas ruas da amargura, controlado por lobbies que existem para servir determinados interesses, há muito que deitou por terra um tal de “código deontológico” a que esses profissionais supostamente deveriam estar obrigados.
São sinais dos tempos…profissionais, alguns, que se vêm “amordaçados” por interesses mais altos do que a verdade da informação, é-lhes percepcionado de forma velada que, ou (des)informam dentro de uma determinada linha editorial ou então o seu posto de trabalho está posto em causa. É uma forma muito mais subtil, sofisticada de fazer censura e está totalmente instalada neste belo pais à beira mar plantado!
Grande parte do nosso insucesso desportivo está directamente ligado a este fenómeno e temos como exemplo a campanha orquestrada contra nós nos últimos…8 meses. Independentemente do individuo X ou Y, foi o Sporting, SEMPRE, que esteve a ser atacado e nós deixámo-nos dividir tomando partido por um ou por outro, relegando o clube para segundo plano (mea culpa).
Também nesta matéria e atendendo à realidade que temos, há muito para fazer no nosso clube!!
30 Novembro, 2018 at 19:10
Ah, no desporto em geral…pensa-se depois…primeiro servir interesses, pois este negócio futebol dos dias de hoje, “carrega” muitos milhões.
30 Novembro, 2018 at 19:08
É um assunto complexo, que nós reduzimos erradamente a “são uns cartilheiros” ou “não gostam de nós”.
Existe também culpa do receptor, que aceita qualquer ” notícia ” como facto. O próprio receptor raramente faz ele o contraditório. Também por isso a CS se adapta ao mercado, lançando atoardas sem verificar a 100% a sua veracidade. Também pq muita gente lê as gordas, que por vezes (já acontecia com manchetes de jornais) não correspondem ao corpo da notícia.
Junte-se os algoritmos dos googles, quem recebe a info , recebe-a por si só filtrada, seja por vontade própria ou por graças do Espírito Digital.
Somos bem menos informados do que pensamos.
30 Novembro, 2018 at 19:20
Hã???????????
“Em dia de AG, constata-se que:
O Presidente da MAG, Rogério Alves em total desrespeito para com os Sócios do SCP, tudo fez para que não fosse facultada aos Sócios a Ata da AG de 23 de Junho, anterior AG e que tem como dizem os Estatutos, que ser aprovada na AG seguinte, portanto hoje, 30 de Novembro, tendo a Ata que ser lida na integra e posteriormente votada para aprovação ou não. Foi solicitado conforme os Estatutos, à MAG o direito de consagrado de cada Sócio que assim o entendesse a consultar a mesma, tendo esta que lhes ser remetida, conforme a Lei e os Estatutos prevêem, na integra, facto que foi negado pelo PMAG.
Ficamos também a saber, que foi esta Ata, aprovada por um Notário, facto que viola os Estatutos do SCP, e o Direito Soberano dos Sócios, na aprovação da mesma.
Requer esta atitude, observação e possível envio para apreciação em Tribunal.
Deixa o Movimento360, a Ata na integra para que todos tenham conhecimento dela, já que doutra forma se mostrou impossivel fazê-lo, devido à violação dos Direitos Estatutários dos Sócios e por defeito dos Estatutos do SCP.”
https://scontent.flis6-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/47323833_900208103703095_2751795764274397184_n.jpg?_nc_cat=108&_nc_ht=scontent.flis6-1.fna&oh=f5a9d16698fd8b65c4afd0c83bccc6e7&oe=5CA17B79
https://scontent.flis6-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/47277035_900208567036382_3742687102198874112_n.jpg?_nc_cat=109&_nc_ht=scontent.flis6-1.fna&oh=542bf74fc8a2cb7255ffbbafba59667d&oe=5CA819C5
https://scontent.flis6-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/47007602_900208737036365_8194248265860907008_n.jpg?_nc_cat=108&_nc_ht=scontent.flis6-1.fna&oh=d3d07d46ab1af938970ce7eded44887b&oe=5CA81468
30 Novembro, 2018 at 19:47
O cherba certamente que vai fazer um post sobre isto. Que é gravíssimo.
1 Dezembro, 2018 at 2:47
GRAVISSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
30 Novembro, 2018 at 20:00
Hum…?? Cavala!??
