Perante todas as adversidades, os sportinguistas disseram sempre presente. E se durante todos estes anos são poucos os títulos de que nos podemos orgulhar e se o nosso museu pouco ou nada cresceu desde que conquistámos dois campeonatos nacionais em três temporadas, a verdade é que mostrámos sempre ser um grupo de adeptos diferente, presente, empenhado e movido pela devoção ao Sporting (muito mais do que pela devoção do Sporting a todos nós).
Os nossos rivais nunca admitiriam tal coisa, mas era com surpresa que olhavam para o Estádio de Alvalade tão cheio, tão alegre e tão vivo. Era com inveja que nos viam nunca desistir de todas as lutas, mesmo sabendo que em Maio pouco teríamos para celebrar. E por isso é que lhes dá tanto prazer vencer-nos e calar-nos, porque se espantam como é que alguém que não ganha há tanto tempo consegue ser tão chato.
Hoje, temo que o Sporting enfrenta uma espécie de morte lenta, um coma profundo de que não quer acordar e que cada vez mais afasta as suas gentes das suas bancadas e da sua vida activa.
Preocupante a todos os níveis a falta de adeptos no estádio, a falta de mobilização dos sportinguistas para acompanhar a equipa para todo o lado, preocupantes as cadeiras vazias no João Rocha, a apatia geral que parece ter-se abatido sobre um clube habituado a guerrilhas internas, mas que entre todas as tempestades teve uma massa associativa que nunca permitiu a queda do gigante.
O Sporting fora do terreno de jogo deixou de existir (e parece que nem a possibilidade de conquistar um troféu oficial frente aos adversários directos abana este estado de coisas). Os adeptos sentem-se desligados da forma de comunicar do clube, sentem-se frustados com o Jornal e Canal oficiais, sentem que não conhecem as pessoas que dirigem, apanham os cacos de um Verão terrível e simplesmente deixaram de aparecer. Porque existem limites ao sacrifício e à motivação que podemos pedir a alguém.
Os sportinguistas estão a dizer “chega”. Chega de sacrificar tanto por tão pouco, chega de irritação e discussão, chega de apoiar cegamente sem a ligação emocional obrigatória quando falamos de um clube futebol. Não adoramos nem odiamos este grupo de jogadores, sabemos que eles existem e torcemos por eles, mas se estiver muito frio ficamos por casa. E o mesmo para qualquer Assembleia Geral e o mesmo para qualquer partida no João Rocha. O Sporting que conhecemos a nossa vida toda, apoiado por um bando de loucos capazes de quase tudo pelo seu clube, está a morrer. Uma simples ida a Alvalade e constatamos esse triste facto, por muito que o tentemos negar.
Cabe a quem comanda os nossos destinos e aos nossos ídolos recuperar essa ligação emocional cada vez mais perdida. Porque não, nunca vou compreender que tenhamos meia dúzia de pessoas numa meia final frente ao Braga, que ao estarmos na luta pelo campeonato (e depois de uma sequência de goleadas) não tenhamos sequer 30 mil pessoas no estádio. O Sporting que adoro ilude-se desmedidamente por qualquer treinador que consiga meter os jogadores a praticar bom futebol, exagera o valor dos seus craques, faz conta a toda a hora para vermos o que precisamos para ser campeões e nunca (mesmo nunca) desiste!
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
24 Janeiro, 2019 at 18:43
Isso tudo. Muito bem. SL
24 Janeiro, 2019 at 18:47
Por um lado percebo o que dizes mas por outro acho prematuro falar em morte lenta depois deste verão atribulado. Independentemente do desfecho, muita gente ficou demasiado agastada com a situação.
Depois há o problema das facções dentro clube. Vai demorar tempo a sarar. Temo que infelizmente não vá ser com Varandas que esse problema se resolverá. Nem com vitórias.
O clube vai sobreviver e irá começar uma nova era. Quem me dera que já tivesse começado mas tenho dúvidas. Até lá, fazer o melhor que sei e apoiar os rapazes de verde branco sempre que achar que não estão a gozar connosco. Criticar o que houver para criticar com racionalidade e no tempo certo porque entretanto o Sporting… é o SPORTING porra!!!
