A formação de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal, disputa no pavilhão João Rocha, a partir de sábado, a final four da Liga Europeia de Hóquei em Patins (Taça/Liga dos Campeões Europeus), defrontando na meia final o seu rival Sport Lisboa e Benfica, jogo com início marcado para as 18:00 horas. sendo que Futebol Clube Barcelona e Futebol Clube do Porto se defrontam na outra partida de apuramento para a final.
O Sporting parte para a disputa da meia final com todas as expectativas e ambições de igualar o feito alcançado pelo cinco maravilha no já longínquo ano de 1977, onde cinco dos melhores jogadores de sempre do hóquei português e mundial arrecadaram o troféu.
Sob a batuta de Torcato Ferreira, e sob o grande virtuosismo e capacidade técnica e individual do cinco base constituído por jogadores da seleção nacional, que nesse mesmo ano conquistariam o Europeu na cidade do Porto, António Ramalhete, João Sobrinho, Júlio Rendeiro, Vitor Carvalho “Chana” e António Livramento, considerado o melhor jogador de sempre, e ladeados por Carmelino (g.r), José Manuel Paiva (g.r), Jorge Costa, José Garrido e Carlos Alberto, a equipa leonina viria a realizar uma carreira notável na Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1976-77, afastando Montreux Hóquei Clube (fora – 18-1 – casa – 11-3), os poderosos espanhóis do Voltregá, considerados os grandes candidatos ao título (casa – 8-3- fora – 2-5- sob chuva torrencial na Catalunha), e finalmente na final defrontando a outra equipa espanhola o Villanueva, que tinha no seu cinco jogadores como Trullols (g.r), Edo e Pont. A equipa leonina viria a vencer as duas partidas no pavilhão de Alvalalde por 6-0 e em Espanha por 6-3.
Numa festa apoteótica a equipa e seu staff técnico, foram recebidos por centenas de adeptos leoninos á chegada a Portugal, uma conquista que ficou e ficará para a história do Sporting e do hóquei nacional, sendo a primeira de um clube português na prova.
Com grande expectativa milhares de adeptos estarão sábado no Pavilhão João Rocha, com mais três milhões e meio que ficarão a torcer por fora, por mais uma conquista europeia, que pelo valor do conjunto leonino sem duvida que será com muito Esforço, com toda a Dedicação, a Devoção empregue ao jogo em defesa das camisolas listadas de verde e branco, que a Glória poderá ser conquistada.
No percurso para a final four o Sporting obteve sete vitórias e um empate, marcando quarenta golos e sofrendo treze, derrotando por duas vezes o Herringen da Alemanha f- 5-0 e c – 10-2) o HC Liceo da Corunha de Espanha (f – 4-1 – c- 6-4) o Forte dei Marmi de Itália (c-2-1 e f- 0-0) e nos quartos de final a equipa do Amatori Lodi de Itália com duas vitórias (c-8-2 e f- 5-3).
Com a direcção de Gilberto Dias Borges, com a orientação técnica de Paulo Freitas e Ricardo Gomes e com toda a capacidade técnica e individual dos nossos brilhantes jogadores. Ângelo Girão e José Diogo Macedo (g.r), Henrique Magalhães, Matias Platero, Ferrant Font, Pedro Gil, Ricardo Oliveira “Caio”, Toni Pérez, Vitor Hugo, Gonzalo Romero, Raúl Marin e João Pinto, a vitória e a conquista europeia seja uma doce e merecida realidade, com festejos gloriosos que a equipa leonina tanto anseia e merece.
Na sua nona presença no total na Taça dos Clubes Campeões Europeus (6) e no formato Liga Europeia (3), o Sporting conquistou a edição de 1976-77, foi finalista vencido pelo Nóia de Espanha em 1988-89, semifinalista nas edições de 1975 – 76, 1978-79 e 1982-83 e eliminado na primeira eliminatória em 1977-78. Em 2016-17, o Sporting não passou da primeira fase, na época passada eliminado pelo F.C. Porto na meia final, acreditemos todos e fazemos fé que este ano será nossa.
Em nove participações na prova o Sporting realizou 53 jogos, com 37 vitórias, 4 – empates e 12 – derrotas, num total de 309 – golos marcados e 172 – sofridos.
