O castigo, o mais pesado no âmbito dos estatutos do clube, deverá ser passível de recurso para Assembleia Geral Extraordinária, mas, para já, o que se sabe é que Bruno de Carvalho foi expulso, hoje, de sócio do Sporting, como dá conta o comunicado do Conselho Fiscal e Disciplinar.
O Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal vem comunicar aos sócios ter sido proferida decisão final no âmbito do processo disciplinar número 7/18, em que são arguidos os sócios visados Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho (“Bruno de Carvalho”), Carlos Fernando Barreiros Godinho Vieira (“Carlos Vieira”), Rui Pereira Caeiro (“Rui Caeiro”), José Eduardo da Câmara Correia de Lemos Quintela (“José Quintela”), Luís Filipe Teixeira Gestas (“Luís Gestas”), Luís Miguel Salgueiro Roque (“Luís Roque”) e Alexandre António Gaspar Carvalho Godinho (“Alexandre Godinho”).
Assim, foi deliberado pelo Conselho Fiscal e Disciplinar aplicar as seguintes sanções:
– O Sócio Visado Bruno de Carvalho foi punido com a sanção de Expulsão;
– O Sócio Visado Alexandre Godinho foi punido com a sanção de Expulsão;
– O Sócio Visado Carlos Vieira foi punido com a sanção de Suspensão por nove meses;
– O Sócio Visado Luís Gestas foi punido com a sanção de Suspensão de seis meses;
– O Sócio Visado Rui Caeiro foi punido com a sanção de Repreensão Registada.
Mais foi deliberado arquivar os autos quanto aos sócios visados:
– Luís Roque;
– José Quintela.
Recorde-se que este processo foi instaurado pela Comissão de Fiscalização, tendo sido notificada a nota de culpa aos sócios visados a 23 de agosto de 2018.
Refira-se que os sócios visados Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho não contestaram a nota de culpa.
Por o processo visar anteriores membros dos corpos sociais, designadamente, membros do Conselho Diretivo que vieram a ser destituídos pela Assembleia Geral de 23 de Junho de 2018, O Conselho Fiscal e Disciplinar julgou preferível que, nos termos do disposto no artigo 9º, nº3, do Regulamento Disciplinar, aprovado na Assembleia Geral de 17 de Fevereiro de 2018, fosse designado um instrutor externo para o presente processo, o que se fez.
Foram realizadas múltiplas diligências de prova no âmbito do processo, quer por iniciativa do instrutor, quer as requeridas pelos sócios visados que apresentaram contestação à nota de culpa.
Elaborado o relatório final, julgou-se que os sócios visados praticaram múltiplas e gravíssimas infrações disciplinares:
Bruno de Carvalho (12 infrações disciplinares), Alexandre Godinho (10 infrações disciplinares), Carlos Viera (seis infrações disciplinares), Luís Gestas (quatro infrações disciplinares) Rui Caeiro (duas infrações disciplinares).
Aos sócios visados Luís Roque e José Quintela, concluído o processo e as diligências de prova realizadas, não foi imputada a prática de qualquer infração.
O Conselho Fiscal e Disciplinar anexa uma súmula da fundamentação da decisão ao presente comunicado para melhor esclarecimento dos sócios, atenta a extensão do relatório final com 109 páginas.
Refira-se, que o Conselho Fiscal e Disciplinar, na graduação das penas considerou quanto à aplicação da sanção mais grave prevista nos Estatutos e até no Regulamento, que os factos praticados, em acumulação, com premeditação, com relevantíssimos danos de imagem, moral e patrimonial, com dolo direto muito intenso, com liberdade, consciência e conhecimento da ilicitude pelos Sócios Visados Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho assumiram uma gravidade, uma ilicitude e uma censurabilidade tão grande e elevada que apenas se coadunam com a aplicação concreta, da sanção mais grave prevista nos diplomas legais.
Estamos, em suma, perante a prática de infrações disciplinares muito graves não só para a imagem e para o património do Clube mas também para o próprio clube enquanto Instituição. Infrações que consubstanciam a prática de atos que visaram subverter a ordem, a orgânica, o funcionamento, a atividade e a subsistência do SCP.
A tentativa de bloqueio de contas e de usurpação de funções, com a agravante de ter ocorrido em momento posterior à sua destituição pelos sócios do Sporting Clube de Portugal em Assembleia Geral de 23 de Junho, a ação de obstaculizar a Assembleia e a violação do suspensão preventiva, com a agravante de serem comportamentos adoptados após ordens judiciais, a perturbação grave da Assembleia Geral de 23 de Junho, com reflexos que ainda se repercutiram no futuro, as publicações nas redes sociais, feitas não só com o intuito de perturbar o funcionamento da Assembleia Geral e, assim, o exercício dos legítimos direitos dos sócios de livremente poderem deliberar e votar, mas também com de ofender de forma gravemente ofensiva outros sócios e membros legítimos dos órgãos sociais (aqui em exclusivo quanto ao sócio visado Bruno de Carvalho), e ainda a utilização do Clube como seu domicílio profissional (aqui em exclusivo para o sócio visado Alexandre Godinho), são comportamentos de tamanha gravidade que revelam um total desrespeito pelo Clube, pelos seus Estatutos e pelos seus sócios. Infrações essas que consubstanciam uma quebra da relação de confiança irremediável, absoluta e inultrapassável, entre os visados e o Clube.
Considerou, assim, o Conselho Fiscal e Disciplinar só poder ser aplicada aos Sócios Visados Bruno de Carvalho (tendo praticado 12 infrações disciplinares) e Alexandre Godinho (tendo praticado 10 infrações disciplinares) a pena mais grave prevista nos estatutos, ou seja, a pena de expulsão.
Quanto às penas de suspensão a aplicar aos Sócios Visados Carlos Vieira e Luís Gestas, considerou-se que a responsabilidade de ambos é diferente. A sua participação nos factos é diversa assim como as consequências dos mesmos. Acresce, desde logo, ser imputada a cada um, respectivamente, a prática de 6 e 4 infracções disciplinares.
Assim, em relação ao Sócio Visado Carlos Vieira, não se demonstrando ser adequado, proporcional e necessário aplicar a sanção no seu limite máximo, ou seja, em um ano. Atento tudo o que se expôs quanto ao comportamento sancionado ao Sócio Visado Carlos Vieira, e sublinhando o facto de estar em causa sancionar a prática de 6 infracções disciplinares, considerou-se adequada, proporcional e necessária a aplicação da sanção de suspensão tendo como medida concreta da mesma os 9 meses.
Já em relação ao Sócio Visado Luís Gestas, para além do facto de estar em causa um número menor de infracções, mas ainda assim de 4 infracções disciplinares, e relevando devidamente não ter sido a sua participação nos factos tão intensa e de não terem resultado dos mesmos iguais consequências que as que pressupuseram a actuação do Sócio Visado Carlos Vieira, considerou-se adequada, proporcional e necessária a aplicação da sanção de suspensão de 6 meses.
Quanto ao sócio Rui Caeiro considerou-se, atento o menor número de infrações praticadas (duas) e um menor grau de participação nos factos, julgou-se ser suficiente a aplicação de uma pena de repreensão registada.
Quantos aos sócios Luís Roque e José Quintela não foram provados factos que permitam efetuar qualquer imputação de infrações aos mesmos, pelo que foram os autos, quantos aos mesmos, arquivados.
Os sócios visados foram notificados da decisão final, tendo sido comunicado que das decisões de expulsão e de suspensão cabe recurso para a Assembleia Geral, com efeito suspensivo e devolutivo respetivamente.
Foi, por último, deliberado pelo Conselho Fiscal e Disciplinar dar conhecimento da Deliberação tomada e sua fundamentação aos sócios.
O CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR
Joaquim Baltazar Pinto | Presidente
João Frederico de Freitas Teives Henriques | Vice-Presidente
Frutuoso Pires Mateus | Vogal
José Pedro Albuquerque de Fezas Vital | Vogal
Bernardo Belo Catarino Foios Simões | Vogal
Pedro do Ó Barradas de Oliveira Ramos | Vogal
Pedro Jorge Cabral da Silva Nunes | Vogal
1 Março, 2019 at 12:58
Aguardo o terminus do clube.
Fiquem com a SAD e lambuzem-se.
Refundar o SCP.
1 Março, 2019 at 13:37
Meu caro, temos de lutar.
Ficar sem a SAD é ficar tb sem estádio e sem alcochete.
E sabemos lá se o PJR não iria incluido no negócio.
Nem o Belenenses caiu tão baixo.
Podemos lutar, mas o tempo está a escassear.
1 Março, 2019 at 14:29
Não vejo problemas em «Ficar sem a SAD é ficar tb sem estádio e sem alcochete. E sabemos lá se o PJR não iria incluido no negócio.»
Aliás só vejo vantagens, desde que façam o saque rápido, também rápido se vão embora. Estes tipos são um praga da sociedade, quando não existir nada para saquear vão tranquilamente para outro lado e pouco se importam se depois são expulsos ou crl a 4.
1 Março, 2019 at 12:59
Discordo da expulsão de BC e dos outros que com ele foram também expulsos…
Para mim, a expulsão de um sócio “é quase como aplicar a pena de morte”…
Verdade que BC também “ajudou bastante” a que se chegasse a esta situação, mas mesmo assim, repito…não concordo coma sua expulsão…!
Continuo como sempre apenas e só “adepto” do Sporting Clube de Portugal…
Mas estas acções em nada ajudam à união dos adeptos…
Força Sporting ” és mesmo o maior…”
Contra todas as “tempestades ainda continuas de pé…”
Estou contigo…!
SL
1 Março, 2019 at 13:07
Eu discordo da expulsao, discordo de se pagarem 1.6 Milhoes a Bruno Fernandes para voltar ao sporting, discordo com CI em que se lancam suspeitas sem direito a contraditorio, discordo que quem disse que o futebol era facil facil pegue na equipa em primeiro, gaste 14 milhoes de EUR para se encontrar a lutar pelo quarto lugar…
Enfim, dificil mesmo é encontrar coisas com que concorde mesmo depois de ler o Relatorio e Contas agora publicado. Alias sugiro vivamente aos tasqueiros para tambem o lerem.
Eu bem sei que é mais facil ver postar na tasca, do que ler, analisar a informacao e depois concluir racionalmente que este CD esta a pouco e pouco a desvalorizar os activos do clube e o seu patrimonio.
Quando nada mais existe para podermos justificar o nosso apoio por este CD, concerteza a alternativa sera questionar porque é que eles ainda la estao.
1 Março, 2019 at 13:01
Caros Sportinguistas:
Este é o momento mais triste desde Alcochete.
Neste momento, estou à espera que Presidente Frederico Varandas se pronuncie sobre se apoia ou não a decisão do CF. Pode dar-se o caso de não a apoiar e de termos o Presidente a defender que em A.G.A. os sócios decidam reduzir (não sei se estatutariamente é possível) ou anular a decisão. É a última oportunidade que Varandas tem para se revelar como um homem de palavra.
É que Varandas foi eleito sob o lema “unir o Sporting”.
Varandas sabe que na A.G. em que isso foi decidido se BdC devia continuar, 31% dos votos (mais percentagem de sócios do que de votos) era a favor da continuidade de BdC. Mal, a meu ver, mas foi a manifestação de vontade dos sócios. E esses 31% têm de ser RESPEITADOS!
Varandas ASSUMIU que BdC fez muita coisa boa pelo Sporting. Disse-o na campanha.
Os processos-crime que, a meu ver, são os únicos que poderão vir a justificar uma sanção tão gravosa como a expulsão de um ex. Presidente (sim, também acho isto quanto ao Godinho, mas um mal não justifica outro mal pior e eu tenho o direito de me indignar mais no caso de um do que no caso do outro) estão ainda no começo.
A auditoria não está terminada.
O momento em causa foi um momento de grande tensão política, em que, bem ou mal, o BdC agiu aconselhado por Adogados. Pode ter sido mal aconselhado, mas eu pergunto se alguém teve o cuidado de ouvir os Advogados em causa e saber se algum deles validou, aconselhou, sugeriu alguma ou algumas das medidas tomadas. Se o fez, e não sendo o Bruno jurista, então o grau da culpa tem de ser diminuído em conformidade. Mais: o CF não pode decidir uma sanção tão grave como uma expulsão sem apurar esse facto.
Ainda no âmbito das circunstâncias atenuantes, tudo o que BdC fez de bom pelo Sporting: as modalidades, o pavilhão, o contrato NOS, o ter salvo o clube da falência pós-GL. Não, o BdC não pode ser expulso como qualquer sócio porque ele não é qualquer sócio. É um sócio que teve responsabilidades especiais e que fez mais pelo clube
Depois, o CF não pode ignorar o potencial de destruição do clube que uma decisão destas tem se não for tomada com um consenso alragadíssimo, que manifestamente inexiste no caso concreto.
Por tudo o que disse e por muito mais, a decisão é estúpida.
Mas o principal que eu retiro disto, porque estupidez há muita, é que o Frederico Varandas disse uma coisa aos sportinguistas – e jamais ganharia as eleições se tivesse dito o contrário – e em cima da mesa está o oposto. Por isso, se FV não manifestar o seu veemente desacordo com esta decisão, a partir de hoje será, sem discussão possível, um TRAIDOR. Traidor ao Sporting e traidor dos sportinguistas.
E note-se que eu não alinho em teorias da conspiração, tudo o que s epassou em Alcochete, antes e depois, não me leva a dizer que o FV é traidor. Também não é traidor só pelo facto de ter achado qe BdC devia sair e que ele queria ser Presidente. Sei que há quem o diga, mas é especulação.
Agora, se Varandas estiver a favor disto e contra o que prometeu, aí não há dúvidas: é TRAIDOR mesmo! FALSO, DISSIMULADO E TRAIDOR.
Tem a palavra Frederico Varandas, e tem sobretudo a oportunidade da vida dele com para demonstrar aos sportinguistas o seu carácter.
Caso contrário, vai ser humilhado e vai perder uma A.G.
É que a maior parte dos sportinguistas, ao contrário do que parece quando vemos os fanáticos do Bruno e os indefectíveis do Varandas a discutir (inclusivamente aqui na Tasca), são PESSOAS SENSATAS: PESSOAS QUE SABEM TER O DISCERNIMENTO DE VER QUE O PRESIDENTE QUE ATÉ APOIARAM NÃO PODE CONTINUAR (71%)
E PESSOAS QUE SABEM E RECONHECEM QUE, POR MUITOS ERROS QUE TENHA COMETIDO, NÃO MERCE SER EXPULSO (VÃO SER OUTROS 71% ou algo do género)
E não se esqueçam: Leram aqui primeiro.
Leram aqui primeiro
1 Março, 2019 at 15:08
Rui esqueça lá isso . Avançaram com a expulsão e vai ser ratificada pela maioria silenciosa dos sacos do lixo se houver ag. Não se iluda
1 Março, 2019 at 13:01
Agora entende-se ainda mais a CI de sexta… Pura palhaçada…
Mas o clube ainda é dos socios ou falhou-me algo?
1 Março, 2019 at 13:04
E assim chega ao fim a minha ligação emocional ao sporting. Chega. Acabou. Recuso-me a ser parte de um clube destes. Adeus a todos e sejam felizes.
1 Março, 2019 at 13:08
um clube destes??? que tristeza pá…
1 Março, 2019 at 13:11
Para mim “este” Clube, continua a ser…
O Grande Sporting Clube de Portugal…!!
SL
1 Março, 2019 at 13:17
mas vamos confundir clubes com pessoas?
1 Março, 2019 at 13:19
O clube, são as pessoas que o fazem, Cherba. Lamento, mas, neste momento, ao ler certos comentários, ao ver certas ações de quem o governa, o termo “um clube destes” não me choca por aí além. Sorry.
1 Março, 2019 at 16:54
É precisamente isso, Ana. ‘O clube são as pessoas que o fazem’. Não tarda vou pelo caminho do Iorda. Não me revejo minimamente nesta gente…
1 Março, 2019 at 13:33
Os sócios e adeptos estão cansados desta rotina pós João Rocha….
1 Março, 2019 at 13:47
Quando não te revês no rumo tomado, abandonas o barco !
Não são estes os pergaminhos do Sporting que eu aprendi a gostar por isso digo só: Passar bem e até qualquer dia !
Fui isso que fiz na altura do Cotonete e é isso que pondero fazer agora !
1 Março, 2019 at 14:50
Cherba cherba cherba. Também tu? ( eu sei que não).
Não se trata de expulsar o Carvalho ou outro qualquer. Trata-se da definição de que clube se quer e se ela é contrária à do anterior presidente, estamos fora. Só isso. Independentemente de se achar que será o Bruno, o Pedro ou o João. “O Carvalho” apenas nos mostrou que dá para ser de outra forma. Agora cada um escolhe o seu lado. O que não dá é para ficar em cima do muro a ver no que dá. É preciso “um racha”, uma guerrilha e os perdedores saem de uma vez. Temos que separar porque não somos todos do mesmo clube.
S.L.
1 Março, 2019 at 15:09
Não.l Cherba . Está enganado . Não há clubes sem pessoas . As instituições são feitas pelas pessoas . Não existem em
Abstracto
1 Março, 2019 at 15:10
E sim iorda disse muito bem . Um clube destes . Com gente desta . Não é o meu de certeza
1 Março, 2019 at 13:04
Não li os pressupostos para a expulsão, mas o que bdc fez foi um tipo de liderança ( que no entender dele era a que melhor defendia o Sporting ), esse tipo de liderança pode se concordar ou não concordar . Acho que para todos nós é claro , que nunca tínhamos visto ninguém lutar e sofrer tanto pelo Sporting ( alguem igual a nós ). Se a forma de liderar foi errada e os sócios não querem continuar ( elegem outro, mas sem golpada , que foi o que aconteceu ). Simples assim, concorda se com o tipo de liderança dão se os votos na eleição, não se concorda , não se dão os votos na eleição ( eleições que nunca chegaram a acontecer ) . Agora expulsar de sócio bdc é de uma tristeza, de uma baixeza , de uma ingratidão sem qualificação. Não sei se Rui Patricio, Gelson , WC são sócios , mas caso sejam então estes que fugiram do Sporting, que prejudicaram em milhões o Sporting , estes merecem continuar como sócios do Sporting …….. dificil de entender os valores por que se regem muitos dos sportinguistas , mas fácil de entender porque o nosso clube está sempre como está ……
1 Março, 2019 at 13:15
Bom comentário!
1 Março, 2019 at 13:34
Exacto!
1 Março, 2019 at 14:51
Top!
1 Março, 2019 at 15:11
Isso!!
1 Março, 2019 at 16:55
+1
1 Março, 2019 at 18:20
Um ponto interessante e relevante, esse de se questionar se quem rescindiu e abandonou o clube, lesando-o, merece ser ser sócio.
Um bom ponto para debate!
1 Março, 2019 at 18:26
top , os Sportinguistas estão se a borrifar para o clube ! querem é “folclore”
1 Março, 2019 at 13:04
Sabem por que é possível está expulsão?
Porque em 13/14 alguém evitou o fim do clube.
Ao menos que se enterre de vez o Ícaro.
1 Março, 2019 at 13:04
Os aventais estão todos contentes.
Não abram os olhos que não é preciso…
Uma direcção que recuperou o clube e que estava preparada para fazer ainda mais…não teve hipóteses contra os parasitas.
Lembram se daquela entrevista que BdC deu julgo ao expresso no inicio do ano passado creio…foi a partir daí que a coisa apertou.
O clube iria recuperar muito.
Agora fazem parcerias com o mendes…7 M em seis meses de comissões…antecipação de receitas, colchões e TVs de caixote.
Já fomos.
1 Março, 2019 at 13:06
Como acusar a Direcção de perseguição quando o anónimo tasqueiro está mais preocupado com a antiguidade do comentador do que com o comentário em si.
Como acusar a Direcção de ser injusta quanto a decidir sobre a má fé dos “arguidos” quando o anónimo tasqueiro é o primeiro a meter a etiqueta de cartilheiro (pago) ao outro.
1 Março, 2019 at 13:28
Que paladino.
1 Março, 2019 at 13:36
Ainda bem que temos por aqui os faróis da moral e a vanguarda intelectuolóide do sportinguezinho. Que seria de nós sem estes génios imparciais que vão de facto à raiz das questões?
1 Março, 2019 at 13:41
Foda-se, podes crer. É inconsequência a mais para uma pessoa só.
Preferia o registo irónico e parecido com um comediante de standup falhado.
1 Março, 2019 at 13:42
É mesmo isso. Mas vá, se calhar está a ser irónico. Não esquecer que é o rei das ironias e um dos que gosta de piadinhas em escadinha.
1 Março, 2019 at 14:53
É isso que temos que entender. Enquanto houver gentalha desta não somos do mesmo clube.
Eu estou disposto a formar outro.
1 Março, 2019 at 13:06
“reciprocidade”
Com isto não digo que sou a favor ou contra, apenas constato que a vida é deverás engraçada…
1 Março, 2019 at 13:12
Só queria dizer uma coisa, que me está aqui a moer um tiquinho:
– Perante todos os últimos desenvolvimentos (e já nem falo deste do assunto do post) este silêncio de Benedito só serve um interesse. Do próprio.
Benedito se quiser ter crédito tem de vir a público defender o Sporting Clube de Portugal. Caso não o faça está a ser conivente e tem a mesma credibilidade dos actuais golpistas.
1 Março, 2019 at 13:14
Benedito ao não vir a público falar está a fazer com que muitas pessoas o parem de apoiar. É preciso vir a público mostrar o desagrado com a situação do clube e mostrar que existem ideias para além de varandas. Muito mais facilmente se manda o varandas de lá para fora desta maneira.
1 Março, 2019 at 13:20
E eu que pensava que o Benedito era um Varandas 2.0.
1 Março, 2019 at 14:22
Há uma grande diferença entre pessoas que não têm substância e não opinam para não se “enterrarem” (vide Fivelas/Benedito) e aqueles que têm muita substância e que por defenderem os seus ideais, ficam mais expostos e ficam “queimados” (vide BDC).
1 Março, 2019 at 15:10
Haja uma alminha inteligente o suficiente que saiba comunicar e ao mesmo tempo defender os interesses do clube.
Sendo que uma coisa acaba por estar ligada à outra.
1 Março, 2019 at 14:13
E se o Benedito achar que quanto mais “mexe…mais mal cheira…?”
Pessoalmente não concordo com a expulsão…mas desconheço todos os pressupostos que levaram à mesma…
Sou contra a expulsão de um sócio, porque como já afirmei é uma espécie de “aplicação da sentença de morte”…
Concordava (como aconteceu com outros) que fosse suspenso, porque também entendo que BC em determinados momentos tomou atitudes que podem ser consideradas prejudiciais ao Clube…(mas também devem ser tidas como atenuantes…coisas positivas que fez…)…
BC já disse (por interposta pessoa) que vai recorrer da pena para a AG..
É lá que os sócios que discordam devem exercer os seus direitos (eu conto estar lá…e é muito possível que vote a favor da recondução como sócio…)
Mas não “misturemos” as coisas…
O Sporting é o Sporting…
BC é BC…
Varandas é Varandas…
“Eu sou eu”…e cada um é responsável pelo que faz (nem sempre pelo que diz…)
Sporting Sempre (e à frente de tudo e de todos…)
SL
1 Março, 2019 at 14:36
Eh pah ó Max, menos…
eu até escrevi “(e já nem falo deste do assunto do post)”.
O Max prefere a táctica do “apoia só, não importa como nem porquê”
O caro Max já deu conta que enterrar a cabeça na areia não resulta? E pior, esse imobilismo é um dos motivos que nos levou a ser insignificantes, quanto a títulos nas últimas 3/4 décadas?
Desculpe lá Max, admiro o seu Sportinguismo, mas há momentos para tudo…
1 Março, 2019 at 14:56
Foi por esta “falta de tesão” que aqui chegamos. Os mais velhos são do Sporting ( admito que digam mais do que eu sou atualmente) mas não querem saber do dia a dia. Apoiar e pronto. Resignação…
Acordem!!!!!
1 Março, 2019 at 18:29
Estão enganados…
Sou mais velho do que vocês…mas não me sinto mais sportinguista do que os outros…
(nem me sinto como se estivesse chéché e não soubesse o que quero…)
Mas tenho consciência de que se entrarmos por esta clivagem que alguns estão “doidinhos” por fazer, entyraremos numa “divisão”…
Em que será o Clube “que ficará em causa”…
Porque é que entende que “tenho falta de visão…?”…
Quem lhe deu esse “direito” de me julgar…como se eu fosse um incapaz…?
