A noite em que as fraquezas viraram forças. A noite em que fomos uma equipa, dentro e fora do relvado. A noite em que o underdog rugiu bem alto, trouxe a Taça da Liga para Alvalade e deixou milhares e milhares, espalhados por todo o mundo, com um daqueles sorrisos que tanta falta nos fazem
«Se tu falhas isto, não quero que sejas mais do Sporting!». Isto é dito em lágrimas, no momento em que Bas Dost segura a bola e se encaminha para a marca de grande penalidade. Isto é dito, em lágrimas, por uma criança de 9 anos que o tem como ídolo maior, a par de Nani, e que não consegue segurar as emoções de um lance tão decisivo.
Acho que naquele momento somos todos crianças, mas uns disfarçam melhor do que outros. Passaram 90 minutos, duros como a Pedreira onde se joga esta final. Keizer não deu um único treino entre a meia-final e a final, viajando para a Holanda por morte do sogro. A equipa tem 24 horas de descanso a menos nas pernas. André Pinto tem o nariz partido. Petrovic também, mas aguenta em campo. Nani joga por arames e mostrou-se disposto a rebentá-los assim que nos apanhámos a perder, convidando Bruno Fernandes a também vir do fundo do poço para tentar até colapsar. Dost faz piques atrás de piques, tentando fazer aquela pressão alta para a qual jamais estará talhado. Raphinha já mal respira, depois de 45 minutos onde fez todo o corredor em piques constantes. Wendel está na mesma, depois de ter sido o está em todo o lado de um meio-campo onde Gudelj encarnou o lutador de greco-romana de cada vez que se cruzava com Marega. Ristovsky continuará a correr até perder os sentidos, naquela devoção militar em que nem pestaneja. Jefferson luta contra os seus próprios fantasmas. Renan foi de herói a vilão e só espera poder recuperar os aplausos. Sebastião Coates, esse monstro tantas vezes maltratado pela falta de elegância, é, também ele, uma criança de mãos gigantes e incapaz de olhar para o que vai acontecer.
Til the roof comes off, till the lights go out
‘Til my legs give out, can’t shut my mouth.
‘Til the smoke clears out and my high perhaps
I’m a rip this shit till my bone collapse.
E quando Dost a mete bem metida por cima de Vaná, Sebastião explode de alegria, festejando o merecido prémio para quem foi atirado para o fundo do poço aos 80 minutos e, dado como morto, foi capaz de buscar forças para escalá-lo. Foi aquele passe incrível, com a bola a rodar ao contrário na relva até travar nos pés do Nani que correu mais do que as próprias pernas podiam e pregou um ferro monumental ao defesa e centrou mal medido para Dost contrariar as leias da física e tentar fazer com a cabeça um golo à Ruesga. Foi ver os ponteiros do relógio a rodar, o adversário a queimar e, mesmo assim, ir lá para cima tentar tudo, até o Oliver mandar aquela pantufada no Diaby que sem VAR teria passado e mais um troféu no teria sido roubado. Foi, ao contrário do que diz o treinador adversário, tentar nos dois minutos que ainda sobravam resolver o jogo, algo que só não aconteceu porque o redes fez uma enorme mancha ao desvio de Raphinha.
Tudo isto depois de uma segunda parte em que estivemos por baixo, sem capacidade de sair em transições ofensivas. Defendemos bem, é verdade, apenas concedendo dois lances de real perigo: a cabeçada de Felipe que Renan parou de forma incrível, na sequência de um canto; o remate de Herrera, de fora da área, que Renan tentou encaixar e acabou a oferecer o golo ao adversário.
Tudo isto depois de uma primeira parte em que demorámos dez minutos a encaixar na superioridade adversária, sacudimos a pressão com um remate torto de Nani e a partir daí fomos sendo aquela equipa do Keizer que joga com as linhas subidas, bem subidas, pressionando alto, jogando curto, obrigando o adversário a perder várias bolas no seu último terço (tão mal aproveitadas as bolas rematadas por Nani e por Ristovsky, que não viu um Dost completamente solto no meio da área) ou a ter que despachá-las em biqueiradas para a frente. E nos últimos dez minutos da primeira parte o fcp não sai uma única vez do seu meio-campo, não liga uma jogada, está completamente encostado lá atrás e só não vai para o descanso a perder porque o livre de Bruno Fernandes passa meio metro ao lado da mira.
Depois de tudo isto que já vos contei e com as lágrimas de ansiedade transformadas em lágrimas de felicidade, vamos para as grandes penalidades. Exactamente os mesmos que as bateram contra o Braga. E pela mesma ordem, com Dost a testar-nos a capacidade de resistir a um AVC, logo a abrir. Renan faz o que nunca costuma fazer e atira-se antes de Telles rematar. 1-1. Vem Coates, o nosso melhor jogador em campo, e chuta com toda a força que lhe resta e que é demasiada, já que a bola passa por cima. Militão é quem se segue e vem a rir (filha da puta que vens a rir e vais falhar), acabando com cara de choro quando vê a sua bola passar ao lado da baliza. Vem de lá o Bruno Fernandes e joga ao lencinho vai na mão com o Vaná, deixando para Hernâni a batata quente. A cara do extremo é a cara que tu fazes quando queres terminar um trabalho, mas a bexiga apertada já não te deixa pensar. Renan percebe isso, defende e ainda faz “sshhhhhhhhhhhhhhhhhh”, no final, desgraçando a vida ao rapaz que não sabe onde enfiar-se. E está tudo ali, nos pés de Nani, porque eu, tu, ele e todos juntos sabemos que fazer o 4-2 naquela altura é ficar tão perto da vitória. O capitão não treme e pisca o olho ao Felipe. “Já foste, caceteiro do caralho…”, diz-lhe o nosso 17, nem que seja no meu filme. E foi. À barra. E é nossa, a Taça, ganha por um grupo de homens que tem no nariz de Petrovic a imagem do que fez a diferença nesta conquista. E que fará toda a diferença quando tentarmos as próximas.
I will not fall
I will stand tall
Feels like no one can beat me
Ficha de jogo
FC Porto-Sporting, 1-1 (1-3, g.p.)
Final da Taça da Liga
Estádio Municipal de Braga
Árbitro: João Pinheiro (AF Braga)
FC Porto: Vaná; Éder Militão, Felipe, Pepe, Alex Telles; Herrera, Óliver Torres (Hernâni, 90+4′); Corona (Danilo, 82′), Brahimi; Marega e André Pereira (Fernando Andrade, 64′)
Suplentes não utilizados: Casillas, Mbemba, Manafá e Bruno Costa
Treinador: Sérgio Conceição
Sporting: Renan Ribeiro; Ristovski, Coates, André Pinto (Petrovic, 53′), Acuña (Jefferson, 46′); Gudelj (Diaby, 83′), Wendel, Bruno Fernandes; Raphinha, Nani e Bas Dost
Suplentes não utilizados: Salin, Miguel Luís, Jovane Cabral e Luiz Phellype
Treinador: Marcel Keizer
Golos: Fernando Andrade (79′) e Bas Dost (90+2′, g.p.)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Corona (25′), André Pinto (29′), Acuña (35′), Nani (45′), Felipe (45′), Ristovski (66′), Óliver Torres (68′), Petrovic (86′), Marega (90+3′), Bruno Fernandes (90+5′) e Renan Ribeiro (90+6′)
27 Janeiro, 2019 at 8:59
Spooooooorting!!!!
27 Janeiro, 2019 at 9:02
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
27 Janeiro, 2019 at 9:06
Esta já é nossa!!! Abraço a todos os Sportinguistas!!
27 Janeiro, 2019 at 9:08
Para a malta que desvaloriza(ou) esta competição acredito que não sintam a mesma alegria que eu senti.
A verdade é que nós, pela seca de títulos que atravessamos, ou míngua, vá lá, não nos podemos dar ao luxo de desvalorizar esta conquista.
Está conquista é de todos os sportinguistas, e nem vou tão longe como o brave, que estendeu um especial agradecimento a Bruno de Carvalho. BdC fez o que tinha de fazer, no momento de maior urgência da vida do clube, e isso nunca será esquecido. Mas o futuro está aí.
Agora a luta será por continuar com o VAR que, diga-se, a não existir e nem à final tínhamos ido. Portanto, Varandas, deixa de ser banana e abre a puta da pestana. Quando os corruptos levantarem a bandeira de “temos de acabar com o VAR” já sabes o que isso significa! Gago ou não quero que te fod@s e dês o corpo às balas.
Queria só deixar aqui 3 reflexões, que eu sou uma pessoa de muitos defeitos, nas nunca me vi como estúpido ou mal agradecido:
1/ uma palavra em primeiro para o treinador, que num momento difícil da vida particular (com a morte do sogro), não deve ter passado uns dias fáceis. Respect.
2/ uma palavra para Frederico Varandas que, quando viu um adepto a sofrer um AVC saltou a barreira em seu auxílio e prestou as primeiras manobras reanimação. Independentemente de ser uma obrigação de cada um de nós é sempre bom realçar este facto. Respect bro.
3/ uma palavra para Renan. Posso até achar que não tem, e muito dificilmente terá, o que é necessário para ser um Grande GK, mas ontem fiquei mesmo desolado quando o gajo sofreu aquele golo. Óbvio que deveria fazer melhor, mas imaginei o mundo louco sportinguista a cair em cima dele se tivessemos perdido. Ainda para mais porque se formos a ver bem não terá sido um frango assim tão grande, porque sofreu um ressalto no batatal. Merece, também por isso, ser novamente herói nos penaltys.
4/ o meu agradecimento eterno a Petrovic! Um gajo que entra a frio, para uma posição que não é a dele, que não tem os mecanismos necessários, que tem de levar com um porko por cima de nós,vê a nossa equipa completamente à deriva e… Parte o nariz mal entra… e mesmo assim levanta-se como um enorme guerreiro, troca a camisola ensaguentada e faz a exibição que faz, onde não passou nada! Respect!
5/ a azia dos do porto, verdadeiros fruteiros, foi épica e aquele gajo que agrediu com a medalha deve levar um castigo exemplar. Raça corrupta é fod@.
6/ por fim nós, adeptos, mereciamos está alegria! Esta ninguém nos tira!
PS: estou feliz mas não estou iludido, temos de jogar mais futebol, e espero que esta vitória não dê o sinal errado a Keizer que jogando assim está mais próximo do título. Vamos lá mister, começar a carburar crl, a ver se ainda apertamos os rabolhos!
27 Janeiro, 2019 at 9:21
Muito bem Sir. 100 por cento de acordo.
27 Janeiro, 2019 at 9:28
Impecavel comentario, nomeadamente as 6 referencias/”agradecimentos”
VIVA O SPORTING
27 Janeiro, 2019 at 9:53
Finalmente um bom comentário! É tão mais fácil quando se põe de lado o facciosismo e se põe o SPORTING acima de tudo ..
27 Janeiro, 2019 at 11:30
Tudo dito, não diria melhor. Só vou acrescentar uma coisa, já o ano passado contra os corruptos do norte foi preciso o VAR para não perdermos, marcaram um golo em fora de jogo e se não fosse o VAR também tínhamos ido.
Daí ter trolhas, rei da coca dos pneus e sabe-se lá mais quem gritar contra o VAR, era tão mais fácil roubar o Sporting sem isso.
27 Janeiro, 2019 at 12:08
Muito bom sir
27 Janeiro, 2019 at 12:14
O velho Sir voltou?
27 Janeiro, 2019 at 12:36
Estou contigo em tudo o que escreveste Sir!!!
Abraço de LEÃO!!!
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!!!!!!!!!
27 Janeiro, 2019 at 12:45
Grande comentário!
27 Janeiro, 2019 at 13:17
Clap clap clap!
27 Janeiro, 2019 at 13:31
Como te disse no bloco concordo com tudo menos com o ponto 5 porque nao se vai passar nada em relação a castigos.
27 Janeiro, 2019 at 14:10
+1 a 100%
27 Janeiro, 2019 at 14:20
Grande comentário Sir. Obrigado.
27 Janeiro, 2019 at 14:48
Eu não digo finalmente, digo novamente um bom comentário do Sir Bobby Robson. Posso, por vezes, (não muitas) discordar de algumas coisas que dis ou até mais do ênfse que coloca em alguma coisas que diz. Mas reconheço-lhe, no mínimo 2 coisas que são essenciais: 1º que naquilo que afirma nunca, mas nunca , deseja o mal do Nosso Sporting, que, na maior parte dad vezes procura ser justo e fundamentar com factosou raciocínios lógicos as suasposições/opiniões.
Obrigado Sir. Gosto de debater o nosso Sporting, sempre que esse debate é feito co equilíbrio.
SL
27 Janeiro, 2019 at 15:18
Comentário à Leão! É isto tudo.
27 Janeiro, 2019 at 9:09
Chegado às 5h30 da manhã… acordado às 7h30… 2 horas de sono… em Braga, abracei tudo e todos, com as lágrimas nos olhos… não pelo que é a taça da liga… sim pelo Sporting… juntos seríamos imparáveis… nunca dividem…
Pelo nosso Sporting… TUDO!!
(Excelente posta Cherba!!)
27 Janeiro, 2019 at 9:29
Só mais uma coisa… nojento o comportamento do Sergio Conceicao que ao “salta sergio” em tom de gozo dos adeptos ‘mandou a medalha para a bancada, voltou se para os jogadores com “vamos embora” e deixou ameaças… confesso que era um homem que até nutria alguma simpatia… comportamento nojento também de um enorme jogador, brahimi, que desceu as escadas a cuspir prococadamente para o chão…
27 Janeiro, 2019 at 9:54
Quantos de nós conseguimos ignorar as provocações dos adversários após perdermos um jogo que estava aparentemente nas nossas mãos? Pois….
27 Janeiro, 2019 at 10:05
Sebastião,
Responder a provocações de colegas, profissionais do ramo eu percebo… de adeptos nunca, porque somos nós a essência do futebol….
27 Janeiro, 2019 at 14:01
Entendo a tua perspectiva, mas sendo a adeptos do clube rival…
27 Janeiro, 2019 at 23:38
Diz isso ao Cantoná… 😉
27 Janeiro, 2019 at 11:55
O comportamento do Conaceição é sempre igual…nas derrotas.
27 Janeiro, 2019 at 15:25
O Sérgio Conceição conseguiu transformar o “ganhámos nós mas se têm ganho eles também era bem ganho”, em “FDP foram bem encavados”, ao não saúdar os campeões. Mostrou que não está ao nível de uma final entre duas grandes instituições. Um bom domingo para ele.
27 Janeiro, 2019 at 9:16
@cherba,
A tua crónica é excelente como sempre, nas discordo saudavelmente de uma coisa:
– em momento algum, num jogo Sporting vs Porto (ou Benfica) poderemos encarnar o papel de underdog. Essa merda é encarnar um espírito bananinha que já aqui tem sido muito focado.
Vê lá isso!
De resto siga! Descansar que vem aí batalhas tão ou mais importantes
27 Janeiro, 2019 at 12:41
E mais um detalhe … Como vem sendo hábito, de há uns anos para cá, o SCP teve menos dias de descanso do que o adversário antes da final da prova … E eramos os detentores da mesma … Senão, creio que nem dias de descanso nos dariam …
ISto é tudo preparado ao “pormenor” … MAs, masi uma vez FODERAM-SE!
Viva o SCP!
27 Janeiro, 2019 at 14:53
Sir, permite-me discordar, uma vez que acho que o Cherba se refere ao antes e, sobretudo, ao durante e, aí, (tenho de estar de acordo com ele= … é só focar e apoiar. Já no pós, concordo contigo, é analisar, e apontar o que esteve muito bem, bem, menos bem e mal: chama-se a isso isso escrutínio e é um DEVER de todod snós, pelo menos dos que somos sócios.
Um abraço e saudações leoninas.
27 Janeiro, 2019 at 9:19
Desculpas pela intromissão.
Parabéns!
Ao nosso ETERNO SPORTING pela importante vitória.
A ti pelo texto arrebatador.
Um beijo para a tua menina.
PS – SC mostrou bem o que verdadeiramente é.
