O castigo, o mais pesado no âmbito dos estatutos do clube, deverá ser passível de recurso para Assembleia Geral Extraordinária, mas, para já, o que se sabe é que Bruno de Carvalho foi expulso, hoje, de sócio do Sporting, como dá conta o comunicado do Conselho Fiscal e Disciplinar.
O Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal vem comunicar aos sócios ter sido proferida decisão final no âmbito do processo disciplinar número 7/18, em que são arguidos os sócios visados Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho (“Bruno de Carvalho”), Carlos Fernando Barreiros Godinho Vieira (“Carlos Vieira”), Rui Pereira Caeiro (“Rui Caeiro”), José Eduardo da Câmara Correia de Lemos Quintela (“José Quintela”), Luís Filipe Teixeira Gestas (“Luís Gestas”), Luís Miguel Salgueiro Roque (“Luís Roque”) e Alexandre António Gaspar Carvalho Godinho (“Alexandre Godinho”).
Assim, foi deliberado pelo Conselho Fiscal e Disciplinar aplicar as seguintes sanções:
– O Sócio Visado Bruno de Carvalho foi punido com a sanção de Expulsão;
– O Sócio Visado Alexandre Godinho foi punido com a sanção de Expulsão;
– O Sócio Visado Carlos Vieira foi punido com a sanção de Suspensão por nove meses;
– O Sócio Visado Luís Gestas foi punido com a sanção de Suspensão de seis meses;
– O Sócio Visado Rui Caeiro foi punido com a sanção de Repreensão Registada.
Mais foi deliberado arquivar os autos quanto aos sócios visados:
– Luís Roque;
– José Quintela.
Recorde-se que este processo foi instaurado pela Comissão de Fiscalização, tendo sido notificada a nota de culpa aos sócios visados a 23 de agosto de 2018.
Refira-se que os sócios visados Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho não contestaram a nota de culpa.
Por o processo visar anteriores membros dos corpos sociais, designadamente, membros do Conselho Diretivo que vieram a ser destituídos pela Assembleia Geral de 23 de Junho de 2018, O Conselho Fiscal e Disciplinar julgou preferível que, nos termos do disposto no artigo 9º, nº3, do Regulamento Disciplinar, aprovado na Assembleia Geral de 17 de Fevereiro de 2018, fosse designado um instrutor externo para o presente processo, o que se fez.
Foram realizadas múltiplas diligências de prova no âmbito do processo, quer por iniciativa do instrutor, quer as requeridas pelos sócios visados que apresentaram contestação à nota de culpa.
Elaborado o relatório final, julgou-se que os sócios visados praticaram múltiplas e gravíssimas infrações disciplinares:
Bruno de Carvalho (12 infrações disciplinares), Alexandre Godinho (10 infrações disciplinares), Carlos Viera (seis infrações disciplinares), Luís Gestas (quatro infrações disciplinares) Rui Caeiro (duas infrações disciplinares).
Aos sócios visados Luís Roque e José Quintela, concluído o processo e as diligências de prova realizadas, não foi imputada a prática de qualquer infração.
O Conselho Fiscal e Disciplinar anexa uma súmula da fundamentação da decisão ao presente comunicado para melhor esclarecimento dos sócios, atenta a extensão do relatório final com 109 páginas.
Refira-se, que o Conselho Fiscal e Disciplinar, na graduação das penas considerou quanto à aplicação da sanção mais grave prevista nos Estatutos e até no Regulamento, que os factos praticados, em acumulação, com premeditação, com relevantíssimos danos de imagem, moral e patrimonial, com dolo direto muito intenso, com liberdade, consciência e conhecimento da ilicitude pelos Sócios Visados Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho assumiram uma gravidade, uma ilicitude e uma censurabilidade tão grande e elevada que apenas se coadunam com a aplicação concreta, da sanção mais grave prevista nos diplomas legais.
Estamos, em suma, perante a prática de infrações disciplinares muito graves não só para a imagem e para o património do Clube mas também para o próprio clube enquanto Instituição. Infrações que consubstanciam a prática de atos que visaram subverter a ordem, a orgânica, o funcionamento, a atividade e a subsistência do SCP.
