E antes de começarem as vergastadas eu explico-me.
Os meus melhores anos de Sportinguista devo-os a Bruno de Carvalho. Quatro anos de militância, de alegria partilhada com milhares de Sportinguistas que se uniram e encheram estádios, pavilhão, apoiaram as modalidades e deram maravilhosos exemplos de como um clube unido o Sporting pode ser imparável. Podia estar aqui, horas e horas a fio a demonstrar como com BdC a alegria e a coragem de ser do Sporting se tornou um emblema que contra tudo e contra todos (literalmente) exibia com orgulho.
O Sporting forte, que entre dentes e com a ironia dos execráveis, diziam ter de existir, estava afinal perante esses execráveis e diga-se que ninguém gostou do que viu. É que um Sporting forte, não é forte … é fortíssimo! Um clube unido, um presidente combativo, uma direcção transparente nos negócios, os negócios finalmente a renderem milhões e não tostões, um eclectismo pujante e forte, a selecção suportada pela Academia …
Tudo a contrastar com uma CS raivosa e comprada, com rivais corruptos, com sportinguistas invejosos do sucesso de alguém que os colocou finalmente fora dos lugares de decisão, que bombardearam de uma forma sistemática e contínua tudo o que fosse bom no clube, de empresários megalómanos invejosos e arredados dos negócios. Também aqui poderia estar horas a fio a demonstrar tudo o que todos sabemos.
Não fomos campeões em futebol, mas aí, tenho a dizer que isso não foi novidade nenhuma. Afinal, combatemos com armas absolutamente desiguais, como as sucessivas descobertas sobre o “modus operandi” do benfica se vai tornando mais claro e como exemplarmente o nosso Presidente da altura teve a coragem de desmascarar em directo. Não ganhar um campeonato não é e nunca foi um problema para um Sportinguista. Somos mais fortes que isso. Muito mais fortes que isso.
Tal como muitos outros sportinguistas, vivo também, a angústia de ter visto acontecer o que aconteceu em Alcochete. Tal como todos os sportinguistas tenho também a minha versão. Fomos comidos. E bem. E, se BdC tem alguma coisa a ver com aquilo nunca lhe perdoarei, mesmo devendo-lhe a ele os meus melhores anos de Sportinguismo.
Mas não posso, não consigo, dedicar a estes que agora nos dirigem, qualquer margem de manobra. Não o merecem e não a terão. Ainda para mais quando os sinais de alarme são por demais evidentes: Os negócios com comissões absurdas; as relações com o JM; a subserviência à CS; a ausência de carisma e capacidade de motivação dos Sportinguistas …. E o maior dos pecados, a total ausência de amor-próprio que coloque a imagem do Sporting e do seu Presidente perante os Sportinguistas num patamar de respeito e dignificação. Receber William Carvalho no camarote presidencial e permitir que a CS faça chacota com isso é um pecado capital.
Engolir sapos todos temos de os engolir. Muitos, muitas vezes … mas … Aqueles que durante anos andaram sistematicamente a denegrir, a questionar, a implicar, a corromper, a deturpar, não me merecem agora qualquer tipo de consideração. Escusam de a pedir. É por isso que o discurso de deixem-nos trabalhar, precisamos de tempo, não pega. Chega !!!!! Existem aqui na tasca, todos os dias, exemplos flagrantes desta desfaçatez descarada de quem não tem sequer vergonha na cara. Têm todo o direito, mas não deixa de ser de uma desfaçatez atroz.
O que é preciso é que todas as conquistas de BdC à frente do Sporting tenham continuidade. Foram muitas e são conquistas nossas e não podem cair em saco roto, no buraco em que a CS e os rivais a querem meter, remetendo-nos novamente à condição de coitadinhos. Por mais que sejam revisionistas e gostassem de meter a história na gaveta o facto é que BdC deu-nos a cheirar um bocadinho da Glória do Sporting. E eu estou esfomeado de glória, não quero e não preciso do discurso do coitadinho, do bonzinho, do educadinho e do galã, que “leva nas trombas” um dia e no outro dá a outra face como bom samaritano que é. A treta da conversa da “forma” do discurso em detrimento da discussão do conteúdo. Parecem gajos do carnide a chutar para fora as acusações de corrupção.
