Hoje escrevo o meu último texto deste ano, neste espaço. E confesso que talvez seja o mais difícil balanço anual que faço desde que o Cherba me concedeu este cantinho às quintas-feiras, destinados à voz de uma leoa que (como tantas outras) sofre pelo Sporting.
Sem muita alegria (e apesar de tudo aquilo que o ano nos trouxe a nível pessoal) 2018 ficará sempre marcado como o ano em que o Sporting com que tantas vezes sonhámos, e que sentimos tão perto a certa altura, ruiu com estrondo e abriu as feridas de uma divisão que não me lembro antes de testemunhar no nosso clube. 2018 ficará sempre marcado pelo cair de um projecto desportivo, pelo falhanço em termos de títulos no futebol profissional, pelo absoluto descalabro emocional, pelo ataque à Academia e pela queda de uma direcção que anos antes unia a nação leonina em torno da esperança de um futuro melhor.
É verdade que conquistámos a Taça da Liga (a primeira da nossa história), é verdade que todas as modalidades de pavilhão e o futebol feminino nos deram imensas alegrias, é verdade que até testemunhámos o regresso de Nani, para felicidade de tantos. Mas tudo isto parece dissolver-se numa mescla de confusão, perseguição, eleições, assembleias gerais, cartões de sócios rasgados, manifestações e a profunda desilusão de vermos tantos dos nossos jogadores abandonarem o barco e deixarem uma casa em chamas depois de tudo aquilo que o Sporting fez por eles.
É inevitável, pensar em 2018 é pensar no ano em que o Sporting teve de se refazer outra vez. Em que tivemos de enfrentar a nossa própria desconfiança, em que sentimos que um elo se quebrava e que ainda não o reparámos completamente.
O Sporting está mais pobre. E isso sente-se no estádio despido todas as semanas, no apoio à equipa que tem diminuído, na falta de paixão em Alvalade, que devagarinho vai tentando conquistar de volta os seus adeptos com golos e vitórias.
Existe um longo caminho a trilhar para que a vitalidade do clube regresse aos picos que já registou. As vitórias são parte do processo natural da paz, mas existem muitas sombras sobre os acontecimentos de Maio que nos fazem constantemente cair na esparrela de sermos os primeiros a implodir e a virarmo-nos contra aqueles que querem o mesmo que nós.
Apesar de tudo isto, o futuro tem de ser encarado forçosamente com optimismo. Primeiro, porque dificilmente encontraremos período mais difícil do que aquele pelo qual passámos, depois porque existe mão de obra, talento, dedicação e vontade ao serviço do Sporting Clube de Portugal. Metade do caminho está feito quando tens os melhores profissionais ligados à tua causa, falta tudo o resto para que possamos voltar a ser um clube vivo, competitivo e feliz.
2019 dificilmente será um ano de muitas conquistas no futebol profissional do Sporting (e isto vem de uma das sportinguistas mais optimistas que alguma vez existiu), mas não significa que não nos possa trazer ainda muitas alegrias. Existem títulos para revalidar no pavilhão, História para fazer e um projecto para estabelecer com a mão de um treinador que tanto tem prometido e que entrou como uma lufada de ar fresco. Se conseguirmos isto tudo, já será muito bom.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
27 Dezembro, 2018 at 18:20
Aproveitar o teu ultimo post desre ano para relembrar que me deves cerveja 🙂
27 Dezembro, 2018 at 21:47
Bolas…isso é o que se “chama um bom oportunista…” 🙂
Abraço e SL
27 Dezembro, 2018 at 21:52
A oportunidade faz o ladrão, caro Max
27 Dezembro, 2018 at 22:42
Você queria dizer…: “a oportunidade…faz o Leão…”
(isso de ladrão…não entra na nossa terminologia…)
Abr e SL
27 Dezembro, 2018 at 22:20
Não me esqueci!!
27 Dezembro, 2018 at 18:29
“Metade do caminho está feito quando tens os melhores profissionais ligados à tua causa, falta tudo o resto para que possamos voltar a ser um clube vivo, competitivo e feliz.”
Venha de lá esse 2019!
27 Dezembro, 2018 at 18:38
Bom ano para todos os tasquieros!!!
Z
27 Dezembro, 2018 at 18:42
“… dedicação e vontade ao serviço do Sporting Clube de Portugal. Metade do caminho está feito quando tens os melhores profissionais ligados à tua causa …”
Depois de ainda ontem um capitão ter dito isto
“Disseram-lhe logo que era uma oportunidade e uma hipótese de encaixar uns 5 milhões…”
E sabendo que o fantoche foi o primeiro a rescindir, não acredito minimamente que tenhamos os melhores profissionais ligados à nossa causa.
