Uma noite que foi um enorme murro no estômago de todos os Sportinguistas, ao verem a sua equipa baquear frente a um adversário que jogou quase toda a segunda parte em inferioridade numérica. O clássico, esse, passou a ser o primeiro passo para lutar pelo objectivo menor: o segundo lugar
Já cá faltava o momento Tondela. Que podia ser o momento qualquer outra coisa, como são tantos os que, ao longo dos anos, nos mandam uma lambada na cara e nos deixam sem reacção durante horas. O Sporting voltou a perder quando não tinha margem para fazê-lo e, assim, passa definitivamente a correr por fora no que toca à questão do título. Mas já lá vamos.
Perdemos. E perdemos bem. Não por falta de oportunidades para, pelo menos, recuperar da desvantagem de dois golos, antes porque o adversário teve mais atitude durante mais tempo, porque é inadmissível continuarmos a entrar a dormir nos jogos como se fosse fixe dar avanço (Aves, Nacional, Guimarães, Feirense… não chega?!?), porque chegámos a ser confrangedores com um homem a mais.
E não será injusto dizer que começámos a perder na convocatória e na escolha do 11 inicial. Sim, obviamente que Marcel Keizer tem direito a meter a pata na poça, mas estava mais do que visto que era questionável partir para um jogo num dos campos mais pequenos da Liga, contra um adversário que não se importa de bater e destruir, sem uma opção atacante além de Montero. Luiz Phellype ficou em Lisboa e Keizer diria, no final, que tinha cinco avançados em campo e que o ponta-de-lança contratado ao Paços de Ferreira tinha que perceber o que é o Sporting e quais as exigências da primeira liga. Se a memória não me falha, Luiz Phellype já esteve na primeira liga e até marcou, por exemplo, ao benfic@. E, sim, Marcel, na ausência de Bas Dost sentiste e muito a falta de uma referência ofensiva na área, acabando a colocar lá o Coates e o Mathieu num acto de desespero.
Aliás, toda a equipa demorou a perceber que o goleador holandês não estava em campo. Acuña, principalmente, que foi sacando cruzamentos atrás de cruzamentos para um Dost imaginário. Enquanto isso, já o Sporting pedia, desde os cinco minutos, em mais um momento ridículo de Bruno Gaspar bem equilibrado, do lado contrário, pelo argentino que ficou a ver o chileno de Tondela metê-la lá dentro.
Raphinha inventou uma jogada de futebol de praia para o pontapé de Bruno Fernandes, mas o camisola 8, que tanta falta havia feito frente ao Belenenses, estava numa daquelas noites em que por mais que rematasse não iria ser feliz. E o tempo foi passando, com o nosso meio-campo engolido pelos tondelenses que se amontoavam naquela zona e manietavam um Sporting já manietado pela ausência de uma referência na grande área. O carrossel Raphinha, Nani, Diaby nunca funcionou, pese as constantes tentativas de Wendel de trazer a equipa para a frente e de dar esticões no jogo.
Acontece que tanto Wendel como Bruno Fernandes têm que preocupar-se, constantemente, com o facto de atrás de si estar uma total nulidade chamada Gudelj, o mesmo que, ali para a meia hora, ficou calmamente a ver Tomané cabecear na pequena área em vez de compensar a ausência do central que tinha ido fechar à esquerda. Não foi golo porque a cabeçada saiu mal e Renan esteve bem, como do outro lado Cláudio Ramos bem esteve ao defender o cabeceamento de Raphinha.
Keizer esteve bem ao deixar Gudelj no banho, ao intervalo, lançando de imediato Fredy Montero. Só foi pena, mesmo, a boa exibição e o golo de Miguel Luís frente ao Belenenses terem sido compensadas com a presença no banco, pois se é para fazer o que Gudelj tem feito até o puto fora de posição conseguirá oferecer mais à equipa.
Viria a expulsão de Jaquité, por acumulação, e viriam 40 minutos para o Sporting tentar inverter o rumo da partida com um homem a mais. Raphinha e Montero pareciam querer dar o sinal, mas logo a seguir Tomané ensaia a primeira trivelada que Renan defende para a barra. Carrega o Sporting, Bruno Fernandes rouba o livre a Mathieu, Raphinha remata para defesa do redes e desse canto nasce o primeiro falhanço de Diaby.
Logo a seguir, Mathieu a dormir e Tomané ensaia a segunda trivelada e mete-a lá dentro num golaço. Faltavam 15 minutos e seria necessária uma remontada épica para evitar a derrota e quando Mathieu confirmou a bola rematada por Montero, isso parecia possível. Nani vê Diaby isolado e mete a bola perfeita para a cabeça, mas o maliano, com a baliza toda escancarada e ali de onde o Tondela havia aberto o marcador, cabeceia de forma patética. O mesmo Diaby falharia com o pé um remate de primeira e na cabeça de Mathieu se perderia a última oportunidade de evitar a derrota.
O Sporting voltou a perder quando não tinha margem para fazê-lo e, assim, passa definitivamente a correr por fora no que toca à questão do título. Aliás, independentemente do resultado do próximo sábado, o foco da turma de Alvalade deverá, a meu ver, passar a ser, além das Taças em disputa, lutar pelo objectivo menor: o segundo lugar, que tão cedo não volta a dar acesso à Champions e que, esse, sim, está a uma distância que só dependemos de nós para recuperar.
Let down and hanging around
Crushed like a bug in the ground
Let down and hanging around
8 Janeiro, 2019 at 10:19
Vamos ser honestos… Quem não estava bastante receoso num mau desfecho depois de ver a convocatória para o jogo?
Era infelizmente algo previsível.
Mas sinceramente, mais do que erros como ontem, ou as tais “dores de crescimento” do mister, o que me preocupa mais neste momento é outra coisa.
Depois daquele “boost” inicial de confiança, de libertação do Pé-Zero, e daquela “pica” toda, temo que esse efeito inicial esteja a passar. E mais relevante para mim (e estou a temer más consequências disso), é alguma mudança no discurso.
Inicialmente era muito simples e positivo, e agora tem-se repetido este tom: “ganhámos mas não gostei”, “estes 11 têm de fazer melhor”, etc.
Atenção, é ÓBVIO que é verdade, e é tão básico que é contraditório esta genuinidade e simplicidade serem motivo de preocupação. Não é? Mas também não é ÓBVIO que o nosso plantel tem um sério problema motivacional?
Seja por instabilidade/ingenuidade emocional de uns, seja por “mimadice de estrela” de outros, essa é uma realidade incontornável, e temo que o mister rapidamente perca a mão e a capacidade motivacional no balneário, como outros perderam, e tanto aqui discutimos.
E os sinais, quer os da equipa em jogo, quer os do treinador nas declarações simples mas menos positivas recentes, fazem-me temer esse caminho rapidamente…
8 Janeiro, 2019 at 10:23
Sem ter visto o jogo, parece que foi mais do mesmo. Uma equipa marca cedo, e passa o resto do jogo a parar o ataque adversário à paulada. Quando a inoperãncia nas bolas paradas é total, as equipa sentem-se confortáveis em fazer faltas à discrição.
O Sporting, com alguma eficácia, venceria o jogo (só aquela que bate no chão e volta para trás…), mas qualquer equipa que jogue abaixo das suas possibilidades, mesmo que dominando estatisticamente, perde muito do merecimento. Mas por outro lado, não consigo dar méritos a Tondelas, que passam 90% do tempo a bater.
Quanto ao Phyllipe, o Luiz, seria sempre uma fezada. E se tivesse o azar de falhar aquela bola do Diaby, ficava marcado. Ou então era herói e o keizer um génio. O mais provável era o rapaz entrar a 10 minutos do fim e nem na bola tocar. Mas meter o Coates na frente também pouco tem de científico.
8 Janeiro, 2019 at 10:25
Falando mais a sério agora, isto é um problema enraizado na cultura do Sporting! Isto não é um problema de BdC, Varandas ou outro qualquer. O Sporting, na modalidade de futebol masculino profissional, tem uma cultura de derrota por mais que nos custe aceitar isso. Isto dura há anos e anos com excepções aqui e ali, nomeadamente por talento acumulado que nos permitia ganhar (Jardel, JVP, Niculae, Quaresma, Hugo Viana, etc) ou por um espírito de equipa tremendo e também algum talento (Vidigal, Acosta, Duscher, Andre Cruz, etc).
Não sei sinceramente como se resolve isto. Vejo facilmente estarmos a discutir a mesma coisa daqui a 5, 10 ou 20 anos.
Há uma coisa que eu sei. Goste-se ou não do estilo, BdC foi o único presidente que me lembro que deu uma verdadeira pissada nos jogadores. Eu sei que o estilo chocou muita gente, mais do que o conteúdo, mas a mim não me chocou nada. Há quantos anos andamos nós, como verdadeiros patinhos, a pagar gameboxes, quotas e sabe-se lá mais o quê, para apanhar desilusão após desilusão? Acham que os jogadores estão neste momento muito incomodados em Alcochete a mandarem-se todos para o caralho e todos de sobrolho franzido ou estão todos bem-dispostos como se nada se passasse?
Tudo isto leva de volta ao ponto de partida. A nossa cultura de exigência é 0. Somos um clube de mansos no que toca aos nossos padrões de exigência. Este ano foi Tondela (e sabe-se lá mais o quê), o ano passado foi Estoril e Madeira (seguida daquela espectacular final da taça), antes disso houve Tondelas, Moreirenses, Académicas, etc.
Podem continuar a discutir à vontade, insultarem-se, fazer concursos para ver quem tem a pila maior, etc. Até a própria cultura do clube mudar (no que toca ao futebol) não vamos passar da 3a roda no futebol português, os gajos que andam para aqui a fazer de bobos da festa. Eu já me cansei de dar para esse peditório.
8 Janeiro, 2019 at 10:41
Bom comentário, Sheffield.
Não é bem uma cultura de derrota.
No futebol temos uma cultura de clube pequeno.
Uma cultura de total desvinculação ao clube.
Os atletas de futebol no Sporting sabem (mesmo pouco tempo depois de chegarem) que os adeptos e direcção não cobram os falhanços.
Isso leva-os a apenas gerirem as suas carreiras. A ganharem o ‘seu’.
O William, por exemplo, foi um dos casos mais gritantes.
Nas modalidades passa-se exactamente o contrário.
Os atletas têm um compromisso bastante maior. E por vezes em condições bem adversas.
Esta era uma das características que eu mais apreciava em BdC.
Ele percebia este fenómeno e tentou combatê-lo.
Tenho muita pena que não o tenham deixado continuar porque acredito que seria dessa forma que mudávamos o paradigma do Sporting perdedor.
8 Janeiro, 2019 at 12:12
Alguém com discernimento!!
8 Janeiro, 2019 at 12:17
100 por cento alinhado. Temos uma cultura de clube pequeno ou de derrota, enraizada há anos. Bruno de Carvalho identificou-a de forma certeira, e tentou combatê-la, sozinho, com o nosso apoio moral. Ao fazê-lo, cometeu erros, e por isso levou um justíssimo pontapé no cu por parte sócios. Porque como sabemos, os sócios do Sporting são pessoas que nunca cometem erros. Esta é a radiografia do Sporting. O clube que os sócios querem. É como o menino que visita o museu, vai ser sempre do Sporting, porque o que importa é participar e levantar a cabeça.
8 Janeiro, 2019 at 13:21
O problema do Bruno não foi dar pissadas, na minha opinião.
Foi a forma, local e/ou motivo.