FV pode vir a ser um bom Presidente, mas a continuar assim, dificilmente o será. Ou descola definitivamente desta corja que se alimenta do Sporting ou será arrastado com eles. Se um dia faz voz grossa e no outro dia dá a outra face … dificilmente terá os Sportinguistas com ele.
A recente rábula em volta do vídeo árbitro é um dos maiores exemplos da desfaçatez e hipocrisia desta cambada. Uma das conquistas de BdC, sim de BdC … lembram-se de o terem chamado de maluco por se atrever a defender nos congressos de futebol organizados pelo clube e olimpicamente ignorados por todos … É ao Sporting Clube de Portugal que o vídeo árbitro existe em Portugal, mas é ao benfica e aos restantes corruptos do futebol português que se deve a incomensurável podridão que grassa na arbitragem.
Mas como é que saímos daqui. Qual é a solução para o clube. Volto ao princípio. É mais fácil dizer o que quero.
Tenho saudades de “Quatro anos de militância, de alegria partilhada com milhares de Sportinguistas que se uniram e encheram estádios, pavilhão, apoiaram as modalidades e deram maravilhosos exemplos de como um clube unido o Sporting pode ser imparável.”
Precisamos como de pão para a boca de um Presidente, de um líder, que nos traga de volta isto tudo. Que una os Sportinguistas em volta de um projecto e ideia de Clube superior ao que nos é apresentado hoje. Precisamos de um líder carismático, forte, que descole de vez dos barões que nos bastidores dominam o clube, que seja transparente nas decisões, orgulhoso do emblema que enverga e sobretudo seja capaz de perceber que a “guerra” em que o Sporting e os Sportinguistas estão metidos é uma guerra suja da qual não se sai sem sangue, suor e lágrimas. Sangue, suor e lágrimas, retrata muito melhor o que é Sporting do que o vai constando hoje em dia no nosso símbolo.
Infelizmente FV não é esse presidente. Tem um rasto de traição, que dificilmente descolará da forma como chegou a Presidente. Não é aglutinador dos sócios e adeptos.
Quem pode ser esse Presidente. Pois.
Tem de estar equidistante de todos os sócios. Não pode estar conotado com BdC e com os barões. Tem de ter carisma, tem de ser jovem, que o clube não pode morrer velho, tem de ser duro, tem de ter coragem de afrontar com inteligência os poderes podres, tem de estar preparado para ser uma besta quando calha e ser magnânimo quando for preciso, não pode tremer com as câmaras de tv, não pode pisar as linhas vermelhas que lhe impomos, tem de ter na transparência de gestão uma das bandeiras, tem de deixar de olhar o futebol como sendo o “santo graal” do clube, tem de perceber que não queremos ser iguais aos outros (corruptos e aldrabões) mas que será necessário levar tudo até ás ultimas consequências na defesa do clube, tem de perceber que muito se joga hoje nos gabinetes de advocacia e se for preciso contrate os melhores (nem que para isso desvie uns bons ME todos os anos …. Mas que porra falta muito para colocar um processo crime à SAD do Carnide por espionagem). Tem de se rodear de pessoas completamente desligadas dos outros clubes e sads. Tem de ser muita coisa e não sei mesmo quem possa ser essa pessoa e se sequer existe alguém no Universo Sportinguista que aproxime sequer de ser essa pessoa.
Mas esta solução imposta no Sporting (pesei bem a palavra imposta) não é solução de futuro. Cheira a negociata que tresanda e o clube definha a olhos vistos por falta de militância dos sócios e carisma de quem nos lidera. E não, não tem nada a ver com o futebol (onde aliás a presença de Keizer foi de facto uma pedrada no charco).
Ps. Peço desculpa pelo texto longo, mas ando farto de ler os outros e está na hora de perguntar a todos o que é que estão à espera de fazer para sairmos deste marasmo!
Ps. 2 . Escrevi isto antes da final da Taça da Liga. Não faço sequer ideia do que vai acontecer. Podemos até ganhar que isso não retira absolutamente nada ao que escrevo. O Clube não é o Futebol Profissional.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Paulo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
1 Fevereiro, 2019 at 19:42
O melhor Presidente dos últimos 30 anos.
Pegou num clube na penúria e na lama e deu-lhe dignidade, “só” por isso já merece ficar na história.
Cometeu erros, deslumbrou-se, contratou um chulo que em 3 anos arruinou o trabalho todo que se estava a fazer no futebol, mas o clube estava vivo e incomodava.
