O castigo, o mais pesado no âmbito dos estatutos do clube, deverá ser passível de recurso para Assembleia Geral Extraordinária, mas, para já, o que se sabe é que Bruno de Carvalho foi expulso, hoje, de sócio do Sporting, como dá conta o comunicado do Conselho Fiscal e Disciplinar.
O Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal vem comunicar aos sócios ter sido proferida decisão final no âmbito do processo disciplinar número 7/18, em que são arguidos os sócios visados Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho (“Bruno de Carvalho”), Carlos Fernando Barreiros Godinho Vieira (“Carlos Vieira”), Rui Pereira Caeiro (“Rui Caeiro”), José Eduardo da Câmara Correia de Lemos Quintela (“José Quintela”), Luís Filipe Teixeira Gestas (“Luís Gestas”), Luís Miguel Salgueiro Roque (“Luís Roque”) e Alexandre António Gaspar Carvalho Godinho (“Alexandre Godinho”).
Assim, foi deliberado pelo Conselho Fiscal e Disciplinar aplicar as seguintes sanções:
– O Sócio Visado Bruno de Carvalho foi punido com a sanção de Expulsão;
– O Sócio Visado Alexandre Godinho foi punido com a sanção de Expulsão;
– O Sócio Visado Carlos Vieira foi punido com a sanção de Suspensão por nove meses;
– O Sócio Visado Luís Gestas foi punido com a sanção de Suspensão de seis meses;
– O Sócio Visado Rui Caeiro foi punido com a sanção de Repreensão Registada.
Mais foi deliberado arquivar os autos quanto aos sócios visados:
– Luís Roque;
– José Quintela.
Recorde-se que este processo foi instaurado pela Comissão de Fiscalização, tendo sido notificada a nota de culpa aos sócios visados a 23 de agosto de 2018.
Refira-se que os sócios visados Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho não contestaram a nota de culpa.
Por o processo visar anteriores membros dos corpos sociais, designadamente, membros do Conselho Diretivo que vieram a ser destituídos pela Assembleia Geral de 23 de Junho de 2018, O Conselho Fiscal e Disciplinar julgou preferível que, nos termos do disposto no artigo 9º, nº3, do Regulamento Disciplinar, aprovado na Assembleia Geral de 17 de Fevereiro de 2018, fosse designado um instrutor externo para o presente processo, o que se fez.
Foram realizadas múltiplas diligências de prova no âmbito do processo, quer por iniciativa do instrutor, quer as requeridas pelos sócios visados que apresentaram contestação à nota de culpa.
Elaborado o relatório final, julgou-se que os sócios visados praticaram múltiplas e gravíssimas infrações disciplinares:
Bruno de Carvalho (12 infrações disciplinares), Alexandre Godinho (10 infrações disciplinares), Carlos Viera (seis infrações disciplinares), Luís Gestas (quatro infrações disciplinares) Rui Caeiro (duas infrações disciplinares).
Aos sócios visados Luís Roque e José Quintela, concluído o processo e as diligências de prova realizadas, não foi imputada a prática de qualquer infração.
O Conselho Fiscal e Disciplinar anexa uma súmula da fundamentação da decisão ao presente comunicado para melhor esclarecimento dos sócios, atenta a extensão do relatório final com 109 páginas.
Refira-se, que o Conselho Fiscal e Disciplinar, na graduação das penas considerou quanto à aplicação da sanção mais grave prevista nos Estatutos e até no Regulamento, que os factos praticados, em acumulação, com premeditação, com relevantíssimos danos de imagem, moral e patrimonial, com dolo direto muito intenso, com liberdade, consciência e conhecimento da ilicitude pelos Sócios Visados Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho assumiram uma gravidade, uma ilicitude e uma censurabilidade tão grande e elevada que apenas se coadunam com a aplicação concreta, da sanção mais grave prevista nos diplomas legais.
Estamos, em suma, perante a prática de infrações disciplinares muito graves não só para a imagem e para o património do Clube mas também para o próprio clube enquanto Instituição. Infrações que consubstanciam a prática de atos que visaram subverter a ordem, a orgânica, o funcionamento, a atividade e a subsistência do SCP.
A tentativa de bloqueio de contas e de usurpação de funções, com a agravante de ter ocorrido em momento posterior à sua destituição pelos sócios do Sporting Clube de Portugal em Assembleia Geral de 23 de Junho, a ação de obstaculizar a Assembleia e a violação do suspensão preventiva, com a agravante de serem comportamentos adoptados após ordens judiciais, a perturbação grave da Assembleia Geral de 23 de Junho, com reflexos que ainda se repercutiram no futuro, as publicações nas redes sociais, feitas não só com o intuito de perturbar o funcionamento da Assembleia Geral e, assim, o exercício dos legítimos direitos dos sócios de livremente poderem deliberar e votar, mas também com de ofender de forma gravemente ofensiva outros sócios e membros legítimos dos órgãos sociais (aqui em exclusivo quanto ao sócio visado Bruno de Carvalho), e ainda a utilização do Clube como seu domicílio profissional (aqui em exclusivo para o sócio visado Alexandre Godinho), são comportamentos de tamanha gravidade que revelam um total desrespeito pelo Clube, pelos seus Estatutos e pelos seus sócios. Infrações essas que consubstanciam uma quebra da relação de confiança irremediável, absoluta e inultrapassável, entre os visados e o Clube.
