A semana fica marcada pelo melhor futebol apresentado pelos nossos sub23 na partida a contar para a 16ª jornada da Liga Revelação frente ao Benfica (até aqui líder), que ainda assim resultou apenas num empate ao cair do pano e que nos mantém na urgência de somar vitórias nas próximas semanas.
O Sporting está a um ponto da zona de classificados para o apuramento de campeão (atrás de Aves, Rio Ave, Guimarães, Estoril, Benfica e Braga) e a sete pontos do primeiro posto (ocupado pelo Braga com um jogo a mais). Número que definitivamente não entusiasmam e que são descabidos tendo em conta o talento disponível numa equipa que até começou bem a temporada mas que tem vindo a descer de forma.
Contra o Benfica, e depois de um empate frente ao Feirense, já vislumbrámos uma espécie de ideia de jogo. Mees de Wit mostrou bons pormenores, o Sporting foi melhor ao longo dos 90 minutos mas tanto falhou que acabaria mesmo por sofrer aos 67’ depois de uma grande penalidade. O resultado manteve-se em aberto até final e a igualdade seria reposta já em período de compensação, numa boa jogada colectiva que foi finalizada por Nuno Moreira.
Ainda como destaque, o regresso de Max à baliza da equipa secundária, ele que assumiu a titularidade e que deverá passar alguns jogos por aqui. A necessidade de jogar aliada ao mau momento da equipa, para além das poucas oportunidades que terá na principal, fizeram-no descer um escalão de forma provisória (esperemos).
Já os Juniores regressaram às vitórias e com os três pontos conseguidos ganham mais segurança no terceiro posto e em posição de apuramento (confesso que esta é uma frase que me custou escrever). Os nossos rapazes tiveram algumas oportunidades, concederam algum espaço à Académica, e acabaram por resolver a partida no segundo tempo, com golos da Babacar Fati e Félix Correia. Mesmo ao cair do pano, a Briosa ainda conseguiu reduzir mas já não houve tempo para qualquer reacção.
O jogo foi quase sempre aborrecido, quase sempre inseguro da nossa parte mas a vitória acaba por ser importante depois de uma fase extremamente negativa e depois do percebermos que o risco não estar no apuramento de campeão é bem real. Que consigam agora continuar a acumular vitórias consecutivas (algo que ainda não aconteceu esta temporada).
Para terminar, temos de falar mais uma vez do absurdo que tem sido a acompanhamento dos canais oficiais do nosso clube às partidas dos escalões jovens (pelo menos daqueles que disputam o campeonato nacional). Uma pequena pesquisa pelo nosso site e rapidamente percebemos que não só não existe ninguém a tratar esta informação como a que existe está tão desactualizada ou é tão absurda que nos dá vergonha alheia.
É absurdo que anónimos adeptos façam um acompanhamento melhor do que se passa nos jogos, que sites como o ZeroZero tenham mais informação sobre o percurso e resultados dos nossos jovens e que não existam praticamente crónicas nenhumas de relevância sobre Alcochete, aquela que é tantas vezes apregoada como a nossa mina de ouro.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
5 Dezembro, 2018 at 23:30
importa é ficar num dos 8 primeiros lugares.
na segunda vamos chegar à final.
5 Dezembro, 2018 at 23:38
Infelizmente não sou tão optimista como a Maria Ribeiro.
Acho que há qualquer coisa que tem falhado na formação e que vai levar uns anitos a recuperar o que a formação já foi!
Espero sinceramente que ela tenha razão e eu não!
5 Dezembro, 2018 at 23:51
Eu vou andar sempre a bater na mesma tecla.
Este campeonato de sub-23, é mais uma ideia de merda da FPF.
Um campeonato de “Juniores”, com o refugo que não calça na B (como é o caso da equipa do benfica) e no caso do Sporting, jogadores que nos Juniores já estão a “mais”.
Putos do Sporting que andaram o ano passado a jogar uma 2º liga, por incompetência de um projecto miserável (que foi a nossa equipa B), tiveram que baixar o nível esta época.