Mexeu em interesses instalados e pagou caro pela “afronta”.
Agora voltou tudo ao que era antes, os ladrões voltaram e os bananinhas aplaudem.
Varandas é um fantoche e será um “presidente” de transição.
O futuro é incerto e a paciência dos adeptos já escasseia.
1 Fevereiro, 2019 at 21:49
Até se podia aceitar se se tratasse de um passo atrás para tornar a dar dosi ou tres para a frente.
O problema é vemos sinais muito negros de que não será assim.
Não me conformo com a entrada do mendes no Sporting.
1 Fevereiro, 2019 at 19:44
Bdc foi um balão de oxigénio numa das piores alturas do clube . O balão foi se esvaziando , a sua sede de vencer levou o a cometer diversos erros e acabou por se enfiar num buraco que aos poucos foi escavando . Objectivamente nos últimos meses já não estava em condições de liderar o clube . Acho que devíamos enterrar isto definitivamente e pensar no futuro . O futuro para já é com varandas . Se me revejo em varandas ? Ainda é muito cedo para avaliar mas falta lhe uma coisa essencial num líder : carisma . E pelas ultimas decisões no que ao futebol diz respeito parece me que está a cometer os mesmos erros de Bdc após a contratação de JJ. Acho que ainda não conseguimos encontrar um verdadeiro líder no sporting ao longo dos anos . Bdc tinha carisma o que é essencial mas depois há outras características que se tem que ter . Saber delegar . Saber rodear se de pessoas competentes . Saber lidar com a pressão de não vencer . Saber motivar quando as coisas estão menos bem . Saber criticar construtivamente nas alturas certas e em privado . Saber comunicar de forma a que todos percebem a mensagem de igual forma . Saber admitir os erros e aprender com eles . Saber como levar toda uma estrutura a acreditar na no caminho que estar a ser seguido . Comemorar as pequenas vitórias e na altura da derrota não entrar em desespero . Ser um exemplo para todos . Ser uma referência para toda a estrutura . E ainda podia dizer mais algumas coisas . Ser líder não é para qualquer um . E nos últimos trinta anos não tivemos ninguém que conseguisse reunir ao mesmo tempo as característica que distinguem um lider dos outros . A um nível claramente inferior posso dar um exemplo : o actual treinador do Manchester United e a última gota de água no deserto ao nível da táctica ? Obviamente que não . Então porque é que aquele grupo de jogadores começou de repente a jogar e a ganhar jogos ? Agora extrapolem este exemplo para um líder de uma organização como o sporting . Que não tem que lidar só com jogadores de futebol , mas com advogados , empresários , modalidades, tem que tomar decisões diariamente . Desculpem quem tem opinião contrária mas nunca tivemos um grande líder no sporting nos últimos trinta anos . E obviamente eu não sei quem pode ser essa pessoa , mas gostava que aparecesse !!!
1 Fevereiro, 2019 at 19:48
Para mim. O futuro sem BdC é o de um sportinguesinho motivo de chacota nacional. E pior ainda, seiva infinita para os assaltantes golpistas.
1 Fevereiro, 2019 at 19:46
Sou um defensor do Bruno, isto porque me pôs a sorrir pelo meu Sporting, porque via nele o mesmo amor que eu sinto pelo Sporting.
Um presidente que defendeu o Sporting como eu gosto sem medo da palavra, claro que não fica bem em público, mas os interesses do Sporting em primeiro, votei nele e fui contra a sua destituição, a partir desse dia acabou a game box que tinha desde a inauguração do estádio, pago quotas em quanto a verba se manter nas modalidades, não me identifico com este Sporting e é tal angustia que tenho por ver que este clube estar mergulhado na mediocridade de gente falsa, compadrios, e espertalhice, sigo o meu caminho que é desligar-me aos poucos do clube para não ter de pensar em toda a chunguice que o envolve, acabo por ser mais feliz assim.
Um dia talvez quem sabe, um dia talvez.
1 Fevereiro, 2019 at 19:47
E deixem se de catalogar quem aqui escreve na tasca e da a sua opinião de brunistas ou bananinhas ou golpistas . Não acrescenta nada na troca de opiniões
1 Fevereiro, 2019 at 20:03
Bruno Carvalho que resolva os seus problemas… neste momento é o mais importante para ele.
malhar no Varandas como quem malha no ferro… para lhe dar a forma que precisamos e não apenas para salgar a terra.
