Numa tarde memorável, o Sporting recuperou saudosos tempos dos Cinco Violinos e aplicou oito golos a um Belenenses SAD completamente atarantado perante o que estava a acontecer-lhe. No regresso ao Jamor, os Leões caçaram fantasmas e recuperam sorrisos que há demasiado tempo andam arredados dos seus rostos
Raphinha (10′), Luiz Phellype (45+1′), Gudelj (65′), Bruno Fernandes (70′, g.p., 75′ e 84′), Bas Dost (77′) e Doumbia (90′). Pelo meio, Licá (61′) ainda reduziu para o Belenenses, mas são estes os nomes a ficarem gravados numa incrível goleada do Sporting ao Belenenses, que transforma esta equipa de Keizer no melhor ataque do Sporting das últimas três épocas, a três golos de ser o melhor ataque dos últimos 45 anos dos leões em todas as competições.
Estes e o de Muriel, guarda redes que tem sido uma das figuras do Belenenses e que, ontem, teve uma tarde desgraçada, oferecendo o golo inaugural a Raphinha (demonstração de classe do extremo, no aproveitamento do erro do redes) e sendo expulso pouco depois dos 20 minutos, por saída temerária que derrubou o mesmo camisola 21 quando este seguia rumo ao 2-0, após passe Magic Johnson de Bruno Fernandes.
Mas antes desse desnorte do irmão de Alisson Becker, já o Sporting podia ter marcado, logo aos três minutos, quando uma perda de bola azul à entrada da sua área deu a oportunidade a Gudelj atirar para uma baliza onde apareceu Cleylton a salvar em cima da linha de golo. Na resposta, o Belém ameaçou por Licá, num remate às malhas laterais. O jogo era de parada e resposta, entre duas equipas com possibilidade de jogar para o espectáculo, algo para o qual contribui a vontade de começar a construir desde trás, uma das imagens de marca do Belenenses, e que resultaria num passe falhado e no primeiro golo do Sporting.
Depois a expulsão e de Silas a abdicar do seu trio de defesas para passar a jogar numa espécie de 4-4-1, o Sporting foi competente e soube gerir da melhor forma a vantagem numérica com circulação de bola, alcançando uns incríveis 94% de eficácia de passe na primeira parte algo que, diz a estatística, se tornou no recorde da Liga até ao momento. As oportunidades iam aparecendo, mas só no tempo de descontos dos primeiros 45 minutos a bola voltou a entrar, depois de um remate forte e rasteiro de Luiz Phellype a que Guilherme, redes suplente dos pastéis, não se opôs com a devida eficácia.
O Sporting reentrou bem, esteve perto de fazer o 1-3, mas baixou o ritmo e permitiu ao Belenenses chegar à sua área e aproveitar dez minutos de quase ausência dos Leões do relvado do Jamor. No primeiro ameaço Renan defendeu, ao segundo voltou a defender, mas não o suficiente para afastar a bola da recarga de Licá. A crença azul durou até um remate de Gudelj bater nas costas de um jogador azul e enganar completamente o guarda redes, a 25 minutos do final.
Só que, em vez de gerir a vantagem, o Sporting carregou no acelerador e ofereceu aos seus adeptos uma tarde de sorrisos no estádio onde há menos de um ano tantas lágrimas ficaram. Deu para um hat-trick de Bruno Fernandes, agora, sim, o médio mais goleador de sempre em Campeonatos Europeus ao longo de uma única época. Deu para Doumbia se estrear a marcar de Leão ao peito e deu para, depois de quase dois meses ausente, Bas Dost regressar e iluminar a tarde com aquele sorriso do qual é impossível não ter saudades.
6 Maio, 2019 at 7:27
Bom dia
Viva o SCP
6 Maio, 2019 at 7:32
Fiquei maravilhado com a alegria que o Dost carregava!
6 Maio, 2019 at 7:46
Spoooooooooorting
6 Maio, 2019 at 7:58
Este resultado é igual à maior tareia que o Sporting Club de Portugal deu aos lampiões!
6 Maio, 2019 at 8:03
Bom dia a todas as tasqueiras e todos os Tasqueiros de Portugal e dos Algarves d’aquem e d’alem mar, desde o Minho ate Timor.
Nao segui com muita atencao o futebol, estava centrado no andebol (estou oficialmente fodido), mas ganhar por 8 nao acontece todos os anos. Eh sempre de sublinhar e louvar a equipa quando se obtem um resultado desses.
Quanto ao andebol, acredito que a equipa se vai transfigurar e ganhar no Morcao Caixote. Afinal, ja la ganhamos esta epoca (na verdade ganhamos os dois jogos da epoca passada e o desta epoca para o campeonato) e mesmo na taca de Portugal estivemos quase sempre a frente e soh claudicamos no final com uma boa ajuda dos bois do apito.
Ainda nao perdemos o campeonato. Ficou mais dificil depois de ontem, mas basicamente o que muda eh que agora nao podemos perder nenhum jogo com os morcoes. Antes podiamos perder um e ganhar outro, desde que por maior margem do que a derrota; agora temos que ganhar um e empatar o outro. Por isso, pensamento positivo e vamos acreditar nesses Leoes que ja se transfiguraram para niveis superiores muitas vezes para nossa grande alegria.
6 Maio, 2019 at 8:48
Bons Dias para todos! Eu tal como o Leão Verde, o que me interessava verdadeiramente era e é o andebol. Perdemos uma batalha e agora não há grande espaço de manobra, mas dependemos só de nós…
6 Maio, 2019 at 11:28
É só isso
#EuTambemAcredito.
SL
6 Maio, 2019 at 12:41
Eu também trocava os 8 golos pela vitória no Andebol.
6 Maio, 2019 at 8:07
Terceiro lugar.
Bom, quando a expectativa era o 5º ou 6º.
Venha a Taça.
6 Maio, 2019 at 10:28
Tenho de confessar que achei isso mesmo, ou até pior.
Com o P0 a treinador estavam a preparar a pior época de sempre, mas depois lá apareceu o holandês que salvou a coisa, embora não seja grande treinador, mas pior que o P0 era dificil.
