Entre os festejos de uma grande noite de andebol e o preparar do anúncio da expulsão de Bruno de Carvalho, foi lançado, meio como não quer a coisa, o Relatório e Contas referente ao primeiro semestre do ano (é clicar aqui)
E se existem vários pormenores que pouco ou nada surpreendem e até eram esperados, outros provocam-nos uma espécie de repulsa.
Entre eles, obviamente, o facto de apenas termos recebido 2/3 do valor do negócio de Rui Patrício e ainda nos darmos ao desplante de, com as contas na merda, entregarmos 2 milhões ao Wolverhampton para nos abrir as portas da China!!! Ora, depois de terem colocado a descoberto um estranho negócio da direcção anterior com um clube chamado Batuque, o que é que Varandas e Zenha fazem? Isso mesmo, enviam 2 milhões para a China, vá lá saber-se para quê.
Entre várias outras coisas, ficamos também a saber que o Sporting pagou 1,6 milhões de euros para trazer Bruno Fernandes de volta ao clube, depois de este ter rescindido na sequência do ataque à Academia, em maio do ano passado. No documento, enviado à CMVM, é dito que estes encargos “estão relacionados com os gastos incorridos com a reposição do ativo ao serviço da Sporting SAD.” De resto, é revelado ainda um valor de 200 mil euros pagos à Sampdoria respeitantes à “materialização de um condicional de performance do jogador.”
Nota ainda para uma “comissão de intermediação de 1 milhão de euros que se materializou na corrente época desportiva” relativamente à contratação de Jérémy Mathieu, um jogador que se encontrava livre quando foi contratado. E de milhão em milhão, ficamos a saber, por exemplo, que Viviano custou 2 milhões e que Diaby custou 5.6 milhões…
O Relatório e Contas revela, ainda, que a dívida é de 54 milhões de euros, mais 10 que em março do ano passado, e que a grande parte desse valor está em falta para com clubes que venderam jogadores ao Sporting. Por exemplo, parece que os 4 milhões da aquisição de Raphinha estão por liquidar. A Sampdoria aguarda o pagamento de 4,2 milhões de euros referentes à transferência de Bruno Fernandes, o Clubb Brugge espera por 3 milhões de euros pela venda de Abdoulay Diaby, a Fiorentina ainda tem a receber 2 milhões de euros pela venda do passe de Bruno Gaspar e, pasmemo-nos, até o Real Madrid ainda está a aguardar a entrada de 1 milhão pelo negócio Coentrão ou o Bétis mais do que isso pela compra de Piccini… Andámos a brincar nestes últimos anos?!?
Ainda segundo o relatório semestral da Sporting SAD, no período entre junho e dezembro de 2018 as comissões a pagar a empresas de intermediação subiram quase sete milhões de euros (de 17,373 para 24,307), com a Positionumber, Lda e a Stellar Group Limited a serem os principais credores.
Entretanto, o nosso responsável financeiro, Zenha, garantiu que, neste momento, o Sporting não tem necessidade de se desfazer de qualquer um dos seus activos e sublinhou o facto da SAD do Sporting apresentar um resultado positivo de 6,4 milhões de euros (ME) nas contas do primeiro semestre de 2018/19, tendo, neste periodo, atingido um volume de negócios de 89,2 ME.
No relatório e contas enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os leões referem que “os resultados foram positivos em 6.447 milhares de euros” e que, apesar de “um decréscimo face ao período homólogo”, em que registaram 10,1 ME de lucro, deve-se assinalar o resultado “pela positiva”.
Quanto ao admitir das necessidades de tesouraria até ao final da época de futebol de 2018/19 numa comunicação à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a direção diz que se trata apenas de uma formalidade. “Nós podíamos não ter feito a admissão à negociação. Se esta direção quisesse, estes números não tinham aparecido. Quer maior prova de transparência? A admissão à negociação não foi feita durante cinco anos e nós resolvemos fazê-la agora, porque nós não falamos, fazemos. A anterior direção teve quatro anos para o fazer e ninguém mexeu nisto”, afirmou o vice-presidente do Sporting Francisco Salgado Zenha, em entrevista à agência Lusa.