24 Janeiro, 2019 at 19:06
Era só termos apoiado o Presidente anterior evitando que ele ficasse doente.
SL
Concordo e revejo-me em todo o texto.
24 Janeiro, 2019 at 20:42
Meu caro, o lunático não ouvia ninguém, nem mesmo os grandes promotores da sua vitória (Eduardo Barroso, Daniel Sampaoio, Augusto inácio) simplesmente julgava-se superior a tudo e deu no que deu.
25 Janeiro, 2019 at 7:11
Agora disseste tudo…. mas banana será sempre banana, mesmo que troques os n’s por t’s….
24 Janeiro, 2019 at 19:12
Com tantos candidatos nas últimas eleições e perante a maior afluência de sempre às urnas não se percebe este divórcio com os sócios e adeptos….
24 Janeiro, 2019 at 19:22
Eheheheh
Estás a atirar sal para a ferida.
A verdade estará algures entre números martelados, indignação de muitos desde a primeira hora e uma crescente onda de desagrado por se começar a entender o que se perdeu e o que se ganhou.
Cada um tem a sua verdade para a evidência que tão bem falas: um clube em desmobilização.
SL
24 Janeiro, 2019 at 19:52
O sistema de votação tb tem influencia…basta ver que o candidato que ficou em 2 lugar teve mais votantes do que o vencedor…!
24 Janeiro, 2019 at 19:46
Não acredito na “morte” do clube.
Isto é um processo longo e ainda muito recente, é normal o afastamento…
Já eram muitos anos sem ganhar e a isto agora acrescentamos a situação Alcochete/Rescisão dos jogadores/AG destituitiva/Eleições/Expulsão de sócios.
Também é justo dizer que a anterior direcção teve um papel fundamental para o crescimento da “OndaVerde”, uma malta que andava adormecida e não se revia no Sporting anterior, quando o líder caiu, essa parcela afastou-se também.
É um trabalho difícil que a direcção do Varandas tem em mãos.
Ontem deu um pequeno avanço com as declarações feitas a seguir ao jogo.
Tem que continuar no registo.
Mas sendo sincero, não me preocupa muito isto.
O trabalho da direcção fica facilitado se a bola entrar…
Nas modalidades, acho que é mais cultural.
A maioria não liga mesmo, vai vendo aqui e ali e tentar ir ao pavilhão nas grandes decisões ou fases finais.
Eu por mim falo, só acompanho as fases finais.
Se calhar ao viver mais perto do pavilhão, era capaz de lá ir…agora não é o caso e as modalidades em si, não me cativam, quando ainda por cima os campeonatos a maioria do ano é para “encher chouriços” e só depois é que temos a fase de campeão, o que tira grande interesse á competição, na minha opinião.
24 Janeiro, 2019 at 22:32
Apesar de gostar do ecletismo. Acho que a malta so vai aos jgs ns fases finais de decisao. O que ate se compreende. Quanto a mobilizacao tarefa ardua desta direccao que so os titulos poderao resolver em certa medida mas goste-se ou nao de quem dirige todos nos sportngstas devemos em todos criar o paradigma de para sempre lutar pelas vitrs.
24 Janeiro, 2019 at 19:47
Pelas infos quer parecer que o Borja está fechado, bora la espremer o acuna antes de ir pra o zenith e acho que vamos ficar a ganhar.
24 Janeiro, 2019 at 19:58
Borja pensei no rapaz do Palmeiras atacante.
Mas depois vi que é um DE que joga no México.
É o scout a bulir, mas…sai o Lumor e entra “outro”?
24 Janeiro, 2019 at 20:00
não vejo essa apatia.
tenham calma com as conclusões. Ainda estamos longe das decisões.
seniores, sub23, juniores… modalidades.
24 Janeiro, 2019 at 20:03
Para se perceber o nível de mobilização dos sportinguistas é importante analisar o numero de assistências, por época, do Alvalade XXI desde a sua inauguração…!
Não existe uma morte lenta, existe sim um coma, que nem sequer é profundo e que irá desaparecer quando surgir um candidato que não esteja associado à “tomada de poder” de que o sporting foi alvo! A não ser que Varandas passa-se a ter um comportamento totalmente assertivo, na linha do que aconteceu ontem, com resultados desportivos e não só… (reestruturação financeira, VMOCs…) que pudessem surpreender todos…ai talvez, talvez conseguisse a regeneração perante os adeptos.
24 Janeiro, 2019 at 20:10
Acho que tocaste nos pontos chave. Eu próprio estou na expectativa relativamente à RF e VMOCs, para perceber o que poderei(poderemos) esperar dele…..
Mas confesso que já estive mais pessimista… Agrada-me que tenha o Ricciardi contra ele, acho que é bom sinal para todos os Sportinguistas “desinteressados”…
25 Janeiro, 2019 at 11:28
O Ricciardi está tão contra ele que o meteu no cargo….. dá que pensar!
24 Janeiro, 2019 at 20:16
É um facto que a capacidade mobilizadora do Bruno de Carvalho era imensamente superior à do Varandas ou até à dos Presidentes que o antecederam.
Varandas não é mobilizador – como acho que nenhum candidato que se apresentou nas ultimas eleições o era! Além disso a sua comunicação é muito fraca pelo que só um excelente trabalho – que já aqui expliquei que, se correr tudo bem e acertar sempre à primeira, nunca levará menos de 1 ano a ter frutos que se vejam – desta Direcção, no geral, e das diferentes modalidades, no particular, DE FORMA SUSTENTADA e ano após ano, pode voltar a mobilizar a massa adepta como o discurso inflamado, algumas vezes demagógico e de meias verdades, do Bruno de Carvalho mobilizava o povinho adepto!
É óbvio, pelo menos para mim, que a pouca mobilização dos sócios e adeptos que existe hoje só vai dificultar mais o trabalho desta Direcção. É por isso que eu não entendo como alguns sócios e adeptos preferem uma situação mais difícil, um contexto mais complicado, dificuldades extras, para um Sporting forte e capaz de lutar pelos objectivos, só porque isso é bom para o seu discurso anti-Varandas, do que a possibilidade de sermos felizes no mais curto espaço possível.
Pessoalmente, tudo isto só me faz ter mais raiva do Bruno de Carvalho pois acho que teve na mão uma oportunidade que nunca vi nos ultimos 40 anos alguém, sequer, estar perto de a ter, de estar longos anos à frente do Clube a fazer um bom trabalho e a fazer-nos crescer época após época, tornando-nos o Clube que merecemos ser.
Faltou-lhe bom senso, equilíbrio, menos ego e mais cabeça! Provavelmente deslumbrou-se e achou-se maior que o próprio Clube… Nunca soube aprender com os erros – que os teve desde o início, especialmente na comunicação e numa estratégia errada do “orgulhosamente sozinho” – e foi acumulando esses erros que acabou por cavar a sua próprio sepultura!
Tivéssemos tido um 2018 normal, mesmo não ganhando o campeonato de futebol, e hoje estaríamos muito mais fortes e pujantes do que estamos actualmente. Infelizmente, 2018 foi talvez o pior ano da história do Clube, o que nos fez recuar muito do que já tínhamos avançado desde 2013…
24 Janeiro, 2019 at 20:20
Bom tema e texto da Maria Ribeiro. 😉
24 Janeiro, 2019 at 20:24
Acho que o próximo candidato “limpo” que vencer em eleições terá novamente essa oportunidade! O que BdC deu ao sporting, na minha opinião, não tem preço, uma capacidade de mobilização nunca antes vista (pelo menos nos últimos 30/40 anos) e que não desapareceu, existe, apenas está à espera…
24 Janeiro, 2019 at 20:40
Ou então um ciclo consistente de vitórias no futebol masculino sénior…
24 Janeiro, 2019 at 21:47
Concordo, alguém que ganhe numas eleições onde todos possam concorrer sem duvida que terá muito mais apoio e claro beneficio de duvida.
24 Janeiro, 2019 at 21:52
Ó Miguel. Quando será que tu posts a não enterrares o presidente do SCP? ESTÁS MESMO DORIDO. Deixa lá, não há nada que o tempo não cure.
25 Janeiro, 2019 at 13:50
Meu caro, eu comento o que quero, com a minha opinião livre, como tu deves fazer também.
Se tens dificuldade em perceber a minha opinião, olha, faz perguntas, que tentarei explicar-te melhor…
Eu não estou dorido de nada. Lamento é que um gajo que teve tudo para ser “o melhor presidente da história do clube” e de “estar décadas à frente do clube” tenha sido tão burro que tenha levado os sócios a expulsá-lo do cargo que tinha – a primeira vez que isso aconteceu no clube em mais de 100 anos!
Se eu, sozinho, tivesse esse dom, essa possibilidade, essa capacidade, e ele deixasse, hoje Bruno de Carvalho ainda era presidente do Sporting!
24 Janeiro, 2019 at 20:29
Eu não acho que o Sporting esteja em morte lenta. Acho que, neste momento, está em depressão.
24 Janeiro, 2019 at 20:31
Pelo que me chegou de fonte segura…o fato de o jovane e o miguel luis não serem convocados ou jogarem, deve se a interesse do jorge mendes em ser ele o empresario e os jogadores não quererem, e dai o pé de guerra direção/jogadores.
Cabe à Direção dar explicações.
24 Janeiro, 2019 at 20:40
isso é verdade!??? DDDAAASSSS
24 Janeiro, 2019 at 21:29
Dass…. Cum caneco. Se isso for mesmo verdade é péssimo. Já se sabia que qualquer tipo de envolvimento com aquele escroque teria um preço muito elevado.
24 Janeiro, 2019 at 21:34
Estas a dizer que o SCP está a “obrigar” os jogadores a serem representados pelo J. washing machine Mendes contra a vontade destes? Isso seria demasiado pornográfico até para este Spor71ing….
Mas…
24 Janeiro, 2019 at 21:44
Cabalas, ninguém diria
24 Janeiro, 2019 at 22:13
E tu esperas que a gente acredite nessa treta?
24 Janeiro, 2019 at 23:44
Mas há dúvidas? Eu não tenho nenhuma fonte segura além das postas que aqui vou lendo e não tenho nenhuma dúvida!
Ainda acham que o Sporting manda no Sporting?
SL
24 Janeiro, 2019 at 21:19
Querida Maria, enquanto o Varandas for presidente, não vou apoiar o futebol. E cada vez menos vou ao João Rocha também. Não me consigo motivar porque detesto esta direcção e a tralha que a rodeia.
24 Janeiro, 2019 at 23:47
Também detestamos uma boa parte dos adeptos comuns. Tenho dúvidas que sejam 71 em cada 100 Mas é o que dizem por aí.
SL
24 Janeiro, 2019 at 21:46
Depois da derrota de um líder carismático é natural alguma sensação de capitulação. Alcochete, as rescisões, a (propalada) falta de liquidez e a potencial entrada na esfera do Mendes – é muita merda para digerir.
São intervenções combativas (tanto quanto…) como as de o Varandas de ontem que podem recolocar o foco. O estilo é diferente, mas a defesa do VAR é uma posição idêntica à da anterior direcção. Não há muito que saber, definir um conjunto de questões porque vale a pena lutar e construir uma identidade a partir daí. Comunicação!
Veja-se o Keizer. Independentemente das questões técnicas e táticas em que me parece tão bom ou melhor do que qualquer um dos últimos três treinadores, o homem é um senhor. Primeiro, o clube tem que saber valorizar isso, depois, os adeptos vão saber valorizar isso. Comunicação!
24 Janeiro, 2019 at 21:46
O Sporting encheu o balão com BdC porque tinha um discurso inflamado mobilizador, porque muitos sportinguistas viam nele alguém que os defendia que lutava como eles, que sofria como eles. Com BdC conseguimos a maior mobilização de sempre transformando muitos adeptos em sócios e obtendo as maiores médias de assistências de sempre.
O actual presidente é o oposto, incapaz de mobilizar, enormes dificuldades de comunicação, acrescentando a isso um departamento de comunicação que parece não existir, os ingredientes estão todos lá.
