Durou pouco o sorriso no rosto dos adeptos leoninos e depois dos sinais de melhoria o Sporting voltou a cair perdendo em casa, com três penaltis insólitos, frente a um Rio Ave que deixou a nu todos os problemas de uma equipa completamente perdida e dirigida por um treinador que não faz a mais pequena ideia sobre o que está a fazer
É demencial. Não há palavras que consigam dizer o horror
Na ressaca daquele que tinha tudo para ter sido um fantástico final de tarde em Alvalade (jogo a começar a horas decentes, calor, sol a cair com estilo, belíssima assistência, várias famílias presentes), podemos disparar em várias direcções.
Podemos mandar Coates para a fogueira, apontando-lhe o dedo por ter cometido três penaltis, mesmo que um deles, o segundo, não o seja de forma alguma. É verdade que o uruguaio está completamente fora de forma, fruto de uma pré-época tardia e quase inexistente, e que vem acumulando erros, tal como o seu parceiro do lado, Mathieu, embora o francês tenha sido, muito provavelmente, o mais consistente jogador leonino ao longo da partida de ontem. Mas não é menos verdade que, actualmente, qualquer defesa do Sporting está sujeito a ser figura pela negativa, tal a inexistência de um processo defensivo e tal o passador que o nosso meio-campo se revela.
Em segundo lugar podemos (e devemos) apontar o dedo ao sr. Pinheiro. O sr. Pinheiro é um árbitro que está envolvido no esquema dos emails, das missas e dos padres. Um corrupto, portanto. E, ontem, fez em Alvalade aquilo que jamais fará na luz ou no dragão: assinalou três penaltis contra o Sporting, o primeiro discutível, o segundo inexistente, o terceiro claro. Pelo meio, não quis assinalar uma falta clara sobre Raphinha na área vilacondense e utilizou aquele critério que vai enervando tudo e todos em lume brando. Claro que o VAR não fica impune (na falta sobre Raphinha assobiou para o lado) e não deixa de ser curioso que nem num dos lances o sr. Pinheiro tenha tido necessidade de ir espreitar as imagens. São coisas que só acontecem em Alvalade, estádio onde nas bancadas há quem mais facilmente invada uma Academia para bater nos jogadores do que utilize essa amostra de masculinidade para colocar em sentido que nos prejudica há décadas.
Mas o que mais me incomoda nesta ressaca é o facto de estarmos a insistir num erro chamado Keizer.
Vi um pobre homem agarrado ao que restava da sua mulher
Errando pela baixa
Os olhos fixos num horizonte perdido
Sem uma palavra Sem um som
Keizer está em Portugal há dez meses. E ao fim de dez meses o Sporting não tem fio de jogo, não tem processo defensivo, não tem processo ofensivo. É uma equipa perdida, anárquica (quantas vezes Wendel e Doumbia se atropelaram, quantas vezes os alas quase chocavam com os médios que faziam o movimento de dentro para fora?), à imagem de um treinador que não percebeu o clube e não percebeu o campeonato onde está, mesmo depois de um estágio intensivo de seis meses.
A forma como o Sporting reage às incidências do jogo é sintomático da mentalidade de Keizer algo que, obviamente, influencia a equipa: assim que se apanha em vantagem, a opção do treinador é recuar linhas, oferecer a posse de bola e começar a meter defesas ou médio defensivos lá para dentro. Foi assim com o Braga, onde a equipa ganhou, mas, como aconteceu ontem, podia ter perdido em casa tendo mesmo terminado a despachar bolas para onde fosse possível. Foi assim em Portimão, com a felicidade de Bruno e Raphinha terem tirado o coelho da cartola e matado o jogo com o terceiro golo.
E foi assim ontem. O Sporting tinha entrado mal na segunda parte, à semelhança do que tinha acontecido na primeira (inexplicável como treinador e presidente comentam o sorteio da Liga Europa assumindo que o importante é o campeonato e a equipa surge tolhida, sem chama, incapaz de assumir esse desejo de chegar em primeiro o fim da maratona), Renan tinha defendido a única grande oportunidade do Rio Ave para lá dos três penaltis, mas aparecia Luiz Phellype a fuzilar uma bola perdida dentro da área. A cerca de 40 minutos do final da partida o Sporting virava o marcador e tinha caminho aberto para os tão desejados três pontos.
Acontece que a partir desse momento deixou de haver Sporting. Tirando as loucas correrias de Raphinha, a pressão com o coração feita por Vietto e por Bruno Fernandes ou o esforço de Acuña para estar em todo o lado na canhota o que se via era uma equipa à toa. Junto ao banco, Mister Klementina brincava ao homem estátua. E quando a equipa estava no limite do encolhido e do atarantado e quando todos os que estavam a ver o jogo já tinham percebido que, assim que pudesse, o Pinheiro nos ia enfiar um enorme ramo no cu, ele decidiu tirar Vietto, o gajo que estava a ser mais esclarecido com a bola nos pés (e diz o holandês que o problema foi não termos segurado a bola), e colocar Borja.
Ah, a doce sensação de trancar a janela em dia de ameaço de vendaval. Que se lixe se nessa altura (80 minutos) o Rio Ave tinha mais posse de bola (53%-47%), maior eficácia de passe (81%-78%), mais passes efectuados (427-378) e mais duelos ganhos (46-36). Todas as fichas estavam no espírito guerreiro dos jogadores, que se esta merda resultou em duas taças há-de resultar num campeonato. Só que não. E desta vez nem Renan foi capaz de defender um dos remates da marca de grande penalidade.
As pessoas apressavam-se por causa do cair da noite
E o pobre homem seguia um destino sem rumo
Arrastando o seu cadáver
E o pobre homem
Seguia um destino sem rumo
Arrastando o seu cadáver
Ninguém dizia nada
O silêncio
Acompanhava o olhar vazio. A dor
Ficha de jogo
Sporting-Rio Ave, 2-3
4.ª jornada da Primeira Liga
Estádio de Alvalade, em Lisboa
Árbitro: João Pinheiro (AF Braga)
Sporting: Renan, Thierry, Coates, Mathieu, Acuña (Gonzalo Plata, 90+1′), Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes, Raphinha, Vietto (Borja, 79′), Luiz Phellype
Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Neto, Eduardo, Rafael Camacho, Diaby
Treinador: Marcel Keizer
Rio Ave: Kieszek, Nelson Monte, Borevkovic, Aderlan Santos, Matheus Reis, Tarantini (Jambor, 74′), Filipe Augusto, Nuno Santos (Carlos Mané, 68′), Diego Lopes, Mehdi Taremi, Bruno Moreira (Ronan, 79′)
Suplentes não utilizados: Paulo Vítor, Pedro Amaral, Messias Jr, Gabrielzinho
Treinador: Carlos Carvalhal
Golos: Filipe Augusto (gp, 6′ e 90+1′), Bruno Fernandes (20′), Luiz Phellype (53′), Ronan (gp, 86′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Coates (4′ e 89′), Filipe Augusto (18′), Matheus Reis (57′); cartão vermelho por acumulação a Coates (89′)
1 Setembro, 2019 at 17:08
Por favor mandem o kareca embora.
Gostaria de saber em termos estatísticos se existem muitos clubes no mundo onde foram marcados 3 penalties no mesmo jogo. Se calhar até existem lá para a América latina ou África. 2 deles não são falta. Mas isso são outros 500. O importante é meter o kareca a andar quanto antes .
1 Setembro, 2019 at 17:11
Uma coisa que me faz muita confusão há muitos anos e é referida no texto do Cherba…
“São coisas que só acontecem em Alvalade, estádio onde nas bancadas há quem mais facilmente invada uma Academia para bater nos jogadores do que utilize essa amostra de masculinidade para colocar em sentido que nos prejudica há décadas. “
1 Setembro, 2019 at 17:12
Donkey food for nerds
https://twitter.com/i/status/1167953275632504833
1 Setembro, 2019 at 17:22
Agora mais a frio, só quero dizer que até nem fizemos um mau jogo e foi apenas um percalço normal em futebol.
Não devemos ficar preocupados nem considerar isto um momento mau.
Se fosse mau, o nosso capitão já tinha vindo dar a cara. Ele disse que deixaria o protagonismo dos momentos bons para a equipa.
1 Setembro, 2019 at 17:29
Exacto …
Chateado, sim. Mas não preocupado!!!
É de valor …
1 Setembro, 2019 at 17:29
Spin do Dia
#ACulpaÉDoTreinadorMasNãoDoPresidenteQueOEscolheu
1 Setembro, 2019 at 17:46
Mééééé
1 Setembro, 2019 at 18:16
Quando andámos 2 anos seguidos a não jogar nada, e a não conseguir ganhar aos tindelas eu sempre disse que a culpa também não era do chiclas!!!!!
1 Setembro, 2019 at 17:59
0-2 sub 23 Famalicão – SCP
Canal 11
1 Setembro, 2019 at 18:01
1-2
1 Setembro, 2019 at 18:27
Golo do Dost.. porque é que o estilo do jogo do Sporting deixou de ser ajustado p o Dost?
1 Setembro, 2019 at 18:33
Porque o rato fernandes queria tudo para ele …
1 Setembro, 2019 at 19:11
😀 😀 😀
1 Setembro, 2019 at 18:28
Sanatório Leonino
Frederico Varandas: “Na minha forma de liderança, o responsável do clube é o número um do clube. E o número um do clube é o presidente. Tudo o que se passa, para bem e para mal, é o responsável, é o presidente”
1 Setembro, 2019 at 18:30
Mais uma mentira do Varandas, todos sabemos que a culpa é do Keizer e antes foi do Peseiro.
1 Setembro, 2019 at 18:37
Vou pagar uma rodada aos cartilheiros da tasca que são os gajos esclarecidos e devem ter andado na ginastica com fivelas, aos tasqueiros cada um que pague ou que va para o tecto
1 Setembro, 2019 at 18:38
Que azia mas temos renan bom em penaltis
1 Setembro, 2019 at 18:39
Foda-se! Uma expulsão aos trinta segundos no dragão. Falem do fivelas…
1 Setembro, 2019 at 18:42
O fivelas não dizia que a culpa nunca era dos árbitros? Que tinhamos deixar de desculpas?
