Uma noite que foi um enorme murro no estômago de todos os Sportinguistas, ao verem a sua equipa baquear frente a um adversário que jogou quase toda a segunda parte em inferioridade numérica. O clássico, esse, passou a ser o primeiro passo para lutar pelo objectivo menor: o segundo lugar
Já cá faltava o momento Tondela. Que podia ser o momento qualquer outra coisa, como são tantos os que, ao longo dos anos, nos mandam uma lambada na cara e nos deixam sem reacção durante horas. O Sporting voltou a perder quando não tinha margem para fazê-lo e, assim, passa definitivamente a correr por fora no que toca à questão do título. Mas já lá vamos.
Perdemos. E perdemos bem. Não por falta de oportunidades para, pelo menos, recuperar da desvantagem de dois golos, antes porque o adversário teve mais atitude durante mais tempo, porque é inadmissível continuarmos a entrar a dormir nos jogos como se fosse fixe dar avanço (Aves, Nacional, Guimarães, Feirense… não chega?!?), porque chegámos a ser confrangedores com um homem a mais.
E não será injusto dizer que começámos a perder na convocatória e na escolha do 11 inicial. Sim, obviamente que Marcel Keizer tem direito a meter a pata na poça, mas estava mais do que visto que era questionável partir para um jogo num dos campos mais pequenos da Liga, contra um adversário que não se importa de bater e destruir, sem uma opção atacante além de Montero. Luiz Phellype ficou em Lisboa e Keizer diria, no final, que tinha cinco avançados em campo e que o ponta-de-lança contratado ao Paços de Ferreira tinha que perceber o que é o Sporting e quais as exigências da primeira liga. Se a memória não me falha, Luiz Phellype já esteve na primeira liga e até marcou, por exemplo, ao benfic@. E, sim, Marcel, na ausência de Bas Dost sentiste e muito a falta de uma referência ofensiva na área, acabando a colocar lá o Coates e o Mathieu num acto de desespero.
Aliás, toda a equipa demorou a perceber que o goleador holandês não estava em campo. Acuña, principalmente, que foi sacando cruzamentos atrás de cruzamentos para um Dost imaginário. Enquanto isso, já o Sporting pedia, desde os cinco minutos, em mais um momento ridículo de Bruno Gaspar bem equilibrado, do lado contrário, pelo argentino que ficou a ver o chileno de Tondela metê-la lá dentro.
Raphinha inventou uma jogada de futebol de praia para o pontapé de Bruno Fernandes, mas o camisola 8, que tanta falta havia feito frente ao Belenenses, estava numa daquelas noites em que por mais que rematasse não iria ser feliz. E o tempo foi passando, com o nosso meio-campo engolido pelos tondelenses que se amontoavam naquela zona e manietavam um Sporting já manietado pela ausência de uma referência na grande área. O carrossel Raphinha, Nani, Diaby nunca funcionou, pese as constantes tentativas de Wendel de trazer a equipa para a frente e de dar esticões no jogo.
Acontece que tanto Wendel como Bruno Fernandes têm que preocupar-se, constantemente, com o facto de atrás de si estar uma total nulidade chamada Gudelj, o mesmo que, ali para a meia hora, ficou calmamente a ver Tomané cabecear na pequena área em vez de compensar a ausência do central que tinha ido fechar à esquerda. Não foi golo porque a cabeçada saiu mal e Renan esteve bem, como do outro lado Cláudio Ramos bem esteve ao defender o cabeceamento de Raphinha.
Keizer esteve bem ao deixar Gudelj no banho, ao intervalo, lançando de imediato Fredy Montero. Só foi pena, mesmo, a boa exibição e o golo de Miguel Luís frente ao Belenenses terem sido compensadas com a presença no banco, pois se é para fazer o que Gudelj tem feito até o puto fora de posição conseguirá oferecer mais à equipa.
Viria a expulsão de Jaquité, por acumulação, e viriam 40 minutos para o Sporting tentar inverter o rumo da partida com um homem a mais. Raphinha e Montero pareciam querer dar o sinal, mas logo a seguir Tomané ensaia a primeira trivelada que Renan defende para a barra. Carrega o Sporting, Bruno Fernandes rouba o livre a Mathieu, Raphinha remata para defesa do redes e desse canto nasce o primeiro falhanço de Diaby.
Logo a seguir, Mathieu a dormir e Tomané ensaia a segunda trivelada e mete-a lá dentro num golaço. Faltavam 15 minutos e seria necessária uma remontada épica para evitar a derrota e quando Mathieu confirmou a bola rematada por Montero, isso parecia possível. Nani vê Diaby isolado e mete a bola perfeita para a cabeça, mas o maliano, com a baliza toda escancarada e ali de onde o Tondela havia aberto o marcador, cabeceia de forma patética. O mesmo Diaby falharia com o pé um remate de primeira e na cabeça de Mathieu se perderia a última oportunidade de evitar a derrota.
O Sporting voltou a perder quando não tinha margem para fazê-lo e, assim, passa definitivamente a correr por fora no que toca à questão do título. Aliás, independentemente do resultado do próximo sábado, o foco da turma de Alvalade deverá, a meu ver, passar a ser, além das Taças em disputa, lutar pelo objectivo menor: o segundo lugar, que tão cedo não volta a dar acesso à Champions e que, esse, sim, está a uma distância que só dependemos de nós para recuperar.
Let down and hanging around
Crushed like a bug in the ground
Let down and hanging around
8 Janeiro, 2019 at 8:31
Cherba deixo para dizeres à tua pequena/grande MaDost que a quero a mandar no futebol do Sporting. Só assim veremos o Max a titular!
SL
8 Janeiro, 2019 at 8:58
Max para ontem, com todos os erros que possa ter é lá dentro que vai crescer.
Lançado já, certamente teremos um enorme GR no início da próxima época.
8 Janeiro, 2019 at 11:43
Concordo!
8 Janeiro, 2019 at 12:31
“Ireland Time
7 Janeiro, 2019 at 21:47
Responder
Miguel, tu votaste varandas, certo? Em detrimento do nosso capitão JB, certo?
Responde-me a isto, lembrando-te das tuas motivações iniciais, onde encaixas a contratação deste chino-espanhol que acabou de chegar? Como justificas isso? Ficas contente com o caminho que o clube está a levar?
Quero acreditar que as mudanças que estão a ser feitas no scouting e academia irão resultar. Os elementos que vieram para a preparação fisica parecem ser top. Acredito que keiser será uma boa aposta mas… Estás a gostar? E esse equipa de scouting não está já a funcionar? Como classificas esta abordagem ao mercado de inverno? ”
Como parece que ontem ficaste sem internet/Cartilha para responder ao Ireland Venho aqui refrescar-te a memoria para ver então qual é a tua opinião em relação ao assunto.
8 Janeiro, 2019 at 12:49
Ficou novamente sem net ao meio dia….
8 Janeiro, 2019 at 15:55
Não fiquei sem net e virei cá responder com tempo, idiota!
8 Janeiro, 2019 at 17:15
tás a preparar aulas? Desculpa mas não consegui resistir! Já que és tão provocador, eu também posso ser, mas só um bocadinho!
8 Janeiro, 2019 at 18:15
Estás à vontade…
De resto, fica óbvio que o teu conceito de “provocador” é muito diferente do meu!
8 Janeiro, 2019 at 19:19
Também fica óbvio, meu caro Miguel, que me não consideras um provocador! Obrigado por seres afinal tão complacente!
8 Janeiro, 2019 at 22:23
Não precisas agradecer…
8 Janeiro, 2019 at 8:42
Esta é a nossa sina, o guião esta sempre escrito, o Sporting é sempre isto, quando pode correr mal, corre pior.
É urgente jogadores com alma e raça, e que ensinem ao keiser que o tondela não é o mesmo que um vitesse desta vida…
8 Janeiro, 2019 at 8:55
Bem, foi desgastante. Há muito tempo que não saía de um estádio tão fodido com uma exibição. Ontem não podíamos perder.
Vou falar apenas do Mister porque muito já foi dito ontem sobre a partida. A abordagem ao jogo foi péssima, a leitura dos adversários não está a funcionar.
Continuo a gostar imenso do Keizer, acho que está a aprender sobre o futebol português e insiro as minhas críticas não na incompetência mas sim em dores de crescimento.
Espero que fique muito tempo, quero vê-lo a pegar num plantel desde o início e com… o seu aval.
Muito fodido, mas o meu apoio a esta equipa não sai minimamente beliscado.
8 Janeiro, 2019 at 8:58
Está um trânsito do carvalho e um frio daquele gelado.
Vencer o Porto, e arrancar para uma segunda volta 100% eficaz.
Varandas, mete o Wang no terceiro olho. Se sobrar espaço, junta o Camacho.
8 Janeiro, 2019 at 8:58
O vagandas tem que conseguir a ida à pré da champions.
Foi a sua promessa que o SCP tinha sempre de ir e já. Com ele conseguíamos.
8 Janeiro, 2019 at 13:05
Ele ainda não cumpriu nenhuma das promessas de campanha, não vai ser essa, de certeza.
Ah espera cumpriu as obras na Academia, pôs uma rede de futevolley.
