No final, falou-se de justiça. E de falta dela. Mas haverá algo mais justo do que premiar que esteve no chão, foi pisado, anda há meses a lamber feridas que teimam em não cicatrizar e chega a uma final de quase exorcismo condicionado por vergonhosos erros de arbitragem e ainda tem que levar com mais 120 minutos deles? “O problema é quando nos dão por mortos”, diria Coates, na tarde em que o Leão, mesmo cheio de equívocos futebolísticos, quis rugir bem alto “estamos vivos, caray!”
Se houvesse alguém capaz de personalizar o jogo de ontem, esse alguém poderia ser Bas Dost. Há um ano, com a cabeça entrapada de verde para esconder as feridas da vergonha, o holandês, verdadeiro abono de família leonino, era uma sombra de si mesmo e até falharia um golo de baliza completamente deserta, acertando no poste.
Um ano depois, no mesmo palco, com doze meses de balanço que contam com uma rescisão, um regresso, a dificuldade em ser o mesmo junto dos adeptos e dentro do relvado, uma lesão prolongada e a perda da titularidade, Dost entrou, esperou e marcou assim que teve uma oportunidade. O golo foi quase o golo da vitória, mas a partida foi para penaltis e Dost, primeiro a avançar com a verde e branca vestida, atirou em força e colocado, mas a bola embateu com estrondo na barra.
E é este o momento. Não sei o que ia na cabeça de Bas, mas sei o desespero que vi no rosto de vários Leões e Leoas que me rodeavam. Afinal, era como se o universo estivesse a girar ao contrário, dando-nos a provar o travo amargo de algo que já tinha sabido tão bem. Como se a história pudesse repetir-se, mas invertida, com um golo sofrido no último suspiro e um 2-2 a poder transformar-se numa derrota em penaltis, com a crueldade de tudo acontecer onde tentávamos amenizar dores que ainda são tão grandes.
“O problema é quando nos dão por mortos”, Coates
Mas o que aconteceu até chegarmos a essa bola que, caprichosamente, embateu na trave? O Sporting entrou num clássico 4-3-3, o fcp optou por utilizar os dois alas para, através do jogo interior, tentar anular a desvantagem numérica que teria no corredor central. Isto resultou em 15 minutos em que o Sporting esteve melhor, mesmo tendo em conta o alívio suicida de Bruno Gaspar que oferecer a Otávio a possibilidade de aquecer as luvas a Renan.
Na resposta, Bruno Fernandes obrigaria Vaná a ir ao relvado e, logo a seguir, o redes azul só não foi ao fundo da baliza porque a bomba de ressaca disparada por Raphinha passou uns dez centímetros ao lado do alvo. Depois, Diaby pregou um ferro ao caceteiro Felipe e só não ofereceu o golo a Luiz Phellype porque Pepe apareceu a safar.
Com Conceição a morder as orelhas ao bandeirinha e a todos os que por ali passavam, o fcp celebrou um golo caído do céu e em fora de jogo tão escandaloso que o VAR de serviço não teve outro remédio que não anulá-lo. Estavam decorridos cerca de 25 minutos e esse momento acabou por marcar o resto da primeira parte. O Sporting pareceu incomodado com a ideia de poder estar em desvantagem e passou a perder uns 80% dos duelos individuais e das bolas divididas. Deixou-se encostar lá atrás, passou a ter Diaby e Raphinha mais preocupados em acompanhar as subidas dos laterais adversários do que em colocá-los em sentido.
Mas, ainda assim, não existiam oportunidade de golo para qualquer das equipas. Até que, na sequência de um livre lateral batido por Alex Telles, a bola vai para o segundo poste e é claramente dominada com o braço por Herrera antes de ser cruzada para a cabeça de Soares. Uma autêntica vergonha como se deixa passar numa televisão, com repetições, uma infracção clara que até da bancada se viu, provavelmente o tipo de justiça que o cabeçudo Sérgio considera ter faltado e que, a cinco minutos do intervalo, caía como soco no estômago da turma de Alvalade.
“O problema é quando nos dão por mortos”, Coates
Mas se um gato tem sete vidas, um Leão, este Leão a que chamaram Sporting Clube de Portugal, tem mais de um século de fugas à morte. E quando muito boa gente já se dirigia para as garrafas de água, Bruno Fernandes aproveitou a bola de Acuña para disparar mais com raiva do que com pontaria, mas, ainda assim, tabelando em Danilo para se anichar na baliza.
A festa mudou de topo, mas, estranhamente, os de Alvalade não aproveitaram esse balão de oxigénio e foi o fcp quem veio melhor do balneário. Soares acertou no poste logo a abrir (ignorando os pedidos para a bola ser colocada fora por haver o jogador leonino caído), dando o mote para quase meia hora em que o Sporting não conseguia sair a jogar e via o perigo rondar a sua baliza demasiadas vezes.
Foi então que Keizer mexeu. E bem. Primeiro com cabeça, trocando Bruno Gaspar por Ilori, pois a forma como o fcp carregava pelo lado do já amarelado lateral direito tinha tudo para se transformar num filme tantas vezes já visto. Depois, com algum arrojo, trocando Diaby por Bas Dost e assumindo um 3-5-2 onde Raphinha e Acuña eram os alas. O choque trouxe feitos, o meio-campo foi ganho e Wendel teve um remate que passou bem perto do poste da baliza de Vaná.
Mas duraria pouco, esse reequilíbrio, até porque Renan deixou tudo e todos de coração nas mãos quando quis jogar à rabia em situação de pressão e quase ofereceu o golo a Herrera. Depois foi Ilori, com um corte despropositado de cabeça, a quase oferecer o golo a Brahimi e na ressaca a um canto Danilo quase marcava um golo sem saber muito bem o que estava a fazer, com a bola a voltar a bater no poste antes de Jorge Sousa, homem incapaz de mostrar cartões às gentes da sua terra, apitar para promover mais trinta minutos de jogo.