27 Dezembro, 2018 at 20:08
O que Nani disse sobre o que se passou com Bruno Fernandes foi isto:
“O Bruno é um jovem, o que aconteceu, se calhar, não foi decisão dele, foi a decisão de outras pessoas que estavam por trás. Houve o interesse de outras pessoas para que ele tomasse essa decisão, pois era vantajoso para elas.! (…) Eu vou ser mais direto! Não foi o Bruno que tomou esta decisão! Talvez um empresário, um familiar. Fizeram-lhe a cabeça e ouviram os ‘dlim-dlims’ [faz o gesto de moedas a cair]. Disseram-lhe logo que era uma oportunidade e uma hipótese de encaixar uns 5 milhões… É aquela ilusão! ” (Nani dixit)
O que o Malcolm diz que Nani disse resume-se a isto:
“Disseram-lhe logo que era uma oportunidade e uma hipótese de encaixar uns 5 milhões…”.
Um exemplo acabado das artimanhas da pós-verdade: como, truncando um texto, retirando dele uma frase e expondo-a a seco, fora do seu contexto, se consegue transmitir uma ideia quase diametralmente oposta da transmitida pelo original.
Caro Malcolm, num debate sério não vale tudo … mas como deduzo que não pretenda debater seriamente o seu clube ……………. !?
SL
27 Dezembro, 2018 at 20:28
É chato, recorda-se? Man nem vou por aí.
A frase mesmo isolada reflecte exactamente a ideia que o Nani transmitiu, as rescisões foram movidas por dinheiro, nem percebo qual é a duvida, sobretudo vindo de si que costuma ter um discurso claro e lúcido nos diversos comentários que vou lendo.
27 Dezembro, 2018 at 20:43
Já agora só mais um apontamento debater seriamente o clube é avaliar aquilo que listei num comentario no inicio deste mês e que poucas respostas teve, e já agora deixo novamente a minha contribuição para quem quer debater seriamente o clube e acrescento à lista à perseguição feita aquilo que apelidam de “brunistas”:
“Então vamos adiantando, pois ao contrario de outros, não tenho problemas em fundamentar aquilo que escrevo:
– Ainda estou à espera que conte o que sabe sobre o roubo de 15/16.
– A doação ao Mendes
– O negocio do Patrício que nem senil do Cintra teve coragem para fazer
– A censura na Sporting TV
– A cobardia na defesa dos Bloggers
– A eliminação de direitos dos sócios
– A demora, a cobardia e a falta de estratégia no despedimento de Peseiro. Tanto tempo e nem uma historia, nem um fato arranjou para poupar milhões.
– A utilização dos meios do clube para promover a vaidade e a perseguição aos sócios.
– A execrável gestão das redes sociais, de que este post é um sinal execrável.
– A entrega da comunicação a um lampião desdentado que mais do que uma vez insultou sócios e bloggers
– A não comunicação de uma estratégia, se é que existe, para controle dos gastos. Só vejo medidas que aumentam gastos quando sabemos um enorme desequilibro nas contas.
– A adjudicação directa da comunicação e do catering, sabendo que pelo menos na comunicação teve de indemnizar a quebra contratual.
– A promoção do encarregado de segurança da academia para director de segurança.
– A menorização da imagem do Sporting, aprendeu com o guru JJ
– A falta de noção e estratégia para enfrentar o processo judicial de Alcochete, nitidamente a justiça está a procurar salvaguardar interesses dos empresários e jogadores em prejuizo do Sporting e o fantoche assiste impávido e sereno
– A pessima reacção à agressão que o bravo presidente do PTM fez a um jogador do Sporting
– A homenagem que programou ao Boa Morte
– A reacção tardia às noticias sobre a situação financeiras e ataques à gestaão anterior, que quase colocavam em causa o EO, só na ultima semana se lembraram-
– O apelo ao donativo e a publicidade à participação dos sócios quando a promoção deveria ser feita atempadamente para investidores
– A diferenciação dos sócios verdadeiros
– A não relevância, ou melhor a eliminação em documentos oficiais dos campeonatos de Portugal e o titulo europeu de GoalBall
Por hoje chega em pouco mais de 5 minutos já tens aqui situações mais do que suficientes. Agora pega numa para vires fazer a defesa e esquece todas as restantes, como é habitual, não digo de ti, mas de muitos que por aqui andam com a cabeça enfiada na areia.
Talvez acordem quando em Fevereiro/Março aparecer o ReC semestral ou mais provável quando em Maio/Junho estiver a vender as jóias em saldo e com pesadas comissões (quero ver a capacidade negocial do fantoche)para equilibrar as contas.”
27 Dezembro, 2018 at 21:53
Nao me esqueci de ti Malcolm, mas nesta altura do Natal nao tenho tido tempo para me coçar. Fica prometido o debate, se bem que numa mesa com uma cervejinha pelo meio era o ideal
27 Dezembro, 2018 at 22:47
Isso seria mesmo o ideal … vamos ver o que os próximos meses nos reservam e possa ser possível concretizar.
Não colei o comentário como lembrança, pois sei bem que a minha visão tão critica e talvez exagerada em alguns aspectos, não é partilhada por muitos, apenas o fiz porque o Álvaro mencionou que não estou interessado em discutir seriamente e se há coisa que eu levo a serio é precisamente o futuro do clube e há coisas que me preocupam seriamente, algumas estão na lista.
Alias até me custou colar aqui, neste post com o qual concordo em grande medida, e peço desculpa à Maria Ribeiro por o ter feito, apenas o fiz, porque, tal como disse no comentário inicial, ao contrario dela tenho duvidas que tenhamos os melhores profissionais, quer atletas mas sobretudo dirigentes e como argumento foi buscar situações do dia, que ficam espelhadas, pelo menos para mim, nas declarações do Nani, foi dinheiro que motivou as rescisões e o ….. teve responsabilidade nisso e levei com a resposta do Álvaro, que normalmente é uma voz sensata e assertiva e neste caso acho que não se justificava.
27 Dezembro, 2018 at 22:56
Eu percebi isso, tranquilo.
27 Dezembro, 2018 at 23:49
Se for com cervejinha e in loco, em podendo, estou dentro… 🙂
Boas festas e abraço de Leão!
27 Dezembro, 2018 at 22:00
Em apenas 100 dias
é obra!
27 Dezembro, 2018 at 22:08
“Talvez acordem quando em Fevereiro/Março aparecer o ReC semestral ou mais provável quando em Maio/Junho estiver a vender as jóias em saldo e com pesadas comissões (quero ver a capacidade negocial do fantoche) para equilibrar as contas.”
Nem é preciso tudo isso, Malcom.
Basta a equipa perder três jogos seguidos.
Está tudo colado-a-cuspo.
Os 71% acham que não mas até eles vão exigir mais se as coisas correrem mal no futebol.
Como, diga-se em abono da verdade, se verificou sempre ao longo da nossa história.
27 Dezembro, 2018 at 22:58
Excelente comentário, Álvaro!
Infelizmente muita gente continua a desvirtuar a verdade dando sempre o toque que defende e sustenta a sua retórica!
Uma coisa é ter-se uma opinião divergente ou contrária, e outra é mentir descaradamente para sustentar uma realidade que nem existe, nem está baseada em porra nenhuma!
27 Dezembro, 2018 at 23:59
Cala-te, cartilheiro
O excerto do Malcolm e o do Álvaro dizem exatamente a mesma coisa
28 Dezembro, 2018 at 0:12
Olha quem vem dizer “Infelizmente muita gente continua a desvirtuar a verdade dando sempre o toque que defende e sustenta a sua retórica!”…
28 Dezembro, 2018 at 0:35
Bart Simpson,ainda continuo à espera da tua fonte onde disseste que resgatar o palhinha era só pagar os meses que ele recebeu de salário em Braga,mostra lá isso.
28 Dezembro, 2018 at 0:01
Álvaro, o resto da declaração não muda rigorosamente nada ao sentido daquilo que o Malcolm transcreveu.
A motivação do jogador e/ou do agente sempre foi tirar partido da situação
28 Dezembro, 2018 at 9:12
Vir defender o indefensável só para a consciência não pesar por se andar a bater palminhas e idolatrar um merdas com pouca dignidade. Sim Sr Álvaro, o que o senhor tão prontamente faz é uma dança da indignidade , por aqui anda a transcrever o que os outros dizem mas com uma linguagem bonita e politizada que mais não faz do que atirar poeira para a frente do caminho. Não é concreto, não consegue desmentir o que quer contrariar portanto presta-se ao serviço de embelezar e desvirtuar.
“Dlim Dlim Dlim (Som do dinheiro)” Ele não fez ” Fsshshshshshshh (Som dos Croquetes a Fritar) fez Dlim Dlim Dlim.”
Pode dar as voltas e fazer o contorcionismo que lhe apetecer que o Nani com a sua simplicidade e sem medos veio esclarecer os adeptos. Para mim foi o Nani a validar a minha decisão de não ver jogos do Sporting até os nojentos se irem embora.
27 Dezembro, 2018 at 18:44
Concordo com este post, ano muito difícil em termos de futebol que se alastrou à direção do clube. Erros graves da direção, adeptos que não souberam ou não quiseram apoiar a direção, a verdade é que é uma situação que já pertence ao passado.
Em relação a época desportiva, temos de fazer o melhor possível apesar das dificuldades. O plantel tem muitas debilidades, mas neste sistema o que mais salta a vista é tirando o mathieu temos centrais lentos, um seis lento e apenas um PL que faz a diferença.
Tendo em conta que há um espaço enorme entre a defesa e o guarda-redes a probabilidade de levarmos golos é enorme. Outra situação que nos limita muito é a falta de um avançado que aproveite as costas da defesa contrária, como os adversários sabem que não temos um PL rápido acabam por subir muito a linha de pressão.
27 Dezembro, 2018 at 18:46
Tenho a impressão que se tivessemos ganho na cidade berço, Maria Ribeiro nunca escreveria este post da maneira que o escreveu, no mundo do futebol tudo muda com um só jogo, se Sábado ganharmos na Feira e próxima jornada do campeonato com Os Belenenses, a seguir já somos os maiores do mundo e se ganharmos ao FCP em casa vamos ser campeões, bem temos que ter os pés bem assentes no chão e irmos sonhando calmamente, tomando uns chás de Camomila durante as noites. É necessário é acordarmos todos os dias com os dedos dos pés a mexer, é sinal de que estamos vivos.
27 Dezembro, 2018 at 18:54
Penso que apesar dos bons resultados, toda a gente vê e via que o plantel necessitava de ser melhorado. Mas sim como dizia o outro o que hoje é verdade amanhã é mentira.