8 Janeiro, 2019 at 14:46
Oferecida pelos jogadores..
8 Janeiro, 2019 at 18:02
🙂
8 Janeiro, 2019 at 19:13
És um triste!
8 Janeiro, 2019 at 9:01
este foi daqueles jogos que dava jeito que nos acontecesse o que aconteceu diversas vezes aos nossos rivais nos jogos menos conseguidos: uma benesse do árbitro com um penalti duvidoso ou vista grossa a foras de jogo…
mas estamos dependentes do nosso mérito, e Keizer preparou muito mal esta partida. Claramente não conhecia o adversário nem o estilo de Pepa. Convocatória com equívocos evidentes. Onze inicial mal escolhido. Não soube mexer na equipa, mesmo a jogar em superioridade numérica. Podia ter poupado Acuña, sabendo que estando tapado com amarelos e o jogo seguinte sendo contra o Porto, iria ser amarelado sem apelo nem agravo.
8 Janeiro, 2019 at 9:04
Mudam os treinadores e jogadores e o resultado não muda nada.
Treinadores sem alma…jogadores sem carisma…resultados de merda.
A convocatória de ontem, a saída do onze do miúdo Luís e 2 golos sofridos frente ao tondela já disseram tudo sobre o treinador. Um igual a tantos outros
8 Janeiro, 2019 at 9:05
Para mim acabou.
Vou seguir as modalidades e mais nada.
8 Janeiro, 2019 at 9:19
Para a semana trazemos mais uma derrota e ficamos a 5 do Braga e a 4 do Benfica.
8 Janeiro, 2019 at 20:10
Uma boa notícia finalmente
8 Janeiro, 2019 at 9:09
Até ao fecho de mercado são urgente 3 reforços: um LE, um 6 e um PL.
E o jogo de sábado passa a ter importância extra!
Ganhando estamos dentro das lutas pelo título e pelo 2o. Perdendo afastamo -nos e muito do podio!
Keiser errou! Sobretudo em não ter soluções no banco ofensivas e em ter deixado Miguel Luis de fora
Agora o foco é recuperar .
8 Janeiro, 2019 at 9:15
Outro PL?! 4 para 1 lugar? Parece-me bem exagerado…
Ele que use o que tem…
8 Janeiro, 2019 at 10:32
Luis Phellipe deve ser claramente a alternativa a uma ausência a Bas Dost!
Castaignos nao conta.
Fredy não é jogador para 4x3x3! Se não é nao vale a pena ficar.
Precisamos de un 2o avancado, goleador com outras caravteristicas de Bas mas que possa jogar em 4x3z3 tambem. Assim de repente lembro me de um jogador do género de Wolvswinkel, Rafael Leao… deste género. Em Portugal o Dyego do Braga ou o Vinicius do Rio Ave
8 Janeiro, 2019 at 11:27
O Montero tem sido um dos nossos melhores jogadores. Ontem veio de paragem longa e mesmo assim o golo é dele (o Mathieu nunca devia ter tocado na bola…até podia ter anulado o golo se tivesse fora-de-jogo, coisa que pela cara dele não fazia ideia se estava ou não). O Montero neste sistema e com a equipa a jogar futebol é optimo. Como se provou quando jogou…
Para 2 avançado tens Montero e ainda tens o Diaby. Embora não saiba muito bem para que queres um 2 avançado se o Keizer só joga com 1 e só vai jogar com 1…2 só em aperto…e para esse aperto pode ser LP ou Montero com Dost…ou os 2 sem Dost.
8 Janeiro, 2019 at 11:45
Era fácil. Montero a titular e LP no banco para entrar caso fosse necessário (e foi).
Com Raphinha e Nani, era Diaby que abancava.
8 Janeiro, 2019 at 12:01
Exacto…
8 Janeiro, 2019 at 12:26
exactamente
8 Janeiro, 2019 at 18:04
Concordo sobre Montero. Futebol de toque, posse e tabelas é com ele. No plantel, jogador com mais técnica ou classe só Nani.
8 Janeiro, 2019 at 13:03
“Ganhando estamos dentro das lutas pelo título e pelo 2o. ”
Haja confiança, somos campeões e ainda evitamos que os rivais entre directamente na CL.
8 Janeiro, 2019 at 9:09
Pelos vistos continua a faltar um PL, um trinco, um de, um de, um gr…
8 Janeiro, 2019 at 9:15
Nao jogamos merda nenhuma. Podem
Continuar a lua de mel com Keizer, a mim não me convence. Funcionou quando foi surpresa. Agora que toda a gente já percebeu como jogamos vai ser uma festa. Vamos ganhando quando o Dost ou o Bruno Fernandes inventarem qualquer coisa. Não levar Geraldes/Phellype e deixar Miguel Luís no banco é só estupido ao nível de um Peseiro.
Pra semana é só mais uma. Acabamos o campeonato em 4. Certinho. E diga-se que não temos futebol pra mais. Concentrem se nas taças.
8 Janeiro, 2019 at 9:19
até um pedro marques era bem vindo.
8 Janeiro, 2019 at 9:27
A minha ilusão terminou em Guimarães. Ontem foi mais uma confirmação e muitas se seguirão. Fora de casa teremos sempre muita dificuldade em ganhar. O plantel está cheio de lacunas e ontem não levar o Luiz Phellype e o Geraldes não ficou bem na fotografia. Iremos terminar em 4º lugar e muito justamente. Não temos futebol e sobretudo atitude para mais.
8 Janeiro, 2019 at 18:04
Lúcido e frio. Penso exactamente o mesmo.
8 Janeiro, 2019 at 9:15
Não me levem a mal, mas ontem perdemos porque o mister não teve olho. Antes do jogo começar , já se via que ia dar merda com a convocatória. Aos 30 minutos já o Gudelj estava fora pelo Montero.
A vergonha que é ver um
Sporting mandar subir centrais porq não há mais ninguém.
8 Janeiro, 2019 at 9:18
completamente de acordo contigo cherba, tenho a mesma leitura do jogo.
8 Janeiro, 2019 at 9:18
Continuo a achar q o treinador não tem perfil para treinar em Portugal. Receio que o efeito Kaiser na equipa tenha terminado.
8 Janeiro, 2019 at 9:27
ser educado não chega para este futebol portugues, isto não é a holanda infelizmente.
dizem que são dores de crescimento mas se não ganha sabado e tem vitorias e moreirenses a perna as dores passam rapido porque isso séra exigido.
não estou contra o keizer que mal o conheço ainda mas tenho duvidas.
duvidas em muita coisa.
8 Janeiro, 2019 at 18:06
Também acho que acabou a tesão. Daqui para a frente, sem plano B, sem saber defender, sem nada, é para ser comido por todos os chocos espertos do campeonato.
8 Janeiro, 2019 at 18:06
*chicos….mas chocos também não destoa.
8 Janeiro, 2019 at 20:35
Concordo, a tática é naif e sem nuances. Agora já toda a gente percebeu:
1) Pressão na saída da bola
2) Pressão no Bruno Fernandes
3) A bola é obrigada a ser jogada nas laterais
4) A equipa adversária ganha a bola e explora as mesmas laterais
5) Recuperação defensiva próxima de zero. Wendel e Bruno Fernandes não servem para isso.
6) Gudelj nunca foi nem será um 6. Seria preciso um “Casemiro”.
8 Janeiro, 2019 at 9:18
Ontem com Bas Dost tínhamos ganho o jogo. De resto parece-me que o Acuna entrou demasiado condicionado e os jogadores do Tondela tinham instruções para o provocar. Aquele lance do porco do Ricardo Costa é paradigmático. Foi preciso o árbitro inventar um amarelo para o serviço ficar feito. O Lumor deve ser mesmo mau para não tirar lugar ao soneca…quanto as escolhas do Keiser entendo…não conhece os jogadores e quis jogar pelo seguro. Falta claramente um adjunto Português para o aconselhar e aí a saída do Tiago Fernandes foi um enorme erro.
Tenho muito medo para sábado. Sérgio Conceição é dos treinadores que melhor monta a equipe e já estou a imaginar o Brahimi a fazer o que quer naquele lado direito….
8 Janeiro, 2019 at 9:21
“ontem com Dost tínhamos ganho o jogo”
Se não conseguimos ganhar ao Tondela sem o Dost mais vale assumir que lutamos com o Braga para o terceiro lugar.
8 Janeiro, 2019 at 18:07
Com o Guimarães tínhamos o Dost e tá quieto.
8 Janeiro, 2019 at 9:26
Bom dia antes de mais…
A manhã “acordou gelada”…mas nem isso “congelou” certas ideias que por aqui aparecem…
Foi um “porcaria” o jogo de ontem…mas talvez isso nos “traga à luz do dia um realidade…”…
Não temos equipa (embora eu queira sempre acreditar…) para lutarmos para o 1º lugar…
E não é de admirar ler comentários “já” a proclamar que Keiser não é treinador para o Sporting…
“Quem será que é…?”
Desejava ter acordado “mais bem disposto”…mas também não “consigo (não quero…) ver nesta derrota um drama…”…
É claro que estou “piurso”…mas acredito que a equipa não vai demorar muito a “dar-nos alegrias…”
Sábado, se Deus quiser lá estarei…!
Ia para “vos convidar…”
Mas vou fazê-lo “sózinho e afinadinho…”
Spoooooortiiiing…!!!
SL
8 Janeiro, 2019 at 9:27
Basta ver o que está a acontecer ao Real sem Cristiano Ronaldo para responder a tua crítica. Um ponta de lança que marca 1 golo por jogo faz sempre falta…e num campo pequeno com centrais fortes não era certamente com Diabys que ias lá…
8 Janeiro, 2019 at 9:30
afinal parece que o treinador do SCP não conhece mesmo o nosso futebol e é um treinador vulgar ( com 50 anos tem 6 meses de treinador de 1ª divisão ,ainda por cima no fitebol holandês ) . Então não leva o luis filipe , não joga o Miguel luis ( o gudeli foi mais um dos negócios brilhantes do sintra-mendes ) . Mas isso não interessa , o que é bom é não haver Facebook , perder de cara levantada , o futebol não é uma guerra , brevemente teremos aquela frase ” faz falta um SPORTING forte ” etc
8 Janeiro, 2019 at 18:08
E teremos o Trolha Salvador junto com a CS a falar no 3° grande.
8 Janeiro, 2019 at 9:35
Temo que o efeito Keizer seja agora uma palavra: finito.
8 Janeiro, 2019 at 9:38
Dos resultados e exibições mais frustrantes dos últimos tempos!
Quando um Tondela com 10 é muito superior à nossa equipa, está tudo dito!
Estava tão animado com o clássico e agora perdi todo o interesse!
Keizer é bom treinador mas tem de perceber como funciona o futebol no tugão!
PS- Monumental golo do Tomané. Porque é que estes gajos só fazem golos destes contra o Sporting?
8 Janeiro, 2019 at 10:26
Porque o Sporting defende tão mal e dá tanto espaço para os adversários executarem sem oposição, que nos habilitamos a sofrer golos destes…ontem foi o “Tómanel”, há umas semanas tinha sido o Camacho do Nacional…o nosso processo defensivo é um desastre.
8 Janeiro, 2019 at 9:39
ontem o meu filho recebe o seu cartão de socio juvenil por ter 12 anos e a equipa fez o favor de lhe dar a noite uma prenda especial em tondela , olhei para ele sem saber o que dizer e ele só me diz não faz mal somos do Sporting sempre, vi ali outro alex, foda-se, no fundo era também eu que estava ali como criança.
8 Janeiro, 2019 at 9:49
Ganhem vergonha.
Até um braga nos dá 10-0 em organização e vontade de vencer….com jogadores dispensados por nos.
Esta merda só pode ser das sucessivas direcções quede futebol percebem ZERO.
8 Janeiro, 2019 at 9:57
Epá tu decide te, mas já pensaste que a culpa pode estar em ti?
8 Janeiro, 2019 at 10:39
Sim sou eu.
Ou dos árbitros
8 Janeiro, 2019 at 9:50
Honestamente…ao contrário do Cherba eu esperava que isto acontece-se mais cedo ou mais tarde. E os sinais estavam todos aí. Alias…isto não é a 1 vez que acontece…aconteceu com Guimarães igual. A diferença maior é que Guimarães podíamos ter levado 4 ou 5 e ontem, como o Tondela é mais fraco ficou como ficou.
Começando pelo processo defensivo. Ninguém pode ser consistente com uma equipa que defende como iniciados. Não é só Gudelj. Os espaços são muitos, os buracos são muitos e basta Mathieu estar menos certo que é um ai jesus. Esta conversa do preferir ganhar 3-2 a ganhar é muito giro até ao dia em que os 3 não entram, mas os 2 do outro lado (pelo menos) estão lá a não ser que eles sejam muito maus. Por isso ou o Keizer resolve o problema defensivo da equipa ou mais “Tondelas” vão aparecer…
Meio campo…para mim é inexplicável como é que um treinador vê o Gudelj jogar nos últimos jogos e acha que a solução continua a ser ele. E o Petrovic não tem estado mal quando entra. E se nenhum deles é solução…Decide-te de uma vez e olha para os sub23 e constroi um meio campo a 3 com Wendel, BF e M. Luis + Geraldes, Paz e Bragança no banco. Estar a apostar em jogadores que não acredita num ano destes é estúpido. E que se contrate 1 ou 2 se nenhum destes serve e rápido. E mais. O que é que andamos a fazer 1 mês sem médio suplente?! Desde a lesão do Wendell que não temos um médio centro no banco. Ontem lá tivemos o M. Luis…porquê?
Na frente…já foi dito e re-dito. Andamos à mingua e eu não percebo porquê. Entre lesões de Dost e Montero…estamos sem PL no banco para aí à quê…2 meses?! Qual o sentido disto?! A nova contratação precisa de aprender Chinês é? Para ser PL de uma equipa que joga lá em cima? O Coates serve mas um PL de raíz não serve?! E o Mané? O que lhe aconteceu? E porque é que não temos um puto à 2 meses a treinar e a ser convocado? Não havendo outro…porque raio é melhor nenhum que um puto? Nem o Marques nem o Mendes são fantásticos, acho dificil que um deles seja jogador para o Sporting…mas fds…sempre são melhores que nenhum!
Pára um bocado e constrói um plantel com cabeça, tronco e membros. Se é isso que é preciso encosta metade do plantel principal sobe sub23. Mas faz um plantel com cabeça, tronco e membros e com soluções. Boas, médias…mas com soluções. Se for preciso manda 2 berros a quem manda para que eles percebam que isto não é o CM.
E pára de convocar 2 laterais. Fds…
Em 2 jogos…todos os maiores problemas do Sporting actual foram escarafunchados. Não vou ser anjinho nem ser estúpido. É completamente normal o que está a acontecer. Não estou à espera que um treinado chegue em novembro caído de para-quedas e que consiga uma equipa perfeita e sem falhas grandes. O Guardiola que é o Guardiola, com o dinheiro todo do mundo no City e entrando no inicio do ano…no primeiro ano andou a modelar o seu sistema que estava formatado. Não era o Keizer, sem dinheiro, em Novembro, com um plantel mal construído e uma equipa que não fazia 3 passes nem sabia defender que ia, em 2 meses construir um modelo e uma equipa sem falhar.
8 Janeiro, 2019 at 10:00
Lembra te da conferencia de imprensa do SC, não é possível virar sempre o jogo quando se começa em desvantagem…o único resultado que dá pontos à partida é o 0-0 por isso se diz que os ataques ganham jogos e as defesas campeonatos e nós a defender somos um desastre.
8 Janeiro, 2019 at 10:01
O que me deixa menos confiante é mesmo o que apontas, Tiago: não vejo ninguém a preparar o plantel da próxima época, não vejo ninguém a apostar em jovens, vejo, isso sim, um plantel aprisionado em questões políticas, um treinador que está muito longe de cortar a direito na escolha dos jogadores que chama todos os fins-de-semana e um presidente que continua sem explicar o que quer, afinal, para o presente e para o futuro do futebol profissional.
8 Janeiro, 2019 at 10:22
Eu acho que se todos víssemos que se estava a criar para o próximo ano…todos nós aceitaríamos tudo muito melhor.
Percebo até certo ponto este compasso de espera para avaliar toda a gente que compõe o plantel principal e tal…mas acho que chega. 2 meses dá para parar e definir quem vai fazer a 2 metade da época e quem é para ser despachado…
Para além de como digo não perceber não haver putos para posições onde não há NINGUÉM! Para mim é inexplicável…
8 Janeiro, 2019 at 12:22
É mesmo isso.
8 Janeiro, 2019 at 10:03
Só de pensar no Soares, Marega e Brahimi com aquele espaço todo para jogar e a pressionarem a nossa defesa e meio campo…
O porco é um Guimarães mas com muito melhores jogadores. Não vejo a mínima hipótese de ganharmos, vejo poucas de empatarmos e acho que o natural é perder por poucos. A hipótese de perder por muitos para mim é igual à de empatar…
Aqueles cavalões em cima da nossa zona de construção, a velocidade e inteligência a aproveitar o espaço…o Jefferson…boa noite…
8 Janeiro, 2019 at 10:14
Por vezes nestes jogos são onde aparecem as maiores surpresas mas decididamente as probabilidades estão todas contra nós.
8 Janeiro, 2019 at 9:51
A Culpa é do JJ, a culpa é do Peseiro, a culpa é do Tiago Fernandes, a culpa é do Kareca…Não, a culpa é dos SÓCIOS que elegeram o FIVELAS e dos jogadores que não têm mentalidade competitiva.
GANHAR GANHAR GANHAR?
Sabem lá o que isso é, vamos mas é rescindir contrato com o SCP, um vai para presidente, outro para vice capitão, salários a dobrar e é uma festa.