Já com Doumbia no lugar de um exausto Gudelj, o Sporting ganhou músculo e pulmão na linha intermédia. E com o jogo meio amarrado na primeira parte do prolongamento, Acuña cruzou, Felipe desviou e Dost aproveitou à moda antiga. Foram cinco minutos de euforia na curva verde e branca, quebrados pela mudança de campo e por aquele relógio em que 15 minutos pareciam uma eternidade. Conceição lançou Fernando Andrade, mas o Sporting segurava bem a vantagem, com Mathieu e Coates verdadeiramente imperiais. Veio a agressão de Manfá a Bruno Fernandes, nas barbas de Jorge Sousa, que, obviamente, sancionou tal momento com um cartão amarelo. E veio um livre, mesmo a terminar, quando a placa de tempo extra indicava “um minuto”.
Podemos dizer que não se admite sofrer um golo naquela altura, mas o futebol é mesmo feito de momentos destes e, para desespero leonino, o trauliteiro Felipe conseguiu aparecer a desviar de cabeça e a forçar os penaltis. Nem tudo era mau, rapazes. Íamos a penaltis. Contra o fcp. E contra o Conceição. Dost, primeiro a avançar com a verde e branca vestida, já depois de Soares ter convertido o primeiro, atirou em força e colocado, mas a bola embateu com estrondo na barra.
E é este o momento. Não sei o que ia na cabeça de Bas, mas sei o desespero que vi no rosto de vários Leões e Leoas que me rodeavam. Afinal, era como se o universo estivesse a girar ao contrário, dando-nos a provar o travo amargo de algo que já tinha sabido tão bem. Como se a história pudesse repetir-se, mas invertida, com um golo sofrido no último suspiro e um 2-2 a poder transformar-se numa derrota em penaltis, com a crueldade de tudo acontecer onde tentávamos amenizar dores que ainda são tão grandes.
“O problema é quando nos dão por mortos”, Coates
Danilo veio e fez o 0-2, Bruno Fernandes deixou a paradinha em casa e espetou um pontapé de raiva como se Vaná merecesse desprezo. Pepe, esse rapaz tão bem comportado, quis ser mais artista do que é, fez uma rábula de desconcentração com Renan e apontou ao ângulo com a bola a sair à trave, oferecendo a Mathieu a oportunidade de fazer o 2-2. E fez, obviamente. Adrián López atirou para o 2-3; Raphinha descarregou nervos no 3-3. Hernâni viu Renan quase parar o 3-4 e muito boa gente quase viu parar o coração quando viu que era Coates a avançar. Não percebo estes tremeliques em relação ao Patrão Sebastião. Nem eu, nem ele, que até mostrou ao Vaná que só se fosse estúpido é que ia, pela quarta vez, atirar em força e rasteiro para o lado direito.
O mata mata passava a roleta russa e Fernando Andrade viu Renan fazer o que tinha que ser feito: defender pelo menos uma grande penalidade. E estava tudo nos pés de Luiz Phellype. Por momentos, o latagão, com pinta de pugilista, virou Alex Owens e quase aposto que, enquanto caminhava para a bola, escutava, ao longe, um “Take your passion, And make it happen”, transformado num remate feito de lágrimas. Dele e nossas. What a feeling!
Ficha de jogo
Sporting-FC Porto, 2-2 (5-4, g.p.)
Final da Taça de Portugal
Estádio Nacional, em Lisboa
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
Sporting: Renan Ribeiro; Bruno Gaspar (Tiago Ilori, 66′), Coates, Mathieu, Acuña; Gudelj (Doumbia, 90+3′), Wendel (Jefferson, 106′), Bruno Fernandes; Raphinha, Diaby (Bas Dost, 75′) e Luiz Phellype
Suplentes não utilizados: Salin, André Pinto e Jovane Cabral
Treinador: Marcel Keizer
FC Porto: Vaná; Éder Militão (Hernâni, 104′), Pepe, Felipe, Alex Telles (Fernando andrade, 106′); Danilo, Herrera; Otávio (Wilson Manafá, 78′) , Danilo, Brahimi, Marega (Adrian López, 101′) e Soares
Suplentes não utilizados: Fabiano, Maxi Pereira e Óliver Torres
Treinador: Sérgio Conceição
Golos: Soares (40′), Danilo (45′, p.b.), Bas Dost (101′) e Felipe (120+1′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Bruno Gaspar (25′), Gudelj (39′), Coates (90′), Soares (96′), Danilo (100′), Alex Telles (105′), Raphinha (107′), Wilson Manafá (120′) e Bruno Fernandes (120′)
Desempate: Soares, 0-1; Bas Dost, 0-1 (trave); Danilo Pereira, 0-2; Bruno Fernandes, 1-2; Pepe, 1-2 (trave); Mathieu, 2-2; Adrián López, 2-3; Raphinha, 3-3; Hernâni, 3-4; Coates, 4-4; Fernando Andrade, 4-4 (defesa Renan); Luiz Phellype, 5-4
26 Maio, 2019 at 10:47
Acabado de acordar com uma ressaca daquelas…
A Festa foi nossa, feliz muito feliz principalmente pelos muitos milhares de filhotes de “Leão” que ontem puderam extravasar toda a sua alegria depois de um ano muito complicado.
Queria mais gente em Alvalade muito mais, nem a Banca A estava lotada…
Quanto ao jogo infelizmente tivemos mais Porco mas mais uma vez nos penaltis fomos mais competentes e enfiamos um grande sardão na cloaca do Conceição.
SPORTINGGGGGGG
SPORTINGGGGGGG
SPORTINGGGGGGG
26 Maio, 2019 at 10:51
Há uns bons anos atrás lembro-me que regra geral perdiamos as decisões que iam a penalties. Tudo mudou nesse capítulo nos últimos 4/5 anos, passámos a ganha-las todas. O que mudou? Nelson Pereira? A qualidade dos redes? O estofo mental? Hoje apetece-me ouvir: https://m.youtube.com/watch?v=Uu_BsMYcGLk
26 Maio, 2019 at 11:31
Excelente comentário!
26 Maio, 2019 at 10:53
Muito mais que uma Taça, ontem no Jamor e num Alvalade em festa assistiu-se a uma união do Sporting.
Exorcitaram-se fantasmas e a rejeição de um estilo bélico recente que levou à auto desruição do clube.
O caminho actual não é perfeito, mas é o menos mau.
Os jogadores, deram tudo, arranjaram forças extra, (sem posts a suspender ou porrada a motivar), o treinador usou a tática com os soldados e contingências que havia, a entrega total recompensou e a vitória sorriu ao Sporting que nos deu assim mais uma alegria e uma festa muito especial.