27 Janeiro, 2019 at 9:28
Belissima crónica, Cherba, fiel ao que nos foi dado ver. Muito superiores e sólidos na primeira parte, estoirámos na segunda, também à base de muito nariz partido, mas após o infortúnio do Renan, fomos capazes de ir de novo à luta e encostar o Porko às cordas.
Foi essa atitude que nos fez merecer ser felizes e conquistar de novo este troféu. Contra tudo e contra todos. Benfic@ A, benfica B e Porkos profundamente aziados e com total mau perder. Aqui se vê que nós não contávamos mesmo para o totobola. Melhor, assim é mais saboroso.
Claro que tentarão acabar com o VAR, a justiça não interessa ao lodo que é o futebol tuga. Que demos tudo na sua defesa, pois vale títulos.
Um grande domingo para todos e aqui segue o meu grito de Spooooooooooooooooooooorting!
27 Janeiro, 2019 at 14:56
Kadechima, no contra tudo e contra todos, esqueceste o batalhão incontável de cartilhados da Comunicação (anti)Social, os apitadeiros e respectivos auxiliares (ou deveria ter dito os padres e respectivos sacristãos?) eos dirigentes deste nosso muito triste futebol tuga.
SL
27 Janeiro, 2019 at 9:34
Coates foi o melhor em campo e é o meu jogador favorito (sei que isto de ter favoritos é à puto mas não consigo evitar).
Petrovic é feito de boa fibra. Ristovsky também. Tenho pena que o lateral direito não ofereça tecnicamente o que a equipa precisa.
Espero que passando este ciclo complicado tenhamos oportunidade de ver os putos em campo. Jovane, Miguel Luís e Geraldes estavam felizes a festejar. Têm de jogar!
Dost marcou um penalty exemplar (o primeiro claro) numa altura em que só quem tem tomates assume. Eu acho que devia ser Bruno Fernandes a assumir sempre mas ontem Dost foi fantástico.
Bruno Fernandes é o melhor jogador do campeonato.
Nani é um super heroi. Espero que ele é varandas mantenham a relação profissional e cada um faça o que sabe e deve pelo clube.
Os azeiteiros enfiaram a viola no saco. Mau perder habitual ainda por cima quase a jogarem em casa. Tenho a secreta esperança de ganhar o campeonato no último jogo no dragão. Seria épico.
Viva o Sporting! Somos gigantes!
27 Janeiro, 2019 at 12:20
El Patron.
27 Janeiro, 2019 at 15:07
“Tenho a secreta esperança de ganhar o campeonato no último jogo no dragão. Seria épico.” (Ireland Time dixit)
Eu diria que ere suficientemente épico para alguns tasqueiros irmos à Irlanda comemorar com umas boas Guiness ou com um Bushmills 21 anos.
Que tal?
Saudações leoninas
27 Janeiro, 2019 at 9:39
Muito feliz com a vitória, especialmente contra um clube de porcos corruptos. Sou Sportinguista de Matosinhos, sei bem o que é conviver com aquela gente, que a partir do momento que se fala de futebol perdem os valores!
Sérgio Conceição – outro porco malcriado. Saído do Felgueiras vem para o meu Leça. Puto com potencial emprestado pelo Porto. Chega e não joga, tem de respeitar e ganhar o lugar… insulta o treinador e é logo encostado por indisciplina. Porco e malcriado desde sempre.
Clube corrupto desde sempre. Fez-nos mais mal que o carnide se considerarmos os últimos 40 anos. E sempre a aproveitar-se do facto de nos sempre focarmos a nossa luta nos rabolhos.
São aqueles falsos que nos espetam a faca nas costas quando olhamos para o outro lado.
Soube pela vida.
Agora é ganhar lugar a lugar no campeonato!
27 Janeiro, 2019 at 12:43
Tudo VERDADE!!!
Viva o SCP!
27 Janeiro, 2019 at 9:42
Pior do que abandonar o terreno de jogo numa clara falta de respeito e educação é fazer-se de parvo na conferência de imprensa.
Sérgio Conceição, há coisas que um gajo caga de alto, outras nunca esquece. Aconteceu com Jesus (limpinho limpinho entre outras) e barrotes (cebolada e gozar com atletas sérios praticantes de natação). Não vou esquecer estas palavras deste azeiteiro de merda. Sabe ganhar (há quem não saiba…) mas não sabe perder. É um merdas que se não tivesse a sorte de estar no clube onde está nunca faria (nem vai fazer quando abandonar o cargo actual) nada como treinador. Nem no Braga atingiu os mínimos.
27 Janeiro, 2019 at 10:49
Só uma correção, ele nem ganhar sabe, é uma merda de homem, as gentes de Nantes q o digam…
27 Janeiro, 2019 at 11:37
É um merdas e sempre o foi. Como treinador é também mediano, ganha o que ganhar por estar onde estar e jogar num campeonato de merda e corrupto de alto a baixo. É outro ceboladas que assim que sair de Portugal faz 0 a não ser que vá para as arábias onde são todos cegos e quem tem um olho é rei.
27 Janeiro, 2019 at 9:45
O jogo em 3 actos
– A melhor primeira parte da Época do ponto de vista táctico com destaque individual do Gudelj.
– Segunda parte com superioridade do FCPorco e a sorte a bater-nos à porta depois do PERU do Renan espírito de sacrifício da equipa onde o exemplo máximo é Petrovic.
– Maior competência mais uma vez na marcação dos pênaltis.
INCHEM LAMPIÕES RABOLHOS, FRUTEIROS E BRAGUILHEIROS
É NOSSA É NOSSA É NOSSA
SPORTINGGGG
SPORTINGGGG
SPORTINGGGG
SPORTINGGGG
27 Janeiro, 2019 at 9:46
Excelente cronica do Cherba e excelente comentario do Boby Robson com quem raramente estou de acordo.
O que foi mesmo importante para mim foi ver uma verdadeira equipa em campo com uma entrega e vontade extraordinarias .
Ontem voltei a sentir que a nossa divisa:
Esforço dedicaçao devoçao e gloria esta de volta .
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING !
27 Janeiro, 2019 at 9:46
a cronica resume tudo o que se passou, apenas alguns pontos
– nao sei se alguem assistiu ao pos jogo, mas na Sporttv estiveram a entrevistar o Keizer e ele disse algo interessante: que a equipa pode ter o seu modelo de jogo, mas que ele já percebeu que as equipas portuguesas são bem organizadas e em especial quando jogam em casa causam muitas dificuldades, logo a equipa dentro do seu modelo de jogo adapta-se ao que o adversario apresenta(um bocado na base do que o adjunto tinha dito na CI de antevisao)
– o Renam ali pelo meio foi ao flash e uma das perguntas que o jornalista lhe fez foi se o lance do golo o tinha afectado e ele deu uma explicaçao tecnica do que aconteceu: ao perceber no ressalto do relvado ele deu um passo em frente para tentar blocar a bola, porque percebeu que se nao o fizesse a bola passava.
– basicamente para 4f vamos ter pessoal com mascara a jogar, porque o Petrovic vai ter de jogar e vamos ver se o andre pinto tambem.
27 Janeiro, 2019 at 9:47
Bom dia, mundo Sportinguista.
Excelente crónica, cherba.
Os teus leitores é que ontem viram outro jogo. Não havia um jogador que prestasse. Tudo pinos. O Renan? E o Keizer? Bela merda! 😀
27 Janeiro, 2019 at 9:52
eu desta vez nao li os 900 e tal comentarios do bloco, mas os durante o jogo devem ter sido os do estilo habitual, a criticar os jogadores,treinador, susbitutiçoes, passes falhados
27 Janeiro, 2019 at 10:04
O Sr. Riga se não leu, e queria botar faladura, deveria ter lido.
Isso assim dito é só atirar merda para o ventilador.
27 Janeiro, 2019 at 12:24
Tive curiosidade de já hoje espreitar os comentários no golo do porto.
Uma coisa é um ‘fdx’ ou um ‘pó caralho’… outra é de filho da puta para cima. Pobre Renan.
27 Janeiro, 2019 at 13:03
Sim eu li também. E não concordo, claro.
Já fiz o mesmo com o Gudelj, que ontem até se safou minimamente (embora não tenha, evidentemente, condições para ser titular).
Mas na verdade foram quê 4/5 comentários + 2/3 dos pinos. Não reflete o que é ou pensam os tasqueiros.
E sum, um “fdx, manco do crl” não é insulto aqui na Tasca 😀
27 Janeiro, 2019 at 15:22
Desculpa Sir Bobby, mas foram muito mais. Eu senti-me forçado a intervir em 2 ou 3 deles . porque já me estava a enjoar. Foram dezenas deles, particularmente na 2ª parte. mas já vinha da 1ª: foi sobre o Gudelj, o Nani, o Acuña, a substituição do Acuña, o André Pinto, a substituição do André Pinto, o Petrovic, o Gudelj, o Bruno Fernandes, o Keiser e as substituições tardias (aos 55m já tinha feito 2). o Keiser e a falta de ambição, os jogadores e a falta de pernas, a falta de pernas e a falta de rotação ( se para eles os 11 que não são rodados são pinos – incluindo um jogador que em pouco mais de 2 anos já tem quase 100 golos marcados – sempre gostava de saber como se faria essa rotação?
Vai reler os comentários até a página 12 ou 13 e, depois compara alguns com o pós-penaltis. O Contorcionismo do Miguel, por exemplo, foi hilariante de tão escandaloso.
É precisa muita paciência.
SL
27 Janeiro, 2019 at 16:41
Álvaro, se assim foi… Eu li muitos, não todos, e fiquei com essa impressão.
Esse facto que apontava ao Miguel é engraçado. O coitado baralha-se a ele próprio. Eu raramente leio, confesso, não por concordar ou não, nas sim porque é uma perda de tempo.
Abraço Leonino!
27 Janeiro, 2019 at 16:44
4 ou 5 comentários? A página 7 dava vômitos quando se lia.
SL
27 Janeiro, 2019 at 9:59
Ate houve quem chamasse o Dost de pino quando ele marcou…
27 Janeiro, 2019 at 10:42
Infelizmente foi isso…
Desde o Renan frangueiro… esquecendo a prestação frente ao Braga ou que Keizer é um m**da e que deveria ir embora… a conversa dos bananinhas, que no tempo da outra senhora é que era bom, etc…um role de críticas, do início ao fim do jogo… há esquecia-me dos insultos ao nosso melhor jogador – Bruno Fernandes. Sempre a lutar, sempre a tentar fazer o melhor…
27 Janeiro, 2019 at 10:56
Esqueces-te da pérola a referir que o Varandas viu o adepto com uma crise cardiaca, mas não viu o Piccini lesionado na Madeira…
27 Janeiro, 2019 at 15:51
Na madeira esteve muito mal e propositadamente…
Pormaiores…
27 Janeiro, 2019 at 16:32
Propositadamente? Quem és tu para o afirmar peremptoriamente? Que provas tens? Quem te garante que a decisão de o pôr a jogar foi do Varandas?