27 Dezembro, 2018 at 19:30
Não vais jogar com Os Belenenses, mas sim com a Belenenses SAD
27 Dezembro, 2018 at 20:11
Excelente reparo, José. Infelizmente o Chico Faria foi tão lesto a apontar lugares comuns quanto inexacto a denominar o nosso próximo adversário: a belenenses SAD (a quem alguns já queriam comprar o GR Muriel; negócios com essa banda deviam ser ZERO).
Saudações leoninas
27 Dezembro, 2018 at 21:52
A unica coisa que “me interessa” no Belenenses SAD…
É o facto de terem lá um jovem jogador “João Tarzan”…natural daqui da minha terra…
E que treinou na Academia quando o Abel era o treinador da equipa B…como depois o Abel “foi de vela”…
Ele não chegou a ficar…
Foi “peça fundamental” da equipa do Caldas que não foi à final com o Sporting…porque o Caldas foi indecentemente roubado pela arbitragem nos 2 jogos contra o Aves…
De resto …é para ganharmos…!!
SL
27 Dezembro, 2018 at 22:09
Álvaro peço desculpa em dizer Os Belenenses, mas foi um hábito que ganhei é como a escrita às vezes ainda escrevo á antiga
27 Dezembro, 2018 at 23:01
O Muriel está em fim de contrato… Não vejo necessidade de o comprar!
Nem li aqui nenhum comentário a pedir isso mas pode ter-me escapado!
27 Dezembro, 2018 at 20:59
Não é verdade. Acredito tanto no título hoje como antes do jogo em Guimarães. Não acredito. Tenho aproveitado o que trouxe Keizer sem a expectativa de que dure para sempre. Porque um treinador que não pode escolher jogadores e encontra este plantel, nunca poderia ganhar sempre. O que não significa que não possa construir um grande Sporting no futuro.
27 Dezembro, 2018 at 19:41
Primeiro, os jogadores que jogaram contra o vit.guimaraes são ou não superiores aos do vitória? Pelo menos nos ordenados são muito superiores . O que se passou foi que o treinador não esteve à altura e os jogadores não quiseram ganhar tanto como os do vitória .
27 Dezembro, 2018 at 19:49
Leonino, o dinheiro não ganha jogos, quanto ao orçamento tivemos um treinador megalómano e uma Direção que o colocou em 90 milhões, acima das nossas posses, temos que o baixar e fazer tanto ou mais com menos dinheiro
28 Dezembro, 2018 at 0:08
Por acaso ganha.
O valor do orçamento de um clube relativo aos restantes na mesma competição tem uma correlação muito grande com os resultados.
Tens jogos pontuais que perdes contra equipas mais baratas mas no médio e longo prazo o que conta é o dinheiro. Pura e simplesmente. Basta ver os clubes ingleses recém endinheirados.
A corrupção também conta, já agora
28 Dezembro, 2018 at 0:24
Portuguesa, tem razão em tudo o que diz, mas ainda há mais, o Sporting nunca teve uma estrutura a sério no futebol e quando digo a sério é ter um bom departamento de Scouting, Dar a Academia O que necessita para ter mais valias para o futuro do clube, no fundo tudo aquilo porque sempre falhamos no Futebol e isto não vem só dá Direção anterior, vem desde sempre, até de João Rocha . Sinceramente espero que está atual Direção organize o clube em todos os aspectos para ser um vencedor, tanto seja internamente como nós bastidores para não sermos tanto prejudicados e não andarmos para aqui sempre a carpir as nossas mágoas.
28 Dezembro, 2018 at 3:08
Mais uma MENTIRA …
Fonixxx , mas mentir para quÊ?
O máximo Orçamento que o SCP, ou melhor a Sporting SAD teve pouco passou dos 70 M € …
Irra que é demais …
27 Dezembro, 2018 at 20:13
Mais uma “verdade de LaPalisse”, mais um lugar-comum.
Meu caro se isso fosse assim, nem valia a pena haver campeonato: fazia-se uma análise dos orçamentos de cada uma das equipas e atribuía-se a classificação em conformidade!
Ele há cada um!!!
Saudações leoninas
27 Dezembro, 2018 at 20:38
Caro Álvaro,
Em Outubro de 2016, ainda o campeonato era uma criança e depois de um roubo em Guimarães, um dos que actualmente é defensores do apoio à equipa e à direcção escrevia isto:
“1 Outubro, 2016 at 21:47
Responder
Trolha e Ricardo: vão dar lições de sportinguismo pró caralho. Vêm para aqui insultar quem não quer enterrar a cabeça na areia e achar que SÓ o árbitro tem culpa desta miséria de hoje. Quem ganha cem mil euros por mês e alguns mais do que isso não podem fazer o que fizeram hoje e em Vila do Conde.”
O que mudou? O artista que escreveu isto, hoje insulta quem ouse lançar uma critica à equipa.
27 Dezembro, 2018 at 22:36
Eheheheh…
Bem metida.
27 Dezembro, 2018 at 23:52
Dlim dlim dlim….
28 Dezembro, 2018 at 0:15
Ora, quem terá sido?
Há cada cara de pau…
28 Dezembro, 2018 at 3:10
São os “flic-flacs” …
Há quem diga que é um ‘modus vivendi’ …
27 Dezembro, 2018 at 20:46
Leonino desculpa mas este comentário é ridículo. Perdemos porque o Vitória foi superior. Não vi os jogadores do Vitória quererem mais do que os nossos! No futebol querer só nao define o vencedor
27 Dezembro, 2018 at 20:02
Por tudo aquilo que aconteceu neste ano, seria pedir a Lua conquistar o campeonato nacional. Porém, na minha esperança e ilusão verde e branca, se de facto o conseguíssemos, seria algo absolutamente sensacional. Pegar num leão maltratado, espancado, humilhado, e ainda assim mostrar que é o maior e mais nobre de todos os animais no reino da selva, e vencer.
Acalento a esperança de vencer todos os anos, mas sobretudo este.
Juntos vamos provar que um leão pode cair mas jamais se prostrará.
Sporting Sempre.
27 Dezembro, 2018 at 21:51
Não peças a lua pede só o campeonato…e acredita que é possível, verbaliza esse pensamento e ajuda a que outros acreditem também!! Isso é ser do Sporting!!
28 Dezembro, 2018 at 0:16
E foi espancado e humilhado por quem? Não me digas que foi pelos defensores da actual direção?
27 Dezembro, 2018 at 20:10
Um 2019 do caralho, para todos os Tasqueiros, sem excepção, e um 2019 bom, para o piqueno gremlin.
27 Dezembro, 2018 at 20:26
o que é preciso é vencer na feira e ir para a final 4 da taça aliança.
ganhar ao clube do regime… seja ele azul ou burmelho.
27 Dezembro, 2018 at 21:11
Maria o meu muito obrigado por toda a tua dedicação, por ficar a saber mais sobre as nossas camadas jovens graças a ti.
Bom ano com sucessos pessoais e SL
27 Dezembro, 2018 at 21:53
Seguir a lutar ao lado dos que estão lá dentro a dar o seu melhor neste momento.
27 Dezembro, 2018 at 21:48
O post resume bem aquilo que é hoje o Sporting clube de Portugal, quanto à exigência dos seus adeptos, quanto à visão que têm do e para o clube…assim torna-se muito mas mesmo muito difícil ganharmos o que quer que seja no futebol profissional… às vezes até sou levado a pensar que alguns dos que aqui vêm e escrevem não querem o SPORTING campeão. Mas devo ser eu em alucinações…
27 Dezembro, 2018 at 21:52
Vai fazer falta?
https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2018-12-27/comunicado-sporting-clube-de-portugal
28 Dezembro, 2018 at 0:32
nao sei se faz falta, mas é incrivel como negociamos com quem nos rouba jogadores…..
É um baixar de calças constante….
27 Dezembro, 2018 at 21:52
Vamos ser felizes em 2019. Várias vezes! Tenho dito.
27 Dezembro, 2018 at 22:02
No futebol?
Só por decreto.
28 Dezembro, 2018 at 8:38
‘Bonita camisa Varandinha’
27 Dezembro, 2018 at 21:55
Um beijinho de agradecimento à Maria Ribeiro…
Pelo seu trabalho em dar-nos a conhecer melhor os nossos jovens jogadores…
Bom Ano de 2019…
E “vamos acreditar” em muitas e boas vitórias…!!
SL
27 Dezembro, 2018 at 22:36
Muita fé no coração como sempre.
Que 2019 seja o nosso ano no futebol. O escudo de campeão (nao estou a falar daquela merda dourada horrível que agora adoptaram) tem de estar na camisola para 2019/2020. A partir daí só peço competência para continuar a ganhar.
Caso o mês de janeiro corra mal… eu apostava as fichas todas na liga europa… a ver vamos.
SL
27 Dezembro, 2018 at 22:57
“2018 ficará sempre marcado pelo cair de um projecto desportivo,”
Cara Maria Ribeiro,
Espero não estar a menorizar o seu meritório post, mas simplesmente não suporto ouvir/ler esta expressão.
O SCP, no que ao futebol profissional toca, não tem um “projecto desportivo” HÁ ANOS.
Não há que tentar “dourar a pílula”: entre incompetentes voluntariosos e responsáveis técnicos inimputaveis andamos “sem rei nem roque”… Pelo que a única supresa de mais um falhanço foi mesmo a rescisão contratual de vários jogadores…
SL
27 Dezembro, 2018 at 23:17
Bom texto da Maria Ribeiro com o qual concordo quase a 100%.
Discordo exactamente do ponto assinalado pelo tasqueiro Livramento pois defendo, como ele diz, que o problema do futebol do Sporting é exactamente essa falta de “Projecto Desportivo” que o clube tem há décadas. Esse é um dos factores que nos tem colocado fora da luta pelos títulos, se é que não é mesmo o principal, há décadas, com meia dúzia de anos de excepção! !