Julgo que por isso se nota tanto essa diferença, não é que actualmente estejamos a ter a pior época de sempre a nível de mobilização, digamos que voltámos uns anos para trás.
Se juntarmos a isto a muita malta que está de costas voltadas por nem todos poderem ter concorrido nas ultimas eleições já temos factores mais que suficientes.
Também concordo que só depois de umas eleições onde todos possam ter direito a concorrer é que previsivelmente voltará a união e a mobilização.
Eu dou o meu exemplo tinha 2 Gamebox cá em casa desde 2005 e estou completamente arredado do futebol, voltei-me para as modalidades tento ir mas como moro a 50kms de Lx nem sempre posso mesmo assim já fui ver 21 dos 43 jogos que disputámos no João Rocha em todas as modalidades.
E no nosso pavilhão devo dizer uma coisa estou muito desiludido com a juveleo tirando jogos com rivais são sempre muitíssimo poucos, neste caso uma palavra de apreço para o Directivo a Torcida Verde que estão muito mais presentes.
25 Janeiro, 2019 at 11:34
Na juve são mais lampiões que os NN…. esses fdp apenas usam o clube para se servirem a eles mesmos.
Porque pensas que foi a juve que foi “contratada” para ir a alcochete?
Mas nalguma claque a sério alguem aceitaria receber dinheiro para causar um golpe no proprio clube?
Esses tipos andam a vender droga e bilhetes ilegalmente, e nos jogos grandes é que facturam forte, por isso estão lá em peso.
Mais, há uns meses andaram a perseguir adeptos do clube apenas porque falavam sobre o que se passava e denunciavam certos casos. Sim, a RPZD1906 teve alguns casos de pessoas que tiveram de fugir e alguns ficaram sem bandeiras ou camisolas. Adeptos do clube….. ao mesmo tempo que não fazem nada contra os rabolhos.
24 Janeiro, 2019 at 21:59
OFF infelizmente hoje o Hóquei ficou mais longe do campeonato, aquele que duas semanas atrás parecia o campeonato mais bem encaminhado de entre as modalidades hoje é aquele que será mais difícil de revalidar.
24 Janeiro, 2019 at 22:36
Não percebo!
Falando de futebol e do meu exemplo, os mais recentes…
– acompanho atualmente sempre que possível o Sporting sobretudo em jogos cá no norte. Este ano ja fui a Moreira, a Guimarães, à Feira, a Braga. E irei sabado. Fora as 2x que ja fui a alvalade
– fui à final da taça! No momento mais negro da nossa história, numa semana horrorosa, a não puder ver o presidente à minha frente nem a Juve leo.
– acompanhei muito dos 3 anos de JJ
– mesmo no ano em que ficamos em 8o, fui a varios jogos. Lembro me de ver coisas assustadoras
…
#Sporting Não é o presidente, nem o treinador, nem o jogador…
Sporting somos nos!
25 Janeiro, 2019 at 0:11
Compreendo perfeitamente o teu texto Maria mas acho que estamos como diz a Ana mais com uma grande depressao, morte lenta significa como resultado a venda da sad com os sócios a dizerem amen.
Eu acho que só teremos uma certa paz quando aparecer novamente um candidato de roupa lavada sem manchas como este presidente e a sua direção as têm .
Como dizes e muito bem, tanto ano sem ganhar nada e tínhamos uma mobilização tremenda, única.
Neste momento quero naturalmente que o Sporting ganhe sempre e vou lá estar no sábado em braga mas não tenho essa mesma alegria, essa dedicação, esse entusiasmo de outros tempos ( já muito antes de bdc, arrefecida uma única vez no tempo de godinho).
Sinceramente não sei como melhorar essa situação no presente e conheço muito Sportinguista fanático que sentem igualmente essa depressao, gente que ia a todo o lado e agora não vai.
Ainda no último clássico em alvalade saiu um único autocarro de famalicao para levar pessoal da zona ( acho que não estou enganado, foram as informações que me deram ) e que restavam bilhetes para a venda.
