Não está sol, nem calor, não apetece especialmente estar numa esplanada a consumir a famosa “jola” da praxe, mas cá vou fazer umas rodadas de tópicos que me parecem relevantes nesta altura do defeso.

1ª rodada – Os preços das Gameboxes
Sinceramente desconheço qual é a big picture que este CD observou para redefinir os preços das Gamebox deste ano, aumentando substancialmente o seu valor global e subindo dramaticamente os preços para os consumidores mais jovens. Não me parece minimamente uma boa estratégia dificultar o acesso às gerações mais jovens do hábito de estar presente em Alvalade e carece ainda de maiores explicações a razão que levou à revisão em alta do preço por jogo em todas as bancadas.

Será que vamos ter um plantel recheado de nomes sonantes, que justifiquem a subida do interesse do público leonino? Será que o GameDay Experience irá ser tão sumarento que justifique este aumento? Será que a procura é expectável que suba especialmente esta época? Nenhum destes factores é para mim um dado previsível e como tal seria, na minha opinião, muito mais aconselhável termos mantido os preços nas zonas mais procuradas e descido nas bancadas com menos Gameboxes vendidas na época anterior.

Espero bem estar enganado, mas acho que nos preparamos para baixar consideravelmente o número de lugares anuais vendidos e continuar numa tendência depressiva quanto à media de espectadores por jogo. Isto faz algum sentido comercialmente?

2ª rodada – À espera do Canhão
Parece-me também evidente que quase toda a estratégia de mercado do futebol do Sporting está por agora dependente do que irá suceder a Bruno Fernandes. O “Canhão da Maia” tem clubes endinheirados a definir vagas e muitos com lugar em aberto para o internacional português. As verbas serão sempre relevantes, em especial para nós, já que sem prémios da Champions e sem outros encaixes na calha, dependemos de receitas extraordinárias para chegar a contratações que venham a melhorar a equipa.

Preocupa-me particularmente a substituição do próprio Bruno Fernandes, indiscutivelmente o melhor jogador, capitão e alma deste plantel. Se perdermos demasiado potencial na sua substituição, arriscamos a que o castelo de cartas que foi construído nas suas costas se desmorone epicamente fazendo-nos retroceder a patamares competitivos completamente proibitivos para a consolidação da própria presidência. Houve sinais positivos do scouting na última janela de mercado, mas convém não ir atrás de mais perfis de 2ª linha. Também precisamos de craques para o já e no lugar de Bruno Fernandes não podemos eleger mais um Plata, um Doumbia ou um Borja.

3ª rodada – Os excedentários
A quantidade de jogadores – não relevantes – com elevada massa salarial, que se arrasta pela nossa folha de pagamentos é enorme. Tardamos em resolver dezenas de situações que amarram o investimento no nosso plantel e acabam por tapar a aposta em jogadores com potencial da nossa formação. Mais uma vez, neste mercado, temos a oportunidade de, com muita criatividade, encontrar as melhores soluções. O que não pode mesmo acontecer é adiar o que é inevitável, passando a ter dois problemas em vez de apenas um.

4ª rodada – Os novos colchões
Depois de um retrato dantesco oferecido aos mídia em plena CI sobre as atuais condições da Academia de Alcochete, espera-se que tudo tenha tido o propósito de alertar a consciência do universo leonino para o investimento necessário naquela infraestrutura. O tal investimento que faria sentido ser feito no intervalo entre épocas, tipo…agora?

5ª rodada – As modalidades
Ninguém gosta de perder. Mas quando acontece, a pior reação será duvidar do talento ou da motivação dos atletas. Seja em que modalidade for, o caminho será sempre a observação dos erros e a procura por melhorar. Isto é válido em qualquer coisa das nossas vidas e será também por aí que Miguel Albuquerque terá de assentar a recuperação dos títulos perdidos. A solução não passará também por desinvestir financeiramente ou politicamente. Bem pelo contrário.

*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca