Sim, é desta que me vou debruçar sobre a conferência de imprensa anunciada como “o um ponto de situação para os Sportinguistas que colocará um ponto final no silêncio estratégico”. E, desde logo, tenho a dizer-vos que de ponto de situação pouco ou nada serviu. Pelo menos daquele ponto de situação que eu estava à espera.
O que aconteceu, na passada sexta-feira, foi uma espécie de início de ajuste de contas com o passado. Estrategicamente, tratou-se de utilizar os canais abertos para fazer passar a mensagem ao maior número possível de Sportinguistas, nomeadamente aos que ainda idolatram Bruno de Carvalho, dando o pontapé de saída para as conclusões da auditoria que há-de ser apresentada ao pormenor numa futura AG.
No final, falou-se do passado. E, no dias seguintes, do passado de falou, com os batuques ao rubro, fazendo tal barulho que, pelo menos eu, não me recordo de uma ideia concreta a respeito do futuro.
“Vamos dar os primeiros dados da auditoria, o relatório final ainda não nos foi entregue. A seguir a situação financeira, estratégia do futebol profissional e da marca Sporting“. Vamos a isso, então.
Claques
ficámos a saber que tinham direito a 865 bilhetes grátis, que podiam comprar 1000 ao preço mais barato que, recebem 50% da quotização dos sócios inscritos nas claques e que, desde 2013, a dívida passou de 115 mil euros para 746 mil, sendo quase tudo da Juve Leo.
Diria que esta foi a melhor parte da intervenção de Frederico Varandas. Há quem diga que é burro por estar a comprar esta guerra, eu digo que está a fazer o que já devia ter sido feito. Achar que “é injusto estar a criticar gajos que estão lá sempre” é ignorar, por exemplo, que um “capo” saca mil euros por cada jogo de megafone na mão. É ignorar as recentes ausências nas mais diversas modalidades. Isto não é só cantar “minha paixão é o Sporting” e, depois, quando a paixão tem que sobrepor-se aos euros, só aparecer quando apetece. Como Frederico Varandas disse, e bem, “as claques são um negócio”.
Sociedade de advogados MGRA
Diz que é a empresa onde Alexandre Godinho, à data vogal do Conselho Diretivo, trabalhava. E diz, também, que, em 2018, contrataram o ex-sogro de Bruno de Carvalho para associado. Mas o problema maior prende-se com um alegado conjunto de facturas no valor de 1,7 milhões em três anos!!!, ou seja, o Sporting terá gasto numa só empresa mais 50% do que com todas as outras em 16 anos.
O que se ficou a saber é que o nosso actual departamento jurídico não tem visibilidade sobre o trabalho que foi feito e que as facturas indicam que essa brutalidade de dinheiro se deveu a trabalhos como “assuntos da presidência, agenda reunião Sporting, preparação de reunião, vários contactos com Bruno de Carvalho, ponto de situação, correspondência com o presidente, contactos com o presidente, aconselhamento ao presidente”.
Não sei se podemos acrescentar a estes serviços os processos levantados a vários sócios, mais ou menos notáveis, mas sei que, a confirmar-se, será uma autêntica vergonha, com Bruno de Carvalho a sair completamente desfocado na fotografia e a Joana Ornelas a esfregar as mãos de contente.
Xau Lda
Ao que parece, existe um pagamento de 60 mil euros referente a brindes e ofertas e outro de 20 mil por serviços de divulgação da marca Sporting na comunidade chinesa. Também ao que parece, o departamento de merchandising não conhece esta empresa que fechou atividade após os pagamentos.
Chama-se a isto, negociatas. Terá que ser esclarecido.
Batuque FC
Um clube de Cabo Verde com quem foi celebrado um contrato conferindo o direito de preferência do Sporting sobre 7 jogadores pré-identificados. Parece que não existe qualquer relatório do clube ou de terceiros sobre jogadores daquele clube, mas sabe-se que, em janeiro de 2018, foi solicitada pela SAD ao departamento jurídico uma minuta de acordo de resolução daquele contrato. Ainda assim, cinco meses depois, foi liquidado o valor de 230 mil euros e nunca mais vimos cor ao dinheiro.
Onde foi parar esse dinheiro? Quem são esses jogadores? Porque raio é que se mentiu dizendo que Jovane era um deles?
Compra de jogadores
Citando o tablet do presidente: “Desde 2013 comprámos 108 jogadores. Sabem quantos jogaram mais de 1000 minutos na equipa principal? 68. Compraram-se 38 jogadores diretos para a equipa B, nenhum chegou à equipa A e a equipa desceu de divisão”.
Não é propriamente novidade. Aliás, foram várias as vezes que aqui, na Tasca, questionámos essa política que viria a descambar totalmente assim que Jorge Flop Jesus assumiu rédeas e achou por bem matar o projecto de uma equipa assente na formação. Mas já antes de JJ vinham os Rabias da vida e o Inácio davas voltas pela Roménia, celebrando parcerias em discotecas. O lado miserável do futebol a que ninguém escapa. O lado do dlim dlim, como diria o Nani.
Seja como for e neste enquadramento, gostaria de perguntar a Frederico Varandas porque raio veio David Wang fazer erasmus na nossa equipa sub-23?
Sócios
Parece que dos 170 mil sócios, apenas 84 mil têm as quotas em dia. Foi pena não ter escutado uma ideia em relação a como tencionamos inverter isto, ainda para mais numa altura que o futebol afasta cada vez mais pessoas de Alvalade.
Finanças, mercado e all ins
Zenha traçou o cenário: «Quando tomámos posse encontrámos um clube numa situação de tesouraria difícil, pela necessidade premente de um revolving da emissão de empréstimo obrigacionista que tinha vencido em maio e foi estendido para novembro. Fizemo-lo numa conjuntura adversa, tivemos apenas um par de meses. Herdámos também uma dívida a fornecedores até junho de 2019 de mais de 40 milhões, a maior parte é com clubes e agentes. Herdámos o pagamento de metade do plantel do Sporting. Sou franco: a gestão que foi feita em 2018 foi completamente irresponsável. Em janeiro de 2018 o Sporting estava a antecipar receita futura para comprar um jogador e um par de meses depois não ter dinheiro para pagar salários e ter de recorrer à conta reserva para comprar VMOC»
No fundo, disse o que já todos sabemos: estamos sem dinheiro. E acrescentou o que sabíamos que ia acrescentar: despachámos Nani e Montero para poupar nos salários e segundo a direcção, os jogadores que entraram são jovens e «permitem criação de valor a nível desportivo e financeiro». Vamos ver o que fazemos aos Gudelj desta vida e, espero, alguém há-de perguntar na AG onde é que dar um milhão pelo Renan se enquadra na política de contratar jovens com valor desportivo e financeiro.
Ah! Marcar uma conferência de imprensa para dizer “Os sócios podem confiar em nós, o caminho está trilhado. A seu tempo haverá mais novidades!”… pró caralhinho, né?
Formação, qualidade e falta dela
Voltamos ao tablet de Frederico Varandas e vou saltar aquele pormenor dos colchões que só serve para fazer piadas e acabou a provocar-me vergonha alheia: «Herdámos um plantel desequilibrado, jogadores sem minutos, mas uma massa salarial pesada. Não é esta a visão que queremos. Queremos um plantel equilibrado, em que haja grandes figuras mas em que todos possam jogar e acrescentem qualidade.
[…]
É possível fazer com competência, trabalhando na formação e tendo critério nas aquisições. Foi o que fizemos no mercado de inverno. Entraram cinco jogadores, saíram oito e o Sporting reduziu a folha salarial em 10 milhões por ano. A qualidade do plantel aumentou, pois todos os que entraram têm capacidade para jogar. Só os jogadores que entraram nas últimas semanas já jogaram mais minutos do que sete dos que saíram.