Quem não se lembra ainda a pouco tempo do comboio verde completamente cheio ?
Autocarros esgotados.
Ainda no tempo do velhinho estádio de alvalade, saia autocarros de 15 em 15 dias cheio com pessoal da Juve Leo Norte, da invicta , de Matosinhos, braga, fafe , vila das aves, freamunde etc.
Os kms que um gajo fazia para ver o nosso Sporting todos os fins de semana, não ganhávamos mas havia uma enorme paixão.
Espero que essa depressao seja passageira e que algo ou alguém nos devolva essa paixão.
Mesmo vencendo no sábado não será por aí que vira o clique, tem de ser algo mais profundo.
Novamente, bom texto Maria
25 Janeiro, 2019 at 0:34
Se quiserem perceber parte os desafios que esta direção tem pela frente… Vejam, se tiverem o tempo e a paciência, o programa de hoje no porto canal “universo porto” em particular a parte do programa a partir das 00.00h….esta merda chega a ser assustador… está tudo corrompido, comprometido, subserviente… é pior que um país de terceiro mundo!
25 Janeiro, 2019 at 0:40
Vejam ao ponto que isto chegou….
https://www.ojogo.pt/futebol/taca-liga/noticias/interior/cancelei-a-minha-ida-a-final-da-taca-da-liga-fiquei-escalrecido-e-envergonhado-10484045.html
25 Janeiro, 2019 at 1:14
Acho exagerado a expressão morte lenta . O que sinto é que há uma enorme frustracao nos adeptos . Frustração por não ganharmos no futebol . Por vermos presidentes , treinadores , jogadores a passar ao longo dos anos e acontecer sempre o mesmo que e não chegarmos lá . E de ano para ano a frustração vai sendo cada vez maior. Eu vou a Braga no sábado . Mas vou sem grandes expectativas , vou porque tenho um puto doente pelo sporting e gostava que ele tivesse uma alegria . Levei o a duas finais no Jamor e foi o que foi. O ano passado fui ver a final da taça da liga com ele mas ganhar nos pênaltis ao Setúbal num jogo miserável não sabe por aí alem…e e a taça da liga . Mas o sentimento é de frustração , começa uma nova época criamos expectativas , e acabamos por ver que fica tudo igual . Ou perdemos com o SLb em casa num jogo que se ganhássemos praticamente nos dava o título mas há sempre um Ruiz que falha de baliza aberta , ou vamos jogar a medo na luz e levamos com o golo do Luisão , ou perdemos com a académica do Pedro Emanuel ou com o aves do José Mota … para não falar dos tondelas desta vida que há invariavelmente todos os anos seja com Bruno Carvalho , varandas , Jesus , Marcos silvas ou outros quaisquer . Tenho ainda na memória o 6-3 . Ambiente fantástico no estadio, tínhamos tudo para ser campeões esse ano . Entramos a ganhar , fazemos o 2-1, estádio vai abaixo e depois … aparece um João Pinto que faz o jogo da vida dele . E uma triste sina , é difícil levar com isto ano após ano . E a formação , depois já não é a formação , depois paga se milhões a um treinador , e o resultado é sempre o mesmo : ausência de resultados . E o sentimento de frustração vai aumentando e deixamos de acreditar já seja no que for. Mas como disse , lá estarei em Braga no sábado.
25 Janeiro, 2019 at 1:31
Caro Rjp999,
Partilho o seu pensamento quanto à frustração dos Sportinguistas.
A sua expressão “E uma triste sina , é difícil levar com isto ano após ano” diz tudo.
Entusiasmamo-nos, criamos expectativas, pensamos que “desta é que é”… e voltamos a perder. Ano após ano após ano.
Estou a falar do futebol sénior do SCP, claro, que é o verdadeiro “cancro” do nosso Clube e que, como qualquer “cancro”, vai corroendo tudo à sua volta (neste caso, as modalidades). Não nos enganemos, Caros Tasqueiros: enquanto não vencermos no futebol, as vitórias nas modalidades, por boas que sejam (e são!) não suprem a nossa necessidade de conquistar O troféu. O campeonato de futebol.