30 Novembro, 2018 at 20:02
O Notário não aprova ou desaprova Actas!
O Notário regista a Acta para que depois não possa ser substituída por outra.
Certo?
30 Novembro, 2018 at 20:14
Também acho que sim.
30 Novembro, 2018 at 21:03
Parece que não, já não precisa de aprovação dos sócios, o mestre do fantoche diz que por questões jurídicas já não pode ser modificada pelos sócios.
Tudo na perfeição.
30 Novembro, 2018 at 21:11
Lindo!
O Sporting é nosso outra vez.
Agora temos um PMAG que faz inveja ao Maduro.
Vamos quantos processos disciplinares vão sair daqui e o outro é que era acusado de perseguir sócios.
30 Novembro, 2018 at 22:33
Isso é outra coisa.
Aprovada em AG significa submetida a votação dos sócios.
Não implica que não seja ‘registada’ em notário mas aí só prova que é lavrado o que é dito ao notário.
Mas o conteúdo é para ser aprovado em AG.
30 Novembro, 2018 at 22:48
O mestre do fantoche discorda e quem manda no clube é ele.
30 Novembro, 2018 at 20:58
Já deste a resposta no segundo paragrafo. Ou não percebeste o que escreveste?
30 Novembro, 2018 at 21:37
Não percebi o que escrevi.
Estava à tua espera para perceber o que faço…
30 Novembro, 2018 at 22:26
Exactamente…
30 Novembro, 2018 at 19:29
Entretanto o “viu a luz”:
https://pbs.twimg.com/media/DtQZnpeXQAAWC6X.jpg
1 Dezembro, 2018 at 2:48
Faltou a 3ª cena … A do abracinho entre os dois personagens …
30 Novembro, 2018 at 19:31
Perfeito este post. Parabéns
30 Novembro, 2018 at 19:36
Mais uma curiosidade:
“O orçamento para 2018/19 que será votado esta noite pelos sócios do Sporting em Assembleia Geral não difere em muito do documento apresentado pela anterior direção, então liderada por Bruno de Carvalho. O quadro em anexo revela alguns pontos comuns com o orçamento que será hoje apresentado aos sócios. Na maioria dos casos, a diferença é pouco significativa.
Recorde-se que o anterior orçamento acabou por ser reprovado pela Comissão de Fiscalização (CF)”
30 Novembro, 2018 at 19:48
Ainda bem que postas. Já andava a pensar onde é que isto andava. Afinal a situação financeira em que BdC deixou o clube era boa ou má?
30 Novembro, 2018 at 21:16
Portugueeza, o Orçamento e Plano de Actividades não tem directamente que ver com a situação financeira:
É um documento instrumental que propõe como gerir as contas do SCP Clube e das suas Modalidades e quais as suas actividades para o ano seguinte (1 julho a 30 junho); daí o ter sido cometida uma clara violação dos Estatutos por Jaime Marta Soares ao não convocar a AGO (Assembleia Geral Ordinária) de Junho.
É que, neste caso Ordinário não quer dizer malcriada ou mal educada; quer dizer regular e obrigatória; os Estatutos prevêem mesmo sanções para quem não cumpra com a sua realização (desde logo o PMAG e – nunca ou – eventualmente qualquer outro elemento dos Órgãos Sociais a quem seja co-imputável a não concretização dessa AGO).
Essa violação de JMS é OBJECTIVA e agravada, porquanto foi formalmente solicitada pela Direcção a AGO e entregues ao PMAG os Documentos para apreciação dos Sócios.
Já a “reprovação” desse documento (apresentado pelo CD ao PMAG) pela CF nomeada por JMS é um “contradicto in subjecto e in objecto”: contradição processual do sujeito porque não é da competência do CF nomeado (nem sequer do CF&D eleito) aprovar ou reprovar o documento mas tão somente emitir um parecer visando esclarecer a apreciação que compete EXCLUSIVAMENTE aos sócios reunidos em AGO; contradição do objecto porque a CF analisou o que supostamente seria um Documento para Discussão e Votação em AGO, mas de que o PMAG havia já feito tábua rasa ao não convocar a AGO.
Mas dessas ilegalidades parece ser tabú falar agora.