[…]
Temos um gap anormal de internacionais entre os sub-18 e os sub-23. Lá batemos nos cinco anos. Dos 38 jogadores que chegaram para B, nenhum chegou à equipa A. A própria equipa B desceu de divisão. A pirâmide está invertida: temos mais miúdos na Academia do que no polo universitário. Temos planteis demasiado grandes»
Sim, é verdade que a nossa equipa de juniores deixa muito a desejar, tal como é verdade que há jogadores nos sub-23 que nunca chegarão à equipa principal, mas… o que vai acontecer a Diogo Brás e a Bernardo Sousa, por exemplo? Até quando Max vai andar atrás de um Renan e de um Salin? Até quando um Daniel Bragança ou um Bruno Paz vão ter que ver jogar um Gudelj ou um Petrovic? Até quando vamos comprar Dyabis e emprestar Matheus Pereira? Até que idade vamos continuar a emprestar Domingos Duarte, Ivanildo ou Guilherme Ramos, para contratar um André Pinto ou um Bruno Gaspar? Porque é que Pedro Marques e Pedro Mendes não têm hipótese de mostrar serviço, ao invés de contratarmos Castaignos ou um Luiz Phellype?
Diz Varandas, confrontado com o facto de Keizer utilizar poucos jogadores da formação, «Quando se vai ao mercado de janeiro ou de verão, compra-se um jogador feito. Na formação não se compra, forma-se e isso demora tempo. Não tenho dúvida que o treinador vai jogar com quem tiver qualidade e o futuro do Sporting tem de ser com a base da equipa com a formação, mas para isso temos de ter qualidade»
E se fosses apanhar na peida, ó Varandas?!? Max não é inferior a Renan ou a Salin; Thierry não é inferior a Bruno Gaspar; Domingos Duarte ou Ivanildo Fernandes não são inferiores a André Pinto ou ao gajo que veio passar férias (Marcelo. E já nem falo de Demiral); Bruno Paz e Daniel Bragança não são inferiores a Petrovic e a Gudelj; Francisco Geraldes é infinitamente melhor do que qualquer Misic e é opção directa a Wendel ou a Bruno Fernandes; Miguel Luís também é melhor do que os Misic ou os… Marcelo Meli desta vida; Matheus Pereira e Iuri Medeiros são melhores do que qualquer Dyabi; Elves Baldé está pronto a ser lançado às feras; tens o Jovane… Mané será sempre melhor do que qualquer Castaignos! Há tomates para assumir isto?
Este foi, aliás, o grande problema desta conferência de imprensa: olhou demasiado para o passado, quase não deu pistas para o futuro. Eu quero lá saber se tens o sonho de ter a melhor Academia do mundo em 2022 (até duvido que ainda sejas presidente nessa altura, mas isso são outros 500)! Eu quero é saber como isso vai ser feito e o que isso implica! Há coragem para assumir que precisamos de mais alguns anos para entrar definitivamente na senda de conquistas?
E tanto mais ficou por dizer, tapado por um bonito “estamos a trabalhar”.
E ao nível de bastidores, o que estamos a fazer? Relação com outros clubes, existe? Como é gerida?
E ao nível da arbitragem? Ficámos reféns das tuas declarações pós meia final da Taça da Liga? É que tem sido um fartote, incluindo nas modalidades.
Alguém explicou ao Miguel Cal que «tivemos a maior venda de gamebox de 2.ª volta», porque nos anos anteriores esgotávamos as gamebox na primeira fase de venda?
E, já que falámos da marca Sporting, está prevista alguma acção envolvendo naming?
No fundo, Frederico Varandas, foi pouco, muito pouco agendar uma press para lidar com fantasmas do passado sem praticamente dar respostas em relação ao que queremos para o futuro. Talvez porque aches que «esta direção está aqui porque a maioria dos sportinguistas quis», algo que é um equívoco. Não foste eleito pela maioria de Sportinguistas; foste eleito por essa aberração chamada percentagem de votos. É capaz de ser boa ideia perceberes isso.
27 Fevereiro, 2019 at 15:37
Cherba,
Que sabes tu das “claques” para entrares logo a pés juntos desta forma.
Não metas tudo no mesmo saco porque ficas mal.
É o mesmo que eu dizer que para ti o Sporting também é um negócio… Só porque ocasionalmente aparece-me aqui uma publicidade do Casino… Se calhar é injusto.
Abraço
27 Fevereiro, 2019 at 17:06
Bem metida.
27 Fevereiro, 2019 at 17:20
queres argumentar e justificar eu responder-te?
27 Fevereiro, 2019 at 18:28
Só quero que percebas que não andam lá todos pelo negócio e que há nas claques do Sporting gente que efetivamente faz sacrificios pelo clube que aprendeu a amar com os pais, avós, amigos, etc…
Só isto.
27 Fevereiro, 2019 at 18:38
obviamente que há. Eu andei lá. Três anos. Feliz da vida por estar a cantar e a colocar a vida em risco de cada vez que galgava as bancadas do velhinho Alvalade para festejar golos.
obviamente que há. Tal como na Câmara de Pedrógão existem pessoas que nada têm a ver com a vergonha em redor dos bens que foram doados e não entregues às vítimas dos incêndios.
Em que é que isso invalida que o Presidente da CM seja toda a merda e mais alguma que queiras chamar-lhe?
27 Fevereiro, 2019 at 18:45
Eu apenas acho que se está a ir pelo caminho mais fácil que é dizer que o mal do Sporting são as claques. Ou pelo menos um dos grandes males.
Mas neste teu comentário tocaste no ponto certo. A merda é o Presidente da CM e não a malta de Pedrogão. Aqui era tão fácil limpar as claques das pessoas que não interessam… E todos sabem quem eles são.
27 Fevereiro, 2019 at 19:14
As claques espancaram jogadores. Estão putos presos, com as vidas desfeitas devido.
Onde estão os que não andam lá pelo negócio, que não os tenho visto no estádio. Aquele lado tem sido a zona mais vazia do estádio.
Mas, uma coisa admito, fazem falta. No jogo do andebol fizeram falta. O ambiente estava espectacular, mas faltou quem fizesse frente aos ultras do Dinamo.
27 Fevereiro, 2019 at 19:15
*devido às claques.
27 Fevereiro, 2019 at 18:43
nesta concordo com o Cherba. Obviamente que há muitos que estão por amor à camisola, que aguentam o frio, a chuva as deslocações e os dissabores – não está em causa. Mas para um adepto comum que paga quotas e gamebox e depois sabe que há esquemas por trás? ou para um atleta de uma modalidade amadora (efectivamente amadora e não os futsais e andebóis) dizem que o Sporting não tem dinheiro para equipamento básico mas depois há estes “apoios”.
Fica estranho. Dá um toque amargo.
27 Fevereiro, 2019 at 18:45
vamos a um exemplo concreto: qual é a cara de uma direcção para, como aconteceu nas finais da Taça com o Belenenses ou com a Académica, saber que há lugares para a superior a 10€, que o pessoal da JL agrediu sócios e ficou com milhares, e que esses mesmo bilhetes estão à venda na casinha, com poster à porta, por 30€ e por 50€?
27 Fevereiro, 2019 at 18:56
Nenhuma.
Eu sendo de uma claque, quis ir à Final da Liga Europa e estive duas noites na fila, idem na inauguração do estádio, fui a Alkmar e não consegui bilhete… Só com o pacote Cosmos podíamos ter bilhete…
Mas a culpa disso que falas é de quem? Eles aproveitam-se de uma situação que é obrigação do Sporting controlar. E não controlam porquê? Se calhar dá jeito receber milhares de euros em cash pela porta do cavalo… Por exemplo
27 Fevereiro, 2019 at 18:58
Companheiro… Longe de mim ser advogado do diabo…
🙂
Só acho que as claques no meio disto são menos diabinhos que quem tem vindo a parasitar pelo nosso clube…
27 Fevereiro, 2019 at 21:31
Comparado com o que o Bdc gamou o que as claques ganham é brincadeira.
Mas isso aqui o Cherba passa ao de leve imagino se fossem outros com os esquemas do Xau Lda ou do Batuque FC.
27 Fevereiro, 2019 at 21:56
estás no gozo certo….?
27 Fevereiro, 2019 at 22:05
LOOL Que pândego!! 🙂 Isto só mesmo a rir, que de outra forma.. 🙂
27 Fevereiro, 2019 at 21:26
Ui em cheio !!!
