É bastante impressionante como ainda não começou o campeonato e eu já tenho esta sensação de desgraça eminente. Vou começar por tentar explicar o caminho que me levou até ela, apesar de quem costuma ler o que escrevo já saber.
O caminho para aqui chegar começou em Novembro. Keizer é apresentado. Nunca o tinha visto mais gordo… tentei perceber o que estávamos a contratar. O que é que concluí do que fui lendo e vendo foi futebol ofensivo, um formador de jovens, um treinador de modelo. Vamos a isso!
E entrou com uma força impressionante. A equipa jogava para a frente, atropelava quem se atravessava. Era o tempo do entusiasmo. A primeira vez que tenho o meu momento “ohh diabooo….” é com o Nacional. Lembro-me perfeitamente. Arrancamos a perder 2-0 e damos a volta com alguma sorte à mistura (2 penaltis, um golo do Nani à bomba mas com tabela em defesa, um aos 90 e tal), acabando com mais uma goleada por 5-2. Mas não foi possível não pensar “O Nacional não vale um boi e esteve a ganhar 2-0… isto é frágil. Mais frágil do que parece”. Lembro-me de rever o jogo e de ter pensado que a equipa era incapaz de gerir um jogo. Quando tentou, viu-se a perder 2-0 e foi à força de ter tudo a atacar que chegou à vitória. E mesmo assim o Nacional ainda teve outras hipóteses. O jogo seguinte mais 5-2 com o Rio Ave, mais sensações negativas… algures nesta altura lembro-me do murro no estômago que senti quando o Keizer afirmava que preferia ganhar 3-2 que 1-0. Frase feita que detesto e sempre achei que um treinador a sério só responderia “prefiro ganhar 3-0”. O futebol da equipa estava claramente a arrefecer e os defeito começavam a saltar à vista dos adeptos, quanto mais de treinadores adversários.
E depois… o choque com a realidade. Uma equipa competente apesar de não ser grande coisas. Um treinador inteligente. Um 1-0 com o Vitória que só peca por escasso. O aproveitamento dos desequilíbrios do Sporting foi total. Podiam ter sido facilmente 3-0. Isto de subir os 2 laterais e o médio centro todos ao mesmo tempo e deixar os centrais + Gudelj mais à frente sozinhos a defender é capaz de não ser grande ideia. Além disso… a maior organização do adversário fazia com que o estarmos a atacar com 7 gajos mas sem grande entrosamento criasse muito pouco jogo. Não havia lances muito estudados e coisas muito elaboradas…havia apenas muita gente a chegar à frente. E pronto. Quando a coisa emperrou um bocadinho…acabou. Nem para a frente nem para trás. A equipa assustou-se e o Keizer mostrou (para mim pela 1ª vez) que não tinha unhas para esta guitarra. Acabou as goleadas, veio depois Tondela, um jogo como porco que meteu medo ao susto e uma equipa que mostrou que só sabia ou atacar ou defender. Ou tem a equipa toda a defender e aí é +- competente a defender mas não sabe atacar, ou tem a equipa toda na frente e é +- competente a atacar mas um descalabro a defender. Bom…O Keizer entrou tarde, não fez pré-época, não construiu o plantel…estamos a fechar Dezembro e a entrar em Janeiro, vamos ver.
A 2ª vez que o Keizer me mostrou que não tinha unhas para esta guitarra foi Janeiro. Aliás…a 2ª e a 3ª. Mas vamos primeiro à segunda. Uma catadupa de jogos, uns atrás dos outros, uma equipa de rastos…e sempre os mesmos a jogar. Sem mudanças, sem alterações…um longo arrastar da maioria da equipa. O exemplo extremo disso é o Wendel voltar de lesão e o M. Luis que vinha fazendo o lugar…pura e simplesmente desaparecer. Até o Wendel se apresentar em campo e aos 20 minutos já parecer que está aos 96 ou 97. Ganhamos a Moreirense e Feirense sem saber como, ganhamos a taça da liga graças a penaltis (incluindo o que nos levou para penaltis, no ultimo minuto da final, caído do céu) mas perdemos com lampiões 2 vezes com um banho de bola que não foi mais pesado porque o BF esteve lá. 4-2 em casa para o campeonato (que podia ter sido um resultado parecido com o de ontem) e um 2-1 na lixeira à custa de Svilar e do desacerto dos avançados deles que falharam e falharam e falharam. Pelo meio um empate com o Setúbal que foi apenas natural para uma equipa incapaz de jogar futebol e completamente esgotada pela taça da liga e pela falta de rotação. E, portanto, aqui está a 2ª vez que o Keizer me mostrou que não servia. A incapacidade de gerir o plantel. Pelo meio o presidente dizia que o plantel não tinha qualidade. Um plantel MUITO nivelado e onde só o B. Fernandes, Coates e Mathieu pareciam intocáveis, a vantagem é mesmo o nivelamento. Ristovky ou B. Gaspar a diferença não é abissal. Se meter aqui o Theirry a diferença ainda é menor. Borja ou Acuna, Diaby/Jovane (Raphinha estava lesionado), Gudelj ou Doumbia. Mesmo Dost, que naquela fase era -1 e estava horrível…não perdíamos nada em trocar, como mais tarde se provou. A grande mais valia tinha de ser ter sempre uma equipa +- fresca, menos B. Fernandes (os centrais estão sempre +- frescos).
A 3ª vez que me mostrou que não servia foi quando o mercado fechou. O mercado fecha e pouco sentimos que a equipa cresceu. Sim, contratámos jogadores. E os jogadores não são maus. Não são bombas mas não são maus e vêem acrescentar. Tirando o Ilori, claro. Mas não se preparou nada para o futuro. O B. Gaspar continuava lá e a jogar, o Gudelj continuava a ser titularíssimo, o Diaby a ser no mínimo 12 jogador…tudo jogadores que era óbvio não seriam o futuro do Sporting. Os putos (que deviam ser o futuro do Sporting) cada vez mais encostados. O treinador estava a dar tudo o que tinha, a jogar com o que ele achava melhor para o momento ignorando completamente o futuro…e o resultado era pobre mas pobre.
Vem a liga europa e vem o reforço da 2ª demonstração. Tínhamos tudo para fazer uma gracinha na Liga Europa. O campeonato estava perdido de qualquer forma. E o que é que o Keizer decide!? Rodar a equipa na Liga Europa e meter jogadores que estão parados há meses. Até o Petrovic jogou foda-se! Foi impossível não esboçar um sorriso quando alguns diziam “então se não roda é porque não roda, se roda é porque roda!”. Bom…lá está…se tivesse feito isso a tempo (em Dezembro e Janeiro) podia fazer isto à vontade. Mas quer dizer…meter jogadores que estão parados há 2 meses para a Liga Europa e querer que eles mostrem serviço…é mesmo só gozar o prato. Ou ser estúpido. Esta gestão absurda de recursos mostrava-me cabalmente que o Keizer não servia (somado ao que vinha de trás).
E pronto…fora da Liga Europa e passada a altura de jogos mais intensa…pensei…o Sporting vai crescer imenso e vai consolidar agora o seu futebol mas eu já não acredito no Keizer. Na hora do aperto, no proximo ano teremos os mesmos problemas. Mas não. Foi pior. Para mim vem a derradeira e inequívoca prova que o Keizer não servia. Um enorme bocejo até ao final do campeonato, incapaz de se ver construir alguma coisa que se visse. Tempo em barda para trabalhar e nada. Apenas um ou outro espasmo de futebol. Lembro-me de Braga, quando o Keizer surpreende com os 3 centrais e o tronco do treinador dos gajos (Abel) a navegar na maionese como sempre quando tinha pela frente equipas um bocado mais fortes. Lampiões para a taça em casa. Não foi fantástico mas equilibrámos bem o jogo. E Jamor com o Code City quando eles tiveram um dia em que tudo correu mal numa equipa ofensiva e a nós tudo bem. Mais nada. Em 13 jogos. E quase 3 meses. Para mim era evidente que não era um pré-época que ia mudar isto. Se não foi ali que a equipa mostrou, não ia ser depois. Nesse momento tive a certeza que as 4 demonstrações deste ano se iriam repetir no próximo ano. Para mim sempre foi indiferente ganhar a taça ou não. Felizmente ganhámos e fiz uma festa do crl! Mas mesmo nesse jogo mostrámos tão, mas tão pouco. Se me era indiferente o jogo da taça, a verdade é que apesar de ganhar, aquele jogo só reforçou que não servia. Tudo o que eu achava que o Keizer trazia…era um erro. Nada daquilo era verdade. “Futebol ofensivo, um formador de jovens, um treinador de modelo.”. Nada. E por isso, honestamente nunca pensei que o Keizer fica-se. Foda-se…era comprovadamente o oposto do que tinha sido vendido que se tinha ido buscar e se queria. E tinha-o provado. Como é que podia uma direção que tem uma ideia e um rumo, que contrata um treinador que diz que encaixa no perfil, ele revela não ter nada a ver com aquilo…e fica?
A pré-época só o provou. Putos, só para fazer numero. Olhar para o futuro? Zero. Andamos a montar uma equipa em torno de um jogador que o mais provável é não estar cá amanhã. Gestão de recursos? Zero. Para mim o nosso melhor ala foi encostado. O mais irreverente andou a jogar aos soluços (Plata). Modelo de jogo?! Same old shit. Uma equipa desconjuntada que ou ataca com muitos ou defende com muitos…e por isso nunca é equilibrada. O melhorzinho foi um puto que é quase um milagre ter sequer feito pré-época. Foi preciso o contratado estar cronicamente lesionado, o titular do ano passado estar aleijado também, o suplente estar na CAN e a alternativa ao suplente ser o Ilori. Foi preciso 3 gajos indisponíveis e uma pré-época inteira de um coxo a enterrar para se perceber que afinal o Theirry até tinha qualidade para ter jogado no ano passado.
Não esperava perder com os lampiões para a taça. Esperava um jogo amarrado, esperava que a sorte do Keizer tivesse o seu papel tal como teve nas taças. Esperava no limite que os lampiões marcassem o primeiro e nós não respondêssemos. Ou o 2º. Nunca me passou pela cabeça perder assim. Desde há muito que sinto que o Keizer não vai a lado nenhum mas sempre achei que ia cair com um acumulado de jogos com os mesmos erros que mostrou na época passada e quando se torna-se óbvio que fazer a pré-época não transformou nada. Nunca pensei que isto fosse evidente para todos tão cedo.
Pena é que se vai concluir quando mais uma época tiver ido para o galheiro. Pouco dou por esta época e tenho como certo que o Keizer não vai chegar ao fim. Se antes achava que não chegava a Março, depois de ontem acho que não chega ao Natal. Só tenho mesmo 1 desejo para este ano. Que apareçam mais Theirrys e que não seja preciso uma conjugação de factores absolutamente estrambólicos para vermos mais Thierrys. Isto não vai acontecer com o Keizer…mas que quem venha a seguir, venha com vontade de construir uma equipa para o futuro, sem medo nenhum de arriscar e de meter os putos. E que os putos estejam lá para ser aproveitados.
Mas tenho pouca esperança…porque do que vejo da direcção…isto não vai mudar. No limite muda o treinador e tudo o resto mantém-se. E por isso isto só resulta se se acertar em cheio num grande treinador, grande líder, grande formador. Porque na ausência de projecto, de uma ideia, de um rumo a coisa só vai lá se o treinador tiver isto. É esperar acertar no euro-milhões. Termino apenas por referir que ao contrário de outros, não duvido da boa vontade do presidente, do Viana ou desta direcção. Duvido (para não dizer que tenho como certo) da competência e da capacidade para o cargo. E da incapacidade de antecipar problemas passando a vida a reagir, normalmente reagir defendendo-se e autopromovendo-se, raramente mudando para melhor. Faz-me lembrar o Bettencourt. Candidatou-se com um plano (chamado Paulo Bento) e quando o plano falhou parecia um comboio descontrolado rumo ao precipício. Aqui o plano é scouting. Só é scouting e a resposta para todos os problemas e questões está no scouting. Quando o plano falhar (e para mim a continuar assim vai falhar e falhar feio) resta…nada…E estou a dizer Bettencourt porque a comparação com GL mata quase todas as discussões tal como as comparações com o Hitler. Apesar do cheque e da vassoura da altura, da confiança cega no scouting (na altura scouting do Freitas), da ausência aparente de rumo não andar assim muito longe…do all in dos adiantamentos de receitas futuras, da incapacidade aparente para gerir os recursos existentes…apesar dos sinais, eu quero mesmo acreditar que ainda assim o Varandas sabe melhor o que está a fazer. Pelo menos não contrata 20 jogadores num ano…
Sinceramente isto já não é sequer um texto de um gajo revoltado. Nem irritado. Nem brunista, nem anti não sei quê, nem de facção nenhuma. É de um gajo PROFUNDAMENTE preocupado com o rumo que as coisas estão a levar e completamente ciente que se a coisa estiver a descambar…ou é travada muito a tempo e muito cedo ou o Sporting não resiste novamente. Sem dinheiro para adiantar, sem contratos publicitários e de TV para fazer nos próximos muitos anos, sem % de passes que façam a diferença vendendo sem ser por muitos milhões, sem putos na equipa para usar porque foram todos queimados. Quem ler isto e achar que é só mesmo ódio pelo Varandas está completamente cego. Neste momento é o medo que me move mais. Muito mais do que não gostar do Varandas. E é o corolário do que tenho defendido sempre. O caminho que levamos, ou a coisa corre muito bem no campo ou estamos fodidos. E é este risco que eu acho que está a ser corrido que sempre me afastou de muitas das decisões desta direcção (isto e a propaganda…mas enfim…com isso eu era capaz de conviver com muito mais facilidade…).
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
7 Agosto, 2019 at 11:33
Obviamente que não se pode dissociar MK da estrutura directiva. Mas não pelas razões que vou lendo (ter despedido P0 e assumido um treinador novo) mas sim porque muitas das decisões que MK tem de tomar em treino e em jogo são altamente condicionadas pelo trabalho de planeamento da estrutura. Já dei o exemplo dos 4LD e joga aquele que fez praí 1 jogo no ano anterior. Há a questão dos trincos, tinhamos Batta que n foi vendido e fomos buscar mais 2. ED com características semelhantes (n confundir com qualidade) conto praí uns 4. Vietto veio para um sistema que n o favorece mas veio à mesma. E há tantos mais exemplos. Outra, queixámo-nos tanto de n ter sido testada uma alternativa a BF durante a pré…mas Matheus foi testado a 10. Logo a seguir saiu das opções e não foi MK que o fez. E era a solução ideal dentro das disponíveis.
“Queimar” MK sim, pois já se viu que n serve. Mas estou muito céptico em relação ao seu input para o planeamento. E foi no planeamento da pré-época que se fodeu isto tudo com as entradas, não-saídas, entulho não colocado, o impasse na saida de BF, etc. Tudo isso influencia e condiciona a tomada de decisão de um treinador. E isso não é responsabilidade do careca.
7 Agosto, 2019 at 15:00
Keizer foi contratado para ser o tal “treinador projecto”. E treinador projecto é treinador para pelo menos 4 anos. É um treinador que tem de dar um rumo não só a todo o futebol sénior como aos últimos escalões de formação. É ele que tem de decidir quem contrata e as características das contratações. No sistema dele um gajo como o Matheus seria muito importante, é o equivalente ao Tadic no Ajax. Extremos que não usam a velocidade como arma, mas a técnica e a qualidade de passe. Isso não condiz com a utilização de Raphinha ou Diaby, mesmo o Jovane ou o Plata não se enquadram no sistema de jogo do Keizer (o inicial) onde a bola tem de viajar o campo todo rapidamente. Os trincos também é a mesma merda. Têm de saber jogar com os pés, levar a bola e fazer tabelas, os nossos não o sabem porque são tanques com 1,80 que só sabem levar tudo à frente.
O Keizer veio para implementar o estilo do jogo do Ajax e eu acho que ele conseguiria, o problema é que o Keizer é só a cara. Dá os treinos, mas tudo o resto não é ele que o faz. Keizer manda 0, e é por isso que dá merda. Desde que o Keizer falou sobre o Matheus que deu para vez que o problema não é do Keizer mas sim da estrutura.
7 Agosto, 2019 at 15:03
E porque é que ele não conseguiu implementar o estilo de jogo do Ajax no Ajax!? Isso é que é estranho…
O Ajax do Keizer era frágil e inconstante na Holanda! Vê lá tu…
A diferença do Keizer para o ten Hag é a diferença do Guardiola para o Miguel Cardoso…
7 Agosto, 2019 at 15:05
Haver outros e mais profundos problemas no Sporting não faz com que o Keizer não seja um deles.
7 Agosto, 2019 at 15:21
Eu já vi o Ajax jogar muitas vezes, ontem vi mais um bocado contra o PAOK, os homens jogam à bola, sabem o que é o futebol, e têm exactamente as mesmas fraquezas do Sporting, bola nas costas da defesa, transacções defensivas rápidas e vêem-se aflitos. A diferença está nas peças. Ziyech e Tadic são extremos de bola no pé, jogam de cabeça levantada e têm precisão no passe, cá jogas com Raphinha e Acuña, um só sabe correr o outro cruzar e defender. O avançado de ontem foi o Huntelaar, por vezes era o Tadic, mas o que fazem muitas vezes é recuar para fazer a tabela (tipo pivot no futsal), ou procurar a profundidade à espera de um passe que rasgue a defesa, já nós temos Dost que não corre, ou o LP que apesar de ser melhor para esse estilo de jogo, também não tem a qualidade de passe ideal. No meio campo, jogam gajos como o Blind e Mazraoui, nenhum deles imponente, mas que são rápidos a recuar e estão sempre em movimento, sempre a dar linha de passe, cá tens o Wendel, que 90% das x recebe bem, vira-se para transportar, mas tem 0 linhas de passe porque não as criam, tem de vir o Bruno muitas vezes atrás. Doumbia é bom, mas passa mal, tem técnica no 1v1, mas solta muitas vezes mal a bola.
A diferença do Ajax para o Sporting é que o passe é refinado, os jogadores desde o central ao avançado, todos passam com qualidade, raramente recorrem ao chutão para a frente, cá não consegues fazer o mesmo, porque não foram compradas peças para isso. E acho que aqui a culpa não foi dele porque como disse, o Keizer manda 0.
7 Agosto, 2019 at 15:37
A diferença do Sporting para o Ajax é que o Ajax tem uma forma de jogar que está muito trabalhada desde sempre. E por isso é que o Keizer foi um oásis de merda num crescimento sustentado.
Os jogadores sabem o que fazem, estão integrados num colectivo que tem rotinas, que faz combinações, que ataca como um bloco, uma equipa ofensivamente muito trabalhada.
Se meteres o Ziyech numa equipa sem rotinas ele também vai demorar a ver onde está a melhor opção e vai tomar muitas vezes a opção errada. Fazes o mesmo ao Tadic e vês o que ele era no Southumpton. Muito talento mas muitos espasmos. Metes um Blind no United e não vez metade do que vês hoje.
É essa a diferença. Num lado tens uma coisa bem trabalhada, bem feita e onde foram a fundo num modelo. Aqui não tens nada. É meter jogadores no campo e esperar para ver o que são capazes de fazer.
Se o Keizer fosse capaz daquilo estava no Ajax…
7 Agosto, 2019 at 15:58
Eu acho que o problema do Nouri afectou bastante o plantel, e acho que é uma desculpa plausível, até porque nós mais que ninguém sabemos que os jogadores são afectados por tudo e por nada.
O Ajax ficou 10 anos sem ser campeão, voltou em 2011 e quando se pensava que iam dominar depois do tetra ficou outros 4 sem vencer. Foi preciso mudar a estrutura e dar tempo. O Keizer foi um dos 4 ou 5 que tiveram que não foi campeão.
Eu não acho o Keizer a última coca cola do deserto, aliás eu nunca o teria contratado, precisávamos de certeza e experiência, não de um desconhecido. Agora o homem necessitava de tempo, que nunca iria ter, e condições, que o CD também não lhe parece dar.
7 Agosto, 2019 at 20:50
a cena do Nouri não é uma 2desculpa”
tinhas um plantel de miudos que jogava juntos a 4, 5 anos e de repente um deles cai em campo daquela maneira.
e estamos a falar de uma grande parte da equipa ser jogadores de 18, 19, 20 anos, ou seja aquilo no inicio de epoca foi muito complicado em termos psicologicos
7 Agosto, 2019 at 20:48
concordo com o que dizes, eu vi o jogo do fim de semana para o campeonato e aconteceu isso mesmo.
isso e empataram com ajuda extra
7 Agosto, 2019 at 15:03
É isso tudo FixTix, mas lá esta, vai ser o keizer que sairá queimado para salvaguardar a estrutura.
Para mim iá tudo embora, keizer e estrutura, limpeza total.
7 Agosto, 2019 at 15:22
Concordo em parte, mas isso é problemático, estamos sempre a renovar e nunca estabilizamos. Eu acho que há uma ideia ou havia, o problema foi concretizá-la, e nem conseguiram nem vão conseguir.
7 Agosto, 2019 at 11:34
Concordo 100% com o texto, apenas quero acrescentar que os comentários do treinador na flash interview depois do jogo foram os comentários de uma pessoa que não tem a mínima ideia da gravidade do resultado ou do significado de um derbi destes para nós. Parecia que esta a comentar um jogo de pré-epoca com a maior das normalidades. Essa postura só me irritou ainda mais, mostra que este tipo não percebe a mistica do clube.
Tb gostaria de acrescentar que tenho sérias duvidas que tenha sido o treinador a escolher ou a aprovar reforços, este gajo sabe lá quem era o Llori, e o comentário dele sobre o Mateus ser encostado tb insinuou isso.
7 Agosto, 2019 at 11:36
Este clube devia ser um caso de estudo. Cheio de adeptos esquizofrênicos que se conhecem dois números : 8 ou 80.
Este anos vamos ter o que merecemos. A mesma porcaria dos últimos 18 anos.
Tenham um excelente dia!!!
7 Agosto, 2019 at 11:45
Estás a falar dos adeptos que diziam à 1 semana que o Keizer era a solução, que ganhou montes de coisas por isso merecia começar a época e os desconfiados ou que diziam que o Keizer não era solução eram viúvas e teletubies e o crl e agora, passado 1 semana, o Keizer é para despachar e não é solução.
É isso?
7 Agosto, 2019 at 17:14
É. Está a fazer a biografia de vida. Bom início. Pede ao Rogério Alves para fazer o prefácio.
7 Agosto, 2019 at 11:43
Um benfiquista que conheço ainda hoje disse que depois do 5-0, se ele fosse o Keizer, demitia-se. Eu concordo com ele, mas esta comandita de usurpadorea, devia fazer o mesmo.
7 Agosto, 2019 at 11:54
Cheguei a acreditar que o Varandas aparentava o que não era e podia estar ali a representar um papel. Com o tempo, percebi que não está, ele é mesmo assim: idiota.
Útil para muita gente, claro, mas não deixa de ser um idiota. Pensava mesmo que era capaz de ser Presidente do Sporting, possivelmente o cargo mais difícil deste país.
Até o tio Ricci lhe tirou logo a pinta, lembram-se?
Neste momento, já deve ter algumas dúvidas naquela cabecita oca.
Como não tem perfil de líderança e está rodeado de amadores, deve andar ó tio-ó tio, sem saber o que fazer com BF. Não fossem as 2 taças caídas do céu…
7 Agosto, 2019 at 11:55
na minha opinião não saímos disto enquanto não se enfrentar o real problema , podemos trocar o MKeizer pelo Guardiola que não saímos disto , o Sporting precisa de alguém que o ame que o defenda como seu , alguém que ponha de uma forma indiscutivel os interesses do Sporting acima de qualquer outros , só depois podemos pensar em algo positivo .
7 Agosto, 2019 at 12:05
Mas quem é que foi descobrir o Keizer no fim do mundo? Quem é que ainda hoje está acima do Keizer na estrutura?
Apostar no Luís Castro (por exemplo) e falhar é uma coisa, toda a gente sabe quem é o Luís Castro e pode, ou não, querer apostar nele. Mas para ir buscar um treinador holandês de segunda divisão que está encostado nas arábias, das duas uma: ou se sabe muito de futebol ou não se sabe nada. Infelizmente, parece-me que não restam dúvidas.
Depois, o scouting. O tema que serviu para atacar BdC — e JJ — durante anos. O scouting do super scout que já foi do Porto e do Football Manage e está a trabalhar há um ano. F*da-s*, um ano e dois mercados e o resultado são 40 milhões de euros queimados em segundas linhas???? Só podem estar a gozar.
Finalmente, a condição física. E só pergunto: o que anda a fazer o cientista do desporto que nasceu no Irão e o feiticeiro tuga que preparava jogadores de rugby na Nova Zelândia. É isto que têm para dar???
7 Agosto, 2019 at 12:05
“É bastante impressionante como ainda não começou o campeonato e eu já tenho esta sensação de desgraça eminente.”
Tiago bela posta! A primeira frase resume tudo!
Não vamos lá… mas digo mais, se o Kareca “não se manca” e ganha os próximos 4 jogos do campeonato, “vai de vela” em Setembro…
Gestão de topo da croquetagem rumo ao abismo!
7 Agosto, 2019 at 12:06
errata – não ganha…
7 Agosto, 2019 at 12:10
Como é tu podes olhar para a equipa do ano passado e dizer que podíamos ter feito uma gracinha na Europa?
Concordo com as sensações que os jogos transmitiram, mas onde tu vês a falta de qualidade de Keizer eu vejo falta de inteligência dos jogadores, à cabeça, Coates, Wendel, Raphinha, Bruno Fernandes e Acuña. Por razões diferentes, todos eles falham em muitos momentos do jogo e retiram-nos posse de bola e capacidade de gestão do jogo:
Wendel – perdas de bola quando arrisca conduzir em corrida, cavalgadas, etc, quando o que se pede é que pense o jogo.
Conduz sempre a bola como se de um contra-ataque se tratasse.
BF – por ser o melhor jogador da equipa e carregar a responsabilidade de marcar, também deixa a equipa muito desequilibrada quando perde a bola. Não consigo perceber a pressão que faz junto das defesas adversárias, muitas vezes sozinho.
Coates – Quando decide fazer os seus lançamentos em profundidade que se traduzem, na sua maioria, em perdas de bola.
Acuña – É louco e reage como tivessem matado a mulher sempre que não concorda com alguma coisa.
Raphinha – Muito habilidoso e com golo, decide muitas vezes mal e deixa um corredor aberto nas costas.
7 Agosto, 2019 at 12:20
Fazer uma gracinha não é ganhar…mas o Vilareal não tinha mais equipa que nós e chegou aos quartos.
Fogo…se é falta de inteligência de quase todos os jogadores (ou todos mesmo)…se calhar o problema está no sistema e no facto de tudo ser tão anárquico que depende tudo deles…
Nada está trabalhado nem mecanizado…por isso os jogadores são deixados apenas a decisões tomadas em fracções de segundos e à anarquia. Claro que tomam más decisões ou atrasadas muitas vezes…
7 Agosto, 2019 at 14:20
Não digo que não, que o treinador não tenha a obrigação de esconder esses erros, mas se somares a isto, Gaspar, Ristovski, Jefferson, Gudelj….
E ainda… Diaby.
Tens um 11 em campo, que no fim do jogo, é francamente mau.
Mas pode ser por aí, por essa anarquia de que falas.
7 Agosto, 2019 at 14:19
Não se criticam jogadores em público, dá suores.
7 Agosto, 2019 at 12:16
“Termino apenas por referir que ao contrário de outros, não duvido da boa vontade do presidente, do Viana ou desta direcção.”
Ri-me. É que já só dá mesmo para rir.
O resto? Continuas a falar das questões formais da bola.
Continuas a esquecer-te que apoiaste a palhaçada que levou à destituição (que tu, com uma lata brutal, ainda defendes!!!!!!!!).
Isto vai tanto, mas tanto, para além disso.
7 Agosto, 2019 at 12:22
Se eu ainda defendo é porque não me esqueci…
7 Agosto, 2019 at 12:42
Então cala-te.
Serve para quê queixares-te de algo de que também foste responsável ?
Olha, faz com um outro que por aqui andava e que pedia, agora, desculpa aos ‘brunistas’ pela derrota dos 5-0 😀
E no teu caso é mais grave porque não és parvo nenhum.
7 Agosto, 2019 at 13:05
Apoias te a destituição?
Então chupa pelos 5×0!
A lógica dos batatas!
Será que quem não apoiou a destituição as tacas de portugal e da liga podem levar tambem com um Chupa ???
7 Agosto, 2019 at 13:39
Os resultados serão apenas a consequência mais visível — para os distraídos.
O problema é o resto.
Depois, com o tempo, até tu percebes.
Continua a falar das Taças e a mandar areia para os olhos dos outros que vais ver o sucesso desportivo nos próximos tempos a esmurrar-te em cheio na tromba.
Tu és daqueles que mereces.
7 Agosto, 2019 at 13:50
Eu sei que estás desejoso que isso aconteça!…
7 Agosto, 2019 at 13:55
Ou, se calhar, não vais perceber merda nenhuma.
SSL.
7 Agosto, 2019 at 13:57
As taças foram um verdadeiro acidente. Caíram do céu. Não jogámos um caralho e ganhámos por pura sorte. O Porto atropelou-nos em ambos os jogos e, ainda hoje, devem estar para perceber como é que perderam.
Se fiquei feliz por ganhar? Claro que sim, mas isso não me impede de ver que foi pura sorte. Teve a ero de mérito do Keizer, do Varandas ou de quem quer que seja!
7 Agosto, 2019 at 13:58
Corrijo. Teve mérito de quem marcou e defendeu penalties.
7 Agosto, 2019 at 15:38
“As taças foram um verdadeiro acidente. Caíram do céu. Não jogámos um caralho e ganhámos por pura sorte. O Porto atropelou-nos em ambos os jogos”
Fodasse…
No tempo do Rei Sol as Taças de Portugal que ganhamos ao braga e ao vitoria foram a jogar pa caralho!!!!!!!
#SemNoção!!!!
7 Agosto, 2019 at 14:20
Sou responsável por ainda haver Sporting, é verdade. E sou responsável por lutar sempre por um Sporting melhor.
Calar…não me vou calar. Enquanto o Sporting estiver vivo, não me vou calar.
Sou responsável. É verdade. Desde que voto, vou ao estádio e alimento o Sporting que sou responsável pelos meus actos. E até agora arrependi-me uma vez apenas. 1. De ter achado que aquela ameaça na AG em Fevereiro era apenas um caso de birra de criança passageira e não um sinal de completo descontrolo emocional. Se calhar ali tínhamos morto muita coisa.
Aliás…2. Arrependi-me de ter votado no Dias Ferreira na primeira eleição em que o BdC participou. Mas também sei porque é que o fiz e mesmo arrependendo-me, sei que o fiz pelo melhor do Sporting.
Mais nada.
7 Agosto, 2019 at 14:46
Não consigo criticar pois nitidamente tomastes uma opção em consciência e consciente que era o que entendias ser o melhor.
Quem nunca aconteceu o mesmo que atire as primeiras pedras.
Mas era tudo tão evidente, a 3ª via que nunca deu a cara, enfim … o comentário na pagina seguinte do Tenham Orgulho é elucidativo.
Olha esta era uma das situações que não me importava mesmo nada de ser quem estava errado, desde o inicio.
7 Agosto, 2019 at 19:06
E até agora arrependi-me uma vez apenas. 1. De ter achado que aquela ameaça na AG em Fevereiro era apenas um caso de birra de criança passageira e não um sinal de completo descontrolo emocional. Se calhar ali tínhamos morto muita coisa.
Está tudo dito.
Se a tua leitura da AG de fevereiro é essa então estou a perder tempo.
Aprecia este Sporting.
Ele é todo teu.
7 Agosto, 2019 at 19:45
Estás claramente a perder tempo…
Obrigado. Assim farei. Como sempre fiz. Só não vou à Madeira porque este fds tenho um casamento…
7 Agosto, 2019 at 15:15
Não os vejo como mal intencionados, ao contrário de outros.
Vejo-os como uns atados que não têm a mínima competência para o cargo que ocupam.
7 Agosto, 2019 at 12:22
Muito bom Tiago, é também a minha visão.
O que dirá o cartilheiro, lançador de boatos, difamador, tasqueiro SIR, depois de tudo o que escreveu sobre o homem?
7 Agosto, 2019 at 12:40
Aquele momento em que os beneditinos põem os corninhos de fora…
No Sporting tudo é politizado, infelizmente.
O Keizer vai cair, possivelmente dentro de poucas semanas, e o gago mental vai tentar segurar-se.
Mas os beneditinos andam aí.
Pobre Sporting, nem daqui a 100 anos.
7 Agosto, 2019 at 12:44
Os beneditinos já pediam ao seu candidato para aparecer.
Um arzinho da sua graça, sei lá.
7 Agosto, 2019 at 13:13
Calma, deixa apodrecer mais um tiquinho…
7 Agosto, 2019 at 19:10
Pois é verdade… ele já “deveria” ter aparecido para ao menos de mostrar vigilante e preocupado… mas é como os tempos de hj, a coisa tá encoberta com humidade de caixão à cova!
7 Agosto, 2019 at 12:55
Antes ele que esta merda
7 Agosto, 2019 at 13:19
Tens a certeza? Eu não tenho.
Explico. Perante tanta asneira do Sr. Varandas, e dos seus cientistas da NASA, porquê que o Benedito nem uma vez veio defender o Sporting?
Repara que eu digo defender o Sporting, não digo criticar o sr. Varandas.
Fácil, fácil: porque estava na cara, como agora se comprova, que o Varandas vinha para sacar o dele, é certo que à grande, e deixar o Sporting na penúria. Como os seus tios antecessores já o tinham feito. Nada de novo aqui.
Benedito fez política, deixou apodrecer, para agora, em breve, atacar mais facilmente o poder.
E o Sporting? Pois… E o Sporting…
7 Agosto, 2019 at 12:58
Esse selo que começas por colar a alguns sportinguistas aqui da Tasca mostra a politização do discurso que depois aparentemente censuras.
Ao invés, podias aproveitar a oportunidade para iluminar os néscios e derramares sobre os demais a tua infinita sabedoria revelando-nos o nome do próximo profeta.
A maralha agradecia.
7 Agosto, 2019 at 13:14
Tanta coisa que te tem passado ao lado ultimamente, como agora se comprova… O meu comentário é só mais uma.
Tens de estar mais atento.
7 Agosto, 2019 at 13:44
Obrigado, Senhor (ou Sir, neste caso).
O teu nome seja louvado.
7 Agosto, 2019 at 12:47
Excelente texto Tiago. Completamente de acordo!
7 Agosto, 2019 at 12:51
Excelente resumo e avaliação do que foi a época “futebolística”, Tiago.
Isto está tudo interligado e a incompetente é transversal a toda a gestão, da parte desportiva a financeira, passando pela comunicação que é de um amadorismo imperdoável.
No entanto aquilo que mais me preocupa é o parágrafo final, o caminho escolhido e que não augura nada de bom.
Ontem, ao final da noite, o Malcolm partilhou um link do blogue Castigo Máximo, onde o seu autor Pedro Azevedo volta a alertar para os perigos da actual política seguida na gestão de activos e na compra de parcelas de jogadores. De resto as mesmas preocupações que alguns tasqueiros como o Malcolm tem vindo a apontar juntando números para que fique mais perceptível a “coisa”.
O Clube é “gerido” com total opacidade para que a propaganda flua sem grande contestação.
O Sporting, e em especial a sua SAD, é uma empresa gigantesca para ter estes amadores à frente dos seus destinos. É que são todos nesta direcção! Não há um que se aproveite!
7 Agosto, 2019 at 14:29
É o que digo embaixo, ter umas ideias é uma coisa, todos as temos, construir um projecto é que é uma merda lixada…
7 Agosto, 2019 at 13:05
A revolução cubana do Sporting…
O nosso problema é que infelizmente não conseguimos distinguir uma ideia, ou várias, de um projecto e isto aplica-se a tudo o que tem sido feito com e no nosso clube nestes últimos 2 anos….
A minha opinião é que é preferível ter um projecto mais ou menos do que apenas ideias muito boas, porque as ideias (que todos nós temos) têm de ser enquadradas, testadas, programadas e aplicadas respeitando uma filosofia, um timing próprio porque isso é que é um projecto, ter uma uma série de ideias que são enquadradas por uma filosofia e implementadas na altura certa.
O que se passou de mal no CD deposto tem exactamente a ver com isso quando abandonaram o projecto original e começaram a improvisar, a navegar á vista, numa forma reactiva e não pro-activa, só deu merda, merda mesmo, notem que o projecto, mal ou bem ainda lá estava, só que estava a ser sub-alternizado pelo imediato, pela reação aos ataques, alguns muito baixos, rasteiros e ilegais, mas que cumpriram a sua função “abafar” os méritos do projecto com as reações intempestivas á situação.
Quando decidiram retirar o ex-CD de lá, foi pior ainda, não havia nada, nada para substituir a estrutura além de uma série de ressaibiados, parvalhões armados aos cucos e parolos incompetentes, para não dizer desonestos que nem percebiam metade do “filme” ou se percebiam decidiram propositadamente lesar o SCP nas suas vertentes financeiras, desportivas e pior humanas, esta gentinha chamaram-lhes pomposamente comissão de gestão….
Como há muita gente que confunde pensamento independente (nos momentos em que há uma convergência de alguma coisa) com fanatismo anti-qualquer-coisa fui convidado para vários grupos que supostamente seriam de reflexão sobre o SCP, mas na realidade tinham apenas um fim, o assassinio politico, profissional e humano de BdC e quando eu perguntava “Então e quem é que vamos por lá?” A resposta era sempre a mesma, misturada com umas ameaçasitas “Isso não interessa interessa é tirá-lo de lá….” ou seja mesmo numa das alturas mais graves e penosas do SCP (pior que me lembre só mesmo o GL, ou o Bigodes) os Sportinguistas “agitadores” não tinham filosofia nenhuma, projecto nenhum, merda nenhuma, só tinham uma ideia tirar o “gajo” de lá!!!!
Se perguntava, nesses grupos, “Então mas acham que este é o momento ideal? Não se podem esperar 5 ou 6 meses que o “project finance” do Carlos Vieira esteja concluído e depois forçar eleições? É que isto vai ter custos enormes, prejuízos incalculáveis para o clube” a resposta era mais do mesmo “Isso não interessa, temos é de tirar o “gajo” de lá” foi quando eu pensei estamos fodidos estes gajos ou são burros demais, ou estão-se verdadeiramente a cagar para o SCP e preferem retirar um “incômodo” (que o era na altura) a acautelar o futuro do Clube…
Na realidade quem fez o grosso do “trabalho” de sapa para retirar de lá BdC ( atenção não estou a falar dos “estrategas” que arquitetaram tudo, ou quase tudo, esses só lhes interessava chegar ao cofre) foram uns Che Guevaras de pacotilha, de trazer por casa mesmo que queriam uma história de “resistência” para contarem aos filhos e netos de como tinham andado nas “trincheiras” e derrubado um “ditador maléfico” e consoante os grupos etários, esses CHE da treta, eram constituídos pelos que não tiveram a coragem de falar contra o fascismo, depois não tiveram a coragem de se manifestar contra os COPCON no PREC e que agora finalmente, percebendo que estava tudo a favor, dos políticos aos magistrados, CS incluída como ferramenta principal, levaram tudo á frente, tudo mesmo, estatutos, leis do País, ética, decência, para realizarem o “sonho” de uma vida, eram uns “revolucionários” finalmente…
E agora cá estamos depois da nossa “revolução Cubana” com o nosso Fidelzinho da tanga que tal como o outro, não vê um boi de estratégia, de gestão ou de finanças que não tem projecto nenhum para elevar, neste caso o clube e que confundiu as ideias que tinha e as que lhe foram “soprando” com um projecto para o Clube….
Tem no entanto 2 diferenças; primeiro o nosso presidente não consegue fazer um discurso de meia hora quanto mais de 7 ou 8 (se calhar é a única benção deste mandato) e depois é bem educado e submisso para com “os poderosos” de resto o paralelismo é quase perfeito, desde a miséria do povo, neste caso o Sportinguista, até á cedência de “tropas” a quem oferecer um “ossito” para roer, até ao silenciamento mais ou menos musculações dos “divergentes” até ao hipotecar o futuro por falta de visão, conhecimentos e estratégia global e previsivelmente seguir-se-á a indigência e descalabro final….
E é isto “Viva la Revolucion companeros…”
SL
PS Estive em Cuba á 15 anos, adorei as “gentes” fiquei siderado com as condições em que viviam, um povo culto, espontâneo e empreendedor, disseram-me que agora ainda está pior…
7 Agosto, 2019 at 14:13
Duas notas e agradeço este excelente testemunho.
“…fui convidado para vários grupos …”
Não estando em nenhum grupo nunca tive duvidas que o que se passou é aquilo que descreves, alias, a tua descrição ainda consegue ser pior do que aquilo que pensava.
“… hipotecar o futuro por falta de visão …”
Isto é que é doloroso, muito mais do que levar 5 da merda dos corruptos de carnide.
7 Agosto, 2019 at 14:26
Yeep aliás fui ameaçado (pelos 2 lados diga-se, também, mas por uns mais do que outros) com algum detalhe e muita agressividade, mas só atrás do teclado, pelos “revolucionários” por cometer o crime de pensar e dizer “ok e então depois, o que é que fazemos?” Só é apenas isto!!!!
Revolucionário que é revolucionário gosta de sangue…
7 Agosto, 2019 at 14:29
Mesmo não tendo estado em nenhum desses grupos… só não viu/vê isso quem não quer… O objectivo era só um, tirar BdC de lá, o resto logo se vê. O chamado agora ou nunca e o eu (desses Che Guevara de pacotilha como tu tão bem chamas) acima do Sporting.
E isso vai precisamente de encontro ao que comentei ontem em relação aos sócios do clube e ao que sinto em relação a eles…. e essa é a principal e a grande razão do meu afastamento. A grande desilusão é precisamente essa.
7 Agosto, 2019 at 14:34
Sim e isto ē só um apanhado por alto, ainda não é hoje a minha análise aos sócios, aos seus interesses e motivações, no fundo á razão de fazerem o que fazem continuamente, porque isto não é de agora, por muito que tentem disfarçar e aldrabar, os mesmos ou outros iguais também correram com o “meu” presidente o JR e lixaram completamente o “Delfim” dele o Jaime Duarte para lá colocarem o Amado de Freitas, o Amado de Freitas por amor de Deus….
7 Agosto, 2019 at 14:39
Desses tempos já não tenho lembrança, mas pelo que já tenho lido/ouvido calculo que sim…
7 Agosto, 2019 at 16:52
Isso que dizes do João Rocha é bem verdade. Eu vivi esses tempos.
Quanto ao que descreves, e não tendo estado em nenhum grupo de qualquer dos lados (a distância também ajuda a isso, e o facto de não “ter vida” nas chamadas redes sociais) nunca duvidei que esse tipo de “coisas” se tivesse passado. É bem à portuguesa: “fazemos isto, que é o que interessa, e o resto que se lixe”. Logo se desenrasca qualquer coisa.
Está-se a ver. E ainda é só o princípio.
7 Agosto, 2019 at 18:44
Exactamente o k eu penso e pensei
7 Agosto, 2019 at 15:57
Portanto vens confirmar que houve um golpe de estado e foste convidado para tal? Com o propósito de tirar o gajo de lá?
Isto é muito grave!
Desculpa se estou errado mas foi o que percebi.
7 Agosto, 2019 at 16:38
Não, não fui convidado para golpe de estado nenhum, fui convidado para grupos de “reflexão” Sportinguista cujo verdadeiro objectivo era retirar BdC do poder, o querer retirar alguém do poder no SCP ou noutro sitio qualquer é um direito que assiste a qualquer um que esteja descontente com qualquer coisa, ponto!
A “golpada” dá-se a um nivel muito acima da “soldadesca” aquilo era só “carne para canhão” gajos descontentes e excitados com a possibilidade de derrubarem um Presidente, um ou outro sabia umas coisas mas nada de transcendente, nada, estou a falar de informação que uma pessoa que quisesse andar á procura não encontrasse disponivel por aí…
Ou então passas a considerar todo e qualquer um que se manifeste contra o Varandas e apele á acção contra ele, protestos, deixar de pagar quotas, GB etc, um golpista…
É muito perigoso confundir o livre exercicio da opinião, gostemos dela ou não, com “golpes de estado” diria eu que é o primeiro passo para um regime totalitário e ditactorial…
Continuo convencido que houve uma “golpada” que houve coisas combinadas (anti-éticas, desonestas e lesa Sporting) e executadas na sombra, mas isso não passava pelos grupos aonde estive, aquilo era só Cheguevarasinhos de trazer por casa, sem tino ou juízo…
7 Agosto, 2019 at 17:57
Excelente comentário, TenhamOrgulho.
Confesso que no início também fui manipulado pelo descalabro e falência por causa das rescisões, da fuga de patrocinadores que no fundo resumiu-se a um e que ainda por cima devia serviços, etc.
Mas conforme via a situação desenrolar-se e a forma como vários protagonistas, desde jogadores a ex-dirigentes, começaram a cercar-se do Clube, percebi que a urgência era impedir que o Clube ficasse com a grande maioria da SAD, impedir que o Sporting controlasse a partir dai o seu futuro.
Varandas apresentou-se a candidato sem ter nada em carteira. Alguém o convenceu que teria hipóteses de ganhar se concorresse e que o resto logo se veria.
Miguel Cal foi convidado por ter feito um trabalho sobre o Sporting. Se calhar foi esse o “projecto”. O resto foi escolher pessoas e acreditar que o Sporting poderia ser gerido com boa vontade e propaganda.
Em 10 meses fomos confrontados com a direcção mais amadora que alguma vez tivemos a frente do Clube. Um dia hei de fazer um resumo do que foi feito até então. Vai desde um postal de parabéns a recordar a data do acidente de Cherbakov até permitir que Bruno Fernandes seja negociado pelo empresário que vendeu Rafael Leão para o AC Milan, sem passar cavaco ao Clube que foi prejudicado pela rescisão do jogador.
7 Agosto, 2019 at 19:26
Por muito k nos esforçássemos era impossível na altura permanecer sereno e equilibrado dada a enxurrada de notícias perniciosas com que levávamos e não era todos os dias era todas as horas
A mim o k me ajudou foi trabalhar com comunicação e mkting e saber como se faz e implementa uma campanha, seja política ou comercial os princípios são os mesmos só tens de fazer as devidas adaptações e uma campanha de descrédito e manipulação é fácil de reconhecer porque usam invariavelmente as regras ou adaptação das mesmas inventadas pelo ministro da propaganda Nazi, o Goebbels.
E foi com isso que atiraram aos Sportinguistas e nós, a grande maioria estávamos, completamente despreparados, como nunca andamos nessas guerras á seria de disputar a supremacia desportiva no País ( ao contrário dos adeptos das nádegas ) nunca tínhamos levado com um “filme” daquela intensidade ( embora com o BdC se tenha ultrapassado todos os anteriores limites) e fomos na cantiga…
Não levo a mal a quem honestamente ficou com a cabeça feita, tenho exemplos desses na família (mulher, mãe, sogra) porque eu próprio apesar de perceber o que nos estavam a fazer houve alturas em que pensei que estava maluco e que eles é que tinham razão…
Como disse não levo a mal quem foi na canção do bandido, mas já começo a ficar fodido com quem por orgulho ou arrogância ao fim deste tempo todo ainda não percebeu que o objetivo era foder um Sporting desafiante e poderoso que já estava a partir tudo nas modalidades e a obrigar os “padres” a horas extra no futebol, o BdC foi apenas um “entrave” que tinha de ser afastado (e servir de exemplo para o próximo) para voltarmos ao rame-rame do costume o “representante” do Norte vs o do Sul que o país é pequeno e não dá para mais…
Acho que muitos mais Sportinguistas percebem isso agora, o problema é como é que saímos da cova que nós (com muita ajuda das “forças vivas” deste pais) próprios cavamos…
SL
7 Agosto, 2019 at 18:08
Podia ser elevado a post !
7 Agosto, 2019 at 21:42
Bons comentários aqui!
7 Agosto, 2019 at 23:10
+1906
7 Agosto, 2019 at 13:27
Nem daqui a 100 anos.
Preparem se.
7 Agosto, 2019 at 13:34
Nisto estamos de acordo.
7 Agosto, 2019 at 13:35
Cherba, muda o toldo d’A Tasca. O Fight & Resist já era! Agora o que se coaduna é:
“Assim, nem daqui a 100 anos!”
7 Agosto, 2019 at 13:46
Agora?
Foda-se, uns meses depois de BdC ter chegado ao poder tenho uma conversa com um amigo a dizer algo como isto: “Este gajo, a mexer-se desta maneira, vai ser corrido rapidamente do clube”. Ele concordou e ‘arquivámos’ as nossas suspeições nessa altura.
Demorou cinco anos. Pelos quais estou eternamente grato, diga-se, mas chegou.
E chegou com estrondo. Não só correram com ele à bruta como ainda o expulsaram e assassinaram socialmente.
A mesquinhez e ruindade croquete (que eu conheço de ginjeira) não falham.
Enquanto tiverem poder vão sempre, sempre, lutar contra um Sporting que seja de todos. Independentemente dos resultados desportivos que esse tipo de Sporting obtenha.
O que nos leva, novamente, aos tais 100 anos.
7 Agosto, 2019 at 13:48
Cem anos de solidão…
7 Agosto, 2019 at 13:45
Continuo a ler cenas sobre esse tal “projecto”.
Já existe alguma alminha que me explique o projecto?
Quantos milhões foram gastos em transferências durante uma “crise financeira” para levar 5 dos lampiões?
E vamos apenas para o segundo ano. O que vale é o projecto.
7 Agosto, 2019 at 13:47
Pede explicações ao amarelo.
Ele deve ter redigido o (extenso) documento.
7 Agosto, 2019 at 13:51
Eh pá no Sporting é tudo uma merda. O presidente , o diretor, o treinador, o cortador de relva etc. etc etc . Por enquanto vá se lá saber porque safa-se o Paulinho.
O Varandas entao é o expoente da maldade. Incompetente, vendido, mercenário, empregado deste , empregado daquele , lacaio do outro.
Felizmente que os maiores detratores de tudo o que é do Sporting é gente que nao risca nada, nao tem voto na matéria, Porque ? Porque nao sao sócios nem nunca foram .
Bom bom era o outro. Aquele que tinha muito carinho pela formacao. Mas depopis comprava ás carradas , e esquecia-se de acautelar situacoes como a do Félix Correia.
Mas claro que agora a culpa é do Varandas. Pobre gente .
7 Agosto, 2019 at 14:03
Se o prazo máximo nos contrato de menores é 3 anos, se a direcção anterior sai, ainda no 1º ano do contrato e a dois do final, a culpa da não renovação é deles. Tá certo …..
7 Agosto, 2019 at 14:17
Esquece, estão iguais aos lampioes usam uma aritmética muito deles, a formação etc e tal o “gordo” lixou aquilo tudo, o gajo que utilizou mais jogadores da formação na equipa A, atenção não é no plantel, dos últimos 20 ou 30 anos…
Para mim a impagável ē deitarem as culpas dos juniores e sub 20 ao gajo que quando entrou eles já lá estavam com 12 e 13 anos, dasssse que nem contas sabem fazer…..ou não querem que é pior….
7 Agosto, 2019 at 14:19
Então e eu que sou sócio com GB do futebol é das modalidades posso dizer alguma coisa, ou tb tenho de ficar calado?
7 Agosto, 2019 at 14:25
Eh pá no Sporting é tudo uma merda. A começar nos Pachecos desta vida.
A cartilha hoje está forte. O Varandas é inocente, o culpado é o desgraçado do holandês
7 Agosto, 2019 at 14:52
Varandas escolheu o keizer. Logo tem as suas responsabilidades.
Tipo o gordo, lembras-te? Erao presidente quando a gandulagem invadiu alcochetee depois meia equipa debandou…?
Como é que se diz? Accountability?
Nao te preocupes que os sócios, a seu tempo, saberão avaliar o varandas
7 Agosto, 2019 at 14:55
O problema é que o “a seu tempo” deveria ter sido ontem!
7 Agosto, 2019 at 15:21
Tão lindo, a virem em defesa uns dos outros.
E os sócios não mandam nada. Agora já está, já está.
Nem sei como é que ainda estou a dar trela a uma das personagens mais cartilheiras da Tasca, foda-se. Shame on me, shame on me.
7 Agosto, 2019 at 15:58
Qual a responsabilidade de Varandas por 2 dos seus capangas, perdão, apoiantes e integrantes de lista, estarem nos grupos de WhatsApp em que se combinou o ataque à academia e onde se dizia que o próximo a levar e a cair era o gordo?
7 Agosto, 2019 at 19:14
Enquanto não houver real democracia no SCP esqueçam… sem colocar verdadeira equidade nisto 1 sócio = 1 voto não vamos lá!
7 Agosto, 2019 at 18:49
+ 1
7 Agosto, 2019 at 13:51
E uma cooptação, não para fazer mais uma? Como nos bons velhos tempos.
É um processo tão elegante, dá para fazer com elevada educação, dá para organizar um beberete e poupa-se aquela trabalheira toda de receber as pessoas no campo dos jogos e a maçada de tratar dos papéis com as cruzes.
Assim fazia-se um “boost emocional” total, que é a chamada chicotada psicológica neste noveaux old Sporting e se calhar as pessoas calavam-se mais um tempinho…
Fdx… Estamos no início da descida e já sabemos que não temos travões.
SL
7 Agosto, 2019 at 14:36
E o pior é que continuamos a carregar no acelerador e de vendas nos olhos.
7 Agosto, 2019 at 19:15
NUNCA se deveria ter aceitado esta tal “cooptação”… isto foi uma real facada na democracia do clube!
A partir daí foi “downhill”…
7 Agosto, 2019 at 13:54
´Reparem nesta pérola ,
#Fácil, fácil: porque estava na cara, como agora se comprova, que o Varandas vinha para sacar o dele, é certo que à grande, e deixar o Sporting na penúria#
Com que base , com que fundamento se produz uma afirmacao destas ?
Tenham vergonha na cara se sao homemzinhos.
7 Agosto, 2019 at 13:59
Estas chateado.
E preocupado estás? É que o fv não está!
7 Agosto, 2019 at 14:02
Sim estou preocupado porque quero sempre o melhor para o Sporting independentemente de quem o Preside.
7 Agosto, 2019 at 14:36
Ou seja, dizer isso sobre o actual presidente do SCP denigre o bom nome do Clube, é isso? ou será que denigre e põe em questão o “bom” nome do vf?
Eu estou é preocupada por ter levado 5 secos e não ver plano de futuro no SCP, mas isso sou eu, porque o vf já vi que não está.
7 Agosto, 2019 at 21:24
O melhor (e o pior) para o Sporting é dependente de quem o dirige e disso não podes ter a mínima dúvida se tiveres dois dedos de testa.
7 Agosto, 2019 at 16:02
Como assim com que base? Nâo está à vista de todos!?
7 Agosto, 2019 at 13:55
Grandissimo post Tiago. Análise lúcida e verdadeira ao reinado do Kareca até agora.
O problema é que o treinador, por incrível que pareça, é o menor dos nossos males.
Neste momento somos um clube sem cabeça, membros e pernas. Um circo autêntico que começa no pateta do presidente e passa por dezenas e dezenas de incompetentes em todas as áreas vitais. A distribuição de tachos é poleiros para pagar favores a isso obrigou.
É uma tristeza. 5 anos de trabalho a levantar um clube morto e a eleva-lo ao nível dos rivais para ir tudo para o galheiro em menos de 1 ano.
Pensávamos nós que o Cancro que consome este clube tinha sido removido em 2013. Pura ilusão.
Os principais responsáveis por estes 30 anos de miséria voltaram com a contribuição notável de milhares de sócios burros, cegos ou ignorantes.
Entre cartazes XXXL, passar informação às Toupeiras, ter reuniões com o Orelhas ou criar tertúlias de pavões ávidos por tacho, o que interessava era recuperar o poleiro perdido.
O lema é: EU, EU e Eu! O Sporting que se foda!!
Ou o Cancro é removido de vez, ou começa aqui o princípio do fim do Sporting Clube de Portugal como clube grande.
7 Agosto, 2019 at 13:56
Agora está tudo bem. A cmtv não passa em loop as 5 batatas que levámos no domingo, não excomunga o golpista de fivelas por ter dito que foi chato levar cinco na peida, mas que não está preocupado, que o que interessa é aos 60minutos da primeira parte só estarmos a perder por um a zero. Enfim… É para o lado que durmo melhor. Já fiz o meu luto há muito. Fodei-vos. A vida é dura para quem é mole. E neste clube à muita moleza. Muitos gatinhos mansos em vez de Leões. Pró ano há mais, enquanto durar a teta.
7 Agosto, 2019 at 19:05
+ 1
7 Agosto, 2019 at 13:59
Mais outra :
#Neste momento somos um clube sem cabeça, membros e pernas. Um circo autêntico que começa no pateta do presidente e passa por dezenas e dezenas de incompetentes em todas as áreas vitais. A distribuição de tachos é poleiros para pagar favores a isso obrigou.#
Cada um pior que o outro. As viúvas no seu melhor.
7 Agosto, 2019 at 17:17
Coitado. Tu sabes lá ao que andas.
7 Agosto, 2019 at 14:05
Podem explicar para eu perceber quais sao os tachos e os tachistas e qual o favor que está a ser pago ?
7 Agosto, 2019 at 16:06
Podes começar pelo Barbini que continua à frente da secção de e-sports, passas pelo tipo da segurança da academia que se esqueceu de avisar a polícia e a equipa em tempo útil e que acabou promovido e podes acabar nesta última que vi ontem:
https://twitter.com/Encava_fifica/status/1158728524938788864
7 Agosto, 2019 at 16:18
Se continua é porque já lá estava??
7 Agosto, 2019 at 17:21
Creio que sim, mas também creio que não foi o gordo do casaco de cabedal que disse que o ia afastar depois de aparecerem uns áudios do Barbini a prometer umas chapadas no Varandas se não se portasse bem. Aliás, antes deste episódio 99,9% dos Sportinguistas não conhecia esse Barbini que até nos grupos que combinaram o ataque à academia andava.
7 Agosto, 2019 at 17:17
Oh. Ó sardinha verde vens logo com factos, ele fica logo sem saber para onde se virar.
7 Agosto, 2019 at 14:08
E podem dizer-me quanto o Varandas já sacou ?
7 Agosto, 2019 at 14:17
Da minha capacidade de resiliência… para aí 80%.
Da minha confiança para o futuro nesta conjuntura… 95%.
E repara que estou ainda a deixar percentagens mínimas, que são onde me agarro.
7 Agosto, 2019 at 14:17
30 mil por mês mais benesses. É um beneficiário da golpada. Na big picture, ele é peixe pequeno. Serve interesses mais altos de sobrinhos e companhia.
7 Agosto, 2019 at 20:59
onde é que fundamentas que ele ganha 30 mil por mes?
é que, que eu saiba, nao foi discutido pela comissao de remuneraçoes quanto ele vai ganhar, o que quer dizer que ganha exactamente o mesmo que o anterior ganhava
7 Agosto, 2019 at 14:46
Ninguém sabe, essa é a questão.
Podem ser 10, 20 ou 30 mil por mês, já ouvi de tudo.
Mas uma coisa sei: Varandas está no Sporting desde 2011.
Chegou pela mão do seu irmão Pedro Varandas, ainda no tempo de Godinho Lopes.