E com a puta fernandes ganhar jogos fica bem mais facil…. pode ser uma merda como homem e como pessoa, mas ninguem nega que seja um dos melhores futebolistas que por ai andam. Mas como sabemos, as putas querem é dinheiro, e vendem o “amor” a quem oferecer mais.
6 Maio, 2019 at 14:22
Sem comentários, tu não és do sporting de certeza! Com essa linguagem não passas de um Ordinário pareces um lamp !
6 Maio, 2019 at 8:09
Riga fez ontem uma boa leitura do jogo, e da própria temporada. Comentário que devia ser elevado a post.
6 Maio, 2019 at 8:11
Tu
https://youtu.be/QJ1koU26aeY
6 Maio, 2019 at 9:50
Lol
6 Maio, 2019 at 8:18
Percebe-se perfeitamente que a equipa respira confiança e alegria.
Mesmo depois do 2×1 não abrandou e carregou e os golos apareceram naturalmente.
Não sei se voltou o Keizerball ou outro Keizerqualquer mas o que sei é que a equipa joga com automatismos muitos simples e eficazes. E joga bem. E não em fodam com o “jogam bem porque já não lutam por nada”! É que ao longo dos anos temos jogado tão mal quer lutemos ou não por alguma coisa (vejam os ultiomos 2 anos).
Que este ritmo se mantenha nestes proximos 3 jogos.
6 Maio, 2019 at 8:19
Aqueles minutos após o 3 golo foram incríveis, vamos por partes, agora parece que o belenenses é uma equipa qualquer, é uma equipa que tirou pontos aos outros 2 grandes.
Neste momento da época, o mais importante é ganhar os restantes jogos, inclusive o da taça. Esperemos que a maioria destes jogadores continue, e que se contrate mais alternativas aos titulares.
Penso que o problema foi esse, a equipa deu o estouro por jogarem sempre os mesmos, podemos concordar mais ou menos com as opções do keizer ( eu pessoalmente acho que havia mais opções validas), mas penso ter sido este o motivo para o descalabro de janeiro e fevereiro.
Em relação ao Bruno Fernandes, se ele sair, gostava desde que seja por um preço aceitável, que o Sporting contrate o Ronny Lopes.
6 Maio, 2019 at 8:40
Com um orçamento de 75 milhões a que foram adicionados 15 milhões de euros em aquisições por Cintra e Varandas, o mínimo que se exigia está conseguido.
Sem o desgaste das competições, Keizer, que desconhece o significado da palavra rotação, pôde dar muitos dias de folga aos jogadores mais utilizados, e utilizá-los sem qualquer problema, de 7 em 7 dias. A eliminação das provas europeias foi o melhor que nos poderia ter acontecido pois assim garantimos a presença…nas provas europeias seguintes…
Terminamos a época de forma tranquila, arredados que estamos a muito do título, com um Bruno Fernandes com influência em 59,6% dos golos da equipa (31 golos, 18 assistências e participação em 16 golos) e que graças a sua qualidade conseguiu safar a pele à Keizer, Gudelj, Diaby, e às argoladas de Varandas nas saídas de Montero e Nani a custo zero.
Após a vitória na Taça de Portugal teremos as vendas milionárias e as compras de Verão para enfrentarmos o Liverpool com os novos craques do portfólio Mendes. 11 craques “Duracell” para não necessitarmos de utilizar a formação. Lutaremos pelo título até à última jornada com grandes probabilidades de sermos campeões!
E é isso. Bom dia tasqueiros!
6 Maio, 2019 at 9:12
“Keizer, que desconhece o significado da palavra rotação”
Curiosamente foi esse precisamente o problema que apontámos ao JJ na epoca passada… portanto creio que o problema estará mais na confiança que as segundas linhas dão aos treinadores para serem aposta… é reconhecida e crónica a falta de consistência dos bancos do Sporting, embora o fraco planeamento e rotação que os treinadores dão não contribua para mitigar esse desequilíbrio. Mas o meu ponto é, não é só com o Keizer (e nem só com o JJ) portanto o problema não será apenas da teimosia dos treinadores..
6 Maio, 2019 at 9:14
Keizer e o seu inglês jesuês: “Good press”
O jornalista ficou todo contente…
6 Maio, 2019 at 9:19
Tava a falar do Gudelj pressionar
Gud Press
6 Maio, 2019 at 14:20
E pressionou bem logo no início que ia dando golo…
6 Maio, 2019 at 9:21
Pois….quando jogávamos com o grande mestre e ganhavamos a rasquinha é que éramos bons….curioso que do Varandas se critiquem saídas (a do Montero na primeira época custou o título e disso ninguém fala) mas não se tenha a ombridade de reconhecer as boas escolhas no inverno…LP, Doumbia, Borja…confesso que já nada me admira….mesmo ter sportinguistas a desvalorizar vitórias e a regujizar nas derrotas..
6 Maio, 2019 at 9:43
Olha que eu nem lembrava do “mestre da táctica” que ajudou a salvar o Clube e grande apoiante de Frederico Varandas. Estamos “egual portantes”.
6 Maio, 2019 at 10:34
Na primeira época de JJ o que nos custou o título foi aquela rábula com o Carralho
6 Maio, 2019 at 10:40
Não era à rasquinha…
Era “à italiana” 🙂
6 Maio, 2019 at 12:57
Cura-te!
6 Maio, 2019 at 9:45
Eu concordo que haveria mais jogadores disponíveis para fazer uma maior rotação, aliás deixei isso expresso na minha mensagem. Acho que um dos problemas de alguém que não conhece o futebol português, e que entra a meio da época é este, pode se agarrar a um núcleo duro e ignorar as várias opções disponíveis, ou então não achar que os jogadores têm qualidade suficiente (coisa que eu discordaria).
6 Maio, 2019 at 10:05
Ter Gudelj como titular indiscutível diz muito da qualidade das segundas linhas! É despachar tudo pelo melhor preço possível para poupar salários e comprar só gajos bons.
6 Maio, 2019 at 10:52
O orçamento não foram 75M€ – foi isso o ano passado!
Se o teu raciocínio de que “com um orçamento de 75 milhões a que foram adicionados 15 milhões de euros em aquisições por Cintra e Varandas, o mínimo que se exigia está conseguido”, o que dizes de “com um orçamento de 75 milhões a que foram adicionados 60 milhões de euros em aquisições por Bruno de Carvalho” quando ficas em 3º também?
As coisas não podem ser vistas com esta simplicidade, e muito menos distorcendo a realidade – o orçamento deste ano não foram 75M€ mas algo entre os 60M€ e os 65M€!
6 Maio, 2019 at 10:54
Alguém que fala aqui em orçamento…viu o orçamento da SAD sequer?
6 Maio, 2019 at 12:30
Estás enganado Miguel. O orçamento foram 70 milhões.
6 Maio, 2019 at 13:13
Ele tem um problema com números nomeadamente na soma de parcelas….
6 Maio, 2019 at 16:29
…
6 Maio, 2019 at 16:39
Não foi o que anunciaram, nem me parece que isso seja possível só indo pelo bom senso quando:
a) saiu uma equipa técnica que te custa 10M€ e entra outra que nem 2M€ custa
b) saiu o Patrício
c) saiu o Piccini
d) saiu o Gelson
e) saiu o William
d) saíram muitos jogadores com ordenados mais baixos mas que juntos faziam 2 ou 3 bons ordenados!
Os jogadores que entraram não “compensam” os ordenados dos que saíram, nem pouco mais ou menos. Se meteres a diferença da equipa técnica, só nestes 2 parâmetros tens mais de 10M€ de diferença para o ano passado.
Mas vocês fazem as contas que quiserem… Até podem dizer que a equipa deste ano custa mais que a do ano passado.
Tudo bem…
6 Maio, 2019 at 14:04
Não faço ideia do “orçamento” em gastos com o pessoal na SAD…. mas no final do 1º semestre… tínhamos 35 milhões de gastos com o pessoal.
Fazendo a simples conta de merceeiro de multiplicar por 2… no final da época teriamos 70 milhões em gastos com o pessoal.
Acreditando que as movimentações no mercado de inverno visaram também baixar a massa salarial…. no final da época teremos um pouco menos que 70 milhões. Diria que o “máximo” são 70… sendo que acredito que seja entre 65 / 70 milhões.
P.S. E deixemo-nos de “tretas”…. pois quando se fala em orçamentos para o futebol fala-se sempre da rubrica “gastos com pessoal”
6 Maio, 2019 at 14:05
Página 11
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PCS71047.pdf
6 Maio, 2019 at 12:56
Bom comentário!
Continuam a faltar no jj….e como ele fazia isto ou aquilo, este e outros no futuro, também poderão fazer seguramente. Mesmo que isso implique continuar a não ganhar. Está certo.
Já agora quero deixar claro que sempre disse que jj, depois daquela segunda temporada, tinha de ser posto a andar.
6 Maio, 2019 at 8:56
Lembrar que o Belém SAD tirou pontos mas foi na sua melhor fase e a jogar com 11.
O Belém SAD não vence a 8 jogos!!! em que encaixou 23 golos e marcou 9!
Querer comparar um Belém SAD partido desportiva e financeiramente com um grande com orçamento de 90 milhões…
Mas não retira mérito a nossa vitória que seria sempre uma normalidade mesmo contra 11.
6 Maio, 2019 at 8:57
“Tirou pontos aos grandes “…
6 Maio, 2019 at 9:53
Eu acho que o belenenses é uma equipa especializada em jogar em bloco baixo e contra atacar com qualidade, esta característica é ótima para jogar contra grandes equipas mas não tão boa para jogar contra equipas do mesmo campeonato.
Só uma pergunta, estás triste com a Vitória do Sporting, eu sei que o Sporting não está no lugar que todos nós queremos, mas depois de perder tantos jogadores de qualidade da forma que perdeu estavas à espera de milagres?
6 Maio, 2019 at 10:02
Estou triste por não lutar pelo campeonato mas feliz com as vitórias. Mas não embandero em arco quando a diferença entre o Sporting e as restantes equipas é tão gritante em qualidade e orçamento. Continuo exigente.
Agora espero que o Porto tropece para chegarmos a “Champs” para não precisarmos desmantelar o plantel para pagar despesas correntes.
6 Maio, 2019 at 10:44
Estamos todos tristes, todos gostaríamos de estar s lutar pelo título. Agora quando tens tanta instabilidade no início da época desde eleições, aos jogadores que perdemos, comissão de gestão e Peseiro. Realisticamente as nossas possibilidades eram bem baixas, apesar do orçamento alto.
O que eu não quero é outro ano zero, portanto se andamos meio ano a construir uma base assente em 13 ou 14 jogadores é procurar acrescentar valor, de forma a conseguirmos fazer mais rotação para o próximo ano.
Temos de olhar para dentro, entre emprestados e sub 23 e depois contratar jogadores que façam a diferença.
6 Maio, 2019 at 13:17
Usamos a “brilhante” tática do Godinho vendemos os melhores jogadores para pagar os ordenados dos medianos…..não há como falhar!!!!
É quase como aquela anedota do gajo que vende a TV para comprar o leitor de dvd’s
6 Maio, 2019 at 9:41
Já vai em 90M o orçamento?
6 Maio, 2019 at 9:45
Penso que sim. Mas vai baixar para 70 milhões:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/orcamento-baixa-para-70-milhoes-no-futebol
6 Maio, 2019 at 10:58
Acho que tu metes tudo no orçamento e esqueces que uma coisa é o orçamento – valor a gastar num ano com o plantel em ordenados – e outra coisa é o investimento em contratar jogadores, que também tem em conta o valor que fazes em vendes jogadores. São 2 coisas distintas e quando se fala em orçamento é só o custo do plantel numa época!
O ano passado esse custo bateu ali nos 75M€ – o mais alto de sempre do clube – e este ano está mais próximo dos 60M€ do que dos 65M€!
A fazer as contas como fazes, onde é tudo orçamento, se este anos estamos nos 90M€ – que não estamos nem assim! – então no ano passado o orçamento foram 135M€? Óbvio que não é assim que se fazem as contas…
6 Maio, 2019 at 10:59
Tá “calado”!!!
Não se estraga a narrativa assim!