28 Fevereiro, 2019 at 8:16
Em defesa do Cherba e da verdade.
Os partidos politicos são uma merda, e a verdadeira razão porque a democracia funciona tão mal, mas ninguem vai dizer “não podemos dizer mal dos partidos porque existem um ou dois que lá andam que são boa gente”.
Fdx, mas vives em que planeta? As claques (e aqui temos de apontar o dedo a quem merece, a juve) é a causa de muitos problemas que temos tido.
Eles não só lucram às custas do clube como, e muito pior, têm o Presidente refem porque controlam muitos votos, mesmo muitos votos, e eles podem decidir uma eleicão se declararem guerra a um presidente, seja ele quem for.
Por isso mesmo não podem ser controlados a 100% pelo clube.
A partir do momento em que vejo a claque a perseguir adeptos do prórpio clube essa claque para mim morreu. Isso que fique bem claro. A juve é tão rabolha quanto os nenucos.
27 Fevereiro, 2019 at 15:46
Pois uma confusão pegada de temas com cheiro a revanchismo…
Pior é olharmos para o futuro e nada de bom vermos para diante, a continuar esta lenga-lenga politica…
Fdx se temos um pais de merda também não podemos auspiciar a um clube nacional descontextualizado…
SL
27 Fevereiro, 2019 at 15:47
Sinceramente não quero saber destes ajustes de contas.
Ao que parece já há membros da direcção anterior a mexerem-se para desmentir a conversa dos advogados em sede própria.
Não fiquei muito esclarecido sobre quanto temos a receber de vendas. Foram bastante expeditos sobre o que falta pagar das compras. Ficámos também a saber que Zenha e Varandas vão pagar a pronto as compras. Cá estaremos para ver.
Não fiquei muito esclarecido sobre quanto é que se pagou nesse mandato por serviços feitos na clínica do Varandas propostos pelo departamento médico da altura…é outra questão a saber.
Também acho bem quererem saber dos protocolos com Cabo Verde e com o outro chinês. Cá estaremos para saber quanto custa um Wang ou lá o que é….entre outros.
Também é para estar atento de quanto vai receber o escritório de advogados do RA…se bem que a não ter trabalho nenhum com recursos e com processos Doyen e tal também é mais fácil. Mas espero cá estar para depois saber.
Fiquei igualmente pouco esclarecido porque é que estava tudo bem em Novembro, sem novidades e tal mas agora é um cataclismo e não temos dinheiro.
Outro esclarecimento que me faltou certamente é sobre o numero de sócios. É que no prospecto do EO feito por esta direcção não estão 80.000 pagantes. Mas suponho que a partir de agora haverá limpeza anual do numero de sócio e vamos passar a usar sempre os sócios pagantes como bitola. É estúpido porque obviamente os números contam (como qualquer idiota sabe ver pelo que fazem do outro lado da estrada) mas é uma filosofia…
No entanto sobre os temas levantados na auditoria que suscitem mais duvidas…estou pronto a ouvir os anteriores dirigentes sobre o assunto. Ceio que darão esse esclarecimento…Sempre estamos a falar de 2 Milhões e qq coisa. É dinheiro. Não são 4 Milhões mas é dinheiro…
27 Fevereiro, 2019 at 15:50
A única guerra interna que esta direcção deveria estar a fazer é às claques. Para meter tudo na ordem e na linha. E está a fazer muito bem!
De resto…um líder dizer publicamente que os liderados não têm qualidade…aparentemente é normal e faz muito bem. Por isso devo ser eu que sou esquisito…
27 Fevereiro, 2019 at 15:56
Em vez de se optar por fazer um ponto de situação sobre o clube, sobre o rumo do clube, sobre soluções, sobre o que vai acontecer em que é que se está a trabalhar decidiu-se abrir guerra aos apoiantes do BdC, aos apoiantes da anterior direcção…e não é abrir guerra mas irritar solenemente que quer olhar para o futuro em vez de olhar para trás. Mas ao menos agradou-se aos que odeiam e querem fazer guerra ao ex-presidente….
Só posso dizer que quem com ferros morre com ferros mata!
27 Fevereiro, 2019 at 16:00
Essa foi para o Dr. Varandas?
😉
27 Fevereiro, 2019 at 16:02
Foi…mas curiosamente…pode ser mesmo assim…ficou bem de qualquer forma… 😀
27 Fevereiro, 2019 at 22:11
Isso chama-se “unir o Sporting “!!!
27 Fevereiro, 2019 at 16:10
Não foi o que fez BdC ou pior pós Madrid?
27 Fevereiro, 2019 at 16:16
No comments…
28 Fevereiro, 2019 at 8:21
Basicamente tentar ganhar uma eliminatória da Uefa contra o Atletico de Madrid é um crime de lesa-pátria para alguns…. enfim, nem vou dizer o que são.
Mas agora andar a perder jogos com o laterna vermelha de Espanha é perfeitamente aceitavel. Sim, não são os ultimos da tabela mas jogaram com jogadores suplentes, o que é basicamente o mesmo.
Agora sempre que o meu chefe me chamar à atencão eu vou armar um circo e exigir que seja aumentado e dizer que me andam a tratar mal e mais o crl….. tudo porque sou bué mimado e o meu chefe não manda nada.
Certo?
27 Fevereiro, 2019 at 16:54
4 milhões que se deu ao Mendes, mais três que o Mendes, o Ronaldo, a Juventus? ainda não nos deram… É que me parece que isso está a cair no esquecimento. E não pode… Ou já foram pagos nos entretantos e eu não me apercebi?
27 Fevereiro, 2019 at 16:57
Pois…não sei…
28 Fevereiro, 2019 at 8:26
Faz as contas, quanto tinhas a receber da Juve?
E quanto é a divida ao mendes, a total, não apenas a inventada com as negociatas.
O total são 9M, e isso contando com 2M do RP e 2M do Adrien.
Vais chegar à conclusão que o dinheiro da juve foi precisamente quanto o mendes meteu ao bolso….. mas caramba, faz as contas para ver se não é assim.
A divida está agora nos 5M.
Negocios transparentes era dantes, agora é tudo opaco e com cortinas de fumo para ajudar a esconder os bolsos dos amigos.
27 Fevereiro, 2019 at 17:07
Nao disseram que vão pagar a pronto…
Aliás, “gabaram-se” de pagar os reforços de inverno espaçado no tempo.
Percebes perfeitamente que a crítica aos 40M é pelo timing, de cair “todas as prestações” de uma vez. Não disseram é como se está de receitas nesse intervalo, isso sim é desonesto.
27 Fevereiro, 2019 at 17:31
Eu posso ter ouvido mal…confesso que com a irritação a coisa não estava a ficar fácil…
Mas pareceu-me o Zenha reclamar de terem ficado para outras direcções pagarem.
Ora se o mandato acabou de forma abrupta e a meio…suponho que para que isso não aconteça só haja uma forma. Pagar a pronto.
Mas posso ter percebido mal e se assim é obrigado pela correcção.
27 Fevereiro, 2019 at 15:48
Mais do que responder ponto a ponto, a questão que se impõe parece-me que é a seguinte: Quem é que sentiu que o clube estava a ser defendido naquela conferencia de imprensa?
Eu só senti mais lama a cair num pântano, já de si pantanoso. Acho que é justo aplicar este pleonasmo.
Este tipo de estratégia de guerrilha comunicacional só trará, na minha opinião, mais problemas do que benefícios. Os clubes não são como os países, a militância (com as quotizações e compras de merchandising e bilheira; apoio à equipa) não são obrigatórias, ao contrário dos países, que gostes ou não gostes da política, ou do estilo comunicacional, pagasse impostos, e a receita é fluida.
Acho que cabia ao CD falar do que realmente lhe competia e que foram as suas promessas eleitorais. Recompra das VMOCS? Maioria da SAD? Reestruturação financeira? Ponto de situação relativamente aos jogadores que rescindiram? Estratégia para o Futebol? Há um programa eleitoral que se deve descortinar. É para cumprir ou tem de se ajustar e porque?