É claro que quero saber do dia a dia do Clube…e preocupa-me esta divisão…
Não concordo com a expulsão de BC…
Mas não sejamos ingénuos…BC “teve muita culpa da actual situação” ao não ser capaz de dominar a “língua em momentos tão importantes…”
E até mesmo depois de ter sido destituído…devia ter percebido que seria melhor para ele e para o Sporting…não “entrar nos campos que escolheu percorrer…”
Não concordo que haja sócios com tão numero de votos em relação a outros…
Mas “também discordo do que alguns defendem …de 1 sócio 1 voto…”
Para mim, concordaria com a existência de uma modalidade que concedesse um numero máximo de 5 votos a um sócio…sendo o tempo para adquirir mais um voto…o período de 10 anos de sócio, no máximo de 5 como já referi…
E assim teríamos por exemplo…:
1 sócio com 60 anos de sócio com 5 votos…
com 40 anos 4 votos
com 30 anos 3 votos
com 20 anos 2 votos
de 1 ano a 10 …1 voto
Parecia-me muito mais razoável
Agora acho injusto o julgamento que me fazem…
Por “não ver as coisas pelo mesmo prisma…”
E onde estão as garantias de que seja eu a estar errado?
SL
1 Março, 2019 at 15:11
E têm muitos votos….
1 Março, 2019 at 15:15
Esse Benedito já foi cúmplice até às orelhas . Sabia de tudo do golpe e dos passos seguinte não se levantou a altura própria . Tb quis ganhar na secretaria . Estão todos ao mesmo nível
1 Março, 2019 at 15:42
Já disse isso aqui mas o Benedito parece preferir não ferir os sentimentos do Varandas…
Dizem que os sócios podem levar a mal ele confrontar o Varandas…
1 Março, 2019 at 13:15
Porque será que os nosso inimigos estão a deitar foguetes com a expulsão de BdC?
Os Sportinguistas lamentam e revoltam-se, os lampiões festejam….
1 Março, 2019 at 13:17
Essa pergunta é a sério, ou estás a ser irónico? 😛
1 Março, 2019 at 13:18
Porque em Portugal ou se é do carnide ou se é anti-carnide, é sabido.
1 Março, 2019 at 13:48
Meus amigos, quem foram sempre os primeiros a dizer que tínhamos de correr com BdC?
1 Março, 2019 at 13:17
«Bruno de Carvalho recorre para a Assembleia Geral do SCP, tal atitude tem efeitos suspensivos e continua assim como sócio de pleno direito até a A. G.»
here we go
1 Março, 2019 at 13:22
Mais uma volta mais uma ficha.
Enquanto isso não se fala de outras coisas.
E a malta do Sporting não percebe que no separador do desporto quando se quer falar de futebol há o tema do Porto vs Benfica….quando se quer falar de peixeiradas e revista Maria há o tema Sporting.
Enfim….
1 Março, 2019 at 13:26
E a culpa é de quem?
1 Março, 2019 at 13:35
Para mim a responsabilidade é de quem ocupa o cargo e recebe dinheiro do clube para resolver os problemas que têm em mãos defendendo SEMPRE OS INTERESSES DO CLUBE.
Justificar com outras merdas é para incompetentes, fracos e incapazes para gerir os destinos do clube.
Não conseguem ou não sabem….ADEUS!!!!
1 Março, 2019 at 13:46
Completamente de acordo.
Tiveram tempo de se preparar – mas parece que cairam de para-quedas.
A contratcao do Keizer e absolutamente anormal. O ataque ao mercado de inverno completamente diabolico – perdendo jogadores de grande qualidade a custo zero e gastando 14 Milhoes em jogadores duvidosos. A incapacidade de explicar o que estao a fazer (ou nao fazer) para resolver / melhorar a situacao financeira do Sporting é simplesmente inacreditavel.
Mas desenganem-se se pensam que o Benedicto é diferente. Mais do mesmo. Regressamos aos bons velhos tempos…
1 Março, 2019 at 13:25
“Fight & Resist”
1 Março, 2019 at 13:50
E querias que ele fizesse o quê?
Ou melhor, se fosses tu fazias o quê?
Eu ser sócio há 43 anos é uma das coisas mais valiosas da minha vida, calculo que o seja também para muita gente, portanto percebo muito bem este recurso.
[O Henrique dos aventais é que, num acto de democracia e pluralidade acha que não deve recorrer, porque não vale a pena. Isso e porque os sócios não devem servir para nada.]
1 Março, 2019 at 13:51
de plenos direitos não deve ser , porque está suspenso !
1 Março, 2019 at 13:52
Faz mal.
BdC devia ir à sua vida, foi o que eu fiz pelo menos, deixei de pagar cotas e de ir ao estádio desde o hara kiri de 23/06. Já sabia para onde se caminhava. O SCP é um clube autofágico com tiques de paula bobone.
BdC praticamente arruinou a sua vida para tirar o Clube da fossa séptica onde se encontrava.
Refundar o SCP. ASAP.
1 Março, 2019 at 14:30
A não ser que, não tenhas condições para pagar as quotas, és apenas um cobarde.
Se não tivesses sido um cobarde em 2006, talvez agora, com mais 13 anos de sócio em cima, pudesses colocar o teu voto na AG, de forma a defender BdC e o seu sacrifício.
A tua inércia é tão prejudicial para o clube, como a actividade criminosa dos rissois que populam.
E isto não é medir pilas. É ser pró-activo na defesa do que se gosta.
1 Março, 2019 at 13:52
Este clube é uma Revista.
1 Março, 2019 at 14:25
Quem controla os sacos do LIDL?
1 Março, 2019 at 18:24
Então, mas achas que ele não tem direito a defender-se?
Acho muito bem que recorra!
Espero que todos recorram!
1 Março, 2019 at 13:24
Agora percebe-se a utilidade da CI da semana passada e inclusive as análises em prime-time que a CS fez da situação financeira do SCP !!!
Mas afinal do que têm tanto medo ?
1 Março, 2019 at 13:26
fdx, é que nem deixam uma pessoa curtir em paz a grande vitória do Andebol ontem…
1 Março, 2019 at 13:36
Nem a do volei…
1 Março, 2019 at 13:51
também, desculpa ao Volei por me ter esquecido de referir a grande vitória que tiveram.
