Deu nas vistas no dérbi de juvenis frente ao Benfica esta terça-feira, isto depois de ter sido chamado por Marcel Keizer ao treino da equipa principal do Sporting. Com 16 anos, Joelson Augusto Mendes Mango Fernandes, ou simplesmente Joelson Fernandes, é hoje encarado como uma das maiores promessas da Academia de Alcochete.
Marcou um golo e assistiu para mais dois na vitória dos leões frente ao Benfica (3-1) em juvenis. Um jogo que deixou os adeptos do Sporting ainda mais atentos a este menino prodígio.
De remate fácil, muito veloz, ágil, com uma técnica acima da média e com um pé direito que não engana, Joelson Fernandes, extremo de posição, tem tudo para ser um craque no futuro. Mas e quanto ao seu passado? Como chegou este jovem ao Sporting?
Filho de Mango, antigo futebolista que passou pelas camadas jovens leoninas, Joelson Fernandes nasceu na Guiné-Bissau e só veio para Portugal com 11 anos. Foi precisamente no seu primeiro ano em terras lusas que foi descoberto pelo Sporting num dos treinos que realizou no Pólo Universitário de Lisboa.
O pequeno Joelson vivia com a família em Aveiro e, numa primeira fase, só vinha a Lisboa para jogar. Sempre acompanhado pelo pai, que lhe dava os conselhos que achava necessários para evoluir, Joelson acabou por ingressar a tempo inteiro na Academia aos 13 anos.
Já lá vão três anos a viver em Alcochete e exibições de encher o olho fizeram com que este verdadeiro diamante em bruto fosse chamado por Marcel Keizer ao treino da equipa principal. Joelson Fernandes treinou sob as ordens do holandês, no passado dia 1 de março. Uma espécie de prenda de anos, uma vez que o jovem completou 16 primaveras no dia 28 de fevereiro.
7 Março, 2019 at 18:00
Entre aqueles que seguem os jogos da formação a muito tempo que Joelson Fernandes é considerado um dos mais promissores jogadores formados na nossa Academia.
Apesar de fazer a diferença dentro de campo, não é efusivo nos festejos dos seus golos nem nas vitórias. Talvez por timidez, talvez por pensar que ainda pode fazer mais e melhor.
Mas a qualidade da nossa formação não acaba em Joelson. Também nos iniciados temos outro fora de série de seu nome Isnaba Mané. Extremo tecnicista e esquerdino, tal como Joelson foi considerado o melhor jogador do torneio da Pontinha, onde uma vez mais levantamos o troféu.
https://youtu.be/_PzSPtcP27c
https://youtu.be/FDxDTlXGnew
7 Março, 2019 at 18:04
Não esquecer Bruno Tavares. Muito bom…
7 Março, 2019 at 18:46
Verdade. Gostaria de ter a certeza de que renovou como já li algures.
8 Março, 2019 at 15:20
Tão pouco o Félix Correia dos Juniores.
7 Março, 2019 at 18:21
E o Armando da mesma equipa JHC? Neste momento é suplente?
Muito potencial para aproveitar digam o que disserem!
7 Março, 2019 at 20:42
É verdade.
A formação como o varandas disse é preciso semear.
E estas sementes não vem de agora.
Às vezes devia-se ter cuidado com o que se diz…
7 Março, 2019 at 18:09
Para quem gosta de formação, o carnide está a jogar os oitavos da liga europa com 5 jogadores de formação titulares, todos sub 21.
Será que não conseguimos arranjar um treinador assim com tomates? Domingos Duarte, Ivanildo, Palhinha, Miguel Luis, Geraldes, Matheus, Paz, Jovane… eu sei lá, tantos que já podiam ter feito tantos minutos na A em vez de entulho.
7 Março, 2019 at 18:12
Fds é inacreditável não termos apostado na formação esta época. Vergonhoso!
O Peseiro e o Keizer são uns medrosos que não podem ser treinadores do Sporting.
O Bruno Lage é um gajo com coragem (o Rui Bitoques era um sonso de merda).
7 Março, 2019 at 18:23
Os treinadores só papam aquilo que lhes dão ou achas que o keizer quis o ilori, o neto, o doumbia….ou o Peseiro quis o Renan, o diaby….
7 Março, 2019 at 18:33
O Tiago Fernandes foi jogar a Londres com o Miguel Luis a titular. O merdas do Peseiro só lhe deu 2 minutos contra o Loures. Com o Keizer o Miguel Luis desapareceu.
A questão é se existe essa coragem ou não.
7 Março, 2019 at 18:58
Assino por baixo, Matias.
Mas ainda pior é dizer muitas vezes que a formação não presta para justificar isso.
7 Março, 2019 at 20:44
O JJ apostou imenso…
7 Março, 2019 at 21:30
E? Se o JJ não apostou então mais nenhum tem de apostar? É essa a tua teoria? Odeio esta constante justificação do presente com os erros dos outros no passado. Se o passado tivesse sido perfeito não se tinha mudado!
7 Março, 2019 at 22:51
O gelson o Matheus ( na primeira epoca) o Podence e o leão tiveram algum tempo de jogo.
Mas não é por ele ter errado que serve de desculpa agora.
7 Março, 2019 at 18:26
Domingos Duarte é um casy-study, talvez mais até que F.Geraldes…
Central de grande qualidade, sempre titular onde passou e impôs-se sempre para onde foi emprestado, Belenenses, Chaves (excelente época ) e agora titularíssimo do Deportivo, onde já foi motivo de destaque na imprensa espanhola.
Como é que um jogador destes chega aos 23 anos sem sequer fazer UMA! época em Alvalade é só ridiculo.
7 Março, 2019 at 18:41
“Como é que um jogador destes chega aos 23 anos sem sequer fazer UMA! época em Alvalade é só ridiculo.”
Porque o Hummels, o Kompany e o Pique são muito melhores!!