Considerou, assim, o Conselho Fiscal e Disciplinar só poder ser aplicada aos Sócios Visados Bruno de Carvalho (tendo praticado 12 infrações disciplinares) e Alexandre Godinho (tendo praticado 10 infrações disciplinares) a pena mais grave prevista nos estatutos, ou seja, a pena de expulsão.
Quanto às penas de suspensão a aplicar aos Sócios Visados Carlos Vieira e Luís Gestas, considerou-se que a responsabilidade de ambos é diferente. A sua participação nos factos é diversa assim como as consequências dos mesmos. Acresce, desde logo, ser imputada a cada um, respectivamente, a prática de 6 e 4 infracções disciplinares.
Assim, em relação ao Sócio Visado Carlos Vieira, não se demonstrando ser adequado, proporcional e necessário aplicar a sanção no seu limite máximo, ou seja, em um ano. Atento tudo o que se expôs quanto ao comportamento sancionado ao Sócio Visado Carlos Vieira, e sublinhando o facto de estar em causa sancionar a prática de 6 infracções disciplinares, considerou-se adequada, proporcional e necessária a aplicação da sanção de suspensão tendo como medida concreta da mesma os 9 meses.
Já em relação ao Sócio Visado Luís Gestas, para além do facto de estar em causa um número menor de infracções, mas ainda assim de 4 infracções disciplinares, e relevando devidamente não ter sido a sua participação nos factos tão intensa e de não terem resultado dos mesmos iguais consequências que as que pressupuseram a actuação do Sócio Visado Carlos Vieira, considerou-se adequada, proporcional e necessária a aplicação da sanção de suspensão de 6 meses.
Quanto ao sócio Rui Caeiro considerou-se, atento o menor número de infrações praticadas (duas) e um menor grau de participação nos factos, julgou-se ser suficiente a aplicação de uma pena de repreensão registada.
Quantos aos sócios Luís Roque e José Quintela não foram provados factos que permitam efetuar qualquer imputação de infrações aos mesmos, pelo que foram os autos, quantos aos mesmos, arquivados.
Os sócios visados foram notificados da decisão final, tendo sido comunicado que das decisões de expulsão e de suspensão cabe recurso para a Assembleia Geral, com efeito suspensivo e devolutivo respetivamente.
Foi, por último, deliberado pelo Conselho Fiscal e Disciplinar dar conhecimento da Deliberação tomada e sua fundamentação aos sócios.
O CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR
Joaquim Baltazar Pinto | Presidente
João Frederico de Freitas Teives Henriques | Vice-Presidente
Frutuoso Pires Mateus | Vogal
José Pedro Albuquerque de Fezas Vital | Vogal
Bernardo Belo Catarino Foios Simões | Vogal
Pedro do Ó Barradas de Oliveira Ramos | Vogal
Pedro Jorge Cabral da Silva Nunes | Vogal
1 Março, 2019 at 12:14
Bananinhas, tenham cuidado:
– Os Sportinguistas já foram com o crl, a seguir vão vocês!
1 Março, 2019 at 12:16
Ouve… não consigo esquecer essa frase…
1 Março, 2019 at 12:23
Calma Sir que a justificação já vem a caminho, está a mostrar como os sportinguistas são burros (com uma questão colocada por um tasqueiro) na pagina anterior.
1 Março, 2019 at 12:50
Está a patrulhar a outra página do post, mas está a caminho. Vamos dispersar…
1 Março, 2019 at 13:08
🙂
1 Março, 2019 at 12:22
Percebam o timing e a estratégia…
Antes da apresentação de uma CI miserabilista, são saneados dois comentadores do programa mais visto da SportingTV, “Pressão Alta”.
Antes da publicação de um REC, há uma CI miserabilista em que são lançadas informações de uma auditoria ainda por concluir.
Antes de uma expulsão de sócio do anterior presidente, há uma CI miserabilista a relatar colchões, buracos de relvado e protocolos com batuques.
Depois da CI miserabilista temos uma entrevista ao financeiro do clube para conter os danos financeiros e reputacionais da referida CI.
Sem serem ouvidos os sócios em AG, os nossos representantes decidiram pela expulsão de Bruno de Carvalho.
Estará planeada a limpeza à Estátua do Leão e a retirada da foto da Sala dos Presidentes (se é que alguma vez lá esteve…).
Parabéns a todos pelo esforço e em particular à João Teives. Proponho uma estátua ao lado da de Sousa Cintra e a atribuição de um Leão de Ouro.
Já estive mais longe de deixar de ser sócio…
1 Março, 2019 at 12:25
Ainda não facas isso JHC, enquanto as nossas quotas forem para as modalidades temos uma razão muito forte para as continuarmos a pagar, quando isso deixar de se verificar quero que vão todos para o caralho.
1 Março, 2019 at 12:35
De acordo. É a única motivação que tenho para continuar a pagar as quotas. No dia em que ousem passar a quotização para a SAD, acabou.
1 Março, 2019 at 12:42
Vocês têm razão, eu sei.
Entretanto Bruno de Carvalho e Luis Godinho podem recorrer da sentença em AG. Será importante que quem discorde desta medida possa dizer de sua justiça.