1 Março, 2019 at 13:51
Como se isso fosse importante para esta direcção. Na redes sociais do clube é um marasmo sobre essa vitória por isso dá para ver a importância…
1 Março, 2019 at 13:27
Também acho que o Benedito vai ter de falar, se o Varnadas não tiver a intelgiência de dizer que não foi isto que prometeu aos sócios e que portanto na A.G.A., que é soberana, vai apoiar a não expulsão. Sim, porque isto era a atitude inteligente do Varandas.
A minha posição sobre o BdC é: Presidente, não. Obrigado por tudo, mas não; Mas expulso? Nem pensar!
E digo mais: acho que o Bruno não tem quaisquer condições para voltar a ser Presidente, revelou instabilidade emocional e até psíquica, prepotência e instintos de ditador. E, por isso, eu não concordo, mas até consigo compreender que os sócios tenham aprovado a suspensão. O que o Bruno fez para tentar evitar eleições no Sporting foi estúpido, mas sobretudo foi demasiado mau. Nem GL fez isso…
Agora: Expulsão? Nesta altura e com estes dados? Mas está tudo maluco?
Digo até mais: se tivesse que escolher entre o Bruno ser expulso e o Bruno voltar a ser Presidente, se só houvesse essas duas escolhas no mundo… Escolhia a segunda.
Tento ser racional, mas ingrato é que eu não sou! E a maioria dos sportinguistas também não é. E eu creio que os 71% que tiraram o brinquedo ao Bruo vão ser tantos como os 71% qque vão evitar esta injustiça.
E aí, se o Varandas for conivente com isto e assim revelar-se, sem margem para dúvidas, um traidor, o Benedito tem mesmo de agir.
1 Março, 2019 at 13:31
O Benedito?
La vamos nos outra vez embarcar na cantiga do salvador da patria…
O Benedicto é apoiado precisamente pelos mesmos carolas que apoiam o Varandas, que apoiaram o Godinho Lopes ou o Soares Franco.
Fds é dificil de compreender isto? Tenho mais de 40 anos de sporting. Fico parvo como nao se compreende esta merda.
1 Março, 2019 at 17:52
Clarinho como água da nascente …
Eles lançaram os dois para ver quem os sócios com mais votos preferiam para genro … O doutor venceu, claro …
O resto são lérias …
1 Março, 2019 at 13:53
Outra vez o Benedito?
Esta agremiação de baile e festas não tem emenda.
1 Março, 2019 at 13:31
Não temos um coreano… mas temos um Maduro… Que bela ditadura … SL
1 Março, 2019 at 13:32
Cenário mais do que previsível tendo em conta a manipulação mediática feita em volta das contas do clube, um preparar do terreno que só me surpreendeu por ser tão rápido. Aqueles que esperavam ver algum tipo de redenção que esta direcção pudesse ter para com BdC e seus apoiantes tiveram finalmente uma demonstração cabal do quanto a escolha feita no dia 8 Fevereiro de 2018 foi errada. Verdade seja dita que se tivermos em conta o normal funcionamento dos orgãos leoninos, o CFeD não poderia nunca emitir outra sanção que não esta tendo em conta os actos cometidos e os regulamentos em questão, mas não podemos nunca dizer que esta decisão serve os interesses do Sporting, pois para além de manter a ferida bem aberta ignora a vontade de pelo menos 30% da nação leonina.
Como sabem e já afirmei por aqui, não era a favor da expulsão de BdC mas sim a favor de uma suspensão exemplar, eu sei que os últimos meses da sua presidência foram um horror e um desastre completo mas também não posso ignorar tudo o que de bom fez pelo clube nos 4 anos anteriores, como tal afirmo que apesar de saber que CFeD não teria perante os regulamentos outra hipotese que não esta, também sei que poderiam protelar a decisão no tempo ou pelo menos ter em atenção o momento do clube. Os defensores de BdC tem todo o direito de se sentirem perseguidos e revoltados, ainda que não me veja na atitude de muitos que pretendem abandonar o barco como forma de protesto, já houve muitos que o fizeram e muitos mais ainda o vão fazer. Mas como eu sou uma pessoa que vê o copo meio cheio quando se trata do clube do meu coração, gostaria de dizer o seguinte, os últimos dias tem revelado muito acerca da índole e politica a ser seguida pela direcção actual e verifico e constato que finalmente muito sportinguistas começam a entender ou a perceber (principalmente votantes de Varandas) o erro que cometeram a 8 de Setembro de 2018, o vento está mudar, é palpável, não sei para quando, mas é evidente, e esta decisão (expulsão de BdC) poderá ter sido a pedra de toque, como tal quero deixar aqui esta mensagem a BdC:
Deste seu sacrifício que culminou nesta decisão pode ter nascido o movimento de mudança do nosso clube, por isso obrigado, obrigado por ter deixado um mapa para como devemos resgatar o verdadeiro Sporting Clube de Portugal, obrigado pela luta em prol do clube que é sem duvida a sua maior herança e por tudo o que nos deu. Sei da quantidade de erros absurdos que cometeu motivados por uma personalidade egocêntrica e narcisista mas que durante muito tempo serviu os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal. Ninguém pode dizer que o Sporting está hoje pior do que quando pegou o clube, a nação está dividida, mas o clube é mais forte. Vá descansar para junto dos seus, reabilite-se.
Aos Sportinguistas digo, vamos à luta!!!
Sporting Sempre
PS- Por ter sido a favor da destituição não significa que não pense pela minha cabeça. SPorting sempre
1 Março, 2019 at 13:32
Se é para foder tudo que o façam rápido , quando acabar a carne e restarem os ossos lá ouviremos outra vez algum expert que o SCP não tem solução!
Pqp está merda!
1 Março, 2019 at 13:44
Parece-me que fica claro que a CI da semana passada anunciada com toda a pompa e circunstancia, foi só para preparar terreno para isto e influenciar a decisão dos sócios.
É mesmo Varandas e toda a sua Administração que quer expulsar o BdC !
1 Março, 2019 at 13:45
“É mesmo Varandas e toda a sua Administração que quer expulsar o BdC !”
No shit Sherlock.
1 Março, 2019 at 13:50
Claro que sim. Alguem pensa que estas decisoes sao tomadas sem uma discussao com o Sr Presidente?
Agora meus amigos nao temos solucao. Acredito que Varandas nao se aguenta muito mais tempo.
Mas depois dele vira outro com os mesmos carolas por tras. Os mesmos apoios e o mesmo compadrio para sugar o sporting. E assim acontecera ate ja nao haver mais nada para sugar.