7 Março, 2019 at 18:44
No SCP esses tb não calçavam! Tinham que rodar pois não se pode saltar etapas…
7 Março, 2019 at 18:52
Essa é outra coisa que não entendo. Ivanildo já tem um pé na próxima pré época e de Domingos Duarte nem uma palavra?
7 Março, 2019 at 18:55
Ivanildo tb tem estado em bom plano, se vai ter oportunidade no SCP…..veremos.
7 Março, 2019 at 20:47
Pergunta à dupla responsável pelo futebol nos últimos 3 anos.
7 Março, 2019 at 21:32
E aos responsáveis desta e da próxima? Se os outros não apostaram então mais nenhum tem de apostar? É essa a tua teoria? Odeio esta constante justificação do presente com os erros dos outros no passado. Se o passado tivesse sido perfeito não se tinha mudado!
7 Março, 2019 at 21:40
E deste não? Foda-se que argumento mais parvo! Sempre a mesma conversa.
7 Março, 2019 at 18:51
opá então ! os rapazes da formação não dão garantias para se lutar pelos titulos … , aliás titulos é o que não nos falta no futebol profissional !
7 Março, 2019 at 19:33
Na minha opinião, para jogar na equipa A regularmente tens de ter um grau de competitividade, talento e qualidade acima de um determinado patamar.
Rúben Dias tem isso.
Ferro tem isso e será um central melhor que o Rúben Dias, com classe que o Rúben Dias não tem.
Florentino tem isso. Tem talento e imensa qualidade.
Gedson tem isso. Talento, qualidade (bem acima do que tinha o Renato) e um poço de energia. Super competitivo.
João Félix é um talento acima da média, que nesta idade já é bastante competitivo e maduro.
Nessa lista vejo:
Domingos Duarte com capacidade parecida aos centrais do Benfic@.
Ivanildo com potencial. Não tem a classe dum Ferro nem se impõe fisicamente com o Rúben Dias.
Palhinha a anos luz do que é o Florentino.
Miguel Luís é um gajo pouco competitivo e não tem o andamento que o Gedsom ou o Florentino têm. É um gajo certinho e pouco mais. Virem falar que é melhor que X ou Y é irrelevante porque o que me interessa é se tem capacidade para jogar na primeira equipa do Sporting, como têm os putos do Benfic@ para jogarem na primeira equipa do Benfic@.
Geraldes é um gajo a quem falta poder físico. Passou 3 anos onde, por nítida culpa do clube, não evoluiu nada. Mas continuo a achar que ainda pode ir a tempo de ter uma boa carreira e ser útil ao clube.
Matheus devia estar no plantel. Precisa de alguém que lhe trabalhe a cabeça e o resto ele tem…
Paz, não tem o talento do Florentino ou do Gedson mas é um gajo com qualidade e competitivo. Deve ser aproveitado.
Jovane não tem a qualidade de um Jota. É um puto interessante que precisa melhorar muito a qualidade do seu jogo para poder ser opção a titular – mas para isso também precisa de alguém que o ensine, o que não há! É um excelente suplente e não o ter no banco é estúpido!
Fazer uns minutos é uma coisa.
O que o Benfic@ está a fazer é outra coisa…
Mais depressa apostava num Joelson, aos poucos, do que dava oportunidade a 90% do plantel dos Juniores e dos Sub23.
Quem merecia uma chamada era o Pedro Mendes, tendo em conta que para o lugar temos o Fantasma do Dost e um Phellype que pouco mais faz que o fantasma a não ser correr!
7 Março, 2019 at 20:02
Não me leves a mal mas tu fazes-me lembrar o marcelo na TVI a comentar o sudoeste.
7 Março, 2019 at 20:23
Não levo a mal…
7 Março, 2019 at 20:48
Estavas melhor a comentar no NGB!
7 Março, 2019 at 23:09
Há qualquer coisa que não bate certo…
Talvez seja dos treinadores… Eu ia mais pela falta de utilização na primeira equipa.
Mas é apenas a minha opinião. Adiante…
Se os jogadores sub do Benfic@ são superiores aos sub do Sporting, porque carga de água é que foi o Sporting, nos escalões sub, campeão?
8 Março, 2019 at 8:05
São superiores o crl…. tens de comparar uma equipa onde os jogadores andam a correr tipo peladinha e sabem que ninguem lhes pode tocar e se não marcarem arranjam um penalti para ajudar, com uma equipa que tem de se matar a correr, mal toca na bola é falta ou é fora-de-jogo, que sabe que se não marcar dois pode perder porque um será anulado….. estamos aqui a comparar o carnide (e o porco de há uns anos) com o Sporting.
Os jogadores são pessoas, também se cansam, e jogar duas vezes por semana ou jogar uma vez por semana faz toda a diferenca.
Temos de recordar o maior flop dos ultimos tempos? O menino d’ouro, que era tão bom que foi considerado o pior jogador da Alemanha e na Inglaterra em anos consecutivos?
Fdx, em Portugal era melhor que o CR7…. diziam, e foi assim que foi vendido, mas lá fora não joga um charuto.
7 Março, 2019 at 23:11
Lembro-me até da polémica de o seleccionador dos sub ter convocado muitos jogadores do Benfic@ quando o clube da luz ficou em… sexto o campeonato.
7 Março, 2019 at 23:12
*no campeonato
8 Março, 2019 at 1:14
Não tem discussão que um gajo do Benfic@ vai à selecção fazendo 1/4 do que um gajo do Sporting precisa fazer para ser chamado. E isto em qualquer selecção de futebol.
Assim é fácil terem mais jogadores nas selecções.
Agora, há jogadores que vão e têm muita qualidade e há outros que vão!
Houve uma altura em que a maioria só ia e a qualidade era mediana.
Ultimamente a maioria já vai com mérito.