No prospeto de admissão à negociação de 28 milhões de ações, decorrentes do aumento de capital realizado em novembro de 2014, a SAD “leonina” assumiu que as necessidades de tesouraria são de “cerca de 65 milhões de euros, dos quais 41 milhões de euros até 30 de junho de 2019”, reconhecendo que “a insuficiência de recursos se manifeste no final de abril de 2019”.
“Não houve nenhuma emissão nova de ações, foram as ações emitidas em 2014, de oito milhões para o Sporting Clube de Portugal e 20 milhões para a Holdimo. O que foi feito foi tornar essas ações negociáveis e transacionáveis, coisa que na altura não foi feita, e é uma obrigação perante o regulador. Devia ter sido feito e não foi”, explicou Zenha, acrescentando que a CMVM já multou o Sporting por este atraso.
O vice-presidente leonino recordou que os riscos apresentados no prospeto divulgado pela CMVM já tinham sido apresentados pelo clube. “Esta direção tem sido completamente transparente, a todos os níveis, com o mercado e com os sportinguistas, e vamos continuar a ser. A informação que vem no prospeto não é diferente do que já tínhamos transmitido, com a ênfase de fatores de risco e das alternativas, mas é tal e qual o que defendemos”, recuperou.
Salgado Zenha assegurou que estes “passos” concretizam o programa eleitoral apresentado por Frederico Varandas, para as eleições 08 de setembro de 2018, que “começou com o empréstimo obrigacionista, a renegociação do acordo com os bancos e outras soluções de financiamentos necessários para colmatar necessidades de tesouraria”. “Não é do desconhecimento de ninguém, eu próprio disse, há uma semana, que as necessidades de tesouraria para este ano eram mais de 40 milhões de euros. Era metade do valor contabilístico do plantel do Sporting para um ano (…). Na minha opinião, o Sporting é completamente sustentável financeiramente, tem um nome, ativos e ferramentas que lhe permitem isso, mas tem necessidades de tesouraria”, sublinhou.
O dirigente leonino assegurou ter “as soluções” para fazer face a esta “necessidade de tesouraria brutal”: “Estou completamente confortável com elas [as soluções], enquanto estamos a falar, estão a acontecer”.
Apesar de Salgado Zenha não ter especificado, a SAD deu conta, no prospeto, da intenção de, em março, concluir a titularização de créditos do contrato de direitos televisivos com a NOS, com o objetivo de “suprir as necessidades de fundo de maneio dos próximos 12 meses”. Salgado Zenha encara com normalidade este tipo de operações financeira, acrescentando que “todos os clubes fazem antecipação de receitas, que não é mais do que um financiamento com garantia”. “Há muitas soluções e não apenas uma”, reforçou, mostrando-se ainda convicto da possibilidade de “aumentar o volume de receitas decorrente de patrocínios”.
O dirigente enalteceu o potencial do clube, recordado que o recente empréstimo obrigacionista, que permitiu o encaixe de 26,2 ME para fazer face ao reembolso da operação anterior (30 ME), foi feito quando “o Sporting estava destruído do ponto de vista anímico, desportivo, com um ex-presidente a ser constituído arguido na véspera”. “A prova de que não é só conversa é que muitas das coisas que estão no nosso programa já foram feitas, uma delas o empréstimo obrigacionista”, concluiu.
1 Março, 2019 at 23:34
Esta golpada vai acabar mal.
1 Março, 2019 at 23:54
Sanatório Leonino [BACK TO THE FUTURE]
Tomás Aires: “Entre 89 e 95, tive a honra de ter sido vice-presidente do Sporting, e até hoje não percebi porque é que sendo o Sporting, nessa altura, o clube mais poderoso, patrimonial e financeiramente, se resolveu entregar a sua gestão a José Roquette e a Pedro Santana Lopes”
1 Março, 2019 at 23:56
Mais um post na Tasca, mais um chorrilho de parvoíces sem sentido nenhum. Vocês são realmente sportinguistas? É que não parece, se fossem benfiquistas a diferença não se notava, porque o ódio destilado aqui é equivalente ao dos orcs do outro lado da Segunda Circular.
