E antes de começarem as vergastadas eu explico-me.
Os meus melhores anos de Sportinguista devo-os a Bruno de Carvalho. Quatro anos de militância, de alegria partilhada com milhares de Sportinguistas que se uniram e encheram estádios, pavilhão, apoiaram as modalidades e deram maravilhosos exemplos de como um clube unido o Sporting pode ser imparável. Podia estar aqui, horas e horas a fio a demonstrar como com BdC a alegria e a coragem de ser do Sporting se tornou um emblema que contra tudo e contra todos (literalmente) exibia com orgulho.
O Sporting forte, que entre dentes e com a ironia dos execráveis, diziam ter de existir, estava afinal perante esses execráveis e diga-se que ninguém gostou do que viu. É que um Sporting forte, não é forte … é fortíssimo! Um clube unido, um presidente combativo, uma direcção transparente nos negócios, os negócios finalmente a renderem milhões e não tostões, um eclectismo pujante e forte, a selecção suportada pela Academia …
Tudo a contrastar com uma CS raivosa e comprada, com rivais corruptos, com sportinguistas invejosos do sucesso de alguém que os colocou finalmente fora dos lugares de decisão, que bombardearam de uma forma sistemática e contínua tudo o que fosse bom no clube, de empresários megalómanos invejosos e arredados dos negócios. Também aqui poderia estar horas a fio a demonstrar tudo o que todos sabemos.
Não fomos campeões em futebol, mas aí, tenho a dizer que isso não foi novidade nenhuma. Afinal, combatemos com armas absolutamente desiguais, como as sucessivas descobertas sobre o “modus operandi” do benfica se vai tornando mais claro e como exemplarmente o nosso Presidente da altura teve a coragem de desmascarar em directo. Não ganhar um campeonato não é e nunca foi um problema para um Sportinguista. Somos mais fortes que isso. Muito mais fortes que isso.
Tal como muitos outros sportinguistas, vivo também, a angústia de ter visto acontecer o que aconteceu em Alcochete. Tal como todos os sportinguistas tenho também a minha versão. Fomos comidos. E bem. E, se BdC tem alguma coisa a ver com aquilo nunca lhe perdoarei, mesmo devendo-lhe a ele os meus melhores anos de Sportinguismo.
Mas não posso, não consigo, dedicar a estes que agora nos dirigem, qualquer margem de manobra. Não o merecem e não a terão. Ainda para mais quando os sinais de alarme são por demais evidentes: Os negócios com comissões absurdas; as relações com o JM; a subserviência à CS; a ausência de carisma e capacidade de motivação dos Sportinguistas …. E o maior dos pecados, a total ausência de amor-próprio que coloque a imagem do Sporting e do seu Presidente perante os Sportinguistas num patamar de respeito e dignificação. Receber William Carvalho no camarote presidencial e permitir que a CS faça chacota com isso é um pecado capital.
Engolir sapos todos temos de os engolir. Muitos, muitas vezes … mas … Aqueles que durante anos andaram sistematicamente a denegrir, a questionar, a implicar, a corromper, a deturpar, não me merecem agora qualquer tipo de consideração. Escusam de a pedir. É por isso que o discurso de deixem-nos trabalhar, precisamos de tempo, não pega. Chega !!!!! Existem aqui na tasca, todos os dias, exemplos flagrantes desta desfaçatez descarada de quem não tem sequer vergonha na cara. Têm todo o direito, mas não deixa de ser de uma desfaçatez atroz.
O que é preciso é que todas as conquistas de BdC à frente do Sporting tenham continuidade. Foram muitas e são conquistas nossas e não podem cair em saco roto, no buraco em que a CS e os rivais a querem meter, remetendo-nos novamente à condição de coitadinhos. Por mais que sejam revisionistas e gostassem de meter a história na gaveta o facto é que BdC deu-nos a cheirar um bocadinho da Glória do Sporting. E eu estou esfomeado de glória, não quero e não preciso do discurso do coitadinho, do bonzinho, do educadinho e do galã, que “leva nas trombas” um dia e no outro dá a outra face como bom samaritano que é. A treta da conversa da “forma” do discurso em detrimento da discussão do conteúdo. Parecem gajos do carnide a chutar para fora as acusações de corrupção.
FV pode vir a ser um bom Presidente, mas a continuar assim, dificilmente o será. Ou descola definitivamente desta corja que se alimenta do Sporting ou será arrastado com eles. Se um dia faz voz grossa e no outro dia dá a outra face … dificilmente terá os Sportinguistas com ele.
A recente rábula em volta do vídeo árbitro é um dos maiores exemplos da desfaçatez e hipocrisia desta cambada. Uma das conquistas de BdC, sim de BdC … lembram-se de o terem chamado de maluco por se atrever a defender nos congressos de futebol organizados pelo clube e olimpicamente ignorados por todos … É ao Sporting Clube de Portugal que o vídeo árbitro existe em Portugal, mas é ao benfica e aos restantes corruptos do futebol português que se deve a incomensurável podridão que grassa na arbitragem.
Mas como é que saímos daqui. Qual é a solução para o clube. Volto ao princípio. É mais fácil dizer o que quero.
Tenho saudades de “Quatro anos de militância, de alegria partilhada com milhares de Sportinguistas que se uniram e encheram estádios, pavilhão, apoiaram as modalidades e deram maravilhosos exemplos de como um clube unido o Sporting pode ser imparável.”
Precisamos como de pão para a boca de um Presidente, de um líder, que nos traga de volta isto tudo. Que una os Sportinguistas em volta de um projecto e ideia de Clube superior ao que nos é apresentado hoje. Precisamos de um líder carismático, forte, que descole de vez dos barões que nos bastidores dominam o clube, que seja transparente nas decisões, orgulhoso do emblema que enverga e sobretudo seja capaz de perceber que a “guerra” em que o Sporting e os Sportinguistas estão metidos é uma guerra suja da qual não se sai sem sangue, suor e lágrimas. Sangue, suor e lágrimas, retrata muito melhor o que é Sporting do que o vai constando hoje em dia no nosso símbolo.
Infelizmente FV não é esse presidente. Tem um rasto de traição, que dificilmente descolará da forma como chegou a Presidente. Não é aglutinador dos sócios e adeptos.
Quem pode ser esse Presidente. Pois.
Tem de estar equidistante de todos os sócios. Não pode estar conotado com BdC e com os barões. Tem de ter carisma, tem de ser jovem, que o clube não pode morrer velho, tem de ser duro, tem de ter coragem de afrontar com inteligência os poderes podres, tem de estar preparado para ser uma besta quando calha e ser magnânimo quando for preciso, não pode tremer com as câmaras de tv, não pode pisar as linhas vermelhas que lhe impomos, tem de ter na transparência de gestão uma das bandeiras, tem de deixar de olhar o futebol como sendo o “santo graal” do clube, tem de perceber que não queremos ser iguais aos outros (corruptos e aldrabões) mas que será necessário levar tudo até ás ultimas consequências na defesa do clube, tem de perceber que muito se joga hoje nos gabinetes de advocacia e se for preciso contrate os melhores (nem que para isso desvie uns bons ME todos os anos …. Mas que porra falta muito para colocar um processo crime à SAD do Carnide por espionagem). Tem de se rodear de pessoas completamente desligadas dos outros clubes e sads. Tem de ser muita coisa e não sei mesmo quem possa ser essa pessoa e se sequer existe alguém no Universo Sportinguista que aproxime sequer de ser essa pessoa.
