A formação de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal, disputa no pavilhão João Rocha, a partir de sábado, a final four da Liga Europeia de Hóquei em Patins (Taça/Liga dos Campeões Europeus), defrontando na meia final o seu rival Sport Lisboa e Benfica, jogo com início marcado para as 18:00 horas. sendo que Futebol Clube Barcelona e Futebol Clube do Porto se defrontam na outra partida de apuramento para a final.

O Sporting parte para a disputa da meia final com todas as expectativas e ambições de igualar o feito alcançado pelo cinco maravilha no já longínquo ano de 1977, onde cinco dos melhores jogadores de sempre do hóquei português e mundial arrecadaram o troféu.

Sob a batuta de Torcato Ferreira, e sob o grande virtuosismo e capacidade técnica e individual do cinco base constituído por jogadores da seleção nacional, que nesse mesmo ano conquistariam o Europeu na cidade do Porto, António Ramalhete, João Sobrinho, Júlio Rendeiro, Vitor Carvalho “Chana” e António Livramento, considerado o melhor jogador de sempre, e ladeados por Carmelino (g.r), José Manuel Paiva (g.r), Jorge Costa, José Garrido e Carlos Alberto, a equipa leonina viria a realizar uma carreira notável na Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1976-77, afastando Montreux Hóquei Clube (fora – 18-1 – casa – 11-3), os poderosos espanhóis do Voltregá, considerados os grandes candidatos ao título (casa – 8-3- fora – 2-5- sob chuva torrencial na Catalunha), e finalmente na final defrontando a outra equipa espanhola o Villanueva, que tinha no seu cinco jogadores como Trullols (g.r), Edo e Pont. A equipa leonina viria a vencer as duas partidas no pavilhão de Alvalalde por 6-0 e em Espanha por 6-3.

Numa festa apoteótica a equipa e seu staff técnico, foram recebidos por centenas de adeptos leoninos á chegada a Portugal, uma conquista que ficou e ficará para a história do Sporting e do hóquei nacional, sendo a primeira de um clube português na prova.

dream team sporting

Com grande expectativa milhares de adeptos estarão sábado no Pavilhão João Rocha, com mais três milhões e meio que ficarão a torcer por fora, por mais uma conquista europeia, que pelo valor do conjunto leonino sem duvida que será com muito Esforço, com toda a Dedicação, a Devoção empregue ao jogo em defesa das camisolas listadas de verde e branco, que a Glória poderá ser conquistada.

No percurso para a final four o Sporting obteve sete vitórias e um empate, marcando quarenta golos e sofrendo treze, derrotando por duas vezes o Herringen da Alemanha f- 5-0 e c – 10-2) o HC Liceo da Corunha de Espanha (f – 4-1 – c- 6-4) o Forte dei Marmi de Itália (c-2-1 e f- 0-0) e nos quartos de final a equipa do Amatori Lodi de Itália com duas vitórias (c-8-2 e f- 5-3).

Com a direcção de Gilberto Dias Borges, com a orientação técnica de Paulo Freitas e Ricardo Gomes e com toda a capacidade técnica e individual dos nossos brilhantes jogadores. Ângelo Girão e José Diogo Macedo (g.r), Henrique Magalhães, Matias Platero, Ferrant Font, Pedro Gil, Ricardo Oliveira “Caio”, Toni Pérez, Vitor Hugo, Gonzalo Romero, Raúl Marin e João Pinto, a vitória e a conquista europeia seja uma doce e merecida realidade, com festejos gloriosos que a equipa leonina tanto anseia e merece.

Na sua nona presença no total na Taça dos Clubes Campeões Europeus (6) e no formato Liga Europeia (3), o Sporting conquistou a edição de 1976-77, foi finalista vencido pelo Nóia de Espanha em 1988-89, semifinalista nas edições de 1975 – 76, 1978-79 e 1982-83 e eliminado na primeira eliminatória em 1977-78. Em 2016-17, o Sporting não passou da primeira fase, na época passada eliminado pelo F.C. Porto na meia final, acreditemos todos e fazemos fé que este ano será nossa.

Em nove participações na prova o Sporting realizou 53 jogos, com 37 vitórias, 4 – empates e 12 – derrotas, num total de 309 – golos marcados e 172 – sofridos.
O Museu Sporting tal como o Universo Sportinguista deseja recolher em sua casa o sétimo troféu europeu do Hóquei em Patins, 1- Taça dos Campeões Europeus – 76-77, 3 – Taça das Taças – 1980-81, 1984-85 e 1990-91 e 2 – Taças Cers – 1983-84 e 2014 – 2015, ao qual se pode acrescentar os 8 – Campeonatos nacionais da 1ª Divisão, 4 – Taças de Portugal e 2 – Supertaças.

A partir das 18:00 horas de sábado todos nós estaremos com vocês, Leões Indomáveis, mostrem a vossa paixão ao jogo, o vosso valor, a vossa sabedoria sobre patins e conquistem a Europa!

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Sonhador
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]