1 Março, 2019 at 12:51
Olha, se fores ao link deixado ali em cima pela Ioshi… diz o Trindade Barros que, a fazer isso, recupera o estatuto de sócio de plenos poderes, porque a expulsão fica suspensa, bem como a suspensão que a antecedia. Não percebo nada disso, mas a ser assim… só me lembro do phil collins mais o seu land of conffusion… uns andam preocupados em campo. Nós preocupamo-nos em campo, fora dele e no meio dos dois. 😛
1 Março, 2019 at 14:54
🙂
Land of Confusion https://g.co/kgs/zKfJGo
1 Março, 2019 at 15:48
Substitui os personagens do vídeo por Ricciardis, Sobrinhos, Varandas, Roquetes e afins, e o world por Sporting, e diz-me lá tu se a m*** não é a mesma. 🙁
1 Março, 2019 at 12:23
Era uma medida já há muito esperada porque quem fez a golpada nunca iria deixar de o expulsar. Tentar comprar a maioria da SAD era um crime de lesa-patria.
Quero é ver se daqui a uns anos o fivelas e o bombeiro irão acabar expulsos….. ah pois, é que nessa altura já não haverá clube, pelo que nem vale a pena fazer nada.
O novo sporting é um nojo, e todos que o defendem podem ir para o real crl…..
Ficam as modalidades porque merecem, mas claro, sem o meu dinheiro.
Prefiro ajudar os animais do que dar dinheiro a corruptos, mesmo que esse dinheiro contribua para as modalidades. Porque as modalidades um dia acabam de vez.
E a tal união, agora é que vai ser praticada, porque esta expulsão sem nexo apenas vai fazer com que as àguas comecem a mexer. Pode ser que finalmente alguem trate das assinaturas para depor estes fdp e se calhar ainda vamos a tempo de não perder a SAD.
1 Março, 2019 at 12:28
Calma, que a direção está (há seis meses!) a estudar a reestruturação financeira delineneada pelo destituído/suspenso/expulso Belzebu. E estão a estudá-la porque querem reforçar a participação do clube na SAD. Não querem os 90% como o proscrito pretendia. Querem reforçar só.
1 Março, 2019 at 12:32
Está tudo mais que estudado…
Adiantar valor da NOS.
A nós resta-nos rezar para que o gastem minimamente bem e que tenham um plano decente para o futebol ou voltamos a 2013 em meia dúzia de meses…
O verdadeiro All-In vem aí…sigurem-se!!
1 Março, 2019 at 12:25
Quero agradecer encarecidamente ao Tribunal Plenário do Sporting ter-nos livrado da peste que é BdC. Somos livres, finalmente, com a expulsão do ditador!
Obrigado Juiz Joaquim Baltasar Pinto e João Teives (sem dr.) pelo grande serviço prestado ao Sporting Novo.
1 Março, 2019 at 12:33
Acho um erro
1 Março, 2019 at 12:39
Finalmente unidos 🙂
1 Março, 2019 at 12:40
Unir o Sporting
1 Março, 2019 at 12:41
Desde já, ao contrário de alguns de vocês, sou a favor deste post. É um momento importante da história do Sporting Clube de Portugal.
A fera que ia expulsar meio mundo foi expulsa por muitos daqueles que muita gente via com muito bons olhos a sua expulsão.
Desde já, só sou a favor de expulsões quando se comprove que houve um lesar grave do clube.
Em relação a este caso, terminava-se a auditoria, fazia-se um AG de apresentação da auditoria, convocando os membros da anterior direção, dava-se o direito à defesa e, concluído o processo, caso se verificasse haver matéria para expulsão, avançava-se.
Existem ainda os processos Alcochete e Cashball, cujas conclusões poderão igualmente vir a constituir, qualquer um deles ou ambos, matéria para expulsão.
Mais que qualquer crime que estes dois senhores possam ter cometido, estas expulsões são a resposta ressabiada ao que foi dito desde (2011) 2013 por BdC relativamente a todos os que estavam, antes e voltaram a estar agora, ligados directa ou indirectamente à direção do Sporting.
Não fosse isso e aguardar-se-ia serenamente a conclusão da auditoria (já nem digo os processos, que podem demorar).
Mas, pronto, se calhar não dava jeito o frente a frente e o desfilar das verdades entre as diversas comadres.
Voltando ao que interessa, e os nossos gigantes do Andebol?
1 Março, 2019 at 12:46
A auditoria forense (designação fabulosa e já de si reveladora de intenção) foi partida as postas e será lançada à ventoinha a espaços.
Se formos eliminados da Taça pelas toupeiras lá saberemos de mais uns buracos no campo nº5 e de travesseiros com 16 anos.
1 Março, 2019 at 13:22
Já conmeçava a pensar que eu era o único para quem a designação “auditoria forense” era no mínimo curiosa…
1 Março, 2019 at 13:28
Auditoria forense é quando existe um crime. Apenas é efectuada em casos muito graves e sempre no pressuposto que existiu um crime que tem de ser identificado.
Chamarem isso a uma auditoria revela logo a intencão à partida.
1 Março, 2019 at 12:42
Ok, com Portugal inteiro à perna, BdC não é solução.
Ponto assente. As coisas não poderão ser feitas como eu queria e como eu gostava. Adiante.
Vejamos a coisa pelo lado estritamente pragmático. O lado da defesa do Sporting:
Futuro:
– Manter Varandas? Nem consigo escrever isto sem me rir. Durante quanto tempo? Com que intuito?
– Benedito? Tem apoios interessantes. Uns pela positiva e outros pela negativa.
– Ricciardi? Para mim não dá. Conheço demasiado acerca da pessoa. Na hora H só pensa no bolso dele.
Alternativas?
1 Março, 2019 at 12:54
O Benedito está a desiludir-me à força toda. Se há alguém que tem moral para falar é ele, que foi quem teve a preferência da MAIORIA DOS SÓCIOS nas urnas.
1 Março, 2019 at 19:08
Desculpe Ana mas ele não tem moral absolutamente nenhuma. Foi cúmplice do,golpe. Nao levantou a voz quando devia ter levantado. Quis ganhar sem ter o bdc como opositor. Faz parte deste regime caduco e comprado. Isto para além de achar que é uma versão varandas 2
1 Março, 2019 at 12:59
Alternativas? Nao ha.
Benedicto é outro varandas – alias com os mesmos interesses por tras.
Ricciardi quer saber é de quanto pode sacar – quer la saber do andebol ou do crl.
Nao ha porque a maior parte das alternativas que poderiam vir para o Sporting viu o que aconteceu com quem quis enfrentar os poderes instalados.
Antigamente andavamos preocupados porque o Sporting era um cemiterio de treinadores e eles nao queriam vir para ca. Hoje o Sporting é um cemiterio de Presidentes e dirigentes. Ninguem com um pingo de inteligencia se vai meter neste bordel – por muito amor que tenha ao sporting.
1 Março, 2019 at 13:19
Ora aqui está, outra vez, aonde eu queria chegar.
Todos sabemos que não há alternativas credíveis.
Quem poderia servir de alternativa já deixou essa ideia morrer e neste momento foge a sete pés de qualquer coisa relacionada com o Sporting.
As pessoas que destituiram BdC não sabiam que (pelo menos para já) não havia alternativa? E assim sendo, terá valido a pena? O Sporting sai a ganhar de tudo isto?
Os jantares de família estão mais pacíficos? Há por ventura menos capas incendiárias com o Sporting ao barulho?
Meditemos um instante… 😀
1 Março, 2019 at 13:23
Inácio
1 Março, 2019 at 18:28
Perdoem-me mas não vejo o porque de virem fazer cobranças aos candidatos que sairam derrotados da eleição de 8 de Setembro de 2018. Se os sócios cometeram um erro nesse dia a culpa certamente não é deles que se apresentaram a eleições sabendo de antemão de todos os condicionalismos. Em especial João Benedito, que nunca se insurgiu a favor ou contra BdC, pelo contrário sempre defendeu os orgãos sociais do clube independentemente de quem ocupava o lugar no momento. Se queriam tanto que Benedito tivesse uma palavra a dizer sobre os destinos do clube, não tinham ficado em casa naquela eleição como forma de protesto, ou votado em Dias Ferreira por causa de Carlos Vieira, esses votos teriam sido suficientes para não estarmos a viver esta situação e certamente o clima de perseguição não se manteria. Não esperem guerrilha de JB, ele nunca quis ser oposição apenas sempre quis ser solução, é o ultimo a desejar esta guerra fraticida. Quem o conhece sabe da sua fibra e convicção mas é sem duvida um low profile que só intervém com absoluta necessidade e sempre de forma inteligente. O seu momento vai chegar. Até lá cabe a todos os sportinguistas lutarem pelo seu Sporting que ao contrário do que muitos dizem, não nasceu para ser a bandeira do individual, do eu, do eu croquete, do eu brunista, do eu varandista, do eu sportingado, esses termos são lançados por aqueles que pretendem colocar um rótulo em quem pensa diferente de si, o que tem de perceber é que o Sporting é de todos e não só de alguns e isso implica alguns melhores e outros piores. O Sporting é um ideal que não morre, ainda que ultimamente apenas sobreviva à desfaçatez dos seus filhos. Parem de reclamar e lutem, paguem as quotas, vão as AGs, vão aos Actos Eleitorais, vão a Alvalade e vão ao JR e nunca se esqueçam que cada sócio que se vai embora, o clube fica sempre mais a gosto dos srs doutores.
Por mim, serei sempre um leão a defender o clube até ao meu ultimo suspiro.
Saudações Leoninas
1 Março, 2019 at 12:43
Sali! Sali! Acrescenta esta ao Sanatório!
“Bruno Carvalho pode recorrer da decisão mas eu se fosse a ele não recorria!”
Ahahahahah democracia à moda croquette.
Estamos tão, mas tão, fodidos meus amigos Sportinguistas!
1 Março, 2019 at 12:45
Pois, fodidos.
Era aqui que eu queria chegar.
É que as alternativas são… Enfim, longe do ideal.
1 Março, 2019 at 13:58
Sir, já está no arquivo do Sanatório. Obrigado!
1 Março, 2019 at 14:05
quem disse isso?
1 Março, 2019 at 14:24
Henrique Monteiro, hoje, na TSF.
Uns dos principais instigadores golpistas e maldizente no twitter. Sempre de avental maçon, porque isso sim, dá classe.
1 Março, 2019 at 17:44
O dia que eu me cruzar com esse filha duma granda vaca com cornos, vai ser o dia em que ele supor que o eixo magnético terrestre teve um soluço …
Esse artista vai passar uns meses numa unidade hospitalar …
1 Março, 2019 at 19:09
Está merda só la vai com radicalismo. O problema é que quem pode fazer número está muito longe do centro de decisão que é Lisboa
1 Março, 2019 at 12:44
Caso recorram para AG o castigo e levantado.