Acho que o meu sporting do qual sou associado desde 1975 acabou.
Acredito que seja o sporting de outros que irao concerteza continuar a apoiar. Mas nao e o meu concerteza.
1 Março, 2019 at 13:49
É só lançar um ‘cadito de engodo.
Tasca’s Watch.
1 Março, 2019 at 13:55
É, sentimentos, pá.
Try it, Manguinhas.
1 Março, 2019 at 13:50
O Sporting continua a tratar mal os seus, quando se fala de união e com os socios entrincheirados em opiniões tão radicalmente opostas é uma parvoice entrar por estes caminhos.
Não deixa de ser caricato que o homem que envolveu a quase unanimidade dos sócios do Sporting numa aprovação de alterações aos estatutos no sentido de facilitar a expulsão e aumentar o numero de anos a partir dos quais o expulso poderá voltar ao clube, seja agora um dos primeiros a ver aplicada pelo CFD essas alterações.
Por princípio sou contra todas as expulsões de sócios, o clube não ganha nada com isso, embora reconheça que as leis ou no caso estatutos são para aplicar ou então não fazem sentido existirem.
No caso do ex-presidente essa aplicação não deveria ser aplicada, mais a mais quando já lhe foi aplicada uma suspensão votada em AG, se queremos união temos que dar o exemplo.
Se o ex-presidente recorrer para a AG vou votar contra essa expulsão e acredito que a mesma não passe para bem do Sporting.
1 Março, 2019 at 13:52
Quando o clube voltar a ser dos sócios, façam o favor de avisar.
Até lá despeço-me com amizade.
1 Março, 2019 at 13:54
Honestamente a única coisa que me fode à séria é esta aura de inevitabilidade que grassa nos comentários de certas pessoas.
Como se, de facto, não houvesse nada a fazer senão matar o ‘ditador’ e arrastar o seu corpo pela praça.
“Pronto, fizemos isto mas ele não nos deixou outra escolha, não é?”.
A hipocrisia é o maior dos luxos*.
*E diga-se também que deu um grande álbum de hiphop nos anos 90.
1 Março, 2019 at 13:56
Sali, Sali! Acrescenta mais esta ao Sanatório:
«Falei com o departamento jurídico. Estou confiante que vamos ganhar todos os processos” (dos que rescindiram)» Zenha, o estagiário – 01.03.2019
1 Março, 2019 at 14:31
Já está no arquivo do Sanatório. Obrigado!
1 Março, 2019 at 13:59
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
A expulsão de BdC de sócio do SCP era expectável. Aliás, há já bastantes meses atrás a anterior CF tinha dito que era o que tinha deixado proposto, antes de cessar funções.
Aparentemente, BdC recorreu ou vai recorrer da decisão para a AG. Óptimo. Os sócios vão decidir. Como deve ser. Sempre.
SL
1 Março, 2019 at 14:35
Errado: O Rogério e o Teves vão decidir pelos sócios. Eles é que controlam os sacos do LIDL.
1 Março, 2019 at 14:00
Brigada dos Costumes atacou em força.
Um homem e um carimbo fazem muito.
Perdão, uma mulher ou um homem.
1 Março, 2019 at 14:00
Era óbvio que BdC iria ser expulso… o inexplicável é a comunicação da notícia ser efectuada horas depois de apresentarem resultados… com enormes e egnimaticas questões….
Em que batuques e xau’s Parece brincadeira para crianças… pois…
1 Março, 2019 at 14:02
Temos que pegar o clube pela juba… senão vai deixar de haver clube nos próximos 2 anos …
Marcação de AG, atirar tomates verdes para tribuna, lenços brancos, etc etc….
1 Março, 2019 at 14:04
No one was crying
They simply got a little something in their eye
No one was lonely
They just could not get hold of anybody
Over the summer, a lot changed
And they all changed to keep up with it
Too complicated
Too complex to talk to anybody
https://www.youtube.com/watch?v=3Kt3aN6Ey8w&fbclid=IwAR3s5SCJTeYr9Pv4BPOod-ByYweGAHhpeRt-m6kS_AMsB9l3bgkBPTIZJQw
1 Março, 2019 at 14:05
Eheheh, a alta finança é outra loiça:
A populaça compra 60 mil euros de brindes aos chineses: ladrões! Aqui del Rei!
A alta finança investe 2M€ no Wolves para penetração no mercado Chinês: [som de grilos]
1 Março, 2019 at 14:06
Mais uma machadada na desunião. É o que dá ter atrasados mentais rancorosos à frente do Clube, sem qualquer nível para o cargo que ocupam, sem qualquer sentido estratégico de gestão das emoções de uma enorme franja dos associados que representam.
A única postura inteligente seria a tentativa de recuperação daquilo que foi um movimento ímpar de mobilização no Sporting. Nunca esteve tanto sócio e adepto envolvido na vida da nossa Associação Desportiva como nos 5 anos de BdC, nunca houve tanta agregação de vontades em torno de uma estratégia, e em torno do Sporting.
Querer fazer de conta, como estes querem fazer, que isso não foi um facto, só pode mesmo correr bem….
Das duas uma, ou este estado de coisas muda, e esta cambada que lá está agora muda-se com ele, ou então o que muda é o Sporting tal como o conhecemos entre 2013 e 2018. Para o bem e para o mal, conforme as “sensibilidades”, chamemos-lhes assim.
O resultado disso o que os sócios quiserem. Ou melhor: será o que nos disserem que os sócios quiseram!
1 Março, 2019 at 14:08
Não entendo esta expulsão. Problemas de tesouraria e expulsamos um sócio categoria A.
Gestão danosa.
1 Março, 2019 at 14:10
Eheheh
É sempre bom gozar o prato 😀
Já o Sporting… que se coza!
1 Março, 2019 at 14:17
Festa rija lá em casa…
1 Março, 2019 at 18:28
É uma piada mas não deixa de ter fundamento. 🙂
Expulsar sócios é estúpido.
1 Março, 2019 at 14:09
Sali! Sali, olha mais esta:
Frederico Varandas “Se for presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho não será expulso do Sporting Clube de Portugal”
E pronto, assim se confirma que o Sr. Varandas não é o presidente do Sporting.