A tentativa de bloqueio de contas e de usurpação de funções, com a agravante de ter ocorrido em momento posterior à sua destituição pelos sócios do Sporting Clube de Portugal em Assembleia Geral de 23 de Junho, a ação de obstaculizar a Assembleia e a violação do suspensão preventiva, com a agravante de serem comportamentos adoptados após ordens judiciais, a perturbação grave da Assembleia Geral de 23 de Junho, com reflexos que ainda se repercutiram no futuro, as publicações nas redes sociais, feitas não só com o intuito de perturbar o funcionamento da Assembleia Geral e, assim, o exercício dos legítimos direitos dos sócios de livremente poderem deliberar e votar, mas também com de ofender de forma gravemente ofensiva outros sócios e membros legítimos dos órgãos sociais (aqui em exclusivo quanto ao sócio visado Bruno de Carvalho), e ainda a utilização do Clube como seu domicílio profissional (aqui em exclusivo para o sócio visado Alexandre Godinho), são comportamentos de tamanha gravidade que revelam um total desrespeito pelo Clube, pelos seus Estatutos e pelos seus sócios. Infrações essas que consubstanciam uma quebra da relação de confiança irremediável, absoluta e inultrapassável, entre os visados e o Clube.
Considerou, assim, o Conselho Fiscal e Disciplinar só poder ser aplicada aos Sócios Visados Bruno de Carvalho (tendo praticado 12 infrações disciplinares) e Alexandre Godinho (tendo praticado 10 infrações disciplinares) a pena mais grave prevista nos estatutos, ou seja, a pena de expulsão.
Quanto às penas de suspensão a aplicar aos Sócios Visados Carlos Vieira e Luís Gestas, considerou-se que a responsabilidade de ambos é diferente. A sua participação nos factos é diversa assim como as consequências dos mesmos. Acresce, desde logo, ser imputada a cada um, respectivamente, a prática de 6 e 4 infracções disciplinares.
Assim, em relação ao Sócio Visado Carlos Vieira, não se demonstrando ser adequado, proporcional e necessário aplicar a sanção no seu limite máximo, ou seja, em um ano. Atento tudo o que se expôs quanto ao comportamento sancionado ao Sócio Visado Carlos Vieira, e sublinhando o facto de estar em causa sancionar a prática de 6 infracções disciplinares, considerou-se adequada, proporcional e necessária a aplicação da sanção de suspensão tendo como medida concreta da mesma os 9 meses.
Já em relação ao Sócio Visado Luís Gestas, para além do facto de estar em causa um número menor de infracções, mas ainda assim de 4 infracções disciplinares, e relevando devidamente não ter sido a sua participação nos factos tão intensa e de não terem resultado dos mesmos iguais consequências que as que pressupuseram a actuação do Sócio Visado Carlos Vieira, considerou-se adequada, proporcional e necessária a aplicação da sanção de suspensão de 6 meses.
Quanto ao sócio Rui Caeiro considerou-se, atento o menor número de infrações praticadas (duas) e um menor grau de participação nos factos, julgou-se ser suficiente a aplicação de uma pena de repreensão registada.
Quantos aos sócios Luís Roque e José Quintela não foram provados factos que permitam efetuar qualquer imputação de infrações aos mesmos, pelo que foram os autos, quantos aos mesmos, arquivados.
Os sócios visados foram notificados da decisão final, tendo sido comunicado que das decisões de expulsão e de suspensão cabe recurso para a Assembleia Geral, com efeito suspensivo e devolutivo respetivamente.
Foi, por último, deliberado pelo Conselho Fiscal e Disciplinar dar conhecimento da Deliberação tomada e sua fundamentação aos sócios.
O CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR
Joaquim Baltazar Pinto | Presidente
João Frederico de Freitas Teives Henriques | Vice-Presidente
Frutuoso Pires Mateus | Vogal
José Pedro Albuquerque de Fezas Vital | Vogal
Bernardo Belo Catarino Foios Simões | Vogal
Pedro do Ó Barradas de Oliveira Ramos | Vogal
Pedro Jorge Cabral da Silva Nunes | Vogal
1 Março, 2019 at 19:33
Perguntas .
