Neste fim de semana, e mais uma vez, apenas 3 das nossas 5 equipas de Futebol Feminino entraram em acção: “de fora”, desta vez ficaram as sub17 e, de novo a equipa B, ambas isentas por serem a equipa desemparelhada das respectnas jornadas (os grupos têm número ímpar de competidoras). Mas vamos por partes.

Para o Campeonato Distrital da AFL de Futebol Masculino, Infantis B, Futebol de 7, Série 2, a nossa equipa de leoazinhas (dos 10 aos 12 anos) defrontou a equipa masculina do Santa Maria do escalão (12 e 13 anos). O jogo realizou-se no sabado, dia 8, às 10h, no Estadio Universitario de Lisboa (Campo Nr. 6), a nossa casa “emprestada” para estes escalões. O resultado foi Sporting CP 5 – Santa Maria 0. Os “nossos” golos foram apontados por: Lara (2), Maísa, Madalena, Inês Fonseca. A nossa actual Classificação (entre 12 equipas, as outras só de rapazes e em média 1 a 2 anos mais velhos), à 7ª jornada, é o 5º lugar – 10 pontos em 6 Jogos, equivalentes a 3V+1E+2D; 23GM 13GS; as 3 vitórias foram alcançadas nos últimos 3 jogos e o empate no jogo anterior a esses, o que revela a evolução das meninas).

Passamos ao Futebol Feminino Juniores sub17 – Futebol de 7 – Distrital da AFLisboa. Sporting não joga nesta 7ª jornada. No site da FPF, a classificação dá o Sporting como 1º com apenas 3 jogos realizados e 9 pontos, ex-aequo com o Benfica “B” com 4 jogos e os mesmos 9 pontos. Observando jornada a jornada, verificamos que estão em falta os resultados dos jogos do Sporting de: 1 de Dezembro, 6ª jornada, em casa, com o Futebol Benfica “B” (vitória por 17-0); o de 24 de Novembro, 5ª jornada, fora, com o Torrense (vitória por 0-5); já o de 17 de Novembro, 4ª jornada, em casa, com o Clube Atlético e Cultural foi adiado ainda sem data agendada, mas essa informação também não consta no site. Ou seja, o site da FPF “apagou” do seu link da competição os resultados do Sporting de 2 vitória por 5-0 e 17-0 respectivamente (e a sua correspondência na classificação, de mais 6 pontos e de mais 22 golos marcados). E digo APAGOU porque esses resultados já lá estiveram. Por apenas algumas horas, mas estiveram! SURREAL!

Também no sábado, também no Estádio Universitário de Lisboa, mas no campo nº 5, e às 17h30mh, , realizou-se o jogo para o Nacional de Juniores sub19, futebol de 9, 1ª Fase Série E,referente à 9ª jornada, fechando, assim, a 1ª volta da série, o Sporting CP recebeu e venceu o Rio Mouro por expressivos … 26-0!! Marcaram os golos: Margarida Caniço (Avançada, 15 anos, 9 golos): Marta Ferreira (Centro-campista, 16 anos, 8 golos), Vera Cid (Centro-campista, 15 anos, 3 golos), Andreia Jacinto (Centro-campista, 16 anos, 3 golos); Carolina Beckert (defesa, 18 anos, 1 golo), Raquel Ferreira (Centro-campista, 16 anos, 1 golo) e Laura Silva (defesa, 17 anos, 1 golo). Detalhando esta lista de goleadoras num jogo de sub 19: apenas 1 dos 26 golos “pertence” ao 1º ano do escalão (o da defesa Carolina Beckert); apenas 1 golo é tem autoria de uma atleta em 2º ano de sub17; metade dos restantes 24 tem a chancela de jogadoras em idade de 1º ano de sub 17; os restantes 12 foram apontados por 2 atletas com idade de sub15! E, já agora, segue, para melhor percepção a lista do top tem das goleadoras na competição (todas as 6 séries!), onde constam 2 leoas, uma de 15 anos (Margarida Caniço 1ª) e outra de 16 anos (Marta Ferreira, 16 anos, 6ª), as quais só jogaram em menos de 2/3 dos minutos de jogo da competição:

goleadoras

Já no Domingo, entraram em acção as nossas Séniores A, para realizarem quele que pode, com muita probabilidade ter sido o jogo de atribuição do título. Isto porque, no Estádio Aurélio Pereira, sob o apoio de um público entusiástico, as equipas séniores do Sporting e do Braga, defrontava-se a contar para a 10º jornada da Liga BPI. Para o Sporting se manter ligado à corrida pelo Tri era imperativo ganhar. Para o Braga, um empate seria um resultado agradável e a vitória punha a equipa com uma mão na Taça do Título, pois distanciar-se-ia 5 pontos (e muitos golos) à frente das leoas, num campeonato em que só um dilúvio (literalmente) pode levar qualquer destas 2 equipas a perder pontos com qualquer das outras que jogam nesta Liga.

O início do jogo pareceu indiciar ao que vinham as 2 equipa e estava pautado por um já habitual equilíbrio, até com algum ascendente verde e quiçá consentido pelas bracarenses cuja aposta parecia ser o contra ataque e a pressão a todo o terreno, tentando jogar com a hipotética intranquilidade leonina (mais necessitada do resultado e atreita, por isso, ao erro).

E a aposta do treinador Carlos Santos revelou-se bem ajuizada: fruto da pressão alta bracarense as nossas leoas cometeram 2 erros de palmatória entregando a bola às adversárias em zonas proibidas e aos 17 e aos 23 minutos as bracarenses selavam um resultados que, durante os seguintes 15 minutos, até parecia ter mais tendência a avolumar-se, tal o modo como ficaram afectadas as nossas jogadoras. Recompuseram-se nos minutos finais da primeira parte, acertando mais passes, procurando “acalmar” o jogo e reassumindo algum controlo do mesmo.

Na segunda parte tudo foi diferente: apostadas em conseguir a reviravolta, as leoas balancearam-se no ataque, passando a ser cada vez mais raras as incursões bracarenses. As substituições operadas nesta segunda parte, os números de posse de bola, ataques e cantos das leoas e o número de faltas e cartões acumulados pelas bracarenses são bem demonstrativos da postura das 2 equipas. E o facto de se ter desperdiçado uma grande penalidade e lançado 2 bolas aos ferros, mostram que essa postura, da parte do Braga, não foi tão controlada quanto insinuou o seu treinador no final do jogo.

Na realidade, a vitória foi justa, porquanto o Braga foi mais eficaz e o Sporting cometeu erros defensivos pouco reensíveis numa equipa que disputa o título (para mais esses erros até foram cometido por aquela que se tem revelado a nossa melhor e mais experiente defesa, a sérvia Nevana Damjanovic). Mas também não é menos verdade que, no cômputo final, este foi o jogo em que o Sporting foi mais dominador e aquele em que o Braga ganhou. Porque, no final, contam as que beijam o interior das redes e não as que acertam nos ferros, nem os penaltis que não se convertem.

Apenas uns comentários em resposta a algumas teorias do caos:
1º – o Sporting teve ontem a sua 1ª derrota em 2 anos e meio de Liga Feminina:
2º – o Sporting, pese embora o Braga ter usado 3 jogadoras com 1,83m de alttura, ~sovreu golos em jogadas de bola corrida, na sequência de nossas perdas de bola em jogada rasteira;
3º – o maior “poderio físico” do Braga, raramente se fez notar “atleticamente” mas fez-se, com frequência, notar disciplinarmente (no número de faltas e nos 8 cartões amarelos; contra 1 do Sporting);
4º – tais constatações não me impedem de considerar que seria vantajoso que os ajustes necessários ao aumento da competitividade da nossa equipa deveriam ser executados já em Janeiro e muito cirúrgica e assertivamente. Este será um tema para o próximo post.

Um abraço e saudações leoninas da Ilha de Santa Maria.

tatiana-falha-penalti

* às segundas, o Álvaro Antunes faz-se ao Atlântico e prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino