Sábado, um dia triste da história do Sporting. Contestação, desconfiança, revolta, acusações, faltas de respeito, isto tudo dentro de portas numa reunião magna do nosso Clube. Tanta falta que este espírito de conquista, de convicções, faz falta no estádio e no apoio ao Sporting.
A “notáveis”, insinuações e teorias da conspiração já estamos nós habituados. O ponto de cisão nesta guerrilha interna assenta em uma e só uma pessoa: Bruno de Carvalho.
BdC foi legitimamente destituído, foi suspenso, continua suspenso, acabaram-se as possibilidades de recurso (a não ser com alguma revelação bombástica nas investigações em curso.. o que duvido), já não há volta a dar, só nos resta direccionar as forças para o que continua e continuará para SEMPRE, o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Frederico Varandas não foi o meu escolhido, mas agora é o Presidente do Sporting Clube de Portugal! Estarei atento, tal como estaria caso fosse eleito o João Benedito, e quando chegar a devida ocasião farei a minha avaliação. Acredito que está a querer fazer um bom trabalho e tenho concordado com algumas medidas/iniciativas tornadas públicas, e principalmente com a estratégia do silêncio. É essencial saber estar calado e discreto, deixando as atenções viradas para outros.
Estou grato a Bruno de Carvalho pelo trabalho que deixou feito no Sporting, e principalmente por me ter devolvido a chama que esteve quase duas décadas a meio gás! Lamentavelmente, e quase certamente seguindo um planeamento estratégico de alguns, o seu tempo chegou agora ao fim. Não da forma correta, mas terminou.
Prolongar esta luta não trará nada de bom ao que mais interessa, ao Sporting!
Esta minha opinião tanto diz respeito aos mais fanáticos como também ao atual Conselho Diretivo, MAG e restantes! Tiveram ontem a oportunidade ideal para finalmente matar o chavão UNIR O SPORTING, e falharam redondamente. Há comboios que só passam uma vez na vida, esperemos que este passe novamente…
Era simples, bastava acabar de vez com este linchamento público completamente desnecessário de um Homem que arruinou a vida por dedicação ao seu/nosso Clube, e revogar pura e simplesmente todas as suspensões aplicadas aos membros do anterior CD. Bastava isso, acabava-se esta luta fraccionária e alcançava-se a tão desejada paz.
Teríamos paz, eventualmente até uma decisão oficial da justiça relativa aos casos em instrução/julgamento.. Pessoalmente, aos dias de hoje, e com tudo o que já aconteceu, continuo a acreditar que BdC está inocente no caso da academia. A justiça que investigue, mas até lá teríamos paz!
Enfim, mas mais importante que tudo isto, chegou Domingo. E Domingo tínhamos mesmo que ganhar! E ganhámos! O grande jogo frente ao Nacional, tão ou mais importante que o resultado, traz um bálsamo de esperança e romantismo a esta história recente tão negra que assolou o nosso Clube, permitindo-nos ainda sonhar com um desfecho final que no início da época ninguém consideraria sequer ser possível.
É possível ultrapassar esta guerra fratricida, é possível ganhar, é possível colocar um ponto final neste capítulo da nossa história (que acaba por servir de lição para todos), e acredito que a única forma de conseguir apanhar 2º comboio de paz é com vitórias dentro de campo!
Temos que ganhar, e a única forma de conseguirmos ajudar nesta missão é estar lá, estar presente, apoiar, gritar SPORTING SEMPRE!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… rap0s0
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
19 Dezembro, 2018 at 9:53
“Era simples, bastava acabar de vez com este linchamento público completamente desnecessário de um Homem que arruinou a vida por dedicação ao seu/nosso Clube, e revogar pura e simplesmente todas as suspensões aplicadas aos membros do anterior CD. Bastava isso, acabava-se esta luta fraccionária e alcançava-se a tão desejada paz”.
Pois era simples. Pois bastava isso….
19 Dezembro, 2018 at 10:13
Simples não era, não é.
Mas era necessário tentar.
19 Dezembro, 2018 at 9:54
Bem… dizer que BdC arruinou a vida plo clube… enfim! É por isso que hoje vive num condomínio de luxo.
Quanto á revogacao das suspensoes… isso nao cabe nas competências do conselho directivo. Há estatutos, okay? E Foram os próprios visados a requerer a última AG
Tal como o “coitadinho” do BdC nao respeitou a vontade dos sócios, deu o dito por nao dito,recusou-se a afastar e conduziu uma guerra jurídica contra o clube nos últimos meses. Quantas providencias cautelares, mesmo…?!?! Pois!
19 Dezembro, 2018 at 9:58
A vida não são só bens materiais. Se isso funciona contigo, espero que tenhas muito, porque independentemente de divergências ou de antipatias, eu quero mais é que toda a gente seja feliz, e se consideras os bens materiais como única garantia de felicidade… pois seja. Olha, que te saia o euromilhões, se o que tiveres não te bastar. A sério que achas mesmo que ele não ficou com a vida virada do avesso?…
19 Dezembro, 2018 at 10:03
🙂
19 Dezembro, 2018 at 10:09
Ela(e) sabe lá o que quer…e sabe lá o que é felicidade…
19 Dezembro, 2018 at 15:03
Felicidade para a Rute é executar a fátua pronunciada sobre o apóstata Bruno de Carvalho e receber no além as 10 virgens prometidas…
Que Alá lhe conceda pelo menos uma em vida, a ver se alivia aquela tensão, porque já não há pachorra para tanto azedume…
19 Dezembro, 2018 at 16:27
Bela resposta Ana. Independentemente de todos os factos, o BdC não iria morar para um barracão só para mostrar que não tinha uma boa casa. Tem, é dele, e ainda bem. Quem nos dera a nós que saísse o euro milhões para mudarmos muitas coisas que queriamos.
Realmente quem acha que ele está na boa, é demagogo. Vida completamente virada do avesso, e muito dinheiro para pagar a advogados. Não é facil. Há que pensar…goste-se ou não de BdC. Deu muito ao clube. Falhou no final, é certo, mas ninguém é perfeito. É sempre assim, passa-se de bestial a besta num instante….
19 Dezembro, 2018 at 10:04
“Quantas providencias cautelares, mesmo…?!?! ” Daí ter referido ter sido legitimamente destituído. Se os estatutos permitem que o CD revogue as suspensões não tenho a certeza, mas calculo que seja possível caso houvesse vontade. E nestas circunstâncias, se calhar bastava haver vontade para que acalmasse a pressão na panela..
19 Dezembro, 2018 at 10:28
Se vais por aí porquê que não comentas o recente fulgor financeiro pessoal que permitiu a varandas comprar uma casa na zona mais cara de Lisboa? (Penso que na altura linkaram aqui uma casa na ordem dos 900 m euros).
E o que aconteceu aos credores da clínica? Foi tudo pago de repente? E como?
Queres mesmo que continue?
19 Dezembro, 2018 at 11:03
Não.
19 Dezembro, 2018 at 11:43
Ninguém quer. A não ser que seja para falar mal do Dr. Bruno de Carvalho…
… Aí já pode.
19 Dezembro, 2018 at 16:07
Mais porteiragem…
19 Dezembro, 2018 at 18:43
Gostei.
19 Dezembro, 2018 at 10:02
“Prolongar esta luta não trará nada de bom ao que mais interessa, ao Sporting!”
Esta luta é necessária. Mais não seja para que a verdade seja conhecida. Enquanto houver “esqueletos no armário”, não haverá paz. Duvidas? É que enquanto houver dúvidas, vão sempre haver bocas anti e pró. É pena, mas é assim mesmo. Por mim falo, pelo menos. Isso não quer dizer que alguém deseje derrotas do clube. É evidente que esta discussão se centra em pessoas, não no clube. Deixem-se lá de acusar os “brunistas” de desejarem derrotas. Isso não existe.
19 Dezembro, 2018 at 13:00
Nem mais ana
19 Dezembro, 2018 at 15:05
Exato. Nem mais.
19 Dezembro, 2018 at 10:03
A TAL DESEJADA PAZ teria sido alcançada se o megalómano do ex-presidente tivesse adeite os resultados da AG de 23 de junho…
Pois, era simples. Pois, bastava isso…
Ao contrário, ele e os seus acólitos vieram com chuarrasquinhos, cabalas, teorias da conspiraçao einsultos a rodos…
Bacanos que passaram meses a lançar merda para cima do clube, a gozar com o nome do clube como se fossem lã-pioes (spor71ing, lembram-se?)… agora vestem a pele do cordeirinho e vem com a conversa da paz e da concórdia.
Já se esqueceram do nojo que a maioria dos sócios lhes causava, ou da purga que desejavam para o clube…
Pois, tudo muito bonito agora que voltaram a levar na pá.
um 2026 prá rapaziada…
19 Dezembro, 2018 at 12:41
Com comentários destes, deves ser um ser humano muito triste e só posso ter pena de ti.
Ao ponto de teres de te travestires denota uma insegurança que nos tempos que correm já não faz sentido.
Assume-te, sê feliz e acima de tudo deixa os outros serem felizes também.
19 Dezembro, 2018 at 10:03
Sobre sábado…os sócios decidiram manter a suspensão…enfim…os ódios são mais do que os amores…e por isso este é o resultado. Tenho pena mas foi a decisão dos sócios, tenho de respeitar.
Tenho lido várias pessoas dizerem que foi uma oportunidade perdida para unir o Sporting ou pelo menos uma massa significativa. Este raciocínio labora num erro fulcral. O principio de que alguém quer essa união. Nem adeptos nem direcção quer essa união. Pedir união seja de onde for são apenas palavras vazias, especialmente vindas da direcção ou dos seus mais radicais apoiantes. Se quisessem essa união, há muito já a teriam…
Agora é olhar para a frente. Hoje há um jogo critico e Domingo há outro. Sou sincero. Tenho MUITAS duvidas que o futebol kamikeizer saque 2 vitórias nestes 2 jogos…mas venham eles porque pelo menos têm tudo para serem grandes jogos…
19 Dezembro, 2018 at 10:15
Dois jogos muito difíceis pelo valor dos adversários mas muito pelas nossas ausências.
Um de cada vez e hoje é para seguir em frente na taça.
19 Dezembro, 2018 at 10:14
Rap0s0,
De acordo com tudo e espero que esta fase chegue ao fim e rápidamente virarmos a página de uma vez por todas.
Para mim perderam uma oportunidade de ouro para acabar com esta miserável persiguição e dar um sentido real da uniao tão proclamada por esta direcção.
No entanto tenho uma opinião mais “radical” do que tu, e chamem-me os nomes que entenderem, ainda não vi/li argumentos e/ou factos validos que levassem a destituição da anterior direcção, e não me venham com a treta dos estatutos.
Estou convicto que tudo isto foi hiperbolizado pela CS, a falta de discernimento e capacidade de avaliação dos sócios do SCP.
No meu entender, a destitiução, continuidade das suspensões/expulsões é pactuar com o que o miserável do JMS e a sua pandilha montaram.
Não me peçam para concordar com isso e palavra de honra que não consigo entender.
Como já referi noutros posts, não sou mais Sportiguista do que ninguém, mas também ninguém é mais Sportinguista do que eu.
Para o bem do nosso clube, espero que tudo se resolva.
SL
19 Dezembro, 2018 at 10:26
Sr Raposo . Concordo em parte com o seu pensamento. Penso que a sua visão é ver um clube unido e com alma . Penso ser difícil isso ser possível. Sabe.,nós os sportinguistas estamos sempre disponíveis para a guerra e acertos de contas , mas infelizmente, só entre nós .Respeitosamente, Vitor Medeiros.
19 Dezembro, 2018 at 10:44
Concordo em grande parte com aquilo que está escrito neste post.
Esta AG teria sido o momento para demonstrar o real interesse em “Unir o Sporting”, mas em vez disso, tivemos um presidente calado a ver o circo a arder e um PMAG em que sempre que podia, aproveitava para dar uma alfinetada.
Quem está à frente do Sporting tinha de perceber a oportunidade de ouro que houve nesta AG para ser o inicio de uma recuperação dos sócios que se afastaram com esta situação (e até mesmo dos que não se afastaram fisicamente), mas não, prefere mandar areia para os olhos a dizer que se está a aumentar presenças no estádio e no JR.
É triste ver a quantidade de Sportinguistas que se afastaram, e falo de Sportinguistas do dia-a-dia leonino que estavam em tudo o que era pavilhão ou estádio e para muitos destes, nem ganhar o titulo de futebol os vai voltar a dar o prazer de voltar a ver o Sporting.
Um presidente nunca será unânime, mas tem que tentar ser o presidente de todos ou pelo menos tentar chegar a todos, isto pelo bem do Sporting.
19 Dezembro, 2018 at 10:49
Vejo muita gente preocupada com o défice democrático dos velhos (giro) terem 20 votos enquanto o Zezito tem 1.
Têm alguma razão, embora saibamos o porquê desta disparidade.Mas é uma discussão interessante.
Pena é que, durante 5 anos, a malta tenha andado mais preocupada em mudar estatutos de punição do que propriamente com este assunto.
19 Dezembro, 2018 at 13:04
Tens razão e eu próprio me culpo .
19 Dezembro, 2018 at 10:50
De onde caiu mais este merdas? Outro eunuco do lpm?
Sempre a mesma ladainha…
O problema é o BdC…
Não, não é. O BdC é passado, já foi com o crl (diz o vosso novo líder espiritual). O problema são os filhos da puta que, porque lhes apeteceu e sem prova alguma de nada de errado feito pela criatura, decidiram foder os resultados das últimas eleições.
O problema é que restou um clube onde se desrespeita a democracia, se destitui porque apetece e está pejado de lampiões verdes.
Eu até nem votei fivelas…
Não. Ninguém votou. Há afinações, todos sabemos, mas (ainda) não conseguem fabricar todos os votos de um gajo que ganha.
Eu até acho que se devia acabar com isto da suspensão…
Ohhh!! Uma clássico de Natal da tasca!!! Os mansos, tansos, atentos e vigilantes dizem todos isso. Por isso é que foram lá votar o contrário.
O lampião pm está velho e sempre foi uma merda. Só belicoso, nada mais. No entanto vão ter que fazer ligeiramente melhor que esta merda.
19 Dezembro, 2018 at 16:06
Ri-nhi-nhi, ri-nhó-nhó…
19 Dezembro, 2018 at 10:57
The first President of Zimbabwe was President Banana. @googlefactss #presidents
19 Dezembro, 2018 at 11:02
Andei por lá.
Sabes que, nessa época, o uso da expressão “republica das bananas” foi proibido.
Fica a sugestão.
Aliás foi também proibido o uso de outras expressões idiomáticas com uso de “banana” atendendo às alegadas vicissitudes da vida de Canaan Banana quando era árbitro de futebol em escalões jovens.
À atenção do barbie-ni e do homofóbico da tasca.
19 Dezembro, 2018 at 11:50
Sério? Não sabia.
Interessante o resto do teu comentário.
Varandas – Canaan Banana
R. Alves – R. Mugabe
Concordas?
19 Dezembro, 2018 at 11:58
É também assim que eu vejo.
Até porque o Primeiro-ministro da presidência de Banana era Mugabe, porque quem legislou contra as ofensas ao nome de banana foi Mugabe, quem legislou as bases do sistema politico do país que permitiram a ulterior ditadura foi Mugabe e, last but not the least, quem se fazia deslocar sobre um pagode carregado aos ombros de serviçais, por entre multidões era Mugabe.
19 Dezembro, 2018 at 14:15
Completamente de acordo.