Aproveito para dar os parabéns à Maria Ribeiro pelo seu contributo e dedicação à Tasca. Mesmo quando não concordo com a sua opinião – e concordo muito mais do que discordo – são sempre textos relevantes, bem escritos, e com uma fundamentação interessante na defesa da sua opinião!
28 Dezembro, 2018 at 0:05
Miúda, um excelente ano para ti e que continues às quintas a deixar a tua opinião.
Vou por momentos esquecer que o nosso futebol é um antro de corrupção e nesse sentido… podemos ser felizes no futebol desde que no mercado de inverno tenhamos sorte e competência.
Nas modalidades, estaremos na luta até final e depois logo se vê. Excelentes treinadores e atletas com muita qualidade permitem-nos sonhar.
Nos mais jovens, gosto sempre de ganhar e o escudo dá-lhes responsabilidade, mas quero é formar para chegarem à equipa A. Haja essa política no clube.
28 Dezembro, 2018 at 0:18
Bem haja Maria Ribeiro!
É sempre um prazer ler as tuas opinões.
28 Dezembro, 2018 at 0:44
Boa Noite, já é tarde…não dá para escrever muito, mas…
Finalmente temos a Tasca de volta.
Foi mais um ano fraco no futebol.
E um excelente ano nas modalidades.
Para 2019 no futebol, regressar á Champions, fazer uma boa Liga Europa e vencer a Taça de Portugal, já ficava satisfeito.
Nas modalidades o grande objetivo é vencer a Champions no futsal.
O resto passa sempre pela luta do campeonato, nada de novo.
Elves e Rafael Barbosa, no Paços.
Marcelo na MLS.
Entrevista de Nani interessante, nada do outro mundo.
Aos 30’s já tem outro nível de maturidade e experiência, um jogador que podia ter dado bem mais ao futebol Mundial, fica uma boa passagem inicial pelo Manchester e a conquista do Euro2016.
De resto carreira meia-boca, pelo o que se esperava…fraco na Turquia, Espanha e Itália, encostado no Manchester United (o que ganhou chegou para recusar a China…), não fez a diferença na 1º passagem no Sporting, bem melhor esta a ser a 2º passagem até ao momento.
O problema sempre foi a regularidade.
No entanto não deixa de ser um bom capitão.
28 Dezembro, 2018 at 2:58
Meia-boca?
1 Europeu
4 Ligas Inglesas
1 Champions
1 Mundial de Clubes
Mais de 200 jogos pelo United
O Gelson, Podence ou o Leão, davam o c* para conquistar 1/3 do que o Nani conquistou.
Até acho que teve uma carreira muito bonita. É uma honra poder receber este craque outra vez em nossa casa.
28 Dezembro, 2018 at 3:00
Teve mas podia ter tido melhor ainda. Tinha qualidade para isso…
28 Dezembro, 2018 at 7:25
A maioria desses titulos foi no inicio de carreira.
Eu escrevo na prespectiva da expectativa em relação ao que podia dar…
28 Dezembro, 2018 at 1:47
existe ainda muita ferida aberta e infelizmente a actual direcção nada tem feito para tentar sarar essa mesma ferida, até se tem alimentado dela.
Nós sócios e adeptos temos de continuar a apoiar a nossa equipa e tentar ser felizes, porque NÓS somos o SPORTING, eles são o que lhes apetecer.
Um muito obrigado a Maria Ribeiro pela sua dedicação e seu tempo, é sempre um prazer lê-la.
28 Dezembro, 2018 at 8:04
O Sporting é um clube em constante guerra interna e talvez por estratégia esta direção optou mais pelo silêncio que por intervenções consecutivas.
Vamos ver se resulta, até pq se há feridas que saram, outras precisam de um tratamento mais acentuado.
28 Dezembro, 2018 at 9:14
Já eu acho que o motivo do silêncio é outro…
… Estou à espera do dia em que não vai dar para fazer de morto, e vai ser preciso defender o Sporting (e não, não vou comer a patranha de “está a ser tudo tratado nos locais indicados”).
28 Dezembro, 2018 at 13:03
Quando for para defender o Sporting na praça pública, espero que o faça com todas as suas forças.
Quando votei Benedito foi com essa confiança. Murro na mesa quando for prciso.
28 Dezembro, 2018 at 11:28
Pois eu acho Brave enquanto um ladrava outros actuam aparentemente de uma forma silenciosa mas com grande eficácia nessa mesma divisão de associados.
Nada fazem para promover a paz.
Ser silencioso tem muito que se lhe diga, as pessoas ao longo da vida que mais me atraiçoaram eram pessoas silenciosas que jogavam sempre com segundas intenções mas também normalmente as mais incompetentes , sempre preferi pessoas mesmo discordando com frontalidade.
28 Dezembro, 2018 at 13:02
Epá, se calhar era eu que já estava farto de barulho.
Foi necessário no início, mas a certa altura perdeu-se esse efeito.
Uma coisa é o Larry Mullen Jr., outra é um pedreiro a colocar pedra da calçada.
Mas isto é a minha percepção, aceito outras.
28 Dezembro, 2018 at 8:59
Bom texto.
Em relação ao Nani, gostava mais era que ele explicasse o porquê de os jogadores no Sporting terem uma tremenda falta de sentido competitivo.