Desfrutem, SL
26 Maio, 2019 at 10:54
Epá, muito boa crónica.
Fdx, prometi ao meu puto na taça da liga que se o Renan voltasse a safar isto nos penaltis, lhe arranjava uma camisola de GR do Sporting. Já fui.
É verdade que jogámos mal, mas o Porto onde foi mais forte não foi na qualidade, foi na força (pazada) e claro, explorou o Gaspar até ao tutano, já que do outro lado Mathieu e Acuña foram fenomenais.
Bom jogo do Gudelj, foi aliás o Wendell o elo mais fraco do meio campo e os tripas aproveitaram.
Estranhei Raphinha fraco no ataque, mas a verdade é que foi um leão na defesa.
Malta, precisamos disto. Foi um verão fodido, muita tareia durante o ano e ontem (principalmente os putos) tiveram uma amostra do que acontecerá com um campeonato.
Estamos vivos e por mais dúvidas que eu tenha a respeito do Keizer (projeto) conta inteiramente com o meu apoio. Começar uma época poderá fazer toda a diferença.
Agora… venha o futsal.
26 Maio, 2019 at 11:08
Vi lá uma camisola do kmet por isso não será o mais exótico.
SL
26 Maio, 2019 at 11:36
🙂
26 Maio, 2019 at 12:16
Kmet foi um injusticado. Eu tinha fe no gajo
26 Maio, 2019 at 13:01
Eu tenho uma camisola do kmet do ano que fomos campeões,respect.
SL
26 Maio, 2019 at 11:37
A respeito de Raphinha foi dos que mais gostei pela entrega e companheirismo nas tarefas defensivas. Até mordia a língua quando dividia as bolas com os adversários!
Como escrevi ontem, mais importante que a qualidade é o carácter, o empenho com que nos entregamos às tarefas.
26 Maio, 2019 at 11:40
E verdade em relação ao empenho. Extensível à grande maioria que jogou ontem.
No entanto esteve desastroso na arte de atacar.
26 Maio, 2019 at 12:02
A relva seca também lhe dificultou o drible
26 Maio, 2019 at 11:01
Bom Dia Caros Sportinguistas,
Congratulo os atletas, corpo técnico e estructura.
Congratulo todos os SPORTINGUISTAS, felizardos que somos por amar uma das instituições desportivas com maior relevo a nível mundial.
Viva a nossa GLÓRIA….
Viva o SPORTING CLUBE de PORTUGAL.
26 Maio, 2019 at 11:03
Excelente post do Cherba, um filme em flashback de tudo o que se passou, num campo onde a alegria finalmente venceu a mágoa.
Os homens que ali voltaram após um ano de terem jogado a partida que nunca deveria ter sido jogada, num dos dias mais tristes e deprimentes da longa história do Sporting, conseguiram lavar as mágoas de toda uma nação Sportinguista.
Foi um jogo de suor e lágrimas, todos sem exceção deram o que tinham que dar, num espirito de grupo que ha muito tempo não via no Sporting e que demonstra que liderar não é falar mais que os outros , não é impor ideias nem convicções e muito menos coagir ou tentar unir artificialmente o que está ha muito tempo quebrado, liderar é ter capacidade de arrastar os outros para uma causa comum. Houve lágrimas de alegria, de emoção e de raiva, houve também algumas de azia, mas isso foram de outras bandas e que bem que essas sabem.
Espero que esta Vitória que tem tanto de inesperada como de merecida, que sirva acima de tudo para voltar a unir os Sportinguistas em volta da tal causa comum, aquilo que de facto interessa, acima de Varandas, de Brunos de Carvalho e ate de João Rocha está o Sporting. Não é meu, não é teu não é de ninguém, é de todos os que amam este grande clube e que penso serem mais de três milhões.
26 Maio, 2019 at 11:09
Isso mesmo, o Sporting está acima de tudo e é de todos! Podemos ter ideias diferentes nalgumas matérias mas no essencial temos que estar unidos, focados e a remar os todos para o mesmo lado. Viva o Enorme! Viva o Sporting!
26 Maio, 2019 at 11:05
Sérgio Conceição… esteve mal? Falando politicamente correto, acho que sim. Mas Sérgio Conceição não é de politicamente-corretices. Diz o que lhe vai na alma, faz o que na alma lhe vai. É genuíno. Eu eu prefiro pessoas genuínas a pessoas falsas. Pelos vistos, sou das poucas que gosta de Sérgio Conceição. É raivoso? É? Mas na defesa dos seus e das injustiças de que acredita ser alvo. Tem o coração ao pé da boca. Podemos discordar das suas ideias e da maneira como as defende, mas se pensarmos que o que ele diz é realmente o que sente e não ataques desonestos, prefiro dizer que discordo dele, não atacá-lo por dizer o que pensa. Tivessemos meia dúzia de “gajos” assim no Sporting de há muitos anos para cá, e talvez não estivessemos onde estamos. Prefiro 10 Sérgios Conceições a um Rui Vitória ou Bruno Lage. Meninos de falinhas mansas com as farpinhas subtis aos adversários e com a CS embevecida com cada palavra.
26 Maio, 2019 at 11:12
Politicamente incorrecto é muito diferente de mal educado.
Concordo que faltará gente que ligue menos as aparências mas nunca me verão pedir caniches a achar que são Rottweilers no nosso clube.
26 Maio, 2019 at 11:23
Politicamente correto é apertares a mão a alguém de quem não gostas. Quanto à má educação, não faço ideia se foi mal educado. Não sei o que disse.
26 Maio, 2019 at 11:33
Apontar e agarrar no braço sem autorização de outra pessoa só demonstra nível.
De resto, sim, dependendo do motivos, até não cumprimentar alguém pode ser ma educação. Não sabendo dos motivos ficas exactamente na mesma posição que eu para elogiares tal atitude.
26 Maio, 2019 at 12:25
É ser genuíno….
26 Maio, 2019 at 14:33
Deves ter achado uma palhaçada o corte de relações quando o Adelino Caldeira se recusou a cumprimentar o BdC…
26 Maio, 2019 at 15:17
O Caldeira é genuíno.
Tivesse o Sporting mais gente assim.
26 Maio, 2019 at 19:18
Aquilo do Adelino foi não cumprimentar?!?!
Acho que foi cumprimentos a mais
Ahahahah….