É a minha opinião.
Quanto aos campeonatos…
No ano em que fomos campeões em Juvenis e Juniores com alguma facilidade, o Benfic@ já tinha muitos jogadores a jogar nos escalões acima, o que nestas idades faz muita diferença. O Benfic@ faz isto há uns anos, não se preocupando muito com os títulos da formação mas sim com a evolução competitiva dos jogadores.
A equipa B deles era constituída com uma parte substancial de Juniores, e os Juniores com uma parte substancial de Juvenis. Os melhores de cada escalão eram puxados para os escalões acima. Isso obriga os miúdos s serem mais competitivos e a terem mais rotação desde novos.
Quando os Juniores do Benfic@ ficaram em 6º. e acho que aconteceu 2 anos seguidos, os verdadeiros Juniores competiam na equipa B e eram os melhores Juvenis que faziam grande parte do 11 de Juniores.
O ano passado na fase final baixaram muitos Juniores da equipa B ao escalão e foram campeões – de vez em quando têm de tentar ganhar e ganhar mesmo, para manter a marca em alta.
Quando ganhas à vontade, sempre de goleadas, achas que não precisas de te esforçar muito e ficas com a sensação que és muito bom, quando a realidade é que os adversários não são grande coisa. Depois, quando passas para um patamar onde tens de dar ao pedal, não estás preparado para isso e tens muita dificuldade.
O quadro competitivo nestes escalões é fraco. Resultados de 6-0, 7-0 ou mais são mais que muitos. Poucas equipas realmente dão luta.
Repara no que o Sporting está a fazer com as miúdas num escalão de formação, acho que iniciados, onde competem com equipas de rapazes. Isso puxa por elas. Têm feito um percurso muito interessante e estou muito curioso com o desenvolvimento delas no futuro.
O Sporting desleixou a formação durante uns anos, onde os talentos foram muito mais para o Benfic@ do que para o Sporting.
Isso criou este gap que o Varandas falou e dificultou que, quando voltámos a tentar trazer talentos, já a formação do Benfic@ tinha a fama de nos ter ultrapassado e isso complicou a coisa. O facto do Benfic@ ter sempre muito mais convocados que nós – quer na fase em que era por decreto, quer quando é por talento – também ajudou.
Por isso inverter isto vai ser complicado.
Mas dos Juvenis para baixo a coisa já está melhor, e quanto mais baixo é o escalão, mais qualidade já encontras.
8 Março, 2019 at 14:38
“Repara no que o Sporting está a fazer com as miúdas num escalão de formação, acho que iniciados, onde competem com equipas de rapazes. Isso puxa por elas. Têm feito um percurso muito interessante e estou muito curioso com o desenvolvimento delas no futuro.”
Sim, tens razão. E vencem muitos jogos, mesmo jogando contra rapazes.
Mas sim… Nesta fase o importante é ganhar ritmo competitivo. Mas ganhar sabe sempre bem e é motivador…
8 Março, 2019 at 16:02
2018 SL Benfica
2017 Sporting CP
2016 FC Porto
Estes foram os campeões nos últimos 3 anos, durante os quais os extraterrestres do boifica ganharam tanto como os outros. Como se pode verificar, os famosos bebés (plágio dos célebres miúdos do Leixões) do fifica, jogaram nessas 3 épocas e com todas essas características que por aqui lhes vejo atribuir, teriam facilmente conquistado os 3 títulos. Quem não anda a dormir nem a vender o peixe do Barbas, sabe que todos os anos o Carnide Sport Club, o Super agente 007 e a comunicação social que lhes presta vassalagem, esmeram-se no lançamento da base do Seixal de naves interplanetárias donde a maioria acaba por desaparecer no espaço sideral sem deixar rasto. O grande busílis é que enquanto eles endeusam os seus, nós passamos o tempo a dizer que sim, os nossos são bons rapazes, são jeitosos mas……..Foi assim que queimámos a promissora dupla Rúben Semedo/Tobias Figueiredo.
Um Elves Baldé no Boifica já teria sido transformado numa estrela com direito a Oscar.
7 Março, 2019 at 18:24
Há qualidade e muita, infelizmente não como no passado. É preciso é um projeto de aposta, caso contrário nem os melhores vão querer ficar
7 Março, 2019 at 19:07
Se é craque, e este não engana, deveria haver coragem de apostar!!
Ainda tenho uma réstia de esperança no Kareka (nop) há um pasquim de hoje que refere mais ou menos isto: “5 dos bebés do Ajax que derreteram o Santiago Bernabeu foram lançados por Keizer”
LAMENTO MAS NESTE MOMENTO NÃO ACREDITO NESTA DIRECÇÃO NEM NESTE TREINADOR 🙁 QUE SINA A NOSSA!!!! FACAM-ME MUDAR DE IDEIAS, SE CONSEGUIREM!!
SL
7 Março, 2019 at 19:11
Para mim, este puto é o mais talentoso – na realidade o verdadeiro talento! – entre as equipas de Juvenis, Juniores e Sub23.
E, para que fique claro, e como já disse noutros comentários, eu distingo os jogadores em 4 parâmetros principais:
a) talento, que é a capacidade e habilidade técnica que têm
b) qualidade, que é a sua leitura e entendimento do jogo
c) capacidade física
d) mentalidade, onde entram a atitude, a competitividade, a abordagem ao sucesso e insucesso, etc…
O talento é, à partida, o mais importante quando se buscam miúdos para a formação pelo facto de ser uma coisa inata e que, podendo ser trabalhada, não podes ensinar.
Tudo o resto, com maior ou menor dificuldade, podes ensinar ou trabalhar.
Este puto é bom nos 4 parâmetros, já aos 16 anos. Para mim, melhor do que era o Rafael Leão nesta idade.