1 Fevereiro, 2019 at 20:16
Respeito a opinião desta publicação.
Vamos agora seguir em frente,o passado é museu!
SL
Sporting Sempre!
1 Fevereiro, 2019 at 20:23
Não tenho muitas saudades de BdC. Deu o corpo às balas pensando que tinha um escudo que resistia a tudo, mas no fim, saiu de lá todo esburacado. Tenho sim saudades da ideia dele, da ideia que ele tinha do Sporting, que muitos de nós aqui partilhamos, e que ele conseguiu implementar. Um Sporting faminto de títulos, mas não aquela fome que se escreve nos jornais ou se diz em frente a uma qualquer câmara. Uma fome que se sente quando olhamos para o Miguel Maia, André Pinto, um João Matos e tantos outros, que quando entravam para jogar entravam para ganhar seja onde fosse seja contra quem fosse. Um Sporting forte, com uma onde verde que se sentia de Norte a Sul do pais, que nos momentos mais debilitados era carregado pela massa adepta que aderiu como nunca (Sporting vs Carnide B, os jogadores foram claramente carregados pelos adeptos num dos jogos mais difíceis dos últimos anos). Um Sporting que não metia pena, pelo contrario, era um Sporting respeitado, tão respeitado que tinha de ser apedrejado semanalmente pela CS vermelha para ver se enfraquecia, se nos conseguiam demover.
Bruno Carvalho deu muito ao Sporting e aos Sportinguista, é inegável, mas não tenho saudades dele. Não tenho porque acredito no Sporting, acredito na paixão dos sócios, e acredito que saberemos fazer a escolha quando a oportunidade chegar, de voltar a ter um Sporting tal como o Sporting de Bruno Carvalho
1 Fevereiro, 2019 at 20:47
Enorme jogo de Erick e de Guita, que redes que temos!
1 Fevereiro, 2019 at 20:51
Depois do que o Pedro Henriques disse e mais o que não disse, o Varandas que se vá encher de moscas.
1 Fevereiro, 2019 at 21:00
O que disse?
1 Fevereiro, 2019 at 21:02
Que só trabalha com formação e equipa B, que desde 2017 (quando foi implementado o VAR) que não trabalha com a equipa A. Compreende a decisão da Sport tv, mas não fala da decisão do Sporting.
1 Fevereiro, 2019 at 21:02
Isto pelo que li, podes sempre ouvir no youtube o que ele disse.
1 Fevereiro, 2019 at 21:33
Cessaram o vínculo com o homem, por causa de umas boquinhas do trolha, como bónus ainda é despedido da sporttv, se o varandas tivesse tomates ia buscá-lo para fazer o que fazia lá antes, era uma grande mensagem que passava cá para fora.
1 Fevereiro, 2019 at 20:52
Grande posta!
1 Fevereiro, 2019 at 21:00
Fdx, a entrevista é gravada! O LPM não brinca em serviço.
1 Fevereiro, 2019 at 21:13
Jura!?
Z
1 Fevereiro, 2019 at 21:53
Já vi um bocado …. e não foi bom 😉
1 Fevereiro, 2019 at 21:01
Mil vezes este Bruno com todos os seus defeitos do que qualquer croquete, fantoche ou idiota.
Talvez apareça alguém que valha a pena.
Talvez não.
O presente é uma pobreza, este Varandas por tudo o que já fez, deixou de fazer, disse e deixou de dizer foi simplesmente aquilo que era esperado. Não passa de um Madeira Rodriguses menos pateta, mas não deixa de ser um banana. E está a gerir danosamente o clube. Vender a alma ao diabo novamente
BdC criticava quem o atacava, quem ele tinha feito perder o tacho e quem andava de cabeça encolhida.
Varandas para já conseguiu fazer tanta merda como o senil do Cintra. Isto está ao nível de um Godinho, ninguém tenha dúvidas, caralho! Esta gestão de merda é mil vezes mais motivo para uma AG de destituição que a golpada de Maio.
Eu estou lentamente a deixar de fazer questão de ver jogos. Não tenho esperança nem vontade nenhuma.
Talvez venha aí um Benedito – a esse daria o benefício da dúvida.
Talvez até voltemos a ver um BdC. E nunca alguém pensou que bastaria um BdC mais maduro e equilibrado para termos um presidente fabuloso? Não mereceria outra oportunidade?