6 Maio, 2019 at 11:39
Outro que não sabe ler…
6 Maio, 2019 at 11:42
Pelos vistos tu é que não sabes escrever…
oh espertinho…. o “penso que sim” em resposta à pergunta do Nuno foi em relação a literatura chinesa?
6 Maio, 2019 at 11:38
Eu fui claro na minha afirmação. Não falei de orçamento de 90 milhões.
Falei de orçamento de 75 milhões (que li algures) e em contratações de 15 milhões.
Se vamos baixar o orçamento para 70 milhões é porque este era superior a 70 milhões! Ou não é assim?
Se a informação não está correcta, coloca aí o link com a verdadeira…
6 Maio, 2019 at 11:41
Pois foste…
O Nuno perguntou “Já vai em 90M o orçamento?”
E tu respondeste ” Penso que sim. Mas vai baixar para 70 milhões”
É chato …. mas foi o que tu escreveste.
6 Maio, 2019 at 11:58
Tem razão. Erro meu.
São 70 milhões de orçamento e 34,2 milhões em gastos com jogadores. Agora está correcto.
https://4.bp.blogspot.com/-4o4T3O5zTJk/XFQalIuYmTI/AAAAAAAATSo/uDfluETv7DoC0VrpDh1_72VA4LDH5ybeQCLcBGAs/s640/Sporting.png
Pobre Belem SAD. Nem teve hipótese…
6 Maio, 2019 at 12:01
Moral da história….
Afinal até sei ler…. e tu é que tens dificuladades em passares para a escrita a tua ideia. 🙂
P.S. A titulo de curiosidade….40% desse valor foi da responsabilidade da antiga direcção.
6 Maio, 2019 at 12:11
Até sabes ler e eu meti o pé na poça. 🙂
As minhas desculpas. Não custa reconhecer.
No entanto os números são brutais para um Clube que apresentava problemas tão graves de tesouraria.
6 Maio, 2019 at 13:23
Na realidade é ASSIM que se fazem contas, pelo menos nas empresas sérias….pegas em
Custos fixos (ordenados por exemplo)
Custos directos (compras de jogadores eg)
Custos indirectos (equipamentos, alugueres)
E somas tudo, se associares as receitas também todas somadas tens um plano orçamental completo, a que no futebol se chama só orçamento mas que na realidade é o forcast das despesas mais as receitas…
6 Maio, 2019 at 19:16
Cada qual albarda o burro à sua medida. A notícia que o JHC cita (que veio num Record do mês de Fevereiro e nunca foi desmentida por ninguém do Clube) é que, para a próxima época, o orçamento para o Futebol iria baixar para os 70M€, o que, por si só, significa que o orçamento para a corrente época é maior que 70M€, uma vez que é impossível baixar para 70 algo que não seja superior a 70. Com se fazem ou não se fazem as contas e como se martelam ou não os números, lá o Miguel deverá saber melhor que o Record (o que até acho bem possível) ou que o CD do Clube que não só nunca desmentiu os números do Record, como, até tem recorrido aos órgãos da COFINA para veicular a SUA informação.
SL
6 Maio, 2019 at 12:15
Vocês fazem ideia do que é um orçamento?!
Um orçamento é uma previsão de gastos e rendimentos para o próximo ano de uma determinada sociedade (neste caso Sporting SAD). Tem exactamente as mesmas regras contabilísticas dos R&C. Não é “fora compras” ou “incluindo compras”. As compras entram através da amortização de activos não correntes. As vendas entram através da mais valia. Etc. Depois o que acontecer na realidade vai provocando ajustamentos no orçamento. Mas está tudo incluído no inicial.
Podem estar a falar de uma parte do orçamento. Ou seja, o valor orçamentado para ordenados, o valor orçamentado para compras, etc, mas isso são partes do orçamento. O orçamento é só um e incluí todos os gastos e proveitos da empresa.
6 Maio, 2019 at 12:33
Tem toda razão, Tiago.
O que me leva a questionar um post antigo do Mister do Café:
https://misterdocafe.blogspot.com/2019/02/orcamentos-20182019.html?m=1
6 Maio, 2019 at 13:19
Tiago
Em futeboles, entende-se por orçamento anual os gastos com pessoal (plantel + equipa técnica).
Daí os 70, 60, milhões por ano.
Convém é, ao comparar números, usar sempre a mesma bitola (mesmo que a terminologia seja incorrecta).
É como definir o “custo” de um jogador, num dia e preço de aquisição, noutro é preço mais prémios, noutro já conta com salários…
6 Maio, 2019 at 13:27
Como é que isolam dentro dos custos com pessoal os jogadores + equipa técnica?! Onde é que se vai buscar estes dados?
6 Maio, 2019 at 13:28
Além de que… Nunca percebi bem a comparação de “orçamentos”. O que contam é quanto se gastou no final. A projeção de gastos para efeitos de comparação entre clubes parece-me ser bastante difícil de ser a mais correcta…
Orçamento depende de pressupostos… Os pressupostos podem ser diferentes para cada clube…
6 Maio, 2019 at 13:36
Nos R&C há uma alínea. Normalmente é a bitola.
Claro que na realidade há outros custos, seguros, SS, etc… mas é uma referência.
Nos custos totais do jogador entram uma série de subterfúgios, uns diluem prémio nos salários, outros ganham salário baixo mas recebem prémio gordo à cabeça, é conforme.
6 Maio, 2019 at 13:39
Tb há dilema: é preferível investir 5M num jogador e pagar-lhe uns patacos ou ir buscar outro a custo zero e dar-lhe 3 ou 4 milhões/ano.
6 Maio, 2019 at 14:10
Nos R&C há o efectivo, não o orçamentado.
Se estão a falar dos gastos com pessoal ok… Mas só no final da época será possivel aferir, em comparação com os restantes, qual a real diferença.
É que no inicio de ano há a aprovação do orçamento. No final há a aprovação das contas. São coisas diferentes…
6 Maio, 2019 at 13:27
É consoante o que dá jeito…
6 Maio, 2019 at 8:58
Bom dia!
Gostei. Uma equipa de teletubies que nunca deu o jogo como perdido e se esperou em todos os momentos.
Gudelho enorme e bem em quase todos os golos. Inclusive no que sofremos. A mostrar que temos ali capitão para muitos anos. Assim esta direcção entenda que merece o esforço financeiro para o manter.