7 Março, 2019 at 19:21
Eu sei que foi necessidade mas o man unite ontem lançou vários jovens. Um com 17 outro com 19. Fdx se há qualidade jogam senão mais vale acabar com o mito da academia. Não ganhamos títulos e a paga dos jogadores da formação já sabemos qual é. O Pedro Marques ja devia jogar na equipa principal do sporting bem como o d.d. O matheus. Tem de perceber que são alternativa.
7 Março, 2019 at 19:27
A academia e em particular para mim deu nos zero… temos dois bolas de ouro. …certo …. O Figo já com o inter apurado salta do banco que nem um puto e comemora o golo. Nunca pensou sequer no Sporting. Depois temos os outros…. O montinho de merda o Simão cabrao o William o r.p. O gelson o leão o vasco faísca o caneira o peixe. .. e tudo o resto. O único que se aproveita e o nani. Esta é a minha opinião.
8 Março, 2019 at 8:09
A ironia disto tudo é que a Academia em Alcochete nunca nos deu os bolas de ouro, porque eles nunca treinaram lá.
Analisando bem as coisas, a Academia de pouco serve. Todo o investimento poderia perfeitamente ir todo para scouting e depois comprávamos os jogadores jovens e daria para apostar neles.
Em vez de tentar formar 10 e esperar que um deles seja acima da média, comprávamos um já formado e já está.
Até nem era preciso ser muito jovem, basta lembrar o Slimani ou o Acosta. Serviram bem e não eram jovens promesas.
7 Março, 2019 at 19:30
O bruma o ilori o Paulo Costa o dier o Adrian que andava deserto para abalar o puto que foi para o milan e muitos mais.
7 Março, 2019 at 19:39
Os putos querem ir para fora porque o Sporting nunca ganha nada!
Este é outro problema que deriva de sermos roubados anos a fio. Se tivéssemos 10 títulos em 35 anos, a coisa andaria mais ou menos equilibrada com os outros dois e o mais certo era não teres este problema.
Por exemplo, tinhas vendido o Moutinho para fora e não para o Porto…
Tinhas mais dinheiro e não tinhas deixado sair o Quaresma e o Simão tão cedo, e aí tudo poderia ter sido diferente.
O facto de nos gamarem campeonatos prejudica-nos em vários factores!
7 Março, 2019 at 22:04
Eu percebo o que dizes e aceito tb mas se nos lembrarmos do futre e do Simão tá tudo dito. Isto porque o montinho para mim e só merda. Tivemos uma equipa com.base ba academia quando o Paulo Bento nem dinheiro tinha para o arrumador de carros. E a primeira fogem todos. Não percebo. Em vez de milhões gastos na formação vá se buscar jogadores feitos que nos dêem títulos. Schemeichel acosta andre cruz babb cesar prates mpenza. Tirando o beto quem jogava nesta equipa que foi campeã ao fim de 18 anos? O voleibol e o andebol tem formação de excelência? Não tem atletas que sentem e vivem.mais o sporting que os meninos que entram na academia com 9 anos….
7 Março, 2019 at 23:18
“O voleibol e o andebol tem formação de excelência? Não! Tem atletas que sentem e vivem mais o Sporting que os meninos que entram na academia com 9 anos….” (permite-me as correcções ortográficas e de pontuação)
Concordo com essa ideia, mas estamos a comparar o incomparável.
Jogar numa equipa que vence dá valorização que jogar noutra, mesmo que honesta, não dá.
E o futebol, em particular, é um mundo à parte, onde há muito dinheiro em jogo. E onde há dinheiro, há vigarice. E a vigarice é que manda.
8 Março, 2019 at 1:27
O Moutinho teve vários anos no Sporting.
Cansou-se dos problemas que havia todos os anos.
Cansou-se de ser gamado.
Cansou-se de não ganhar nada.
Quis sair.
Quando o Porto soube disso aproveitou para o aliciar.
Mesmo assim só saiu no 2º ano, depois de mais um ano problemático, como era normal.
Cada um pensa dos jogadores o que quiser.
O Moutinho, se não tem saído do Sporting, hoje era um gajo igual ao Beto – um zé ninguém! Assim fartou-se de ganhar títulos, fartou-se de ganhar dinheiro, fartou-se de fazer jogos na CL, jogou no Mónaco a ganhar 4M€ limpos por ano e agora está em Inglaterra.
Acho impressionante a facilidade com que vocês julgam os jogadores, ignorando completamente que isto é a profissão deles e que têm as suas ambições também. E as famílias a fazerem-lhes a cabeça.
Ou tu pensas que se ganhasses 1M€ por ano e pudesses ganhar 3M€, a tua mulher não te xingava todos os dias para ires embora ganhar esses 3M€? E os teus pais o mesmo! E acabavas por ir e ter de te chamar nomes todas as manhãs enquanto fazias a barba… 😀 😀 😀
Uma grande parte deste problema é o Sporting não ganhar.
E nós sabemos porque isso acontece!
Um clube como o Sporting, para ser competitivo e viável, tem de ter um equilíbrio entre uma boa formação e um bom scouting de modo a ter um plantel meio da formação e meio de bons jogadores contratados.
Só assim sobrevives.
É ver como o Ajax e os clubes holandeses sobrevivem…
8 Março, 2019 at 14:42
Tal e qual.
7 Março, 2019 at 23:13
+1
7 Março, 2019 at 23:14
Concordo com o Miguel.
7 Março, 2019 at 19:50
Variadíssimas desculpas:
Os Árbitros
Ou dores crescimento
Ou são muito novos
Ou muito velhos
Ou os árbitros
Ou outra merda qq
Somos (temos) sido uns incompetentes. Ponto!!
7 Março, 2019 at 19:53
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Com a entrada de Miguel Quaresma para Director Técnico da Formação do SCP, parece estar composta a Equipe do tal “projecto” de Varandas para o futebol do SCP.
O Joelson Fernandes, pelo seu imenso potencial, poderá ser um dos primeiros a ser “testado” pela tal “estrutura” recém-criada.
A ver se desta vez a coisa “rola”, ou se vamos ter outros Rafa Leões…
SL
8 Março, 2019 at 1:47
É mentira , quem lançou os jogadores foi o treinador anterior, salvo erro Pete boez.
7 Março, 2019 at 19:57
Joelson Fernandes faz parte de uma geração promissora. A primeira a que se deve inteiramente à equipa da anterior direcção.
Tem tudo para dar certo.
7 Março, 2019 at 20:14
Não sabia que os treinos de captação no polo universitário tinham começado durante o mandato da direcção anterior.
Claro que para se discutir a sério o que cada um fez pela formação teríamos de avaliar, contratações, despedimentos, resultados e aproveitamento. Por essa lógica todos os títulos que ganhámos durante a anterior direcção devem-se ao trabalho realizado por godinho e JEB. Já para não falar na melhor geração de sempre que deu a Portugal um campeonato da Europa.
No fundo, para discutir a sério este problema precisávamos… de ser sérios.
7 Março, 2019 at 21:00
https://www.zerozero.pt/equipa.php?id=3660&epoca_id=142
Esta equipa B, era composta pela melhor geração do Sporting, num passado recente.
Equipa de 93/94.
Ilori, Ié, Figueiredo, Riquicho, Dier, Chaby, João Mário, Zezinho, Alexandre Guedes, Carlos Mané, Bruma, Iuri Medeiros, Esgaio…
Ainda podia acrescentar, o Cédric, Podence, Ponde, Chico Geraldes, Pedro Mendes.
Estava aqui uma base para lutar pelo titulo em Portugal, com mais 3 ou 4 jogadores.
8 Março, 2019 at 9:51
Tirando a tua 1.ª frase, que é só para tirar o foco ao essencial, concordo com quase todo o resto.
7 Março, 2019 at 20:29
Até ouvi dizer que o iam dispensar e que foi o Bruno que não deixou.
No “Sem Filtro 8” vais ver o Bruno a dizer que o Joelson lhe deve a carreira…
7 Março, 2019 at 20:49
Tens noção do ridículo? Depois admiram-se de serem conhecidos por viúvas…
7 Março, 2019 at 21:25
Eu acho que temos de agradecer ao pai dele pelo tempo em que puto esteve a saltar do direito para o esquerdo, pois foi aí que aperfeiçou a suas jogadas no um x um.
Foram muitos anos a formar um jogador.
7 Março, 2019 at 22:10
Ainda foi o BdC que pagou as dividas da clinica do Varandas quando lhe pediram insolvência
7 Março, 2019 at 20:11
num mundo cheio de predadores a que chamam empresários…
algures entre o paim e o cristiano.
7 Março, 2019 at 20:12
É bom… apostem nele, mais do que para ser modelo para vender gamebox.
7 Março, 2019 at 20:23
Cherba, andamos a falar de formação sem a Maria Ribeiro? O que aconteceu ao “hoje há pipis”?
7 Março, 2019 at 21:26
A Maria Calafate falou mal do blogue e a rúbrica foi encerrada.
7 Março, 2019 at 22:01
🙂 🙂 🙂
8 Março, 2019 at 14:44
XD
7 Março, 2019 at 20:32
A minha pergunta é: o Renan, o Gaspar, o Risto, o Ilori, o André Pinto, o Gudelj, o Petrovic, o Jefferson, o Diaby – pelo menos estes – fazem ou fizeram alguma coisa que compense o custo de oportunidade de não aproveitarmos uma época destas para lançar Max, Paz, Thierry, Domingos Duarte, Ivanildo (já nem falo no Demiral), Miguel Luís, Matheus, Chico, Iuri?
Já não digo mais, mas imaginem uma equipa com Salin/Max, Thierry/Mama, Coates/Domingos Duarte, Mathieu/Ivanildo, Borja/Lumor, Palhinha/Bragança/Paz, Wendell/Miguel Luís, Bruno Fernandes/Geraldes, Raphinha/Iuri, Matheus/Jovane/, Bas Dost/Gelson Dala/Pedro Marques?
Podíamos ficar em 4.º na mesma, mas desfrutávamos e estávamos ansiosos pela próxima época. Víamos futuro. Ah, e se calhar não nos pediam a insolvência.
Já nem peço mais, porque para mim o Dost, o Coates, o Mathieu, o Wendell, o Bruno Fernandes eram para vender…Se é ano zero, é ano zero. Mas ok, que fosse menos radical. Estes… treinados por um Luís Castro? Para mim estava óptimo, era uma boa base para começar a construir uma equipa campeã.
7 Março, 2019 at 21:42
Max, Thierry e Chico têm mais que condições para jogar no atual Sporting.
Uma tristeza este Keizer…
7 Março, 2019 at 22:06
E numa realidade paralela, quando a FIFA decidisse as indemnizaçoes dos rescisores, pagavamos o buraco e eramos uma equipa forte, relativamente barata e sem passivo. Adoro esta realidade paralela.
7 Março, 2019 at 22:41
Caro Rui M Moreira,
Temo que a coisa não seja assim tão simples.
Eu, por mim, já me habituei à ideia de que vamos bater o nosso recorde de épocas sem ganhar o campeonato, pelo que, de princípio, não seria oposto à sua imagem do que deveria ser o nosso plantel.
Mas permita-me duas pequenas observações:
1- Se atendermos a que o segundo classificado no campeonato consegue ir à LC, estamos a falar de vários milhões de euros “a mais”. Se o SCP, “rejuvenescendo o plantel”, passar a ter como aspiração lutar pelo terceiro lugar (e uma que outra Taça), o “fosso económico” para com os outros dois “grandes” vai continuar a aumentar. O que hipoteca a nossa possibilidade de os tentar igualar, e assim sucessivamente, num ciclo vicioso…
2- Nem tudo o que vem da formação é “ouro”.
Uma coisa são jogadores experimentados como Iuri Medeiros, Matheus Pereira e Francisco Geraldes. Para mim, um treinador tem que ser mesmo mau para não conseguir aproveitar este talento DEPOIS DE DAR AS SUFICIENTES OPORTUNIDADES. Foi aliás uma das primeiras embirrações com o Cancro, quando ele disse que “comigo o William Carvalho vai jogar o dobro” e eu só gritava em resposta “o William já está bom eu quero é que ponhas a render os Geraldes e Pereiras!”
Outra, jogadores como Palhinha (não é titular no Braga), Dala (não é titular do Rio Ave), Lumor (foi negócio para alguém ganhar €, e não o Clube).
É necessário um excelente scouting (se já chegamos a gastar €6M por ano com um treinador para nada, mais valia gastar €2M/ano com uma boa rede de scouters) e, acima de tudo, uma equipe técnica que tenha uma visão global do nosso futebol profissional. Técnicos que saibam quem se está a destacar nos juniores, que assistam a jogos da equipe B/Sub-23, que REUNAM com os responsáveis dos vários escalões, etc., etc..
Enquanto não formos profissionais no futebol e continuarmos com “carolices” como Presidentes/Directores do Futebol e Treinadores que só vêm jogos de futebol na TV quando é do campeonato sul-americano vamos continuar na mesma mediocridade do costume.
Mas, para mim, é de “rebentar” a equipe, vender tudo o que tem valor, recomeçar não “do zero”, mas com os nossos jovens e as nossas finanças em ordem e ver o que acontece…
Engraçado: por mais que certos Caros Tasqueiros detestem ouvir: houve um Presidente que disse, após tomar posse, que a prioridade era sanear as “finanças” do Clube e pensar em 2, 3 anos ganhar outra vez. Aconteceu. O Presidente com quem tomei (imensos de nós) café no Restaurante Brasil, em Coimbra, em 2000.
SL
7 Março, 2019 at 22:56
parece-me que Gelson Dala não é titular, nem joga por que se encontra lesionado.
8 Março, 2019 at 0:23
Dala está lesionado, sim. Tem muito para dar e havia de já estar a bombar com as nossas cores. Temos muito para experimentar, mas falta quem ligue a turma por cá e quem segue ligado tantas vezes ganha mas é desterro após desterro (Corunha, Varsóvia, Berlim, Nuremberga, etc.) em vez de chance sobre chance. O regresso de Nani deu esse sinal de recolecção e vontade de renascer das cinzas jesuítas, mas entretanto o credo mudou e a liderança agora é a (à) ex-rescindente condição, tipo ex-votos de palmas pré-gravadas…
7 Março, 2019 at 23:50
Eu perceb o ponto de vista, de facto dividir as idas à CL ajuda a que o fosso não se cave. O problema é quando contratamos gudeljs, diabys e alan ruizes e não vamos à CL na mesma. Porque simplesmente é rarissimo termos mais sucesso nos gajos que contratamos do que nos miúdos a quem damos uma oportunidade. Ponham os olhos no que o carnide está a fazer com os seus miúdos… E não me venham dizer que os nossos são piores, porque não são. Só não são é aposta na equipa A porque um Gaspar qualquer ou um Gudelj ou um Diaby tem prioridade. Assim é que é o pior dos dois mundos: estouramos dinheiro para ir à CL… Mas não vamos à CL.
Só mais uma nota: o lumor jogou em todas as equipas por onde oassou,menos no Sporting. É um internacional pelo seu país, miúdo, com um potencial enorme. Ainda vamos ouvir falar muito dele… Se ele não ficar no Sporting. Porque, infelizmente, se ficar no Sporting vai estragar a carreira, como estão a estragar a carreira o Iuri, o Chico, o Gauld, o Matheus e outros… É a nossa triste realidade. Por falta de capacidade da nossa gestão desportiva.
As grandes equipas do Sporting não se fizeram de uma espiral de sucessivos all ins. Fizeram-se com um grande clube que soube capitalizar trabalho competente de scouting, de formação, de dirigismo desportivo e de treino. Por isso, se queremos voltar a ser competitivos, temos de parar e passar numa coisa com cabeça, tronco e membros.
7 Março, 2019 at 23:59
Bom post!
SL
7 Março, 2019 at 20:47
ficou hoje demonstrado que não é possível jogar com bebés…
de modo que não podemos jogar sem os renan e andré pinto nos 24-25 jogadores.
7 Março, 2019 at 20:52
Já que ninguém aqui referiu, o que se compreende, dado o peso dos brunistas neste blog, Joelson faz parte daquele lote de jogadores das camadas jovens com os quais a direção atual assinou contratos de jogadores profissionais.
7 Março, 2019 at 21:50
Epa parece que estou a embirrar contigo mas paciência. Que bela oportunidade de estar calado. Vai lá uns dias atrás e vê se não houve post próprio para falar dessas renovações.
“Ninguém aqui referiu” e afinal há um post dedicado a isso. Que artista…
7 Março, 2019 at 22:07
Vive obcecado com os Brunistas.
90% dos posts referem BdC ou os Brunistas.
#vidadejonas
7 Março, 2019 at 22:56
99% dos teus referem o Varandas…
7 Março, 2019 at 22:57
Aqui, neste post!!! Difícil de entender???
8 Março, 2019 at 16:33
Elegante saída….pela porta de cavalo. Eheheh
7 Março, 2019 at 21:03
Isto da formação, no Sporting, é complicado. Se Joelson Fernandes fosse jogador do outro lado da rua, já teria sido convocado para a equipa A. Talvez até já tivesse tido direito a uns minutos e de certo já estaria a ser seguido pelos maiores clubes do mundo. Isto no mundo da CS.