1 Março, 2019 at 14:43
essa é demais…..hoje já não consigo diferenciar um varandas de todos aqueles que o apoiam e que apoiaram o golpe. São iguais. Faz tudo parte do mesmo.
1 Março, 2019 at 14:57
Já está no arquivo do Sanatório. Obrigado!
1 Março, 2019 at 18:29
É o mal de ser gabarolas e falar sem pensar… Não está nas mãos dele impedir isso.
Como não estava fazer regressar os jogadores!
Paleio sem sentido e, principalmente, fundamento.
1 Março, 2019 at 14:28
https://twitter.com/captomente/status/1101453135569186818
É verdadeiramente preocupante esta senda da direcção em voltar atrás com promessas de campanha. Confesso que esperava outra reacção do Universo Sporting a essa realidade, é que não foi só uma vez sem exemplo, está a fazer escola e só agora começou o mandato.
1 Março, 2019 at 14:29
Fodasse, que isto hoje está minado de LPM’s, é que nem disfarçam.
1 Março, 2019 at 14:54
Por alguma razão ele disse “Consigo ser duas pessoas ao mesmo tempo”.
1 Março, 2019 at 14:37
Uma questao para quem nao conhece bem os estatutos: quem expulsou e’ um orgao independente, certo – ou seja, existe separacao de poderes? E pelo que li foi “contratado/convidado” alguem eterno ao Clube para ajudar no Acordao?
Sou, por principio, contra expulsoes, mas se esta no Regulamento…
SL
1 Março, 2019 at 14:42
Um dos elementos do CFeD foi o mesmo que meteu um processo contra BdC.
Ou seja… É juiz em causa própria.
E depois há uns que falam em “democracia”…
1 Março, 2019 at 14:44
Jaime essa malta que tem esse discurso não fazem ideia do que é democracia…são burros todos os dias. e dentro desses existem uns mais burros que são os que têm consciência das barbaridades que vomitam.
1 Março, 2019 at 14:52
Há que chamar o BOIS pelos nomes: JOÃO TEIVES está a julgar processos que ele próprio iniciou, através de queixas contra o ex-presidente e a anterior direção!
1 Março, 2019 at 17:57
Por essas e por outras é que denominei, desde a 1ª hora, vagandas como ‘o presidente que antes de o ser já o era’ …
E agora acrescente-se os demais membros desta direcção de FANTOCHES … Mas fantoches com uma agenda bem definida …
1 Março, 2019 at 14:40
boa táctica a do cherba mete o post da expulsão do bruno e logo a seguir o do dois milhões para a china para ver se a malta se distrai. O dia de hoje revela o consumar de un clube , institucionalmente,m falando, que está podre e nao merece um segundo de simpatia nem consideração. Por isso tudo o que puder ser feito para foder, e o termo é mesmo foder, a coja que lá habita deverá ser feito. Quem quiser contemporizar com a merda em que este clube se tornou, institucionalmente falando, faça favor. Antes de sair limpem as mãos.
1 Março, 2019 at 15:20
Também reparei. E já não é a primeira vez, ou melhor, é cada vez mais frequente esse plot twist…
1 Março, 2019 at 14:41
“Há uma linha que separa o antes desta direção [anterior] e o depois. De um clube moribundo, passamos para um clube pujante, com títulos, mais sócios, mais assistências, mais património, mais valor. E a questão é essa: o Sporting passou a ser apetecível, que vale muito dinheiro e pode dar muito dinheiro a ganhar àqueles que o roubaram anteriormente. Sim, está em curso um roubo, dos seus ativos (passes, património), do seu futuro e da sua identidade. O Sporting não é de uma pretensa elite que quer ganhar dinheiro com o clube e tem nojo dos sócios. O Sporting pertence ao sócio de Parambos, ao de Ponte da barca, ao de Vila Viçosa, ao de Lagos, ao de Angra do Heroísmo e ao de Câmara de Lobos, que paga religiosamente a sua quota e sofre pelo destino do clube. Estes são os verdadeiros donos do clube e não vão deixar que o roubo se efetive.”
1 Março, 2019 at 14:45
por makebafonica
1 Março, 2019 at 14:49
Exactamente.
1 Março, 2019 at 14:47
Este recurso do BdC vai ser o seu ultimo suspiro…
Creio que, tal como da ultima vez, vai perder. Não percebo bem porquê mas os seus maiores apoiantes parecem não ser capazes de se mobilizar para a AG de suspensão ou expulsão…
Quanto mais não seja porque seria uma enorme pancada nesta direcção…
1 Março, 2019 at 14:49
A questão não é a mobilização. É quem controla os sacos do LIDL.
1 Março, 2019 at 14:55
Atenção que o grosso de apoiantes de BdC vive bem fora da grande Lisboa bem longe da AG , não sendo eleições não existirá voto por correspondência logo as dificuldades para BdC evitar a expulsão vão ser enormes ….
1 Março, 2019 at 14:57
É verdade…
Creio que o BdC tem muito mais apoiantes a norte que em Lisboa…
1 Março, 2019 at 15:27
oh pah ia fazer uma piada de “gajos2 do Norte vs “gajos” do Sul. mas vou deixar passar.
1 Março, 2019 at 17:03
É a impressão que eu tenho, sendo do norte e vivendo em Lisboa.
1 Março, 2019 at 19:53
Lisboa é o reduto da betalhada, da maçonaria e dos jogos de poder, lá isso é.
1 Março, 2019 at 20:02
Eu sou de Lisboa, mas por questões de afinidade o Porto é a minha 2 cidade. Se tivermos como termo de comparação adeptos/sócios sportinguistas entre as 2 cidades, existem mais apoiantes do BdC no norte do país, eu no Porto não conheço nenhum sportinguista anti bdc, podem ser contra certas atitudes mas todos confirmam que foi o melhor presidente que passou pelo clube e são agradecidos a tudo de bom que ele fez. Mas lá está no Porto não há croquetes
1 Março, 2019 at 15:58
LOL
Obviamente, tens provas disso. Não é uma coisa mandada para o ar, pois não?
1 Março, 2019 at 16:00
Precisa de 2/3 dos votos pelo que acho praticamente impossível evitar a expulsão.
Não tivesse feito estas leis. É bom que percebam que foi ele que fez o Regulamento Disciplinar que está em vigor…
Tem muita merda completamente estúpida, como é este caso de precisar de 2/3 e não 50% mais 1.