Mas esta solução imposta no Sporting (pesei bem a palavra imposta) não é solução de futuro. Cheira a negociata que tresanda e o clube definha a olhos vistos por falta de militância dos sócios e carisma de quem nos lidera. E não, não tem nada a ver com o futebol (onde aliás a presença de Keizer foi de facto uma pedrada no charco).
Ps. Peço desculpa pelo texto longo, mas ando farto de ler os outros e está na hora de perguntar a todos o que é que estão à espera de fazer para sairmos deste marasmo!
Ps. 2 . Escrevi isto antes da final da Taça da Liga. Não faço sequer ideia do que vai acontecer. Podemos até ganhar que isso não retira absolutamente nada ao que escrevo. O Clube não é o Futebol Profissional.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Paulo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
1 Fevereiro, 2019 at 17:51
Pois caro Paulo , em 3 2 1 , vêm aí “paulada” histerismo e outros que tais … o que foste escrever !!!!
1 Fevereiro, 2019 at 17:54
Escrevi o que acho! Afinal também tenho esse direito 😉
1 Fevereiro, 2019 at 18:01
sem duvida , todo o direito , e concordo com o que escreves .
2 Fevereiro, 2019 at 14:44
Muito bem escrito; Obrigado. SPORTING FOREVER! Vamos ver se o Dr. Bruno também tem saudades…com umas limadelas era capaz de fazer uma segunda volta de categria.
2 Fevereiro, 2019 at 18:43
Corretíssima análise.
Sublinhe-se que não tem propriamente saudades do último mandato e que procura alguém novo à imagem do primeiro mandato.
Não vá a malta de um lado desta barricada estúpida atacar o caríssimo de brunete.
1 Fevereiro, 2019 at 17:55
Por tudo o que já foi dito…… O meu presidente Bruno carvalho até q provêm o contrário…… Foi escurracado do Sporting.
Uma coisa ninguém lha tira….. Durante o seu mandato nunca vi tanto sportinguista homens e mulheres unidos em torno do nosso Sporting….. Obrigado Bruno.
1 Fevereiro, 2019 at 20:50
Isto!
1 Fevereiro, 2019 at 18:08
De BdC, nenhumas!
só do sentimento de Sportinguismo que reinou entre nós no seu primeiro mandato!
1 Fevereiro, 2019 at 18:08
10 pontos. O resto? Aguentem…
1 Fevereiro, 2019 at 18:10
Caro Paulo , na minha opinião BdC cometeu um erro capital , desvalorizou a importância do futebol profissional , isto é podemos trabalhar impecavelmente em tudo o resto , podemos vencer nas modalidades , podemos ter direção com contas transparentes , podemos tudo e mais alguma coisa , mas qualquer direção do SCP que não seja competente no futebol profissional ! esqueçam , não vale a pena , aquilo que os Sportinguistas se deviam questionar é como é que o SCP pode competir , ser competente na liga portuguesa de futebol ? com 2 fatores que fazem toda a diferença
1 – com a corrupção / mafia que controla o futebol em Portugal
2 – com a mentalidade do Sportinguista , do adepto do SCP comum
1 Fevereiro, 2019 at 18:13
não vale a pena dizeram para mudar de clube …
1 Fevereiro, 2019 at 18:15
BdC fez e tentou colocar o nível de exigência que frutos deu nas modalidades no futebol profissional, tarefa mais dificil devido a décadas de deboche e laxismo.
Tarefa essa que se tornou impossível qd os adeptos preferiram as voltas olimpicas dos jogadores pagos a peso de ouro para ganhar um qualquer…….Paços de Ferreira.
1 Fevereiro, 2019 at 18:19
pois , sem duvida
1 Fevereiro, 2019 at 18:23
Muito bem. É isso que muitos não perceberam nem percebem. Nesse dia voltaram a dizer aos jogadores, façam o que vos apetecer. Vocês é que mandam nesta merda toda. São os maiores.
1 Fevereiro, 2019 at 18:22
Eu julgo que não desvalorizou. E tirando as asneiras nas contratações, que todos fazem aliás, pois é impossível acertar sempre numa contratação, as questões relativas às clausulas (outra inovação que lhe valeu abertura de telejornais … Lembram-se) , as comissões com os empresários, os treinadores escolhidos (sim eu sei), e outras pequenas coisas entre as quais o aopio que conseguiu para a equipa de futebol, não é de somenos.
Quanto às tuas perguntas. A primeira é protestar, protestar, protestar. FV teve a primeira amostra de que o sistema continua e espero que tenha percebido que não é fazendo o papel de bonzinho que lhe darão crédito. Não é.
Tem de se apresentar queixas. Tem de se apontar o dedo. Tem de se levar as coisas que se sabem até às ultimas consequências. Não é com editoriais para consumo interno, escritos nos gabinetes das empresas de comunicação, que se chega lá.
Quanto á mentalidade de Sportinguista. Por acaso acho que somos únicos. Mas para o lado certo. Mil x sportinguista e honesto que corrupto.
1 Fevereiro, 2019 at 18:28
ok , estamos de acordo , Sportinguista e honesto , sem duvida , agora a questão é como Vencer em Portugal ? não queremos vencer em Inglaterra nem em Espanha , queremos vencer em Portugal ! onde as coisas são como são .
1 Fevereiro, 2019 at 20:11
Como é que ele desvalorizou o futebol se conseguiu investir tanto?
1 Fevereiro, 2019 at 18:13
Sobre Bruno de Carvalho o que posso dizer é que sempre que foi a eleições para presidente votei nele. Nestas últimas eleições não foi, mas também não votaria nele.
Fez muita coisa boa (reergueu completamente o clube a vários níveis), mas os últimos meses entrou em auto destruição. Demasiadas provas que não estava bem psicologicamente. Infelizmente. E não posso permitir que o BC do 2º mandato destruísse o que de tão bom BC tinha feito no 1º mandato. O primeiro mandato foi o que melhor que vi de um presidente do Sporting. O 2º foi bastante mau.
Sempre disse que seria presidente para vários anos mas enganei-me.
Serei Sportinguista com o presidente A, B ou C e com o treinador D, E ou F.
1 Fevereiro, 2019 at 18:17
Grande posta Paulo, tal como tu, também vivi os melhores anos de Sporting com o BdC, e já vi o Sporting ser campeão 2 vezes. Não o isento de culpas naquilo que se passou, acho que aquela cabeça deu o berro com tanto ataque que lhe fizeram dentro e fora do clube.
Aquilo que temo agora, é que mesmo que exista um gajo como tu descreves entre os Sportinguistas, e depois de ver o que aconteceu ao bdc, que vá por a cabeça no cepo?
O BdC deu cabo da vida dele, o que recebe em troca? Revisionismo e ingratidão.