Não espero nada desta equipa, a maioria mais valia andar emprestada na 2º liga do que andar a fazer um “frete” neste campeonato, entre solteiros-casados.
Preferia muito mais ter assumido a descida, e andar no CNS do que esta merda e ver Bruno Paz, Max, Elves entre outros a jogar contra o refugo do benfica.
Gostaria de ver a opinião sincera, destes putos do Sporting-23, a maioria não deve sentir o mínimo de competitividade ou motivação…o que vai dar merda no futuro.
Espero estar enganado…
6 Dezembro, 2018 at 2:53
Stalley, o campeonato sub-23 até acho que tem mais lógica que as equipas B. É uma competição, com objectivos: ir à Fase final, ser campeão, ser vice-campeão, evitar despromoção (se vier a originar mais uma Divisão). Já os Bês que objectivos tinham ou têm na 2ª Liga? As equipas B são um alibi para as maiores equipas terem planteis com 50 e tal jogadores. E depois ainda se queixam do refugo? Sejam mais criteriosos! Quais equipas B?
O Campeonato Nacional de sub23, vai acabar por crescer. Porque será mais um escalão de “Formação” em que os Clubes vão querer ser campeões. Basta o Benfica ganhar o 1º, a ver se o Sporting não vai querer ganhar o seguinte ou vice-versa. E após os 2 ganharem tens dúvidas que Porto também vai aderir? Ao fim de 4 ou 5 anos está rotinada como uma competição oficial, que fará parte dos objectivos dos clubes.
SL
6 Dezembro, 2018 at 7:58
Também sou optimista e acredito em “frutos” futuros…
SL
6 Dezembro, 2018 at 8:22
Concordo com o Álvaro.
6 Dezembro, 2018 at 9:16
Também concordo com o Álvaro, embora perceba a ideia do Stalley. É verdade que a segunda liga por enquanto talvez dê melhor rodagem aos miúdos. Mas para mim não há nada mais desmotivadoR do que ser o “B” de alguma coisa. E é mais motivador ser campeão da LR do que campeão da 2a.Liga e nem sequer poder subir de divisão como os “outros”.
6 Dezembro, 2018 at 0:46
Era importante ficar nos oito primeiros lugares dos sub23. Acredito que vamos fazê-lo com mais ou menos dificuldade. Do pouco que vi, acredito que o Tiago consiga melhorar o nível da equipa. Qualidade não faltará.
Quanto aos últimos parágrafos, desisti de procurar info da formação nos nossos meios. Há muito trabalho de qualidade feito por adeptos, como dizes, anónimos. Eu, de há tempos para cá, optei por ler a tua crónica e é através dela que me mantenho informado! Obrigado por isso 🙂
6 Dezembro, 2018 at 1:27
Devo dizer que vi melhorias nestes dois jogos dos sub23.
No primeiro jogo menos visíveis, contra os lamps boa joga.
Estamos a subir e isso é positivo.
6 Dezembro, 2018 at 1:44
Nós sub23 do que vi gostei bastante.
O holandês tem muito potencial, gostei do Paz e do Paulinho. O central Queirós também esteve bem, aliás os trio recuado esteve bem.
O Elves Baldé tem de ser chamado a equipa sénior, merece e tem jogo para isso. E nós precisamos de um extremo assim.
O Miguel Luís e o Tomás… A jogar assim…
O Pedro Marques não teve jogo, mas tem ali algo que merece ser explorado.
Resumindo, temos muita gente que pode e deve ser aposta, com muita qualidade, ainda para mais porque temos um treinador que, dizem, aposta nos jovens.
6 Dezembro, 2018 at 8:06
Eu li num blogue o contrário, que não aposta 🙂
Acho que o pé esquerdo do Mees de Wit vai ser aproveitado e o Paulinho vai ser chamado mais cedo que o previsto.
Elves é um desequilibrador mas tens no plantel o Jovane, é uma questão de tempo e chega lá.