27 Janeiro, 2019 at 11:01
Maria o q aqui li dava para deprimir “meio mundo”.::
27 Janeiro, 2019 at 15:13
Tens toda a razão Maria!
Mas o mais engraçado foi perceber que alguns dos mais cáusticos durante o jogo eram dos mais festivos após os penaltis.
Não lhes retiro o direito à festa se, de facto, são sportinguistas.
Mas se querem festejar com coerência, devem conter as depreciações durante o jogo.
Parecia um concurso de escárnio e maldizer até ao minuto 92.!!!!
SL
27 Janeiro, 2019 at 15:40
Penso que o pessoal critica como uma forma de expiar os medos, no fundo pensam que ao criticar e insultar vão dar sorte.
No ano passado o WC era o caralho do preto que andava a diesel, mas quando criava um golo era o grande capitão.
SL
28 Janeiro, 2019 at 0:16
Para mim sempre foi uma m…
27 Janeiro, 2019 at 9:54
Adormecer com o coração descontrolado de tanta emoção e acordar com um sorriso.
SPOOOORRITINNNGGGG!
27 Janeiro, 2019 at 9:55
Parabéns Sporting , grande vitória , nojento comportamento do adversário , nada de novo são mesmo assim eles e os outros , Sporting é contra esta gente que temos que lidar e lutar .
Os jogadores foram bravos parabéns , mantenham esta atitude competitiva pois qualidade não falta !
27 Janeiro, 2019 at 10:01
Mais uma excelente crónica.
Muito mais que uma Taça para o museu, que sirva para galvanizar, soldar , fortalecer a mentalidade da equipa.
Grande caracter de Petrovic.
Todos deram o máximo, acreditaram até ao fim.
Paulinho, na sua genuina felicidade, era o rosto do sócio e adepto puro, simples, representava ali os milhões de adeptos leoninos, que sofrem, vibram, se orgulham e celebram o Sporting Sempre.
27 Janeiro, 2019 at 15:28
Pode ser que não tenha ainda visto muitas boas exibições do Petrovic, mas já vi umas 4 ou 5 de se lhe tirar o chapéu, pela entrega , pela raça, pela simplicidade de processos e pela ocupação de espaços. Ontem foi uma delas.
O que não me lembro de ter visto até agora, foi uma única exibição em que tivesse comprometido.
Mas é sempre o patinho feio. Já ontem escrevi isto: todos os adeptos tugas parecem destinar um lugar de patinho feio a um dos membros do plantel que apoiam; e ele assim fica rotulado – o Ederzito que poucos merecem.
SL
27 Janeiro, 2019 at 10:08
Grande vitória….. Grande noite….. Mais uma taça!!!
Enquanto houve pernas (só duraram 45 MIM), acuna só aguentou meia parte,o Sporting tacticamente foi mto superior ao Porto a primeira parte foi enorme…. Não tivéssemos meia dúzia de más decisões no último passe e na finalização e teríamos marcado.
Segunda parte já sem acuna, sem André, não foi possível meter velocidade, entrou diaby já em desespero.
Renan mais uma vez safou o Sporting, golo sofrido….. Teve infelicidade…. A mesma que teve o raphinha em duas ocasiões.(no golo do Porto uma desconcentração enorme….. Nunca podem deixar avancar com a bola tanto tempo sem pressão e deixarem rematar).
Ficou provado que necessitamos urgentemente de 1 central e se acuna sair 2 laterais esquerdos.
27 Janeiro, 2019 at 10:09
Bom texto Cherba! A Madost deve ter ficado euforica!
27 Janeiro, 2019 at 10:13
– a penca do Petro é uma excelente imagem de guerra…
eu não sei se conseguia jogar mais algum lance de cabeça com a penca partida.
– O capitão não treme e pisca o olho ao Felipe. “Já foste, caceteiro do caralho…”
Ora bem…
– Renan confirma debaixo dos postes… fora deles falta mais treino.
– Rafinha é striker… não é winger.
27 Janeiro, 2019 at 12:48
Raphinha é … “Inside Forward” … Ou seja, aquele extremo que joga na ala oposta ao seu pépreferido e que, por ter técnica e velocidade acima da média consegue vir para o miolo do terreno e aparecer em zonas de finalização …
27 Janeiro, 2019 at 14:15
É craque!! Sem qualquer tipo de revanchismo, vale por 2 gelsons.
27 Janeiro, 2019 at 15:32
aminhatvpifou, não foram só as disputas de lances aéreos e a s cabeçadas. Com fractura do nariz e desvio do septo nasal, até correr e respirar deve ser um enorme sacrifício. A sua entrega de ontem é merecedora do nosso eterno reconhecimento (e de muitos pedidos de desculpas) pois é esta a fibra dos que queremos LEÕES!
SL
27 Janeiro, 2019 at 10:22
Grande vitória. Grande felicidade para os Sportinguistas que vai manter-se evidenciada nos nossos sorrisos.
Muito havia para destacar do jogo, mas fico-me por aqui:
– Foi um jogou de esforço, dedicação, devoção e gloria
– O relvado estava um merda, acabou por trair o Renan no golo dos porcos.
– Petro, um dos nossos patinhos feios foi um LEÃO
– os porcos, sempre o foram e ontem mostraram-no mais um vez, pena não haver uma imagem do treinador porco a atirar a medalha para a bancada
– Nani é muito grande, não me considero mais sportinguista que ele
– será que os porcos já queimaram as camisolas que tinham preparadas para a festa??