O que eu acho grave é elas não serem sequer objecto de apreciação do actual PMAG, advogado e ex-bastonário da Ordem. Não! Marca-se a Assembleia fora do prazo legal; não se explica por que não foi convocada nos prazos estatutários; apresenta-se o mesmo documento ligeiramente retocado que havia sido apresentado pelo anterior CD, ilegalmente recusado pelo anterior PMAG e ilegalmente “reprovado” pela CF nomeada ad hoc pelo PMAG.
E espera-se que os sócios passem uma esponja sobre o que NÃO se passou em Junho!
Eu não nutro revanchismos ou regressos ao passado; foi dado um novo rumo ao Clube. Houve eleições! Concorridas! Ganhou um dos 7 candidatos! Inicia-se um novo ciclo.
Plenamente de acordo com isso que eu não quero ver o meu Clube paralisado.
Mas muito diferente é o PMAG querer “passar uma esponja” sobre as ilegalidades cometidas no nosso PREC de Maio/Junho passado. De um e de outro lado da barricada. Apurar tudo bem apuradinho, sem protecções a ninguém e sem visar a purga de ninguém. Mas clarificar a nossa História e o cumprimento da Legalidade Estatutária.
Saudações leoninas
30 Novembro, 2018 at 22:35
Muito bem.
30 Novembro, 2018 at 19:48
Mais uma coisa interessante para debater. Vamos esperar pelo post do cherba
30 Novembro, 2018 at 19:59
Tenho ideia que a CF só se pronunciou contra o orçamento, não tendo qualquer decisão vinculativa sobre o mesmo.
Provavelmente aquelas alminhas também acham mal este…
E depois?
30 Novembro, 2018 at 21:10
Dúvido que as “alminhas” achem este mal. A ver vamos.
30 Novembro, 2018 at 21:38
O que as alminhas acham é cagativo!
Foi antes!
É agora!
(sobre este assunto, obviamente)
30 Novembro, 2018 at 22:00
Ó Miguel, mas pronunciaram-se sobre que Documento e Porquê?
Como é que uma CF nomeada se pronuncia sobre algo que o PMAG diz que não existe, uma vez que recusou cumprir com a sua OBRIGAÇÃO ESTATUTÁRIA de convocar uma A.G.O. em Junho, exactamente para Apresentar, Discutir e Votar o Orçamento e Plano de Actividades do Clube para o Exercício 2018/19?
Se não havia AG, porque o PMAG (ilegalmente) se recusou a convocá-la, como é que uma CF (transitória e nomeada) se pronuncia sobre um Documento que era suposto ser apresentado nessa AG? E ainda por cima “reprovando” esse Orçamento e Plano de Actividades. Porque o Miguel pode tentar o revisionismo que quiser, mas o que a CF expôs em comunicado foi o parecer de reprovação do Orçamento PROPOSTO. O que é absolutamente SUI GENERIS, exactamente porque o PMAG não deixou que ele CHEGASSE A SER PROPOSTO e apresentado aos Sócios. Mas a CF dá um parecer, supostamente destinado aos Sócios reunidos em AG, a qual não existiria e, logo, sobre algo que nunca viria a ser apresentado e proposto aos sócios !?
Se isto não o incomoda, Miguel, não sei como, doravante, poderá pugnar pelo cumprimento dos Estatutos.
SL
30 Novembro, 2018 at 20:01
É Cavala!!!!
30 Novembro, 2018 at 20:04
“não difere em muito do documento apresentado pela anterior direção”
“O quadro em anexo revela alguns pontos comuns com o orçamento que será hoje apresentado aos sócios. Na maioria dos casos, a diferença é pouco significativa.”
Não difere muito
Alguns pontos comuns.
Sim, isso…
30 Novembro, 2018 at 20:55
já agora…
“Na maioria dos casos, a diferença é pouco significativa”
Assim sim…
30 Novembro, 2018 at 20:05
Essa notícia é tão apropriada a este post…
30 Novembro, 2018 at 19:45
Pensem só nisto: se é o que é nestas coisas que nós sabemos (e na minha própria profissão constantemente vejo a ignorância do zé povinho explorada pelas agendas de cada fonte mediática…), não assusta tentar imaginar aquilo que não sabemos e o quanto somos manipulados?
Creio que a solução é: estudar, viajar, aprender, conhecer outras culturas, entender como o mundo é governado.