Ora se nesse período forem marcadas eleições pode ser candidato. Não sei se os srs do conselho fiscal se lembraram disso….
1 Março, 2019 at 13:30
Por isso eles têm vários castigos em paralelo. Ele está suspenso e expulso em simultãneo, para impedir algum loophole de o deixar ir a votos.
1 Março, 2019 at 12:45
Noto aqui a mesma estratégia comunicacional terrorista e a tresandar a política made in LPM, que os jogadores usaram no sangramento que foram as rescisões.
Hmmmm coincidências?!?!?!
1 Março, 2019 at 12:48
Não é mau visto não…
1 Março, 2019 at 13:13
Para quem era fanático pela gestão silenciosa, onde o circo e chacota tinham os dias contados…. reparei nesta drástica mudança de paradigma.
Mesmo quando em causa estavam roubos de igreja contra os nossos atletas.
Porque mudaram de estratégia é o que realmente me intriga.
1 Março, 2019 at 13:31
O estado de graça pós eleicões começa a desaparecer, o futebol não mostra melhoras, neste contexto, existe sempre o risco de a contestação aumentar, e o silêncio assim não resulta. É preciso lançar chavões, agora que o nós ou o caos não pega lançam uma variante (que no fundo vai dar ao mesmo) – estamos a lidar com o caos instalado durante 5 anos.
1 Março, 2019 at 13:50
São uns coitadinhos na expectativa que os sócios tenham pena deles?
Não têm estofo então para o Sporting….
1 Março, 2019 at 17:45
Nunca tiveram, não têm, e pior, nunca terão …
São uns LOSERS … natural born losers …
1 Março, 2019 at 14:01
O grande comunicador nunca falha aos seus amigos. Disse em tempos “Tenho uma pegada digital robusta da minha encarnação de consultor”. Confere!
1 Março, 2019 at 12:46
Esta decisão é uma autentica palhaçada! O Sporting atual é uma autentica palhaçada… mas feita só com palhaços pobres…
O amor de um Sportinguista pelo clube deveria ser alvo de estudo e analise… nao ha nada mais irracional e inexplicável. Existisse alguma ponta de racionalidade neste processo amoroso e já ninguem queria saber do Sporting há décadas…
1 Março, 2019 at 12:47
Bem… Depois de tudo o que se soube sobre a credibilidade da denúncia… Vir a este espaço e ver sportinguistas ainda a falar do caso cashball para atacar BdC… Caralho… O mundo é mesmo dos idiotas
1 Março, 2019 at 13:12
Isso, é ridículo.
1 Março, 2019 at 14:46
Não sei se é para mim, penso que não, porque mencionas que foi falado como forma de ataque, mas eu falei do Cashball e de Alcochete apenas por serem temas pendentes, daqueles que podem fazer sangue, da época de gestão de BdC e que em caso extremo poderiam levar a haver motivo para expulsão.
Embora não ponha as mãos no fogo por ninguém e BdC não é excepção, não só penso que não terá nada a ver com o Cashball e com Alcochete, como continuo a defender que as asneiras que fez apenas o lixaram a ele próprio.
Destes dois casos quero que se apure a verdade.
E continuo a achar que de Alcochete, quem sabe se não haveria algumas surpresas.
1 Março, 2019 at 12:49
#UnirOSporting!
Nem o Godinho Lopes foi expulso.
E confesso que não entendi as razões para a expulsão. Mas no fundo as razões pouco interessam quando a missão foi estabelecida já no ano passado pelo CFeD transitório com o Torquemada Henrique Monteiro. Já estava decidido desde então. O que estes fizeram foi arranjar a argumentação para o expulsar.
Eu espero mais 6 anos para chegar aos 50 anos de sócio (caso contrário deixava de pagar quotas hoje mesmo).
Até ao final de 2025 (se por cá continuar) quero ver se ainda existe o Sporting Clube de Portugal, em primeiro lugar (com esta corja começo a ter dúvidas). Antes disso quero percebe para onde vai o dinheiro das quotas (se voltar a ir algum para a SAD, desisto). E quero ver se até 2025 a maioria da SAD ainda é do Sporting (quando não for, talvez deixe de sócio do Sporting; ou talvez não, se houver uma separação clara entre SAD e clube e em especial entre as receitas e as despesas de cada um, porque nessa altura deixarei de me interessar pelo futebol que não é do meu clube).
Estamos a afundar-nos a cada dia que passa. Mas se a maioria se revê neste clube, quem sou eu para discordar…
1 Março, 2019 at 12:50
Disse que não expulsaria BdC se fosse presidente…era contra,fazia lhe lembrar a pena de morte,e agora isto.
É um fantoche autêntico.
Sem surpresas.
1 Março, 2019 at 12:51
Há um texto muito simples mas profundo que alguns atribuem a Bertolt Brecht, outros a Martin Niemöller e que diz o seguinte:
“Um dia vieram e levaram o meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram o meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram para me levar e já não havia ninguém para os impedir.”
Exactamente por um dia poderem vir por mim, acho que devo sempre contestar. Decisões tão graves como a expulsão de sócio deviam ser sempre decididas em AG com direito a defesa do sócio a excluir.
1 Março, 2019 at 13:15
Muito bom.
Certas noções de evolução e sociedade não alcançam ainda certas mentes.
1 Março, 2019 at 14:12
Excelente texto, Luís. A questão é que uma AG controlada por Rogério e Teives nunca será democrática. Os dados estão viciados à partida e o ex-presidente não terá qualquer hipótese de vencer.