E é legitimo fazer a seguinte abordagem, tendo em conta todo o enquadramento. Não estariam a entreter com factos para distrair de outras questões? É que a Comunicação Social fartou-se de falar das receitas da NOS…
27 Fevereiro, 2019 at 16:27
Concordo em absoluto: “Recompra das VMOCS? Maioria da SAD? Reestruturação financeira? Ponto de situação relativamente aos jogadores que rescindiram?” acho que eram os pontos que valia a pena esclarecer, mas também acho que seria em AG e não numa CI “apalhaçada”!
Quanto à estratégia para o futebol, “pago para ver” se as medidas anunciadas com estando já efetivadas vão dar resultados…
27 Fevereiro, 2019 at 19:58
Nem mais Hades
28 Fevereiro, 2019 at 8:06
La estão vocês a fazer perguntas que não interessam a quem “só não quero que me chateiem” e que os croquetes não estão minimamente interessados em responder porque “os sócios são uns chatos”…
27 Fevereiro, 2019 at 16:42
Excelente comentário!
Parece que não há uma alminha que pense em três prioridades que devem estar bem definidas:
Em primeiro lugar o Sporting!
Depois, o Sporting!
Finalmente, o Sporting!
27 Fevereiro, 2019 at 16:43
É isso.
Como disse no dia. No final acho que perdeu a direcção actual e perdeu o Sporting…
27 Fevereiro, 2019 at 16:57
Falou do adiantamento da NOS e a resposta que tiveste do Zenha foi que… não comentava porque não foi comunicado nada à CMVM (acho que foi isto). Fiquei sem perceber se vai haver adiantamento ou não.
Quanto a ter optado por conferência de imprensa, percebe-se. Esta direção vai fugir à assembleias gerais como o diabo da cruz. É que em conferências de imprensa não há contestação. E a contestação é uma chatice.
27 Fevereiro, 2019 at 17:23
pois, se calhar podia resumir o post à tua pergunta: «Quem é que sentiu que o clube estava a ser defendido naquela conferencia de imprensa?»
eu não senti. Aliás, só serviu para chafurdar durante os dias que se seguiram
27 Fevereiro, 2019 at 21:33
A conferência foi para por o Bdc no lugar, e dizer aos socios que afinal foi mais um a roubar o Sporting.
Desde então não o ouvimos mais.
27 Fevereiro, 2019 at 22:02
ah, ouvimos ouvimos!
embora tu não …. porque?
27 Fevereiro, 2019 at 15:56
Vou só salientar isto porque o resto para mim é lana-caprina.
Já que se fala de “aberração chamada percentagem de votos” e que tal 1 sócio = 1 voto?
Isso é que era hein? 🙂
27 Fevereiro, 2019 at 16:58
Era
27 Fevereiro, 2019 at 18:57
Não.
27 Fevereiro, 2019 at 21:01
Não sei a quantos votos tens direito, mas se eu tiver mais do que tu, acabei de ganhar! Sistema 1 pessoa = 1 voto aprovado! Se tiveres mais, ganhaste tu. E isso revolta-me.
27 Fevereiro, 2019 at 22:03
A ti, a mim, a todos os que foram contra a destituição, aos que já nem pensavam na destituição e queriam Benedito…no fim fica uma minoria que ganhou…!
27 Fevereiro, 2019 at 22:50
Quando é que metem na cabeça que na destituição BdC perdeu em TODAS as mesas?
O Benedito teve mais 1018 votantes. Quem vos lê até parece que teve o dobro.
Quanto ao número máximo de votos, é fazeres 90 anos de sócio que começas a ter esse direito. Mas à velocidade com que ameaçam deixar de pagar quotas, duvido muito que algum dia lá cheguem.
27 Fevereiro, 2019 at 22:53
esquece nao vao meter, para eles aqueles resultados nunca aconteceram
27 Fevereiro, 2019 at 22:58
Aquilo foi tudo martelado.
Só estava certo quando dava 90% a favor.
28 Fevereiro, 2019 at 8:29
Perdeu em todas as mesas na tua cabeca….. Aqueles resultados têm tanta validade quanto o maduro dizer que ganhou as ultimas eleicões.
Mas sim, fingimos que acreditamos para os otários acharem que conseguiram enganar alguem e irem dormir felizes.
28 Fevereiro, 2019 at 10:18
Oh inteligente, e se por um acaso tivesse havido a falcatrua que vocês tb meteram na cabeça, o que é que 1 sócio = 1 voto mudava isso?
27 Fevereiro, 2019 at 16:13
Pior que ter uma Direcção que gere mal alguns dossiers é voltarmos a cair no caos de eleições. Estamos á beira de uma grave crise financeira.
Há quem esteja interessado em causar o caos, os interesses do Sporting, estão acima dos individuais.
27 Fevereiro, 2019 at 16:35
Em que sentido é que estamos à beira de uma crise? Fala só do SCP ou do mundo em geral?
27 Fevereiro, 2019 at 16:49
Sotkio, atingindo os números que o nosso orçamento alcançou, sem entradas de receitas extraordinárias como a Champions ou outras, estamos com graves problemas de tesouraria, só não vê isto quem não quer.
27 Fevereiro, 2019 at 16:37
Quais são os interesses do Sporting neste caso?Que se devem sobrepor?
27 Fevereiro, 2019 at 17:12
Os interesses do Sporting são neste momento governar e ir achando as melhores soluções para os problemas bicudos que estão a aparecer nessa governação, sem ser em regime de presidência aberta, mas como há adeptos que estão a fazer da vida do Sporting um caos, a Direcção veio dar justificações. Há grupos e são vários de adeptos dentro do mundo Sporting que olham mais para os interesses individuais que os do clube.
27 Fevereiro, 2019 at 17:29
O interesse do Sporting é os Sportinguistas deixarem andar e não questionarem para quem lá está não ter de responder?
27 Fevereiro, 2019 at 17:38
Tiago, mas o que é que quer dizer deixar andar? Eu compreendo e vejo que alguns dossiers são mal geridos, mas deixar andar o que ?
27 Fevereiro, 2019 at 17:40
Para mim o pior numa firma ou Instituição não é fazer mal é não fazer nada.
27 Fevereiro, 2019 at 23:12
Que é precisamente o que propões mais acima.
Desorientação banana.
A mesma que nos trouxe aqui.
27 Fevereiro, 2019 at 18:08
Ahhh, mas em Maio do ano passado os interesses superiores do Sporting (como esta boa e previsível merda de época) não interessavam?
27 Fevereiro, 2019 at 19:04
Portugguessa acha que era uma Direcção que estava a prazo com jogadores que tinham rescindido e com outros problemas graves que devia ficar no clube ?
27 Fevereiro, 2019 at 23:15
Sem duvida.
Sempre deu provas de resolver os problemas do clube de forma competente.
Pode até ajudado a ter criado alguns, mas isso nunca poderia querer dizer que perdesse a capacidade e a competência.
Acresce que os erros cometidos forma em prole de um Sporting mais forte, independente e temido, ao contrário do que vinha e volta a ser regra.
28 Fevereiro, 2019 at 0:07
Marokas quem manda no clube ainda são os sócios e já o fizeram bastas vezes, como tal e democraticamente falando, não há mais nada para dizer.
28 Fevereiro, 2019 at 8:31
Ah, o poder do povo…. é como o pai natal, apenas uns otários ainda acreditam nisso, mas enquanto não abrirem os olhos continuam a dormir felizes.
Os socios mandavam, passado, agora mandam ZERO.
Sabes o que é zero?
A AG foi aldrabada e a eleicão foi o que se viu, quem se demitiu em maio e já sabia que iria ser eleito foi…. eleito.
Faz todo o sentido, ele é médico e é Bi-Dente.
27 Fevereiro, 2019 at 18:21
Foram esses interesses que criaram esta candidatura e direcção.
Pior do que isto só mesmo não fazer nada.
Foi a reacção (tardia) dos Sportinguistas em 2013 que evitou o fim do clube.
Não sou normalmente apologista de romper coisas a meio (treinadores ou direcções) mas é preciso identificar as excepções.
E mesmo que possa ainda haver uma pequena esperança, cada vez essa esperança se torna mais pequena. Eu sinceramente já não acredito nadinha nesta gente (já tinha poucas crenças para ser honesto).