Este ano ainda não ganhámos um jogo ao braga…Guimarães tb não pontuamos,…isto sim, agora conversa de encher estamos todos um bocadinho fartos
28 Dezembro, 2018 at 9:31
hoje uma capa de jornal que no que me toca… gostava que não tivesse acontecido.
não, eu não estou em paz com o mundo.
28 Dezembro, 2018 at 9:48
O Sporting está dividido há muito tempo. E há muito tempo que não o querem unir a não ser alguns adeptos que, contra corrente, não se alimentam destas guerras…
BdC alimentava-se e alimentava esta guerra, os croquetes sempre se alimentaram disto, esta direcção e a sua “politica de comunicação” alimenta-se disso…no meio alguns adeptos alimentam-se disso e fazem disso a sua razão de viver…
Nunca hei-de perceber isto…nunca hei-de conseguir compreender quem é que vive o clube assim.
Quem acha que isso muda com vitórias…está completamente iludido. Basta ver como se mantiveram sempre mesmo nas longínquas vitórias.
Ou esta direcção arrepia muito rapidamente caminho nesta “politica de comunicação” em que o único inimigo que existe é um inimigo interno ou então estarão sempre por um fio. E sem ganhar nos próximos 2 anos…vão cair. Ainda por cima ganhar nestes 2 anos será sempre difícil…mas não tenho duvidas que é daqueles casos de “quem com ferros mata, com ferros morre”. E não…se caírem, não vão cair para meter lá o BdC. Se caírem é para eleger o Benedito…
28 Dezembro, 2018 at 10:08
Não percebo esse conceito de “união”. Isso ao certo quer dizer o quê?
Filosofia do pensamento único, é isso?
Não conheço qualquer organização, seja empresarial ou outra, em que a malta esteja em total sintonia. Há sempre quem pense diferente, quem queira fazer diferente, quem tenha outros objectivos. E não, não precisamos de ser todos amigos (rio-me cada vez que aparecem aqueles vídeos dos planteis em patuscadas, sinal de que aquilo é tudo paz e harmonia).
É preciso gerir as pessoas, dentro e fora do clube, as suas expectativas e as suas ideias.
Porque o que realmente e unicamente interessa, é que cada um, à sua maneira e pelas suas razões, quer o sucesso do Sporting. Isso deveria bastar. Só que não.
28 Dezembro, 2018 at 10:23
O que é isso…”o sucesso do Sporting”?
Eu acho o conceito de união simples…não haver uma guerra aberta entre direcção e adeptos…
A não ser que aches que o que o Sporting tem hoje é uma salutar divergência de opiniões tendo em vista apenas o engrandecimento do Sporting…
28 Dezembro, 2018 at 11:00
Nem é salutar, nem são opiniões.
Sejamos claros, jamais haverá uma Direcção (ou equipa técnica, ou comunicação) com 100% de unanimidade.
Para mim, união é não antagonizar a outra “facção”.
28 Dezembro, 2018 at 11:07
Então estamos de acordo. Afinal percebes o conceito de “união”…
28 Dezembro, 2018 at 10:35
O Benedito? Aquele que jogou para perder? E que agora chora baba e ranho porque percebe que perdeu uma oportunidade única na vida de ser um general adorado por todos?
Deixa-me rir…
28 Dezembro, 2018 at 10:48
Vamos ver…cá estaremos para ver…
28 Dezembro, 2018 at 13:05
Chora baba e ranho?
Epá, vejo-o sempre no JR, está no estádio… e intervém quando é necessário até de uma forma inteligente.
Baba e ranho é que vejo constantemente neste blogue…
28 Dezembro, 2018 at 9:48
Enquanto não ha cantinho do Off
“Médio garante: «Não ganhei um euro em voltar, e neste momento podia estar com os bolsos cheios»
Bruno Fernandes falou do regresso ao Sporting após a rescisão, garantiu que não ganhou «um euro» por voltar, e revelou que sentia em dívida com o clube.
«Por tudo aquilo que o Sporting me deu, por toda a oportunidade que eu tive e que por todo aquele acolhimento dado pela maioria dos adeptos, pelo carinho que me deram desde o momento que cheguei até esse momento da minha decisão, achei por bem voltar. Também pelo bem da minha carreira obviamente, para poder continuar num clube no qual os objetivos eram os mesmos que os meus», disse o médio em entrevista ao jornal «A Bola».
«O Sporting apostou em mim, pagou 8,5 milhões por mim. Para um clube português é muito dinheiro e eu sentia-me, e sinto-me, também um bocadinho em dívida», adiantou, explicando que, após a rescisão, fez um balanço da época.
Para Bruno Fernandes, o ataque à academia foi «um momento negativo num ano inteiro, um momento que ninguém esperava», mas frisou que nesse ano também teve «muitas coisas boas». «Foi o melhor ano da minha carreira», acrescentou, dizendo que ainda não tinha concluido os seus objetivos no Sporting e que essa foi outra das razões para ter voltado.
O médio explicou ainda que a saída não teve a ver com Bruno de Carvalho: «Não rescindi o contrato por causa do presidente, mas sim por causa do que aconteceu na academia».