O jogador de futebol é por norma um puto rico e mimado muito menos conotado com o clube que um atleta das modalidades.
É preciso saber gerir este fenómeno, porque as pissadas deverão sempre existir.
Uma coisa por atitude ou indisciplina, outra é por as coisas correrem mal.
Isto pode fazer a diferença entre ter ou não ter um balneário controlado.
8 Janeiro, 2019 at 13:29
O jogador de futebol não pode ser o dono do clube.
O jogador de futebol não pode decidir o destino do treinador.
O jogador de futebol não pode decidir o futuro de uma direcção eleita.
É preciso parar com esta conversa de circunstância dos ‘activos’ do clube.
Os ‘activos’ do clube não podem decidir o seu futuro.
É o clube que deve gerir os seus activos e não o contrário.
E isto para mim é válido com qualquer presidente. Com qualquer direcção.
E estou-me borrifando para as supostas ‘regras’ do jogo e para o “isto agora é assim que funciona”.
Também se dizia que o VAR era impraticável no futebol contemporâneo e no entanto aqui está ele (com falhas, claro, mas existe).
As ‘regras’ podem ser mudadas e as leis podem ser aperfeiçoadas.
Se algo está errado devemos lutar para que, um dia, fique certo.
8 Janeiro, 2019 at 19:19
Um presidente também não pode ser dono do clube, a não ser que o tenha comprado, que não foi o caso!
E actuava mais o presidente como se fosse o dono de tudo, inclusive dos jogadores, do que os jogadores como donos do clube!
8 Janeiro, 2019 at 22:08
“Os ‘activos’ do clube não podem decidir o seu futuro.
É o clube que deve gerir os seus activos e não o contrário.”
Aqui deve haver algum cuidado e bom senso.
São pessoas, não mercadoria.
8 Janeiro, 2019 at 23:57
Sim, é verdade são pessoas … Logo, serão animais “racionais”, digo eu …
Para além disso, são principescamente pagos e, no caso vertente deste plantel do SCP … No deve e haver, isto é, comparando o que auferem com o que produzem … O que dirias?!?
Que são enormes profissionais?!?
Que são briosos e com uma atitude de louvar?!
Que estão comprometidos com os valores e lema do clube que lhes paga?!?
No meu caso, digo já que a resposta a todas estas questões é NÃO!
9 Janeiro, 2019 at 14:43
Então um gajo que receba muito tem de ser tratado do ponto de vista da “mercadoria” de forma diferente de um gajo que receba pouco.
Muito bem.
9 Janeiro, 2019 at 21:23
Folgo em ver que, convenientemente, te esqueceste de responder às questões que te coloquei …
Revela bastante sobre a tua linha de raciocinio … enviesada … Mas é a tua …
8 Janeiro, 2019 at 13:40
Exactamente por o futebol ser um fenómeno muito especial é que a pissada que existiu deveria ter sido encarada de forma diferente. Sim, num contexto duma empresa normal e do nosso dia-a-dia (malta normal), não espero um comunicado daqueles nem que as coisas sejam feitas desta forma. Já no mundo do futebol? Não me choca nada…
Deixa-me perguntar-te o seguinte: quantos jogadores de futebol já viste tu realmente chateados com um resultado? Alguma vez viste jogadores de futebol com ar de mal-dispostos num treino? É que eu, quando a vida me corre mal no trabalho não ando contente nem cheio de sorrisos.
Eu não digo que um presidente ou um responsável pelo futebol deva vir dizer que são todos uns atrasados mentais e uma valente merda (embora seja aplicável a muitos) mas é precisamente por não fazermos nada que isto nunca muda.
E isto tanto é válido para qualquer elemento da estrutura profissional do Sporting e tem que ser aplicado a todos, independentemente de quem sejam. Exemplos:
– Quem deu o aval à contratação de Diaby por 5M?
– Quem deu o aval à contratação de Bruno Gaspar por 5M?
– Quem deu o aval ao empréstimo de Gudejl?
– Quem achou por bem despachar Geraldes, Demiral, Matheus, Gelson Dala (olha o jeito que tinha dado ontem)?
– Keizer ainda não percebeu que os elementos referidos acima não servem para jogar futebol no Sporting? 2 meses não chega? Quantos precisa? 6 meses, 1 ano?
– Que foi feito em relação às prestações vergonhosas em Guimarães e Tondela? Sim, porque se nós dizemos “ah e tal, não podemos competir com um Barcelona, vejam a diferença de orçamentos”, que podem dizer Guimarães e Tondela? Mais, quantas vezes ganhamos nós a essas equipas grandes e de milhões e quantas vezes somos nós encavados por equipas de tostões.
Eu tenho noção que a resposta a alguma destas perguntas atravessa um período complicado e de diferentes direcções mas isto é válido para os últimos 10,20,30 anos! Digo-te mais ainda, a resposta a todas essas perguntas é “Não interessa, estamos é focados no futuro e em trabalhar para ganhar os próximos jogos” e esta conversa para burros que ouvimos há décadas.
Nada muda no futebol neste clube, nada! Para termos um ano de sucesso, com todas as condicionantes que existem (corrupção, tiros nos pés, mentalidade pequenina), é preciso que os astros se alinhem todos e, como tal, lá vamos ganhando um campeonato aqui e ali, tal como a Dinamarca ganhou um Euro uma vez ou a Islândia fez um Europeu engraçado e pronto.
Já o disse antes, já me cansei disto, são muitos anos de aturar esta merda. Sigo as modalidades, vão ao pavilhão quando posso e para mim chega e nem é preciso eles ganharem, basta ver a forma como são geridos e o empenho da malta que ali joga.
8 Janeiro, 2019 at 10:28
Bem como já tinha comentado. As ideias do Keiser são boas e está preocupado em jogar futebol. Mas as coisas de que não gosto começam a revelar-se.
A primeira é a famosa tentativa da recuperação rápida e da pressão sempre.
É muita vezes um problema porque não é feita no contexto certo. As equipas têm todas tido alguma facilidade em sair dessa pressão, sobretudo porque a maior parte das nossas perdas, têm sido ainda em zonas baixas do terreno e aí o importante é baixar rápido para trás da linha da bola, levar os adversários para zona lateral e controlar. E as perdas têm sido em zonas baixas porque os adversários, após a observação dos primeiros jogos de Keiser, têm condicionado a nossa circulação pelo meio não fazem pressão e controlam com muito homens o espaço central tornando os passes verticais mais difíceis e não dando espaço a quem recebe na zona de criação para enquadrar. É dada alguma liberdade aos nossos centrais (em especial ao Coates, Mathieu é mais controlado por ser bom a sair e provocar) que têm de levar mais e provocar o adversário a sair antes de passar a bola. É também necessário colocar mais homens mais baixos para tentar progredir juntos com bola e claro sobretudo dava jeito ter mais qualidade na zona de construção ( um William ou com o que temos Miguel Luis com Bruno Fernandes e Wendel seria o melhor para a maioria dos jogos).
O que Keiser quer fazer ofensivamente é um bom caminho mas é também o caminho mais difícil e quando os adversários se preparam acima de tudo para bloquear essa progressão é preciso qualidade, qualidade para receber com pressão nas costas, para fazer passes por entre o mar de pernas, sem ela estamos permanentemente a perder bolas e com a pressão sem critério a dar espaço na zona de criação e a ter adversários enquadrados com a ultima linha sucessivamente.
Vai acontecer uma de duas coisas ou simplifica o modelo (foi o que fez o JJ com bolas diretas para o Dost ou lançamentos nas laterais a tentar o desiquilibrio individual à Lá Rui Vitória) ou segue a filosofia Guardiola e insiste no modelo que exige que joguem os melhores mesmo que não nas suas posições originais.
Eu ia pela segunda e usava o Miguel Luis a 6 (se não vier alguém com o perfil de Eustáquio por exemplo) tem inteligência posicional, não tem medo de receber com pressão, tem elevada taxa de acerto e poucas perdas de bola, e procurava um lateral que desse mais inteligência ao jogo que Bruno Gaspar (não sei se o Thierry terá o que é preciso mas no euro sub-19 pareceu-me saber quando combinar dentro).
É também necessário refinar o modelo e trabalhar a libertação de linhas de passe na fase de construção aqui estou esperançado que seja sobretudo a falta de tempo para treinar nesta fase da temporada. É que isto não é só dizer que se joga vertical a um dois toques e que se atrai dentro etc.. é preciso depois caso a caso e dentro dessa filosofia encontrar soluções para cada estratégia adversária que tenta bloquear esse jogo.
8 Janeiro, 2019 at 11:52
Eu também prefiro apostar na segunda hipótese, ainda que nos custasse alguns dissabores. Estou farto de chutão na frente e do cruzabol (desde marco silva a jj). Foi nesse modelo que se construiram as primeiras vitórias do tempo de Keizer no Sporting e, sinceramente, não percebo o porquê do retrocesso.
Não concordo que o facto de os adversários colocarem mais jogadores no centro do terreno iniba esse estilo de jogo. Se tal for feito com dinâmica, movimentações e circulação de bola (quase sempre) ao primeiro toque, por muito que o adversário preencha o miolo, não será tão fácil parar-nos como o fazem da mesma forma mas frente a jogadores parados e agarrados à bola.
Não partilho também dessa visão acerca da pressão vs baixar as linhas. Ontem, por exemplo, houve uma situação em que a nossa equipa fazia a transição defensiva, com bola do adversário no meio-campo e Acuña baixou até à linha da nossa grande área, da defesa, e encostou-se aos centrais: o jogador adversário conseguiu trazer a bola desde o meio-campo até à nossa área sem oposição.
Para mim a equipa deve subir, 2 ou 3 jogadores pressionar o portador da bola (se possível) e os outros cobrirem quem tem de cobrir – não baixar no terreno só porque estão numa fase defensiva. Para mim isto é o B A BA do acção defensiva.
Claro que para jogar com uma defesa mais subida é necessário que o guarda-redes também tenha outra intervenção no jogo que o Renan não tem. O guarda-redes tem que se posicionar, na maior parte do tempo, à entrada da área, funcionando quase como líbero. Esta é uma das graves falhas de Renan – e não o tentar trocar a bola com os colegas, como muitos criticam.
9 Janeiro, 2019 at 0:08
Isso está tudo muito bem na teoria … E até concordo com muito do que escreveste …
No entanto, o maior problema deste plantel é só um … FALTA DE ESPIRITO DE SACRIFICIO …
E isto é facilmente constatado na MISERÁVEL condição fisica que os jogadores do SCP apresentam jogo sim, jogo sim …
Todas as tácticas são muito bonitas, mas sem pulmão, poder de explosão e, sobretudo, resistência nada bate certo …
O maior problema deste plantel é tão só a MISERÁVEL CONDIÇÃO FISICA …
Fizeram 2 ou 3 jogos em que a troca de bola e as movimentações constantes funcionaram e ficou tudo louco … E de repente PUM … Cairam a pique e não sei mesmo se voltarão a levantar-se …
Não posso admitir, enquanto sócio do SCP, que jogadores de guimaraes e tondelas corram mais do que os jogadores do SCP … Que ganhem mais bolas divididas … Que os CHULOS e TRAIDORES que estão neste plantel se furtem ao choque fisico … E por aí fora …
Teremos que agradecer à mui nobre comissão de (di)gestão transitória a vara larga que deu ao incompetente do pZeiro e seus adjuntos para deixarem estes jogadorezecos de futebol (pois profissionais não podem ser chamados) fazerem o que quiseram e depois é o que se vê jogo após jogo … Oferecem-se 45, 50 ou mesmo 60 minutos aos adversários, sejam eles aves, tondelas, guimaraes, etc, etc —
PUTA QUE PARIU COM ESTES CHULOS E TRAIDORES
8 Janeiro, 2019 at 10:32
O Sporting é isto, à excepção dos 5 anos que passaram, sempre me lembro do Sporting ser assim, este ano até foi bom, conseguimos passar a barreira do natal.
8 Janeiro, 2019 at 10:40
Fomos campeões e lutámos tantas vezes pelo campeonato até ao fim desde que me lembro de ver futebol a sério (pai desde 98…com 14 anos)…que nem vale a pena enumerar.
Os anos negros foram pai 4, com Bettencourt e Godinho.
O Cintra passava mal o Natal mas acho que todos sabem o que acontecia naquela altura a norte. O difícil era passar o natal…
8 Janeiro, 2019 at 14:17
Eu vi Sporting ser campeão 2 vezes, mas daí para cá tem sido só sofrer, tirando o ano que fomos a final da taça UEFA. Os 5 anos que passaram foi quando senti mais entusiasmo, agora o sentimento é pior ainda do que o que vivi antes de BdC.
8 Janeiro, 2019 at 10:38
Calma, é o projecto, é o projecto!
É pena é ser o projecto JJ, mas é um projecto. Temos que acreditar!
E estão a chegar o raúlzé e o outro adjunto para explicar alguma coisa que o kareka ainda não tenha percebido do projecto.
E é isto o croquetismo reloaded. Para quem estava farto do brunismo, traz-se de volta o croquetismo, com uma entrada de labreguismo-cintrismo (só para recordar aos idiotas porque é que, em determinada altura, escolheram o croquetismo original) e junta-se o pior do brunismo.
Não gostam do projekto? 2028 viúúúúúúúvas!!!
8 Janeiro, 2019 at 10:41
E pronto….
Umas goleadas…. ” vamos ser Campeões”
2 derrotas….. ” vamos lutar pelo 5º lugar”
CALMA Crl!!!
Há que ter noção de onde viemos!!
Nos ultimos 40 anos ganhámos quantos campeonatos??
Pois…. com tanta conquista de campeonatos nos ultimos 40 anos …acham que seria realista ser Campeão esta época???
1) Pré-época…não existiu…. pelos efeitos de “Alcochete”
2) Construção de um plantel…. desequilibrado
3) Continuamos num antro de corrupção… em que existe uma disputa evidente entre lampiões e fruteiros para ver qual rouba mais…
“Ai e tal o Keizer…. é kamikaze…. e estava na cara que ia acontecer”
—> Em Guimarães perdemos bem….porque o Vitória foi MELHOR.
—> Ontem….. não me lixem com a forma de defender!!!
1º golo do Tondela…. ..
Bruno Gaspar mostra a sua fraca qualidade deixando o messi do tondela (não era…mas o B.Gaspar fez parecer que sim) fazer o que quis e cruzar à vontade! MAS… cruzou para o 2º poste…na pequena área!!!
Acuna que não é…..nem nunca será defesa esquerdo… (jogar a fechar na esquerda num esquema de 3 centrais é outra coisa) sem sentido posicional defensivo….
E para “fechar”…Renan ficou a ver….uma bola que num Guarda-Redes a sério é uma bola fácil!!! O tipo do Tondela nunca pode cabecear ali!!
2º golo…
Perda de bola estupida…. e o Tomané faz o golo da vida dele!!
Mas pronto…. dá jeito bater no Keizer…. por causa de “outros interesses”
Sim… Keiser…esteve mal ontem!
E começou logo mal na convocatória!!!
—-> Jovane sempre que entra tem mexido com o jogo….pelo que tinha que estar no banco
—> Miguel Luis vinha de boa exibição…pelo que tinha que manter o lugar. Wendell…que vinha de lesão bem que podia ter começado no banco….
—> Ponta de lança: Keizer confiou em Diaby….mas o maliano teve desastrado na finalização! Só ele teve 3 oportunidades daquelas que têm que ser golo!!
Keizer errou ao acreditar que Montero podia ser opção de banco. Montero nunca será um ponta de lança e muito menos em jogos como o de Tondela onde é preciso afiar os dentes!!! Luiz Phelippe habituado ao futebol de luta da 2ª divisão…tinha que estar no banco e ser Opção!! E Acredito que a esta hora o Keizer pense o mesmo! Mais…acredito que quando meteu o André Pinto e subiu o Coates para Ponta de Lança…já estava arrependido de não ter convocado o Luiz Phellipe.
—> A questão do 6! Gudelj…. que NUNCA foi 6….nos primeiros jogos passou a ideia que podia ser opção…mas a sequência de jogos demonstram que nao pode ser!
E quando a maioria de Nós acha que o Petrovic tem lugar a titular….acho que não preciso de explicar que temos um problema grave nesta posição…. Na minha opinião é a principal lacuna!!
Lacunas no plantel para alem do 6:
—> Defesas Laterais:
Lumor….Jefferson…. Bruno Gaspar….. os 3 não fazem 1!!
Ristovsky pode ser uma boa opção e na minha opinião é muito melhor que B.Gaspar, mas defensivamente é fraco.
—> Guarda Redes:
Nem Renan nem Salin…podem ser titulares no Sporting
Portanto… nem éramos os melhores do mundo há 1 mês atrás nem somos os piores hoje!
Ontem perdeu-se…. mas ao contrário de Guimarães…. em que perdemos porque o vitória foi melhor e praticamente não criámos perigo…..ontem ainda que longe de uma grande exibição criámos oportunidades mais que suficientes para ganhar sem problemas .
Agora …. jogo a jogo e no final fazem-se as contas!
O 2º lugar é importantíssimo…pois temos que estar na Champions…. pois é isso que vai fazer a diferença (€€€€)
Esta época terá que ser forçosamente um ano zero em que terão que existir “dores de crescimento” como as de ontem!
Keizer já mostrou que é tipo inteligente! Sim…ontem meteu a pata na poça…. e aprendeu!
Sábado lá estarei….no meu lugar no Estádio a apoiar a Verde e Branca Listada de Leão ao peito!!!
8 Janeiro, 2019 at 11:43
Concordo na leitura dos dois golos. No primeiro, gaspar a dar o meio ao adversário e depois a bola entre o central e guarda redes e acuna a ver o seu jogador a cabecear. No segundo acuna a inventar numa perda de bola ridicula e a apanhar a equipa toda em contra mão. Erros destes nao podem acontecer
8 Janeiro, 2019 at 12:17
O futebol mudou muito, mas continuo sem perceber o porquê dos laterais se colarem aos centrais quando têm um homem solto no flanco, pronto a receber a bola e encará-los de frente. Muitas vezes criam superioridades numéricas desnecessárias no meio.
No primeiro golo, a partir do momento em que o Bruno Gaspar é papado, o resto (além de estarem longe, longe) fica logo em situação de tapar buracos. Mesmo assim, a abordagem dos que estão no meio (contra corrente, acho o Renan o menos culpado) é péssima, mau posicionamento, má movimentação. Aliás, fiquei bem sem perceber se a defesa subiu e o Mathieu ficou (mal), ou se o Mathieu recuou e o resto ficou a ver (mal).
Mas como ainda sou do tempo em que era o líbero que gritava “sobe” ou “desce” (ainda não havia “baixa”), que sei eu.
8 Janeiro, 2019 at 12:36
Sempre disse que Acuña não é lateral para o Sporting. Disfarça por ser lutador mas numa equipa top não pode haver disfarces.
Mas o Sporting e as politiquices… Coentrão foi o nosso melhor LE dos últimos anos.
Bruno Gaspar é uma das grandes decepções.
E transporta-me para um tal de Eustáquio, que tem muitas preferências. Pois… Chaves e Sporting não é a mesma coisa. Será um tiro no escuro. Não digo que não se arrisque mas com baixas espectativas. Ou apostemos nos nossos.
Já Gudelj… Eu nem sei o que é que é. Não é 6, não é 8, será um 69? Deus queira que sim, recambiado para de onde veio.
O Renan. É pá, deve haver ali um problema de português. Quando assinou devem ter-lhe dito para assinar na linha e o homem não larga a linha nem por nada.
Ó Keiser, no chuveirinho, um PL com arcaboiço, mesmo com poucos treinos, tem mais hipóteses de ser feliz do que um central ou um PLançazito.
8 Janeiro, 2019 at 14:44
Até fazes um esforço, mas és como o algodão não enganas.
8 Janeiro, 2019 at 16:28
Bom comentario.
8 Janeiro, 2019 at 20:54
ricardo concordo com a tua pergunta sobre o ser campeao este ano, era preciso ser muito maluco ou nao ter noçao das coisas( como o Cintra) para prometer o tiulo ou mesmo lutar pelo titulo este ano, em especial devido a tudo o que aconteceu desde Maio, passando pela pre epoca( aos trambolhoes).
só que para alguns é um crime lesa patria dizer-se que este ano não se é candidato ao titulo, apenas a melhor classificaçao possivel, tentar vencer nas taças e fazer uma boa campanha europeia.
eu sempre disse quer aqui quer noutros sitios, que esta epoca para mim era uma epoca “descansada” porque nao pedia titulos depois de tudo o que aconteceu.
espero que esta seja uma pre epoca em andamento ja começando a preparar a proxima( e lembro-me que o presidente falou em reforços deste ano e para a proxima epoca, o que para mim sao jogadores a contratar ou a estar ja no plantel para ser uma opçao imediata e outros para ser uma opçao ja a pensar na proxima epoca) e ai sim de cmeçar a apresentar resultados
9 Janeiro, 2019 at 0:12
Ah banana, assim sim!
Boa sorte e … tudo de bom !
9 Janeiro, 2019 at 11:42
Bom comentário, revelando a lucidez que falta a tanta gente – a alguns nem falta mas a cartilha obriga a um determinado discurso!
8 Janeiro, 2019 at 10:48
E senhores a atitude no futebol nunca é um problema geral da equipa nunca! Pode haver (e há) jogadores que são mais disponíveis do que outros para determinadas situações de jogo, mas no plantel do SCP e sobretudo no onze mais habitual até são todos bastante disponíveis. A diferença dos primeiros jogos com o Keiser para estes últimos não tem nada a ver com atitude tem a ver com as estratégias dos adversários dificultarem o que se estava a fazer e com falta de qualidade para o conseguir fazer num contexto mais difícil e com a necessidade de trabalhar posicionamentos para dar soluções que permitam aos jogadores encontrar o contexto para o futebol que querem praticar.
Desde que vejo o SCP com olhos de ver (meados da década de 80) as dificuldades em ganhar foram evoluindo, começou por um deteriorar da organização não acompanhando o evoluir do desporto passou por um problema grave de favorecimento aos adversários e culminou num diferencial grande de qualidade para os adversários diretos nos últimos 20 anos. Quando esse diferencial de qualidade diminuiu (esporadicamente) fomos campeões ou tivemos muito perto disso. A atitude dos jogadores tem sido o menor dos problemas, a navegação à vista constante as péssimas escolhas nas compras de jogadores e na composição de equipas técnicas e sobretudo a falta de modernização/profissionalização da estrutura base é que tem sido o problema. Escolher um modelo e trabalhar uma identidade futebolística; ter uma estrutura profissional competente a nível de preparação física, mental e pessoal escolher jogadores e treinadores sempre de acordo com estes mesmos pilares. É isso que falta.
Não é a gritar com jogadores e acusá-los de falta de atitude que se vai lá. É que mesmo que a atitude fosse uma questão no futebol não é essa postura que melhora o desempenho de ninguém numa actividade onde não basta aparecer e ser esforçado para se render.
8 Janeiro, 2019 at 10:51
Excelente comentario!
Para muitos se se perde e falta de atitude!
Quando a vida vos corre mal é por falta de atitude ?
8 Janeiro, 2019 at 13:41
Quantas vezes a vida te corre mal antes de te porem a andar no teu trabalho?
8 Janeiro, 2019 at 13:43
E deixa-me dizer-te que acho que não perdemos por falta de atitude, nem ontem nem em Guimarães, é mais falta de jeito. Falta de atitude houve na Madeira o ano passado mas o problema de fundo é outro, porque senão mudava-se os jogadores todos e isto resultava.
8 Janeiro, 2019 at 11:08
Boa análise. A atitude pode ganhar meia dúzia de jogos que não se esperava ganhar, mas não ganha campeonatos.
8 Janeiro, 2019 at 11:57
Concordo com a falácia da falta de atitude. Pode ter faltado muita coisa nos últimos jogos mas não me parece que tenha sido atitude.
8 Janeiro, 2019 at 13:12
Excelente comentário Amaral. Há aí muito malta que pensa que é aos gritos que se vai lá…
8 Janeiro, 2019 at 13:24
Se fosse só no futebol….
8 Janeiro, 2019 at 13:28
Bom comentário.
8 Janeiro, 2019 at 14:53
Muito bom comentário, Amaral.
8 Janeiro, 2019 at 10:49
Sábado, vamos encher Alvalade!
Vamos criar um vulcão (mais um!) E mpstrar que acreditamos.
Sportingggggg
9 Janeiro, 2019 at 0:55
Podes ter futuro …
Na ‘stand up’ comedy!
8 Janeiro, 2019 at 10:57
Aqui fica o meu comentário:
– O treinador: não dava nada por ele, mas disse-o: faz aquilo que é sua obrigação, ganha os jogos que tem de ganhar, com mijas na escada, não sei se será suficiente para os jogos a doer! Ontem, espalhou-se na convocatória, espalhou-se na leitura do jogo. Mas é o que temos e o homem até é honesto e não se desculpa com isto e com aquilo;
– O presidente: falo nele porque é o rosto visível da direcção. Chegou ao poder por via de uma golpada, à qual, quer se queira, quer não, está ligado. Num momento negro do clube, foi o primeiro a virar as costas ao clube e à “estrutura” (que agora defende como essencial no sucesso). Nem os ratos que rescindiram foram tão rápidos a abandonar o barco! Sobe ao poder com uma aura de menino competente, empresário bem sucedido na sua área, militar de prestígio, pessoa educada e bem comportada! Na realidade não passa de um banana! Mas nada que uma ida ao programa da Cristina não resolva (não é LPM?);
Resumindo, como alguém aqui escreveu, passam direcções, mas competência para o futebol é ZERO – até no caso de BdC!
No próximo sábado enterramos de vez o 2.º lugar e mesmo se por qualquer desígnio dos deuses o resultado não for negativo, mais tarde ou mais cedo vai repetir-se! E isso, por muito que o presidente diga, não vai segurar o treinador.
Já agora, para quem disse que este mês seria para atacar o mercado quer para o restante da presente época, quer para a próxima, a abordagem está a ser uma boa merda! E aqui fica no ar o seguinte: ou há buracos nas contas (o que esta direcção já disse que não – e não vejo que vantagens tivessem em dizer isso se não fosse verdade, mesmo para a sua imagem) ou o dinheiro da NOS anda a ser “torrado” noutras coisas (já deu para torrar num Gudjeli e num Diaby, bem como num LPM), pois em jogadores de comprovada qualidade não é – dou o benefício da dúvida ao Luís Philipe e o resto é resgate de jogadores nossos e um empréstimo!
Para terminar, um elogio e uma crítica:
Parabéns Cherba pela tua persistência e pelo teu amor ao Sporting, só assim entendo a manutenção deste blogue!
Quanto aos 71%, Rutes, Jonas, Brunos e outros quejandos: Obrigado seus filhos da puta pelo o que o Sporting se tornou!
8 Janeiro, 2019 at 11:19
Concordo, porém o que é exactamente competência para o futebol?
O que eu vejo ao longo dos tempos é que muitos nomes chegam e saem.
Uns melhores que outros é certo, mas os resultados não aparecem em campo mais por culpa do que se passa fora do nosso alcance do que outra coisa.
O Peseiro quase foi campeão, e nessa epoca fomos claramente roubados.
O JJ foi campeão, mas um outro clube fez o que nunca tinha feito, não empatou e apenas perdeu jogos com os grandes (os tais que não eram possivel de roubar).
E muitas outras epocas, onde os roubos foram acontecendo aqui e ali e que minaram tudo aos poucos.
A estrutura reflecte os resultados, e quando estes não aparecem claro que comeca a ruir.
Ao menos com a direccão do Presidente BdC vi que algo estava a mudar, os jogadores eram cada vez mais do clube, havia a tendência para dar estabilidade ao treinador (mesmo que por vezes isso tenha dado mau resultado), havia a ideia de manter os jogadores bons em vez de vender à primeira oferta, havia a ideia de comprar para vender mais caro, enfim… algo estava a mudar.
Enquanto ao varandas, quem se candidatou em Maio, quando nada fazia antever que iria haver mudanca de Direccão, não o faz por acaso, e mais não digo. Bem que o barbie dizia que ele iria ser eleito, por isso a escolha era ficarem com ele ou contra ele, mas o resultado já estava definido. Apenas se fodeu com as escutas….
8 Janeiro, 2019 at 11:19
Calma que infelizmente ainda vai ser bem pior.
8 Janeiro, 2019 at 13:24
Filho da puta és tu pá!
Podia simplesmente ignorar um comentário idiota de um idiota mas não!
Sabes faço parte dos 71%, aliás dos 71% em Junho que agora são uns 90%!
O que chamas de Golpada eu chamo de democracia.! Chama-se vontade dos sócios!
Há 2 anos com o teu presidente que lhe lambes os coisos, num plantel 20x mais caro, com um treinador 20x mais caro estavamos já fora da europa, do titulo e das Taças!
8 Janeiro, 2019 at 16:57
Esse, a quem chamas meu presidente, foi aquele que fez alguma coisa pelo clube, aquele que chamou os bois pelos nomes e, acima de tudo, aquele que foi eleito sem necessidade de golpadas, através dessa coisa a que chamas democracia (que ao que parece só foi inventada agora). Além de 71% e FDP , és burro!
9 Janeiro, 2019 at 11:49
Valeu de muito chamar os bois pelos nomes…
É essa merda que vocês não entendem!
Não é chamando os bois pelos nomes que se ganhará, porque os bois estão-se a cagar para isso, mas com competência, com um projecto sustentado e com tempo para colher os frutos desse projecto pois não temos as mesmas condições dos rivais – nem em dinheiro para lutarmos de igual para igual dentro das 4 linhas, nem fora das 4 linhas!
Por isso é que chamaste tudo a toda a gente, gastaste como nunca nos últimos 3 anos – 180M€ de orçamentos mais 110M€ de investimento em jogadores – para conseguires 2 terceiros lugares e 1 segundo lugar!
E os outros é que são burros e tu inteligente…
8 Janeiro, 2019 at 11:00
Jovane ficou fora dos convocados por opção? Não encontrei nada sobre o assunto.
Banco ridículo ontem e Jovane e Mané fora dos convocados
8 Janeiro, 2019 at 11:09
Não se enquadra no projecto.
Com Kaizer estamos mais próximos de ganhar.
Jovane ainda não fala a língua do avançado. O Luiz também não. O Bas fala mas meteu folga. Os Pedros Marques Mendes também não falam. Não há azar. André Pinto fala. Calma, é o projecto.
8 Janeiro, 2019 at 11:13
Será que vamos gastar 10M como o ano passado em 2 jogadores que afinal não se enquadravam? Nem agora é tudo mau nem no passado era tudo bom mas o pessoal teima em ver tudo a preto e branco
Haja paciência para as viúvas carpideiras 😀
8 Janeiro, 2019 at 11:53
Não, não! Agora é tudo bom e antes era tudo mau!
Qualquer semelhança entre o Kareka e o JJ é coincidência!
Viva o projekto!
8 Janeiro, 2019 at 11:59
Eu li algures que tinha uma lesão muscular. Ou que estava à beira de uma e tinha de parar sob pena de se lesionar por um tempo…Mas já não me lembro onde li. Foi no Twitter por isso pode ser mentira…
8 Janeiro, 2019 at 13:03
Pode…pode ser mentira…
Mas também pode ser verdade…!
O Jeovane é um jogador de “piques” de velocidade e pode estar por isso…mais sujeito a lesões musculares…
Aliás…eu não acredito que o treinador se “tenha dado ao luxo” de deixar de fora um jogador como Jeovane…só porque sim…!!
Ma a malta “nem olha a isso”…
“É preciso dizer mal…?”
Então diz-se…e toca andar…!!
Abr e SL
8 Janeiro, 2019 at 13:41
São uma cambada de maldizentes!
Lá por um tipo não constar no boletim clinico acham logo que não está lesionado!
É claro que JJ não se ia dar ao luxo de o deixar de fora se o pudesse usar. Tal como não ia jogar com um frango na baliza se pudesse usar o internacional italiano, nem iria sem ponta-de-lança se pudesse usar o Luiz ou, especialmente o Marques ou o Mendes – que ele tanto adora porque é potenciador da formação!
Tal é a ânsia de criticar que estes tipos nem foram tentar perceber se estão todos com traumatismos Ucranianos.
Se não está no twitter, está no instagram, no snapchat, no badoo, no Hi5 ou no tinder!!!
8 Janeiro, 2019 at 21:05
Jovane ficou de fora por lesao
8 Janeiro, 2019 at 21:17
Mentira.
Não constava do boletim clínico.
8 Janeiro, 2019 at 21:30
desconforto muscular
8 Janeiro, 2019 at 21:31
Não foi dado como inapto para jogar. Não estava no boletim clínico.
8 Janeiro, 2019 at 21:47
desconforto muscalar é o jogador dizer ao treinador que quando faz certo movimento sente dor ou desconforto.
pode estar clinicamente apto, mas se o jogador diz que doi, tens provas que nao doi? e se o jogador nao se sente confortavel, o treinador nao o utiliza, porque os jogadores têm de estar 100% confortaveis e nao vais querer ter um jogador que por sentir um desconforto tenha medo de fazer um pique
8 Janeiro, 2019 at 22:00
Qual é a tua fonte?onde tá isso letão mentiroso?
8 Janeiro, 2019 at 22:01
Onde viste Riga, que o Jovane ficou de fora por lesão?
8 Janeiro, 2019 at 22:06
Foi o amigo do amigo do outro amigo que trabalha na academia ahaha
8 Janeiro, 2019 at 23:08
Obrigado por explicar o que o meu curso de medicina não foi capaz.
Vou repetir: não estava no boletim clínico. E se fosse um desconforto muscular seria isso mesmo referido.
És o aldrabão de sempre.
8 Janeiro, 2019 at 21:49
Foi tudo precaução não fosse acontecer o mesmo que aconteceu ao Piccini na Madeira
8 Janeiro, 2019 at 11:03
Passam treinadores, dirigentes, mas a displicência permanece. Também, temos dos piores blocos defensivos do campeonato.