27 Fevereiro, 2019 at 16:17
A tão anunciada conferência de imprensa que criou grande expectativa nos sócios e adeptos quer seja pelos temas á abordar, quer seja pela nova estratégia desde novo sporting e deste novo líder…!
Então não é que a montanha pariu um rato…afinal o que mudou?O tom mais moderado mas também mais nervoso, inseguro e muito incomodado com as perguntas muito light (comparado com o passado recente) dos jornalistas.
Apenas veio lançar mais confusão, suspeições e divisões.
27 Fevereiro, 2019 at 16:17
Concordando quase a 100% com a análise do Cherba, não consigo deixar de pensar que, apesar de poucas indicações para o futuro terem sido passadas, foram provavelmente os 50 minutos em que mais informação foi prestada aos sócios desde que me lembro de seguir o Sporting.
Não houve coragem para assumir que precisamos de mais alguns anos para entrar definitivamente na senda de conquistas, mas, fazendo uma apreciação global da CI, acho que foi essa a mensagem subliminar que passou. Dificilmente, naquela situação, se diria algo tão polémico. Basta pensar nas capas de jornal que iriam ser feitas no dia seguinte, mas a mensagem que, pelo menos para mim, passou foi “isto está uma merd@, agarrem-se aos tomates, que não vai ser para fracos”.
Ah, o BdC não tinha também feito um auditoria ao Godinho e ao resto da pandilha? Alguém soube os resultados disso?
27 Fevereiro, 2019 at 16:28
Peço desculpa mas só para perceber.
A mensagem é…está tudo mal, confiem em nós porque está. Agora vamos pelo rumo certo. Confiem em nós porque vamos.
É isso?
É que se é assim…só espero que quem acredita tenha MESMO a certeza disso. A sério…porque vão estar a dar anos de “borla” à confiança…
27 Fevereiro, 2019 at 16:30
Atenção…não vou aqui discutir a posição de cada um. Cada um confia no Varandas o que confia, não tenho que andar aqui a convencer ninguém…é só para perceber porque li o seu comentário e fiquei nesta duvida…se eu estaria a perceber bem…
27 Fevereiro, 2019 at 16:44
Sim, é isso. Faltou concretizar muita coisa, perceber de forma mais clara como se vai dar a volta. Não foi, de todo, uma CI esclarecedora nos detalhes. Não é que seja preciso um grande plano, os clubes de sucesso funcionam de maneira semelhante. Neste aspecto, sou obrigado a concordar com o Varandas, é preciso ser competente.
Agora, em relação à “borla” à confiança. Enquanto pessoa que chegou a votar e a apoiar BdC, posso dizer-te que se dei 5 anos de “borla” à confiança, posso dar mais 4. E se depois tiver de tirar essas borlas e dá-las a outra pessoa, também as darei. Nós tivemos uma paciência de santo com um gajo que, tendo tido aspectos positivos, ficou muito aquém do que prometeu. E não foi só no futebol sénior. Não vejo o problema em dar agora o mesmo benefício da dúvida.
27 Fevereiro, 2019 at 16:52
Certo. Nada contra. Como digo, cada um tem a sua forma de estar.
Eu, por exemplo, não dei borlas ao BdC. Ele foi conquistando a minha confiança que era muito pequena no inicio até ao dia em que a perdeu toda. Foi conquistando com (peço desculpa pela repetição) conquistas. Com um projecto que me fazia sentido de crescimento e que foi sendo efectivo e visivel. Depois com uma estratégia para ganhar a toda a linha em todas as modalidades. Foi assim que o BdC foi ganhando a minha confiança. Dizendo o que ia fazer e fazendo…
E posso dizer como:
Temi o que vinha da guerra aos bancos. Com o resultado final…conquistou-me.
Torci o nariz ao despedimento do Juju por medo de quem vinha. Vinha de uma série de más escolhas. Vem Leo Jardim. Confiei mais no BdC do que antes.
Torci o nariz à guerra do BdC com o Ilori e Bruma. Ganhou. Confiei mais no BdC.
Conquistou-me no primeiro ano com um plantel curtinho e com muita malta da academia que eu achava que tinha valor. Não eram grandes craques mas tinham valor (ou eu achava que tinham).
Não fui fã de não pagarmos à Doyen o Rojo, acho que o devíamos ter feito mas a guerra aos fundos e a recuperação de passes teve sempre o meu total apoio a acho que foi mais que justa. Mais um pouco me conquistou…
Etc…não vale a pena continuar. O meu ponto é este. Aceito que alguns dêem borlas. Eu não sou assim e era apenas para perceber. E agora para explicar que não dou hoje como nunca dei. Quer dizer…dei…ao Bettencout e ao Soares Franco. Arrependi-me para o resto da vida…
27 Fevereiro, 2019 at 16:34
Depois os acéfalos é que estão sempre a falar do ex. Falta informação sobre o que o Godinho fez no SCP? Eu estou satisfeito com o que sei.
27 Fevereiro, 2019 at 16:42
“foram provavelmente os 50 minutos em que mais informação foi prestada aos sócios desde que me lembro de seguir o Sporting.”
Deves ter andado fechado numa caverna…
Ah, o BdC não tinha também feito um auditoria ao Godinho e ao resto da pandilha? Alguém soube os resultados disso?
Sim, soube-se… em AG.
27 Fevereiro, 2019 at 17:02
Qual era mesmo o rumo do BdC para o Sporting? Isso alguma vez foi explicado? Para além de depositar tudo num treinador.
E, sem ironia, quais foram as conclusões a que se chegou na auditoria do Godinho? Honestamente, confesso que não me lembro.
27 Fevereiro, 2019 at 18:22
Fds se nao segues o Sporting não vale a pena comentares.
O BdC teve o programa de campanha mais detalhado que alguma vez li num candidato a presidente do sporting (e olha que ja la vao 40 anos). Acerca do Godinho Lopes – nao sabes porque nao estiveste em AG quando foi apresentado. Deixo-te 2 conselhos:
1. Pergunta ao lacaio do Eng Luiz Godinho Lopes (aka Varandas) o que se encontrou na auditoria
2. vai para crl
27 Fevereiro, 2019 at 19:39
Cá está o Bruno outra vez. Quase podiam mudar o nome da Tasca para a Tasca do Bruno.
Tens razão numa coisa, não sigo tudo o que se passa no clube, mas estava-me a perguntar porque é que não me lembrava de nenhum detalhe dessa auditoria, que, na altura, tinha sido anunciado, com tanta pompa. Essa auditoria “só” serviu para se chegar à conclusão, não assim tão surpreendente, de que o Sporting foi, acima de tudo, gerido de forma incompetente ou, mais concretamente, “à tuga”. Bem aquém daquilo que se esperava em termos de matéria criminal, que não existiu, e, por isso, não ficou na memória colectiva. E, não estou com isto a branquear nada. O Godinho foi o ponto mais baixo do clube.
Tenha é dúvidas de que alguém se vá esquecer do presidente que casa com a funcionária do clube, a torna responsável por tudo e mais alguma coisa e paga 1,7 milhões de euros à sociedade de advogados que contrata o sogro.
Programas de campanha só servem para papel higiénico.
27 Fevereiro, 2019 at 21:33
São estas anedotas que metem o Sporting pequeno.
“Não sigo tudo o que se passa no clube”. Pela conversa não segue nada ou então não apanha um boi.
“Programas de campanha só servem para papel higiénico”. Cultura da mediocridade. Servem para cobrar promessas de quem é eleito. Agora pelo andar da carruagem, é capaz de ter razão, o programa do vagandas vai mesmo ser para limpar o cu. Depois façam um mural de quem o elegeu.
27 Fevereiro, 2019 at 21:45
És tu Bruno?
27 Fevereiro, 2019 at 23:24
És tu Henrique ?
27 Fevereiro, 2019 at 16:18
Para mim bastou-me ver paineleiros como Rui Santos, Joaquim Rita e Ribeiro Cristóvão, e lampiões como Calado e Otávio Machado defenderem a coragem e elogiar em o caminho traçado por FV para perceber para onde vamos. Certinho e direitinho…
27 Fevereiro, 2019 at 16:32
Nem mais. Eles agem como anti bussola para o sucesso do Sporting.
27 Fevereiro, 2019 at 21:34
Claro como a água.
O problema é que temos muito nabo como associado. Pensam pequenino.
27 Fevereiro, 2019 at 21:36
Rui Santos inicialmente foi um dos maiores defensores de BdC.
27 Fevereiro, 2019 at 22:07
Deve ter sido antes de ser espancado pelos orcs (ver em@ils)…
27 Fevereiro, 2019 at 23:26
Houve alguém que não fosse ?
Até tu aposto.
27 Fevereiro, 2019 at 16:25
Olha
Como sinto falta daqueles programas de discos pedidos. E curtia o Agora Escolha.
O concierge foi pressionado a fazer aquilo que não queria, fazer uma posta sobre a CI do Presidente. Bem tentou gerir os timings de acordo com a sua agenda, mas deu-se mal.
Eu quando vou ao restaurante do Avillez também levo à cozinha a receita do que quero comer.
27 Fevereiro, 2019 at 17:24
fantástico. Já chegámos ao ponto em que eu sou obrigado a escrever 😀
quanto ao Avillez, não levo à cozinha a receita do que quero comer, mas tanto posso elogiar o petisco como dizer que o mesmo frustrou as minhas expectativas
27 Fevereiro, 2019 at 18:48
Queres escrever o que te apetece e quando te apetece, arranja um blog.
Para ti.
A Tasca é do Povo. E o Povo é quem mais ordena.
27 Fevereiro, 2019 at 19:06
Fascistas.
Gozam com os gajos que nem no Mac vão à cozinha.
27 Fevereiro, 2019 at 16:27
Concordo que foi uma conferência fraca no que ao futuro diz respeito.
Falta claramente mais conteúdo, mais ideias (pelo menos apresentadas) nas palavras deste CD.
Todos sabiamos que Varandas não ia ter uma tarefa fácil. Mas o fazer-se de coitadinho e o dizer que apanhou o clube mal não serve de desculpa.
O facto de vir colocar em publico as coisas “obscuras” da antiga direção é bom. Mas não vai mudar ideias nem dar resultados. Quem ama BDC (os 10%, se tanto) vão continuar a ama-lo e a gritar por ele a cada perda de bola que tenhamos, quem não o pode ver á frente continuará a não puder vê-lo a frente mas não é isso que dará crédito a Varandas.
Muito bem na parte das claques! Muito bem mesmo!
Varandas, poem.te a pau.
Eu gostava que fosses presidente até ao fim, era sinal que estavamos bem.
27 Fevereiro, 2019 at 16:30
Sanatório Leonino
Frederico Varandas: “A missão central, prioritária, é unir o Sporting, acabar com sectarismos, rótulos ofensivos, perseguições por delito de opinião. No Sporting, pretendo implementar uma liderança em que todos participamos”
27 Fevereiro, 2019 at 16:49
Lol
27 Fevereiro, 2019 at 17:08
😀 olha o gelado fresquinho 😀
27 Fevereiro, 2019 at 17:51
Lol! É de rir! Milhares de adeptos andam há meses e meses a rir deste espantalho mentiroso. Ontem foi o Calafate.
27 Fevereiro, 2019 at 18:34
Que não te comecem a doer os dedos.
27 Fevereiro, 2019 at 16:38
Uma conferência de imprensa que manipula, manipula e manipula, totalmente contaminada por mentiras e omissões.
Pessoalmente, fiquei esclarecido sobre o tipo de dirigentes que mandam no Sporting por estes dias. Dizem que são muito diferentes do “falecido”, mas provavelmente são apenas mais dissimulados.
27 Fevereiro, 2019 at 17:02
Beberam mais chá quando eram pequeninos. Para os conhecermos bem, temos de lhes dar a beber uns whiskys e umas vodkas, até perderem a compostura. 😛
27 Fevereiro, 2019 at 16:52
Viva Cherba,
Não deves conhecer-me, mas eu escrevo no Estaleiro das Obras.
Aquilo que eu gostava de saber são duas coisas:
1) Quando é que vai falar sobre o que sabe acerca de possíveis casos de corrupção, conforme prometeu.
2) A reestruturação está finalizada, ou a intenção é vender o capital da SAD? Se sim, a quem? E esse quem, fará o quê com ela? E ao fazer, se fizer mal, qual é o custo de reversão?
Isto a acrescentar às tuas pertinentes perguntas.
Um abraço e saudações leoninas,
Picareta Oceano
27 Fevereiro, 2019 at 17:03
Sanatório Leonino
Frederico Varandas: “A ele [Bruno de Carvalho] devemos obra, desde logo o Pavilhão João Rocha, e títulos internacionais, a nível das modalidades. Devemos, também, momentos espetaculares de união dos adeptos”
27 Fevereiro, 2019 at 17:03
Cherba a presidente! Os tasqueiros pediram, o Cherba prometeu, o Cherba cumpriu!
27 Fevereiro, 2019 at 19:08
Já ficava feliz na Comunicação.
27 Fevereiro, 2019 at 17:10
Pesada herança.
Confiança no trabalho feito.
The end.
27 Fevereiro, 2019 at 17:16
“Não sei se podemos acrescentar a estes serviços os processos levantados a vários sócios, mais ou menos notáveis, mas sei que, a confirmar-se, será uma autêntica vergonha”
Gostaria de ver aqui dito pelo próprio numero a que número se refere com a palavra “vários” e já agora que os enumere.
Nos 5 anos e meio de BdC na presidência foram expulsos de sócio TRÊS PESSOAS.
Sim, três. Não, não foram 3 mil, foram 3.
– Godinho Lopes – gestão danosa e pior pretendente da historia (só não o é para os croquetes e neolambuças).
– Pereira Cristóvão – querem que justifique? Ladrão, criminoso, corrupto. Chega? Além de que podia ter atirado o Sporting para a 2a divisão com a sua irresponsabilidade.
– Paiva dos Santos – aparece nos emails do benfica a falar com Pedro Guerra, passando informações sobre o Sporting, etc.
Estão aqui 3. Quem são os outros?
Sei que há um tal de José Pedro Rodrigues que aparece constantemente na tv a destilar odio contra a anterior direção por o terem colocado no sitio dele e lhe exigirem o pagamento de uma divida de milhares de euros que ele (provavelmente) ainda não pagou nem nunca vai pagar.
Mas afinal QUEM SÃO OS OUTROS?
Cherba, não me digas que vários para ti são 4 em 5 anos e meio…
27 Fevereiro, 2019 at 17:17
No segundo parágrafo em vez de “numero” era “Cherba”.
27 Fevereiro, 2019 at 17:19
Melo, creio estares a confundir expulsão de sócio com processos a sócios. Aliás, não precisas recuar muito para encontrares o Fernando Correia, com aquele ar de “estou a ser bem pago, por isso tenho que fazer isto” a ler uma lista de nomes que iriam ser suspensos ou expulsos de associado
27 Fevereiro, 2019 at 19:54
Até tenho boa memoria e não me recordo de ver o Fernando Correia a ler essa lista, lembro que FC aparece como porta voz do CD já nas ultimas semanas da Direcção.
O que recordo das listas feitas em fevereiro e que culminaram com o convite para as sessões de esclarecimento e que no final da AG foi dito que terminou ali a lista.
27 Fevereiro, 2019 at 17:17
CI vergonhosa em que o único prejudicado é o Sporting..
Na minha opinião não foi dirigida aos “brunistas”, mas sim aos “varandistas” (tentativa de manter crédito junto deles), penso que para os brunistas funcionou exatamente ao contrário, mesmo os “neutros” já começam a perder a paciência..
Difícil encontrar algo positivo desta CI, até mesmo a situação das claques deveria ser tratado internamente, não é tudo farinha do mesmo saco e elas também são precisas, tomem as medidas que forem precisas mas dentro de portas, estar constantemente a apontar o dedo as claques e criticar publicamente penso que não seja positivo, nunca vi os nossos rivais criticarem as suas claques e se calhar até tinham mais motivos..
É a minha opinião..
27 Fevereiro, 2019 at 17:18
A vida ensinou-me a ser pragmático. E o que vejo são sinais preocupantes vindos da Direção. Tinha ideia que Varandas era fraco, mas tinha uma boa equipa.
Agora já nem na equipa acredito. Desilusão completa.
Compreendo que tenha que cumprir o seu papel até quando os sócios se decidirem pronunciar formalmente, mas oxalá não seja já tarde demais para o Sporting.
Que desespero sentir que estou a ver de novo o filme que desembocou em 2013.
Como queria estar enganado. Mas não estou.
27 Fevereiro, 2019 at 17:23
E outra, finalmente ouvi Keizer a falar em conferência de imprensa. O homem nem inglês domina! O que é isto? E esperavam milagres?
Continuem a gastar milhões em jogadores e não arranhem um treinador a sério não…
27 Fevereiro, 2019 at 17:37
A 100%
Farto desta merda
27 Fevereiro, 2019 at 18:01
Caro Kadechima,
2013 traz-me boas recordações : foi quando quisemos fazer as coisas da forma CORRECTA: um bom treinador e uma equipe cheia de jovens da formação.
Nesse aspecto, não me importava nada de voltar a 2013: estourar esta merd@ de equipe, que custa imensos milhões e não produz nada (estou-me a borrifar para a Taça da Liga e, por este andar, só por milagre continuamos na Taça de Portugal, quanto mais ganhá-la) e “refazer” o plantel.
Sim, estou a falar de mandar embora BF, Acuña, Bas Dost e Wendel (possíveis boas vendas), Mathieu, Coates, Bruno Gaspar, Battaglia, Petrovic, Diaby… Tudo o que ganhe mais de €1M/€1.5.
Refazer o plantel com
Max / Renan (não sei se é caro para suplente);
Borja e Ristovski
Ilori e André Pinto
Doumbia
Miguel Luís, Geraldes,
Jovane e Raphinha
Luiz Phyllipe.
Regresso de Iuri Medeiros, Matheus Pereira, Carlos Mané.
Duas contratações, máximo (PL e DC).
Suplentes todos da formação.
Só precisamos (big IF) de encontrar um bom treinador… 🙁
SL
27 Fevereiro, 2019 at 17:23
Ora portanto 99% dos actuais problemas do Sporting são culpa do Gordinho Drogado e podemos dar no mínimo mais 3 anos ao Fivelas para continuar o excelente trabalho que tem feito desde que tomou posse.
FODA SE NÃO HÁ CU QUE AGUENTE…
27 Fevereiro, 2019 at 17:32
Um post na linha dos comentários do tasqueiro Miguel .
27 Fevereiro, 2019 at 17:34
No sentido em que vê alguma esperança neste consulado.
27 Fevereiro, 2019 at 17:35
Mas por outro lado completamente ao lado das questões de fundo e estratégicas …dando relevância desmesurada aos batuques e xaus desta vida.
27 Fevereiro, 2019 at 17:38
Tornaste-te numa caricatura rídicula, triste..
27 Fevereiro, 2019 at 17:39
Cherba,
Não sei se te passou ao lado esta notícia sobre os tais 1.7M€ pagos à Sociedade de advogados MGRA:
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/antigos-gestores-da-sad-do-sporting-vao-fazer-queixa-de-frederico-varandas-a-cmvm
Sobre estas e outras puxadas para a CI peloa Varandas, apenas posso dizer Inbestigue-se!
Mas já agora que seja dada oportunidade aos suspensos para se defenderem das acusações que lhes queiram imputar e que não se fique apenas por uma acusação sem direito a contestação.
Já agora, sobre o número de sócios (“Parece que dos 170 mil sócios, apenas 84 mil têm as quotas em dia”).
Isto não me parece que seja novidade.
Muita gente se fez sócio desde 2013 apenas para fazer crescer o número.
Depois quando toca a pagar quotas e que é mais difícil.
Mas o que eu temo mesmo é como será daqui por 1, 2, 3 anos, etc, à velocidade que o varandas e amegos vão estourar com o Sporting..
E quem sofrerá são as modalidades…
27 Fevereiro, 2019 at 17:40
Também sublinho – Os sócios podem confiar em nós, o caminho está trilhado. A seu tempo haverá mais novidades!”… PRÓ CARALHO –
Quanto às claques, a sua liderança está mais interessada em explorar o SCP do que apoiá-lo. Ainda alguém há-de me explicar como que o Fernando Mendes é o proprietário da marca Juve Leo. Dá alguma parte daquilo que ganha do seu merchandinsing ao SCP???….parece que não. Lá vai o tempo em que, por minha conta e risco, ia a Guimarães por amor ao clube, mesmo levando com um tiro de caçadeira no autocarro.
27 Fevereiro, 2019 at 17:42
Certo Tiago. Penso que todos passamos por um processo semelhante. Eu também passei. Mas, tudo o que dizes e que se encaixa na parte positiva do mandato, não foi feita em 6 meses.
Há aqui uma questão de estilo. A imagem do Varandas é fraca, enquanto que o Bruno era o gajo com eles no sítio, o que lhe valeu uma tolerância diferente. Viu-se agora que aquilo que faltou ao Bruno foram tomates. Pode ser que agora seja o contrário.
Ou se calhar não, mas tenho dificuldade em perceber esta histeria. Parece-me prematuro, mesmo que eu concorde que as expectativas são más.
27 Fevereiro, 2019 at 17:48
Isto era em resposta ao Tiago. Tive problemas técnicos.
27 Fevereiro, 2019 at 18:02
Grande parte do que eu disse foi dentro dos 6 primeiros meses…
27 Fevereiro, 2019 at 18:25
É verdade. Comecou bem, resolveu muitos problemas, mas depois ficou por aí. A época do Jesualdo até foi na linha desta. Vê-se agora que não houve qualquer trabalho de fundo. Era tudo centrado nele e navegação à vista. Depois vem o all in com o Jesus e tudo o resto. Enfim, tenho dificuldades em perceber como ainda se defende o Bruno desta forma. E, para mim não há dúvidas, toda esta convulsão interna vem muito dos brunistas espalhados por essa blogosfera.
27 Fevereiro, 2019 at 18:34
O pavilhão nao existe?
As modalidades (repostas nalguns casos) nao ganharam títulos internacionais?
O numero de socios pagantes e gamebox vendidas nao aumentou exponencialmente?
Nao se começou a falar das caixas eusebios aos árbitros para corromper árbitros?
Nao… foi tudo navegação a vista…
Olha vai-te foder. Se es do Sporting mereces comer a jorrada de merda que vem ai. Se nao es… vai-te foder outra vez.
27 Fevereiro, 2019 at 19:56
Misse Misse,
como já disse, existiram vários aspectos positivos, particularmente o pavilhão.
A navegação à vista é o próprio Bruno que o confirma. A forma como ele se rodeia de pessoas, escolhidas por ele, que agora se vê que não controlava, é ridículo. Querer despedir o Marco Silva na pré-época, não o fazer “porque parece mal”, convencer o José Eduardo a falar mal do Marco, José Eduardo esse que vem depois também virar-se contra ele, para tudo acabar num despedimento com base num fato, também é ridículo. Toda a história com o JJ também é inacreditável. O JJ tinha-o pelos tomates. A contratação do Alan Ruiz. E se isto não fosse já mau, ele decide escrever um livro a contar isto, tudo convencido que as pessoas vão ter pena dele. Não vive no mundo real. É isto um gajo com um plano?
27 Fevereiro, 2019 at 23:21
“Convencer o José Eduardo a dizer mal do Marco…”. Em que se baseia para dizer que BdC convenceu o José Eduardo a dizer mal do Marco Silva? Se sabe alguma coisa nesse sentido agradecia que nos elucidasse.
Quanto às razões para o despedimento do Marco Silva, acho que estão bem explicadas no livro do BdC.