Podem fechar a NET!!
26 Maio, 2019 at 16:37
Gostas dum treinador que insulta o presidente do Sporting Clube de portugal…?
Fácil, fácil… podes sempre mudar-te pro clube da fruta…
26 Maio, 2019 at 11:24
Sendo ele tao frontal e genuíno, porque não disse o que segredou ao ouvido do presidente? Ou o que fez ao Renán a semana passada?
26 Maio, 2019 at 11:34
Frontalidade selectiva. A 100%.
26 Maio, 2019 at 11:37
A diferença entre ser politicamente correto qd se ganha e politicamente correto qd se perde…
26 Maio, 2019 at 12:17
Ta na bílis
26 Maio, 2019 at 11:42
Disse a quem tinha de dizer, o que quer que seja que tenha sido. Eu sei que estão habituados a que se discuta muita coisa na CS, mas até nisso foi diferente. Se fosse fdp, teria partilhado o que disse a Varandas. O mesmo se aplica ao que disse/fez ao Renan.
26 Maio, 2019 at 11:48
Ou então não partilhou porque é um fdp.
Não sabendo os motivos é só dar asas à imaginação. Defendes ou atacas o que queres.
26 Maio, 2019 at 11:54
Se fosse fdp, teria partilhado o que disse a Varandas.
Assumir o que se diz e faz é ser fdp? Acho que é mais ao contrário, vir divulgar o que alguém lhe disse ou fez. Mas pronto, discordemos.
26 Maio, 2019 at 11:59
Maneiras de estar. Se eu tiver diferenças com alguém, digo a quem de direito e não vou a seguir contar a quem me perguntar. São coisas que só a mim e à pessoa em questão diz respeito. Se tu não funcionas assim… isto, cada um é como cada qual. Olha, pede a quem estava ao pé do presidente que conte o que o Conceição lhe disse. O Varandas diz que não percebeu. Também posso especular se percebeu ou não, ou se é “dos meus”: são coisas dele e do Sérgio Conceição, e mais ninguém tem nada a ver com isso.
26 Maio, 2019 at 12:11
Pois, discordamos.
Não é o Varandas e muito menos terceiros que devem “assumir”. Lá está, a tal frontalidade, só serve às vezes.
26 Maio, 2019 at 12:23
bolas, que está difícil. Esquece. Olha…
Spoooortiiiing!
26 Maio, 2019 at 16:37
kompensa, rennie… há muitas alternativas no mercado…
26 Maio, 2019 at 21:27
Agarrou por trás uma pessoa sem autorização desta invadiu o espaço pessoal da mesma (o que é das piores coisas que podes fazer a qualquer animal ser humano incluído e que normalmente resulta em agressão do invadido) mas é frontal. Não cumprimentou o Presidente do SCP porque não gosta do Frederico (não são a mesma coisa) mas é frontal. E isto tudo porque o SCP (e não o Frederico) fez queixa da situação do Renan. Que suponho também é um escândalo ter sido denunciada porque o Sérgio só foi frontal. Enfim
26 Maio, 2019 at 11:43
Gosto da personalidade guerreira, da determinação de Sérgio Conceição, que deteste perder.
Não gosto da forma como lida com a derrota como se os outros não tivessem o direito de ganhar. Conheço pessoas assim, extremas, em que, se não têm a sua visão, não estão certas e são todas hipócritas.
Sérgio Conceição só vê preto e branco. E agora vê JJ pelo retrovisor…
26 Maio, 2019 at 11:49
Esse merdas não ignorou o Varandas, desrespeitou o Sporting e assim todos os Sportinguistas, porque na tribuna o Presidente representava o Sporting.
Perder e ganhar são duas faces do desporto. Ninguém gosta de perder, agora , agredir (o Renan, atirar medalhas à cara de adepto), insultar (Lage), isso faz ele na selva do futebolzinho portugues. Na Champions e em França, não faz ele isso, aí já gosta de perder ? deixa os tomates em casa ? tem medo das multas e castigos ? ou cá é um primata e lá fora uma pessoa?
Quem, quando perde é um primata, que jogue sózinho, que se trate ou que deixe o desporto.
26 Maio, 2019 at 12:19
Era o que mais faltava agora era alguém ter de cumprimentar outro só porque é politicamente correto…hipocrisia do caralh@
26 Maio, 2019 at 13:37
Ele não o queria cumprimentar, seguia em frente.
O que ele fez não foi correcto.
26 Maio, 2019 at 14:36
Sabes qual foi o motivo? Eu não sei, cumprimento quem quero independentemente do protocolo.
26 Maio, 2019 at 16:38
rennie, komepensan… há muitas alternativas no mercado…
26 Maio, 2019 at 13:36
O que o Cão Ceição fez, especialmente o apontar o dedo e o agarrar no braço, é nitidamente falta de respeito. Independentemente de ele ser assim.
Mais valia ter ignorado e seguido em frente. Estava ressabiado por ter perdido e mais ressabiado por o Sporting o ter denunciado quando agrediu Renan. Não o tivesse feito.
Outro treinador a fazer isto e levava um processo disciplinar em cima.
26 Maio, 2019 at 14:50
100% de acordo Ana… e não, não és a única que gosta do Sérgio… e também é bom saber que não sou o único a apreciar a frontalidade e genuinidade dele…
26 Maio, 2019 at 21:29
Agarrou por trás uma pessoa sem autorização desta invadiu o espaço pessoal da mesma (o que é das piores coisas que podes fazer a qualquer animal ser humano incluído e que normalmente resulta em agressão do invadido) mas é frontal. Não cumprimentou o Presidente do SCP porque não gosta do Frederico (não são a mesma coisa) mas é frontal. E isto tudo porque o SCP (e não o Frederico) fez queixa da situação do Renan. Que suponho também é um escândalo ter sido denunciada porque o Sérgio só foi frontal. Enfim
26 Maio, 2019 at 16:08
Ana, nunca, mas nunca, a má criação pode ser a desculpa para a genuinidade de quem quer que seja.
Sérgio escolheu mal o momento e o modo, ofendendo o seu adversário – um adversário que o venceu de forma legítima, sem favores.
Sérgio não foi rude, foi grosso! Falta de fair-play e falta de educação. Porque não se limitou a saír para o balneário, como já antes fez, em vez de dar aquele triste espectáculo?
Dez ou quinze minutos depois do jogo terminar, já não há espontaneidade, há premeditação – a merecer castigo, federativo e do clube.
26 Maio, 2019 at 11:09
Sou “brunista” há mais de 20 anos, pois os meus ideais de vida (não só em termos desportivos mas também em todos os aspectos do dia-a-dia) foram formados muito antes do “BdC ou outro Bruno qualquer” surgir na vida do Clube que amo… Independentemente de concordar ou não com os passos que o Clube dá ou deu no passado (também não concordo com tudo o que se passa na política, na justiça, etc… e continuo a ser português), fico feliz com todas as nossas vitórias em todas as Modalidades!!!
Será isso assim tão difícil de perceber e aceitar?
Já agora, hoje há um título europeu para conquistar e a passagem a mais uma final para garantir…
Viva o Sporting CP e metam, todos sem excepção, a mão na consciência antes de apontar o dedo ao vizinho do lado… É que nesse momento, há três dedos a apontar para nós próprios!!!
26 Maio, 2019 at 11:44
É isso tudo Serjão
26 Maio, 2019 at 11:48
Não percebo a dificuldade em entender isto…
26 Maio, 2019 at 12:46
Muito bom comentário!
26 Maio, 2019 at 16:36
Obrigado…
26 Maio, 2019 at 12:55
Mais um aqui, Serjão!
26 Maio, 2019 at 16:36
Ainda bem…
26 Maio, 2019 at 13:38
+1 aqui.
26 Maio, 2019 at 16:37
Obrigado…
26 Maio, 2019 at 13:40
O problema é que existem aqui “encartados” com agendas, uns a favor de BdC, outros contra BdC.
E, como eles não há neutros, a malta leva o rótulo com aqueles que nos assemelhamos mais…
Como diz o outro… É lidar.
26 Maio, 2019 at 13:41
*E, como para eles não há neutros ou sportinguistas fora destas duas trincheiras
26 Maio, 2019 at 13:58
+1
26 Maio, 2019 at 16:38
🙂
26 Maio, 2019 at 18:05
Tudo isto!
Todos nos temos os nossos ideais. Uns mais parecidos, outros mais inversos.
Na hora em que soa o apito do árbitro tudo passa para segundo plano e o que interessa é a vitória do nosso Sporting.
26 Maio, 2019 at 21:38
Nem mais.
26 Maio, 2019 at 11:13
Ontem não assisti ao prolongamento e aos penaltis em directo… Acho que é justo dizer que fizemos um mau jogo nos 90 minutos… e que equilibramos nos 120… Pena o golo sofrido no final… Mas serviu para manter a tradição.
Uma palavra para os comentários do Ricardo… finalmente um ex jogador que nos defende e que não está ressabiado…
Z
26 Maio, 2019 at 11:19
Primeira parte razoável, segunda abaixo dos mínimos, prolongamento razoável.
Que se foda, ganhámos! Pensamos nisso para a semana.
26 Maio, 2019 at 13:23
Penaltis muito bons. Ahah.
Faltou isso.
26 Maio, 2019 at 13:26
Senatorio leonino
É nos penaltes, porra.
Souza Sintra
26 Maio, 2019 at 11:45
Exatamente, ao contrário de merdas como sabrosas, arosos, ou cães de fila como o abel ressabiado de braga ou os ditos sportinguistas cobardolas como os tadeias desta vida ou os “representantes” do Sporting nesses “programas” de merda que metem o rabo entre as pernas e só lá andam para ganhar dinheiro.
26 Maio, 2019 at 11:18
Tenho apetência a defender alguns patinhos feios. Será essa uma das razões de apoiar o Sporting, o patinho feio do campeonato para toda a CS, federação, liga, etc…?
Muito orgulho no grande jogo de gudelj, ilori e Luiz phellype.
Sempre achei que o ás de espadas do varandas é a equipa que o acompanha. Bons profissionais na preparação física, corpo clínico e scouting. Neste momento o Sporting não contrata por catálogo de empresários mas tem sim as próprias listas. Ganhou ontem um balão de oxigénio. Veremos se os resultados do próximo ano convencem os mais cépticos.
26 Maio, 2019 at 13:26
Gudelj fez a melhor exibição de Verde e Branco. Correu ate nao conseguir correr mais. Deu tudo o que conseguiu dar. Quando assim é não consigo criticar. Foi o melhor elemento do meio campo, compensou o jogo fraquinho do Wendel
26 Maio, 2019 at 11:19
Era difícil pedir mais esta época tendo em conta a guerra civil instalada no Sporting de há 1 ano para cá. Nunca será uma época boa não se sendo campeão ou garantido acesso à Champions mas é uma época positiva, 2 taças são trofeús e dá para ir mantendo a chama acessa (são 2 a mais do que os fruteiros levam este ano).
Não é esta vitória que me vai iludir, acho que há muita coisa por corrigir. Temos lacunas evidentes no plantel (sobretudo nas laterais), um treinador que acho que vai ser uma aposta falhada caso lhe dêem a possibilidade de começar a nova época (espero estar errado e ande aqui o ano todo a pedir desculpa ao keizer) e um presidente que é uma fraca figura.
No entanto, há esperança, pode ser que esta conquista nos dê um empurrão para a próxima época. Não acredito que o clube se una, vão continuar a existir as guerras internas, pelo menos enquanto não tivermos um outro presidente que quebre laços com os 2 lados mas também pode ser que as coisas correndo bem, o clube se vá unindo, é a única coisa que resolve tudo, ganhar.
Até lá, apoiar o futsal e esperar que para o ano tudo corra melhor, com ou sem keizer, com ou sem gudejl, com ou sem varandas.
26 Maio, 2019 at 11:23
Varandas TEM de ficar.
Para o ano a responsabilidade é muito maior. Ou se nota evolução ou o balão de oxigénio fica vazio.
26 Maio, 2019 at 12:18
Meh, não me convence, como disse uma personagem fraca… Ele ficar vai significar que as guerras continuam mas também percebo que não haja uma 3a via válida de momento. Apenas receio que ficando ele (o que significa ficar também keizer) seja mais uma época perdida no que a campeonato diz respeito.
26 Maio, 2019 at 12:36
Acho que passa muito por isto, muitas vezes há opiniões a pedir a cabeça do keizer e do varandas, quando eles entraram com o barco em andamento.
Vamos ver como corre a próxima época, planeamento, qualidade do plantel e futebol jogado/ resultados. Depois sem podemos aferir se vamos no com caminho ou não. Por enquanto os sinais dados na janela de janeiro foram positivos.
26 Maio, 2019 at 11:22
Grande espírito de sacrifico a revelar que aquela equipa são mesmo uma equipa unida e que se sacrificam uns pelos e outros e pelo Sporting…dá prazer.
A resto, vi hoje na TV que o presidente chorou. Não gosto dele e estou desconfiado relativamente ao seu mandato, mas um presidente que chora de emoção com as vitórias do SCP merece o meu respeito. Mas hoje é união (e sempre) em torno do Sporting.
26 Maio, 2019 at 11:26
Lágrimas falsas.
Fonte segura.
26 Maio, 2019 at 11:31
Andou a ter aulas de representação com os melhores actores de novelas brasileiras nos últimos 12 meses.
Vejam lá quem é o advogado da Globo em Portugal. Vocês sabem de quem estou a falar, mas para os bananas mais desatentos vou deixar uma pista para descobrirem o nome:
Começa em “R” acaba em “O” e, num claro exercício de ironia por parte dos seus pais na hora de lhe escolherem o nome, rima com “Sério”.
26 Maio, 2019 at 11:37
Ahahaha
26 Maio, 2019 at 11:42
Fantástico!!!! um diz que que tem provas forenses acerca da veracidade das lágrimas, outro é porque o advogado tem a Globo como cliente, o próximo deve dizer…porque ele assa os gambuzinos com pouco alho….enfim!
Hoje é dia de festa…hoje é Sporting, só me cansa é que tudo tirado ferros!
26 Maio, 2019 at 12:19
Ahahahah
26 Maio, 2019 at 13:25
lol
26 Maio, 2019 at 11:47
Granda Nuno!
26 Maio, 2019 at 11:57
Varandas chorou pela pressão que tinha em ganhar e com receio da contestação que viria em caso de derrota. Aos poucos vai se dando conta do que é presidir um Clube como o Sporting com uma massa adepta extremamente exigente.
Depois das vaias no Pavilhão João Rocha não sei como seria a reacção Sportinguista em caso de perda da Taça de Portugal.
Foi um choro sentido e de alívio. Que comece a tratar melhor os Sportinguistas e se deixe da caça as bruxas e cumpra o que prometeu:
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/frederico-varandas-disse-durante-a-campanha-que-era-contra-a-expulsao-de-bruno-de-carvalho
26 Maio, 2019 at 12:00
e ele pode votar contra a expulsao
26 Maio, 2019 at 13:45
Claro que pode. Todos os sócios com mais de 1 ano de quotas pagas podem.
26 Maio, 2019 at 12:26
Ele pode fazer mais. Como presidente pode pedir aos sócios que o ajudem a cumprir a sua promessa!
26 Maio, 2019 at 12:31
Outra vez arroz?
26 Maio, 2019 at 12:42
Não sei. Vou ver o que é o almoço no café. Não me apetece cozinhar…
26 Maio, 2019 at 13:28
Antes arroz que Família Feliz.
26 Maio, 2019 at 11:23
Um grande post.
Uma grande vitória.
Mathieu e Coates os melhores, dupla fantástica de jogadores exemplares que não rescindiram e que dão o litro.
Arbitragem vergonhosa.
conceição é um ordinário.
26 Maio, 2019 at 11:30
1- Este saborzinho a vitória do grande Sporting pela manhã.
2- Este saborzinho a melão do cãoceição.
3- Este saborzinho de união pelo nosso clube do coração.
Acompanhei 15 mins pela TV e depois tive de zarpar para norte, ouvi pela rádio. QUE SO FRI MEN TO, foda se.
Importa que ganhamos. Fizemos das tripas coração. Injusto? Injusto é este clube não ter mais momentos destes. Isso sim é a verdadeira injustiça neste país. A nossa gente merece mais do que toda a gente ser feliz. O nosso amor merece reconhecimento. Caso de estudo? Quando se ama verdadeiramente alguma coisa não desistimos dela, mesmo que ela nos faça mais mal do que bem.
Sporting até morrer.
SL
26 Maio, 2019 at 11:32
(Saborzinho de união… aparente. Já sabemos o que a casa gasta. Isto é uma vitória do Sporting. Ponto)
26 Maio, 2019 at 11:32
Vitória merecida.
Ontem fizemos dos tripas Conceição.
26 Maio, 2019 at 15:33
Muito bom. Humor azul.
26 Maio, 2019 at 16:21
😀 ah ah ah
Bem vindo ROC
26 Maio, 2019 at 11:37
Ahahaha
26 Maio, 2019 at 11:46
Época muito, muito positiva. Dois troféus, ganhando ao Porto (duas vezes), Benfica e Braga, é melhor do que quase todos os últimos 40 anos.
Tenho pena que o presidente tenha recuperado a mensagem de o Sporting ser um clube diferente, que acho uma idiotice, mas é problema meu. Tenho pena de ouvir Varandas dizer coisas como “formas de estar, valores e educação diferentes”, sem perceber que ao dizê-lo está efectivamente a negar esses mesmos valores, mas tenho de o aturar. Venha o próximo ano.
Maior incógnita: Keizer. Continuo sem perceber o que pode oferecer- nos.
26 Maio, 2019 at 12:08
Parabéns Sporting… obrigado por esta alegria, já que a minha corrida ontem correu muito mal… Não vi o jogo, mas ainda ouvi os penaltis na radio.
Agora é descansar uns dias, e preparar a próxima época. Largar pesos mortos e depender de nós mesmo e não de doações do mendes para formar um plantel competente e competitivo.
26 Maio, 2019 at 12:22
Contente por ver esta caixa de comentários, na sua naioria. O que so mostra que o que nos falta são títulos para tarmos mais unidos.
Contente por ler o Gregor e o Adolfo e o Ireland que ja nao lia ha uns tempos, e que infelizmente vao aparecendo menos. Espero que voltem a aparecer mais regularmente
26 Maio, 2019 at 12:23
Guronsan
26 Maio, 2019 at 12:44
Gundogan
26 Maio, 2019 at 12:57
Son Gohan
26 Maio, 2019 at 12:32
Ganda crónica!
Sabe bem acordar no dia seguinte com mais uma taça no bucho
26 Maio, 2019 at 12:33
BOM DIA!
GRANDE VITÓRIA A DE ONTEM, no querer na raça na superação porque o futebol esse foi poucoxinho.
Bonita a festa no jamor (caloraça do cacete) e ainda mais bonita no Alvalade XXI, com excepção para aquele pequeno e triste incidente na bancada sul…
Hoje ao visionar o jogo na TV fiquei com total convicção de que estava certo quanto à arbitragem…Jorge Sousa trazia-nos um presente encomendado por agora sermos uns meninos bem comportados e subservientes ao clube do regime. Ao olhar para as imagens da tribuna fiquei estupefacto, por um lado a cara de impotência de Pinto da Costa, completamente isolado (este novo sistema não perdoa…) e por outro a presença de todos os nojaveis, com ferro Rodrigues à cabeça…este país está bem entregue, maçons, vigaristas e corruptos, é um fartar de pilandragem.
Bom, agora está na hora de bater em retirada (dizem que era a frase mais ouvida ao varandas no Iraque, ou era no Afeganistão!?? Já não sei…), que o Riga e o gajo dos ligamentos andam por aqui de bike a vigiar a tasca e ainda tenho que ir fazer lume para assar as febras e meter umas jolas no congelador, fui, ttttrrrrrriiiiiimmmmmm… ttttrrriiimmm… ttrriimm…
26 Maio, 2019 at 16:40
rennie, komepensan… tens muito por onde escolher
26 Maio, 2019 at 12:34
Há uma obstinação em ganhar nos Penaltys; e ganhar ao FC Porto nos Penaltys.
Muito saboroso.
26 Maio, 2019 at 12:35
Tinha de ser nos penaltis e não podia ser de outra forma. Mathieu foi MVP da taça num culminar de muitos jogos de excelência.
Estamos vivos, bem vivos. Venha de lá a silly season que espero que seja bem melhor que as últimas.
SL
26 Maio, 2019 at 12:35
Se dúvidas existissem…. Ontem tivemos a prova.
Enorme ambiente no Jamor.
Estamos vivos e bem vivos.
Sportinguistas de todas as idades.
Tinha um Senhor de 85 anos ao lado. Enorme LEÃO!!!
Comunhão nas bancadas e no relvado.
Pode faltar qualidade a alguns jogadores… Mas raça, espirito de grupo é muita vontade é algo que não falta.
SPORTING
26 Maio, 2019 at 12:36
Bom dia tasqueiros!
Hoje é dia de andar com um sorriso nas beiças e pensar que existem muito mais como nós e que merecemos ser também felizes.
Não fizemos uma exibição atraente ontem nem tão pouco todos os jogadores foram competentes. Tiveram apenas uma coisa que prova que este desporto é coletivo, foram equipa e os melhores compensaram os piores. Tenhamos sempre esta atitude e o campeonato vai estar muito mais perto.
Obrigado a todos pelo apoio nesta fase complicada do clube que me viu adepto desde pequeno, juntos conseguimos chegar mais longe, temos que aproveitar a maré e unirmo-nos em torno do bem do clube.
Uma palavra para dois leões que viram de fora e nos States a sua equipa ser vencedora, Nani e Fredy Montero, convosco provavelmente tinha sido mais fácil.
Quanto aos outros dois que estiveram no Jamor, Patrício e Adrien, o primeiro que leve na memória que não ajudou nada para este resultado, a ambos que sintam a vitória como eu e que a gozem da mesma forma!
A todos os Sportinguistas um Domingo pleno de alegria também desportivamente falando nas competições que hoje se disputam e que podem contribuir para uma época inesquecível em termos europeus!
Spooooooooooooooorting!
26 Maio, 2019 at 12:40
Excelente post do Cherba que resume na perfeição o jogo e compara as duas finais da Taça de Portugal das 2 últimas épocas.
“O problema é quando nos dão por mortos”, Coates
Não sei porque mas sempre foi assim. Gostamos de partir na condição de underdog, com expectativas baixas como que a preparar o espírito para possíveis fracassos. E é assim que conseguimos os melhores resultados. No futebol, porque nas modalidades a conversa é outra.
Ontem tinha a certeza de que seríamos felizes. Não me perguntem porque.
Talvez a intranquilidade com que a Invicta viveu a perda do Título , talvez a forma como chegamos ao final deste campeonato com pragmatismo e determinação.
Estão de parabéns todos os responsáveis por estas duas últimas épocas no futebol!
26 Maio, 2019 at 12:47
No futsal aconteceu a mesma coisa.
Quando limpávamos a fase regular do campeonato, ganhávamos todos os jogos da UEFA até à Final Four(coisa que não aconteceu este ano) iamos lá sempre com a ilusão que podiamos ganhar e etc.
Este ano, com aquelas dúvidas todas de ter uma equipa em fase de transição e renovação com Alex e Rocha a não corresponderem propriamente às expectativas… acabámos por vencer.
26 Maio, 2019 at 13:41
Nem mais
26 Maio, 2019 at 12:45
Sporting 9 – CAC 0, Sub-15, campeões divisão de honra
26 Maio, 2019 at 13:49
Boa!
26 Maio, 2019 at 15:00
Excelente notícia… parabéns leõezinhos
26 Maio, 2019 at 12:47
Bom dia,
Já tudo ou quase tudo foi dito, realçar que foi uma vitoria da raça, do querer da superação, do esforço e é assim que sempre deveria ser.
Obrigado equipa.
– Gostei de ouvir BF a dizer que percebia a posição de muitos adeptos e se fosse com ele teria uma reacção idêntica.
Eu digo mais um pouco se ele ficar mais um ano com a vontade que teve este ano, o titulo fica a uma curta distancia e prometo que esqueço para sempre o que ele fez não verão passado.
– Atendendo ao que se passou durante a semana, com intervenção directa do Varandas que queria, merecidamente, o SC fora do jogo, acho que deveria ter sido o Varandas a tomar a iniciativa de não cumprimentar quem nem sequer deveria lá estar. Já cortamos as relações com o porco por muito menos, haja coragem.
E agora, temos a meia final de futsal para ganhar,
Spooooorting.
26 Maio, 2019 at 12:49
Eu sou Sporting!
Li com atenção o Bloco de Notas (depois do jogo), mas não li nem 1 comentário. Li agora o rescaldo do jogo – muito bem cherba! – mas a música eheheh… – também aqui não li 1 único comentário, mas espero que finalmente estejamos todos unidos.
A minha experiência nesta final da Taça:
Nas últimas semanas muitos desafios se afiguraram no meu trabalho, desafios esses que são a minha essência de estar aqui em África e que se confundem com a minha maneira de ser e viver , que muito me orgulho. Assim sendo fui “obrigado” a desligar de outros assuntos que me poderiam distrair, fiz concessões mas ficou uma condição: regressar da expedição a tempo de ver a final da Taça!
E assim foi!
No regresso, com todos os meus companheiros de aventura (desta vez sem casualties, felizmente…) ao longe vejo a azáfama da “aldeia” com a nossa chegada – tínhamos sido anunciados 🙂
Já em casa tenho à espera o maravilhoso sorriso da minha esposa, o olhar traquinas da minha pequena filha, com a novidade dita ao meu ouvido “She can sit, you know. I think everything will end up being ok!” – com aquele _british accent_ que me derruba. Ao fundo ouço I’ll Be Seeing You, de Billie Holiday, a música com que nos despedimos sempre. Aconteceu uma vez, ainda em Coimbra, nos anos 90, e desde aí sempre foi assim. Mais vezes do que ambos desejávamos, também.
E os preparativos, muitos petiscos tradicionais vinho e cerveja. E lagosta para acompanhar, como eu gosto! Tudo pronto para uma grande tarde/noite, porque aqui as festas duram sempre 2 dias!
Vi o jogo com uma emoção pouco usual ultimamente, sempre com a minha bébé ao colo e a dizer-lhe baixinho “aujourd’hui est notre jour, le jour des lions et des lionnes! Nous ne nous rendrons jamais et nous nous battrons toujours avec honneur pour la gloire!” pour la gloire!”
O jogo. Já imaginava que não seria bem jogado, mas sinceramente, who the fuck cares about that! É uma final, só quero vencer!
Não esmoreci com o golo do Soares.
Sorri, com o golo de Bruno Fernandes, e senti o meu coração disparar de agradecimento nesse golo.
Com o golo do Bas Dost pensei “vamos conseguir crl!”
Com o golo do Filipe verti uma lágrima. De tristeza e desespero.
Nos penaltys tive medo. Misturado com um sentimento de impotência de não conseguir ajudar em nada. Quando Bas Dost falhou só encontrei conforto no olhar da minha pequena filha… nervoso continuei. Esperei pelo ReInan, que iria aparecer… e apareceu! E o Luiz Phellype, em quem confiei desde o 1.º momento (aliás, tal como Renan, sempre achei 2 aquisições interessantes), e que merecia decidir e no fim…
…explosão de alegria! Toda a gente a gritar Spooooorting com sotaque do Congo uns (ahahah o que eu me ri!!!) e uma maravilhosa pessoa com sotaque britânico, que também me diz “Give me the baby, she’s crying, if you let it fall… you silly boy”
Não estava em mim e pensava “conseguimos! conseguimos! é noooosssaaa!” Não poderia ficar mais feliz!
Pois é… sou mesmo um silly boy o melhor estava mesmo para o fim: a surpresa. por entre cânticos tradicionais de alegria diz-me um grande amigo “boss, look at your princess there”
A mãe e a babá arranjaram uns “pagne”, uns panos tradicionasi do Congo, e que eu chamos de “kanga”, como se diz no Quénia, só para os irritar 🙂 e fizeram-me uma surpresa…
A minha princesa vestida com uma camisola do Sporting (com o verde do Celtic, mas ok, está a valer na mesma!)
Tão bonita que fica a minha princesa vestida de Sporting, como pai um dia vestiu <3 Ainda agora me arrepio e emociono. Nunca mais esquecerei este dia.
Eu tenho muito de Sporting!
Mas o Sporting também tem muito de mim!
SL
26 Maio, 2019 at 13:03
Mais lágrimas aqui. De felicidade também. Vi a bola com o meu filhotão de 21 anos, há três anos que não o fazíamos.
Que bom é ser do Sporting!
Este ano horrível terminou da melhor maneira, que se aprenda com os erros, porque há muito para conquistar.
Cherba, bela cronica e grande malha!
26 Maio, 2019 at 13:32
Fónix. Até fiquei toda arrepiada.
( E sem procurar muito )
“Sir. Bobby Robson
25 Janeiro, 2019 at 21:46
Responder
Renan está a, precisamente, dois meses de fazer 29 anos. Antes de chegar ao Estoril fez muito pouco no Brasil e mesmo no Estoril fez somente 17 jogos.
Nada de relevante, portanto.
Será que com 29 anos ainda vai a tempo de corrigir todos os defeitos, principalmente, o facto de ser pouco dominador da pequena área, os golos que sofre desta forma, são, possivelmente, piores do que os chamados frangos. Além disse o jogo de pés é fraco.
Agradecido por ter sido herói contra o Braga, sim! Mas uma coisa não está relacionada com a outra.”
😀
SPOOORRRRTTTIINNNNNGGGGGG!!!!!!!
26 Maio, 2019 at 14:37
Olá Maria, estás bem? É sempre com prazer que saúdo os meus fãs.
Relativamente ao achar que é uma contratação interessante, no defeso, e em janeiro manifestar preocupação pela não evolução, diria que é uma coisa normal. E talvez não seja um GR, inequivocamente, à altura do Sporting.
De resto tudo normal, esses arrepios que sentes devem ser do xixi que fazes pelas pernas abaixo sempre que te penduras nos meus comentários 😀 : D
SPOOOOOORTIIIINNNG!!!
26 Maio, 2019 at 14:41
Uma contratção interessante um gajo com 29 anos que nunca fez nada de relevante e cheio de defeitos. Era interessante porquê?
26 Maio, 2019 at 13:44
Olá Sir, bons olhos o leiam!
Bom domingo!
26 Maio, 2019 at 13:46
e falavas tu ontem em pessoal que tinha dito que ia bazar e nao ia voltar mais
26 Maio, 2019 at 13:50
Bom ler-te caraças!
26 Maio, 2019 at 16:41
a parabólica voltou…