Deu nas vistas no dérbi de juvenis frente ao Benfica esta terça-feira, isto depois de ter sido chamado por Marcel Keizer ao treino da equipa principal do Sporting. Com 16 anos, Joelson Augusto Mendes Mango Fernandes, ou simplesmente Joelson Fernandes, é hoje encarado como uma das maiores promessas da Academia de Alcochete.

Marcou um golo e assistiu para mais dois na vitória dos leões frente ao Benfica (3-1) em juvenis. Um jogo que deixou os adeptos do Sporting ainda mais atentos a este menino prodígio.

De remate fácil, muito veloz, ágil, com uma técnica acima da média e com um pé direito que não engana, Joelson Fernandes, extremo de posição, tem tudo para ser um craque no futuro. Mas e quanto ao seu passado? Como chegou este jovem ao Sporting?

Filho de Mango, antigo futebolista que passou pelas camadas jovens leoninas, Joelson Fernandes nasceu na Guiné-Bissau e só veio para Portugal com 11 anos. Foi precisamente no seu primeiro ano em terras lusas que foi descoberto pelo Sporting num dos treinos que realizou no Pólo Universitário de Lisboa.

O pequeno Joelson vivia com a família em Aveiro e, numa primeira fase, só vinha a Lisboa para jogar. Sempre acompanhado pelo pai, que lhe dava os conselhos que achava necessários para evoluir, Joelson acabou por ingressar a tempo inteiro na Academia aos 13 anos.

Já lá vão três anos a viver em Alcochete e exibições de encher o olho fizeram com que este verdadeiro diamante em bruto fosse chamado por Marcel Keizer ao treino da equipa principal. Joelson Fernandes treinou sob as ordens do holandês, no passado dia 1 de março. Uma espécie de prenda de anos, uma vez que o jovem completou 16 primaveras no dia 28 de fevereiro.

texto publicado no site Notícias ao Minuto