No Sporting é tudo muito complicado. Não dão hipóteses aos jovens, não apostam neles, a sério, e depois chegam os “experts” a atestar a qualidade ou falta dela, na nossa formação. Até é estranho que nos seus campeonatos, consigam muitas vezes ultrapassar as academias que só têm qualidade e excelência. Há milagres incompreensíveis e comparar jogadores a quem deram oportunidades com outros que não as têm tido, não será o exercício mais respeitável.
7 Março, 2019 at 21:19
O Joelson tem 16 anos. Nem o CR chegou à equipa principal com essa idade.
7 Março, 2019 at 22:00
Chegou o Chalana, do outro lado da rua e Futre com 17 anos.
7 Março, 2019 at 22:06
Nenhum ( nem o Chalana ) chegou à equipa principal com 16 anos. O Joelson fez 16 anos a semana passada.
7 Março, 2019 at 22:32
O Santamaria!
Espero que o joelson tenha melhor sorte
7 Março, 2019 at 22:34
É bem melhor jogador que o Santamaria.
Por isso é que ele se dedicou à musica
7 Março, 2019 at 22:37
😀
Verdade. Ganhaste!
7 Março, 2019 at 22:34
Ele que não se perca nem salte etapas…
Mas depois tb não venha um gajo qq dizer que tem de rodar, etc…
7 Março, 2019 at 22:39
Óbvio. Joelson tem talento. Mas porra, o miúdo fez 16 anos a semana passada! Nem sabe o que é um jogo com 90 min. 🙂
7 Março, 2019 at 23:24
Epá… e o Totti?
:p
7 Março, 2019 at 23:27
E o Nesta
7 Março, 2019 at 23:30
Com mel?
7 Março, 2019 at 23:36
Com mel é so Naquela
7 Março, 2019 at 23:58
Mau…
O Joelson tem quase só 15. 😛
8 Março, 2019 at 16:27
Maria, o Pelé estreou-se na selecção do Brasil aos 16 anos (com 1 golo CONTRA A ARGENTINA) e foi campeão do Mundo com 17 !
A nós de ajudarmos a fazer do nosso Joelson o nosso craque.
7 Março, 2019 at 21:28
A formação é uma merda, preparem-se para muitos anos a penar.
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1103677721618669570
7 Março, 2019 at 21:29
E se não chegar:
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1103665275101159424
7 Março, 2019 at 22:08
Também tu, brave? 🙂
Não percebeste que o problema é acima disso?
Por alguma razão uma série deles assinaram contratos profissionais.
7 Março, 2019 at 22:34
Repara, estão quase a fazer 18 anos.
Estão quase a ser uma merda!
🙂
8 Março, 2019 at 1:28
🙂 🙂 🙂
8 Março, 2019 at 0:01
Problema? O Geraldes, o Iuri, o Miguel Luís, o Matheus, o Mama, o Elves, o Pedro Marques, o Thierry, o Max, o Paz, o Daniel Bragança são um problema? Eu acho que podiam ser a espinha dorsal de uma equipa para os proximos anos 10 vezes melhor do que a que temos hoje!
Mas pronto, a estrutura do futebol do Sporting não consegue ver talento em jogadores que tenham sido formados no Sporting, se forem da escola de um Rijeka ou de um Los Dorados da vida, têm talento, se são de Alcochete não prestam, têm de nascer 10 vezes…
Como se diz na minha terra, “a quem não sabe foder até os colhões atrapalham”.
8 Março, 2019 at 0:09
“Alverca empresta Ronaldo de Souza ao Sporting”
A formação está tão má que…
7 Março, 2019 at 22:12
Excelente Brave!
7 Março, 2019 at 22:32
A fpf ja nao ta comprada? Ahaha
7 Março, 2019 at 22:35
O problema era o Bruno.
Até o Record já gosta de nós.
€€€€€€€€€€€€
7 Março, 2019 at 23:21
Isso sao os 3M da lpm a funcionarem
7 Março, 2019 at 23:30
Bem empregues.
7 Março, 2019 at 23:35
Merecem mais
7 Março, 2019 at 23:37
Aí até a Bola falava bem de nós.
7 Março, 2019 at 23:41
Não exageres
7 Março, 2019 at 23:50
Não podes vencê-los, compra-os!
Sun Tzu
7 Março, 2019 at 23:52
Santinho
7 Março, 2019 at 21:34
Peço desculpa pelo off topic, mas.. Alguém sabe se o hóquei vai ter transmissão? Em que canal?
SL!
7 Março, 2019 at 21:35
Nope.
Começámos assim:
Zé Diogo; Matias Platero; Raul Marín; Toni Perez e Henrique Magalhães.
7 Março, 2019 at 21:44
Shit! Vou seguir pelo Twitter então. Obrigado!
SL
7 Março, 2019 at 22:24
Não joga a meia equipa?
7 Março, 2019 at 22:28
Joga meia equipa. A outra metade está no banco.
7 Março, 2019 at 22:35
Mas sem telemóvel.
7 Março, 2019 at 22:49
Então como conseguem ler a Tasca?
7 Março, 2019 at 23:32
Seguindo a ideia do anterior presidente, o Cherba usa os paineis eletrónicos para passar os melhores comentários.
Tipo… os teus.
7 Março, 2019 at 22:36
E complicado.
Se jogar a metade de baixo, patinam mas não marcam golos.
Se jogar a metade de cima, marcam mas não patinam.
7 Março, 2019 at 21:38
Eu sei que não tem nada haver com o tema, mas alguém sabe se isto é mesmo verdade?
https://zap.aeiou.pt/fundo-sporting-novo-banco-bcp-244187?fbclid=IwAR0U69xFEtvI2thdUrGaM8D8d_Oi_j8AsEmQ_FiCFn5RU4p_CshNm0j-ldo
7 Março, 2019 at 21:51
Empréstimo com taxa mais elevada que a de mercado mas perdão de dívida muito significativo…
7 Março, 2019 at 22:23
Qual é a taxa de juro que conheces?
A mim falaram-me hoje que o acordo foi fechado já esta semana – a uma taxa de 7% ou 8% – e que agora estão a tratar da papelada e do anuncio do acordo.
Comentei que achava a taxa de juro muito alta mas o que me disseram foi que é a normal para este tipo de “negócios”!
Custa-me a entender isto, especialmente pela garantia serem as receitas da NOS, mas não sou entendido no assunto por isso calei-me!
Se conseguirem concluir a NRF, tenho de lhes tirar o chapéu pois a informação que tenho é que as pressões para isso não acontecer são gigantescas – vou juntar-me às viúvas que sempre juraram que não aconteceria para venderem a SAD e dar 100M€ ao Sobrinho que tem o braço enfiado no cu do Varandas…
😉
7 Março, 2019 at 22:29
Lá estão vocês a comentar aos pares.
A ver vamos…
Sendo que dificilmente o Apollo Creed faz um corte de cabelo à dívida, caso esta não seja paga.
7 Março, 2019 at 22:37
É a chamada “entrada de fininho na SAD”.
7 Março, 2019 at 22:42
Querem lá a sad para alguma coisa.
Falhas o pagamento a 8%, passas a pagar a 10%. Falhas a 10, pagas a 15%. Falhas a 15, accionam garantias ou penhoras ou o catano.
7 Março, 2019 at 22:50
A notícia é do dia 5 mas se é verdadeira cai por terra a informação de Dias Ferreira. É esse perdão de 93M pressupõe que serão compradas a totalidade das VMOC por 43M, ou seja, ficaremos com aproximadamente 90% da SAD.
7 Março, 2019 at 23:00
mas, mas, mas, mas…..
7 Março, 2019 at 23:33
A restruturação do Bruno em curso. Mais coisa menos coisa.
7 Março, 2019 at 22:36
É alta perante o mercado.
Mas… uma mão lava a outra.
8 Março, 2019 at 1:30
O que é ser alta perante o mercado?
9%?
14%?
7 Março, 2019 at 22:09
Pedro Gil
0-1!
7 Março, 2019 at 22:10
1-0, golo de Gil.
7 Março, 2019 at 22:12
pra quem aterrou em marte nesta altura…
está a dar em que canal? inácio tv ou outro?
7 Março, 2019 at 22:14
Twitter.
7 Março, 2019 at 22:15
Nao há transmissão televisiva nem rádio.
Segue-se por aqui:
http://hoqueipatins.pt
Intervalo.
Já temos 8 faltas.
HC Braga tem 6.
7 Março, 2019 at 22:37
Aqui é melhor. Tipo FM 🙂
https://fpp.assyssoftware.es/intranet/web/partido.asp?id=2002&cod=11927222739
7 Março, 2019 at 22:16
O Cherba caiu …. do 160 …. mas vai voltar!!
SL
7 Março, 2019 at 22:29
HC Braga empata.
Foi por isso que o Cherba caiu.
7 Março, 2019 at 22:30
V. Hugo!!
1-2!!!
7 Março, 2019 at 22:37
Hevertton Santos, lateral brasileiro que pode alinhar nos dois flancos, assinou um contrato válido por três temporadas com o Sporting. O vínculo do jovem de 18 anos contempla uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
7 Março, 2019 at 22:41
Acho que está cá desde muito puto…
7 Março, 2019 at 22:41
Fdx… estamos a perder no hóquei.
7 Março, 2019 at 22:42
3-3!!!!!!!!!!!
Bora.
7 Março, 2019 at 22:42
2-2…
7 Março, 2019 at 22:42
3.3
🙂
7 Março, 2019 at 22:43
Tens o link com delay. 😀
7 Março, 2019 at 22:44
🙂
7 Março, 2019 at 22:44
3-3
7 Março, 2019 at 22:50
Daqui a 10 minutos dizes 4-3!!!
7 Março, 2019 at 22:51
E 3 minutos depois dizes que foi o Toni Perez.
7 Março, 2019 at 22:45
Os gajos continuam com 6 faltas desde a primeira parte. Muito estranho…
7 Março, 2019 at 22:50
3-4! Toni Pérez!
7 Março, 2019 at 22:51
3-4
Não sabemos ganhar jogos facilmente…
7 Março, 2019 at 22:53
Atenção que estes gajos têm boa equipa.
7 Março, 2019 at 22:55
Em casa são lixados, quase ninguém ganha lá.
7 Março, 2019 at 22:57
Não fazia ideia…
7 Março, 2019 at 23:00
Lamps levaram lá 6-3 e Oliveirense ganhou à rasca.
A minha esperança é que o Porto tropece lá…
7 Março, 2019 at 22:57
Nao está a ser fácil.
Este HC Braga já aviou os lampiões sst época.
7 Março, 2019 at 23:01
Só o Sporting para um gajo estar agarrado 1 hora e tal a um relato escrito…
7 Março, 2019 at 23:02
Ehehehe
7 Março, 2019 at 23:03
🙂
7 Março, 2019 at 23:01
13 faltas… os gajos 7.
Cheira mal.
7 Março, 2019 at 23:02
3-5 Platero
7 Março, 2019 at 23:02
Pumba, vai buscar!
7 Março, 2019 at 23:02
3-5 Platero.
Acho que já não foge
7 Março, 2019 at 23:02
Marin! 6-3.
7 Março, 2019 at 23:04
3-6, jovem.
Atine com isso.
7 Março, 2019 at 23:05
E nem vale a desculpa de que jogamos sempre em casa. 😛
7 Março, 2019 at 23:35
Estava a falar dos remates vs cortes.
7 Março, 2019 at 23:02
5-3!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!