8 Janeiro, 2019 at 11:13
Próximo jogo exige-se casa cheia c 71% de toupeiras amansadas
Tribuna repleta de monárquicos falidos acompanhar Vieira o nosso presidente.
Clubinho de Gatinhos sempre a chorar derrotas
Vitórias tá quieto oh merdas
Chulos
8 Janeiro, 2019 at 11:15
Não há desculpas para perder com o Tondela. Não há desculpas para perder com o Portimonense. São 6pts estupidamente perdidos e que nos vão fazer muita falta. No entanto, ainda me lembro do início da época em que a maioria dizia que já era uma sorte se ficássemos em 5º! O planeamento da época por parte do Cintra e Peseiro foi pavoroso. O plantel é para lá de curto e nem temos matéria para fazer um 11 sem falhas. Os laterais são um pavor (o Acuna desenrasca), não temos um 6 de qualidade (pq raio continua o Gudelj a jogar?) e não há alternativas reais aos titulares. (isto não desculpa a decisão de não convocar o novo avançado…)
Sempre defendi que prefiro ganhar todos os jogos por 1-0 do que por 5-4 porque no jogo que corresse mal e não conseguíssemos marcar, a probabilidade de pelo menos sacar um empate a 0 era alta. No entanto, tendo em conta os nossos laterais e alguns dos bloqueios mentais do Coates, desta vez prefiro ganhar por 5-4, pura e simplesmente porque sei que nunca vamos conseguir não sofrer golos. Ou seja, já que 1 ou 2 golos contra são garantidos, vamos lá habituar a equipa a marcar 3, 4 ou 5…
Se conseguirmos ir buscar 2 bons laterais e 1 bom trinco acredito que ainda podemos fazer alguma coisa engraçada. O problema é que não acredito que tenhamos a capacidade para ir buscar esses jogadores…
8 Janeiro, 2019 at 11:23
A nova narrativa dos FIVELISTAS dá dó…agora a culpa dos maus resultados não é incompetência mas sim porque somos fatalistas.
Tenham vergonha na cara.
8 Janeiro, 2019 at 11:23
Logo após a sua primeira derrota, o Paulo Freitas avisou os seus jogadores que o “Sporting não era o clube do tá-se bem”. Um ano e tal depois desta frase, o Clube voltou a ser campeão nacional de hoquei, trinta anos depois.
Infelizmente, o futebol não tem esta mentalidade das modalidades. Os treinadores passam, os jogadores passam e tudo fica na mesma. Só um presidente maluco tentou mudar isto e deu-se mal. Não existe cultura vencedora, não existe superação, não existe espirito de sacrifício, ficamos sempre com a sensação de que não demos tudo em campo. Entramos em campo a dormir, eu já não peço para marcarem logo a abrir, mas pelo menos não sofram.
Os outros são campeões com maregas e soares, porque DÃO TUDO em campo pelo clube. Não descansam do primeiro ao último minuto.
Imaginam o Marega chegar ao pé do Conceição e dizer que tem um dói dói na cabeça? Mandava-o logo lá para dentro e para o caralho também. Mas aqui não, o nosso melhor avançado joga 90 minutos contra o belém (onde estava a equipa médica?) e 4 dias depois é dado como indisponível?!? Num jogo crucial (mais até do que contra o porto, porque ele nunca marca nestes jogos), a decisão é poupá-lo?
Ganham 3 milhões por ano, mas não se podem sacrificar pelo Clube….
8 Janeiro, 2019 at 11:24
Isto no fundo simples.
Nós temos aquilo que queremos.
E falo por mim que farto-me de criticar os nossos adeptos mas sou exactamente como eles.
Noutro clube qualquer a invasão de Alcochete teria sido aplaudida pelos adeptos.
No nosso foi “o dia mais negro do clube”. Um acto de terrorismo. Um horror.
Sim, leram bem. Noutro clube qualquer teria sido uma reacção ‘normal’.
Os jogadores não rendiam e andavam a gozar com a cara dos adeptos?
Foi lá alguém pedir explicações e apertar com os gajos.
Simples.
E, mais uma vez, eu falo por mim porque também achei aquilo um acto miserável e cobarde.
Mas a verdade é que os jogadores de futebol que vêm para o Sporting sabem que vai ser um passeio. E se é um passeio então as derrotas em jogos menores vão sempre acontecer.
Como a de ontem.
Temos (e tenho) o que merecemos.
8 Janeiro, 2019 at 11:26
Acto miserável e cobarde?
Não, foi um acto honrado e de coragem.
Pior do que perder em campo, é perder os valores e a noção.
8 Janeiro, 2019 at 11:29
Olha… Não percebeu.
8 Janeiro, 2019 at 16:06
Percebeu sim….
Mas prefere o glamour e nao se meter em confusões.
SCP? é para o chá e court de ténis para os amigos.
8 Janeiro, 2019 at 11:29
A solução é maior exigência dos adeptos e maior compromisso por parte dos atletas.
Não a qualquer preço, claro.
Mas sempre a passar pela exigência.
O lema do clube serve bem nas modalidades, não serve?
Vá, agora continuem a discutir tácticas, jogadores e treinadores.
8 Janeiro, 2019 at 11:34
Não concordo.
Uma coisa é pedir explicações como já tem acontecido, com as claques e tal.
Outra é invadir a Academia e agredir jogadores e técnicos do próprio clube, isso já não é nada.
8 Janeiro, 2019 at 11:38
De acordo, Stalley. Eu também acho que não podemos ir por aí. Até porque é um caminho sem retorno.
Por outro lado temos a realidade do futebol. A questão pragmática da coisa.
Os jogadores e empresários mandam nos clubes.
Fazem o que querem e ainda vão para as redes sociais gozar com isso.
Com este tipo de compromisso (ou falta dele) aquilo que acontece é perderes com o Tondela. Como já aconteceu em tantos e tantos outros anos.
Mas, lá está, como somos o Sporting não queremos ‘sujar-nos’.
Resultado? Campeonatos de 18 em 18 anos.
8 Janeiro, 2019 at 11:48
Já aqui escrevi o Sporting para mudar o futebol Português, vai ter que se sujar.
Jogar um jogo “sujo” e sair limpo não acontece.
Com isto não quer dizer que vai ter que ser corrupto.
Mas o tabuleiro esta a seguir para o Dragão.
O Porto fez uma excelente jogada, admito que fiquei surpreso.
Colocou o benf@ de pernas para o ar.
Até o Vieira vai ao programa da Cristina, deitar uma lágrima.
Abalou uma estrutura completa.
Paulo Gonçalves já caiu.
Entretanto sai Rui Vitória.
Onde anda o Rui Costa?
Quero acreditar que o Varandas e o RA, estejam a trabalhar na “sombra”.
8 Janeiro, 2019 at 11:56
“Quero acreditar que o Varandas e o RA, estejam a trabalhar na “sombra”.”
Não queiras.
Ser estúpido é uma coisa (e sempre tem desculpa).
Querer ser estúpido é outra bem diferente.
Não só não estão a trabalhar na sombra como nem estão propriamente a trabalhar às claras.
Estão a passar uns tempos. A ‘curtir’ o momento.
Mas foi aquilo que o povo quis, não é?
“The masses are always wrong – Wisdom is doing everything the crowd does not do. All you do is reverse the totality of their learning and you have the heaven they’re looking for.”
― Charles Bukowski
8 Janeiro, 2019 at 12:02
Tenho que acreditar para já.
Não é ser estúpido, acho que temos de dar um beneficio da dúvida.
Não é facil, porque isto vai demorar, seja para o bem ou para mal do Sporting.
8 Janeiro, 2019 at 12:04
Não. Não temos de dar benefício da dúvida. O tempo ensina.
Ser ingénuo implica desconhecer algo.
Se não desconhecemos e ‘escolhemos’ ignorar o que sabemos (a realidade) então estamos a ser estúpidos.
9 Janeiro, 2019 at 1:02
Bem dito!
8 Janeiro, 2019 at 14:17
Muito bem PSFILIPE
Comentario muito inteligente .
Nao sei quem raio é o Ra ?!
Parabens
8 Janeiro, 2019 at 15:52
Rogério Alves.
8 Janeiro, 2019 at 11:55
Ajuda-me só numa coisa…
Qual foi o ultimo dia em que, noutro clube grande houve adeptos a entrar no centro de estágio e a enfardar nos jogadores e a mandar tochas por todo o lado?! Em que o melhor jogador, ou um dos mais importantes ficou todo fdd da cabeça a ter de levar pontos? Fora todos os que enfardaram e não ficaram com sinais tão visíveis?
E mesmo que o que dizes fosse verdade…eles estão contentíssimos por ganharem a transbordar de corrupção. Estão-se pouco cagando, estando disponíveis para ignorá-la olimpicamente. Temos de fazer igual também?
8 Janeiro, 2019 at 12:02
O acto em si não interessa para nada, Tiago.
A questão é os jogadores saberem de antemão que vêm para o Sporting passar férias.
Há décadas que sabem disso. Vai-se falando no meio.
Ok, deve ter havido um interrogador durante 5 anos por causa do anti-cristo, belzebu, drogado, ditador.
Mas, tirando isso, todo o mundo do futebol sabe que o Sporting é um campo de férias.
E as equipas de campo de férias não ganham campeonatos.
8 Janeiro, 2019 at 12:06
*interrogador????????????????
Interregno. Deve ter havido um interregno.
8 Janeiro, 2019 at 12:10
Alan Ruiz & brother.
Marikovic.
Douglas.
Campbel.
WC.
Shikabala.
Jefferson.
Só assim de cabeça.
8 Janeiro, 2019 at 12:14
Sim, se estiverem comprometidos com o clube e perceberem que não estão de férias em Lisboa podem ser esses também.
Contratações falhadas há em todos os clubes. Até naqueles de topo.
O porto foi campeão com o Marega.
8 Janeiro, 2019 at 12:40
Aqui não te safas…são 40 anos a sofrer com roubos, mau futebol, guerrilhas internas, de tudo um pouco e a malta…estranhamente, estupidamente habitua-se…!
Comentava com um amigo o facto de o arsenal (o clube com mais adeptos em Londres é provávelmrnte em Inglaterra…em Londres é garantido) não ganhar nada de significativo há duas décadas, com orçamentos brutais e com uma massa adepta incrível…e ele respondeu-me com um sorriso, há clubes (mesmo ditos grandes) que existem para participar e engordar outros, não para ganhar.
Aquilo que muitos sportinguistas fizeram e deixaram que se fizesse ao Sporting e à sua direção após o ataque à academia é inqualificáve!! Nós temos, enquanto sócios e adeptos, o clube que queremos e os clubes são isso mesmo, o reflexo dos seus associados e simpatizantes!!
8 Janeiro, 2019 at 14:01
Sim, exigência.
Teo, Shika, Jefferson, Markovic, Alan.
Exemplos de abnegação.
William, um puro-sangue da competição.
(nem contando com o treinador comprometido com o projecto)
8 Janeiro, 2019 at 12:18
O acto em si não interessa?! Tu é que o referiste…
Houve um interregno durante 5 anos nessa atitude? Ou eles levaram por terem essa atitude? Às vezes fico baralhado com tudo isto…
Há um problema no Sporting claro de poder dos jogadores. Os adeptos (ou a maioria) parece ter mais medo dos jogadores e do que eles fazem do que exigem dele. O que eu mais ouço é o medo dos Sportinguistas que o X ou o Y façam birra para sair e tal…isto é crónico. E por isso eles o fazem com tanto à-vontade.