1 Fevereiro, 2019 at 18:18
por falar em BdC e suas lutas
pelos vistos o Ristovski sempre já fala português , pelos vistos ofendeu o malheiro com um ‘Para o c******’ , Ristovski então isso são maneiras , pensas que equipas de azul e branco ou vermelho ?
1 Fevereiro, 2019 at 18:21
Eu sou e serei sportinguista. Independentemente de quem esteja à frente dos destinos do clube, ou do rumo que o clube possa vir a tomar. Em mim, é o que mais se assemelha a uma religião.
Achei o segundo mandato de BdC um desastre.
Mas não tenho dúvidas que me revejo no sentimento do Paulo acerca de militância, orgulho em ser Sporting, sentir a força do Sporting… Esses sentimentos, pelo menos em força, foi com BdC que senti.
1 Fevereiro, 2019 at 18:21
Paulo,
creio que qualquer um de nós não abdicaria do lado emocional que a chegada de Bruno de Carvalho veio reforçar, ainda par numa altura em que o clube estava a boiar numa frigideira com óleo de anos de frituras.
E muito do que escreves está, obviamente, certo.
Mas, permite-me colocar-te (a ti e a todos) outra questão: tu escreves «está na hora de perguntar a todos o que é que estão à espera de fazer para sairmos deste marasmo!» e eu deixou outra interrogação no ar: «o que estão dispostos a fazer para aceitar que essa página está escrita e virada e concentrarem forças em ajudar a que esse legado não se perca?»
1 Fevereiro, 2019 at 18:30
Para dizer a verdade não sei. FV está demasiado colado ao que aconteceu. Tão colado, mas tão colado, demasiado colado.
Eu o que estou disposto a fazer é ser critico, com elevação, mas critico e duro. Não preciso de ter votado em FV para o respeitar. Ainda por cima, ele é tb responsável por muitas coisas boas no futebol profissional do Sporting.
A página BdC está virada. Aceito. Virada á bruta e com muitas histórias mal contadas e acima de tudo ficamos com aquela sensação que o clube foi assaltado.
FV tem muito que fazer para ultrapassar essa imagem. E para te dizer o que já vi nào me agrada. O que BdC tinha de impulsivo, FV tem de mecânico, trabalhado pelo gabinete de comunicacção.
1 Fevereiro, 2019 at 18:37
A pag de BdC não está nem estará virada.
O que aconteceu e da maneira como aconteceu, com Fivelas metido até ao pescoço no que aconteceu na Academica, nunca deixará de pairar nos corredores de Alvalade.
1 Fevereiro, 2019 at 18:39
se o gajo estiver à espera deste gabinete de comunicação, está desgraçado…
claro que aconteceu tudo ao contrário. Claro que o “luto” seria diferente caso tivesse existido uma derrota nas urnas. Mas isso obriga a esquecer que entre cigarradas elecrónicas e fiveladas existe algo chamado Sporting? Isso justifica pingar a cueca, como muito boa gente pinga, de cada vez que uma vitória ou uma derrota permitem alimentar a retórica de que isto ia lá era antes ou isto agora é que está bem?
1 Fevereiro, 2019 at 19:27
Bolas, mas ainda não percebeste que é precisamente o Sporting que preocupa quem critica o que aconteceu e quem lá está agora?
1 Fevereiro, 2019 at 20:21
A comunicação do SCP e completamente inexiste e ineficaz… uma verdadeira vergonha em plena modernidade (com tanta realidade viciada por aí)… Esta direção está a demonstrar ser incompetente, isso é factual já!
1 Fevereiro, 2019 at 19:49
Totalmente de acordo. Fv fez parte do problema, e só num clube de mentecaptos como o nosso é que conseguiria ser eleito presidente.
Agora é esperar sem desesperar pela sua saida. Vai acontecer no final do mandato pois os sinais de incompetência já são demasiado visíveis. Veremos em que estado vamos estar para nos reerguermos de novo.
Z
1 Fevereiro, 2019 at 20:24
Na mouche!
2 Fevereiro, 2019 at 23:30
Vamos ver é se, antes de ir embora, não entrega a maioria da SAD aos gajos da Holdimo que o colocaram na presidência, pois se isso acontecer, o próximo presidente, por muito bom que seja, não irá riscar nada.
1 Fevereiro, 2019 at 20:00
No fundo o que dizes é que sentes que te assaltaram a casa e agora tens que conviver dentro dela com um dos ladrões, todos os dias!!
1 Fevereiro, 2019 at 20:58
Boa analogia.
1 Fevereiro, 2019 at 20:18
O futuro chama-se Joao Benedito, ja o era e agora cada vez mais!
1 Fevereiro, 2019 at 21:02
Não sei bem quem é o João Benedito. Acho que ele também não sabia bem quem era nas últimas eleições… vamos ver se ele se descobre.
Z
1 Fevereiro, 2019 at 21:40
Não sei. Quando escrevi, hesitei ali no “jovem” porque pensei logo que fariam essa analogia.
Não conheço Benedito … mas sim pelo menos é jovem.
Não sei se isso é suficiente para ser diferente.
1 Fevereiro, 2019 at 21:44
Se largar o lastro que o acompanha?
Pode ser.
Mas eu duvido que consiga largar.
Eu duvido que ele tenha noção de que se trata de lastro, sequer.
É outro político. Seca, foda-se.
2 Fevereiro, 2019 at 23:34
Confesso que João Benedito não me inspira muita confiança. Oxalá esteja enganado.
1 Fevereiro, 2019 at 20:22
O futuro ja o era e agora ainda mais se personifica em Joao Benedito!
2 Fevereiro, 2019 at 13:57
João Benedito será o próximo presidente do Sporting. É o seu destino. É o mais próximo da tal terceira via que tanto se falou.
1 Fevereiro, 2019 at 18:31
O problema é que, para muitos, a página ainda não está escrita, pela forma como tudo decorreu.
Até aí considero que BdC teve algumas culpas. Penso que após o ataque à academia, face a toda a insatisfação e toda a dúvida, deveria ter antecipado eleições.
É a minha opinião.
Em relação ao que podemos fazer… O líder tem uma importância extraordinária, pois um líder que consiga ter a capacidade de mobilizar tem um grande poder. Infelizmente acredito que Varandas não tenha essa capacidade. Uma boa parte dos sócios (e adeptos) não confia no Varandas. É a minha perspectiva segundo aqueles com quem convivo
1 Fevereiro, 2019 at 18:32
Caro Cherba , para que se siga em frente e se vire a página é preciso perceber o que se passou , a história tem que ser contada , sem história não há futuro
1 Fevereiro, 2019 at 18:40
acontece que a história também não se compadece com paragens onde esperamos pelo passado para avançar. Menos ainda, boicotando esse imperativo avançar
1 Fevereiro, 2019 at 18:44
certo , mas sem historia o risco de se cometerem os mesmos erros é muito grande
1 Fevereiro, 2019 at 18:47
isso é válido, também, para quem está na cadeira
1 Fevereiro, 2019 at 18:43
Eu estou mais que disposto a deixar ‘morrer’ BdC.
Mas com honestidade, por favor.