1 Março, 2019 at 12:51
Aceito que digam que BdC não teria condições para voltar ao Clube, devido a todos os anti-corpos que tem. Mas daí a ser perseguido e expulso pelos “seus” vai uma grande diferença.
É um revanchismo das nossas elites nojáveis, que nunca lhe perdoaram a popularidade entre o universo leonino. Odeiam-no por que aquilo que representa e não por aquilo que fez. Aliás, nem sequer ainda foi a julgamento e pode nem vir a ser.
É também uma machada no Sportinguismo, porque afinal contamos muito pouco.
Tudo se joga nos bastidores neste Clube. Não precisam de nós para nada, a não ser para pagar quotas.
1 Março, 2019 at 12:54
Decisão da expulsão de Bruno de Carvalho é posta em circulação menos de 12 horas depois de ser dado a conhecer Relatório e Contas, onde constam informações como “1,6 milhões de euros pata recuperar Bruno Fernandes”.
É só fazer as contas. Fica tudo a falar de um assunto…
1 Março, 2019 at 13:16
LPM.
1 Março, 2019 at 14:13
O homem que diz “Fui sempre arguto a identificar oportunidades e determinado em explorá-las”. Confere!
1 Março, 2019 at 12:58
Tema do dia, provavelmente vai encher os painéis da CM e lixo que a tenta copiar, nada de novo.
Erro tremendo da direcção que ia “Unir o Sporting”. Todo o Verão foi uma merda, desde BdC a JMS, os dois mereciam o mesmo tratamento, 2 membros do anterior CD foram expurgados o outro continua na sua vida a desviar (supostamente) dinheiro dos bombeiros…
Temos 3 casos de extrema importância a serem resolvidos e onde BdC estava ligado. Cashball, Alcochete, rescisões. Não sei até que ponto esta medida será influente nos 3 casos dado que a participação de BdC será sempre do nosso interesse. Ele estava suspenso durante uns bons anos, por isso a sua expulsão poderia ser resolvida mais lá para a frente quando tudo o resto já estivesse resolvido.
Abre caminho também ao Bruno paineleiro. Se numa semana em que promoveu o livro, melindrou muita gente, imaginem como será se aparecer todas as semanas.
Ao menos Varandas tem sido coerente, mente sempre.
1 Março, 2019 at 13:08
Já agora… os que rescindiram (sendo verdade que são sócios) não deviam ser também eles expulsos? É que esses, sim, lesaram o clube em milhões de euros. Prejudicaram o clube deliberadamente. Ah, espera! São recebidos no camarote. Os que têm cara podre para irem a Alvalade, claro. Como o “sir”…
1 Março, 2019 at 13:13
Se é para sermos coerente sim, aliás, eu enquadro-os no mesmo pacote que o Godinho Lopes. Fizeram quase o mesmo.
1 Março, 2019 at 12:58
Aguardo o terminus do clube.
Fiquem com a SAD e lambuzem-se.
Refundar o SCP.
1 Março, 2019 at 13:37
Meu caro, temos de lutar.
Ficar sem a SAD é ficar tb sem estádio e sem alcochete.
E sabemos lá se o PJR não iria incluido no negócio.
Nem o Belenenses caiu tão baixo.
Podemos lutar, mas o tempo está a escassear.
1 Março, 2019 at 14:29
Não vejo problemas em «Ficar sem a SAD é ficar tb sem estádio e sem alcochete. E sabemos lá se o PJR não iria incluido no negócio.»
Aliás só vejo vantagens, desde que façam o saque rápido, também rápido se vão embora. Estes tipos são um praga da sociedade, quando não existir nada para saquear vão tranquilamente para outro lado e pouco se importam se depois são expulsos ou crl a 4.
1 Março, 2019 at 12:59
Discordo da expulsão de BC e dos outros que com ele foram também expulsos…
Para mim, a expulsão de um sócio “é quase como aplicar a pena de morte”…
Verdade que BC também “ajudou bastante” a que se chegasse a esta situação, mas mesmo assim, repito…não concordo coma sua expulsão…!
Continuo como sempre apenas e só “adepto” do Sporting Clube de Portugal…
Mas estas acções em nada ajudam à união dos adeptos…
Força Sporting ” és mesmo o maior…”
Contra todas as “tempestades ainda continuas de pé…”
Estou contigo…!
SL
1 Março, 2019 at 13:07
Eu discordo da expulsao, discordo de se pagarem 1.6 Milhoes a Bruno Fernandes para voltar ao sporting, discordo com CI em que se lancam suspeitas sem direito a contraditorio, discordo que quem disse que o futebol era facil facil pegue na equipa em primeiro, gaste 14 milhoes de EUR para se encontrar a lutar pelo quarto lugar…
Enfim, dificil mesmo é encontrar coisas com que concorde mesmo depois de ler o Relatorio e Contas agora publicado. Alias sugiro vivamente aos tasqueiros para tambem o lerem.
Eu bem sei que é mais facil ver postar na tasca, do que ler, analisar a informacao e depois concluir racionalmente que este CD esta a pouco e pouco a desvalorizar os activos do clube e o seu patrimonio.
Quando nada mais existe para podermos justificar o nosso apoio por este CD, concerteza a alternativa sera questionar porque é que eles ainda la estao.
1 Março, 2019 at 13:01
Caros Sportinguistas:
Este é o momento mais triste desde Alcochete.
Neste momento, estou à espera que Presidente Frederico Varandas se pronuncie sobre se apoia ou não a decisão do CF. Pode dar-se o caso de não a apoiar e de termos o Presidente a defender que em A.G.A. os sócios decidam reduzir (não sei se estatutariamente é possível) ou anular a decisão. É a última oportunidade que Varandas tem para se revelar como um homem de palavra.
É que Varandas foi eleito sob o lema “unir o Sporting”.
Varandas sabe que na A.G. em que isso foi decidido se BdC devia continuar, 31% dos votos (mais percentagem de sócios do que de votos) era a favor da continuidade de BdC. Mal, a meu ver, mas foi a manifestação de vontade dos sócios. E esses 31% têm de ser RESPEITADOS!
Varandas ASSUMIU que BdC fez muita coisa boa pelo Sporting. Disse-o na campanha.
Os processos-crime que, a meu ver, são os únicos que poderão vir a justificar uma sanção tão gravosa como a expulsão de um ex. Presidente (sim, também acho isto quanto ao Godinho, mas um mal não justifica outro mal pior e eu tenho o direito de me indignar mais no caso de um do que no caso do outro) estão ainda no começo.
A auditoria não está terminada.
O momento em causa foi um momento de grande tensão política, em que, bem ou mal, o BdC agiu aconselhado por Adogados. Pode ter sido mal aconselhado, mas eu pergunto se alguém teve o cuidado de ouvir os Advogados em causa e saber se algum deles validou, aconselhou, sugeriu alguma ou algumas das medidas tomadas. Se o fez, e não sendo o Bruno jurista, então o grau da culpa tem de ser diminuído em conformidade. Mais: o CF não pode decidir uma sanção tão grave como uma expulsão sem apurar esse facto.
Ainda no âmbito das circunstâncias atenuantes, tudo o que BdC fez de bom pelo Sporting: as modalidades, o pavilhão, o contrato NOS, o ter salvo o clube da falência pós-GL. Não, o BdC não pode ser expulso como qualquer sócio porque ele não é qualquer sócio. É um sócio que teve responsabilidades especiais e que fez mais pelo clube
Depois, o CF não pode ignorar o potencial de destruição do clube que uma decisão destas tem se não for tomada com um consenso alragadíssimo, que manifestamente inexiste no caso concreto.
Por tudo o que disse e por muito mais, a decisão é estúpida.
Mas o principal que eu retiro disto, porque estupidez há muita, é que o Frederico Varandas disse uma coisa aos sportinguistas – e jamais ganharia as eleições se tivesse dito o contrário – e em cima da mesa está o oposto. Por isso, se FV não manifestar o seu veemente desacordo com esta decisão, a partir de hoje será, sem discussão possível, um TRAIDOR. Traidor ao Sporting e traidor dos sportinguistas.
E note-se que eu não alinho em teorias da conspiração, tudo o que s epassou em Alcochete, antes e depois, não me leva a dizer que o FV é traidor. Também não é traidor só pelo facto de ter achado qe BdC devia sair e que ele queria ser Presidente. Sei que há quem o diga, mas é especulação.
Agora, se Varandas estiver a favor disto e contra o que prometeu, aí não há dúvidas: é TRAIDOR mesmo! FALSO, DISSIMULADO E TRAIDOR.
Tem a palavra Frederico Varandas, e tem sobretudo a oportunidade da vida dele com para demonstrar aos sportinguistas o seu carácter.
Caso contrário, vai ser humilhado e vai perder uma A.G.
É que a maior parte dos sportinguistas, ao contrário do que parece quando vemos os fanáticos do Bruno e os indefectíveis do Varandas a discutir (inclusivamente aqui na Tasca), são PESSOAS SENSATAS: PESSOAS QUE SABEM TER O DISCERNIMENTO DE VER QUE O PRESIDENTE QUE ATÉ APOIARAM NÃO PODE CONTINUAR (71%)
E PESSOAS QUE SABEM E RECONHECEM QUE, POR MUITOS ERROS QUE TENHA COMETIDO, NÃO MERCE SER EXPULSO (VÃO SER OUTROS 71% ou algo do género)
E não se esqueçam: Leram aqui primeiro.
Leram aqui primeiro
1 Março, 2019 at 15:08
Rui esqueça lá isso . Avançaram com a expulsão e vai ser ratificada pela maioria silenciosa dos sacos do lixo se houver ag. Não se iluda
1 Março, 2019 at 13:01
Agora entende-se ainda mais a CI de sexta… Pura palhaçada…
Mas o clube ainda é dos socios ou falhou-me algo?
1 Março, 2019 at 13:04
E assim chega ao fim a minha ligação emocional ao sporting. Chega. Acabou. Recuso-me a ser parte de um clube destes. Adeus a todos e sejam felizes.
1 Março, 2019 at 13:08
um clube destes??? que tristeza pá…
1 Março, 2019 at 13:11
Para mim “este” Clube, continua a ser…
O Grande Sporting Clube de Portugal…!!
SL
1 Março, 2019 at 13:17
mas vamos confundir clubes com pessoas?
1 Março, 2019 at 13:19
O clube, são as pessoas que o fazem, Cherba. Lamento, mas, neste momento, ao ler certos comentários, ao ver certas ações de quem o governa, o termo “um clube destes” não me choca por aí além. Sorry.