Uma última palavra para o puto Fernandes da formação que se estreou a marcar de penalty: pode vir a ser um caso sério no meio campo, tanto o vai e volta! E sempre nas mesmas condições!
O mote está dado e o terceiro já ninguém nos tira com uma réstia de esperança na metematica para alcançar o primeiro lugar. É que isto não é só somar, também se subtrai e muito!
(uma nota de desprezo para aquele rapazito dinamarquês que não deve saber bem de quem está a falar. O homem foi tão só um dos melhores treinadores que os Açores já viram e foi ele que lá levou o nome do venfique com aquela história dos 4 golo. Bem haja.)
6 Maio, 2019 at 9:11
Vencemos, missão cumprida. Mais que isso, estamos a preparar bem a final da taça pois já vamos numa série impressionante e com uma boa dinâmica.
Confesso que dei muito mais atenção ao Andebol, mas só não gostei do período em que o Belém marca, relaxámos um pouco. A partir daí, voltámos a meter intensidade e quem tem Bruno…
Mais uma vez reforço que mexemos bem no mercado de inverno e apesar de ter imensas dúvidas em relação a Keizer e à política desportiva, espero que me cale e que aproveite bem a oportunidade de começar uma época.
Por fim, é rebentar com o Pepa no sábado (odeio o gajo) e descansar (ou poupar a cartões e lesões) Mathieu/Bruno/Acuña/Wendell no Dragão.
6 Maio, 2019 at 11:00
Os cartões amarelos do campeonato no Dragão não terão influência para o Jamor. Um vermelho já terá!
6 Maio, 2019 at 14:20
É desses que falo.
6 Maio, 2019 at 16:43
OK.
6 Maio, 2019 at 19:38
Poupar jogadores, numa fase em que jogamos 1 vez por semana, a pensar na hipótese de levarem um cartão vermelho é o maior absurdo que aqui li, nos últimos tempos. Então porquê o Mathieu, o Acuña, o Bruno e o WendeL? Nessa altura teria que pensar também no Borja, no Coates, no Luiz Pellipe, no Raphinha. Aliás o melhor seria poupar todo o 11 que pensa colocar de início na Taça, porque qualquer 1 pode “avermelhar”. É para jogar com os melhores contra o Tondela e, caso uma vitória se assegure cedo, então poupar quem já esteja em risco de perder o jogo do Dragão. No Dragão é para jogar com tudo para procurar ganhar o jogo. Nem falo na hipótese de o Porto perder na Choupana; basta-me referir o aumento de confiança dos leões se ganharem no Dragão e, pela inversa, o “choque anafilático” que uma derrota poderá representar para os fruteiros.
SL
6 Maio, 2019 at 11:08
O porto para a semana perde na madeira com o nacional e quando chegarem ao aeroporto no porto…. aquilo vai aquecer…
Vamos ao dragão buscar o 2º lugar…. e na semana seguinte é para levantarmos o caneco no jamor!!
6 Maio, 2019 at 11:36
Isso era perfeito…o nacional para ainda sonhar em ficar tem mesmo de ganhar ao Porto,para mim é que é mau que tenho de levar com a festa dos lampiões em Vila do Conde no domingo…mas fazia o esforço em levar com eles para podermos ficar em 2 lugar.
6 Maio, 2019 at 11:44
Pode ser que o Rio Ave faça um “milagre” e adie a festa 1 semana….
6 Maio, 2019 at 14:21
O Porto vai golear.
6 Maio, 2019 at 14:31
Desafio …..
Se o porto perder ….pagas 1 jola no Jamor
Se o porto ganhar…pago eu
6 Maio, 2019 at 19:30
Até te pago uma estadia no Gerês.
6 Maio, 2019 at 16:44
O Porto vai ganhar à vontadinha… 🙂
6 Maio, 2019 at 9:13
Recebi um alerta de que o Gudelj marcou um golo. Fui ver com alegria. Afinal foi um remate tosco que desviou num adversário. Ahah. Que gajo inútil.
6 Maio, 2019 at 9:24
Faz amanhã 2 anos que em Alvalade mamámos 3 ampolas do Belém num célebre dia da mãe com o JJ ao leme.
Ontem demos 8.
6 Maio, 2019 at 9:32
Bem lembrado.
6 Maio, 2019 at 9:57
Também faz pouco tempo que mamamos 4 do carnide, em casa, o que já não acontecia a décadas. É futebol…
“Em tua casa mando eu”: https://www.zerozero.pt/news.php?id=241629
6 Maio, 2019 at 10:44
E fomos lá ganhar por 3 também.
Isto de os jogos contarem para o totobola….
6 Maio, 2019 at 10:56
E o ano do 7-1 ao Benfica também não ganhámos o campeonato.
Enfim, podemos ver o copo meio cheio ou meio vazio. Mas se for para ver sempre meio vazio caguei para a bola. Para isso já basta o dia a dia de um gajo. Para mim o futebol tem de ter alguma margem de ilusão, mas entendo que haja quem tenha uma visão puramente cínica sobre a coisa ainda que acho q essa é uma forma de “gostar” da qual não se retira qulquer satisfação. Pelo menos segundo o meu sentir, mas admito outras visões.
SL
6 Maio, 2019 at 12:57
Lol
6 Maio, 2019 at 19:41
E após estarmos a ganhar 1-0 e com o Belém a jogar com 10!!!
E eu fui ver esse jogo! o que valeu a deslocação dos Açores foi, no mesmo dia, termos ganho em Alvalade às meninas do Valadares Gaia.
SL
6 Maio, 2019 at 9:27
Espero que tenham guardado golos, para os outros azuis com os quais irão jogar em breve, no mesmo recinto.
Ontem deu para tudo, até para Gudelj fazer o gosto ao pé. Grandes exibições de Raphinha e Bruno Fernandes.
6 Maio, 2019 at 9:39
Foi um bom jogo. A equipa entrou a tentar controlar o jogo, parece tentar que os primeiros 15 minutos sejam a ligar o motor sem conceder grandes espaços ao adversário. Depois, a partir daí, foi daqueles jogos em que tudo nos corre bem.