O resto… não sei.
6 Dezembro, 2018 at 8:16
Como eu estou errado, e este treinador aposta forte nos jovens, tenho a certeza que até ao final da época vamos ver os 3 campeões europeus a jogar muitas vezes.
Além desses o holandês parece ter potencial, tem um bom pé esquerdo, e o Paulinho facilmente arranja lugar nas convocatórias.
E o Max claro. Mas aí duvido, normalmente os treinadores não apostam nos jovens GR.
6 Dezembro, 2018 at 9:14
“este treinador aposta forte nos jovens”
Epá, eu não sei… mas espero que sim!!!
O Paulinho, até pela posição… e tem muito futebol.
O Max… por mim já lá estava. E como me parece que Viviano está out, arriscava.
Isto pq em janeiro não estou a ver um redes de TOPO disponível…
6 Dezembro, 2018 at 8:06
Ah… e o Thierry. Se apanha uma oportunidade, deixa para trás o Risto e o Gaspar.
6 Dezembro, 2018 at 8:24
O Thierry tem grande potencial, mas aquele cabelo à Abel Xavier…
6 Dezembro, 2018 at 9:15
Ahaahahah.
Calma, Keizer faz milagres. Repara no Jovane, já tem cabelo à homem.
Acho que o faz falta é um cabelo à Maradona, Valderrama, etc.
6 Dezembro, 2018 at 10:23
Cabelo à Maradona ou à Valderrama já aprovo 😀
6 Dezembro, 2018 at 10:39
Bem… temos de ter cuidado para não sair um Fellaini.
6 Dezembro, 2018 at 2:39
Mais um bom post da Maria Ribeiro. A Tasca está com um elenco de categoria (só não percebo o que faço no meio deles/as).
Mas não resisti a este meio/”off” (na verdade não é off mas uma “dúvida existencial” que me assalta naseuqência da seguinte frase da Maria:
“Ainda como destaque, o regresso de Max à baliza da equipa secundária, ele que assumiu a titularidade e que deverá passar alguns jogos por aqui. A necessidade de jogar aliada ao mau momento da equipa, para além das poucas oportunidades que terá na principal, fizeram-no descer um escalão de forma provisória (esperemos). ”
Bem que a “descida” seja provisória também espero; mas a dúvida é: se o Max sair dos A jogar nos sub23 é descida, será que o Diogo Sousa sair dos sub23 para integrar como 3º G-R a convocatória dos A é uma “subida”, certo? Então em que pé fica o Viviano no meio de tudo isto? 5ª escolha?
Saudações leoninas
6 Dezembro, 2018 at 4:32
errata: “… que me assalta na sequência da …”
SL
6 Dezembro, 2018 at 8:01
Não “seja humilde “ amigo Alvaro…
Os seus “petiscos “ também são muito bons…
Ante SL
6 Dezembro, 2018 at 8:13
Como diz o senhor Max claro que são artigos interessantes e todos esperamos que depois do jogo com o Braga a sobremesa seja bem docinha!
6 Dezembro, 2018 at 8:09
Do derby dos U23 apenas vi um pouco da segunda parte. O Sporting nessa altura estava a perder 0-1.
Não há ali muito para espremer. O Bruno Paz pode não ser muito virtuoso mas tem raça.
6 Dezembro, 2018 at 8:19
A equipa de juniores é assim tao má?
Ja é habito o Mr. K ver jogos dos sub-23 e juniores ou…
6 Dezembro, 2018 at 8:56
Do pouco que vi dos Sub23 era uma equipa sem atitude e com poucos processos.
Espero que TF transforme esta equipa,a imagem do que está a ser feito na A.
6 Dezembro, 2018 at 9:01
O Paulinho será uma certeza a curto prazo, mas quem me surpreendeu foi ver o holandês em acção.
Quando chegou este holandês a Alvalade? Ainda com BdC ou já depois?
6 Dezembro, 2018 at 9:11
Oficializado pela CG.
Se o negócio estaria alinhado antes, não sei.
6 Dezembro, 2018 at 9:16
Gosto do gajo.
Já agora, que é feito do Túlio? Abancou com o Tiago Fernandes?
6 Dezembro, 2018 at 9:49
+1!
Rápido, fisicamente forte, boa técnica, calmo…
6 Dezembro, 2018 at 10:39
Yep. Adulto a jogar.
6 Dezembro, 2018 at 11:21
A Holanda tem uma formação de topo. Os putos saltam aos 18 anos para as equipas principais como se nada fosse.
Estamos é mal habituados porque andamos a ir buscar cromos tipo Labyad, Ola Joao ou o Chick nao sei quê.
6 Dezembro, 2018 at 11:28
Não só nós…
Depay, Affelay…houve muitos.
Há um buraco entre a geração de Robben e esta nova geração (que de facto parecem muito mais bem preparados) de flops jovens que chegaram a seniores e boca…Aliás teve como resultado uma selecção Holandesa pouco mais que medíocre assim que Persie, Robben e Sneijder se foram…
6 Dezembro, 2018 at 12:51
Parece que estão a voltar…
6 Dezembro, 2018 at 14:16
Não vou falar de selecções porque depende de muitos factores. E quando tens uma super-geração, é difícil renovar.
Em termos individuais, eles continuam a ter bons jogadores. Alguns sofrerão daquele síndrome de chegarem cedo ao estrelato, acham-se melhores do que são e tal*…
*agora a conversa descambava para aquelas teorias da mentalidade do Centro/Norte da Europa vs ex-colónias ou raízes africanas, e…
6 Dezembro, 2018 at 14:23
Eles têm bons jogadores e os novos putos que estão a aparecer parece com outro andamento.
Eu não acho que fosse apenas uma questão mental. Eu acho que o campeonato holandês durante uns anos tornou-se demasiado fácil para alguém que tivesse algum talento e por isso eles não tiveram necessidade de crescer. E quando saíram e se depararam com outras realidades…não conseguiram dar o salto.
Claro que continuou a haver excepções e eles têm bons jogadores.
Acho que esse problema está ultrapassado e esta geração tem outro andamento…
6 Dezembro, 2018 at 9:59
Fui contra a criação destes sub23…e continuo a não ver utilidade nenhuma para este campeonato.
De qualquer forma a equipa fez um excelente jogo. Injustíssimo o resultado. Faltou-nos mais poder de fogo para concretizar e ter mais gente dentro da área. Mas é o 2º jogo do TF e já se nota uma forma completamente diferente de jogar e de abordar o jogo…mesmo na lixeira.
Vejo aqui muito potencial que bem trabalhado e com tempo (e se for essa a estratégia) pode vir a fazer plantel A. Bruno Paz, Paulinho, Elves, Thierry, Bragança, Mitrovski…o Brás se acordar para a vida…E depois outros que nunca se sabe a evolução que podem ter. Se houver a estratégia de comprar pouco mas bons e apostar nos putos para fazer plantel…há muita matéria prima com que trabalhar…
O Juniores…coitados…levaram com o Venâncio…agora com o Lima…é preciso ter azar…
6 Dezembro, 2018 at 10:22
O Brás tem contrato até junho de 2019.Irá renovar ou encostar? (ou já encostou? não faço ideia…)
6 Dezembro, 2018 at 10:42
O gajo nos juvenis era rei. Que potencial.
Fala-se nas redes sociais em posteriores problemas com o Tiago (não faço ideia se é verdade) e isso prejudicou muito a integração nos juniores.
Tb se dizia que não queria renovar por causa dos lamps, etc.
Resumindo, muita conversa e hoje… não faço ideia o que ele pretende nem o que o Sporting pretende.
Mas a qualidade é enorme, sem qualquer dúvida.
6 Dezembro, 2018 at 10:59
´No transfermarket diz que tem contrato até 2023
https://www.transfermarkt.pt/diogo-bras/profil/spieler/375361