A CG violou ou não os estatutos de forma grave ?
O porco marta soares (ai se te apanho) violou ou não os estatutos de forma grave?
Os jogadores que rescindiram prejudicaram gravemente ou não o clube ??
Fico a espera do tal CFed.
1 Março, 2019 at 19:40
triste.
estúpido.
nada impede que varandas venha a ser expulso assim que sair.
1 Março, 2019 at 20:28
Ele em deve dormir só de pensar nisso. Lol.
1 Março, 2019 at 20:33
Não Sir …
As #8horinhas de sono são sagradas … O resto logo se vê …
Mais confª de imprensa (mal) preparada, comunicado aqui, comunicado ali, umas entrevistas acoli e a coisa vai andando …
1 Março, 2019 at 20:33
+1
1 Março, 2019 at 20:33
Mas alguém estava à espera que isto não acontecesse?
Foi uma surpresa?
Ciclos, merda de ciclos viciosos. Nunca mais crescemos como adeptos, dirigentes, como sportinguistas e como pessoas, só estamos bem a complicar.
1 Março, 2019 at 20:53
Resumindo,
O Bruno de Carvalho foi expulso de sócio por ter interpretado que o Marta Soares efectivou a sua demissão quando se demitiu publicamente em directo para vários meios de CS.
1 Março, 2019 at 21:04
Ora nem mais Francisco esse é o início do novelo . Mas a memória é curta e serve muitos interesses
1 Março, 2019 at 21:43
https://sporting.blogs.sapo.pt/letal-ao-sporting-4733635#comentarios
Tanto o blog, como o artigo e o croquete ressabiado que o escreve são de um asco tremendo, mas recomendo a leitura dos comentários. Há lá algumas pérolas, como esta aqui:
“O bdc foi muito bem expulso, agora consigo ir a alvalade e alem de ter muito espaco para estar a vontade, ate meditar pois o silencio ajuda.”
2 Março, 2019 at 1:06
Não há palavras para descrever o nojo que esta gente me mete. Chego mesmo a duvidar que sejam sportinguistas. Gente que tem este ódio ao presidente do Sporting que recuperou o clube da maior crise de sempre, apenas porque violou umas alíneas de uns estatutos que nem sequer sabem especificar, não podem ser sportinguistas.
1 Março, 2019 at 21:54
Sanatório Leonino [PEACE NOBEL PRIZE]
João Duque: “As coisas devem ser feitas com uma certa calma. Não vale a pena estar a criar tensões, porque o que se pretende é resolver os problemas. A minha atitude é absolutamente pacífica, nunca irei entrar em guerra com ninguém”
1 Março, 2019 at 22:07
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/varandas-que-bruno-de-carvalho-volte-atras-e-se-recandidate?utm_medium=Social
《O antigo médico dos leões, que anunciou ser candidato em futuras eleições, disse ainda que caso chegue à presidência não vai expulsar Bruno de Carvalho do clube: “Se eu for presidente do Sporting, Bruno de Carvalho não será expulso, não quero, sou contra. Nunca me revi na expulsão de sócios. A expulsão de sócio para mim é como se fosse uma pena de morte. Ninguém tem direito a dizer a outro que já não pode ser sócio do Sporting. Sou contra todas as expulsões que foram feitas”.》
ÉS UM MENTIROSO!
ÉS UM ALDRABÃO!
FILHO DA PUTA CABRÃO!
PEDE A DEMISSÃO!
1 Março, 2019 at 22:44
A decisão não é dele. Mas a decisão de não comentar a decisão vai ser dele. O silêncio terá como ideia unir. Claro.
2 Março, 2019 at 0:23
Acreditar que a decisão dele não é nesse sentido é ser ingénuo. Ele que venha então dar uma conferência a gaguejar a dizer que não quer, não se revê nem apoia a expulsão. Por acaso. É maior monte de merda que vi á frente do clube. Conseguiu bater o pai espiritual Godinho.
Rua Fivelas!!