O Museu Sporting tal como o Universo Sportinguista deseja recolher em sua casa o sétimo troféu europeu do Hóquei em Patins, 1- Taça dos Campeões Europeus – 76-77, 3 – Taça das Taças – 1980-81, 1984-85 e 1990-91 e 2 – Taças Cers – 1983-84 e 2014 – 2015, ao qual se pode acrescentar os 8 – Campeonatos nacionais da 1ª Divisão, 4 – Taças de Portugal e 2 – Supertaças.
A partir das 18:00 horas de sábado todos nós estaremos com vocês, Leões Indomáveis, mostrem a vossa paixão ao jogo, o vosso valor, a vossa sabedoria sobre patins e conquistem a Europa!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Sonhador
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
9 Maio, 2019 at 2:00
Força, Leões! Primeiro há que comer galinhas!
9 Maio, 2019 at 7:35
Grande post Sonhador
O Hóquei é uma antiga paixão embora nunca tenha jogado e mal ando de patins, mas é uma modalidade importante na minha terra onde os velhotes aterrorizavam as equipas visitantes mesmo em cima do ringue e cresci a ver os mundiais na televisão.
A minha própria escola secundária tinha um ringue exterior que acabou por ser usado para futebol de cinco, porque os putos das aldeias eram todos segregados para a escola mais pobre da cidade e não tinham guita para comprar patins. Daí que eu passava os intervalos a jogar à bola, e também os fins de semana porque as cercas da escola tavam todas fodidas. Havia quem lá aparecesse para chutar cavalo também mas eram outras escolhas.
Aproveito para referir o bem social que todas estas modalidades trazem, tirando os putos da droga e da preguiça, e nesse aspecto não haverá clube com mais impacto positivo no país e possivelmente no mundo – seria interessante ver uma comparação do número praticantes em todas as modalidades.
Uma sensação brutal e uma grande alegria para mim foi este ano ter estreado o João Rocha contra o Lodi.
Não apenas conhecer o lindo pavilhão e ver aquele ambiente – não estava cheio mas muito bem composto, mas relembrar a pica que dá ver um jogo de hóquei e ver o Gil ao vivo e perceber a diferença que um craque daqueles faz.
E toda a atitude da equipa…que sinceramente não se vê no futebol.
Saí daquele pavilhão cheio de esperança.
Como é que é de transmissão logo?
9 Maio, 2019 at 8:30
Grande confiança nesta malta. Se alguém tem capacidade para vencer isto, somos nós – especialmente com a força do João Rocha.
Os bilhetes esgotaram num instante por isso vou ter de apoiar um pouco mais à distância.
Brutal era transmitirem nos ecrãs do estádio e abrirem as portas mais cedo.
Força, Leões!
9 Maio, 2019 at 8:54
Grande idéia a transmissão no estádio
9 Maio, 2019 at 11:09
Boa ideia…
9 Maio, 2019 at 8:55
É tão, mas tão bom, ver as equipas do Sporting darem cartas em todas as modalidades …
ganhem ou percam … saímos sempre a ganhar !
9 Maio, 2019 at 9:18
Excelente abertura de “hostilidades” para uma grande final, Sonhador! Já tenho aquele friozinho na barriga e o coração acelerado!
Como disse noutro post, o Hóquei foi a primeira modalidade regressada ao Clube e a trazer um Título Europeu para o nosso Museu. Será também a despedida de João Pinto. O “Mustang” que muito deu ao Sporting.
Seria justo que o nome de Bruno de Carvalho fosse lembrado durante a Final, tanto pelo regresso, investimento e carinho que dedicou a esta modalidade, como pelo nosso lindo Pavilhão João Rocha, que será palco de uma Final Four histórica.
Se pudesse aí estar, levaria uma tarja a agradecer. Sem ele não haveria Pavilhão e provavelmente nem Hóquei no Clube.
Não consegui escapar à compromissos familiares. Para os sortudos que estarão no Pavilhão, que levem a nossa equipa às costas e a mais uma conquista europeia!
9 Maio, 2019 at 9:23
Pedes demais … a histeria varandista nunca permitiria tal coisa.
Eu dou-me satisfeito por ver que o pavilhão está lá, estará cheio e que transbordará de alegria e alma Sportinguista. O resto … é dar tempo ao tempo 😉
9 Maio, 2019 at 9:56
Não tenho ilusões, a expulsão é certa.
Está tudo a ser preparado para que antes da AG apareçam todo o tipo de invenções sobre desvios, casos e “buracos” para manipular as opiniões.
O processo de “assassinato” de BdC está em curso, mesmo sabendo nós que não voltará a ser presidente. Numa primeira fase a expulsão, numa segunda fase descaracterizar ou destruir o que foi feito para dar a entender que é novo/diferente.
A seguir à expulsão irão propor uma votação em AG para limpeza da inscrição na Estátua do Leão. É certinho.
9 Maio, 2019 at 10:07
Batuque …
Sogro …
Ramiro …
Jimmy Shoo …
Ornèlias Spa & óleo de Rosas Corporate …
Garrett Gaza …
Clonaid …
9 Maio, 2019 at 10:28
Andaste às compras em Algeciras…
9 Maio, 2019 at 11:11
And the fabulous yellow Chiquitas …
9 Maio, 2019 at 10:10
A limpeza não é preciso … já trataram do assunto
9 Maio, 2019 at 10:31
… infelizmente a filha da puta da ingratidão demonstra bem bem o caráter (ou melhor, a falta dele) de muitos que por aqui ruminam… coisinhas nojentas….
9 Maio, 2019 at 9:30
Claro que será lembrado, se até andam a alterar imagens na Sporting TV para apagar o ex-Presidente das conquistas anteriores não achas que iriam falar dele numa altura destas?
Pelo menos os adeptos, os verdadeiros, saberão a quem devem agradecer e todo o trabalho que ele colocou para que isto fosse uma realidade. Todos os outros irão para a fila do croquete para ver se levam alguns restos para casa.
9 Maio, 2019 at 9:32
#Eunãoesqueço
9 Maio, 2019 at 10:54
Ontem, a SportingTV até se “esqueceu” dos treinadores dos últimos 5 anos num trabalho que fez onde pretendia comparar a percentagem de vitórias entre o Keizer e os outros…
9 Maio, 2019 at 10:59
Onde?
Aqui?
https://twitter.com/bancadadeleao/status/1126186144054632453?s=09
9 Maio, 2019 at 11:14
Ouch
9 Maio, 2019 at 11:42
O que querem dizer essas 2 tabelas? Não consigo perceber a diferença entre elas a não ser os nomes…
9 Maio, 2019 at 11:46
Quer dizer que falaram dos treinadores da era de BdC tambem, ao contrário do que o Serjao implica.
De resto mostra que Keizer tem a melhor % de vitórias mas isso não tem grande logica comparar.
9 Maio, 2019 at 12:17
No noticiário das 17h, só aparece uma tabela…
9 Maio, 2019 at 12:29
Qual é a diferença entre as 2 tabelas? Porque é que numa aparecem uns nomes e noutra não aparecem?
9 Maio, 2019 at 12:33
Eu diria que a 2ª tabela é a continuação da 1ª…sendo que para destacarem o keizer…. reforçam novamente o 1º lugar.
Estatísticas…valem o que valem.
Para mim contam é Titulos!
JJ e Keizer estão no “Top”….mas títulos que é bom…. 1 taça da carica para cada um e uma supertaça para o JJ.
Boloni…bem abaixo….mas Campeonato + Taça + Supertaça!
9 Maio, 2019 at 13:27
Uma é a continuação da outra.
Com o “header” igual.
Aliás, se o objectivo é enfatizar o treinador DESTA direcção e denegrir a anterior, porque haveriam de “apagar” o JJ e os outros? Ideal é mostrá-los abaixo do Keizer.
Mas pronto, alguém tuitou isso, siga. A maioria nem o programa completo deve ter visto ou ouvido.
9 Maio, 2019 at 14:09
Ok. Obrigado!
9 Maio, 2019 at 11:13
Mais uma mentira do Sir Liar que os brunecos engoliram sem mastigar…
9 Maio, 2019 at 12:44
Vão às 17h02m ver as duas tabelas e coloquem aqui…
9 Maio, 2019 at 11:14
Se visses a peca na vez de so leres o twitter ficavas a saber que falaram.
9 Maio, 2019 at 11:24
Nao e preciso ver a peça para se perceber que se trata de um exercício tosco de manipulação jornalística.
Propagandismo saloio, só come quem quer, mas sem que a maioria come e até gosta, caso contrário não teria razões de existência.
Não se pode comparar uma média em 30 jogos com uma em 200.
Mas também acho que é uma discussão desnecessária, porque no fim do dia o que conta é mais um, como alguém exacerbou, tranquilo terceiro lugar.
9 Maio, 2019 at 11:29
Também concordo que a peça é ridícula e que comparar 300 jogos com 20 não tem logica.
Agora vir para aqui gritar que ha censura ou revisionismo sem sequer ter visto a peça ainda é mais ridiculo
9 Maio, 2019 at 12:18
No noticiário das 17h, só aparece uma tabela…
9 Maio, 2019 at 13:12
Aparece uma tabela mas falaram de todos os treinadores, incluindo JJ.
9 Maio, 2019 at 23:47
Afinal aparece mesmo só uma tabela como eu disse mas sou mentiroso…
Como não amar :p
10 Maio, 2019 at 0:35
Vou voltar a repetir o que disse. Se visses a peça tinhas visto que falaram de todos.
9 Maio, 2019 at 11:26
Mentir é feio…
9 Maio, 2019 at 12:42
Vai às 17h02m e procura as duas tabelas… Depois coloca aqui!!!
9 Maio, 2019 at 11:37
O José Ribeiro é um desmancha prazeres.
O melhor treinador foi Tiago Fernandes que venceu 2 jogos e empatou 1 em casa do Arsenal!
Nunca foi derrotado enquanto treinador principal!
Estatísticas…
9 Maio, 2019 at 12:20
Qual foi a parte do “minimo de 20 jogos” que tiveste dificuldade em ler?
9 Maio, 2019 at 13:02
Não posso deixar a minha opinião, ou tenho de seguir a cartilha?
9 Maio, 2019 at 17:19
Não só seria bom como seria justo, mas isso nunca irá acontecer.
Esta Direção já mostrou por várias vezes ao que veio e a União foi apenas uma treta de campanha.
Apesar da malfadada Comissão de Fiscalização já ter sido extinta, ainda estamos a ser dirigidos em modo Santa Inquisição, mais depressa queimam o homem na fogueira do que o consideram merecedor de algum elogio.
9 Maio, 2019 at 10:14
Muita confiança. Estes rapazes dão tudo, ninguém desiste até ao apito final.
Temos de aproveitar o factor JR… é de peso.
9 Maio, 2019 at 10:14
#EuVouLáEstar.
9 Maio, 2019 at 10:29
Alguém que consiga ver a bola que vá relatando via Tasca.
9 Maio, 2019 at 11:14
E pensar por onde andava o Hóquei há cinco anos atrás.
E que quem recuperou está em vias de ser expulso.
É extraordinário.
9 Maio, 2019 at 11:17
Será um fim de semana importante para o nosso Hóquei e espero no domingo celebrar a vitória na competição contra o Barcelona. Só para não carregar muito de jogos as duas nádegas…
9 Maio, 2019 at 13:38
Com o Porto e as toupeiras conhecemos bem as 2 equipas e sabemos que temos todas as hipóteses de ganhar… mas acho que o Barcelona é a equipa mais forte desta final four.
Se conseguirmos ir à final e esta for com eles temos que fazer um jogo quase perfeito em que o Girão poderá ser decisivo.
Vamos a eles, primeiro há que ir à cloaca das galinhas, depois tudo pode acontecer.
9 Maio, 2019 at 14:42
Entrevista à Carlitos:
“Acabaste a beleza, com a conquista da Taça CERS. Foi final four?
Ya, em Igualada. Ganhámos ao Igualada com golo de ouro na ½ final e depois vencemos ao Reus, nos penáltis.
Golo de ouro e penáltis é dose.
Uma coisa do outro mundo.
Que tal o ambiente?
Fantástico. O Bruno de Carvalho não viajava connosco para a final four, até porque a equipa do futsal também está na final four europeia, no Pavilhão Atlântico. Ele só aparece na final e isso deu-nos força. Ele acreditava que íamos ganhar.
Mas vocês sabiam que ele ia?
Nada, foi surpresa. Jesus, e o que ele fumava? Estava sempre connosco a fumar, a fumar, a fumar. ‘Ò Carlitos, tens que me dar dos teus cigarros’. Eu só lhe dizia para comer alguma coisa no meio de tanto fumo.
E mais?
O gajo é uma figura. Aparecia nos nossos treinos às duas da tarde, pegava no stick e ia para dentro de campo. Ou era assim ou eram ataques de fúria, como no dia em que perdemos a final da Taça de Portugal para o Benfica [3-0]. Não nos deixou receber as medalhas de vice-campeões.
Isso é antes ou depois da final da Taça CERS?
Antes, é antes.
Imagino-o no final do jogo da Taça CERS.
Ao intervalo, o treinador nem deu a táctica. O Bruno abre a porta, mete a cabeça e diz-nos ‘epá, estamos empatados, vocês não querem cinco mil euros de prémio para cada um?’ E sai de cena, sempre de cigarro em punho. No final, ele desmaiou uma ou duas vezes no balneário. Quando acordava, dizia-nos ‘o meu Sporting não ganhava nada há uma data de anos, agora vocês são imortais’. O gajo estava maluco.
Outra, ele ia connosco no autocarro. Até aqui, tudo bem. Mas ia onde? Onde é que o Mourinho vai no autocarro da equipa? À frente, certo? O gajo ia lá atrás, com todos nós, a dizer-nos ‘vocês têm que ganhar’, fosse quem fosse o adversário. Sou benfiquista, já disse e repito-me. Mas o gajo foi o melhor presidente que apanhei. No Benfica, quando o Luís Filipe Vieira ia ver os nosso jogos, entrava no balneário e cumprimentava-nos assim [Carlitos faz um ar de desentendido]. Ele não sabia quem nós éramos nem outras figuras das modalidades, como o João Matos e o Pedro Cary, do futsal, ou o Candeias, do andebol. Nesse aspecto, o Bruno é mais presidente. Se bem que tenha as suas coisas.”
9 Maio, 2019 at 14:51
Entrevista à Carlitos:
“Quando ganhei a Taça CERS pelo Sporting, meti os patins em cima da mesa e saí. E o Sporting não ganhava títulos há uma data de anos. Só que montou-se um grupo de amigos, todos do FC Porto. Um era médico, outro era professor de educação física, um era fisioterapeuta e tal. Formou-se uma equipa engraçada e o nosso objectivo era treinar defensivamente: marcávamos o golinho e encostávamos. Quando tentámos jogar de igual para igual, levámos dez na Luz e mais dez no Dragão. O Bruno de Carvalho queria matar-nos. E eu disse-lhe ‘então mas você é maluco? A gente treina em Mafra e…’
O Sporting treinava em Mafra?
Sim, no Pavilhão Livramento.
Todos os dias?
Sim. Agora vê, todos nós tínhamos uma profissão e, à tarde ou à noite, íamos treinar para Mafra.
Bem, dedicação mesmo.
Pois é, amigo. Isso mesmo. E o pessoal chateado porque perdemos com Benficas e Porto. Quer dizer.
Mas então e o Bruno de Carvalho?
Disse-lhe ‘epá, já tive experiências de clubes assim; o Sporting que nos arranje uma carrinha e nós vamos todos juntos’.
Antes era como?
Cada um ia no seu carro.
C’um caneco. O Sporting deu-vos a carrinha?
Ya. Encontrávamo-nos em Alvalade e lá íamos para Mafra.”
https://youtu.be/3WCcz5jFw5k
9 Maio, 2019 at 15:14
https://observador.pt/especiais/carlitos-benfica-porto-sporting-hoquei-angola-mocambique/
“E mais?
O gajo é uma figura. Aparecia nos nossos treinos às duas da tarde, pegava no stick e ia para dentro de campo. Ou era assim ou eram ataques de fúria, como no dia em que perdemos a final da Taça de Portugal para o Benfica [3-0]. Não nos deixou receber as medalhas de vice-campeões.”
“Sou benfiquista, já disse e repito-me. Mas o gajo foi o melhor presidente que apanhei.”
9 Maio, 2019 at 15:01
Este texto faz a defesa do adepto ou do presidente? Se a intenção é a primeira não era preciso ir recuperar esta antiga entrevista. Todos sabem nesta tasca ou deviam saber, que Bruno de Carvalho é um grande sportinguista, e que tudo o que fez ao leme do sporting, fe-lo acredito eu, porque achava ser o melhor para o clube. Se a intenção é a segunda, bom, estão nesta entrevista implícitas algumas das razões porque já não é presidente do sporting.
9 Maio, 2019 at 15:06
Ainda não perceberam que o Marin não é o Carlitos.
9 Maio, 2019 at 15:17
Nem queiras saber o que era então o Jesús Gil Y Gil… E outros presidentes que também ganharam imensos títulos…
Ficavas logo com suores frios e com um enorme vontade de rescindir…
9 Maio, 2019 at 17:24
Esperemos que no futuro não tenham mais nada em comum…
9 Maio, 2019 at 15:33
Coloquei um comentário com vários links de “críticas” de Presidentes às suas equipas, mas está em moderação.
“«Se ainda lhes restar um pingo de vergonha e de dignidade os jogadores da nossa equipa sénior masculina devem pedir desculpa aos sócios e adeptos deste grande Clube.”
“O que me leva a vir à sala de imprensa é, sem dúvida, a forma como a minha equipa esteve. O Petit já disse parte daquilo que se passou em campo. Da falta de entrega, da falta de atitude, da falta de dedicação, da falta de tudo…relativamente à eventual qualidade que os meus atletas dizem ter.»
«Não basta dizer que vamos lá, falar no balneário antes do jogo “vamos lá e vamos fazer tudo para ganhar”. É só gritos de guerra de balneário, mas tudo isso não passa depois de … nada.”
“«Tenho de concluir que a nossa equipa é composta por donzelas e por fracos. Eles simplesmente não conseguem ganhar dois jogos seguidos».”
“«No seio de jovens, que exercem a profissão que escolheram, – bastante agradável e bem paga – gostaríamos de ver, ocasionalmente, prazer e alegria de jogar. Estarão eles contentes com o emprego que têm? Estes rapazes sempre tiveram muita vitalidade quando se trata de negociar contratos, ou o seu prolongamento. Gostaria de ver essa mesma vitalidade no terreno de jogo.»”
“Presidente do Olympiakos multa plantel e afasta jogadores por maus resultados”
“”Pago milhões para que vocês tenham tudo, por vossa causa já tive três treinadores, mas no fim parece que vocês é que têm culpa”, disparou o líder grego, que acusou os jogadores de pensarem “mais nas casas e carros lindos” do que na equipa.”
“Presidente do Bayern critica jogador por excesso de propagandas”
“Presidente do Bayern critica Özil: “Não joga m** nenhuma há anos”
“Jesús Gil y Gil: «Alguns jogadores não merecem viver»”
And so on… And so on…
9 Maio, 2019 at 17:26
Acrescentar que quase todos estas criticas originaram rescisões dos jogadores.
O Olympiacos não é aquele clube que contratou o anão do cacifo? Nem deve dormir…
9 Maio, 2019 at 23:21
A Sporting Tv teve a entrevistar Jorge Costa campeao europeu a 42 anos e daqui a pouco uma reportagem/entrevista com Ramalhete e Rendeiro tambem campeoes europeus.
9 Maio, 2019 at 23:36
Nestactemporada de 1976 -77 o Sporting venceu alem da Taca dos Campeoes Europeus o Campeonato Nacional e a Taca de Portugal derrotando uma das grandes equipas nacionais da epoca a AD Oeiras de Saraiva Salema Carvalho Ricardo manos Rosado o Jose e o Vitor que jogaram tambem no Sporting.
O Oeiras viria a conqyistar a Taca das Tacas por 3 vezes consecutivas de 76 -77 a 78 -79. O que mostra o valor do hoquei nacional na europa.