Este ano aconteceu o mesmo. Chegou o Keizer. Começamos a ganhar jogando bom futebol e a golear. Entusiasmamo-nos. Outra vez. Passados uns tempos, estamos em quarto lugar. Com péssimas exibições entretanto. Outra vez.
Taça da Liga? Só me interessa ganhar aos andrades pensando que com isso poderemos ganhar um “boost” anímico para o que resta do campeonato, uma vez que a competição em si não me interessa por aí além.
O SCP, obviamente, deve jogar para ganhar todos os jogos. Mas só o Campeonato verdadeiramente interessa.
E até o ganharmos, vamos continuar neste “roller-coaster” de emoções quanto ao nosso Clube.
Da última vez foi com Bruno de Carvalho. Pensamos que “era desta”. Outra vez. Passados 5 anos de derrotas, a coisa dói. Outra vez.
E já são dezassete anos disto…
SL
25 Janeiro, 2019 at 7:19
Mas qual morte lenta? O clube está a correr em sprint para a morte.
É sabido que para mim o clube morreu no dia da AG, e que muitos deixaram de ser sócio a partir dessa altura. Pena não revelarem numeros oficiais, para não assustarem as criancinhas.
Existiu um claro golpe dentro do clube e eu como tenho valores e ética não alinho em corrupcões….. Sporting sempre, e o que sobra é o das modalidades, novo sporting não obrigado….
E o museu não cresceu pouco. No futebol ainda foram umas tacas, mas nas modalidades cresceu imenso, em especial nos ultimos anos, em que ganhámos titulos europeus com fartura. Pena que voces sejam os adeptos do futebol, porque para mim Sporting é muito mais, e para mim tem muito mais valor uma liga de andebol, ou taca de hoquei do que qualquer taca da carica… mas isso sou eu.
Quem dividiu o clube e organizou todo este golpe não quer unir o clube, pois isso tornaria mais dificil a tarefa de continuar a alienar o património.
25 Janeiro, 2019 at 11:36
“E se durante todos estes anos são poucos os títulos de que nos podemos orgulhar e se o nosso museu pouco ou nada cresceu desde que conquistámos dois campeonatos nacionais em três temporadas”
Como? Que mau inicio de texto… só no ano passado tivemos muitos títulos/troféus com os quais nos devemos orgulhar…
Quanto ao resto tem a palavra a direcção para evitar essa “morte lenta” e fazer aquilo que se propôs para unir os Sportinguistas e até agora nada demonstrou nesse sentido, muito pelo contrário.
25 Janeiro, 2019 at 12:23
Acho que a Maria se referia apenas ao futebol, mas sim o reparo é válido.
Aliás, quando vejo um jogo das modalidades tenho muito mais prazer do que do futebol
25 Janeiro, 2019 at 12:31
Acredito que sim, mas quando se escreve um texto sobre a possível “morte lenta” de um clube como o Sporting (que será sempre muito mais que o futebol) e se começa o mesmo a falar exclusivamente de títulos do futebol ai nasce logo inquinado, ainda mais quando depois refere (e bem) a preocupação com as cadeiras vazias do JR inclusivamente.
25 Janeiro, 2019 at 15:48
Moura, peço desculpa mas o ano passado foi a exepção à regra. O andebol esteve 16 anos sem vencer e nem tínhamos hoquei nem volei. O futsal foi a única modalidade de pavilhão em que o Sporting realmente dominou durante esta seca de títulos.
25 Janeiro, 2019 at 16:23
Não, o ano passado foi a excepção pois foi um ano de domínio total de modalidades de pavilhão.
Não foi a excepção em termos de troféus, principalmente nos últimos anos no que se refere a essas modalidades.
Falas de 5 modalidades, mas quantas tem realmente o Sporting? E todas elas têm feito e muito crescer o nosso museu e dizer o contrário é desvalorizar todas essas conquistas.
E mesmo nessas que falas, no andebol se não considerarmos os dois campeonatos da divisão de elite, tiveram ainda assim nesses anos 6 taças de Portugal, 2 supertaças e 2 taças CERS.
No Hóquei a taça CERS e uma supertaça.