Falar do jogo, mais do mesmo, incapacidade de criar superioridade numérica na fase de ataque na primeira parte, apenas dois remates à baliza, fase defensiva continua o descalabro da era Kareca um meio campo que dá dó, a defender não sei quem é pior o Rato Fernandes ou o Gudelj e depois claro a defesa quando falham os médios é sempre apanhada em contra pé isto sem deixar de criticar o lance do primeiro golo onde estão em superioridade numérica e se deixam todos papar inclusive o Renan que deixa um jogador cabecear na pequena área…enfim mais um ano a seco com a agravante de ficarmos a 80 milhões do Porco e dos Rabolhos se não formos à Champions.
A nossa sina, sofrer sofrer sofrer…
FIVELISTAS PEÇAM PARA CAGAR E SAIAM…
VIVA O SCPORTUGAL
8 Janeiro, 2019 at 14:05
lol a culpa é do Varandas? Nem foi ele que fez a equipa…. ah espera, a culpa do assalto à academia é dele porque estava a rir no vídeo e então o facto de ter sido o Cintra a preparar a época também é culpa dele, e no fundo isto é tudo culpa dele… certo?
Querem o BDC de volta? O Sporting está no estado em que está porque no MANDATO DELE vivemos o dia mais negro da nossa história! E se as coisas boas que aconteceram enquanto foi Presidente foram da sua responsabilidade, TAMBÉM as más, o são.
Como todos os outros o Varandas vai estar dependente dos resultados que apresentar! Se começar a fazer asneiras vai ter de responder nas urnas, até lá deixem o Homem trabalhar!
8 Janeiro, 2019 at 14:42
O dia mais negro da nossa história é termos uma maioria de adeptos como tu e um Clube espelho daquilo que vocês são.
8 Janeiro, 2019 at 15:51
Pedi para sair mas não dá para entrar. A casa de banho já está cheia. E sabes quem é a merda a ocupar todo o espaço. Vossa douta excelência.
8 Janeiro, 2019 at 9:58
Tremenda desilusão. Culpa dupla de Keizer. Sem querer, criou-nos a ilusão do título e ontem fez-nos descer à terra definitivamente. O meu primeiro impulso é culpar a insistência em nulidades como gudelj e diaby. Mas é quando o comentador sport TV diz que a única solução que o Sporting tem no banco é o jefferson que se percebe a dimensão real do nosso drama: o nível do brasileiro recem-contratado pelos vistos nem sequer chega para ser alternativa a este deserto.
Desafio ao mister: o título acabou. Dá para aproveitar Janeiro para finalmente afastar a merda do plantel (e olhe que ela é muita) e finalmente fazer-nos a vontade? Queremos uma equipa com o Bruno Paz, o Elves Balde, o Miguel Luís, o Geraldes, essa gente lá para dentro. Sem medos, porra. Tá perdido, mais perdido não fica.
8 Janeiro, 2019 at 9:59
Real cagada do caralho.
Quando os treinadores começam a fazer da bola uma ciência oculta costuma dar merda.
Uma das coisas que mais abomianva em JJ era essa tendência para se armar em palestrante e dar lições aos comuns mortais.
Keizer começou bem, mas ontem borrou a pintura com estrondo. A equipa que escalou era no mínimo estranha e acabar um jogo que tens de ganhar a jogar com um central a ponta-de-lança acordou fantasmas dos velhos tempos de Jesus e outros inventores que sempre polulam pelo nosso banco.
Cansado desta tendência para complicar o que, não sendo fácil, não é “rocket-science”.
SL
8 Janeiro, 2019 at 10:05
O Keizer estava a contar com o ovinho no dito cujo da dita (está bem assim?) para depois escalar o melhor 11 para o FCPorkos. Lixou-se e lixou-nos a todos. Já fomos. Não se aprende nada, ano após ano. Xiça!
Alguém com um mínimo de cabeça acredita numa vitória contra os tripeiros? Se acreditam, venham contar aqui , para eu acreditar também. Dava-me um jeito do caraças.
8 Janeiro, 2019 at 10:10
Claudio Ramos é um redes muito interessante.
8 Janeiro, 2019 at 10:59
Também achei. Tirando o nome…
8 Janeiro, 2019 at 10:13
Volta Zapater…estás perdoado!!
8 Janeiro, 2019 at 10:17
Ontem li muitos comentários, entre os quais meus, de desespero absoluto durante e após o jogo.
Devo dizer que os respeito a todos, mesmo os que dizem que não estão mais para isto, que desistem, que acabou o futebol e que deixarão de pagar quotas. Respeito-os a todos porque compreendo perfeitamente que passados anos a sofrer com este clube, seja frustrante andar a ler a “crónica de uma morte anunciada” uma e outra vez, sem que nada se altere.
Confesso que, para mim, seria menos mau se este jogo me apanhasse de surpresa. Custa-me muito mais ter feito um comentário ontem, às 11 da manhã, como comum adepto, expressando que Kaiser e jogadores deviam ser avisados para este tipo de jogos e dizendo “(…) Pois bem. Aqui temos mais uma deslocação, equipa pequena a jogar em sua casa, campo mais reduzido e difícil, faca nos dentes e “estranha” disponibilidade física quando jogam contra o Sporting (depois são capazes de perder 2 ou 3 jogos seguidos, vide Guimarães) e damos por nós a perder os mesmíssimos pontos que perderíamos no jogo grande a seguir. Contam exatamente igual (…)”. Custa-me pensar que ontem respondi a um amigo sportinguista que isto era jogo típico para perder. Custa-me ser este tipo de adepto, depois de dezenas de anos a ver o mesmo filme. O adepto pessimista, que, tipo zandinga de meia tigela, apenas se limita a confirmar a sua triste premonição.
Mas custa-me muito mais pensar que ninguém, mesmo ninguém naquele clube, deve ter falado com Kaiser e jogadores a alertar para este facto tão comum, tão baseado na simples experiência de vida, de conhecimento da história do clube: Que são estes os jogos da nossa vida e que são estes os jogos que nos têm fod*** a vida, precisamente. Só ultrapassando estes jogos de merda, podemos pensar na glória de disputar os grandes jogos com a expetativa de ultrapassarmos momentos decisivos. Ninguém foi avisado, e mesmo que fosse, parece-me que a mentalidade facilitista e pouco exigente que reina neste clube há décadas, levaria sempre a melhor.
8 Janeiro, 2019 at 11:59
Exactamente!
Das duas três, ou o Keiser abordou o jogo naquele modo fanfarrão do JJ em que aquilo era peaners, ou não há naquela equipa técnica quem tenha capacidade para ver o que muitos de nós que apenas temos curso de treinador de bancada previmos que poderia acontecer, ou é casmurro e não aceita conselhos – e isso então será o pior.
Além disso devo dizer que já não foi a primeira vez que achei que pior que o onze foi a escolha do Keiser dos suplentes.
Estar a perder e a meio da segunda parte ter todos os suplentes sentados a ver o jogo e suspirar por gajos que à mesma hora estarão no sofá…
8 Janeiro, 2019 at 14:03
Naão sei se foste tu que falaste no Bloco de Notas que sao nestes jogos de equipas fraquinhas em fora a meio da semana em campo durinho *que antecedem jogos grandes* que temos dito adeus ao campeonato.
A verdade é que essas palavras ressoaram na minha cabeça ao longo dos 90min e depois aos 92 quando o Acuna leva amarelo. Incrivel como ninguem parece olhar para estatisticas dos anos anteriores e ver o que correu mal e quais foram os breaking-points de planteis com grande investimento e resultados aquem do esperado.
Grande abraço! SL
8 Janeiro, 2019 at 10:18
É raro o plantel, ano após ano, que não tenha lacunas por preencher.
Ou falta um goleador, ou o segundo avançado não presta, ou os laterais são uns cepos. Enquanto que os rivais conseguem, no mínimo, um onze forte (veja-se a diferença na “qualidade” do futebol do Barrote com Ederson/Varela; ou Mitrogluglu/Seferovic), o Sporting anda constantemente a tapar buracos. E todos os anos entram e saem 8 a 10 jogadores, por valores da treta, e novas experiências, e adaptações, e ano zero, e, e…
Não me lembro de um ano em que haja uma base forte, e a partir daí se construa. São remodelações atrás de renovações.
Coates, Ristov, Mathieu, Acuna, Nani, Bruno Fernandes, Wendel, Raphinha, Bas Dost, Montero, Phylipe(vá lá) são jogadores para uma equipa que se quer campeã. Juntem-se os putos M. Luís, Jovane, o Geraldes, e mais meia dúzia. O resto, é para desenrascar. O problema é que não se podem pagar 1 ou 2 milhões a Petros e Gudeljs (tem uma vontade do carvalho, na linha do conterrâneo gadelhudo que por cá passou), ou gastar 4M em Diabys e Gaspares, simplesmente para fazer número. Para isso mais vale apostar no Dala, no Matheus ou no Domingos Duarte, pelo menos são baratinhos.
Mais uma catrefada de jogadores no próximo Verão.
8 Janeiro, 2019 at 20:19
Havia um tipo que tentava manter os melhores no plantel, ao ponto de os empresários o detestarem. Just sayin
8 Janeiro, 2019 at 10:19
Vamos ser honestos… Quem não estava bastante receoso num mau desfecho depois de ver a convocatória para o jogo?
Era infelizmente algo previsível.