1 Março, 2019 at 22:09
Não entendo todo este chinfrim e ranger dos dentes em torno da expulsão do ex-presidente por parte dos seus acólitos. Esta sanção é o melhor presente que BdC poderia ter recebido do órgão disciplinar. Se for, e a hipótese é um mero exercício académico, capaz de mobilizar as suas hostes para participarem na AG que decidirá o seu destino, de certeza cumprirá a condição estatutária para que a expulsão não seja consumada. Posto o que poderá sair em braços como o “Presidente que foi vítima de uma goleada”, enfraquecendo, quiçá irreversivelmente, a legitimidade dos actuais corpos sociais e, em especial, do presidente (eleito) em funções. Esta decisão, de facto, abriu as portas ao regresso triunfal do “escolhido.”
1 Março, 2019 at 22:25
Isso só não é verdade, porque aparecem sempre aqueles antigos sócios com 20 votos que a única vez que vão ao João Rocha é para votar numa destituição ou expulsão.
Enquanto estes senhores tiverem 20 votos isso nunca sucederá.
E atenção que eu também tenho vários votos mas acho esta proporção anti democrática sou totalmente contra esta situação e apoio qualquer moção que altere este tipo de situação.
3 ou 4 mil sócios com direito de voto não podem ter o poder de decidir o futuro do clube em detrimento dos outros 40000
1 Março, 2019 at 23:09
Posso estar enganado, mas cá me cheira que a taxa de participação na AG dessa franja baixará consideravelmente desta vez. A não ser que o BdC cometa o erro crasso de dramatizar a sua situação. Se se cingir a mobilizar “os seus” sem fazer ondas, o resultado ser-lhe-á, estou convicto, favorável.
2 Março, 2019 at 8:34
Veremos.
2 Março, 2019 at 20:52
Duvido muito que isso aconteça.
Muitos dos apoiantes e que desistiram de pertencer a um clube de ingratos abandonaram o pagamento das cotas.
Se não pagam cotas não vão poder votar !
1 Março, 2019 at 22:13
No jornal a Bola numa sondagem a coisa está preta 52,7 a favor da expulsão e 47,7% contra.
1 Março, 2019 at 22:36
Foi o Delgado que fez a sondagem? Ou foi o Serpa?
1 Março, 2019 at 22:26
🙁 Estou muito triste, muito desiludido e muito fodido! 🙁 A cambada de grandes energúmenos FDGP que fizeram isto acontecer não merece perdão! Eu, pessoalmente falando, como Sportinguista e como cidadão, nunca vos perdoarei! 🙁 A grande cambada de ABSOLUTOS ANORMAIS sádicos e desprovidos de memória (não me refiro ao Sporting Clube de Portugal, nem os verdadeiros Sportinguistas, NUNCA, porque esses bandalhos não são o Sporting Clube de Portugal, bem pelo contrário – e será o futuro, a muito curto prazo, a prová-lo! 🙁 ), que “cozinhou” toda esta merda vergonhosa merece tudo o que de mau lhes acontecerá, doravante – só VOCÊS, e VOCÊS sabem quem são! 🙁 Vocês merecem o clube no estado em que está e, mais ainda, merecem o estado para o qual caminha! Duvidam? Então aguardem! 🙁 A unica coisa positiva (?) desta miserável notícia é que, de hoje em diante, e definitivamente, ACABARAM AS DESCULPAS!!! 🙁 Fim, finito, fin, the end – a partir de agora, a análise e o sufrágio que se vier a fazer, já não terá, sequer, a sombra de BdC como o “vilão” de serviço, que serve de desculpa para todos os desmandos e arbitrariedades, presentes e futuras, e que, para ira de alguns, pasme-se, nem punido devidamente tinha sido (pois não, foi antes vergonhosamente “excomungado”!!). 🙁 Terá, antes, a sombra da VERGONHA, da INGRATIDÃO, da INCOMPETÊNCIA e da consequente DECADÊNCIA, que já se adivinha em toda a sua (lamentável e infeliz) esplendorosidade – e não conseguirão nunca apagar a memória do melhor Presidente da história do nosso clube, BdC, até porque, como tão bem diz o povo, “depois de mim virá quem bom de mim fará”!! 🙁
2 Março, 2019 at 0:13
Leao FA eu n participei em nada nem votei em nada no entanto achar que BdC foi o melhr presidente da hostoria di clube deves tar demente ou ceguinho pelo radicalismo
O homem teve um bom muito bem de 2013 a 2016 depois pensou que era dono do clube e muitos sportinguistas tao ou ate mais sportinguistas que tu n admitem muito menos admitem violencia ou persuacoes em nome de alguem que se julga superior portanto decidiram e tu julgas tudo como golpistas.