O mesmo acontece no Sporting Unido de Belas e Campo Grande.
19 Dezembro, 2018 at 11:00
Quem é que queria paz??? Não entendo.
19 Dezembro, 2018 at 12:06
«Um fim de semana complicado, embora de esperança»
Ou como diria varandas – Enquanto há vida, a esperança … fica para depois.
19 Dezembro, 2018 at 12:09
Já nem sei quantas vezes aqui disse…
Que também estou muito grato a BC por tudo (e foi muito…) o que fez pelo nosso Sporting…
Lamento que em determinado momento “tenha deixado desabar” tanta coisa… e se tenha deixado enredar numa “teia de voluntarismo” em que perdeu ele , mas sobretudo perdeu o Sporting…!
Tenho pena que “no momento certo” BC não “tenha concluído que se devia ter deixado de parte…”
Deixar que a situação se pudesse ter clarificado em vez de “se atirar de cabeça” e acabar por “complicar “muito mais as coisas…
BC deveria entretanto “ter aprendido” que nem sempre “quem nos dá hoje palmadinhas nas costas…não vai amanhá ajudar a levantar o cadafalso e pôr-nos a corda ao pescoço…”
Teria sido óptimo que tivesse aguardado com calma ciente da máxima que diz que…”o azeite, como averdade… vem sempre ao de cima…”
Mas a verdade é que se continuamente agitado…essa separação torna-se mais difícil e muito mais morosa de acontecer…
O Sporting necessita de Paz…
O Sporting precisa de todos…e eu acredito no sportinguismo de BC e desejo que logo que possível possa voltar a ter acesso aos direitos que como sócio “lhe pertencem…”…
Continuo a acreditar que BC não é “responsável directo” pelos actos horríveis e ignóbeis que aconteceram am Alcochete…mas isso a seu tempo será do conhecimento público…
O que desejo agora é que BC também tenha direito à sua privacidade…já chega de “tanta operação de barriga aberta…”
E que o Sporting se consiga afirmar…
E como seria fantástico…se todos pudéssemos celebrar proximamente o título porque todos esperamos há tanto tempo…
Boas Festas…
Abraço e SL
19 Dezembro, 2018 at 12:39
Amigo Max, que mais haverá a dizer quando o grande sportinguista disse tudo e de forma tão clara.
Nada nem ninguém acima do Sporting.
Boas festas para si e para os seus.
19 Dezembro, 2018 at 12:37
O SCP está acima de qualquer Presidente, dirigente, treinador, jogador, funcionário, etc…
No dia em que esta “simples” frase não for colocada em causa estaremos mais perto de cumprir a máxima de José de Alvalade…
Viva o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!
19 Dezembro, 2018 at 13:03
Concordo, mas isso é sempre valido ou só as vezes?
19 Dezembro, 2018 at 15:10
Por mim, SEMPRE!
19 Dezembro, 2018 at 12:54
Bem, concordo com muito do que diz o “cronista” mas tal como muitos aqui acho que é utópico desejar paz e união….
