Por mais voltas que tentemos dar, por mais que tentemos agarrar-nos ao que podia ter sido e não foi a primeira parte, a verdade é que o Sporting sai vergado a uma das mais pesadas e humilhantes derrotas da sua história e da história dos dérbis. Há quem ache que não há motivos para preocupação, mas a verdade é que as consequências para nova época são imprevisíveis
Começamos pelo melhor, certo? Falemos, então, do Sporting que esteve em campo entre os 5 e os 39 minutos da primeira parte.
Mesmo com a surpreendente aposta em três centrais jamais testados juntos ao longo da pré-época, o Sporting avançou para aquela que seria a melhor exibição num jogo grande. O bloco começou baixo e foi subindo, subindo, até ao total encaixe de peças que permitiam a pressão alta sobre os jogadores do benfica. À direita, mesmo com essa insistência em colocar extremos de pé trocado, Raphinha ensaiava arrancadas que provocavam desconforto. Do outro lado, a estratégia passava por jogar nas costas do jovem Nuno Tavares, claramente a acusar a estreia.
E foi por aí que, logo aos 3 minutos, Bruno Fernandes foi lançado na perfeição por Matheieu e cruzou mal para um Dost bem posicionado. Ferro, central encarnado, meteu-se no meio e o seu corte só não deu golo porque Vlachodimos fez uma grande defesa. O redes encarnado haveria de voltar a brilhar aos 29′ e aos 38′. Primeiro, desviou para canto uma bomba de Bruno Fernandes, após exemplar saída da pressão em futebol directo, de Coates para Dost e do holandês para o camisola 8. Depois, fez a mancha suficiente para que a bola rematada pelo isolado capitão leonino ficasse presa nas pernas, num momento de duplo desespero para os adeptos do Sporting, que não só viram a oportunidade ser desperdiçada como ficaram a chorar a opção de Bruno Fernandes, que optou pelo individualismo quando tinha Dost completamente sozinho a olhar para a baliza deserta.
Depois, veio aquela célebre máxima de que quem não marca arrisca-se a sofrer. E o Sporting sofreu, totalmente contra a corrente do jogo e fruto de uma inexplicável falha de uma equipa que estava com três centrais. Pizzi virou o jogo colocando a bola nas costas da defesa e Neto esqueceu-se de acompanhar Raúl de Tomás, deixando o jovem Thierry Correia a ter que fazer a compensação. Resultado? Rafa ficou solto e encostou, num lance em que Renan também não fica nada bem na fotografia.
E já que falamos em Thierry Correia, aproveita o escriba para dizer-vos que o miúdo foi o nosso melhor jogador ao longo dos 90 minutos de ontem, revelando tal personalidade que, numa altura em que o pesadelo já tinha começado, era ele que assumia a condução de bola e tentava agitar as águas para lá do meio-campo. E já que falamos em Thierry Correia, aproveita também o escriba para dizer-vos que é inexplicável que se tenha colocado a hipótese de entregar o lugar a Ilori ou que um Thierry seja alguma vez na vida tapado por um Bruno Gaspar. Inexplicável e sintomático do que tem sido prática ao longo dos anos.
E seria o jovem Thierry, aos olhos esbugalhados de terror do companheiro Max, que não susteria as lágrimas assim que a bola entrou pela quinta vez na nossa baliza. Parece mentira, não parece? Depois daqueles 60 minutos da primeira parte em que a desvantagem era uma injustiça, veio o prolongamento e foi um descalabro espoletado por um desentendimento inacreditável entre Coates e Mathieu, com o francês a arriscar sair a jogar e a borrar a pintura toda.
Não sei o que se terá passado pela cabeça dos nossos jogadores, mas sei que a equipa morreu nesse momento e ainda teve que levar com a total falência da dupla Doumbia-Wendel, subjugada pelas alterações tácticas promovidas por Bruno Lage ao intervalo. Quando veio o terceiro, de livre directo, Keizer lá meteu Luiz Phellype e Diaby em campo. O primeiro ofereceu maior capacidade de pressão, o segundo ofereceu a mesma mão cheia de nada de sempre, sendo inexplicável que seja o eleito que impede Matheus Pereira, Jovane Cabral ou Plata de jogarem.
O Sporting abandonava os três centrais, Phellype até desperdiçaria uma oportunidade clara de cabeça, na sequência de um canto, mas isso em nada mudava o descalabro, nomeadamente de cada vez que a equipa tinha que reagir a uma transição rápida do adversário que, em noite de eficácia elevadíssima (5 golos em 7 oportunidades claras, num jogo onde, estatísticamente, o Sporting até teve mais duelos ganhos, mais cantos e a mesma eficácia de passe) acabaria por chegar à mão cheia de golos e remeter ao Sporting a derrota mais pesada dos últimos 33 anos.
E se uma derrota destas é marcante, o mais preocupante será perceber que a mesma resulta de um conjunto de sinais que vão sendo deixados. Podemos recordar, por exemplo, que há não muito tempo, perdemos com este mesmo benfica por 2-4, em Alvalade, numa noite que podia ter sido tão ou mais humilhante do que esta. Também podemos recordar que esta pré-época foi patética ao nível de resultados e de exibições e que soa a desculpa esfarrapada o treinador queixar-se da ausência de alguns jogadores ao serviço das selecções: o treinador está cá há oito meses e aquela lufada de ar fresco aquando da sua chegada parece ser cada vez mais fruto do acaso. Podemos perguntar, também, porque raio é que nós parecemos ter dado o estouro fisicamente muito antes do benfica? Ou podemos questionar o porquê de arrancarmos para mais uma temporada com a ideia de que os reforços vieram apenas para fazer número, com o treinador a passar a mensagem de que nem um tem condições para ser titular (a aposta em Neto foi circunstancial)? E, ao fim de oito meses, como é que continuamos incapazes de mostrar evolução ao nível do processo defensivo?
O “interrogatório” poderia continuar, mas, por momentos, lembro-me da intervenção do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas, dizendo que os Sportinguistas deviam estar chateados, mas não preocupados. Muito bem. Vamos então esperar que o Sporting consiga ter primeiras partes de 90 minutos e que misérias como a da noite de ontem não façam parte das novas experiências que justificaram o aumento de preço das gameboxes…
6 Agosto, 2019 at 0:43
Bom, que alegria que por aqui vai, enfim… SL
6 Agosto, 2019 at 0:57
Nao adianta acreditar em bruxas. O karma fode-as todas.
6 Agosto, 2019 at 1:07
larga o vinho.
6 Agosto, 2019 at 1:11
Dois dias de folga…
Ainda leio que faz sentido: uns psicólogos do canal não sei quê; e uma informação privilegiada que ainda é mais preocupante.
Caralho Sporting!
Mais uma noite mal dormida…
SL
6 Agosto, 2019 at 1:16
Que informação privilegiada?
6 Agosto, 2019 at 1:20
Não sou eu que a tenho… Li na página anterior…
Pavel Horváth
5 Agosto, 2019 at 23:55
Se não houvesse folga tinhas os jogadores todos à batatada e o balneário de pantanas…..
RESPONDER
Serjão
6 Agosto, 2019 at 0:00
Explica lá essa história melhor, visto que já não é a primeira dica que dás sobre essa possível confusão…
RESPONDER
rigaboss
6 Agosto, 2019 at 0:02
sim sim, queres explicaçoes de um dos maiores mentirosos que aqui anda este checo esta ao nivel do sir bobby , lion up e outros teletubbies
RESPONDER
Pavel Horváth
6 Agosto, 2019 at 0:10
Serjão o ambiente no estágio de sábado para domingo não era o de um grupo unido e explodiu no balneário no fim do jogo. Neste momento o melhor é ir cada um para o seu lado, fazer o luto e a direção faz a sua parte afinal, tem uma enorme responsabilidade pelo que se passou. Digamos que não foi um episódio inédito no Sporting.
6 Agosto, 2019 at 1:27
Ah, OK, pensei que fosse algo na TV.
Sim, li e a ser verdade é estranho.
Como tanta coisa estranha que nos acontece.
6 Agosto, 2019 at 1:13
Sanatório Leonino
Luis Salema: “Mas se queres encontrar um culpado para isto, esquece o Varandas, esse culpado é o Bruno de Carvalho, que ia acabando com o clube, além dos activos que perdeu, por causa daquele infame ataque à academia, acabou com a académica que era a melhor do mundo. Ele é que é o culpado disto tudo. Agora temos de ir atrás do prejuízo, mas obviamente não vai ser fácil. O carnide vai muito à frente, até na academia nos ultrapassou. Vergonha!!!”
6 Agosto, 2019 at 1:14
Tens aí os psicólogos do remoer na página anterior… Foda-se…
6 Agosto, 2019 at 1:17
MAis um que ficava tão bem no jardim da tabuletas …
6 Agosto, 2019 at 1:29
Sempre A k7 do ataque à academia. Isso tem plafond até quando? Clube de bananas
6 Agosto, 2019 at 6:43
São estes Salemas filhos da puta, e este eu nem sei quem eh, que se acham gente e muito “cultos”, que foderam, fodem e continuarão a foder o clube.
6 Agosto, 2019 at 1:31
Hoje senti a tristeza pura de um jovem Leão … Um miúdo que eu levei para a Juve Leo há mais de 10 anos atrás … O jovem agora tem cerca de 30 anos, e também é sócio do SCP …
Encontrou-me e disse-me que ontem foi o dia mais triste da vida dele como LEÃO … E eu virei-me para ele disse-lhe … “Já aqui há uns meses te tinha dito que isto ia piorar e era sempre a afundar” … Ele vira-se para mim e diz “pois foi, eu lembro-me bem e nunca pensei ser possivel ver o que realmente está a acontecer ao nosso Sporting” … Disse-me ainda … “Temos que correr com aquele epilépsico da fala que está a presidente” … Pois …
Palpita-me que a coisa vai “aquecer” em breve … Para o bem do SCP, espero e desejo que sim … Caso contrário será um definhar penoso … Só os iletrados, os obtusos, os mal intencionados, os ressabiados, os cartilheiros e os nossos rivais querem este STATUS QUO … Nenhum Sportinguista que se preze pode aceitar o que aconteceu ontem e ficar impávido e sereno …
Preparem-se para o pior … Mas eu espero, em breve, ter a oportunidade de ajudar a correr estes filhos dumas putas ao murro e pontapé de Alvalade para fora … Nesse dia, bem se podem barricar em Alvalade que o TSUNAMI verde e branco vai varre-los para bem longe …
6 Agosto, 2019 at 1:33
“Tudo está bem, quando acaba bem” …
“Isto é assim, e não podia ser de outra maneira” (antonio salazar dix it) …
“Não estejam preocupados, que eu também não estou” (vagandas dix it) …
#Esteanoéquevaiser
#Temosdelevantaracabeça
#Éprecisoéparticipar
#Temosdelevantaracabeça
#Queninguémsealeije
#Temosdelevantaracabeça
Ou será antes …
#Temosdebaixaracabeça
6 Agosto, 2019 at 1:42
Sanatório Leonino
Pedro Boucherie Mendes: “Temos todos os motivos para um certo otimismo. Fazer uma época com bom futebol, potenciar jovens, bravos e valiosos jogadores, ir longe na Europa League e tentar ganhar as taças”
6 Agosto, 2019 at 1:55
Mais um “paneleiro disfarçado” …
A Tasca tem uma série deles …
6 Agosto, 2019 at 2:14
A tasca está basicamente resumida a um conflito entre apoiantes de Bdc e apoiantes da actual direccao . Já me ri bastante hoje com os argumentos de um e de outro lado . Deixo aqui uma estatística para vocês se entreterem ( meramente de resultados desportivos ): nos últimos dez anos ficamos apenas duas vezes em segundo lugar no campeonato . O lugar habitual foi o terceiro , fora a época do famoso sexto lugar e ainda tivemos por aí dois quartos lugares. Na década anterior a esta (2000-2010 ) fomos duas vezes campeões , fizemos 4 segundos lugares e quatro terceiros lugares ; a nível de taças de Portugal : nos últimos dez anos conquistamos duas; de 2000 a 2010 conquistamos três ; taças da liga desde que existem conquistamos duas . E o que temos para apresentar com croquetes e sem croquetes . Com gajos a levar o clube a falência , com outros a venderem património e a acabarem com as modalidades , com outros em cujo mandato houve 9 rescisões da equipa principal de futebol e mais um ataque a alcochete , e com outros que de médicos passaram a presidentes. Isto é que vos devia levar a pensar que se calhar , mas só mesmo se calhar , a incompetência foi a palavra rainha nos últimos 20 anos a nível do futebol . Seja com que presidente for , seja com que treinador for , seja com que jogadores forem . Ter ao mesmo tempo dirigentes competentes, , treinadores competentes e jogadores competentes , acho que nunca tivemos . Bom , siga , vamos lá despedir o Keizer , depois destituir o varandas , depois despedimos o gajo que vier a seguir ao Keizer , destituímos o gajo que vier a seguir ao varandas e a história vai continuar igual nos próximos 20 anos .
6 Agosto, 2019 at 3:05
Algumas vezes estatiscas nao explicam tudo.
Nao houve nenhum presidente que herdou um SCP nas condicoes miseravais que BDC encontro quando chegou. A nivel financieiro e plantel.