1 Fevereiro, 2019 at 21:09
Quanto mais merda fizer o varandas mais perto estamos do BdC… Se não lhe forem imputadas culpas pelo que aconteceu em Alcochete… ainda mais perto estaremos. Não sei se será bom. Tenho muitas dúvidas. Mas já entendi para onde vamos com varandas. E não gosto. Vou continuar a pagar quotas para ter o prazer de o meter na rua 🙂
Z
1 Fevereiro, 2019 at 21:22
Não convém ser novamente BdC.
Convém melhorar. Há aspectos onde podíamos melhorar.
E quem te diz isto até aprecia o estilo de BdC.
Bem, ok, algumas partes do estilo.
Em tempo de guerra a combatividade é crucial.
Mas também é preciso saber fazer a paz (com quem merece ou quando é estrategicamente essencial).
1 Fevereiro, 2019 at 23:01
Isto.
1 Fevereiro, 2019 at 22:12
Estás enganado. O marquises ainda é pior do que o Madeira Rodrigues. A única coisa que (por enquanto) ainda está bem são as modalidades, e isso já vinha de trás, mas com a quebra de receitas que a má época do futebol vai provocar, com a desmobilização dos sócios e dos adeptos, o orçamento das modalidades forçosamente também vai diminuir, e com isso as vitórias. É preciso ter consciência de que TODO o clube vai sofrer com o que está a acontecer no futebol, e é por isso que eu quero que esta direcção seja corrida o quanto antes.
Não me venham com tretas de dar tempo ao tempo! Tempo para quê?? Alguém vê algum nexo, algum projecto de futuro no que está a ser feito no futebol? Estamos a apostar na formação onde? Vamos buscar ex-jogadores falhados, só porque estiveram em confronto com o Bruno de Carvalho, mas isto tem algum jeito, caralho? E o Keizer não passa de um Peseiro holandês, não me lixem! O Varandas já não merece o benefício da dúvida, é para levar uma corrida em osso o mais rápido possível!
1 Fevereiro, 2019 at 21:06
Chetba este post não merecia ter sido ultrapassado tão depressa pelo do Ristovky…
Z
1 Fevereiro, 2019 at 21:54
Não digas isso Z. O Cherba e a Tasca são umas das melhores coisas que descobri no Sporting.
Ainda me lembro das tuas 1ªs páginas 🙂
Quem nos dera que a comunicação do Sporting fosse a Tasca!
2 Fevereiro, 2019 at 0:08
É a única merda que muitas vezes me irrita na Tasca… a “hiperpostagem” 🙂
Z
2 Fevereiro, 2019 at 0:10
Aí culpo o Cherba e os seus timmings ‘estratégicos’ para os novos tópicos.
Quando a panela esquenta demais ele arrefece a coisa.
E é pena.
1 Fevereiro, 2019 at 21:09
Muitas muitas saudades do projecto de B de Carvalho. Ambição, Garra, Querer, Acreditar, Ambiente Fantástico no Estádio e no JR…o sistema destruiu o Homem e o Homem não se protegeu politicamente do Sistema.
A minha Grande critica foi BC ter misturado um quadro do Sporting com a sua vida privada dando completamente o flanco.
Não basta ser sério tem de se parecer.
Acredito que a História absolverá Bruno de Carvalho.
Quanto a nós temos de o quanto antes proporcionar eleições que se façam num ambiente minimamente democrático e não permitir numa sociedade livre e democrática que o candidato com mais eleitores expressos não seja o Presidente.
Viva o SCPortugal
1 Fevereiro, 2019 at 21:22
Paulo desde que comecei a frequentar assiduamente está nobre tasca o seu post foi o que melhor resumiu a forma como eu desejo que o meu sporting seja e que tivemos a oportunidade de experiênciar durante algum tempo . Obrigado pelas suas palavras . A diferença é abissal para aquilo que hoje temos .
1 Fevereiro, 2019 at 21:23
Bom texto, Paulo.
1 Fevereiro, 2019 at 21:31
Vou ser sincero. Nem li o post na totalidade. Desculpa lá Paulo.
BdC é passado. Infelizmente? Sim, infelizmente.
Repara na retórica introduzida: “ah e tal, não devia de ter sido destituído, coiso e tal, mas já que está feito vamos seguir em frente…”
Está retórica, neste post introduzido pelo tasqueiro mor, é mais velha que o c@g@r e já não cola.
Não devia, mas estamos a falar do Sporting. Aqui tudo é possível, desde que se vá tranquilo para o trabalho e não tenha que se aturar o fdp lampião de serviço está tudo ok. Mansidão, como bem sabemos.
Possivelmente BdC voltará, acredito que sim, quando esta malta do croquette sair, outra vez, quando o clube se foder, outra vez, mas não será a mesma coisa.
Vamos sempre ser um clube dividido, porque para cada gajo com muita ambição, haverá três ou quatro que preferem o Country Clube do Croquette.
Não tenho Facebook, por isso não posso falar com muita certeza, mas no Twitter, por exemplo, há inúmeros Sportinguistas que assumem, sem rodeios, que preferem ver o Sporting na 2a divisão do que ter um labrego desbocado como presidente. Um deles é um alto dirigente actual do Sporting (não me recordo o nome, nas coloquei o link com a notícia desse gajo).
NUNCA vais conseguir combater esta mentalidade de velho do Restelo. Esquece isso. Vai aproveitando umas vitórias esporádicas e não penses mais nisso.
Sem querer ser exaustivo, há algum tempo deixei aqui um comentário a propósito desta situação.
A maior parte dos adeptos do Sporting tem medo de vencer (Síndrome do Vencedor). Uma das maiores razões que faz com as pessoas tenham medo de vencer, crescer e brilhar é a RESPONSABILIDADE que essa situação acarreta.
O medo de vencer é muito pior que o medo de falhar. O medo de falhar muitas vezes é o que faz com que nos superemos e cheguemos aonde queremos, exactamente porque não queremos falhar. Já o medo de vencer, ui…Esse bloqueia-nos a níveis inimagináveis…
Não conheço muitos casos de pessoas que tenham superado este tipo de medo.
É triste mas é isto que nós temos no nosso clube.
1 Fevereiro, 2019 at 21:38
É um pouco a não inscrição de que falava o escritor José Gil.
Se nunca fizeres parte nunca terás de assumir responsabilidades.
Manténs-te à margem, critícas mas não podes ser alvo das mesmas.
Para sempre… Diletantes, eis o Sporting do croquete.
1 Fevereiro, 2019 at 21:39
Isto.
Diletante.
1 Fevereiro, 2019 at 21:52
Muito bom !
Acho que o adepto “tipo” do Sporting está a mudar…hoje há muito mais gente jovem, com outra mentalidade, que não se revê nas elites, que é sócia e que não o era há 5/6 anos atrás…e outros entretanto virão… espero que com isso o sporting também acabe por mudar… é a minha esperança!
1 Fevereiro, 2019 at 21:35
Sir infelizmente tendo a concordar consigo o que não invalida de lutarmos por algo que achamos certo . Seja com intérprete bdc ou outro que encarne os valores que achamos correctos . Mas tal como o sir e do pouco que conheço dos adeptos sócios sprotinguistas temo que não seja possível .
1 Fevereiro, 2019 at 21:49
Manoel.
Eu luto por um Sporting melhor. Andei aqui durante anos a tentar despertar consciências e espíritos críticos. Até que um dia percebi que estava errado…
… A maioria dos adeptos do Sporting, não quer o peso dessa responsabilidade de vencer. Porque é muito mais cómodo assumir a derrota, os levantares de cabeça, o para o ano é que é, e o discurso do coitadinho.
É muito mais difícil lutar pela vitória. E a vitória alcançada acarreta outras responsabilidades.
Vimos isto neste último ano de Sporting e não há nada que possas fazer para mudar isto.
Tive a honra de ser atleta do Sporting e, ou fui muito protegido desta realidade, ou vivia num mundo verde de fantasia. Sempre se procurou a vitória. Mas com elevação. Eu confesso que nesse aspecto era indisciplinado e muitas vezes usei de argumentos não tão simpáticos para alcançar vitórias. Simular algumas situações de jogo não me causavam problemas morais, porque os outros faziam mil vezes pior.
Aprendi a muito custo que sendo anjinho nunca seria bem sucedido e isso acabou com muitas ilusões na minha vida adolescente.
Dito isto o que eu gostaria, para além de ganhar, mas a esse nível já coloquei há muitos anos o coração de lado, era de ver honra no nosso clube. Essa para mim seria a nossa vitória. Mais do que 10 ligas dos campeões seguidas.
E foi isso que mataram no Verão Passado…
Daí a minha revolta por estes tipos que tomaram de assalto o Sporting.
1 Fevereiro, 2019 at 21:54
mas concordo em absoluto com a radiografia que tira a maioria do sportinguista . Realmente e verdade que a mentalidade do poucochinho está entranhada até a medula e tem sido o principal entrave à nossa glória
1 Fevereiro, 2019 at 21:37
Mas discordo de si quando diz que bdc é passado . A figura, o homem até pode mas o que ele nos mostrou e o futuro pelo qual devemos lutar e.l não nos resignarmos ao croquetismo . Acho até que essa batalha pode ser vencida .
1 Fevereiro, 2019 at 21:41
Certo.
Com ou sem BdC o Sporting ‘dele’, ou melhor, o ‘nosso’ deve continuar.
Mas como não depende de uma só parte dos Sportinguistas (mais farta do passado e do elitismo) também acho quase impossível.
BdC foi um cometa. Às vezes passa outro mas é improvável que siga a mesma rota.
1 Fevereiro, 2019 at 21:46
Nem mais psfilipe. Pelo menos sabemos hoje que há caminhos alternativos e de sucesso .
1 Fevereiro, 2019 at 21:46
E isso a ele devemos
1 Fevereiro, 2019 at 21:57
Exactamente, Manoel.
É bom saber que é possível fazer diferente.
Com erros e defeitos mas com boa vontade.
Talvez essa parte aí de cima fosse aquilo que mais apreciei em BdC.
O homem ter provado que era possível ser Sporting mas sem aquela mansidão com a qual eu nunca me identifiquei.
A personificação de um discurso bem antigo mas que eu nunca tinha visto a ser posto em prática.
1 Fevereiro, 2019 at 21:57
Concordo! O grande mérito de BdC foi ter levado MUITOS sócios, adeptos do Sporting a verem o clube de uma forma que nunca tinham visto, alguns nem imaginavam que fosse possível!! Isso não se apaga da memória das pessoas…o bichinho ficou lá! Só estamos à espera do momento…! Obrigado Bruno!
1 Fevereiro, 2019 at 21:38
Parabéns Paulo!
Quando os SPORTINGUISTAS entenderam o que está escrito teremos nova chance de acabar com o campo grande united.
SL
1 Fevereiro, 2019 at 23:54
Enquanto os velhos tiverem 20 votos e os novos 1 ou 2 votos nunca isto vai mudar.SL.
1 Fevereiro, 2019 at 21:45
Retomando ainda o tema da suposta impossibilidade de união do clube num cenário de regresso de bdc em
Versão melhorada ou outra ou até mesmo no actual
Cenário quanto a mim tem a ver fundamentalmente com a questão da legitimidade . Creio que o nível de “ divisionismo” e de acinte seria bem diferente e mais tolerável se tem havido eleições livres e sem censuras administrativas . Esse é o ponto fundamental da ruptura que dificilmente será restaurado . Ainda para mais quando a actual direção e seus mentores tudo fazem para diminuir aqueles que defendem a linha bdc .
1 Fevereiro, 2019 at 21:50
Ai agora há saudades? Não foi por falta de aviso, oh #TerceiraVia. Agora aguenta, e desfruta do clube definhar até se tornar no Belenenses 2.
2 Fevereiro, 2019 at 0:03
Bons olhos!!
Pois a terceira via…
Eu bem pedi para não se dar um santo de fé…..
1 Fevereiro, 2019 at 21:53
Já agora, prezo muito que a maioria das vacarronas e os bois de merda que costumavam postar aqui toda a sua veborreia desde a volta olímpica, ganharam vergonha nessas fronhas e abstêm-se de dizer seja o que for.
Como era, NÃO À LAMPIONIZAÇÃO DO SPORTING? Só têm o que merecem, víboras. Tudo o que me resta é a consciência limpa de que não contribuí para nada disto.
1 Fevereiro, 2019 at 21:58
Sim, eu também.
Mas é triste e depois de tudo o que vi com BdC sabe-me a pouco. Muito pouco.
2 Fevereiro, 2019 at 0:05
Contribuiste.
Contribiui eu tb.
Não fizemos suficiente para evitar….
Eu nunca pensei que destituissem o homem.
