E antes de começarem as vergastadas eu explico-me.

Os meus melhores anos de Sportinguista devo-os a Bruno de Carvalho. Quatro anos de militância, de alegria partilhada com milhares de Sportinguistas que se uniram e encheram estádios, pavilhão, apoiaram as modalidades e deram maravilhosos exemplos de como um clube unido o Sporting pode ser imparável. Podia estar aqui, horas e horas a fio a demonstrar como com BdC a alegria e a coragem de ser do Sporting se tornou um emblema que contra tudo e contra todos (literalmente) exibia com orgulho.

O Sporting forte, que entre dentes e com a ironia dos execráveis, diziam ter de existir, estava afinal perante esses execráveis e diga-se que ninguém gostou do que viu. É que um Sporting forte, não é forte … é fortíssimo! Um clube unido, um presidente combativo, uma direcção transparente nos negócios, os negócios finalmente a renderem milhões e não tostões, um eclectismo pujante e forte, a selecção suportada pela Academia …

Tudo a contrastar com uma CS raivosa e comprada, com rivais corruptos, com sportinguistas invejosos do sucesso de alguém que os colocou finalmente fora dos lugares de decisão, que bombardearam de uma forma sistemática e contínua tudo o que fosse bom no clube, de empresários megalómanos invejosos e arredados dos negócios. Também aqui poderia estar horas a fio a demonstrar tudo o que todos sabemos.

Não fomos campeões em futebol, mas aí, tenho a dizer que isso não foi novidade nenhuma. Afinal, combatemos com armas absolutamente desiguais, como as sucessivas descobertas sobre o “modus operandi” do benfica se vai tornando mais claro e como exemplarmente o nosso Presidente da altura teve a coragem de desmascarar em directo. Não ganhar um campeonato não é e nunca foi um problema para um Sportinguista. Somos mais fortes que isso. Muito mais fortes que isso.

Tal como muitos outros sportinguistas, vivo também, a angústia de ter visto acontecer o que aconteceu em Alcochete. Tal como todos os sportinguistas tenho também a minha versão. Fomos comidos. E bem. E, se BdC tem alguma coisa a ver com aquilo nunca lhe perdoarei, mesmo devendo-lhe a ele os meus melhores anos de Sportinguismo.

Mas não posso, não consigo, dedicar a estes que agora nos dirigem, qualquer margem de manobra. Não o merecem e não a terão. Ainda para mais quando os sinais de alarme são por demais evidentes: Os negócios com comissões absurdas; as relações com o JM; a subserviência à CS; a ausência de carisma e capacidade de motivação dos Sportinguistas …. E o maior dos pecados, a total ausência de amor-próprio que coloque a imagem do Sporting e do seu Presidente perante os Sportinguistas num patamar de respeito e dignificação. Receber William Carvalho no camarote presidencial e permitir que a CS faça chacota com isso é um pecado capital.

Engolir sapos todos temos de os engolir. Muitos, muitas vezes … mas … Aqueles que durante anos andaram sistematicamente a denegrir, a questionar, a implicar, a corromper, a deturpar, não me merecem agora qualquer tipo de consideração. Escusam de a pedir. É por isso que o discurso de deixem-nos trabalhar, precisamos de tempo, não pega. Chega !!!!! Existem aqui na tasca, todos os dias, exemplos flagrantes desta desfaçatez descarada de quem não tem sequer vergonha na cara. Têm todo o direito, mas não deixa de ser de uma desfaçatez atroz.

O que é preciso é que todas as conquistas de BdC à frente do Sporting tenham continuidade. Foram muitas e são conquistas nossas e não podem cair em saco roto, no buraco em que a CS e os rivais a querem meter, remetendo-nos novamente à condição de coitadinhos. Por mais que sejam revisionistas e gostassem de meter a história na gaveta o facto é que BdC deu-nos a cheirar um bocadinho da Glória do Sporting. E eu estou esfomeado de glória, não quero e não preciso do discurso do coitadinho, do bonzinho, do educadinho e do galã, que “leva nas trombas” um dia e no outro dá a outra face como bom samaritano que é. A treta da conversa da “forma” do discurso em detrimento da discussão do conteúdo. Parecem gajos do carnide a chutar para fora as acusações de corrupção.

FV pode vir a ser um bom Presidente, mas a continuar assim, dificilmente o será. Ou descola definitivamente desta corja que se alimenta do Sporting ou será arrastado com eles. Se um dia faz voz grossa e no outro dia dá a outra face … dificilmente terá os Sportinguistas com ele.

A recente rábula em volta do vídeo árbitro é um dos maiores exemplos da desfaçatez e hipocrisia desta cambada. Uma das conquistas de BdC, sim de BdC … lembram-se de o terem chamado de maluco por se atrever a defender nos congressos de futebol organizados pelo clube e olimpicamente ignorados por todos … É ao Sporting Clube de Portugal que o vídeo árbitro existe em Portugal, mas é ao benfica e aos restantes corruptos do futebol português que se deve a incomensurável podridão que grassa na arbitragem.

Mas como é que saímos daqui. Qual é a solução para o clube. Volto ao princípio. É mais fácil dizer o que quero.

Tenho saudades de “Quatro anos de militância, de alegria partilhada com milhares de Sportinguistas que se uniram e encheram estádios, pavilhão, apoiaram as modalidades e deram maravilhosos exemplos de como um clube unido o Sporting pode ser imparável.”

Precisamos como de pão para a boca de um Presidente, de um líder, que nos traga de volta isto tudo. Que una os Sportinguistas em volta de um projecto e ideia de Clube superior ao que nos é apresentado hoje. Precisamos de um líder carismático, forte, que descole de vez dos barões que nos bastidores dominam o clube, que seja transparente nas decisões, orgulhoso do emblema que enverga e sobretudo seja capaz de perceber que a “guerra” em que o Sporting e os Sportinguistas estão metidos é uma guerra suja da qual não se sai sem sangue, suor e lágrimas. Sangue, suor e lágrimas, retrata muito melhor o que é Sporting do que o vai constando hoje em dia no nosso símbolo.

Infelizmente FV não é esse presidente. Tem um rasto de traição, que dificilmente descolará da forma como chegou a Presidente. Não é aglutinador dos sócios e adeptos.

Quem pode ser esse Presidente. Pois.

Tem de estar equidistante de todos os sócios. Não pode estar conotado com BdC e com os barões. Tem de ter carisma, tem de ser jovem, que o clube não pode morrer velho, tem de ser duro, tem de ter coragem de afrontar com inteligência os poderes podres, tem de estar preparado para ser uma besta quando calha e ser magnânimo quando for preciso, não pode tremer com as câmaras de tv, não pode pisar as linhas vermelhas que lhe impomos, tem de ter na transparência de gestão uma das bandeiras, tem de deixar de olhar o futebol como sendo o “santo graal” do clube, tem de perceber que não queremos ser iguais aos outros (corruptos e aldrabões) mas que será necessário levar tudo até ás ultimas consequências na defesa do clube, tem de perceber que muito se joga hoje nos gabinetes de advocacia e se for preciso contrate os melhores (nem que para isso desvie uns bons ME todos os anos …. Mas que porra falta muito para colocar um processo crime à SAD do Carnide por espionagem). Tem de se rodear de pessoas completamente desligadas dos outros clubes e sads. Tem de ser muita coisa e não sei mesmo quem possa ser essa pessoa e se sequer existe alguém no Universo Sportinguista que aproxime sequer de ser essa pessoa.

Mas esta solução imposta no Sporting (pesei bem a palavra imposta) não é solução de futuro. Cheira a negociata que tresanda e o clube definha a olhos vistos por falta de militância dos sócios e carisma de quem nos lidera. E não, não tem nada a ver com o futebol (onde aliás a presença de Keizer foi de facto uma pedrada no charco).

Ps. Peço desculpa pelo texto longo, mas ando farto de ler os outros e está na hora de perguntar a todos o que é que estão à espera de fazer para sairmos deste marasmo!

Ps. 2 . Escrevi isto antes da final da Taça da Liga. Não faço sequer ideia do que vai acontecer. Podemos até ganhar que isso não retira absolutamente nada ao que escrevo. O Clube não é o Futebol Profissional.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Paulo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]