Erro tremendo do GR, golo do Raphinha. GR saí disparado e vermelho. 2º golo em cima do intervalo com um frango valente. Eles reduzem e passado 2 ou 3 minutos entra uma chouriçada do Gudelj. Logo a seguir vem o Penalti. A partir daí o Belenenses perdeu as forças e sim, foi uma avalanche de futebol, ainda por cima marcámos em quase todas as aproximações à baliza.
Entrámos no +- habitual 3x5x2x1, a tentar controlar os esticões do adversário. Com os Acuna e o Risto bem abertos, Borja sem saber muito bem o que fazer quando o Sporting tinha bola mas a colocar-se bem de forma a ajudar a evitar bolas nas costas da defesa. Achei um futebol lento e mastigado, especialmente por acção do Borja e do Wendell que me pareceram os mais perdidos e amorfos. O 2-0 ajustava-se mas tivemos metade da 1ª parte a jogar com +1 e pouco construímos de perigo. Na segunda entrámos mal e só começámos mesmo mesmo a jogar a partir do 3-1.
Destaque na primeira parte para o B. Fernandes e o Raphinha. Foram os agitadores em jogo e os que provocavam os desequilíbrios na primeira parte.
Não gostei do Borja e do Wendel. Wendel porque num jogo que pedia alguém expedito e inteligente a largar a bola, ele agarra e transporta muito…torna-se muito previsível. Borja porque no papel de 3º central, não sabe onde se meter a atacar. Não se projecta quase nunca na linha e acaba ali meio perdido entre o Acuna e o Mathieu…
Foi um grande resultado…mas confesso que o jogo não me entusiasmou muito. Acho um resultado MUITO exagerado e cuja expulsão facilitou muito. Confesso que gostei muito mais do futebol com o facadas do que deste. Só que nesse, como não se avolumou o marcador a partir dos 70 passámos a tentar exclusivamente controlar. Neste, como elas entraram e o jogo estava ganho, fomos somando golos.
6 Maio, 2019 at 9:42
E ….. voltou a euforia …..
o resto é peanuts ….
6 Maio, 2019 at 12:59
A bola entrou….
6 Maio, 2019 at 9:42
Já não há palavras para Bruno Fernandes. Que jogador incrível!
Luiz Phellipe a confirmar que foi uma excelente aquisição. Golo, assistência e ganhou o penalty. Boas movimentações e desgaste da defesa.
Bas Dost com optimo regresso. Ele precisava disto.
6 Maio, 2019 at 11:06
Primeira parte sofrível – até me deu sono! 🙁
Na segunda parte até ao golo do Belenenses nem chegou a ser sofrível tal a displicência com que estavam a jogar.
Depois parece que acordaram e lembraram que ainda havia muito tempo para jogar e um objectivo para alcançar! No fim, o Bruno – que é sempre dos mais esforçados – agradeceu.
Se o Capela tem dado descontos ainda íamos ao nono golo…
O penalti parece-me bastante forçado. O gajo do Belém corta a bola e só depois toca no nosso jogador…
6 Maio, 2019 at 11:26
Não acho o penalty nada forçado, o homem é varrido 🙂
6 Maio, 2019 at 16:47
Portanto, está de acordo que o Ristovskiu foi bem expulso em Chaves, é isso? 🙂
O homem corta a bola e depois acerta no nosso jogador que mete o pé onde a bola já não está porque chega atrasado. Para mim é um lance normal, onde joga a bola e depois há o contacto inevitável!
Se é o nosso jogador a tocar na bola e o outro a acertar-lhe depois, sim, era penalti, mas não foi isso que aconteceu…
6 Maio, 2019 at 12:10
O Bruno agradeceu?
És um maroto, sempre a pensar no Bruno…
6 Maio, 2019 at 11:12
E prontos… mesmo a enfardar 8 no belém SAD… o que não faltam hoje aqui são mete-nojos a desvalorizar a vitória de ontem…
6 Maio, 2019 at 11:13
… se ganharmos a Taça… nem sei… esgotam os kompensans na farmácia?!?
6 Maio, 2019 at 11:26
Sabes que te estás a tornar uma personagem que nem é preciso ser “brunista” para começares a ser completamente intragável??
Caramba…
6 Maio, 2019 at 11:46
Não ligues. É só tiros ao lado, já ninguém liga.
Se o Wendel for negociado pelos 30 milhões de que se fala, ela sozinha esgota o kompensam nas farmácias! A última quebra de stock aconteceu na transferência de Demiral para o Sassuolo…
6 Maio, 2019 at 11:48
1-8 é dose, não vi o jogo mas este resultado julgo que diz tudo.
As contratações de inverno estão a justificar, bela relação qualidade/preço.
Parece-me que LP, num cenário normal sem a lesão de Dost, andava a aquecer banco e entrar para queimar tempo, depois se tem o azar de falhar um golo de baliza aberta já era flop… os jogadores precisam disto aposta continua.
Agora assuntos que com vitórias e goleadas pouco se falam, e a formação?
É para apostar nos nossos ou para os deixar a marinar e foder o inicio de carreira?
Geraldes, Matheus, Palhinha, Max, Elves, Paz, Bragança, D Duarte, Ivanildo, só assim de cabeça temos quase um onze de qualidade, fico fodido por não terem oportunidades aqui.
6 Maio, 2019 at 11:58
Concordo contigo, há jogadores nesse lote que merecem oportunidades, apesar de não serem da formação, Matheus Nunes e Gelson Dala também merecem oportunidades.
6 Maio, 2019 at 12:13
Apesar de perceber algumas criticas que são feitas á falta de oportunidades/ rotação de Keiser, a verdade é que temos de perceber que um treinador coloca a jogar em quem confia e acha que vai dar algo útil á equipa.
Já se percebeu que Keiser não confia em Petrovic, Jefefrson, Bruno Gaspar, Andre Pinto.
Já se percebeu que Chico Geraldes não lhe caiu no goto. Que Miguel Luis é aposta para 5ª opção no meio campo. E que Jovane aínda lhe terá de provar que merece jogar mais.
Dos que contratou em Janeiro todos estão a jogar (Exceto Ilori que foi contratado para ser 3ª opção) e com qualidade. É isso que se pede.
6 Maio, 2019 at 12:36
First things first: Goleámos à equipa que melhor futebol joga excepto grandes e médios (Braga). Goleámos uma equipa que ganhou pontos aos 2 rivais e que tem um bom treinador. Isto vem ao encontro do que penso, estamos a melhorar a nossa qualidade de jogo, estamos a criar consistência e o resultado é esta série de 10 jogos a ganhar. Deixo aqui o meu elogio a Keizer pois neste momento merece-os.
Porém, o campeonato não são 10 jornadas nem são séries de vitórias. É a soma de tudo. E isso implica uma análise mais profunda do que simplesmente ver um record de vitórias. Não é honesto atribuir os insucessos à falta de tempo ou de qualidade no plantel e vitórias como a de ontem ao seu inverso. O tempo para mim é overated, o que se faz com ele é que conta. A qualidade do plantel também não é aquela que muitos apregoaram o ano todo, serviu apenas para justificar uma narrativa, por um lado, as compras que se fez e, por outro, as escolhas de jogadores do treinador.
O que devíamos estar a pensar é como é que mandámos às urtigas mais um ano. Agora, vemos bem que este plantel, com mais duas vitórias (ou uma vitória e um empate) estaria a discutir o título. É essa a abismal diferença de qualidade para os rivais? Duas vitórias? Claro que não. Quem conta com Mathieu, Coates, BF e BD não pode pensar em mais nada que não seja ganhar o campeonato.Tem é de se separar o trigo do joio em tempo útil e foi isso que Keizer não quis fazer. Quantos pontos nos custou termos um 6 que durante 2/3 dos jogos que fez foi jogar com menos um quer com bola quer sem ela? Agora é fácil dizer que o Gudelj está melhor. Quantas autoestradas e pontos nos custou Bruno Gaspar quando Ristovsky se lesionou? Seriam tantas com Thierry? E Renan? Deu-nos um troféu? Deu. Mas quantos pontos nos custou quando não saia da baliza e quando não agarrava uma bola? Resumidamente, como estaríamos agora se nos momentos em que precisámos de consistência defensiva mesmo a jogar mal…..as escolhas e apostas tivessem sido outras? O que nos terá custado tudo isto (e mais umas quantas) somado? Não vou dizer que nos custou um título, que é exagerado, mas que nos custou lutarmos por ele não tenho dúvidas nenhumas. E este é, basicamente, o meu receio com Keizer. Merece continuar? Provavelmente ninguém merecerá mais. Estou confiante que com ele teremos a consistência para sermos campeões? Nem um pouco.
PS: Para o ano não vai haver BF. Do the math.
6 Maio, 2019 at 13:02
Bom comentário!
6 Maio, 2019 at 14:27
A minha maior duvida é se ele chegou lá…
Quem vê o jogo do Doumbia contra o Guimarães…quem vê o que o Gudelj joga (embora esteja melhor…)…como volta ao Gudelj? Memso eu achando que o Gudelj é melhor do que o que pintam…Doumbia é visivelmente melhor! Quantos jogos andou o Wendell a arrastar-se com um M. Luis que dá boa conta do recado e que até vinha em crescendo? Ou até o Doumbia que demorou uma eternidade a somar minutos mais a sério. Era preciso excomungar o puto e ele nunca mais fazer 1 minuto tempo a fio? Se o Risto se lesiona-se…não voltaria o B. Gaspar?
Alguém acha que o Diaby é muito melhor que o Jovane? É que ao menos um é jovem e tem o potencial que tem! Porque é que ainda está o Diaby à sua frente na preferência?
Ontem voltou a estar só 1 médio no banco. 2 centrais, 2 alas e 1 PL. Como não estamos a aproveitar para meter mais putos com tudo ganho? Não estamos a repetir os mesmissimos erros que antes? Se em vez de M. Luis tivessemos um outro Wendel…ele não estaria a ter +- os mesmos minutos que o M. Luís? Não se trata de uma filosofia de apostar sempre nos mesmos até rebentar “à JJ”?
Defensivamente a equipa parece mais forte…mas se tirar-mos o Mathieu e os seus cortes fruto de velocidade e excelente posicionamento…não voltamos ao mesmo?
Será que, no próximo ano não teremos exactamente os mesmos problemas? Mesmo com pré-época e tudo mais que dizem que falta? É essa questão que deve ser respondida…
6 Maio, 2019 at 14:34
Devíamos pensar como, num ano atípico, é possível estar em 3º, bem perto do topo. Os ses são o que são, mas estar hoje com 80 pontos era mais que possível.
O nosso campeonato é uma valente m**da, é preciso de uma vez por todas construir um plantel à medida. Um BOM GR (sim, com o franguicio tinha-se mais meia dúzia de pontos), boa defesa, um ou dois gajos que decidam, e um PL que faça golos. O resto é para ir rodando. Desde que haja mínimo de vontade e capacidade física…
O pior que pode acontecer é o SLB fazer 100 pontos, mas aí, nada a fazer.
6 Maio, 2019 at 19:22
Sá sempre na mouche… é exactamente o q eu penso!
6 Maio, 2019 at 12:42
Ontem saí do meu Oeste nublado e fui ao encontro do sol da capital, pousei no Jamor e aprendi muitas coisas.
Fiquei a saber que o estádio Nacional, que tem uma arquitetura, do Estado Novo pode ser até bonito, mas não serve para o futebol actual, não tem condições de segurança e para os fins que deveria servir, finais da taça e jogos da seleção, que pena o Euro 2004 não ter passado por ali em vez de ter plantado uma série de monos neste país.
Fiquei a saber que a lotação do estádio anda à volta de 2000 pessoas. Li aqui na tasca que estavam lá 500 Sportinguistas, como para aí um quarto do estádio estava ocupado por adeptos do Sporting! Ou isso ou alguém quer desvalorizar o Sportinguismo.
Como estamos a caminho do verão começam a surgir as melancias, embora as que por aí se vêem são de fraca qualidade, provavelmente espanholas.
Por falar em melancias, parece que agora as vitorias do Sporting por goleada, já não têm importância nenhuma, são contra equipas fracas e ainda por cima com menos um jogador. Parece também que agora o Sporting já é ajudado pelos árbitros, ainda bem, pode ser que assim um destes anos a gente ganhe um campeonato, é claro que depois não vamos festejar para o Marquês, a não ser que os bananas da Direção e de quem os pôs lá, se demitam e dêem lugar aos verdadeiros sportinguistas.
Parece que agora as modalidades, já deixaram de ganhar, desviaram-se do caminho traçado pelos desígnios da verdade absoluta. Era suposto que até à eternidade não houvesse outros vencedores. Infelizmente houve alguém que se esqueceu de avisar os adversários que não valia a pena jogarem.
Sporting campeão europeu de futsal, coisa pouca, já estava previsto há muito tempo, apesar da força contrária exercida pelo banana do presidente. Fiquei a saber também que já foi designado pelo concílio dos Deuses que todas as futuras vitórias do Sporting são apenas uma consequência do bom trabalho do seu representante na terra e que qualquer derrota ou perda de competição só será possível por incompetência e bananice do famoso grupo 71.
6 Maio, 2019 at 14:30
Like.
“Eu vi o teu comentário”…
SL,
6 Maio, 2019 at 16:50
🙂
6 Maio, 2019 at 16:55
Também estive no Jamor…ensaio geral para taça!
Quem disse que estavam lá 500 Sportinguistas estava tão bêbado que passou da fase de ver a dobrar para a fase de ver uma e não ver as 3 pessoas seguintes…
6 Maio, 2019 at 13:20
Totalmente de acordo Leorodri.
6 Maio, 2019 at 13:51
O nosso campeonato tem sido aceitável . Podemos chegar aos 79 pontos caso ganhemos no porto , segunda melhor pontuação dos últimos 20 anos . O problema são as pontuações absurdas dos rivais . Benfica fez 88, 82, 86 e este ano pode fazer 87 . Porto o ano passado fez 88. Nos últimos anos só na época de Leonardo Jardim o campeão teve menos de 80 pontos o Benfica teve 74 e nos 67. Este ano fazemos melhor aue na segunda época de JJ que fez 70 e podemos fazer melhor que o ano passado em que fizemos 78. A nível de classificação dois segundos lugares ( Jardim e JJ ) , e quatro terceiros lugares , ou seja infelizmente o nosso lugar habitual . Ganhar a taça implica a nossa melhor época de sempre após sermos campeões . Mas é preciso ganhar ! Mesmo não ganhando já se mais do que comprovou que o problema do sporting não são os treinadores … e uma falácia andarem sempre aqui a pedir este ou aquele . Só exigo um campeonato quando tivermos planteis mais equilibrados com os rivais . No andebol por ex temos plantel idêntico ao porto , se calhar melhor , se não ganharmos não é por falta de qualidade dos jogadores certamente
6 Maio, 2019 at 17:16
Num campeonato completamente desequilibrado em que um grande normal ganha naturalmente 70% dos jogos – 24 jogos a que correspondem 72 pontos! – sobram 10 jogos onde o resultado pode ser um dos 3 possíveis. Se nesses 10 que faltam, onde o resultado é imprevisível dada a réplica do adversário, a APAF faz questão de ajudar os clubes do sistema, é fácil fazer essas pontuações de 85 pontos ou mais!
Este ano o Benfic@ vai perder pontos em 6 jogos, o Porto em 7 jogos e nós em 10 jogos – partindo do principio que o normal é o Porto ganhar-nos no Dragão!
Ora um campeonato para ser competitivo não pode ter as principais equipas a perderem só pontos em 6 ou 8 jogos em 34. Tinham de perder pontos em 12 ou 15 para que o campeonato fosse realmente disputado e competitivo! E isso nunca acontecerá nem neste modelo de campeonato, nem no caminho que o futebol leva onde os mais ricos são cada vez mais ricos e os mais podres cada vez mais pobres!
6 Maio, 2019 at 14:05
A equipa está a ficar mais consolidada, custou, mas a coisa parece estar a ir ao sítio. É sempre uma pena não ter ninguém da formação, mas com Alcochete, é o normal, este ano será um ano diferente nesse ponto mas acredito que para o ano volte tudo à normalidade (5/6 formados no plantel)…
Ontem entrámos na segunda parte a gerir, e um erro do Mathieu acaba por relançar o jogo. Aí o que me passou pela cabeça foram os n jogos em que, a jogar com mais um, ou acabaríamos apertados ou o Belém ainda dava a volta ao resultado. Aqui mérito para o Keiser que soube subir as linhas, pressionar alto e bem, e sufocar um Belém SAD que sabe construir e ter a bola no pé. O chouriço do Gudelho matou toda a confiança do Belém e a partir daí deu para tudo.
Dost voltou da melhor maneira possível, Doumbia estreou-se a marcar, e BF cimentou o seu estatuto de melhor do campeonato (a milhas do resto).
Mas a minha nota de destaque (até porque BF não precisa de muito) vai para o LP (tenho de aprender a escrever o seu nome por extenso) que a cada jogo que passa me agrada mais. Parece um tanque, com pé para o golo (7 golos em 7 jogos é uma marca muito boa), uma entrega defensiva que não via à algum tempo, e solidário. Com um golo feito, decide entregar ao BF num gesto de classe e reconhecimento.
Agora rezar por um tropeção bem grande do Porto na Madeira, e depois irmos ao Dragão roubar o 2o lugar. Fechar o ano desportivo com o segundo lugar e uma taça seria fantástico, isto depois de um Janeiro e Fevereiro medonhos (sem falar do verão passado).
SL
6 Maio, 2019 at 16:59
Enquanto via os festejos dos adeptos do Ajax, num final de tarde em Amsterdão, custava-me a acreditar no resultado vindo do Jamor! Seriam os meus olhos tolhados da cerveja ou seria mesmo a goleada da época, com hat trick de B Fernandes!?
Parabéns Sporting!
6 Maio, 2019 at 19:27
Um resultado histórico, não deixo de registar com menos um homem sofremos o dois a um.
SPORTINGGGGGGG
6 Maio, 2019 at 19:35
O Mendes que venda o Jefferson por 10 M, que pode ficar com 20% na boa.
E o Alan por 20.