Mas sinceramente, mais do que erros como ontem, ou as tais “dores de crescimento” do mister, o que me preocupa mais neste momento é outra coisa.
Depois daquele “boost” inicial de confiança, de libertação do Pé-Zero, e daquela “pica” toda, temo que esse efeito inicial esteja a passar. E mais relevante para mim (e estou a temer más consequências disso), é alguma mudança no discurso.
Inicialmente era muito simples e positivo, e agora tem-se repetido este tom: “ganhámos mas não gostei”, “estes 11 têm de fazer melhor”, etc.
Atenção, é ÓBVIO que é verdade, e é tão básico que é contraditório esta genuinidade e simplicidade serem motivo de preocupação. Não é? Mas também não é ÓBVIO que o nosso plantel tem um sério problema motivacional?
Seja por instabilidade/ingenuidade emocional de uns, seja por “mimadice de estrela” de outros, essa é uma realidade incontornável, e temo que o mister rapidamente perca a mão e a capacidade motivacional no balneário, como outros perderam, e tanto aqui discutimos.
E os sinais, quer os da equipa em jogo, quer os do treinador nas declarações simples mas menos positivas recentes, fazem-me temer esse caminho rapidamente…
8 Janeiro, 2019 at 10:23
Sem ter visto o jogo, parece que foi mais do mesmo. Uma equipa marca cedo, e passa o resto do jogo a parar o ataque adversário à paulada. Quando a inoperãncia nas bolas paradas é total, as equipa sentem-se confortáveis em fazer faltas à discrição.
O Sporting, com alguma eficácia, venceria o jogo (só aquela que bate no chão e volta para trás…), mas qualquer equipa que jogue abaixo das suas possibilidades, mesmo que dominando estatisticamente, perde muito do merecimento. Mas por outro lado, não consigo dar méritos a Tondelas, que passam 90% do tempo a bater.
Quanto ao Phyllipe, o Luiz, seria sempre uma fezada. E se tivesse o azar de falhar aquela bola do Diaby, ficava marcado. Ou então era herói e o keizer um génio. O mais provável era o rapaz entrar a 10 minutos do fim e nem na bola tocar. Mas meter o Coates na frente também pouco tem de científico.
8 Janeiro, 2019 at 10:25
Falando mais a sério agora, isto é um problema enraizado na cultura do Sporting! Isto não é um problema de BdC, Varandas ou outro qualquer. O Sporting, na modalidade de futebol masculino profissional, tem uma cultura de derrota por mais que nos custe aceitar isso. Isto dura há anos e anos com excepções aqui e ali, nomeadamente por talento acumulado que nos permitia ganhar (Jardel, JVP, Niculae, Quaresma, Hugo Viana, etc) ou por um espírito de equipa tremendo e também algum talento (Vidigal, Acosta, Duscher, Andre Cruz, etc).
Não sei sinceramente como se resolve isto. Vejo facilmente estarmos a discutir a mesma coisa daqui a 5, 10 ou 20 anos.
Há uma coisa que eu sei. Goste-se ou não do estilo, BdC foi o único presidente que me lembro que deu uma verdadeira pissada nos jogadores. Eu sei que o estilo chocou muita gente, mais do que o conteúdo, mas a mim não me chocou nada. Há quantos anos andamos nós, como verdadeiros patinhos, a pagar gameboxes, quotas e sabe-se lá mais o quê, para apanhar desilusão após desilusão? Acham que os jogadores estão neste momento muito incomodados em Alcochete a mandarem-se todos para o caralho e todos de sobrolho franzido ou estão todos bem-dispostos como se nada se passasse?
Tudo isto leva de volta ao ponto de partida. A nossa cultura de exigência é 0. Somos um clube de mansos no que toca aos nossos padrões de exigência. Este ano foi Tondela (e sabe-se lá mais o quê), o ano passado foi Estoril e Madeira (seguida daquela espectacular final da taça), antes disso houve Tondelas, Moreirenses, Académicas, etc.
Podem continuar a discutir à vontade, insultarem-se, fazer concursos para ver quem tem a pila maior, etc. Até a própria cultura do clube mudar (no que toca ao futebol) não vamos passar da 3a roda no futebol português, os gajos que andam para aqui a fazer de bobos da festa. Eu já me cansei de dar para esse peditório.
8 Janeiro, 2019 at 10:41
Bom comentário, Sheffield.
Não é bem uma cultura de derrota.
No futebol temos uma cultura de clube pequeno.
Uma cultura de total desvinculação ao clube.
Os atletas de futebol no Sporting sabem (mesmo pouco tempo depois de chegarem) que os adeptos e direcção não cobram os falhanços.
Isso leva-os a apenas gerirem as suas carreiras. A ganharem o ‘seu’.
O William, por exemplo, foi um dos casos mais gritantes.
Nas modalidades passa-se exactamente o contrário.
Os atletas têm um compromisso bastante maior. E por vezes em condições bem adversas.
Esta era uma das características que eu mais apreciava em BdC.
Ele percebia este fenómeno e tentou combatê-lo.
Tenho muita pena que não o tenham deixado continuar porque acredito que seria dessa forma que mudávamos o paradigma do Sporting perdedor.
8 Janeiro, 2019 at 12:12
Alguém com discernimento!!
8 Janeiro, 2019 at 12:17
100 por cento alinhado. Temos uma cultura de clube pequeno ou de derrota, enraizada há anos. Bruno de Carvalho identificou-a de forma certeira, e tentou combatê-la, sozinho, com o nosso apoio moral. Ao fazê-lo, cometeu erros, e por isso levou um justíssimo pontapé no cu por parte sócios. Porque como sabemos, os sócios do Sporting são pessoas que nunca cometem erros. Esta é a radiografia do Sporting. O clube que os sócios querem. É como o menino que visita o museu, vai ser sempre do Sporting, porque o que importa é participar e levantar a cabeça.
8 Janeiro, 2019 at 13:21
O problema do Bruno não foi dar pissadas, na minha opinião.
Foi a forma, local e/ou motivo.
O jogador de futebol é por norma um puto rico e mimado muito menos conotado com o clube que um atleta das modalidades.
É preciso saber gerir este fenómeno, porque as pissadas deverão sempre existir.
Uma coisa por atitude ou indisciplina, outra é por as coisas correrem mal.
Isto pode fazer a diferença entre ter ou não ter um balneário controlado.
8 Janeiro, 2019 at 13:29
O jogador de futebol não pode ser o dono do clube.
O jogador de futebol não pode decidir o destino do treinador.
O jogador de futebol não pode decidir o futuro de uma direcção eleita.
É preciso parar com esta conversa de circunstância dos ‘activos’ do clube.
Os ‘activos’ do clube não podem decidir o seu futuro.
É o clube que deve gerir os seus activos e não o contrário.
E isto para mim é válido com qualquer presidente. Com qualquer direcção.
E estou-me borrifando para as supostas ‘regras’ do jogo e para o “isto agora é assim que funciona”.
Também se dizia que o VAR era impraticável no futebol contemporâneo e no entanto aqui está ele (com falhas, claro, mas existe).
As ‘regras’ podem ser mudadas e as leis podem ser aperfeiçoadas.
Se algo está errado devemos lutar para que, um dia, fique certo.
8 Janeiro, 2019 at 19:19
Um presidente também não pode ser dono do clube, a não ser que o tenha comprado, que não foi o caso!
E actuava mais o presidente como se fosse o dono de tudo, inclusive dos jogadores, do que os jogadores como donos do clube!
8 Janeiro, 2019 at 22:08
“Os ‘activos’ do clube não podem decidir o seu futuro.
É o clube que deve gerir os seus activos e não o contrário.”
Aqui deve haver algum cuidado e bom senso.
São pessoas, não mercadoria.
8 Janeiro, 2019 at 23:57
Sim, é verdade são pessoas … Logo, serão animais “racionais”, digo eu …
Para além disso, são principescamente pagos e, no caso vertente deste plantel do SCP … No deve e haver, isto é, comparando o que auferem com o que produzem … O que dirias?!?
Que são enormes profissionais?!?
Que são briosos e com uma atitude de louvar?!
Que estão comprometidos com os valores e lema do clube que lhes paga?!?
No meu caso, digo já que a resposta a todas estas questões é NÃO!
9 Janeiro, 2019 at 14:43
Então um gajo que receba muito tem de ser tratado do ponto de vista da “mercadoria” de forma diferente de um gajo que receba pouco.
Muito bem.
9 Janeiro, 2019 at 21:23
Folgo em ver que, convenientemente, te esqueceste de responder às questões que te coloquei …
Revela bastante sobre a tua linha de raciocinio … enviesada … Mas é a tua …
8 Janeiro, 2019 at 13:40
Exactamente por o futebol ser um fenómeno muito especial é que a pissada que existiu deveria ter sido encarada de forma diferente. Sim, num contexto duma empresa normal e do nosso dia-a-dia (malta normal), não espero um comunicado daqueles nem que as coisas sejam feitas desta forma. Já no mundo do futebol? Não me choca nada…
Deixa-me perguntar-te o seguinte: quantos jogadores de futebol já viste tu realmente chateados com um resultado? Alguma vez viste jogadores de futebol com ar de mal-dispostos num treino? É que eu, quando a vida me corre mal no trabalho não ando contente nem cheio de sorrisos.