– Depois de tudo o que nos aconteceu no final da epoca, esta vitória só foi possível porque os Sportinguistas disseram presente e continuam com o clube.
Espero que esta vitória ajude a unir ainda mais o SCP.
SL
27 Janeiro, 2019 at 10:33
Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.
Eis o Spooooorting!!!
27 Janeiro, 2019 at 10:37
Hoje é dia de rever todos os acontecimentos da final e continuar a festejar.
Um valente .I. para quem vem de pantufas meter nojo e já aconteceu neste post.
27 Janeiro, 2019 at 10:39
Duas taças da liga ganhas com quatro jogos em penalties continuam a ser duas taças da liga.
Os mal amados do Sporting mostraram ontem que são excelentes profissionais, que estão empenhados e que fazem o que se lhes pede. Talvez devamos passar a mal amados todos os outros, tipo jovane… Pode ser que os faça mais fortes e comprometidos.
O mister não impressiona.
Vamos ver o que conseguimos fazer na taça de Portugal e na liga Europa. Pelos vistos temos perfil de equipa de taça. Venham elas.
27 Janeiro, 2019 at 10:42
Fui vendo o jogo aos soluços.
Primeira parte superior. Jogamos bem mas última decisão quase sempre mal. Muita bola despejada na área sem sentido, remates sem nexo…
Segunda parte horrível. Confrangedora a forma como esta equipa perde bola atrás de bola….e o cansaço não pode servir de desculpa.
Foram leoes sem dúvida, mas temos de jogar muito mais…e agora com rotação do plantel porque este 11 esta de rastos.
Agora espero que no próximo não voltemos a ser aquela equipa ridícula.
Parabens. Mas o campeonato é que é.
conceição a ser conceição
27 Janeiro, 2019 at 10:58
Mais umas notas:
Renan não me deixa minimamente tranquilo. O golo, digam o que disserem, é um frango daqueles.
Jeff é talvez dos piores jogadores que vi jogar…n tem nada, zero.
Coates ontem muito bem, pena n estar sempre focado daquela forma.
Nani continua a mastigar o jogo…a perder bolas incríveis…a falhar decisões. …
O que fizeram a Wendell o ano passado é uma filha da put ice que n tem explicação.
27 Janeiro, 2019 at 11:01
O Jeff é mau, mas convenhamos que ontem tinha o Corona inspiradissimo pela frente, o Marega e ao lado o Petrovic…
27 Janeiro, 2019 at 11:08
E?
Não estamos a falar do Hazard ou do Messi. Quantos gajos de equipas pequenas não o fazem e com sucesso?
27 Janeiro, 2019 at 11:17
Creio que o Keizer tem treinado alguma coisa com o Jeff, especialmente as transições e a boa capacidade do Jeff subir e centrar, daí a sua dupla aposta no Jeff nestes 2 jogos…
27 Janeiro, 2019 at 11:26
De resto o que pretendo dizer é que em termos defensivos a 2.a parte foi muito exigente por tudo o que aconteceu e creio que a perspectiva de lançamento do Jeff não tinha em conta todas as condicionantes que acabaram por acontecer. Ter o Petro ao lado, um gajo que não é central e sem rotinas nenhumas na posição condicionará qualquer companheiro e fez saltar à vista ainda mais as deficiências do Jeff.
27 Janeiro, 2019 at 12:10
Rf,
Ele já jogou com inúmeros parceiros de defesa…e em 95% das vezes é o elo mais fraco.
Não se pode dar minutos a um jogador só porque ele pode fazer um cruzamento bom…em 100 tentados
Lumor não pode ser pior que este gajo…não pode. Tal como Wendell nunca foi pior que Misic…ou Esgaio que Schelotto…só uns exemplos
27 Janeiro, 2019 at 15:36
Balboa não devem ser assim tantos. Afinal o Porto é a melhor equipa europeia do momento e, nos últimos 23 jogos ganhou 21 e só empatou 2 … imagina com quem?
SL
27 Janeiro, 2019 at 10:46
Parabéns equipa! Depois de tantas contrariedades, fomos felizes. Deu muito trabalho e narizes partidos!
O porto só nos encostou na segunda parte, porque a equipa rebentou fisicamente edeixou de pressionar.
E mesmo assim, só marcou num lance infeliz do Renan.
Enquanto tivemos pernas, fomos melhores.
Uma palavra especial para Petrovic, que foi um .
27 Janeiro, 2019 at 10:46
Leão!
27 Janeiro, 2019 at 10:47
# Esta Taça da Liga, ganha ao FC Porto e ao Braga, em terreno inimigo, nunca pode ser desvalorizada
# Com o Keizer o fair-play não é uma treta, grande postura até agora
# Muito importante para mim: ver o nosso Nelson a festejar mais um título e mais um título ganho nos penáltis pelo seu guarda-redes
# Ontem nada a apontar, mesmo em caso de derrota nada a apontar, mas a equipa tem de ser sempre equipa, não pode ser equipa só nos jogos grandes, é indispensável o mesmo compromisso, foco, sacrifício, ambição e crença também nos jogos com tondelas e afins
# Preocupante a (falta de) condição física dos nossos jogadores (e volto a lembrar que os jogadores do Porto têm muito mais minutos nas pernas do que os nossos)
# Petrovic, um leão
# Enorme jogo do Wendel, a prometer grandes coisas no futuro
# Precisamos de libertar mais o Bruno Fernandes, um jogador com a qualidade dele não pode passar tanto tempo com a equipa às costas quando a equipa não tem bola
# Fizemos uma óptima primeira parte, superiores ao Porto, mas fomos atropelados no segundo tempo. Temos de jogar mais à bola
27 Janeiro, 2019 at 12:52
Concordo com muito do que escreves … No entanto quando referes que os jogadores do foicomputas têm muitos mais minutos que os nossos ?!?! Quantos jogos oficiais disputou o foicomputas e quantos disputou o SCP???