E isto prende-se com o processo utilizado para destituir o antigo CD que foi vergonhoso, aliás ainda hoje sinto vergonha alheia pelo que se passou e passa e esclarecendo a maltinha que ao ler isto já está de “caneta afiada” não quero a volta de BdC á presidência exactamente como já não o queria como presidente na altura quando devido a um descontrolo emocional, se calhar (compreensível mas factual) em que começou a acumular erros estratégicos uns atrás dos outros e como consequência o SCP foi prejudicado e isto embora eu ache ele até tinha razão na maior parte dos problemas externos e internos, mas não se pode declarar guerra a todo o mundo externo ao SCP e internamente não se pode destratar quem não concordar connosco porque fica-se isolado e isso nunca é bom…
Consolidando o raciocínio os Sportinguistas decidiram correr com um CD que até agora não foi condenado por envolvimento nenhum em nada seja Alcochete (por muito que a procuradora preferida do sistema se tenha esforçado) seja em casos de corrupção (o cashball é uma risota do princípio ao fim e até tenho a impressão que vai ser tipo boomerang, vai voltar para quem o atirou ao ar) que até agora não foi provado que gerissem mal as finanças do clube ou que tenham desviado verbas (aliás confirmado pelo actual gestor da área) e isto é muito importante porque estes foram os dois primeiros cavalos de batalha com que JMS e os bandalhos que o acompanharam usaram para a destituição, a estória muito discutível da quebra dos estatutos (veremos no futuro quem os quebrou, porque há processos a decorrer e nesses e ao contrário das PC, são ouvidas as duas partes) só vem depois quando se começou a perceber que o antigo CD ia conseguir contestar com sucesso os dois primeiros pontos…
Em resumo temos um CD destituído através de um processo obscuro (aliás acho uma piada louca quando falam das PC de BdC, porque JMS e sus muchachos fizeram mais 10 ou 20 e basearam a sua estratégia em terem dinheiro!?!?! Para gastar nelas e esperar que uma fosse deferida, como foi) em que nada até agora foi provado e com a ajuda de uma CS completamente instrumentalizada (e ainda saberemos por quem, quem esteve envolvido nisso) e dirigida por uma jornaleira que tem vários processos de difamação em que é condenada em tribunal por faltar á verdade!!!!
Aquilo que se passa no SCP agora é que existe um grupo enorme de apoiantes e sócios que não esquecem o que se passou e uma maioria de votos que condenam um CD por processos de intenção, devo dizer já agora que se esses sócios Sportinguistas e os Portugueses no geral (não foram só os sócios do Sporting que estiverem metidos nisto) fossem tão exigentes com os políticos que nos governam como com o ex-presidente do SCP já há muitos anos que não éramos governados pelos merdas que nos (se) governam!!!!
Como dizem os americanos “without closure there is no peace” e era bom que todos de todas as facções percebessem isso….
Quanto a mim vou administrar a minha relação (não a sentimental porque isso não controlo) com o Sporting um dia de cada vez quando houver mérito vou apoiar quando no meu entender não houver retiro o apoio (estou a falar financeiro) continuo como sócio (sempre) tenho tb das modalidades e comprei ontem a gb do futebol porque esta equipa e este treinador já fizeram por merecer ( e não me venham com merdas de traidores e quê porque o plantel não são 2 gajos são 28 ou 29 e castigar por atacado e por intenções não é exactamente o que o pessoal que está contra contesta ?) Se perdermos a maioria da SAD nunca mais vêm um tostão meu, se as quotas saírem do clube e das modalidades nunca mais vêm um tostão meu e vai ser assim dia a dia, infelizmente!!!!!
SL
19 Dezembro, 2018 at 13:02
“…Bem, concordo com muito do que diz o “cronista” mas tal como muitos aqui acho que é utópico desejar paz e união…”
Pois eu “gosto de viver na utopia…”
E por isso mesmo…acho que para construir a Paz e a União algumas coisas são necessárias…:
Entre elas e no caso do Sporting…é preciso…:
– Boa vontade…
– Amor ao Clube…
– Esperança no futuro…
– Respeito de uns para com os outros…
– “Pensar antes de dizer…” (nunca esquecer que palavra que sai pela boca…não volta a entrar por onde saiu…e quanto mal ela não pode entretanto fazer…!)…
– Meter “os orgulhos” na gaveta…
– Aceitar e respeitar as opiniões alheias…esperando que respeitem as nossas…
Acho que com “esta receita”…será talvez mais fácil conseguir o que certamente desejamos…:
PAZ e HARMONIA…
E um SPORTING cada vez maior…!!
Abr e SL
19 Dezembro, 2018 at 13:05
https://www.youtube.com/watch?v=7JczBcMTcjo
19 Dezembro, 2018 at 16:14
Tem respeito por alguém, ordinário.
19 Dezembro, 2018 at 16:45
Deves achar que metes medo a alguém, monte de esterco.