Nem toda a gente é corrupta mas muita gente é enviesada, e ainda mais gente não pensa duas vezes acerca daquilo que ouve ou lê.
30 Novembro, 2018 at 20:30
Bullseye
30 Novembro, 2018 at 19:56
Eu acho que a culpa da violência no futebol em particular, e no desporto no geral, tem base na falta de isenção que existe e que leva uma parte dos adeptos mais radicais a tomar posições para defenderem os seus clubes – uns contra essa falta de isenção e outros a defenderem essa falta de isenção que beneficia o seu clube.
A isto junta-se depois uma dialéctica dos dirigentes que também fomenta a agressividade dos adeptos – os mesmos – exactamente pela mesma razão – uns a defenderem-se e a acusarem de serem prejudicados e outros a defenderem-se e a negar serem beneficiados.
Finalmente, a passividade do poder politico a tudo isto, numa sociedade que até fomenta e tolera a corrupção, o tráfico de influências, o compadrio, o favorzinho e a cunha!
Onde a Justiça não funciona, nada funciona!
30 Novembro, 2018 at 20:20
Isto são cojones
https://www.thenational.scot/news/17264071.the-nationals-front-page-goes-viral-after-theresa-mays-trumpesque-ban/
30 Novembro, 2018 at 22:47
Não diria tanto. Bom marketing de certeza. E um bom exemplo do assunto do post, porque duvido muito da cruzada moral do jornal escocês.
A Escócia, note-se que com toda a razão, está fodida com os ingleses por causa da merda do Brexit. É que foram os velhos, fora das cidades e sem educação de Inglaterra que votaram para sair. E os estúpidos gananciosos dos pescadores…que querem mais quota mas, só por acaso, quem lhes compra o peixe é a União Europeia.
E a UE, assim como assim, é gaja para fazer o RU passar um mau bocado.
Burros do caralho. Ainda se fodem e perdem a Escócia e a Irlanda do Norte para fora do Reino.
Devia ser inconstitucional tomar decisões de tal magnitude sem um mínimo de 60 ou 70% dos votos. E o referendo nem sequer atava as mãos do governo.
Ai…foram os golpistas aqui da ilha…
Sou sincero, não queria um BdC como ministro porque na vida real temos que trabalhar com os outros e agradar a muita gente. Mas o futebol é outra coisa e um clube precisa de ser governado com assertividade, mais como uma empresa do que um estado.
Rant over
30 Novembro, 2018 at 20:52
O líder do Sporting alega que as declarações proferidas pelos presidentes não são ignição para violência. O problema, sublinha, é a toxicidade da comunicação social.
Numa intervenção na Assembleia da República, na conferência “Violência no Desporto”, Bruno de Carvalho sugeriu, para provar a sua tese, que os presidentes fossem silenciados durante duas semanas. “Não mudava nada, porque a comunicação social continuaria com o seu lixo tóxico”, sublinhou.
30 Novembro, 2018 at 21:03
Bingo!!
30 Novembro, 2018 at 22:07
Bingo e INCÓMODO!
SL
30 Novembro, 2018 at 22:04
Esse gajo tinha mesmo que ser destituído e, desejavelmente, encarcerado ou, pelo menos, silenciado. Mexeu com demasiados interesses.
Sabes que és uma ameaça ao regime quando tens o presidente, primeiro ministro e presidente da assembleia a atacar-te em simultâneo e em directo na televisão.
30 Novembro, 2018 at 22:31
+1
30 Novembro, 2018 at 22:39
tanto que essa gente vai sofrer um dia… esquecem-se que, quando partem, ficam entregues à justiça divina, a qual não é comprada….
30 Novembro, 2018 at 22:40
Ora…
30 Novembro, 2018 at 22:48
Claro caralho!
O problema não é o dirigente que grita “fomos roubados”.
O problema é o roubo
30 Novembro, 2018 at 21:06
Hoje até parece que é carnaval. Cada vez melhor.
https://www.tsf.pt/sociedade/justica/interior/investigadores-da-pj-alertam-que-investigacao-as-agressoes-em-alcochete-contrariou-lei-10257493.html?fbclid=IwAR3tijgkuNpeb0ZGi2K8F0O3EfUp961OZ63XhIFagg5Yi2D9TAn008MK2OM
30 Novembro, 2018 at 22:52
Meh.