Antes disso, era o fisioterapeuta dos juniores do Setúbal, portanto é justo concluir que o seu “rendimento” enquanto homem adulto, tem vindo do Sporting. Abriu uma clínica em 2015. Dizem que as dívidas chegam aos 200 mil euros, não sei se é verdade. O que sei é que o seu contrato com o Sporting acabava em Maio de 2018 e o departamento médico já tinha sido avisado que o seu contrato não seria renovado.
Agora, tira as tuas próprias conclusões.
7 Agosto, 2019 at 15:23
“O que sei é que o seu contrato com o Sporting acabava em Maio de 2018 e o departamento médico já tinha sido avisado que o seu contrato não seria renovado.”
Isto é mesmo assim? Tens a tua fonte segura ou é algo que possas partilhar?
7 Agosto, 2019 at 15:44
Nova teoria. Esta nunca tinha ouvido.
7 Agosto, 2019 at 19:17
Estes croquetes são uma cambada de mentirosos… +1 uma pr’enganar papalvos… não ganhem no campo que vão ver o q lhes acontece!
7 Agosto, 2019 at 16:07
Tenho também ideia disso, não vou perder tempo a procurar, posso dizer que um dos argumentos que já li por diversas vezes, para justificar a rescisão era esse, iria ser despedido e apenas antecipou a saída, se não foi assim, a coisa fica mais grave para alguém que é presidente, pois fica a certeza que antes de qualquer rescisão foi o primeiro a tomar a iniciativa dando um excelente exemplo para as rescisões que se seguiram.
7 Agosto, 2019 at 16:25
Não tenho fontes seguras, mas falou-se disso depois da célebre fotografia do BdC na enfermaria, após o jogo com o Paços. Não é preciso ser adivinho para perceber que as coisas azedaram entre eles.
7 Agosto, 2019 at 18:00
Não estou a duvidar, mas não li nada sobre isso e sabes como hoje em dia as coisas crescem depois do rumor de alguém…
7 Agosto, 2019 at 14:22
Boa imprensa, ninguém fala de crise depois de levar uma cabaz de toupeira, 60 minutos fantásticos e um resultado “exagerado”.
Academia a debandar e aos poucos a ser só verbo de encher.
Croquetes instalados no poleiro para mamar até não haver mais, ou nas TVs em são convívio com toupeiras.
Um país feliz(x) com o “status quo”, o reino da toupeira no seu apogeu, do outro lado da 2ª circular tudo manso e conformado, “é a vida”, a culpa é sempre do mesmo, do maluquinho que vai ser julgado e ainda estamos a pagar “as favas” da loucura.
A 4 dias de começar o campeonato, sem treinador, sem presidente, sem jogadores, sem dinheiro e (agora) sem auto-estima e depois de uma humilhação das antigas, nada de preocupações.
Tudo está bem na pequena aldeia Gaulesa.
7 Agosto, 2019 at 14:32
É um festim de hienas. É os parolos dos espadinhas agora não fazem prantos em direto.
7 Agosto, 2019 at 19:26
Brilhante “posta”… é tão isto!
Agora já tá, já tá… bem encaixotados na “tercera plaça” exprimidos pelo Mendilhões Bracarense… o resto já todos conhecem o filme!
7 Agosto, 2019 at 14:54
Choros e ranter de dentes rem sido mais a cena das viúvas
7 Agosto, 2019 at 17:20
No domingo eram só viúvas em directo a chorar.
Coitadas, algumas com 15 anos ou menos e já de luto.
7 Agosto, 2019 at 15:10
Em cheio na analise ao kaiser !
Ja se percebia ha muito que nao servia.
Se a direçao nao sabe ou nao quer assumir o erro e acabar com esta miseria futebolistica só tem também de se por a andar !
A direção teria o meu respeito de assumir que kaiser nao serve o projecto mesmo depois de duas taças.
Continuar com ele é hipotecar mais um época.
Sempre disse que nao durava até ao Natal. Neste momento acho que nao sobrevive a um derrota nos barreiros e a outra vergonha com os lampioes do Norte.
Kaiser deve estar a rezar a todos os santos para que BF continue… pelo menos tem de estar procupado ao contrario do inconsciente do presidente
7 Agosto, 2019 at 17:07
Relativamente ao texto do Tiago, partilho muitas das ideias que foram por ele explanadas, mas confesso que sempre achei que Keizer depois de vencer as 2 taças deveria começar a época!!
E porquê??
Primeiro por essas mesmas vitórias, em segundo por não ter sido Keizer a formar o plantel e perceber que ao cair de pára-quedas no Sporting o tempo do treinador para mostrar serviço era muito pouco e a tendência a agarrar-se a um núcleo duro de jogadores, rodando pouco os mesmos poderia advir disso mesmo, e em terceiro porque temos sido um autêntico cemitério de treinadores com resultados práticos negativos em quase 100% dos casos.
Posso alencar uma quarta que será tudo o que nos tinha acontecido no verão passado, em que achava que deveríamos acentar, normalizar, estabilizar, o que seja… Até porque vínhamos de 2 épocas de JJ sem jogar um car@lho, e tínha tido a estabilidade e orçamentos que outros nunca sonharam.
Depois desta pré-época, as minhas dúvidas são mais que muitas, ou estão a passar a certezas…
De qualquer modo vejo pessoal a falar em mudar já de treinador, e um dos nomes entronca no Silas!!
Confesso que não conheço nada do mesmo que me diga é este sem ficar com grandes dúvidas mas um nome tenho que gostava que viesse…. XAVI!!!
Por ser uma referência como jogador, ter vindo da formação do Barcelona e penso que valorizará a mesma, por opinião de quem o conhece que diz que será excelente e sabe tudo de futebol, porque para a marca Sporting seria óptimo, e porque cresceu dentro de uma filosofia de jogo e trará certamente esses conhecimentos consigo.
Será possível?
Duvido, mas seria esse o meu treinador caso Keizer saia proximamente.
SL
7 Agosto, 2019 at 17:25
Boa Tarde.
Keizer não sai até ao Natal, pelo menos.
Varandas sabe que isso era uma “facada” no seu projecto, porque a aposta em Keizer é TODA sua, sim porque o Varandas, é o líder máximo, sobretudo no futebol (não acredito que nas modalidades tenha “mão”, só disponibiliza o arame ao fim do mês).
Neste momento estou um pouco sem opinião, sobre isto.
Já vi tanta merda nos últimos 20 anos, que me lembro de ver futebol a sério, que o que posso escrever nesta altura, é que não despedia Keizer, porque quer me parecer que o problema pode vir mais de cima e mesmo chegando outro treinador poderá sofrer do mesmo e isto vai me fazer lembrar os tempos de Bettencourt e GL, onde foram queimados treinadores qualidade, como PB, Domingos e até o Sá Pinto.
O Sporting tem que ganhar os primeiros 4 jogos do campeonato e ir para a paragem de selecções, sem problemas…
Se por acaso dos 4 perder pontos em algum…o treinador fica por um fio e o Varandas não chega ao fina da época.
Porque aqui o problema não será Keizer.
7 Agosto, 2019 at 17:29
E próxima presidente será Benedito, sem nenhuma dificuldade.
7 Agosto, 2019 at 17:30
Com ou sem sucesso de Varandas/Alves/Albuquerque.
7 Agosto, 2019 at 18:13
Venderam a última época como de sucesso, aliás venderam de mais, não se despede o treinador que conseguiu a melhor época em 17 anos (dizem eles) para depois o despedir ao fim de meia época. Varandas cavou o próprio buraco. A solução teria ser dado a Keizer o que ele quisesse, não o fez, agora aguente-se.
Benedito está-me entalado, colocou-se a um canto, deixa a direcção enterrar-se e enterrar o Sporting. Neste momento não sei se é mais valia, se é a mesma merda com cheiro diferente.
7 Agosto, 2019 at 18:36
O Benedito, mais valia ou não, só não ganhou pela cena dos votos.
Portanto dps de uma “queda” de Varandas, é o favorito “destacado”.
7 Agosto, 2019 at 18:38
Isso depende sempre de quem são os outros intervenientes. Se tivermos um Madeira Rodrigues, o Tio Ricci e mais 2 personagens de certeza que ganha a milhas, mas pode sempre haver uma ou outra surpresa.
7 Agosto, 2019 at 18:14
Perdendo nos barreiros e com os lampioes do norte….ja era !
Alguma duvida ?
7 Agosto, 2019 at 18:15
Ups…era como resposta ao stalley dois comentarios acima
7 Agosto, 2019 at 18:37
Ai sem chance.
Vai de vela, mas o Varandas fica também desamparado.
Mais uma vez, foi uma aposta muito PESSOAL.
7 Agosto, 2019 at 18:17
Acreditas mesmo nisso ?
O mais provavel é perder nos barreiros e em casa com os lampioes do norte e o kaiser já era !
7 Agosto, 2019 at 18:18
Desisto 🙂