Só serves para fazer aí a ronda e pulverizar a caixa de comentários com merda. Pelo menos mostras bem o que é o intelecto dos varandettes.
19 Dezembro, 2018 at 13:10
Abco grande Max vamos sentir a tua falta hoje e eu não digo mal das utopias são sempre bonitas, eu só acho como realista cinico que sou que as utopias são ….utópicas
19 Dezembro, 2018 at 13:21
Hoje não vou poder estar…
Mas acredito (sem utopias) na vitória…!!
Ora…apoie lã por mim também…se faz favor…!!
Eu acredito sempre…!!
Abr e SL
19 Dezembro, 2018 at 13:24
Lá… e não lã… (Lálálálá…lá …Lálálálá…lá …sempre Sporting Olé…só eu sei…o que me custa não estar lá…)
SL
19 Dezembro, 2018 at 13:26
E desta vez até vou levar o meu sogro lá para cima um homem da sua geração…..
19 Dezembro, 2018 at 13:33
Então…”entregue-lhe” a ele o “meu trabalho…”
Abraço também para o seu sogro e SL
19 Dezembro, 2018 at 13:15
É isto tudo!!!
Z
19 Dezembro, 2018 at 13:16
Tenhamorgulho
é sempre com bom agrado que leio os teus textos
19 Dezembro, 2018 at 15:17
Excelente comentário! Subscrevo na íntegra.
19 Dezembro, 2018 at 16:34
Este artigo está muito interessante mas tem aqui alguns erros fundamentais:
– a suspensão de BdC não está relacionada com o ataque à Academia. Está relacionada com a substituição dos órgãos legítimos pelos nomeados pelo CD, num imbróglio jurídico que acabou por ser decidido com uma providência cautelar. Isto só para explicar que a parte de “a menos que haja uma revelação bombástica nas investigações” não faz propriamente sentido. BdC não foi suspenso por se acreditar que foi responsável pelo ataque, mas sim por tudo o que aconteceu nas semanas seguintes até determinado ponto. Existe um outro processo relativamente à alegada tentativa de aceder às contas e em relação ao episódio de ter reclamado a Presidência com base num parecer do tribunal que afinal não existia, que ainda está em curso;
– o CD, mesmo que quisesse, não tem competência para revogar sanções. A César o que é de César. O Conselho disciplinar aplica, o sócio recorre, a AG delibera. É assim que deve ser. Ainda bem que assim foi. Ninguém fez caça às bruxas e o procedimento seguido até foi implementado pela direção de BdC. Os sócios votaram, está votado.
– Por todas as as situações que aconteceram com BdC nos últimos meses e pelos posts, providências cautelares, tentativas de acesso ao clube, etc quer de BdC quer dos “leais”, uma revogação não traria paz, mas sim o assumir por uns de que os outros estavam a recuar e a admitir a culpa e ia ser o descalabro. Nem acredito como é que isto é difícil de perceber ou de prever.
A AG é o órgão soberano do clube e é a AG que pode trazer paz ou guerra. Esse foi o grande erro de BdC, foi precisamente por tentar resolver as coisas entre si e os seus que se gerou tudo isto. Se calhar se os sócios tivessem sido chamados a decidir mais cedo talvez BdC se mantivesse na Presidência, até o próprio o admitiu na sua declaração!!
A paz alcança-se dando a voz aos sócios. É isso que tem sido feito. Ninguém do CD ou de outro órgão veio a público nos últimos meses incentivar os sócios a votarem neste ou naquele sentido. E é assim que deve ser. Tem de ser dado esse crédito. De destacar até que as declarações de 15 minutos nem sequer estavam previstas nos estatutos e foi a MAG que achou justo. É isso que deve ser o Sporting.
Concordo que os resultados positivos também são uma forma de trazer paz, mas agora mim há outra forma importante que é manter o que de bom foi feito e seguir algumas linhas. Se no futebol se está a remodelar alguns aspectos que tinham sido desleixados, é bom ver que nas modalidades a aposta se mantém.
SL