Isso é um ‘catch 22’ como dizem os bifes. Preso por ter cão e por não ter. Uma coisa muita sportinguista.
Primeiro ninguém pode dizer que é terrorismo e por isso a PJ que se foda.
Depois, se fosse mesmo terrorismo então ainda pior, né?
Cheira-me que esta hotshot da procuradora ou vai longe ou vai para polícia sinaleira
30 Novembro, 2018 at 21:11
o jornalismo português é um cagalhão na calçada…
recados, propaganda…
não se vê independência ou sequer vontade de mudar.
ainda querem dar subsídios ao jornalismo.
30 Novembro, 2018 at 21:16
O Sexta às Nove vai passar as declarações do interrogatório de BdC?
30 Novembro, 2018 at 21:24
clap clap clap clap!!!!
Faltaram apenas dois “pormenores” o primeiro é que o que se vê e assiste no futebol não é nenhum “cogumelo” num óasis á beira mar plantado é apenas um reflexo á escala daquilo que é o País!!!
O segundo é que as forças “politicas” se admiram* com o que se passa, não se admiram não, antes pelo contrário incentivam, instrumentalizam e tiram proveito do facto de andar tudo “distraído” com as sucessivas “crises” no futebol, de tal maneira que a maioria do povo, vulgo a carneirada, nem se apercebe ou se mobiliza, com os roubos sucessivos a que é sujeito por estes verdadeiros parasitas e pelos seus vampiricos amigos das elites, sejam da banca, da industria ou do capital no geral…
Tudo isto sustentado numa “justiça” decadente e comprometida, numa CS vendida e instrumentalizada e num povo ignorante e abúlico, no que diz respeito á defesa dos seus direitos constitucionais e de cidadania…
Isto não vai por bom caminho e todos os indicadores apontam para o agravamento da situação…Vai ser cada vez pior…Tem a palavra os Portugueses de bem que ainda sobrevivem sejam eles do SCP ou não!!!
SL
* A não ser que contes como “admiração” e “preocupação” os grunhidos hipócritas, para enganar papalvos, com que reclamam a “pacificação” do desporto ou “mão pesada ao terrorismo” enquanto convivem alegremente com os comprovadamente maiores bandalhos e criminosos do desporto nacional!!!
30 Novembro, 2018 at 22:21
agora eu… clap clap clap clap!!!
30 Novembro, 2018 at 22:53
Exacto. Há quantos anos não há um Secretário de Estado do Desporto que tenha tomates para mexer no futebol?
30 Novembro, 2018 at 21:28
Cada vez melhor, as diferenças para quem faz apertões aos jogadores:
https://twitter.com/i/status/1068262371372818433
30 Novembro, 2018 at 21:31
Grandes filhos da puta, mas isso já sabiamos qual é a novidade?
30 Novembro, 2018 at 21:43
Depende do que se entende por apertão!
30 Novembro, 2018 at 22:55
Não tenho dúvidas que o plantel anda a ver se fode o barrote.
Daí que é preciso o orelhas apertar bem para continuar a segurar o barco.
Isto só é mau para eles. Curioso para saber quando cairá o traficante de pneus
30 Novembro, 2018 at 22:57
Em principio esta época cai.
Pelo menos a influencia vai perder para o Porto.
Vamos ver se Rui Gomes da Silva entra em jogo.
30 Novembro, 2018 at 21:31
Mas afinal a Acta foi lida aos sócios ou não? E foi votada a sua aprovação?
30 Novembro, 2018 at 21:43
Ja vi que nao
30 Novembro, 2018 at 21:46
OFF:
#TénisdeMesaSCP| Leoas apuram-se para os Quartos-de-Final da Liga dos Campeões pela 1.ª vez!
Seniores Femininas A (1.ª Fase da Liga dos Campeões)
TT Saint Quentinois 2-3 Sporting Clube de Portugal “A”
2.º Lugar. Próximo jogo: ADC Ponta do Pargo vs Sporting CP “A” (Campeonato Nacional)
Força Leoas! #DiadeSporting
30 Novembro, 2018 at 22:27
Mais um exploit europeu da modalidade. Bravas.