1 Março, 2019 at 16:54
É precisamente isso, Ana. ‘O clube são as pessoas que o fazem’. Não tarda vou pelo caminho do Iorda. Não me revejo minimamente nesta gente…
1 Março, 2019 at 13:33
Os sócios e adeptos estão cansados desta rotina pós João Rocha….
1 Março, 2019 at 13:47
Quando não te revês no rumo tomado, abandonas o barco !
Não são estes os pergaminhos do Sporting que eu aprendi a gostar por isso digo só: Passar bem e até qualquer dia !
Fui isso que fiz na altura do Cotonete e é isso que pondero fazer agora !
1 Março, 2019 at 14:50
Cherba cherba cherba. Também tu? ( eu sei que não).
Não se trata de expulsar o Carvalho ou outro qualquer. Trata-se da definição de que clube se quer e se ela é contrária à do anterior presidente, estamos fora. Só isso. Independentemente de se achar que será o Bruno, o Pedro ou o João. “O Carvalho” apenas nos mostrou que dá para ser de outra forma. Agora cada um escolhe o seu lado. O que não dá é para ficar em cima do muro a ver no que dá. É preciso “um racha”, uma guerrilha e os perdedores saem de uma vez. Temos que separar porque não somos todos do mesmo clube.
S.L.
1 Março, 2019 at 15:09
Não.l Cherba . Está enganado . Não há clubes sem pessoas . As instituições são feitas pelas pessoas . Não existem em
Abstracto
1 Março, 2019 at 15:10
E sim iorda disse muito bem . Um clube destes . Com gente desta . Não é o meu de certeza
1 Março, 2019 at 13:04
Não li os pressupostos para a expulsão, mas o que bdc fez foi um tipo de liderança ( que no entender dele era a que melhor defendia o Sporting ), esse tipo de liderança pode se concordar ou não concordar . Acho que para todos nós é claro , que nunca tínhamos visto ninguém lutar e sofrer tanto pelo Sporting ( alguem igual a nós ). Se a forma de liderar foi errada e os sócios não querem continuar ( elegem outro, mas sem golpada , que foi o que aconteceu ). Simples assim, concorda se com o tipo de liderança dão se os votos na eleição, não se concorda , não se dão os votos na eleição ( eleições que nunca chegaram a acontecer ) . Agora expulsar de sócio bdc é de uma tristeza, de uma baixeza , de uma ingratidão sem qualificação. Não sei se Rui Patricio, Gelson , WC são sócios , mas caso sejam então estes que fugiram do Sporting, que prejudicaram em milhões o Sporting , estes merecem continuar como sócios do Sporting …….. dificil de entender os valores por que se regem muitos dos sportinguistas , mas fácil de entender porque o nosso clube está sempre como está ……
1 Março, 2019 at 13:15
Bom comentário!
1 Março, 2019 at 13:34
Exacto!
1 Março, 2019 at 14:51
Top!
1 Março, 2019 at 15:11
Isso!!
1 Março, 2019 at 16:55
+1
1 Março, 2019 at 18:20
Um ponto interessante e relevante, esse de se questionar se quem rescindiu e abandonou o clube, lesando-o, merece ser ser sócio.
Um bom ponto para debate!
1 Março, 2019 at 18:26
top , os Sportinguistas estão se a borrifar para o clube ! querem é “folclore”
1 Março, 2019 at 13:04
Sabem por que é possível está expulsão?
Porque em 13/14 alguém evitou o fim do clube.
Ao menos que se enterre de vez o Ícaro.
1 Março, 2019 at 13:04
Os aventais estão todos contentes.
Não abram os olhos que não é preciso…
Uma direcção que recuperou o clube e que estava preparada para fazer ainda mais…não teve hipóteses contra os parasitas.
Lembram se daquela entrevista que BdC deu julgo ao expresso no inicio do ano passado creio…foi a partir daí que a coisa apertou.
O clube iria recuperar muito.
Agora fazem parcerias com o mendes…7 M em seis meses de comissões…antecipação de receitas, colchões e TVs de caixote.
Já fomos.
1 Março, 2019 at 13:06
Como acusar a Direcção de perseguição quando o anónimo tasqueiro está mais preocupado com a antiguidade do comentador do que com o comentário em si.
Como acusar a Direcção de ser injusta quanto a decidir sobre a má fé dos “arguidos” quando o anónimo tasqueiro é o primeiro a meter a etiqueta de cartilheiro (pago) ao outro.
1 Março, 2019 at 13:28
Que paladino.
1 Março, 2019 at 13:36
Ainda bem que temos por aqui os faróis da moral e a vanguarda intelectuolóide do sportinguezinho. Que seria de nós sem estes génios imparciais que vão de facto à raiz das questões?
1 Março, 2019 at 13:41
Foda-se, podes crer. É inconsequência a mais para uma pessoa só.
Preferia o registo irónico e parecido com um comediante de standup falhado.
1 Março, 2019 at 13:42
É mesmo isso. Mas vá, se calhar está a ser irónico. Não esquecer que é o rei das ironias e um dos que gosta de piadinhas em escadinha.
1 Março, 2019 at 14:53
É isso que temos que entender. Enquanto houver gentalha desta não somos do mesmo clube.
Eu estou disposto a formar outro.
1 Março, 2019 at 13:06
“reciprocidade”
Com isto não digo que sou a favor ou contra, apenas constato que a vida é deverás engraçada…