Quem precisa de inimigos quando temos ‘apoiantes’ deste género…
Querem deixar de pagar quotas? Deixem, o Sporting só precisa de quem realmente o ama, e não faz depender o seu apoio do ‘volta Bruno’ ou do ‘sai Bagandas’. Vocês veem sequer a figura ridícula que fazem?
O clube está mal, precisa de ideias, precisa de suporte, e tudo o que vocês sabem fazer é dizer mal e dividir.
É no face, é no Twitter, é no fórum SCP, é aqui, em todo o lado dividir, dividir, dividir.
O BdC saiu, foi corrido? É pena, quando chegou eu pensei que ele era o tal, o líder que nos ia levar longe, mas depressa se deixou apanhar pelo fascínio da sua própria imagem, pela sede de protagonismo.
Vocês parecem aqueles gajos embeiçados, tão embeiçados que não conseguem ver os defeitos da pessoa nem que eles vos mordam no rabo.
Olhem lá para trás, rebobinem lá o filme dos últimos três, quatro anos, e façam a vossa análise, de forma isenta e séria.
O Varandas não é o presidente ideal? Pois não, em primeiro lugar porque é alguém que vem associado ao passado, e a um passado negativo, traumático mesmo, e isso nunca é bom.
Mas foi um dos candidatos que apareceu. Porque é que não foste tu? Ou tu? Ou eu?
Estão sempre tão prontos a pôr dedos ao teclado para criticar… E ajudar? E apresentar ideias? E apresentar uma nova via, uma nova lista? Não o fizeram, agora que deixem esta direção trabalhar e no fim fazem-se os juízos.
Ou acham que o clube pode andar ciclicamente a brincar às destituições? O que é que isso diz do próprio clube?
Passamos a vida a lamentar o facto de o Sporting só ter ganho 2 campeonatos nos últimos 35 anos. Mas onde tem estado a estabilidade? Quantas direções tivemos nesses anos? Quantas teve o Porto? E o Benfica?
Somos peritos em estragar, em incendiar a nossa própria casa, nós que deixámos que o Bobby Robson fosse despedido, que dissemos não ao Mourinho, que quando tivemos pérolas como um Ronaldo ou um Quaresma deixámos que elas fossem vendidas à primeira oportunidade. Onde é que andávamos na altura, para protestar e dizer NÃO?
Quando olho para estas coisas e muitas outras do passado e do presente, fico com a triste certeza de que nós sócios e adeptos temos o Sporting que merecemos.
Uma coisa tão surreal que até me dá a volta ao estômago.
2 Março, 2019 at 0:30
Surreal é a golpada que nos estão a dar e que tu queres patrocinar.
O Sporting de que falas tinha mudado com Bruno de Carvalho.
Com a corja que lá está, voltamos ao antigamente.
Tenho pena que andes a dormir como no passado e que nada tenhas aprendido com o que se passou e está a passar.
Se gostas do Sporting da geração Roquette, deixa a geração Varndas seguir-lhes os passos.
Se queres um Sporting como o que Bruno de Carvalho construiu em 5 anos, deixa de surrealismos e não deixes que nos comam os ossos.
2 Março, 2019 at 3:55
Ora, nem é preciso ser um expert na. matéria Marokas, basta olhar para os últimos anos, tens toda a razão
2 Março, 2019 at 8:12
“incendiar a nossa própria casa, nós que deixámos que o Bobby Robson fosse despedido, que dissemos não ao Mourinho, que quando tivemos pérolas como um Ronaldo ou um Quaresma deixámos que elas fossem vendidas à primeira oportunidade. Onde é que andávamos na altura, para protestar e dizer NÃO?”
Certo… e neste momento temos amadores a dirigir um clube com erros crassos e que ate agora nao justificam os seus salarios chorudos. Portanto por um lado critica os socios por nao terem agido na altura e agora critica os que querem agir agora. A coerencia saloia do tuga….
2 Março, 2019 at 9:07
Saloio és tu que não sabes ler… se o Robson saiu, se o Mourinho não veio na altura, foi muito por culpa dos adeptos e sócios que ‘agiram’ da pior forma, não souberam ver o que era melhor para o clube.
E agora estamos na mesma, continuamos a não lutar pelo que é o melhor para o clube, cada um luta mas pela sua quintinha.
Enfim, não vale a pena, continuem com a vossa cena, que obviamente tem estado a dar um resultado do crl.
2 Março, 2019 at 7:28
Melhor posta do dia!
1 Março, 2019 at 23:58
Eu se fosse às claques não respondia às provocações. Pura e simplesmente não punha mais os pés no estádio, que é o que eu faço. Se não somos bem-vindos, não vamos. As centrais que “puxem” pela equipa. Está na hora dos varandettes mostrarem o que valem, sozinhos. Caguemos de alto para eles.
2 Março, 2019 at 0:41
Subscrevo.
2 Março, 2019 at 0:06
Sanatório Leonino [QUANTUM LEAP]
Tomás Aires: “Desde 1995 [entrada de José Roquette em Alvalade] que o Sporting tem um regime ‘monárquico’, com nomeações, indigitações, cooptações para posteriores ratificações, que tem vindo a agravar a situação financeira do clube. Na minha opinião, isso resulta de total ausência de um projecto desportivo. Os diversos responsáveis têm feito ao longo dos anos muitos elogios à formação, mas na realidade o seu aproveitamento está muito próximo do zero. O Sporting, que era um clube uno e, pensava eu, indivisível, não acabará, poderá no entanto ficar amputado de tudo o que tinha e agora já não tem”
2 Março, 2019 at 0:20
Tomás Aires disse tantas verdades nos tempos idos e agora esqueceu-se de tudo….
2 Março, 2019 at 0:32
É verdade. Li uma entrevista dele em 2012 em que ele dizia “Os últimos anos têm sido muito maus para o Sporting mas muito bons para os fornecedores de croquetes”.
2 Março, 2019 at 3:53
Estou a começar a ficar muito farto de ver o Sporting assim, Rua com Varandas e especialmente RUA COM OS ROQUETTES
2 Março, 2019 at 4:56
Bye, Bye club trouxa
Fácil, fácil
Club deficientes crónicos.
2 Março, 2019 at 8:17
Os 71% em geral não passam de modestos LADROES com um diferencial que estampa bem de que massa é feita ser sportinguista,…
Delapidar, distorcer e ser diferente assim vai o clube VIP de mansos do Campo Grande
Extorquir enquanto não chega ao OSSO
Só ceguinhos não viram o fim do Xporting
Cambada de filhos de uma grande Puta
2 Março, 2019 at 10:24
engraçado ver que no post onde se falava sobre o protocolo em Cabo verde era so indignados que tinham a certeza que era um esquema fraudulento e que Bdc metia dinheiro ao bolso
Agora nem vê-los, alguns com quem troquei impressões sobre o assunto, diziam que nao era normal “entregar” 300m para um clube em cabo verde sem retorno algum, pois é.. agora…2M para a china passando pelo wolves 1º é um excelente negocio..é um caso de policia.
Curioso também os 1.6M dados a bf e ao seu agente para ele voltar, mais um vez uma personagem andou a dizer que era mentira que o seu ídolo bf tenha recebido dinheiro extra para voltar.. pois é.. agora manteve-se caladinho..é fodido ter de trincar a língua tantas vezes…e ainda falta saber a % de aumento de salário..
Expectável também o aumento em comissões pagas assim como os aumentos em massa salarial para funcionário, é isto que temos é este o rumo que alguns tentam defender.. mais vale um incompetente honesto que um vendedor de cobra bem falante
cada vez são maiores os indícios da incapacidade (ou vontade de agradar a outros interesses) da gente que nos governa e cada vez é mais visível a subserviência de alguns adeptos que continuam cegos pelo ódio a Bdc.
3 Março, 2019 at 18:18
Existe um aforma de esclarecer a situação de uma vez por todas.
Eu indico:
http://www.ministériopublico.pt
Carregar no Separador “Cidadão”
No quadro “Corrupção-Denuncie aqui”
Denuncia de atos de corrupção e fraude.
Atividade desportiva
Depois “colar a notícia” ou outras que correm por ai.
Como vêm é tão fácil apurar a VERDADE e acima de tudo DEFENDER o SPORTING que é o que ele mais precisa neste momento
Cada um que cumpra as suas obrigações