27 Janeiro, 2019 at 12:55
O problema para mim é a péssima preparação fisica dos nossos jogadores … E isso advém do inicio da época e depois da continuação até Novembro da paupérrima preparação fisica de pZeiro e seus adjuntos … O problema é RESISTÊNCIA … Os nossos jogadores não treinaram resistência no inicio da temporada (treinos mais longos e desgastantes) e agora, com a sucessão de jogos a cada 3 ou 4 dias é quase impossivel recuperar … Ainda pensei que o Keizer quando teve 2 semanas tivesse atacado logo esse problema, mas pelos vistos não …
27 Janeiro, 2019 at 14:19
Isso tudo! Má preparação desde o início de época e um mau planeamento da mesma…andámos meses a navegar à deriva!!
27 Janeiro, 2019 at 15:59
“… Ainda pensei que o Keizer quando teve 2 semanas tivesse atacado logo esse problema, mas pelos vistos não …” (Xupa-me as Peles dixit)
Que me lembre, nessas 2 semanas ele pouco tempo trabalhou com todos os jogadores porque estavam em compromissos das suas selecções. Até deu para notar melhorias nos que não foram convocados para compromissos internacionais. O Wendel foi o expoente (pena foi a lesão ao 4º ou 5º jogo.
A realidade é que não tinhas o plantel todo nessas 2 semanas e meia (faltavam-te a maior parte dos melhores) e ou bem que fazias uma nova preparação de endurance – fora do tempo – ou bem que te focavas em trabalhar técnica, táctica e mentalmente um novo modelo e uma nova filosofia de jogo.
Foi o que Keiser fez e, acho que bem!
Saudações leoninas
27 Janeiro, 2019 at 17:12
Sim, isso é bem verdade …
No entanto, os jogadores quando saiem dos clubes para as suas selecções também levam treinos dos clubes, pelo menos dos clubes profissionais a sério, para cumprirem … Aliás essa práctica é a mesma nas mais diversas modalidades …
Agora se isso acontece, ou acontecia no SCP, não sei … Espero que se tal não existisse que no presente e futuro passe a existir …
27 Janeiro, 2019 at 15:53
# Muito importante para mim: ver o nosso Nelson a festejar mais um título e mais um título ganho nos penáltis pelo seu guarda-redes
Também, achei e, por termos o Nelson, fico menos preocupado relativamente aos defeitos que o renan ainda denota. O Rui Patrício também os tinha nos primeiros anos e o Nelson soube corrigi-los, técnica e mentalmente
# Ontem nada a apontar, mesmo em caso de derrota nada a apontar, mas a equipa tem de ser sempre equipa, não pode ser equipa só nos jogos grandes, é indispensável o mesmo compromisso, foco, sacrifício, ambição e crença também nos jogos com tondelas e afins
Kovacevic, até pode ser e é verdade, mas acho que é inevitável, todas as equipas, todos os jogadores conseguem quase sempre elevar o foco e a concentração nos jogos contra grandes; e é-lhes mais difícil manter esses patamares nos jogos teoricamente mais fáceis. Estye jogo tinha o acréscimo de ser uma FINAL.
# Preocupante a (falta de) condição física dos nossos jogadores (e volto a lembrar que os jogadores do Porto têm muito mais minutos nas pernas do que os nossos)
O Porto tem só mais um jogo que o Sporting (Supertaça com Aves), mas tem a seu favor: ter tido pré época (MUITO IMPORTANTE PARA A PREPARAÇÃO E GESTÃO DOS NÍVEIS FÍSICOS); não ter tido 3 meses de Peseiro; estar a trabalhar sobre vitórias e (também muito importante, nestas circunstâncias) ter tido mais 24 horas de descanso.
# Petrovic, um leão
É um LEÃO como, mais uma vez demonstrou; mas, infelizmente, é também o patinho feio para muitos. Enfim … todos temos o nosso Éderzito!
# Fizemos uma óptima primeira parte, superiores ao Porto, mas fomos atropelados no segundo tempo. Temos de jogar mais à bola.
Bem … acho que, ontem, jogámos o que o Porto jogou e mais do que as pernas deixaram. Quando é assim, acho que não há nada que apontar
Um abraço e saudações leoninas
27 Janeiro, 2019 at 10:50
Ressaca boa.
Bom dia Sporting vencedor da Taça da liga.
27 Janeiro, 2019 at 10:55
Sporting!!!!!Muito feliz pelo nosso Sporting! Como tinha dito a uns dias atrás ninguém aqui quer que o Sporting perca nem a feijões.
No entanto muito preocupado com a nossa condição física. Espero que possamos jogar com Phellype, Doumbia, Geraldes, Luis e Jovane e ganhar! É essencial rodar!
27 Janeiro, 2019 at 11:05
É fundamental rodar em Setúbal. Miguel Luís, Xico e Jovane, nos lugares dos esgotados Wendel, Bruno e Nani. E já agora, Doumbia no lugar do Gudelj. Terão falta de rotinas, mas é necessário arriscar a rotatividade!