Três conquistas europeias não são igualmente grande fonte de orgulho?
Fora as outras conquistas europeias com o atletismo à cabeça…
O domínio do Futsal não vale a pena nem falar, mas por alto deverão haver mais de 20 trófeus nacionais nesses anos.
Nestes 16 anos que falas é inegável é que praticamente têm sido as nossas únicas razões de orgulho…
25 Janeiro, 2019 at 12:22
A mobilização tem principalmente a ver com a expectativa de ganhar alguma, que – aceita-se – é baixa.
Não é pela qualidade de futebol ou alinhamento com a política do clube: os adeptos querem é resultados e se tiverem uma equipa que acham que pode ganhar títulos então compram bilhetes.
Em relação a questões extra-futebol, admito que nunca estive tão interessado na vida do clube como nos últimos 5 anos, e isto por causa das “guerras” e das batalhas que foram sendo travadas. Eu tinha orgulho de ter alguém a defender os nossos interesses. Eu via as entrevistas em directo ou gravava para ver na íntegra. E não só de BdC, e prestava atenção a tudo o que diziam os treinadores, dirigentes, jogadores…andava em discussões com os amigos no Face, falava aos bifes da nossa situação e luta contra a corrupção, etc, vivia o dia a dia do clube com muito mais paixão. Se estivesse em Portugal iria aos jogos todos e mesmo hoje provavelmente continuaria, mas a vontade que eu tenho de saber sobre o Sporting diminuiu bastante. Vibro com os resultados, até celebro os golos do traidor Fernandes mas faço-o friamente a pensar por quanto e quando o iremos vender.
Em relação a expectativas.
Perdemos o valor desportivo dos rescindidos e ficamos privados do seu valor económico (ou a fracção desse valor que será correspondente ao eventual pagamento do Atlético de Madrid e restantes) o que também nos limita a capacidade de intervenção no mercado.
Bastava ter deixado BdC acabar o defeso que tinha vendido um par de FDP como o William e o Patrício, ou até mesmo o Gelsón e acabávamos outro ano com lucros recorde e dinheiro para reinvestir no plantel.
Mas não, os sportinguistas (verdadeiros experts em estatutos e não menos experts a enterrar os seus…) acharam que o que era bom era foder tudo o que tivesse ligado a BdC, e se calhar hipotecar a competitividade da equipa por umas épocas….estúpidos do caralho!
Dito isto, continuamos a ter um plantel que vale menos que o dos rivais mas anda lá perto. Temos Dost, Nani, Traidor, Raphinha, Acuña, Wendel, a melhor dupla de centrais da liga e mais uns quantos bons jogadores. A obrigação é lutar pelo título – não fôssemos nós o Sporting.
Acabar em terceiro seria fraco, mas aceitável dependendo do restante e.g. ganhar uma Taça ou ir longe na Europa. Qualquer coisa a menos seria mau.
Um segundo lugar no campeonato seria positivo neste ano.
Em relação a política e gestão da SAD: mete-me nojo ter LPMs e Mendes no clube.
Espero que se complete a restruturação financeira, que feita terá sido uma operação excelente planeado pelo gajo que foi destituído…
Qualquer outra coisa será um crime lesa Sporting.
Era bom também recomprar a SAD e dar um chuto na Holdimo que já nos fez mal que chegasse.
Acabo com uma pergunta: onde estaríamos hoje se em 2013 o soldadinho de chumbo tivesse pegado no clube?
25 Janeiro, 2019 at 13:45
Bom comentário.
Subscrevo
25 Janeiro, 2019 at 13:52
Bom comentário!
25 Janeiro, 2019 at 12:34
Bom post. É um facto visível a olho nu em Alvalade, nos jogos fora, nas meias finais da taça da Carica, nas interações nas redes sociais e no decréscimo de gamebox. É também visível nas audiências da Sporting TV e nas assinaturas do Jornal, apesar de esta semana, à boa maneira coreana, terem mais uma vez transformado o mais antigo jornal de clubes num folhetim rasca de propaganda a uma realidade alternativa que só existe na cabeça dos pavões e dos LPMs desta vida.