BdC nunca acabou com isto. Quem fez birra para sair teve 1 joguito de castigo (Slimani) e a grande maioria nem isso (Adrien, William, RP…pelos vistos… etc). Isso é que eu acho interessante e que não vejo por exemplo no Porco. Marega quer sair?! Saí se o porco quiser. Se não encosta até pedir desculpa. Herrera e Brahimi não renovam. Vêem alguém muito preocupado ou a dizer que vai ser o fim do mundo?! Depois de Marcano o ter feito? Querem que eles se fodam que o clube vai sair mais forte. Eles estão de passagem e melhor virá.
O espírito e a alma do porco não foi construída à custa de berros e de posts merdosos. E muito menos de porrada à estúpida nos principais jogadores. Foi construído de acções e com um espírito que diz que o porco é maior que todos…MUITO maior que todos.
Sim…eu temo este poder que os jogadores têm no Sporting. Sim, eu acho que o que não falta é Sportinguistas bananas que dão o poder todo aos jogadores, que não têm orgulho próprio, que vivem de uma adoração esquisita aos jogadores misturada com medo que se sintam pouco acarinhados e que nisto esquecem o Sporting e a força que o Sporting deveria ter.
Mas isto acontece hoje como sempre aconteceu. Nem sei se a culpa principal é das direcções ou dos adeptos…
8 Janeiro, 2019 at 12:24
Aliás, se precisa-se de um exemplo, a defesa da braçadeira no braço do BF que vejo diz tudo sobre os adeptos.
A grande maioria ou acha bem ou desvaloriza como se fosse um assunto menor. Um jogador que chegou à 1 ano, que ao fim desse ano rescindiu…tem a braçadeira?!
Enfim…acho que isto diz tudo…
8 Janeiro, 2019 at 12:27
Mas se quiseres arranjo bem exemplos de outros tempos como te disse. Adrien pede para sair? Não passa nada…joga na mesma…
8 Janeiro, 2019 at 12:56
E jogadores da nossa formação, com 10 ou mais anos de casa, a rescindir?!?
Isso ainda diz mais do nosso Clube.
8 Janeiro, 2019 at 14:04
Sim, é mau.
Mas não é menos mau teres 10 anos de casa, jogar, e bem, e veres chegar um marreco qualquer par passear os calções e ganhar 10x mais.
8 Janeiro, 2019 at 13:46
Essa ainda hoje em deixa enojado e até pode meter 60 golos numa época e ganhar a bola de ouro.
8 Janeiro, 2019 at 12:27
“O espírito e a alma do porco não foi construída à custa de berros e de posts merdosos. E muito menos de porrada à estúpida nos principais jogadores. Foi construído de acções e com um espírito que diz que o porco é maior que todos…MUITO maior que todos.”
O ‘espírito’ do porto foi construído à custa de muita porrada e fanatismo.
Levou décadas a construir.
Arranjaram um presidente teso e deixaram-no lá ficar até ele conseguir transformar aquilo num clube.
Se esse deve ser o nosso caminho? Não sei.
Odeio essa forma de estar. Sou um menino da cidade. Um pai de família com responsabilidade e valores. Um tipo que pede licença por tudo e por nada. Por educação.
Dito isto e olhando pragmaticamente para a questão — Como estamos não temos a mais pequena hipótese.
Já agora obrigadinho por teres destituído o único gajo com um mínimo de vontade de transformar o Sporting em algo mais do que um motivo de chacota para os nossos inimigos. Disso não me esqueço.
8 Janeiro, 2019 at 12:32
Eu também tenho vontade…só não tenho competência para o fazer…
Outros não têm cabeça…
Vontade muita gente tem. Depois o pior é fazer. Muitas vezes acabam sendo os bobos da corte na mesma ou ainda pior…
8 Janeiro, 2019 at 13:23
O Paulo Assunção e o Adriano, só para citar dois, riram-se.
O André (pai do André André), o João Pinto, o Fernando Couto, o Jorge Costa, o Paulinho Santos e outros riram-se às gargalhadas.
Os primeiros nem um feijão lhes coube no cu.
Os segundos da porrada que deram em quem não encarnava o espírito…
8 Janeiro, 2019 at 13:25
“…E muito menos de porrada à estúpida nos principais jogadores…”
Se há coisa que é verdade no porto é que foi construido à custa de muita porrada, inclusive nos principais jogadores.
8 Janeiro, 2019 at 21:14
falas nos jogadores do porto que estao em fim de contrato:
No Sporting ja vi aqui defender que é fazer estilo Carrillo e encostar o jogador 1 ano( sim o jogador deve se chatear muito receber o salario sem se cansar muito), no Porto acabam contrato e nao vao renovar ? jogam na mesma e sao capitaes se for preciso, até porque até dia 30 de Junho é o Porto quem lhes paga e pelo menos vao tirar rendimento desportivo dos jogadores.
e depois existe uma relaçao de confiança entre os jogadores e a direcçao: a direcçao sabe que os jogadores dão tudo em campo e estes sabem que a direcçao é sensivel a eles e as suas carreiras e se perceberem que é bom para os jogadores nunca lhes cortam as pernas( fizeram isso com n jogadores no passado: dá tudo em campo que depois se surgir uma boa proposta mesmo que nao seja o valor que inicialmente aceitariamos, deixamos-te sair)
8 Janeiro, 2019 at 11:25
Bom dia.
Já foi tudo escrito por mim e outros tantos tasqueiros ontem.
Tudo muito nervoso e já a entrar em depressão…como é habitual no futebol.
A época não está nem um pouco mais ou menos perdida.
Porra vamos em Janeiro nas 4 frentes, com boas possiblidadesde passar nas 3 frentes.
Queriam mais o quê, mesmo?
O nosso objetivo terá que ser regressar á Champions…ou seja luta pelo 2° lugar.
Lutar pelo campeonato será complicado, MAS se ganhas ao Porto relanças isto de novo…
Agora o 2° lugar independente do que acontecer dia 12 é totalmente possível, temos o calendário “facilitado”.
Já fomos a Braga, Guimarães, Luz, Santa Clara e Rio Ave por exemplo.
Vais receber tanto Braga e benf@, que é na teoria quem vai andar na luta até ao fim pelo o 2° lugar.
Continuas a depender de ti para fazer uma boa época.
O Porto é o grande favorito e esta a demonstrar dentro de campo (ainda que 8 pontos para nós é um exagerado, mas tem surgido aquela ajuda extra quando foi presico).
O 11 é o melhor em Portugal.
Nós continuamos a ter do meio campo para a frente equipa para lutar pelo campeonato, no entanto há um claro problema defensivo.
Porra comparar Casillas, Telles, Felipe, Militão e até Maxi, com o Renan, Acuña, Coates, Mathieu e Bruno Gaspar…não é justo.
Só Mathieu tinha lugar e já tem 35 anos.
Coates tem dias, mas não é melhor que Felipe e Militão.
Mas o problema MAIOR é as alas defensivas.
Acuña não é DE e Bruno Gaspar tem sido uma desilusão.
Claro que a situação do redes e n°6, não ajudam, mas é nas alas que tem surgido os problemas, é ver os golos de ontem, por exemplo.
Aqui Keiser tem culpas no cartório obviamente.
Já vimos que no ataque há uma ideia de jogo.
Na defesa não há, claro que a falta de qualidade não ajuda, mas terá que ser resolvido.
Porque não podem esperar que na frente resolvam tudo.
Futebol é um desporto coletivo, não pode ser um Nani ou Bruno Fernandes, quando corre tudo mal sacar uma bomba, porque os dois também têm dias maus, como ontem.
Como escrevi é presico calma na análise.
Temos uma metade de época ainda por jogar.
8 Janeiro, 2019 at 11:29
Não estamos nas 4 frentes. Não estamos na luta pelo campeonato. E a luta pelo 2º lugar não é uma frente ou um 2º objectivo. Isso é à Paulo Bento. É um mal menor na melhor das hipóteses.
Por isso estamos em Janeiro e perdemos 1 das frentes…
8 Janeiro, 2019 at 11:39
Paulo Bento que fazia omeletes sem ovos.
E ainda foi roubado um campeonato.
Não é um mal menor é o objetivo realista para aquilo que foi o fim de época e inicio de esta.
Não exigo o campeonato ao Keiser esta época.
Ganhar ao Porto dia 12 relança o campeonato, ainda que o mais certo é dar empate.
8 Janeiro, 2019 at 12:04
Para mim o Sporting não ganhar é SEMPRE um mal menor. O objectivo do Sporting é sempre apenas 1. Ganhar.
Um mal menor não significa que o Keizer saia no final da época. Significa que se ficar em 2º não se perdeu tudo…e claro que terá sempre oportunidade de começar o próximo ano. Isto se o fizer construindo o futuro.
8 Janeiro, 2019 at 12:08
Não vejo assim.
Com Leo Jardim e Marco Silva, não pedia o titulo.
Ao entrar JJ, com o plantel disponível e estrutura dada pela direcção, já o exigia, principalmente ao 2° e 3° ano…ainda mais se o gajo for fanfarrão.
8 Janeiro, 2019 at 11:33
Foi ridiculo não ter levado Luiz Phelippe para o banco. Está confiante e com golo!
Ele e o Miguel tinham de ter entrado na 2ª parte!
Ontem o Keizer fez merda da grossa, não há duvida nenhuma disso!
8 Janeiro, 2019 at 13:07
“Foi ridiculo não ter levado Luiz Phelippe para o banco. Está confiante e com golo!”
E assim se fode a moral de um gajo acabadinho de contratar. Agora vai andar quê? 1 mês para jogar?? O outro dizia que era o que se podia ir buscar. (Lumor)..este faz o mesmo com outra linguagem. E no fim perde sempre o mesmo…o Sporting!!
Cambada de incompetentes.
8 Janeiro, 2019 at 13:08
Mais ridiculo é…quando acaba com um central a PL.
Mas isto é o quê???
8 Janeiro, 2019 at 11:35
Malta mentalizem-se… Agora as derrotas custam menos a digerir! 🙂
Z
8 Janeiro, 2019 at 11:38
Custam menos porque já são aguardadas.
Mas continuam a custar, sobretudo porque se sabe que esta gente pode e deve fazer muito melhor…
8 Janeiro, 2019 at 11:35
Podem meter o Franco, o Cunha, o Bruno, o Frederico e mais o caralho a sete que muito dificilmente lá chegaremos. A história do futebol deste clube desde há 40 anos atrás resume-se numa frase:
“Caídos num deixa andar sem o minimo de cultura de exigência”.
Isto só lá vai com vitórias atrás de vitórias, mas para isso é preciso ter garra, vontade de vencer, ultrapassar obstáculos… e ninguém consegue meter esta cambada a jogar à bola e a pensar na vitória do primeiro ao último minuto. Aburguesados do caralho. Este problema dos jogos mal conseguidos contra os mija-nas-escadas já vem de muito longe e continua tudo na mesma. Motivar para jogar contra boas equipas é fácil. Contra os mija nas escadas é preciso ter cultura de vitória. E este clube não tem ADN nem cultura de vitória no futebol. E a culpa não é do Keizer, nem do Frederico, nem do JJ, nem do Bruno, nem do Zé Caralho. Ou se quiserem é de todos juntos.
8 Janeiro, 2019 at 11:46
Ai é indiferente o presidente? Oh foda-se! Então fui eu votar no Doutor Cinttra e, passados uns meses no Doutor Varanddas e afinal o problema não era o presidentte? Estou inconsolável. Vou chorar.
8 Janeiro, 2019 at 12:43
As voltas que esta gente dá…
8 Janeiro, 2019 at 13:09
Oh. Meu. Deus.
Grandas mortais encarpados.
10 9,5 10 9
Medalha de ouro, ou a que o presi carrega no bolso.
8 Janeiro, 2019 at 13:10
Royaume-Uni douze points 😀
8 Janeiro, 2019 at 15:38
Será filho da Comaneci…
8 Janeiro, 2019 at 16:17
A capacidade desta malta de se contorcer é épica…
Quais mortais encarpados qual quê. Isto é não ter mesmo coluna vertebral.
8 Janeiro, 2019 at 11:36
Infelizmente estamos a assistir a mais uma sessão de formação de um treinador de futebol, algo para o qual não temos tempo.
No passado já vimos este filme mas a aposta voltou a ser em alguém desconhecido e que desconhece por completo o nosso futebol, o nosso campeonato, os campos onde jogamos e as diversas dificuldades como que nos vamos deparar.
O Keizer até pode ser muito boa pessoa mas este campeonato não é decididamente o holandês nem um qualquer campeonato das arábias, tem um nível de exigência bem mais elevado e todos os adversários são difíceis de defrontar (sobretudo quando jogam com o Sporting).
Dito isto, não acredito minimamente que contemos para a luta pelo título e, pelo que nos é dado a ver, o caminho vai ser penoso e descendente na classificação, a que se juntará um período de Janeiro/Fevereiro que promete trazer imensos dissabores…
8 Janeiro, 2019 at 11:39
Sporting! Whatelse?
8 Janeiro, 2019 at 11:43
Tou tão fodido mas tão fodido!!!
8 Janeiro, 2019 at 11:45
Tudo bem ou tudo mal, aquilo ontem foi mau de mais, mas só agora é que o plano que o Presidente traçou para o futebol fica completo, com a chegada do Raul José e do Quaresma para o Scouting, espero que a próxima época já com tudo em marcha a sua planificação dê frutos. Neste momento temos que alcançar o segundo lugar e as taças.
8 Janeiro, 2019 at 11:50
É isso! É óbvio que sem os adjuntos não se pode levar a cabo o projecto JJ!! Este ano tem que se cumprir os objectivos mínimos, que são contratar meio contentor de entulho em Janeiro e queimar uns putos da academia. E já é bem bom!
Para o ano é que vai ser. Vamos conseguir contratar um contentor inteiro de entulho e lixar duas ou três gerações de miúdos!
Ao terceiro ano brotam madeixas loiras no Kareka e será o delírio!
Jesus vive!
8 Janeiro, 2019 at 12:00
não me faças rir chico, vai contar essas historinhas a outros
8 Janeiro, 2019 at 14:47
Ahahahahahahah o presidente traçou alguma coisa? Sabe lá o que lá vem.
Obedece ao que lhe mandam e tenta decorar uns provérbios e já é bem bom.
8 Janeiro, 2019 at 16:18
LOL x100
Tive que esperar pelas 16.17H para conseguir escrever.
8 Janeiro, 2019 at 11:46
Até apoiaria este treinador se começasse a ver evolução de jogo para jogo.
Na defesa continuamos a mesma merda…jogo após jogo defendemos pior é não há tomates para encostar por exemplo um Coates. ..que já referi aqui várias vezes que é um central banalissimo.
8 Janeiro, 2019 at 11:48
Lumor e Bruno Gaspar, quanto custaram? ? Quanto custou Alex Teles??
Ou militao?
Fdx, é assim tão difícil esta merda??
8 Janeiro, 2019 at 11:58
Amigo é trabalhar com empresários.
O Militão está só de passagem pelo Porto, por exemplo.
Fica um ano e vai já para um bom clube de ligas top3.
Metade do ca$h nem deve entrar no Porto.
O Brahimi é parecido.
A diferença é que foi ficando devido á sua irregularidade, mas este ano sai.
Até a custo zero e olha que nem foi encostado por tal.
Dentro de campo deu o título ao Porto e vai a caminho do BI.
O Marega fez birra, fingiu-se que foi encostado, quando começou a apertar dentro de campo, coloca lá o rapaz…
Nós aqui queremos manter a malta durante 3 ou 4 épocas.
O futebol mudou e os jogadores/empresários tem mais poder.
Tens que saber jogar com isso.
8 Janeiro, 2019 at 12:26
Estão de passagem e são campeões.
Nos continuamos a ser os bombos da festa. Nem temos jogadores, nem sonos campeões nem os vendemos
8 Janeiro, 2019 at 12:01
No passado mês de Dezembro foi um desfilar de entrevistas de vários jogadores ,como se fosse o rescaldo da época e tivéssemos ganho alguma merda que se visse..não me lembro de entrevistas de jogadores do Porto.
8 Janeiro, 2019 at 12:04
É verdade.
Não era altura para falar.
Pelo menos em tanta quantidade.
8 Janeiro, 2019 at 12:09
Nao vou na minha intervencao falar de gordos alucinados etc. porque o que la vai, la vai… infelizmente. E quer queiramos quer nao agora o Presidente eleito depois da golpada e assalto ao poder foi o varandas, e por isso e com este que vamos a guerra. Apesar de eu pessoalmente ter sido contra destituicoes e nao ter votado no varandas.
Agora, eu erro em muitas coisas… mas infelizmente no que diz respeito ao sporting acerto muitas vezes. Vou-vos por isso dizer o que penso do Sporting actualmente:
A CG teve uma gestao patetica da pre-epoca que culmina com a contratacao do P0 (obrigado 71% que acharam que era bom destituir o gordo para la meter o Cintra). Estamos ainda a pagar os custos da destituicao.
O Varandas e eleito e aposta num novo treinador ao fim de umas patetices do P0 que nos custaram pontos na luta pelo titulo e muito dinheiro. Aposta assim no Keizer. Eu nao duvido das qualidades do treinador a nivel tecnico na formacao. Mas nao se pode lancar um treinador na equipa principal do sporting porque ele foi bom na formacao do Ajax…Ou temos treinador para equipa principal para lutar pelos titulos, ou temos um gajo bom para os sub-23 ou para a coordenacao da academia. Mas nao sao a mesma pessoa.
Desde o principio tenho dito que um bom treinador para a formacao, que poe as equipas a jogar em pressing alto constante e futebol marcadamente ofensivo, nao e necessariamente o melhor tecnico principal para ganhar o campeonato em Portugal num curto espaco de tempo. Em Portugal muitas equipas jogam mais fechadas e com transicoes ofensivas rapidas, uma falha na cobertura (ou no pressing em situacao de perda de bola nas zonas avancadas = a morte do artista). O ultimo titulo ganho com uma equipa nesse modelo possivelmente foi o Porto do Robson…
Ainda para mais, o Keizer ate pode ser muito bom a desenvolver jovens e a definir um modelo para a nossa academia a longo-prazo. Mas sendo treinador principal da equipa profissional do Sporting vai estar sempre sob a pressao dos titulos a ciclos curtos de meia-epoca. E isso nao se coaduna com uma visao de aposta na formacao. Simples quanto isso.
Nunca consegui perceber esta escolha (e atencao que nao desgosto do Keizer ou do que acho ser o seu modelo de jogo). Acho que apesar de na minha opiniao ter abordado o jogo deficientemente ontem (pela escolha da equipa), nao fica atras de nenhum dos treinadores campeoes em Portugal nos ultimos dez anos (pelo menos tactica e tecnicamente). Pode ter menos experiencia (concerteza) mas nao e pior. O que acho do Keizer e que nao e o homem certo no lugar certo para nos dar o campeonato este ano, ou mesmo no proximo ano. Simples quanto isto – o Keizer e um erro de casting.
Por outro lado, cada vez vejo mais nomes aparecerem no departamento de futebol (Beto, Hugo Viana, agora o Quaresma e Raul Jose para o Scouting etc.). Mas continuo sem perceber quem manda no departamento de futebol profissional do sporting, e qual e a visao para o futebol profissional do sporting… e apostar na formacao e competir para ganhar nos proximos 3-5 anos? Ou e apostar na compra de jogadores e competir para ganhar no proximo 1-2 anos? Porque se for para ganhar nos proximos 1-2 anos, o Keizer nao e o gajo certo. Se for para ganhar daqui a 5 anos com base sustentada na formacao o Keizer pode ser o gajo certo, mas temos de ser honestos com os socios e nao andar a gastar dinheiro com Diabys e Renans.
E deixo um comentario final que ilustra esta falta de visao acerca do futuro futebol profissional do Sporting…
1. As anunciadas mudancas na academia sao verdadeiramente alucinantes. Fazemos propaganda com um campo de futevolei e mudanca de um relvado sintetico? Isto deixa-me muito desconfiado acerca da tal visao para a formacao que tanto foi mencionada pelo Varandas durante a campanha mas que tarda a fornecer as coisas especificas.
2. Alguem acredita que Quaresma e Raul Jose vem para o Sporting para fazer Scouting de jogadores. Quem acreditar nisso nao tem a minima nocao do que e uma estrutra futebol profissional. Devem ser os mesmos que acreditaram que o Keiser era muita bom porque vinha da formacao do Ajax. Desculpem que vos diga mas sao pacovios.
8 Janeiro, 2019 at 12:19
Vocês já perceberam porque é que BdC tinha tantos problemas com o staff do Sporting, certo?
É que uma parte das pessoas que o constituiam tinham um total desprezo pela cultura de vitória e apenas lá estavam a tratar da sua vidinha, do seu emprego.
Claro que um tipo obcecado pela exigência e pelas vitórias iria sempre ser um problema no Sporting.
8 Janeiro, 2019 at 12:28
Bananas, é o que muitos são e gostam de comer, com a testa!!
8 Janeiro, 2019 at 12:35
Eu percebo as pessoas.
O constrangimento social de ter sempre o Sporting e o seu presidente como assunto na CS. Até na última AG apanhei pessoas a falarem disso à minha frente.
Eu percebo-as.
Mas o problema é que elas não percebem a guerra e o status quo.
Não sabem sequer que existe. Não fazem a mais pequena ideia.
Vêem os jogos e ficam contentes quando ganham e tristes quando perdem.
Não sabem o que se passa por detrás da cortina. São público para ilusionistas.
8 Janeiro, 2019 at 12:50
Exatamente.
8 Janeiro, 2019 at 13:08
Eu sinceramente nao percebo.
Se sao associados de uma instituicao como o Sporting que se informem. Que leiam os relatorios e contas que saibam que uma instituicao como o Sporting, sem uma certa militancia que comeca nos adeptos e se ve representada na sua direcao e assim passa tambem para os seus atletas, nao pode nunca ser um clube vencedor. Existe uma diferenca entre um clube de bridge ou o Rotary club, e um clube desportivo como o sporting que deve querer vencer em todas as modalidades.
Nao percebo sinceramente como 71% votaram numa destituicao sem pensar no day after. Nao percebo sinceramente como ainda estao a tentar equipar o que o Varandas fez ate agora com o que BdC fez no seu primeiro ano de mandato. Nao compreendo como se defende ate a exaustao um Presidente que na maior parte do tempo e invisivel, e quando aparece e para dizer tolices ou anunciar novo relvado e campo de futevolei como uma revolucao na academia.
Desculpem mas nao entendo isso. O mais facil sera sempre vir e criticar o gordo alucinado para dizer que ele tambem nao fez melhor. OK – eu respeito, mas pensem que quanto mais tempo se justificar o Varandas com os delirios do gordo, mais tempo estaremos sem ganhar nada nem fazer as reformas que manifestamente o nosso clube precisa… e essas reformas nao sao novos campos de futevolei.