Hoje é dia de listas…
1º
Investigar e punir Álvaro Sobrinho acerca da sua actuação na destituição
2º
Investigar Marta Soares e puni-lo de acordo com o que fez. O mesmo para toda a CG. Eles sabem o que fizeram e nós devemos responsabilizá-los por isso.
3º
Novas eleições (pois, é chato).
E preciso de caras novas porque as actuais estão manchadas pela convivência na golpada.
Para começar pode ser isto.
Depois vai-se vendo como corre.
Agora passar um paninho por cima da golpada e não haver consequências?
Nunca. Tem de haver sangue.
De resto, vamos a isso porque tenho de poder olhar para o meu miúdo e não ter vergonha do que é o Sporting actual.
1 Fevereiro, 2019 at 19:10
Num mundo ideal…era isso!! Mas neste…
1 Fevereiro, 2019 at 20:29
Claro. Estamos a falar do Sporting.
Tudo isto é utópico.
Já agora:
Não apaguem presidentes dos videos, ok?
É o tipo de coisas que me faz desejar que se espetem contra uma parede a 300kmh.
Até podem ser um bocado aldrabões e até podem ser um bocado ladrões mas tentem cumprir os mínimos de lisura.
Ninguém gosta de ser feito de parvo.
1 Fevereiro, 2019 at 23:31
Isto
1 Fevereiro, 2019 at 22:11
Cherba não se pode compactuar com um problema de fundo que se chama falta de legitimidade . Que para muitos existe e que não pode ser ignorado . E que os impede de fechar os olhos mesmo que quisessem em nome do superior interesse do clube quando a sua frente estão precisamente os beneficiários dessa falta de legitimidade . Está e a revolta de fundo . E não se esqueça que as instituições não são eternas . Nascem
Vivem e morrem . Elas são o que os seus forem capazes de fazer por elas
1 Fevereiro, 2019 at 18:22
Um Presidente do Sporting terá de ser sempre muito mais do que um Presidente.
BdC conseguiu sê-lo e terá sempre o meu respeito e admiração.
1 Fevereiro, 2019 at 18:23
No fundo todos queremos e desejamos alguém com o lado bom de Bruno de Carvalho.
Continua-me a irritar que tivesse conseguido com que o quisesse ver pelas costas!
Tinha tudo para dar certo, e não foram os outros, foi mesmo ele que fez merda, como já o reconheceu. Que pena!
1 Fevereiro, 2019 at 18:25
Não sei porque não se há-de escrever o que se pensa e se sente…
Se o fizerem sem agressividade e respeitando os outros…tudo legitimo…
Já o disse muitas vezes…:
Conheço pessoalmente BC, muito antes de ser Presidente do Sporting…
Muitas vezes vi jogos do Sporting ao lado, ou perto dele…
Quando pela primeira vez foi a eleições não votei nele…
Quando foi eleito pela primeira vez…também votei noutro…
Mas depois do seu 1º mandato e apesar de ter feito muita coisa com que discordei…e a maneira como “fazia a sua comunicação”…apesar de tudo isso…
O que de bom e positivo fez…levou a que votasse nele…
Não votei para que fosse destituído…
Mas embora agradecendo-lhe o que de bom fez pelo Clube…
Achei que se deveria ter afastado em vez de manter “a guerra” que manteve…
Se um dia voltar a candidatar-se…
Não é certo que vote nele…(entretanto correu muita água por debaixo das pontes…)
Não acredito que ele tenha responsabilidades no “ataque” à Academia…mas acho que se excedeu um pouco (ou mesmo muito…) no período que antecedeu “aquela catástrofe…”
Presentemente (embora tenha votado em Benedito…), o meu apoio vai para o actual Presidente…pois ele é actualmente o Presidente do Sporting…
E o Sporting “é mesmo o meu grande amor”…
Por isso e pela minha parte “aceito” o “post” do nosso companheiro Paulo, a quem reconheço todo o direito e “dizer de sua justiça…”
SL
1 Fevereiro, 2019 at 18:25
Para quem tiver saudades do homem, BDC , tem a 15 de Fevereiro o lançamento do livro. Força!
Saudades do sentimento de Sporting! Sentimento no qual vivemos intensamente. Soube despertar nos adeptos a verdadeira uniao. O melhor de BDC dificilmente sera igualado.
Pena que o seu pior, fosse tao mau! NUNCA lhe vou perdoar e felizmente a grande maioria pensa como eu, tee destruído tudo o que de muito bom conseguiu.
Deixou uma divisão de adeptos como nunca antes tinha havido! Ultrapassou limites.
Felizmente para o Sporting não mais voltará! Para o bem do clube espero que Varandas e quem lhe seguir consiga dar seguimento ao bom que ele fez.
1 Fevereiro, 2019 at 18:31
Estás enganado, BdC não dividiu nada nem ninguém.
O SCP sempre foi um saco de gatos e de mamões, o resto do pessoal é que andava adormecido. BdC fez sim foi mostrar de uma vez por todas que aquilo dos “melhores adeptos do mundo” é uma grande mentira. BdC “obrigou” uma boa falange de adeptos merdosos a dar a cara, isso sim. Os croquettes já sabiamos quem eram…. faltavam os outros, e desses outros temos mesmo muitos.
BdC não dividiu ninguém, tirou foi a mascara a todos.
4 Fevereiro, 2019 at 10:40
Antes de ler a sua resposta, estava precisamente a pensar nisso!!
Foi tal e qual o que aconteceu e foram esses, a quem a máscara caiu, que contribuíram grandemente para esse segundo mandato…
1 Fevereiro, 2019 at 19:47
O melhor de BDC dificilmente será igualado, já o pior….
1 Fevereiro, 2019 at 19:51
Olha! Grande frase!
Z
1 Fevereiro, 2019 at 20:17
O facto de haver mais indignação desta gente por BdC ser politicamente incorreto do que o Varandas fazer doações ao Mendes, sentar-se ao lado William e ir refugar o Ilori, é a perfeita definição do bananismo sportinguista.
Mas por que princípios se rege esta gente?
1 Fevereiro, 2019 at 20:31
Nenhuns.
Mero constrangimento social.
Pode parecer pouco, pode parecer estúpido, até, mas uma grande parte das elites só queria o alívio de não ter BdC a ser falado todos os dias pela CS rabolha (que é toda a CS em Portugal).
1 Fevereiro, 2019 at 21:07
Eu acho que era mais pelo facto dos amigos e conhecidos os confrontarem pelo que BdC dizia
1 Fevereiro, 2019 at 21:17
Sim, certo.
Na versão polida eu gosto de chamar a esse fenómeno constrangimento social.
Mas… Aqui para nós?
É só deixarem de ser uns coninhas mansos e enfrentarem o país lampiânico que temos.
Se não o enfrentarmos ele nunca mudará e serão eles a escrever a história.
1 Fevereiro, 2019 at 21:25
Claro, mas o problema é que muitos dos sócios não estão preparados para isso, a classe alta dos nossos sócios malharam no BdC desde o início, tem os seus tachinhos à custa do sistema, e não estou a falar do sistema no futebol estou a falar de algo muito maior, e então não convém levantar ondas.
1 Fevereiro, 2019 at 21:29
Em alguns casos nem precisam de ter tachos.
É mesmo aquele ‘horror’ ao povo. Elitismo e falta de empatia pura.
Acham-se superiores e não admitem revoltas.
Já o Sylvian falava da banalidade do mal.
São as pequenas coisas…
1 Fevereiro, 2019 at 21:38
Acho que o que mais lhes custou engolir, foi um plebe conseguir ter sucesso no Sporting e eles não.
1 Fevereiro, 2019 at 21:50
Não sei bem se isso foi o que lhes custou mais.
É capaz de ter sido mesmo a questão da forma e do estrato social.
Tens uma mulher-a-dias que, de repente, diz para saires de tua casa e voltar na 2ª feira para iniciar o serviço que ela tinha antes!
É uma reviravolta brutal para estas mentes.
Eu até há uns tempos dizia que era uma espécie de refundação do clube. Até cheguei a ter alguma esperança nisso 🙁
Sou um lírico do caraças.
1 Fevereiro, 2019 at 22:10
E foi uma refundação, foi um fenómeno, os grandes contratos da nos não vêm por dá cá aquela palha. A onda verde inundou o país, toda a gente, todos os dias a toda a hora falava de nós, umas vezes bem outras vezes mal, mas falavam.
Não me quero pôr em bicos de pés mas nestes anos tivemos muito mais mediatismo que o benfas, e isso custou lhes muito dinheiro. Não tenho dúvidas que há mão deles no golpe de estado que houve no Sporting. Tanta sede que tinham de tirar de lá o ditador, que nem quisemos perceber porque é que o cashball saí no mesmo dia de Alcochete.
1 Fevereiro, 2019 at 22:26
Tudo isso, Demoniac.
1 Fevereiro, 2019 at 23:45
Já sabes, partilho dessa visão do ” ai deus, a trabalheira que me dá BdC com os meus amigos lampiões”.
Por isso, falo só do!
Ganda sonoro!!
https://youtu.be/IR_hhIg1fhw
(Nao sou conhecedor da obra dele mas tenho e adoro o álbum dos horses).
Mas a expressão não é dele!
Mas está na mouche!
1 Fevereiro, 2019 at 23:49
Gajo, como é que é? Toma-se um café um dia destes ou não?
Vamos almoçar ao Salpica?
1 Fevereiro, 2019 at 21:18
E claro que vão perder ‘amigos’.
Eu estou farto de perdê-los.
Mas se os teus ‘amigos’ não suportam que lhes digas que o rei vai nu…
Valerá a pena mantê-los?
1 Fevereiro, 2019 at 23:47
Eu não perdi.
Mas deixamos de falar de bola….
Tanto lamparinas como scpguistas
1 Fevereiro, 2019 at 21:46
Ora nem mais Demoniac… muito defendi BdC e o Sporting contra lampiões e tripeiros. Não gostam do método sal e limão nas feridas… pena que muitos mansinhos não se saibam impor, nem sequer com as palavras. Ficam sem amigos? Eles que se fodam!!!
1 Fevereiro, 2019 at 21:53
Ainda hoje crio anticorpos, até com Sportinguistas, mas não consigo ouvir e ficar calado. Ainda para mais por um gajo que merecia que o defendessemos.
1 Fevereiro, 2019 at 21:59
Idem, aspas
Ainda não vi ninguem com uma acusação grave sustentável, ah foi o facebook, foi a namorada. a vida pessoal, …foda-se.
Merecem um presidente como o traficante ou o velho peidoso, um filho da puta que ganhasse campeonatos de futebol, fosse como fosse, pois uns milhões e uma equipa de advogados trata dos dias seguintes.
1 Fevereiro, 2019 at 22:17
É só ninharias, dão uma dimensão a coisas acessórias, e esquecem o essencial, foda-se nunca vi os benfas a falar tanto do Sporting, odiavam o BdC de morte, para mim isso era só mais um indicativo de que o trabalho estava a ser bem feito.
1 Fevereiro, 2019 at 23:32
Pois…
1 Fevereiro, 2019 at 21:42
Estou farto desta conversa do livro.
2 Fevereiro, 2019 at 23:43
Já se está vendo o seguimento que o Varandas está a dar…
1 Fevereiro, 2019 at 18:26
B.E.N.E.D.I.T.O.!
1 Fevereiro, 2019 at 18:41
O Benedito é um grande símbolo do Sporting, mas não têm o que é preciso para ser presidente na minha opinião.
1 Fevereiro, 2019 at 23:48
Infelizmente, também acho.
Pouco independente.
Mas, tirando BdC melhor que qqr um nos últimos 40 anos, incluindo o actual…..
1 Fevereiro, 2019 at 18:27
Gostei do teu texto Paulo. Sou mais um dos que amou a ideia de Sporting trazida por Bruno de Carvalho, mas que luta para se despegar desse passado na maioria das coisas saudoso, e em poucas outras nem por isso.
Anyway, se o próprio Bruno já fez o luto, quem somos nós para ficar a carpir eternamente. Por agora é com Varandas que contamos. Não gosto dele, o que é diferente de dizer que não acredito em algo de bom que possa vir dali. Tem alguma inteligência e privilegia o silêncio em alternativa ao estardalhaço, algo que pessoalmente aprecio. Foi o escolhido. Acho que devemos dar-lhe uma oportunidade. A escolha de Keizer parece ter sido boa o que mostra que podemos estar perante um dirigente sem carisma mas com faro.
1 Fevereiro, 2019 at 18:33
Tenho saudades do BdC dos primeiros anos. Não tenho nenhumas do BdC dos 2 últimos.
Lutar por melhor e admitir que o que temos me está a causar uma irritação crescente… Não significa que pondere por 1 minuto sequer voltar ao BdC dos últimos 2 anos. Significa lutar por um Sporting melhor tendo em conta a avaliação do que temos e procurar sempre melhor.
1 Fevereiro, 2019 at 18:35
Revejo-me praticamente em tudo o que é dito no post. Parabéns Paulo.
1 Fevereiro, 2019 at 18:35
Caros Sportinguistas
Revejo-me practicamente em tudo o que escreveu.
A liderança de BdC, até ao inqualificável acontecimento de Alcochete ( até hoje estamos à espera do nome do mandante), proporcionou-me momentos de orgulho e alegria em ser Sportinguista, como há muito não sentia.
A ida ao estádio era para mim, um momento mágico, embora nada tivéssemos ganhado.
As vezes, e não foram poucas, em que me desloquei ao pavilhão JR, ficarão sempre na minha memória, tal era o fervor clubista.
Tive a felicidade de assistir à final de voley, ao jogo em que nos sagrámos tricampeões de futsal, ao jogo em que nos sagrámos bicampeões de andebol, ao jogo em que garantimos o título em hóquei.
Democraticamente, e apesar de manter enormes reservas , pela forma como se destituiu o antigo C.D, aceito sem qualquer problema a nova “ liderança “ do Nosso Clube.
No entanto, não me peçam para ser paciente, para dar tempo para se verem resultados.
Se BdC foi corrido, agora só poderemos estar bem melhores. O “ causador “ de todos os males, já lá não está.
Viva o SCP
1 Fevereiro, 2019 at 18:35
Essa propalada divisão interna que atribuem a BdC já existia antes de BdC, simplesmente uma das facções que para efeitos de comentário vou definir como pró-BdC achava que o poder/capacidade de influenciar a mudança e de se sentir representado lhe estava vedada por uma elite que insiste em se apropriar do Sporting e de dizer aos outros como se devem sentir e agir. Acho que o maior mérito de BdC foi ter despertado e mobilizado essa massa enorme de pessoas que antes estavam na sombra e deixaram de estar: passaram a ser sócios, a ir mais ao estádio, ao pavilhão, às AG’s, a votar e a estar envolvidas no dia-a-dia do clube.
Agora essa mesma massa voltou a sentir se excluída, em descrença e a ver isto a voltar para um marasmo que se achava ultrapassado. No Sporting nunca vai existir um Presidente unânime, nem BdC no 1º mandato o foi, por isso o grande desafio de FV ou de um futuro Presidente é perceber como trazer de novo esta massa ao clube, como conquistar a sua confiança e de como a mobilizar.
Já chega dessa conversa do “sou do Sporting independentemente do presidente”, isso somos todos; o que interessa perceber é como envolver toda a gente na vida do clube, existe espaço para toda a gente. Não é preciso estarmos sempre num estado ou de guerrilha constante ou de aparente superioridade moral onde cada vez mais nos colocam de lado e nós não reagimos porque “fica mal”.
Se queremos ganhar temos de lutar, de ter capacidade de sacrifício e defender o clube acima do jogador A, B ou C e por vezes apoiar o presidente ou a direcção em momentos de decisões mais difíceis ou impopulares aos olhos da sempre parcial CS.
Já agora criticar, questionar e ter exigência é diferente de trair e de achincalhar o clube só porque não nos revemos no individuo x ou y ou na decisão A ou B.
SL
1 Fevereiro, 2019 at 18:47
Muito bem dito, o pior erro que aponto até agora ao varandas, é não tentar ganhar a confiança dessa grande falange de Sportinguistas que o BdC aglutinou ao clube, antes pelo contrário cada vez mais sinto que ele nos está a excluir do Sporting, a maior parte das suas decisões é nesse sentido. Vou dar apoio a um gajo que faz quase tudo ao contrário do que eu acho certo? Foda-se, assim é difícil.
1 Fevereiro, 2019 at 19:11
A maior parte dos adeptos e sócios do SCP não confiam no Fivelas. Mesmo aqueles que não gostam de BdC.
1 Fevereiro, 2019 at 19:17
E o que é que ele tem feito quanto a isso? Recebe o William no estádio, vai buscar o ilori, nunca mais falou da reestruturação, dos rescindidos, o Gelson não estava já resolvido? Foda-se, não se ouve um pio, não sabemos de nada. Não merecemos um bocadinho de consideração do presidente do nosso clube?
1 Fevereiro, 2019 at 19:19
Fivelas não está ali para servir o SCP e defender os interesses do Clube.
Acho isso ficou logo claro ainda antes das eleições, bastava ver a sua entourage.
1 Fevereiro, 2019 at 20:53
Excelente comentário, Nuno Dias 4ever.
Tudo tão simples mas, aparentemente, tão difícil de entender para alguns.
1 Fevereiro, 2019 at 21:39
Isto!!
3 Fevereiro, 2019 at 0:21
Já deu para ver que FV nunca irá conseguir mobilizar os sócios, bem pelo contrário, cada vez a desmobilização é mais acentuada.
Eu acho que o regresso de BdC, mesmo que fosse possível, seria um erro tremendo. não há condições para o seu regresso, pelo menos nos tempos mais próximos, mas Frederico Varandas cheira a golpada que tresanda e só quando conseguirmos eleger um presidente que não esteja conotado com o nosso passado recente iremos conseguir unir de novo a massa adepta em torno do Clube.
Confesso que, contra aquilo que escrevo, o presidente em que eu votaria sem hesitar seria Carlos Vieira, mas, infelizmente, é mais um proscrito.
3 Fevereiro, 2019 at 0:30
Como já foi dito, o bruno já era e a seguir vão os sócios.
E como o bruno já era, para impedir que o trabalho fique completo é importante lutar por:
1 – Alguém que não esteja conotado com o passado.
2 – Um sócio, um voto.
1 Fevereiro, 2019 at 18:42
Desculpem, mas como não há para hoje um Off Topic…
in o jogo.pt
“… Relatório do árbitro explica expulsão de Ristovski no V. Setúbal-Sporting
Setúbal, 30/01/2019 – O FC Vitória recebeu esta tarde o Sporting CP no estádio do Bonfim em jogo a contar para a 19ª jornada da Primeira Liga 2018/19 Ristovski e Helder Malheiro ( Gustavo Bom / Global Imagens )
Futebol Nacional
Lateral-direito macedónio punido com dois jogos de castigo pelo CD depois da expulsão no Bonfim, pelo que falha o duplo confronto com o Benfica
Expulso com vermelho direto no Bonfim, no jogo disputado quarta-feira contra o Vitória de Setúbal, Ristovski vai cumprir dois jogos de castigo, uma punição aplicada e divulgada esta sexta-feira pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF. O jogador macedónio vai assim ficar impedido de participar nos dois jogos com o Benfica – domingo para o campeonato, em Alvalade, e quarta-feira para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, no Estádio da Luz.
No quadro de processos sumários do CD é divulgado o relato do relatório escrito por Hélder Malheiro, árbitro que dirigiu o V. Setúbal-Sporting. Ristovski foi expulso por dirigir-se ao juiz de Lisboa “de forma agressiva, esbracejando e a gritar ‘Para o c….”.
O relatório acrescenta que, após a expulsão, o jogador leonino “voltou a ir na direção do árbitro de forma agressiva, sendo agarrado por vários colegas, e tentando chegar ao pé daquele, gritou ‘filho da p…, filho da p…, filho da p…”.
Igualmente por palavras dirigidas, Vasco Fernandes, secretário-técnico do Sporting, foi expulso por Hélder Malheiro e punido pelo CD com seis dias de suspensão. “Hoje f… o trabalho de uma semana desta gente toda”, lê-se no relatório do árbitro sobre o motivo da expulsão verificada após o final do jogo…”
+++++++++++++++++
“Muito bem expulso” o Ristovsky…
Dizer uma coisa daquelas ao árbitro…? – Aposto que foi a primeira vez na sua vida que o árbitro escutou aquelas palavras…Nunca…certamente que nunca…tinha havido um jogador que dissesse tal coisa …para os “imaculados” ouvidos do árbitro sairem assim “feridos”…
Eu gostava de saber qual seria a atitude do próprio árbitro se estivessem invertidas as situações…
Se tivesse levado uma cotovelada igual…sem que fosse marcada falta “ao infractor”…se ficasse com “um ovo”daqueles na testa…sem um cartão, mesmo que amarelo ao agressor…
Se se dirigiria ao árbitro…”o agarrava docemente pelos ombros…e lhe dava um beijinho na boca…”
Falta de vergonha…
SL
1 Fevereiro, 2019 at 18:42
O 1o mandato. O meu melhor tempo como sportinguista.
O 2o mandato. O meu pior tempo como sportinguista.
Deu para tudo.
1 Fevereiro, 2019 at 18:57
Acho que só podes estar:
1. A brincar.
2. Carregado de MDMA.
1 Fevereiro, 2019 at 18:43
Partilho esse mesmo sentimento !
Estou desejo de ver uma “lista”, distante do cheiro a fritos e das loucuras de um homem só, em que sinta orgulho em apoiar e a lutar por ela.
O meu Sportinguismo para o futebol está adormecido e o prazer foi-se….
1 Fevereiro, 2019 at 18:55
acho engraçado quem aponta o dedo a BdC , pois errou nisto e naquilo , pois destitui-se um Presidente por ter perdido as estribeiras como se costuma dizer … está tudo muito certo o Homem descontrolou-se sem duvida , mas e aonde andava quando o mesmo era atacado interna e externamente ? mas atacado diariamente e desde o 1º mandato , até de drogado chamaram o Homem nas tvs !!!
1 Fevereiro, 2019 at 19:01
Transparência
Empatia
Mobilização
Resultados
Esta direção apresenta estes 4 vetores?
Aquilo que temos é uma colagem direta a um episódio negro do clube; responsabilidade direta nas rescisões (foi ele que disse que com ele ninguém rescindia) e no prejuízo que daí adveio ao clube; responsabilidade no treino e preparação da final da taça, relação direta com empresários que já tínhamos afastado dos corredores de alvalade…… e podia aqui ficar o dia todo.
Ainda hoje as redes sociais noticiaram que somos a melhor equipa nacional no ranking mundial! Quando somos a segunda melhor equipa mundial, pensava eu que era mais importante sermos melhores no mundo do que em Portugal.
Quanto ao post, William não foi recebido na tribuna, foi recebido no balneário!!!!!
Quanto aos advogados e processos ao carnide…….o nosso presidente da MAG tem clientes do outro lado da rua……
1 Fevereiro, 2019 at 19:01
Agora vou ver o brasil -Portugal naquele canal de m*rda
1 Fevereiro, 2019 at 21:47
Pavel,
por acaso acho uma certa piada esta sanha, assessorada pela LPDM com o carnide. Tem piada que nunca fala dos árbitros, do porto, etc …
algo me diz que algo estará para acontecer e querem colar FV ao que vai acontecer. Mas isto sou eu que vejo cenas ….
Quanto a Rogério Alves. Infelizmente, neste país, não pode estar em dois lados da barricada, refugiando-se no segredo profissional e na competencia profissional (que inegavelmente tem).
Tenho pena, porque sempre o vi como Presidenciavel.
3 Fevereiro, 2019 at 0:37
Eu também pensava assim, mas Rogério Alves é dos maiores cínicos que por aqui andam e entre defender os interesses do Sporting e do Álvaro Sobrinho, tenho a certeza que defenderá o seu cliente. Aliás já o ouvi dizer que não via inconveniente no Sporting deixar de ter a maioria da SAD, por isso é gajo em quem não se pode confiar.
1 Fevereiro, 2019 at 19:05
A maior asneira dele foi ter contratado Jorge Jesus. Ficou sem Inácio que estava a fazer um bom trabalho para ir buscar Jesus e Octávio Machado. O projeto estava a funcionar, melhorando a equipa de ano para ano, chegou jesus e a equipa foi piorando de ano para ano e deixou de apostar na formação. A melhor equipa do Sporting nestes últimos anos tínhamos João Mário, WC, RP, Adrien Silva, Gelson Martins, Ruben Semedo, Matheus Pereira (alguns jogos), Ricardo Esgaio (alguns Jogos). Desde o Jesus que não apostamos em ninguém. Os últimos foram Ruben Semedo e Gelson que já eram jogadores feitos. O Inácio ia melhorando a equipa de ano para ano com jogadores da formação, agora não temos ninguém fora de série e os que temos nem dão oportunidades ou são logo vendidos. Inácio para presidente, pelo menos percebe de futebol.
1 Fevereiro, 2019 at 19:12
Discordei da contratação do merdas, mas o erro crasso foi a renovação…
1 Fevereiro, 2019 at 19:15
Devia ter renovado só um ano no fim da primeira época (1+2) e não dois (2+2) e seria despedido quando os jogadores queriam a época passada….
1 Fevereiro, 2019 at 23:51
O erros crasso foi pensar que os scpguistas estavam para se chatear.
Foi pensar que os scpguistas sabiam o lodo em que estamos e estariam imunes ao lixo social.
1 Fevereiro, 2019 at 19:07
Para além de todas as calinadas que cometeu e tb das MUITAS rasteiras que lhe pregaram, também eu tenho saudades dos bons tempos de bdc e acima de tudo do Sporting, o verdadeiro Sporting que emergiu como que das trevas…!! De facto somos sem qualquer dúvida o maior clube português, mas como não estamos habituados a sentirmo-nos desse modo, parece que deixá-mos de gostar…!
1 Fevereiro, 2019 at 19:14
A que horas é a entrevista do varandas?
1 Fevereiro, 2019 at 19:15
Ou 21 ou 22h na rtp3
1 Fevereiro, 2019 at 19:17
Paulo, já tinhas referido num post anterior o envio deste texto ao Cherba, e como é lógico, até hoje não fazia ideia do conteúdo.
Isto para te dizer que hoje acordei com esse sentimento de saudades do SCP do tempo de BdC.
Saltando todas as peripécias dos seus mandatos, foi um gajo que me cativou a primeira.
Li o seu programa vi alguns debates e decidi logo em quem ia votar.
Sei que estava ligado ao hóquei do SCP e a cena da fundação AP e pouco mais.
Com o que ia sendo lançado na cs fiquei cada vez mais convicto da minha escolha. Era o € dos russos o salto no escuro, a tentativa de legitimar apenas candidatos “da casa” etc.
Votei sempre nele até não o poder fazer.
Se alguém acha que foi um ditador, malcriado, divisor de sportinguistas etc. tudo bem, cada cabeça sua sentença.
Para mim, foram os anos em que vivi o Sporting com mais fulgor.
Faltou apenas o título de futebol, mas a luta para o conquistar foi brutal.
SL
1 Fevereiro, 2019 at 19:41
Grande Paulo; as minhas sinceras felicitações.
Gostaria de publicar este seu trabalho no meu blog, s o autorizar.
Interessante, também, este trabalho da conhecida adepta do Sporting, Teresa Veiga:
Fivelas virou a cabeça de cartaz
http://saladainquietacao.com/2019/02/01/a-cabeca-de-cartaz/
1 Fevereiro, 2019 at 21:48
Leão,
estás à vontade. Obrigado.
1 Fevereiro, 2019 at 19:42
O melhor Presidente dos últimos 30 anos.
Pegou num clube na penúria e na lama e deu-lhe dignidade, “só” por isso já merece ficar na história.
Cometeu erros, deslumbrou-se, contratou um chulo que em 3 anos arruinou o trabalho todo que se estava a fazer no futebol, mas o clube estava vivo e incomodava.