Tas enganado eu acho aue o deveriam deixaer concorree para agora como sempre n se armar em vitima.
Comigo n votarei BdC nunca mas pela desuniao que tou vendo ja teve mais longe o seu regresso para teu agrado.
Sou amante da Paz e da Liberdade de Accao e Escolhas e nao da violencia do populismo ou do Radicalismo.
O regresso do heroi pode tar por perto em apoteose no pavilhao ou no estadio basta mesmo alguns que n gostavam dele e o destituiram minarem o clube de tal forma que o seu regresso como salvador sera inevitavel.
Depois terao de papar com ele e ficar de bico calado pois ele n admite criticas mss sim aplausos e elogios.
Viva o SCP mas com Liberdade Paz e claro Com a sua identidade Ganhador e Glorioso quw e isso que eu desejo sempre nao as derrotas do clube e sem saudades de presidentes.
SL.Viva o SCP.
1 Março, 2019 at 22:29
“O único interesse nesta fase é a criação de soundbyte externo por forma a garantir que o Sporting SAD não recompre as VMOC com vista à venda da SAD a um investidor estrangeiro.
Este movimento concertado é unicamente para distrair os sócios do Sporting, colocando-os numa situação em que a única saída à vista é a venda da SAD, perdendo os sócios o poder sobre a parte do Futebol.”
1 Março, 2019 at 23:42
https://twitter.com/i/status/1101453135569186818
1 Março, 2019 at 23:44
Sempre a “unir o sport71ng!”!!
Já agora, estamos bem lançados para garantir o 2º lugar e a pré da champions? Não era essa a mais valia do fantoche vagandas? Tínhamos de ir à champions já, porque o homem sabia tudo sobre futebol?
fivelas ca*rão pede a demissão!
fivelas ca*rão pede a demissão!
1 Março, 2019 at 23:51
Por mim, o Campo Grande Football SAD pode continuar com o futebol, que eu fico com o Sporting e as modalidades. Que ambiente na receção aos nossos andebolistas 🙂
2 Março, 2019 at 0:00
O Sporting das modalidades é o que resta para alimentar a esperança/desilusão de muitos sportinguistas.
Isso não é nem nunca poderá ser o Sporting.
Nunca.
Pagar quotas enquanto não houver eleições livres é comprometer o futuro deste outrora grande clube.
Tal como no passado.
2 Março, 2019 at 0:24
Pouco me importa o futebol, por mim não tinham um único adepto no estádio.
2 Março, 2019 at 0:47
No entanto vejo-te quase sempre a comentar os jogos, as exibições, as contratações, os jogadores …
Desculpa, mas não consigo, nem quero acreditar no que dizes.
Podemos e devemos ter um futebol com garra e ambição como aquele que me converteu nos idos anos 80, era eu um jovem orgulhoso de ser Sportinguista.
Se for preciso renascer das cinzas para o reaver, seja.
2 Março, 2019 at 1:28
Numa relação convém haver reciprocidade, embora existam sempre diferenças. Neste momento entre mim e o futebol há uma divergência inultrapassável que, muito provavelmente, chegou ao limite. São décadas de guerras fratricidas em que participei e que parecem finalmente ganhar e de goleada.
Tentarei reduzir ao máximo a minha exposição no que toca ao futebol.
2 Março, 2019 at 1:39
Vencido pelo cansaço.
Mas a dura realidade é que sem futebol, não haverá Sporting.
Deixei de pagar quotas até às proximas eleições livres e justas que desejavelmente devam ocorrer.
Cada um escolhe a sua estratégia, acreditando que está a ajudar, o melhor que sabe, o clube a recuperar a sua identidade.
SL
2 Março, 2019 at 0:23
Somente as cenas dos proximos capitulos poderao esclarecer ou nao um pobre outrora grandioso e agora nao menos grandioso clube e qual o destino lhe reserva.