Segundo handicap que mais nenhum presidente teve a nivel nunca visto. Uma CS que fez de tudo para matar ou BDC.
Terceiro handicap, a cartilha e ou sistema lampiao que controla TUDO E MAIS ALGUMA COISA (Nem no tempo do apito dourado)
SL
6 Agosto, 2019 at 7:42
Queres resumir? Levaste 5-0 dos lampiões. Pronto, tens aí a ciência da coisa, uma frase. Simples e sem comiserações vazias.
Não me venham com lérias generalizadas de “tem sido sempre assim” e “é tudo igual” e mais paninhos quentes. Queremos ação! Queremos gente com tomates para agarrar nesses problemas, é arrebentar presidentes e treinadores até os ratos sairem todos. Queremos mudança.
6 Agosto, 2019 at 8:28
Outro a relativizar.
Fica com o Varandas e o Keizer então. Que tal dar-lhes estabilidade até ao fim do mandato para fazerem a merda que quiserem?
6 Agosto, 2019 at 8:51
Nao foi um 6°, foi um 7° lugar.
Com BdC nunca ficaste abaixo de 3° e lutaste, no mínimo, pelo acesso à Champions.
Agora vai lá repensar melhor a merda que escreveste e diz-me se preferes o actual Sporting ou o Sporting “incompetente” de 2013 a 2018.
6 Agosto, 2019 at 7:47
Desde que o Varandas é o maior no Sporting enfardámos 11 batatas dos lampiões e marcámos 4, agora vejam em quantos jogos.. e envergonhem-se.
Mas não se preocupem que eles sabem o que estão a fazer.
6 Agosto, 2019 at 7:50
sabemos que o fim está próximo quando os ultras do varandas começam a virar a casaca.
isto vai ser bastante rápido.
6 Agosto, 2019 at 7:51
não sei o que resta da lista do benedito… ou se é possível avançar com outras alternativas.
6 Agosto, 2019 at 10:12
O benedito que se foda … Simplesmente não tem nem perfil nem carisma nem nada …
6 Agosto, 2019 at 7:52
a estrutura andou à batatada no final do jogo…
outro sinal do fim dos tempos.
6 Agosto, 2019 at 8:07
Gente de bem…
Z
6 Agosto, 2019 at 9:07
Neste post só tenho a dizer exatamente o que disse há um mês atrás.
30M… eram 3 titularíssimos de 10M e putos lá para dentro. Projeto a 2/3 anos.
6 Agosto, 2019 at 9:12
Oh…
6 Agosto, 2019 at 9:22
Devemos dar mais tempo para continuarem o bom trabalho que têm feito até aqui e no final da época avaliamos.
Acho que é este o lema actual do Sporting e de boa parte da Tasca, certo?
6 Agosto, 2019 at 10:14
Parece que o desespero da CARTILHA agora afinou por esse diapasão …
Mas, infelizmente, a realidade vai-se sobrepor e expor a incompetência desta gentalha …
6 Agosto, 2019 at 10:22
Parece-te?
A mim não.
6 Agosto, 2019 at 19:20
Análise super correta do jogo e do que se passou. Incompreensível começar um jogo com um sistema que não se treinou, mais ainda numa fase tão prematura da época e depois dos resultados que se obteve. Se a equipa não produz com um sistema que tem treinado vai produzir num sistema de jogo que treinou durante uma semana? Keiser tem claramente os dias contados e seria melhor que ele fosse pelo próprio pé mas não vai ser assim. Vai andar ali até o mandarem embora e levar uma indemenização com ele. Vieto nem jogou para jogar o Diaby que tinha chegado à dias? Coates e Acunã a titluares com três ou quatro treinos nas pernas? O que pensam os outros que lá andam? Que vão jogar?
O probelma é que também não sei se haverá treinadores que consigam pegar nesta equipa nesta fase tão má e provavelmente sem Bruno Fernandes. José Mourinho é um sonho bonito mas irrealizável… Frederico Varandas parece viver de fantasia naquela cabecinha e está longe de perceber que a equipa técnica que arranjou não vai ter capacidade de conseguir por a equipa de futebol a praticar bom futebol, ainda mais quando se cortam as pernas aos miudos com tanto talento que temos na formação e que começam claramente a desesperar por para o rival prematuramente…. Keiser é fraco e está perdido no pântano… Não há outra forma de o dizer… Daqui para a frente só vamos ter tnedência a piorar ou a ganhar jogos de forma sofrível…
Estamos muito longe do que uma equipa pode fazer e ou muito me engano ou no domingo com o Maritimo será mais do mesmo…