27 Fevereiro, 2019 at 17:54
é comparar os primeiro 6 meses de um e os primeiros 6 meses de outro e não restam muitas duvidas
um sabia o que queria e para onde ia, outro não sabe, queres dar o mesmo tempo aos dois? nao me parece boa ideia
27 Fevereiro, 2019 at 18:06
Sabia? Na altura também achava isso. Depois de saber o que ele escreveu no livro dele, fica claro que ele nunca soube muito bem o que estava a fazer. Pelo menos, responsabilidade pelo que de errado fez, não assumiu. Foi uma vítima das circunstâncias.
27 Fevereiro, 2019 at 18:53
obviamente que sabia pois colocou o clube numa trajetória ascendente desde o inicio. a 1ª época por exemplo foi um sucesso no que diz respeito ao futebol tendo havido melhorias muito significativas em muitas outras áreas. Não foi preciso pedir tempo nem dar conferencias de impressa a falar das anteriores direções ( só soubeste dos arranjos florais do godinho agora no livro por ex) para se desculpar.
A palavra chave dos primeiros tempos do desconhecido Bruno de Carvalho foi mesmo o “conquistar” pois foi conquistando a confiança dos adeptos o que aumentou a crença no rumo traçado à custa das medidas que iam sendo implementadas. Ja a palavra chave dos primeiros tempo do Varandas aparenta ser “acreditem”, “acreditem que isto vá melhorar” e medidas que se traduzam em melhorias nem vê-las. Umas das poucas medidas positivas por ex tinha sido o despedimento do peseiro e olha que hoje em dia ja fico na duvida..o mercado de inverno então..
como diz o proverbio “o que nunca se endireita nasce torto” e é um bocado assim que vou olhando para ele, ao inicio ainda lhe dei o beneficio da duvida hoje em dia já não consigo
quanto ao livro ainda não li, nao apanhei o link mas parece-me que vitima das circunstancia sao todas as pessoas que trabalham no Sporting pois actualmente somos vitimas do passado, do presente, das arbitragens, de tudo e mais alguma coisa até ja nos desculpabilizamos para insucessos futuros a unica coisa que nao tem culpa, á semelhança do que o Bruno aparentemente disse no livro, são mesmo as pessoas em si
27 Fevereiro, 2019 at 17:45
Pelo andar da carruagem ainda vão transformar o bdc no coveiro do clube. Já esteve mais longe. Mas se por acaso se derem ao trabalho de entender como o adepto e simpatizante do pais profundo….e são centenas de milhar, vêem tudo isto, talvez a perspectiva seja outra.
27 Fevereiro, 2019 at 17:50
*vê tudo isto
27 Fevereiro, 2019 at 17:49
Estamos num processo de trumpização do clube…o qu enao deixa de ser irónico já que o outro é que era o coreano:):): o designio maior desta direcção e deste projecto, aulas de sportinguismo à parte e wishfull thinking de melhor academia do mundo em 2022, é o simplesmente de desfazer toda e qualquer política, linha de rumo ou estratégia que tenha sido defendida pela anterior direcção.
Esta merda piorou a todos os níveis a olhos vistos….mas há quem fique contente em discutir os 80.000 pro xau clube.
27 Fevereiro, 2019 at 17:53
Sanatório Leonino
Frederico Varandas: “Vou formar uma equipa de dirigentes que não precisam do Sporting para as suas carreiras. Todos terão de entregar as suas declarações anuais de rendimentos e património ao Conselho Fiscal”
27 Fevereiro, 2019 at 17:54
Um post “com filtro”.
A censura começou.
Esperava caralhadas, bardamerdas…assim ficou curto.
27 Fevereiro, 2019 at 19:09
pó ca(r)valho.
Contente?
27 Fevereiro, 2019 at 17:59
Um autêntico circo! Um vexame em directo. Um espantalho agarrado a um tablet a gaguejar. Uma cara de imbecil à Forrest Gump que ninguém leva a sério. O meu sportinguismo morreu mais um pouco nesse dia. Até comecei a vir aqui muito menos vezes. É o início da fase da alienação desta anedota em que transformaram o clube num tempo recorde de 6 meses.
Vão pró caralho. O Rogério, o Fantoche dele Fivelas, os croquetes chupistas, as quengas Garcia, os notáveis de poleiro, todos. Este clube vai morrendo passo a passo em tempo recorde. Mais 2, 3 anos de gestão à croquete e acabou um grande. Esteve quase em 2013, vai lá agora a todo gás.
27 Fevereiro, 2019 at 18:06
Desenvolvi uma máxima com os meus 20 anos de carreira profissional, analisando e estudando os fala-baratos, os comerciais, os técnicos de recursos humanos e outros preguiçosos intelectuais (ou simplesmente cagões):
Quando não se tem nada a acrescentar ao essencial, desvia-se o foco para questões accessórias.
Nunca falha.
Esta CI foi o que se chama um “caso de estudo” desta máxima.
E não preciso de dizer mais.
27 Fevereiro, 2019 at 18:25
Se não apresentarem resultados, não há conferencias/roupa suja que safe esta direcção.
Um dia o Bruno vai deixar de ser desculpa.
Um dia.
27 Fevereiro, 2019 at 18:33
O que me espanta é o Cherba estar a dar credibilidade a esta m***a toda
27 Fevereiro, 2019 at 18:37
Já somos dois!
27 Fevereiro, 2019 at 18:39
quero ver justificadas todas as pontas soltas que foram levantadas. Se queres chamar-lhe dar credibilidade, é contigo.
27 Fevereiro, 2019 at 18:49
O problema é que ninguém levantou ou melhor questionou o vagangs sobre os 4M dados ao JM. Só aqui deve dar para “justificar” todos os valores somados dessa suposta auditoria! Convém lembrar o que foi dito pela senhor das finanças do Clube à muito pouco tempo!
https://www.youtube.com/watch?v=jfSKotgBjqo&feature=share
Como queres que esta conferência tenha alguma credibilidade?!?
27 Fevereiro, 2019 at 23:32
Esta CI mais parecia as do Escobar do Carnide, não há um jornalista que faça uma pergunta incómoda.
27 Fevereiro, 2019 at 19:12
Tudo bem, mas façam isso em AG e quando existirem resultados finais da auditoria. Não é fazer um CI para lavar roupa suja, sem dar direito de resposta aos visados.
Serviu essencialmente para desviar a atenção do mau momento da equipa
de futebol, mas correu mal.
27 Fevereiro, 2019 at 18:38
Sanatório Leonino
Frederico Varandas: “Esta estrutura não pode ceder”
27 Fevereiro, 2019 at 18:40
filhos de uma p##a.
vir agora dar uma conferencia de imprensa para culpar o gordo pela incapacidade desta direção é demasiado para mim…
Fds leiam o programa de BdC antes de ser eleito, comparem com o que fez depois de eleito. Nao andou em conferencias de imprensa. Andou em negociações para renegociar uma divida com a banca que nos deixava insolventes. E resolveu…
Na minha vida sempre me disseram – se tens de falar para diminuir os outros, é porque tu próprio nao es muito grande. é isso que sinto com o varandas e os putos que apareceram nesta conferencia de imprensa. Sao uns merdas, satisfeitos por aparecerem na televisão, mas continuam a ser uns merdas sem ideias nem capacidade para liderar o sporting.
27 Fevereiro, 2019 at 18:42
E digo mais. Vou continuar a pagar quotas. Porque um dia – que espero nao estar muito longe – vou ter o prazer de votar estes fdp fora do meu clube.
27 Fevereiro, 2019 at 18:57
Boas ,
para mim o que ressalva da merda em que estamos é que está invertido o caminho que o SCP tinha vindo a traçar com BdC ou seja uma aproximação aos rivais ás tais nadgas ! o SCP vinha a aproximar-se em termos de orçamento e em termos competitivos no futebol aos 2 rivais (com muitos erros cometidos é um facto , JJ o maior de todos) agora caminhamos novamente para cavar um fosso cada vez maior , discurso miseravelista … não há dinheiro bla bla bla poupar vencimentos !!! entregamos de borla os melhores ou dos melhores ativos do clube , claro que a folha salarial baixa mas caralho e a qualidade do plantel ! vamos baixar o nivel vamos voltar a ver os rivais a léguas e enfim o SCP sem futebol profissional não tem futuro.