Bruno Fernandes disse ainda que o ataque à academia é um assunto «que não é fácil de falar» e contou que os primeiros dias de regresso a Alcochete «foram difíceis», tendo a situação melhorado após alguns alterações nas instalações «que fizeram com que os jogadores sentissem menos o que aconteceu».
O jogador disse ainda que não participou no vídeo de Natal, em que o Sporting faz uma reconstituição do ataque, com crianças, por não se sentir à vontade «para reviver certos momentos», apesar de dizer que, depois de ver o resultado final, lhe pareceu ter sido «uma ideia muito boa».
Bruno Fernandes reafirmou que não foi o dinheiro que o fez voltar ao Sporting e adiantou que tinha propostas de outros clubes antes e depois do Mundial. «Voltei pelos mesmos valores. Estou muito tranquilo para falar sobre esse assunto, as pessoas que me são mais próximas sabem que eu não ganhei um euro em voltar para o Sporting, e neste momento podia estar com os bolsos cheios, não só ao voltar para o Sporting como em ir para outro clube qualquer».
E adiantou que não gostou da comissão que o empresário ganhou com o regresso a Alvalade. «Foi uma das coisas pelas quais tive uma discussão com o meu agente porque eu não sabia dessa comissão e confrontei-o com isso. Confrontei-o porque o meu objetivo, e ele sabia que o meu foco a vir para o Sporting seria vir com o mesmo salário, vir com as mesmas condições e quando chegasse a nova direção, se achasse por bem renovar-me o contrato, renovaria», acrescentou.
Olhando para trás, Bruno Fernandes falou da instabilidade do início da época. «A equipa podia não estar a jogar bem, as ideias podiam não ser as melhores, os resultados também, mas o mister José Peseiro fez de treinador, diretor, delegado e tudo mais», afirmou. «Acho que o papel de Peseiro, e que pouca gente deu valor, foi muito importante e o nosso foco esteve só no futebol».
Sobre o novo momento da equipa com Marcel Keizer, o médio diz que «é normal que, quando as coisas estão bem e o futebol sai tão fluído, as pessoas estejam mais felizes».
Bruno Fernandes diz que Keizer é «frontal» e «não esconde o que tem a dizer» e lembrou que a equipa estava habituada «a um treinador direto», que era Jorge Jesus, embora admita que o holandês é mais tranquilo do que era o técnico português e recordou: «Os laterais e extremos passavam um bocadinho mal… mas eu jogava mais no meio era mais difícil a voz dele lá chegar…»
«É um treinador a quem agradeço tudo o que fez por mim, ajudou-me a crescer muito. Obviamente agora vai gabar-se disso», disse ainda Bruno Fernandes sobre Jesus, dizendo que foi o técnico quem fez com que a sua vinda para o Sporting fosse possível”
28 Dezembro, 2018 at 10:39
Não ganhei um euro, e nem sabia que o meu empresário tinha ganho uma comissão com o meu regresso!
Não ganhei um euro, e nem sabia que o meu empresário tinha ficado com mais percentagem no passe.
Priceless…
28 Dezembro, 2018 at 11:05
Obrigado BF pelo que fazes em campo. A serem todas as partes inteligentes, baterá recordes de transferências, porque é dos raros em pt que pode jogar ao mais alto nível em qualquer liga. Que ganhe títulos, e deixe acima de 50M no banco (na conta da SCP sad, não vá haver enganos).
O resto… cada um toma as opções que toma, vive com elas. Para nanar, sou conservador, fico-me pelo Vitinho.
28 Dezembro, 2018 at 11:35
Pragmático como sempre!
+1906
28 Dezembro, 2018 at 11:40
Simples
28 Dezembro, 2018 at 13:06
É tão isto…
28 Dezembro, 2018 at 11:50
O médio explicou ainda que a saída não teve a ver com Bruno de Carvalho: «Não rescindi o contrato por causa do presidente, mas sim por causa do que aconteceu na academia».
Ora bem não é bem isso que está na carta de rescisão.
De resto vejo bf como copo meio cheio, saudo o seu regresso e não ir pelo caminho de outros que levaram tudo até ao fim tenha recebido comissões ou não mas que a sua atitude e de outros levaram a queda de uma direção lá isso levou.
28 Dezembro, 2018 at 11:44
os Sportinguistas têm que acordar para a vida , um clube como o Sporting só tem futuro se lutar por titulos , lutar e vencer titulos , quem se digna dirigir o Sporting tem que ter um objetivo lutar e vencer titulos no futebol profissonal , o resto vem a seguir , como se vence no futebol profissinal tuga ? não sei , sei que “só” com bons jogadores e treinadores não vamos lá , é preciso os fatores extra ! encostar ao poder , o Sportinguista tem que se lembrar que quer vencer na liga portuguesa e na liga portuguesa por ex. o 3º classificado vai jogar com o 4º e abre as perninhas !! nós não jogamos na liga holandesa onde vence quem joga melhor ( por exemplo ) jogamos na tugalandia onde os poderes obscuros é que mandam , temos que nos deixar de desculpas e passar a fazer como os outros , fazer o que for preciso para vencer .