Um Porto que mantém as bases, um Benfica que investe como nunca, e um Sporting que se reformula. Mais do que nunca o equilíbrio entre os 3 grandes vai ser dominante na principal liga de Andebol portuguesa. Iremos ter um campeonato altamente disputado, onde a gestão do plantel entre as diferentes competições pode fazer a diferença. (Quem não se lembra da quebra abruta de forma do Sporting na reta final do campeonato transato?).

Considero que o Porto parte com um ligeiro favoritismo. Conseguiu, com mérito, manter a espinha dorsal da equipa que o levou ao título, registando a saída por empréstimo de Leandro Semedo ao Helvetia Anaitasuna e o regresso de Ruben Ribeiro, jogador dos quadros do FCP que esteve na temporada transata a rodar no Avanca. Neste início de época, temos visto um Porto a todo o gás, onde para além da excelente pré-época onde defrontaram equipas de topo mundial, venceram a Supertaça frente ao Águas Santas por (28-22) e a 28/08 estrearam-se no campeonato com uma vitória (18-32) frente ao Madeira SAD.

Por seu turno, temos um Benfica que aumenta (e de que maneira!) o investimento nesta modalidade. Três dos reforços são jogadores que já atuaram em ligas europeias extremamente competitivas e que chegam a Portugal para diminuir o gap existente entre esta equipa e SCP/FCP. Jogadores como: Petar Djordjic (ex-Meshkov Brest); Carlos Molina (ex-Magdeburg); René Toft Hansen (ex-Veszprém) vêm rotulados de autênticas mais-valias e irão certamente aumentar a qualidade da nossa liga. Para além destes, destacar o regresso do internacional português Gustavo Capdeville proveniente do Madeira SAD e de Romé Hebo que chega do 1º de Agosto. Notar ainda a saída de alguns jogadores, nomeadamente Alexandre Cavalcanti, um jovem de muita qualidade que parte para o Nantes.

Quanto ao Sporting… quanto ao Sporting penso que estamos exatamente na mesmo ponto de situação quanto à última vez que falámos de andebol aqui na Tasca (clica aqui se quiseres ler).

Minto. Existe uma diferença. De então para cá o Mister Thierry Anti já demonstrou por 3 vezes a sua insatisfação quanto à passividade dos dirigentes leoninos na contratação de um lateral direito! No dia da apresentação da equipa teve a oportunidade de referir à comunicação social a necessidade da contratação de um LD. Alguns dias depois, publicou na sua conta de Twitter “Adapte-se a um novo contexto, a outro idioma, a uma equipa incompleta … para adaptar, qualidade fundamental.” A 28 de Agosto, em vésperas do Toféu Stromp e numa espécie de antevisão do mesmo, volta ao Twitter dizendo “vamos jogar esta noite sem Skok, Frade, Ruesga, e sem lateral direito.” Realçar que este último comentário foi entretanto apagado.

Devo dizer-vos que estou a gostar desta abordagem de Anti. Nota-se que sabe ao que vem e o que necessita para efetivamente montar uma equipa de excelência. Mas isto também levanta outras questões. Muito honestamente, não vejo que um treinador desta craveira internacional tivesse aceitado vir para o nosso clube sem garantias efetivas de que as carências do plantel iriam ser colmatadas. Com toda este “forcing” volta, uma vez mais, a por em cheque os dirigentes leoninos de forma a que estes arranjem efetivamente uma solução.

A pré-época está na reta final, e o Sporting obteve os seguintes resultados:
10/08: Sporting Vs Boa-Hora (39-26)
14/08: Sporting Vs Belenenses (36-21)
17/08: Sporting Vs Atlético Valladolid (37-29) Torneio Internacional de Viseu
18/08: Sporting Vs Benfica (21-22) Torneio Internacional de Viseu
23/08: Sporting Vs Cherbourg (25-22)
29/08: Sporting Vs Vitória de Setúbal (38-17) Troféu Stromp
(A análise à performance da equipa irá ser feita em publicações futuras).

A estreia no Campeonato está marcada para o próximo Domingo ás 16h no reduto do Boa-Hora e no dia 04 de Setembro a equipa faz a sua estreia no João Rocha frente ao Maia/ISMAI às 20h.

Tasqueiros da área de Lisboa são 2 jogos que não devem perder! E devo destacar que frente ao Boa-Hora o Sporting vai defrontar o Salvador Salvador e o Joel Ribeiro, dois dos maiores valores da nossa formação que durante esta época irão rodar naquela equipa.

*às quintas, o Ventus109 dispara uma rabanada dos sete metros que arrasta todas as novidades sobre o nosso Andebol