A historia nao ensina os homens e ao nao aprenderem com a historia cometem erros iguais ou piores que a propria historia.
Quanto a outros que cometetem erros na historia no caso na historia do clube esses nunca por nunca assumem que erraram dizem apenas e quando estao mais apertados que passaram a ser homens difetentes.
Ridiculo as duas partes quem nao aprende pelo passado e quem nao muda pelo seu recente passado.
SL a todos os tasqueiros sem excepcao cm desejos que melhores dias possam surjir.
Viva o SCP.
2 Março, 2019 at 1:22
Sanatório Leonino [DARK SHADOWS]
Tomás Aires: “Aquilo que o famigerado “Project Finance” [de Roquette] criou para que o clube fosse sustentável mesmo que a bola batesse na trave é que pode eventualmente acabar. Foi essa gestão, com um nome tão bonito, elogiada e aconselhada até à exaustão por conhecidos cronistas, que conduziu à situação actual, tão delicada, que torna muito difícil gerir o clube, mesmo que a bola entre. No entanto, se algo de grave vier a acontecer, espero que os autores e respectivos executores peçam desculpa aos sócios e assumam as suas responsabilidades. Então as SAD não foram criadas para que houvesse mais competência e transparência na gestão e que se tornasse possível responsabilizar os seus administradores pela sua gestão? Não é por isso que alguns são ou foram principescamente remunerados?”
2 Março, 2019 at 10:03
Eu estou desde novembro sem pagar quotas. Estou a colocar o dinheiro de parte e estará disponível para pagar o valor em falta da mesma minha parte e da minha filha caso sinta que existe futuro. Honestamente isto caminha para a venda da sad, e como tal se isso acontecer, ser sócio seria única e apenas para dar bitaites no Sporting Bom (modalidades), sendo o Sporting mau dominado como uma empresa para lavar dinheiro a alguém. Coisas ha soares franco, tio ric e afins. Eu adoro ser sócio so Sporting Clube e não da Sad, mas preciso de saber que não estou a mandar o meu dinheiro a rua primeiro
2 Março, 2019 at 11:38
Não costumo escrever nestas merdas mas este Post é especial e precisava de lembrar muitas coisas que a equipa de Bruno Carvalho conseguiu.
– Estabilizar situação financeira do clube equilibrada
– Situação desportiva equipa principal de futebol recuperada, equilibrio ou predominância em encontros face aos rivais directos
– Estado vergonhoso do relvado finalmente resolvido (afinal a arquitectura do estadio não era a responsável…)
– Aumento de numero de socios e Gameboxes vendidas
– Aumento espectadores nas partidas em casa
– Principal promotor e responsavel pela implementação VideoArbitro no campeonato
– Controlo da situação caotica de direitos dos passes dos jogadores por parte de Agentes, Bancos ou fundos (aqui houve mortos e feridos de ambos os lados)
– SportingTV
– Negociação e braço de ferro que permitiu um acordo direitos televisivos e marketing positivo (lembrem-se das camisolas sem patrocinio durante esse periodo)
– Participações muito dignas na UEC perante os clubes de top europeu. meias finais taça UEFA
A inabilidade em termos de comunicação por parte do presidente juntamente com episódios de uma postura pouco diplomatica para com os sócios e assertiva para com os jogadores, foram motivo suficiente para uma comunicação social completamente controlada pelo clube rival fazer uma campanha com o objectivo de prejudicar o Sporting e voltar ao status quo do futebol em portugal.
A maior decepção é que esta estratégia começou a funcionar com grande parte dos adeptos de Alvalade e aí é que percebemos quanto nos enganávamos ao pensar que o Sporting é um clube diferente dos outro…
Reparamos que ao nosso lado na bancada estão adeptos a chamar cabrão ao seu presidente por ter colocado um twitter a exigir mais dos jogadores…
Reparamos tambem que ha adeptos a torcer para que o Sporting perca se isso facilitar a destituição do presidente…
Reparas ainda que existem varios casos em que o Sporting é suspeito de currupção desportiva, algo inaudito para os pergaminhos do clube…
Reparas que já não fazes parte de nada disto.