Mexeu em interesses instalados e pagou caro pela “afronta”.
Agora voltou tudo ao que era antes, os ladrões voltaram e os bananinhas aplaudem.
Varandas é um fantoche e será um “presidente” de transição.
O futuro é incerto e a paciência dos adeptos já escasseia.
1 Fevereiro, 2019 at 21:49
Até se podia aceitar se se tratasse de um passo atrás para tornar a dar dosi ou tres para a frente.
O problema é vemos sinais muito negros de que não será assim.
Não me conformo com a entrada do mendes no Sporting.
1 Fevereiro, 2019 at 19:44
Bdc foi um balão de oxigénio numa das piores alturas do clube . O balão foi se esvaziando , a sua sede de vencer levou o a cometer diversos erros e acabou por se enfiar num buraco que aos poucos foi escavando . Objectivamente nos últimos meses já não estava em condições de liderar o clube . Acho que devíamos enterrar isto definitivamente e pensar no futuro . O futuro para já é com varandas . Se me revejo em varandas ? Ainda é muito cedo para avaliar mas falta lhe uma coisa essencial num líder : carisma . E pelas ultimas decisões no que ao futebol diz respeito parece me que está a cometer os mesmos erros de Bdc após a contratação de JJ. Acho que ainda não conseguimos encontrar um verdadeiro líder no sporting ao longo dos anos . Bdc tinha carisma o que é essencial mas depois há outras características que se tem que ter . Saber delegar . Saber rodear se de pessoas competentes . Saber lidar com a pressão de não vencer . Saber motivar quando as coisas estão menos bem . Saber criticar construtivamente nas alturas certas e em privado . Saber comunicar de forma a que todos percebem a mensagem de igual forma . Saber admitir os erros e aprender com eles . Saber como levar toda uma estrutura a acreditar na no caminho que estar a ser seguido . Comemorar as pequenas vitórias e na altura da derrota não entrar em desespero . Ser um exemplo para todos . Ser uma referência para toda a estrutura . E ainda podia dizer mais algumas coisas . Ser líder não é para qualquer um . E nos últimos trinta anos não tivemos ninguém que conseguisse reunir ao mesmo tempo as característica que distinguem um lider dos outros . A um nível claramente inferior posso dar um exemplo : o actual treinador do Manchester United e a última gota de água no deserto ao nível da táctica ? Obviamente que não . Então porque é que aquele grupo de jogadores começou de repente a jogar e a ganhar jogos ? Agora extrapolem este exemplo para um líder de uma organização como o sporting . Que não tem que lidar só com jogadores de futebol , mas com advogados , empresários , modalidades, tem que tomar decisões diariamente . Desculpem quem tem opinião contrária mas nunca tivemos um grande líder no sporting nos últimos trinta anos . E obviamente eu não sei quem pode ser essa pessoa , mas gostava que aparecesse !!!
1 Fevereiro, 2019 at 19:48
Para mim. O futuro sem BdC é o de um sportinguesinho motivo de chacota nacional. E pior ainda, seiva infinita para os assaltantes golpistas.
1 Fevereiro, 2019 at 19:46
Sou um defensor do Bruno, isto porque me pôs a sorrir pelo meu Sporting, porque via nele o mesmo amor que eu sinto pelo Sporting.
Um presidente que defendeu o Sporting como eu gosto sem medo da palavra, claro que não fica bem em público, mas os interesses do Sporting em primeiro, votei nele e fui contra a sua destituição, a partir desse dia acabou a game box que tinha desde a inauguração do estádio, pago quotas em quanto a verba se manter nas modalidades, não me identifico com este Sporting e é tal angustia que tenho por ver que este clube estar mergulhado na mediocridade de gente falsa, compadrios, e espertalhice, sigo o meu caminho que é desligar-me aos poucos do clube para não ter de pensar em toda a chunguice que o envolve, acabo por ser mais feliz assim.
Um dia talvez quem sabe, um dia talvez.
1 Fevereiro, 2019 at 19:47
E deixem se de catalogar quem aqui escreve na tasca e da a sua opinião de brunistas ou bananinhas ou golpistas . Não acrescenta nada na troca de opiniões
1 Fevereiro, 2019 at 20:03
Bruno Carvalho que resolva os seus problemas… neste momento é o mais importante para ele.
malhar no Varandas como quem malha no ferro… para lhe dar a forma que precisamos e não apenas para salgar a terra.
1 Fevereiro, 2019 at 20:16
Respeito a opinião desta publicação.
Vamos agora seguir em frente,o passado é museu!
SL
Sporting Sempre!
1 Fevereiro, 2019 at 20:23
Não tenho muitas saudades de BdC. Deu o corpo às balas pensando que tinha um escudo que resistia a tudo, mas no fim, saiu de lá todo esburacado. Tenho sim saudades da ideia dele, da ideia que ele tinha do Sporting, que muitos de nós aqui partilhamos, e que ele conseguiu implementar. Um Sporting faminto de títulos, mas não aquela fome que se escreve nos jornais ou se diz em frente a uma qualquer câmara. Uma fome que se sente quando olhamos para o Miguel Maia, André Pinto, um João Matos e tantos outros, que quando entravam para jogar entravam para ganhar seja onde fosse seja contra quem fosse. Um Sporting forte, com uma onde verde que se sentia de Norte a Sul do pais, que nos momentos mais debilitados era carregado pela massa adepta que aderiu como nunca (Sporting vs Carnide B, os jogadores foram claramente carregados pelos adeptos num dos jogos mais difíceis dos últimos anos). Um Sporting que não metia pena, pelo contrario, era um Sporting respeitado, tão respeitado que tinha de ser apedrejado semanalmente pela CS vermelha para ver se enfraquecia, se nos conseguiam demover.
Bruno Carvalho deu muito ao Sporting e aos Sportinguista, é inegável, mas não tenho saudades dele. Não tenho porque acredito no Sporting, acredito na paixão dos sócios, e acredito que saberemos fazer a escolha quando a oportunidade chegar, de voltar a ter um Sporting tal como o Sporting de Bruno Carvalho
1 Fevereiro, 2019 at 20:47
Enorme jogo de Erick e de Guita, que redes que temos!
1 Fevereiro, 2019 at 20:51
Depois do que o Pedro Henriques disse e mais o que não disse, o Varandas que se vá encher de moscas.
1 Fevereiro, 2019 at 21:00
O que disse?
1 Fevereiro, 2019 at 21:02
Que só trabalha com formação e equipa B, que desde 2017 (quando foi implementado o VAR) que não trabalha com a equipa A. Compreende a decisão da Sport tv, mas não fala da decisão do Sporting.
1 Fevereiro, 2019 at 21:02
Isto pelo que li, podes sempre ouvir no youtube o que ele disse.
1 Fevereiro, 2019 at 21:33
Cessaram o vínculo com o homem, por causa de umas boquinhas do trolha, como bónus ainda é despedido da sporttv, se o varandas tivesse tomates ia buscá-lo para fazer o que fazia lá antes, era uma grande mensagem que passava cá para fora.
1 Fevereiro, 2019 at 20:52
Grande posta!