Que nao ia ter 90% a segura lo já sabia mas que o deixassem cair não acreditava…
2 Fevereiro, 2019 at 7:44
Não me confundas com a gentalha que andou a tomar as dores dos jogadores. Eu vi logo ao que essa escumalha vinha quando eles fizeram aquela pouca vergonha de comunicado, e defendi o Sporting e o presidente. Fiz tudo o que pude ao meu alcance, se não fiz mais é porque não pude.
Agora a gentalha que só pensou neles próprios e nos seus sentimentos, e ai que o Sporting é um clube de bem sem barris de pólvora, eles que morram é longe. Fazem tanta falta como a morte, e sinto ZERO empatia para com essa gente.
Já o disse, tudo o que está a acontecer não foi por falta de aviso. Os imbecis quiseram isto, agora olha AGUENTA.
2 Fevereiro, 2019 at 13:39
Claro que não confundo!!
Não tenhas dúvidas.
O que queria dizer é que aconteceu.
E não o evitamos!
1 Fevereiro, 2019 at 21:53
Aqui que ninguém nos ouve, já se pode falar da não inscrição de Doumbia e Geraldes para a LE?
Vieram mesmo para? Fácil!
1 Fevereiro, 2019 at 21:59
Foda-se
1 Fevereiro, 2019 at 22:05
Mas diz-me lá perdoavas ou não esses disparates das negociatas do futebol se sentisses que o Varandas sentia o Leão?
É que essas merda para mim têm sempre solução.
Um toquezinho para a direita, outro para a esquerda. Mais um ano ou outro… Enfim, tolera-se.
Agora, falta de carácter? De alma? De dignidade?
Não há toquezinho que nos valha.
1 Fevereiro, 2019 at 22:09
*merdas
1 Fevereiro, 2019 at 22:56
Qual a razão para isso ter acontecido?
1 Fevereiro, 2019 at 23:03
Não falam mandarim.
2 Fevereiro, 2019 at 11:55
sabes que so podias fazer 3 alteraçoes na outra lista que tinhas enviado antes.
sairam Viviano, Mane e Battaglia, tinhas 5 reforços, 2 tinham de ficar de fora
entraram dos reforços: o Luis phelipe, o borja e o Ilori, 1 pl, de e defesa central
1 Fevereiro, 2019 at 21:55
Duvido algum dia que BC volte. Não por o que aconteçeu ate junho de 2018. Mss sim por aquilo que aconteçeu pela forma como foi preso, e enxovalhado em praça publica.
Isso para mim acabou com ele de vez.
O maior legado que ele deixa, são os milhares de socios(na grande maioria jovens) novos que entraram para o clube. Com outra mentalidade, outra forma de ver as coisas.
O problema é que vai demorar alguns anos até esta nova fornada, onde eu me incluo, ter real relevância. E é por isso que algumas mumias nao querem o 1 homem, 1 voto.
Mas havemos de la chegar. O grande problema é ao chegar, que clube iremos encontrar. Se ainda vai ser digno de ter um leão no simbolo, ou se ja substituíram o leão por um croquete.
1 Fevereiro, 2019 at 21:57
Sanatório Leonino
Paulo Andrade: “Confrontados com estes elementos concluímos que, em termos económicos, a sociedade encontrava-se em 2018 numa situação ligeiramente pior do que aquela que tínhamos no final de 2013”
1 Fevereiro, 2019 at 23:00
Ahahahahahah
1 Fevereiro, 2019 at 22:02
Era enrabar esse chupa picas . Mais um cata vento que cai para onde vai a gamela . Outro bebé chorão. Outro trolha
1 Fevereiro, 2019 at 22:02
Deviam era confronta lo com um de 20 cm e com saibro na ponta .
1 Fevereiro, 2019 at 22:38
Sanatório Leonino
Godinho Lopes: “Não faço parte do grupo do perdoa-me, daqueles que dizem que ele esteve muito bem no primeiro ano, que o levaram ao colo e que agora vêm dizer que só no final esteve mal. Não sei como é possível alguém que nunca fez nada até aos 41 anos chegar e de repente é um milagreiro”
1 Fevereiro, 2019 at 23:00
Pqp
1 Fevereiro, 2019 at 23:01
Fuck…
1 Fevereiro, 2019 at 23:00
Estamos juntos, Paulo.
Excelente texto.