8 Janeiro, 2019 at 13:12
Claro que não pensaram no dia de amanhã!
Detestavam o homem, e tinham que o correr à força toda, que se fodesse o Sporting!!
8 Janeiro, 2019 at 13:20
A questão é que a maioria dos Sócios ( onde me incluo) acreditou que uma comissão de gestão seria um mal menor comparativamente à continuidade de BdC.
E hoje continuo a pensar o mesmo.
8 Janeiro, 2019 at 13:31
Ricado – respeito a tua decisao e ainda bem que hoje continuas a pensar o mesmo.
Infelizmente nunca iremos saber com certeza quem estava certo ou errado. Mas pelo bem do Sporting, que os socios que votaram a destituicao apliquem os mesmos criterios e exigencia a esta direcao.
Quem acha que Camachos e Wangs, redes de voley e novos relvados vao levar o Sporting aos titulos do futebol profissional e a sustentabilidade futura do nosso clube deve pensar bem.
8 Janeiro, 2019 at 13:37
Wang já disse e repito.
Representa tudo aquilo que não quero no meu clube.
É óbvio que é um favor..
Agora espero que o curto prazo me demonstre que foi o contrapeso de um negócio a serio.
Quanto a balanços desta direção não os posso fazer nesta época. Entraram com o plantel feito.
E o mercado de inverno raramente traz algo de positivo…
É óbvio que a exigência é para manter.
8 Janeiro, 2019 at 13:33
E eu acredito que tu penses mesmo assim.
E é nesta altura que eu descanso a minha mala.
Temos aquilo que, quase todos, somos.
8 Janeiro, 2019 at 13:40
Descansas a mala e continuas de boca cheia.
8 Janeiro, 2019 at 15:44
Tanga. O rex é bot de varandices, somente. Daqui a 3, 15 dias começa a entorar loas ao ex gr de futsal…
8 Janeiro, 2019 at 12:36
A pergunta que me resta é…
Ao fim de 5 ano…ainda tinha um staff com esse espírito?! Andou 5 anos a fazer o quê?!
Se tinham era mandar embora e mandar vir quem tivesse. E não fazer o caminho inverso. A equipa foi perdendo alma conforme os anos dele foram passando…a culpa não deve ser minha…
8 Janeiro, 2019 at 12:45
Sim, ao fim de 5 anos ainda tinha muitas pessoas com esse espírito no Sporting.
Nem poderia ser de outra forma. Foram anos e anos de ‘carreirismo’. De apatia.
Muitas despediu e noutras deve ter preferido acreditar. Não é fácil dizer que tudo está mal e agora é preciso mandar tudo embora.
Pelo caminho foi ganhando inimigos por ter afastado alguns. Como é natural.
A missão de salvar o Sporting é quase impossível.
Convém perceber isto porque caso contrário fica difícil discutir o clube.
Há uns 50 anos que o futebol Sporting é uma brincadeira.
Para salvar o clube é preciso refundá-lo. Com os mesmos ideais mas com outras pessoas. Pessoas que não tenham ilusões de elitismo, por exemplo.
E sempre, mas sempre, com 1 sócio, 1 voto.
8 Janeiro, 2019 at 12:53
Os “velhos do restelo” é que fodem sempre o Sporting!!
1 sócio = 1 voto , era assim que devia ser!!
Foi por causa disto que o lunático foi destituído!
8 Janeiro, 2019 at 13:02
Não, não foi.
BdC perdeu em todas as mesas.
8 Janeiro, 2019 at 13:05
Sim, Maria , tens razão.
Fiz agora uma pequena pesquisa e de facto é como dizes, ainda assim, para um Sporting mais justo, 1 sócio = 1 Voto!
8 Janeiro, 2019 at 13:08
Não interessa.
Para o bem ou para o mal.
Com BdC ou sem BdC.
1 sócio = 1 voto.
Este clube tem de deixar de ser um antro de elites bafientas.
8 Janeiro, 2019 at 12:52
Ao fim de cinco anos ele mudou muito sobretudo nas modalidades – onde claramente houve uma mudanca significativa e material nos resultados e sustentabilidade. E ainda te construiu um pavilhao, renegociou a divida a banca e assinou um contrato para as transmissoes melhor do que o do Carnide (e o Porco). No processo, tambem aumentou significativamente o numero de socios e gameboxes (para nao falar nas pessoas que comecaram a seguir as modalidades que ate entao eram muito pouco apoiadas).
No futebol seria sempre muito mais dificil e demorado, e algumas das decisoes nao foram as mais correctas. Mas agora temos um novo Presidente que na melhor das hipoteses vai ter de aprender tambem com os seus erros – e na pior das hipoteses tem pouco tesao e vamos andar mais uns anos a secar ao vento.
Quem quiser equiparar os primeiros meses de BdC com os primeiros meses de Varandas nao pode ser serio.
8 Janeiro, 2019 at 13:51
+1
8 Janeiro, 2019 at 13:11
Claro que não pensaram no dia de amanhã!
Detestavam o homem, e tinham que o correr à força toda, que se fodesse o Sporting!!
8 Janeiro, 2019 at 14:03
Queriam era o tachinho deles de volta. Que se foda o clube.
8 Janeiro, 2019 at 12:46
Portanto, o gajo que mandava na única modalidade que era incompetente do clube era obcecado pela exigência e pelas vitórias?
Bem, imagina se não fosse…
Provavelmente tínhamos descido de divisão…
Meu caro, a Direcção anterior fez um EXCELENTE trabalho em dar condições para TODAS AS MODALIDADES poderem competir ao mais alto nível – criando condições de trabalho muito boas e disponibilizando dinheiro para formar bons planteis e boas equipas em todas as modalidades!
Depois, cada modalidade fez com o que a Direcção lhes deu o que quis e tirou disso os resultados do seu trabalho.
O Voleibol foi campeão fruto do excelente trabalho feito pelo responsável da modalidade, do excelente trabalho do treinador e do excelente desempenho dos jogadores!
O Andebol foi campeão fruto do excelente trabalho feito pelo responsável da modalidade, do excelente trabalho do treinador e do excelente desempenho dos jogadores!
O Futsal foi campeão fruto do excelente trabalho feito pelo responsável da modalidade, do excelente trabalho do treinador e do excelente desempenho dos jogadores!
O Hóquei em Patins foi campeão fruto do excelente trabalho feito pelo responsável da modalidade, do excelente trabalho do treinador e do excelente desempenho dos jogadores!
O Atletismo foi campeão feminino e deu luta até ao fim no masculino fruto do excelente trabalho feito pelo responsável da modalidade, do excelente trabalho do treinador e do excelente desempenho dos jogadores! Conseguiram ainda um titulo europeu!
O Futebol, cujo responsável era o Bruno de Carvalho, foi uma miséria fruto do deficiente trabalho feito pelo responsável da modalidade, do deficiente trabalho do treinador que o responsável escolheu e do fraco desempenho dos jogadores!
Isto, meu caro, são factos!
E desmontam essa retórica da exigência do vosso Guru.
Porque só quem é competente pode ser e é exigente! Quem é incompetente só pode ser exigente com o trabalho dos outros! 😉
8 Janeiro, 2019 at 12:53
Espécie de leguminosa unicelular:
Em primeiro lugar eu não sou teu ‘caro’ coisíssima nenhuma.
Em segundo já te pedi (educadamente) para ignorares os meus comentários um sem número de vezes.
Em terceiro lugar tu não mereces outra resposta de qualquer tipo senão esta — Somos totalmente incompatíveis e como tal não vale a pena debater o que quer que seja contigo.
8 Janeiro, 2019 at 15:59
Tens a mania que és superior mas não passas dum merdas…
Não gostas, ignora!
Eu respondo a tudo o que acho relevante responder porque não me apetece deixar passar as mentiras que estás sempre aqui a debitar.
8 Janeiro, 2019 at 16:37
Respondes pq é na escrita, se fosse por voz não conseguias….tal o mangalho dos croquettes que tens na garganta.
8 Janeiro, 2019 at 14:29
Meu Deus, ele diz é contradiz na frase seguinte. Tu és uma comédia. Encaixas bem como votante do Fivelas.
8 Janeiro, 2019 at 16:00
És burro e desonesto que dói!
Mostra aí a contradição, cretino…
8 Janeiro, 2019 at 14:39
Muito lindo, Miguel. Mas como disseste: “Meu caro, a Direcção anterior fez um EXCELENTE trabalho em dar condições para TODAS AS MODALIDADES poderem competir ao mais alto nível – criando condições de trabalho muito boas e disponibilizando dinheiro para formar bons planteis e boas equipas em todas as modalidades!”
Trabalho da direção composta por gente competente. E de todos os sócios meu amigo, nós contribuímos para isso porque simplesmente ACREDITÁVAMOS.
Não vou ser estupido e dizer que o BdC não cometeu erros na “vaca” financeira do Sporting, o seu futebol. Cometeu, muitos. Quer dizer… vieram a revelar se erros. Como JJ…
Pelo menos ele tentou lutar contra este antro de nojo de país de merda, dominado por pessoas que a única coisa verde que gostam (nem é o da bandeira) é o verdinho das notas de 100€.
Nós neste momento passamos de ser aquele gajo no canto da sala calado que ninguém sabe o que esperar dele, para um gajo que está a ter muitas semelhanças a godinhos e companhia LDA. Eu acho que é normal as pessoas criticarem porque não é esse o rumo a seguir, estão à espera de descobrir a pólvora agora?
Espero que alguma coisa mude. O Sporting aguenta como sempre… é uma espécie de Liverpool da república dos bananas. Mas à semelhança do seu homónimo inglês, tem de voltar a ser temido e respeitado. SÓ aí é que terá condições para ganhar.
8 Janeiro, 2019 at 14:46
Esse trabalho estava a ser feito gradualmente. Com erros, mas também com acertos.
Basta ver a TV hoje em dia, perdemos é está tudo bem, não é culpa de ninguém, é futebol. Palminhas é que ninguém se aleije.
8 Janeiro, 2019 at 16:09
Não está tudo bem.
Como não estava há 1 ano ou 2!
É preciso trabalho e o Bruno teve lá 5 anos e foram 2 segundos e 3 terceiros, com gajos como tu todos contentes quando diziam mal de outros segundos e terceiros lugares.
O trabalho estava a ser feito gradualmente?
Os 2 ultimos anos foram piores que os 3 primeiros.
Nunca gastaste tanto dinheiro como no ultimo ano e ficaste em 3º lugar!
Bruno tinha tudo para ser um grande presidente. Tudo.
Não o foi por culpa própria porque demonstrou que, afinal, não estava à altura como nós pensávamos.
Nem o João Rocha teve o Sporting tão unido à volta dele. Bruno teve isso mas fodeu tudo por ser um gajo sem nível, sem inteligência, acabando por andar a mentir descaradamente para defender a sua posição!
Bruno é passado…
É seguir em frente, a bem do Sporting!
8 Janeiro, 2019 at 18:11
Não digas asneiras. Andou a mentir em quê? O Fivelas em campanha mentiu mais que ele em 5 anos.
8 Janeiro, 2019 at 18:12
E já agora. Já gastaste milhões para acabar em 7° lugar. Foi na época do Coveiro Godinho. O pai espiritual do atrasado mental que lá está agora.
8 Janeiro, 2019 at 12:34
Estou para ver o regresso do duplo pivot defensivo.