Eu não digo que um presidente ou um responsável pelo futebol deva vir dizer que são todos uns atrasados mentais e uma valente merda (embora seja aplicável a muitos) mas é precisamente por não fazermos nada que isto nunca muda.
E isto tanto é válido para qualquer elemento da estrutura profissional do Sporting e tem que ser aplicado a todos, independentemente de quem sejam. Exemplos:
– Quem deu o aval à contratação de Diaby por 5M?
– Quem deu o aval à contratação de Bruno Gaspar por 5M?
– Quem deu o aval ao empréstimo de Gudejl?
– Quem achou por bem despachar Geraldes, Demiral, Matheus, Gelson Dala (olha o jeito que tinha dado ontem)?
– Keizer ainda não percebeu que os elementos referidos acima não servem para jogar futebol no Sporting? 2 meses não chega? Quantos precisa? 6 meses, 1 ano?
– Que foi feito em relação às prestações vergonhosas em Guimarães e Tondela? Sim, porque se nós dizemos “ah e tal, não podemos competir com um Barcelona, vejam a diferença de orçamentos”, que podem dizer Guimarães e Tondela? Mais, quantas vezes ganhamos nós a essas equipas grandes e de milhões e quantas vezes somos nós encavados por equipas de tostões.
Eu tenho noção que a resposta a alguma destas perguntas atravessa um período complicado e de diferentes direcções mas isto é válido para os últimos 10,20,30 anos! Digo-te mais ainda, a resposta a todas essas perguntas é “Não interessa, estamos é focados no futuro e em trabalhar para ganhar os próximos jogos” e esta conversa para burros que ouvimos há décadas.
Nada muda no futebol neste clube, nada! Para termos um ano de sucesso, com todas as condicionantes que existem (corrupção, tiros nos pés, mentalidade pequenina), é preciso que os astros se alinhem todos e, como tal, lá vamos ganhando um campeonato aqui e ali, tal como a Dinamarca ganhou um Euro uma vez ou a Islândia fez um Europeu engraçado e pronto.
Já o disse antes, já me cansei disto, são muitos anos de aturar esta merda. Sigo as modalidades, vão ao pavilhão quando posso e para mim chega e nem é preciso eles ganharem, basta ver a forma como são geridos e o empenho da malta que ali joga.
8 Janeiro, 2019 at 10:28
Bem como já tinha comentado. As ideias do Keiser são boas e está preocupado em jogar futebol. Mas as coisas de que não gosto começam a revelar-se.
A primeira é a famosa tentativa da recuperação rápida e da pressão sempre.
É muita vezes um problema porque não é feita no contexto certo. As equipas têm todas tido alguma facilidade em sair dessa pressão, sobretudo porque a maior parte das nossas perdas, têm sido ainda em zonas baixas do terreno e aí o importante é baixar rápido para trás da linha da bola, levar os adversários para zona lateral e controlar. E as perdas têm sido em zonas baixas porque os adversários, após a observação dos primeiros jogos de Keiser, têm condicionado a nossa circulação pelo meio não fazem pressão e controlam com muito homens o espaço central tornando os passes verticais mais difíceis e não dando espaço a quem recebe na zona de criação para enquadrar. É dada alguma liberdade aos nossos centrais (em especial ao Coates, Mathieu é mais controlado por ser bom a sair e provocar) que têm de levar mais e provocar o adversário a sair antes de passar a bola. É também necessário colocar mais homens mais baixos para tentar progredir juntos com bola e claro sobretudo dava jeito ter mais qualidade na zona de construção ( um William ou com o que temos Miguel Luis com Bruno Fernandes e Wendel seria o melhor para a maioria dos jogos).
O que Keiser quer fazer ofensivamente é um bom caminho mas é também o caminho mais difícil e quando os adversários se preparam acima de tudo para bloquear essa progressão é preciso qualidade, qualidade para receber com pressão nas costas, para fazer passes por entre o mar de pernas, sem ela estamos permanentemente a perder bolas e com a pressão sem critério a dar espaço na zona de criação e a ter adversários enquadrados com a ultima linha sucessivamente.
Vai acontecer uma de duas coisas ou simplifica o modelo (foi o que fez o JJ com bolas diretas para o Dost ou lançamentos nas laterais a tentar o desiquilibrio individual à Lá Rui Vitória) ou segue a filosofia Guardiola e insiste no modelo que exige que joguem os melhores mesmo que não nas suas posições originais.
Eu ia pela segunda e usava o Miguel Luis a 6 (se não vier alguém com o perfil de Eustáquio por exemplo) tem inteligência posicional, não tem medo de receber com pressão, tem elevada taxa de acerto e poucas perdas de bola, e procurava um lateral que desse mais inteligência ao jogo que Bruno Gaspar (não sei se o Thierry terá o que é preciso mas no euro sub-19 pareceu-me saber quando combinar dentro).
É também necessário refinar o modelo e trabalhar a libertação de linhas de passe na fase de construção aqui estou esperançado que seja sobretudo a falta de tempo para treinar nesta fase da temporada. É que isto não é só dizer que se joga vertical a um dois toques e que se atrai dentro etc.. é preciso depois caso a caso e dentro dessa filosofia encontrar soluções para cada estratégia adversária que tenta bloquear esse jogo.
8 Janeiro, 2019 at 11:52
Eu também prefiro apostar na segunda hipótese, ainda que nos custasse alguns dissabores. Estou farto de chutão na frente e do cruzabol (desde marco silva a jj). Foi nesse modelo que se construiram as primeiras vitórias do tempo de Keizer no Sporting e, sinceramente, não percebo o porquê do retrocesso.
Não concordo que o facto de os adversários colocarem mais jogadores no centro do terreno iniba esse estilo de jogo. Se tal for feito com dinâmica, movimentações e circulação de bola (quase sempre) ao primeiro toque, por muito que o adversário preencha o miolo, não será tão fácil parar-nos como o fazem da mesma forma mas frente a jogadores parados e agarrados à bola.
Não partilho também dessa visão acerca da pressão vs baixar as linhas. Ontem, por exemplo, houve uma situação em que a nossa equipa fazia a transição defensiva, com bola do adversário no meio-campo e Acuña baixou até à linha da nossa grande área, da defesa, e encostou-se aos centrais: o jogador adversário conseguiu trazer a bola desde o meio-campo até à nossa área sem oposição.
Para mim a equipa deve subir, 2 ou 3 jogadores pressionar o portador da bola (se possível) e os outros cobrirem quem tem de cobrir – não baixar no terreno só porque estão numa fase defensiva. Para mim isto é o B A BA do acção defensiva.
Claro que para jogar com uma defesa mais subida é necessário que o guarda-redes também tenha outra intervenção no jogo que o Renan não tem. O guarda-redes tem que se posicionar, na maior parte do tempo, à entrada da área, funcionando quase como líbero. Esta é uma das graves falhas de Renan – e não o tentar trocar a bola com os colegas, como muitos criticam.
9 Janeiro, 2019 at 0:08
Isso está tudo muito bem na teoria … E até concordo com muito do que escreveste …
No entanto, o maior problema deste plantel é só um … FALTA DE ESPIRITO DE SACRIFICIO …
E isto é facilmente constatado na MISERÁVEL condição fisica que os jogadores do SCP apresentam jogo sim, jogo sim …
Todas as tácticas são muito bonitas, mas sem pulmão, poder de explosão e, sobretudo, resistência nada bate certo …
O maior problema deste plantel é tão só a MISERÁVEL CONDIÇÃO FISICA …
Fizeram 2 ou 3 jogos em que a troca de bola e as movimentações constantes funcionaram e ficou tudo louco … E de repente PUM … Cairam a pique e não sei mesmo se voltarão a levantar-se …
Não posso admitir, enquanto sócio do SCP, que jogadores de guimaraes e tondelas corram mais do que os jogadores do SCP … Que ganhem mais bolas divididas … Que os CHULOS e TRAIDORES que estão neste plantel se furtem ao choque fisico … E por aí fora …
Teremos que agradecer à mui nobre comissão de (di)gestão transitória a vara larga que deu ao incompetente do pZeiro e seus adjuntos para deixarem estes jogadorezecos de futebol (pois profissionais não podem ser chamados) fazerem o que quiseram e depois é o que se vê jogo após jogo … Oferecem-se 45, 50 ou mesmo 60 minutos aos adversários, sejam eles aves, tondelas, guimaraes, etc, etc —
PUTA QUE PARIU COM ESTES CHULOS E TRAIDORES
8 Janeiro, 2019 at 10:32
O Sporting é isto, à excepção dos 5 anos que passaram, sempre me lembro do Sporting ser assim, este ano até foi bom, conseguimos passar a barreira do natal.
8 Janeiro, 2019 at 10:40
Fomos campeões e lutámos tantas vezes pelo campeonato até ao fim desde que me lembro de ver futebol a sério (pai desde 98…com 14 anos)…que nem vale a pena enumerar.
Os anos negros foram pai 4, com Bettencourt e Godinho.
O Cintra passava mal o Natal mas acho que todos sabem o que acontecia naquela altura a norte. O difícil era passar o natal…
8 Janeiro, 2019 at 14:17
Eu vi Sporting ser campeão 2 vezes, mas daí para cá tem sido só sofrer, tirando o ano que fomos a final da taça UEFA. Os 5 anos que passaram foi quando senti mais entusiasmo, agora o sentimento é pior ainda do que o que vivi antes de BdC.
8 Janeiro, 2019 at 10:38
Calma, é o projecto, é o projecto!
É pena é ser o projecto JJ, mas é um projecto. Temos que acreditar!
E estão a chegar o raúlzé e o outro adjunto para explicar alguma coisa que o kareka ainda não tenha percebido do projecto.
E é isto o croquetismo reloaded. Para quem estava farto do brunismo, traz-se de volta o croquetismo, com uma entrada de labreguismo-cintrismo (só para recordar aos idiotas porque é que, em determinada altura, escolheram o croquetismo original) e junta-se o pior do brunismo.
Não gostam do projekto? 2028 viúúúúúúúvas!!!
8 Janeiro, 2019 at 10:41
E pronto….
Umas goleadas…. ” vamos ser Campeões”
2 derrotas….. ” vamos lutar pelo 5º lugar”
CALMA Crl!!!
Há que ter noção de onde viemos!!
Nos ultimos 40 anos ganhámos quantos campeonatos??
Pois…. com tanta conquista de campeonatos nos ultimos 40 anos …acham que seria realista ser Campeão esta época???
1) Pré-época…não existiu…. pelos efeitos de “Alcochete”
2) Construção de um plantel…. desequilibrado
3) Continuamos num antro de corrupção… em que existe uma disputa evidente entre lampiões e fruteiros para ver qual rouba mais…
“Ai e tal o Keizer…. é kamikaze…. e estava na cara que ia acontecer”
—> Em Guimarães perdemos bem….porque o Vitória foi MELHOR.
—> Ontem….. não me lixem com a forma de defender!!!
1º golo do Tondela…. ..
Bruno Gaspar mostra a sua fraca qualidade deixando o messi do tondela (não era…mas o B.Gaspar fez parecer que sim) fazer o que quis e cruzar à vontade! MAS… cruzou para o 2º poste…na pequena área!!!
Acuna que não é…..nem nunca será defesa esquerdo… (jogar a fechar na esquerda num esquema de 3 centrais é outra coisa) sem sentido posicional defensivo….
E para “fechar”…Renan ficou a ver….uma bola que num Guarda-Redes a sério é uma bola fácil!!! O tipo do Tondela nunca pode cabecear ali!!
2º golo…
Perda de bola estupida…. e o Tomané faz o golo da vida dele!!
Mas pronto…. dá jeito bater no Keizer…. por causa de “outros interesses”
Sim… Keiser…esteve mal ontem!
E começou logo mal na convocatória!!!
—-> Jovane sempre que entra tem mexido com o jogo….pelo que tinha que estar no banco
—> Miguel Luis vinha de boa exibição…pelo que tinha que manter o lugar. Wendell…que vinha de lesão bem que podia ter começado no banco….
—> Ponta de lança: Keizer confiou em Diaby….mas o maliano teve desastrado na finalização! Só ele teve 3 oportunidades daquelas que têm que ser golo!!
Keizer errou ao acreditar que Montero podia ser opção de banco. Montero nunca será um ponta de lança e muito menos em jogos como o de Tondela onde é preciso afiar os dentes!!! Luiz Phelippe habituado ao futebol de luta da 2ª divisão…tinha que estar no banco e ser Opção!! E Acredito que a esta hora o Keizer pense o mesmo! Mais…acredito que quando meteu o André Pinto e subiu o Coates para Ponta de Lança…já estava arrependido de não ter convocado o Luiz Phellipe.
—> A questão do 6! Gudelj…. que NUNCA foi 6….nos primeiros jogos passou a ideia que podia ser opção…mas a sequência de jogos demonstram que nao pode ser!
E quando a maioria de Nós acha que o Petrovic tem lugar a titular….acho que não preciso de explicar que temos um problema grave nesta posição…. Na minha opinião é a principal lacuna!!
Lacunas no plantel para alem do 6:
—> Defesas Laterais:
Lumor….Jefferson…. Bruno Gaspar….. os 3 não fazem 1!!
Ristovsky pode ser uma boa opção e na minha opinião é muito melhor que B.Gaspar, mas defensivamente é fraco.
—> Guarda Redes:
Nem Renan nem Salin…podem ser titulares no Sporting
Portanto… nem éramos os melhores do mundo há 1 mês atrás nem somos os piores hoje!
Ontem perdeu-se…. mas ao contrário de Guimarães…. em que perdemos porque o vitória foi melhor e praticamente não criámos perigo…..ontem ainda que longe de uma grande exibição criámos oportunidades mais que suficientes para ganhar sem problemas .
Agora …. jogo a jogo e no final fazem-se as contas!
O 2º lugar é importantíssimo…pois temos que estar na Champions…. pois é isso que vai fazer a diferença (€€€€)
Esta época terá que ser forçosamente um ano zero em que terão que existir “dores de crescimento” como as de ontem!
Keizer já mostrou que é tipo inteligente! Sim…ontem meteu a pata na poça…. e aprendeu!
Sábado lá estarei….no meu lugar no Estádio a apoiar a Verde e Branca Listada de Leão ao peito!!!
8 Janeiro, 2019 at 11:43
Concordo na leitura dos dois golos. No primeiro, gaspar a dar o meio ao adversário e depois a bola entre o central e guarda redes e acuna a ver o seu jogador a cabecear. No segundo acuna a inventar numa perda de bola ridicula e a apanhar a equipa toda em contra mão. Erros destes nao podem acontecer
8 Janeiro, 2019 at 12:17
O futebol mudou muito, mas continuo sem perceber o porquê dos laterais se colarem aos centrais quando têm um homem solto no flanco, pronto a receber a bola e encará-los de frente. Muitas vezes criam superioridades numéricas desnecessárias no meio.
No primeiro golo, a partir do momento em que o Bruno Gaspar é papado, o resto (além de estarem longe, longe) fica logo em situação de tapar buracos. Mesmo assim, a abordagem dos que estão no meio (contra corrente, acho o Renan o menos culpado) é péssima, mau posicionamento, má movimentação. Aliás, fiquei bem sem perceber se a defesa subiu e o Mathieu ficou (mal), ou se o Mathieu recuou e o resto ficou a ver (mal).
Mas como ainda sou do tempo em que era o líbero que gritava “sobe” ou “desce” (ainda não havia “baixa”), que sei eu.
8 Janeiro, 2019 at 12:36
Sempre disse que Acuña não é lateral para o Sporting. Disfarça por ser lutador mas numa equipa top não pode haver disfarces.
Mas o Sporting e as politiquices… Coentrão foi o nosso melhor LE dos últimos anos.
Bruno Gaspar é uma das grandes decepções.
E transporta-me para um tal de Eustáquio, que tem muitas preferências. Pois… Chaves e Sporting não é a mesma coisa. Será um tiro no escuro. Não digo que não se arrisque mas com baixas espectativas. Ou apostemos nos nossos.
Já Gudelj… Eu nem sei o que é que é. Não é 6, não é 8, será um 69? Deus queira que sim, recambiado para de onde veio.
O Renan. É pá, deve haver ali um problema de português. Quando assinou devem ter-lhe dito para assinar na linha e o homem não larga a linha nem por nada.
Ó Keiser, no chuveirinho, um PL com arcaboiço, mesmo com poucos treinos, tem mais hipóteses de ser feliz do que um central ou um PLançazito.
8 Janeiro, 2019 at 14:44
Até fazes um esforço, mas és como o algodão não enganas.
8 Janeiro, 2019 at 16:28
Bom comentario.
8 Janeiro, 2019 at 20:54
ricardo concordo com a tua pergunta sobre o ser campeao este ano, era preciso ser muito maluco ou nao ter noçao das coisas( como o Cintra) para prometer o tiulo ou mesmo lutar pelo titulo este ano, em especial devido a tudo o que aconteceu desde Maio, passando pela pre epoca( aos trambolhoes).
só que para alguns é um crime lesa patria dizer-se que este ano não se é candidato ao titulo, apenas a melhor classificaçao possivel, tentar vencer nas taças e fazer uma boa campanha europeia.
eu sempre disse quer aqui quer noutros sitios, que esta epoca para mim era uma epoca “descansada” porque nao pedia titulos depois de tudo o que aconteceu.
espero que esta seja uma pre epoca em andamento ja começando a preparar a proxima( e lembro-me que o presidente falou em reforços deste ano e para a proxima epoca, o que para mim sao jogadores a contratar ou a estar ja no plantel para ser uma opçao imediata e outros para ser uma opçao ja a pensar na proxima epoca) e ai sim de cmeçar a apresentar resultados
9 Janeiro, 2019 at 0:12
Ah banana, assim sim!
Boa sorte e … tudo de bom !
9 Janeiro, 2019 at 11:42
Bom comentário, revelando a lucidez que falta a tanta gente – a alguns nem falta mas a cartilha obriga a um determinado discurso!
8 Janeiro, 2019 at 10:48
E senhores a atitude no futebol nunca é um problema geral da equipa nunca! Pode haver (e há) jogadores que são mais disponíveis do que outros para determinadas situações de jogo, mas no plantel do SCP e sobretudo no onze mais habitual até são todos bastante disponíveis. A diferença dos primeiros jogos com o Keiser para estes últimos não tem nada a ver com atitude tem a ver com as estratégias dos adversários dificultarem o que se estava a fazer e com falta de qualidade para o conseguir fazer num contexto mais difícil e com a necessidade de trabalhar posicionamentos para dar soluções que permitam aos jogadores encontrar o contexto para o futebol que querem praticar.
Desde que vejo o SCP com olhos de ver (meados da década de 80) as dificuldades em ganhar foram evoluindo, começou por um deteriorar da organização não acompanhando o evoluir do desporto passou por um problema grave de favorecimento aos adversários e culminou num diferencial grande de qualidade para os adversários diretos nos últimos 20 anos. Quando esse diferencial de qualidade diminuiu (esporadicamente) fomos campeões ou tivemos muito perto disso. A atitude dos jogadores tem sido o menor dos problemas, a navegação à vista constante as péssimas escolhas nas compras de jogadores e na composição de equipas técnicas e sobretudo a falta de modernização/profissionalização da estrutura base é que tem sido o problema. Escolher um modelo e trabalhar uma identidade futebolística; ter uma estrutura profissional competente a nível de preparação física, mental e pessoal escolher jogadores e treinadores sempre de acordo com estes mesmos pilares. É isso que falta.
Não é a gritar com jogadores e acusá-los de falta de atitude que se vai lá. É que mesmo que a atitude fosse uma questão no futebol não é essa postura que melhora o desempenho de ninguém numa actividade onde não basta aparecer e ser esforçado para se render.
8 Janeiro, 2019 at 10:51
Excelente comentario!
Para muitos se se perde e falta de atitude!
Quando a vida vos corre mal é por falta de atitude ?
8 Janeiro, 2019 at 13:41
Quantas vezes a vida te corre mal antes de te porem a andar no teu trabalho?
8 Janeiro, 2019 at 13:43
E deixa-me dizer-te que acho que não perdemos por falta de atitude, nem ontem nem em Guimarães, é mais falta de jeito. Falta de atitude houve na Madeira o ano passado mas o problema de fundo é outro, porque senão mudava-se os jogadores todos e isto resultava.
8 Janeiro, 2019 at 11:08
Boa análise. A atitude pode ganhar meia dúzia de jogos que não se esperava ganhar, mas não ganha campeonatos.
8 Janeiro, 2019 at 11:57
Concordo com a falácia da falta de atitude. Pode ter faltado muita coisa nos últimos jogos mas não me parece que tenha sido atitude.
8 Janeiro, 2019 at 13:12
Excelente comentário Amaral. Há aí muito malta que pensa que é aos gritos que se vai lá…
8 Janeiro, 2019 at 13:24
Se fosse só no futebol….
8 Janeiro, 2019 at 13:28
Bom comentário.
8 Janeiro, 2019 at 14:53
Muito bom comentário, Amaral.
8 Janeiro, 2019 at 10:49
Sábado, vamos encher Alvalade!
Vamos criar um vulcão (mais um!) E mpstrar que acreditamos.
Sportingggggg
9 Janeiro, 2019 at 0:55
Podes ter futuro …
Na ‘stand up’ comedy!
8 Janeiro, 2019 at 10:57
Aqui fica o meu comentário:
– O treinador: não dava nada por ele, mas disse-o: faz aquilo que é sua obrigação, ganha os jogos que tem de ganhar, com mijas na escada, não sei se será suficiente para os jogos a doer! Ontem, espalhou-se na convocatória, espalhou-se na leitura do jogo. Mas é o que temos e o homem até é honesto e não se desculpa com isto e com aquilo;
– O presidente: falo nele porque é o rosto visível da direcção. Chegou ao poder por via de uma golpada, à qual, quer se queira, quer não, está ligado. Num momento negro do clube, foi o primeiro a virar as costas ao clube e à “estrutura” (que agora defende como essencial no sucesso). Nem os ratos que rescindiram foram tão rápidos a abandonar o barco! Sobe ao poder com uma aura de menino competente, empresário bem sucedido na sua área, militar de prestígio, pessoa educada e bem comportada! Na realidade não passa de um banana! Mas nada que uma ida ao programa da Cristina não resolva (não é LPM?);
Resumindo, como alguém aqui escreveu, passam direcções, mas competência para o futebol é ZERO – até no caso de BdC!
No próximo sábado enterramos de vez o 2.º lugar e mesmo se por qualquer desígnio dos deuses o resultado não for negativo, mais tarde ou mais cedo vai repetir-se! E isso, por muito que o presidente diga, não vai segurar o treinador.
Já agora, para quem disse que este mês seria para atacar o mercado quer para o restante da presente época, quer para a próxima, a abordagem está a ser uma boa merda! E aqui fica no ar o seguinte: ou há buracos nas contas (o que esta direcção já disse que não – e não vejo que vantagens tivessem em dizer isso se não fosse verdade, mesmo para a sua imagem) ou o dinheiro da NOS anda a ser “torrado” noutras coisas (já deu para torrar num Gudjeli e num Diaby, bem como num LPM), pois em jogadores de comprovada qualidade não é – dou o benefício da dúvida ao Luís Philipe e o resto é resgate de jogadores nossos e um empréstimo!
Para terminar, um elogio e uma crítica:
Parabéns Cherba pela tua persistência e pelo teu amor ao Sporting, só assim entendo a manutenção deste blogue!
Quanto aos 71%, Rutes, Jonas, Brunos e outros quejandos: Obrigado seus filhos da puta pelo o que o Sporting se tornou!
8 Janeiro, 2019 at 11:19
Concordo, porém o que é exactamente competência para o futebol?
O que eu vejo ao longo dos tempos é que muitos nomes chegam e saem.
Uns melhores que outros é certo, mas os resultados não aparecem em campo mais por culpa do que se passa fora do nosso alcance do que outra coisa.
O Peseiro quase foi campeão, e nessa epoca fomos claramente roubados.
O JJ foi campeão, mas um outro clube fez o que nunca tinha feito, não empatou e apenas perdeu jogos com os grandes (os tais que não eram possivel de roubar).
E muitas outras epocas, onde os roubos foram acontecendo aqui e ali e que minaram tudo aos poucos.
A estrutura reflecte os resultados, e quando estes não aparecem claro que comeca a ruir.
Ao menos com a direccão do Presidente BdC vi que algo estava a mudar, os jogadores eram cada vez mais do clube, havia a tendência para dar estabilidade ao treinador (mesmo que por vezes isso tenha dado mau resultado), havia a ideia de manter os jogadores bons em vez de vender à primeira oferta, havia a ideia de comprar para vender mais caro, enfim… algo estava a mudar.
Enquanto ao varandas, quem se candidatou em Maio, quando nada fazia antever que iria haver mudanca de Direccão, não o faz por acaso, e mais não digo. Bem que o barbie dizia que ele iria ser eleito, por isso a escolha era ficarem com ele ou contra ele, mas o resultado já estava definido. Apenas se fodeu com as escutas….
8 Janeiro, 2019 at 11:19
Calma que infelizmente ainda vai ser bem pior.
8 Janeiro, 2019 at 13:24
Filho da puta és tu pá!
Podia simplesmente ignorar um comentário idiota de um idiota mas não!
Sabes faço parte dos 71%, aliás dos 71% em Junho que agora são uns 90%!
O que chamas de Golpada eu chamo de democracia.! Chama-se vontade dos sócios!
Há 2 anos com o teu presidente que lhe lambes os coisos, num plantel 20x mais caro, com um treinador 20x mais caro estavamos já fora da europa, do titulo e das Taças!
8 Janeiro, 2019 at 16:57
Esse, a quem chamas meu presidente, foi aquele que fez alguma coisa pelo clube, aquele que chamou os bois pelos nomes e, acima de tudo, aquele que foi eleito sem necessidade de golpadas, através dessa coisa a que chamas democracia (que ao que parece só foi inventada agora). Além de 71% e FDP , és burro!
9 Janeiro, 2019 at 11:49
Valeu de muito chamar os bois pelos nomes…
É essa merda que vocês não entendem!
Não é chamando os bois pelos nomes que se ganhará, porque os bois estão-se a cagar para isso, mas com competência, com um projecto sustentado e com tempo para colher os frutos desse projecto pois não temos as mesmas condições dos rivais – nem em dinheiro para lutarmos de igual para igual dentro das 4 linhas, nem fora das 4 linhas!
Por isso é que chamaste tudo a toda a gente, gastaste como nunca nos últimos 3 anos – 180M€ de orçamentos mais 110M€ de investimento em jogadores – para conseguires 2 terceiros lugares e 1 segundo lugar!
E os outros é que são burros e tu inteligente…