Como estava mais que visto foi mais uma declaração de um anjinho que aterrou no futebol de páraquedas.
Precisamos é de elegância. Palminhas!
1 Setembro, 2019 at 18:39
45 segundos um expulso no Ladrão!
1 Setembro, 2019 at 18:43
Tapsoba, o marcador do golo sobre o Steua…
1 Setembro, 2019 at 18:52
Até os gajos da SportTV ficaram surpresos com o vermelho!
1 Setembro, 2019 at 18:54
E pronto …
Assim vai mais uma jornada no CAMPEONATO da MENTIRA … A LIGA da CORRUPÇÃO …
1 Setembro, 2019 at 18:39
Apanhei dois golos dos putos. Futebol simples.
1 Setembro, 2019 at 18:45
O fivelas vai vos contar o que se passou no campeonato do gamanço , é só esperar e quando souberem digam qualquer coisa.
A culpa foi do gordo ir à assembleia dos pedofilos e bananas e ladrões aquilo que se diz republica ter lá ido sozinho, mas o pessoal andava ocupado
1 Setembro, 2019 at 18:46
Sanatório Leonino
Frederico Varandas: “[Exige-se ao presidente] que promova a união de toda a família sportinguista em torno de um projecto competitivo, que faça uma gestão ambiciosa e prudente, centrada na valorização dos activos humanos. Que recupere os princípios éticos que sempre nos nortearam”
1 Setembro, 2019 at 18:52
Mais uma mentira! Uma lista que virou enciclopédia.
1 Setembro, 2019 at 18:55
Yah,
Enciclopédia da mentira, para tótós
1 Setembro, 2019 at 18:56
Slimani meteu dois…
1 Setembro, 2019 at 18:56
Entretanto Dost já marca! O futebol é fácil.
1 Setembro, 2019 at 19:08
Mas não faz mais nada! Só sabe fazer golos…não presta
1 Setembro, 2019 at 19:00
Não
1 Setembro, 2019 at 19:01
O slimani vi mas o dost não sabia lol
1 Setembro, 2019 at 19:03
Feeling que hoje se vai falar de arbitragem…
1 Setembro, 2019 at 19:09
Nhaga, Nhaga…
1 Setembro, 2019 at 19:05
Sanatório Leonino
Frederico Varandas: “A nossa missão não é apenas ser campeão. Este Clube tem de ser um crónico candidato a vencer tudo, não só nas modalidades mas também no futebol. É por isso que trabalhamos para que vocês, sócios, sejam cada vez mais sejam felizes e nunca mais passem gerações de 18 anos sem vencer.
Começámos a trabalhar nas fundações. Depois vem o chão, as paredes e, por fim, o teto. Não se chega lá diretamente”
1 Setembro, 2019 at 19:41
Como os mandatos são de 4 anos deve ser …
1º ano – Fundações
2º ano – Chão
3º ano – Paredes
4º ano – Tecto …
1 Setembro, 2019 at 20:46
5 – Sotão
6 – Telhado
7 – Chaminé
8 – Parabólica
9 – Pára-raios
10 – Placa solar
11 – Ups…veio um tufão chamado Croquete. Foi telhado, tecto,
paredes, chão, fundações, terreno tudo com o caralho!
12 – Derby na distrital com o Belenenses original
E isto é ser MUUUUUUUUUITOOOOOOO optimista, que isto com Varandas e Rogérios é coisa para durar mais 1/2 anos e fechar de vez.
1 Setembro, 2019 at 20:50
Nem brinques com coisas sérias …
Assim de repente isso dava para 3 mandatos a dirigirem o SCP …
1 Setembro, 2019 at 19:05
Até amanhã caso nao chegue um avançado pelo menos, é caso para mandar esta direção ao caralho.
Não se conseguir pelo.menos uma avancado e ja saber que Dost quer sair desde Maio, será dr um nivel muito amador.
1 Setembro, 2019 at 19:19
Eh, lá!
Esta vou gravar! 😀
1 Setembro, 2019 at 19:21
E se for o Pedro Mendes?
1 Setembro, 2019 at 19:54
Para integrar e ser 3o sim.
Para opção agora nao. Se era para apostar nele Ja o deviam ter feito.
Esperar e ver…
1 Setembro, 2019 at 19:07
Mais um golo. Mitrovski!
1 Setembro, 2019 at 19:11
Entretanto, na Liga Revelação (vulgo Sub-23):
Famalicão 1 – Sporting 5 😀
1 Setembro, 2019 at 19:14
O Mónaco está uma bodega… Não ganha um jogo… Apesar do Slimani se frtar de marcar golos…
Leonardo Jardim e Slimani qu deixem o Mónaco e venham para o Sporting!
Aqui serão felizes!
Ou talvez não, caso estes resultados interessem a quem quer vender a SAD…
1 Setembro, 2019 at 19:14
Golo de Dost.
Golo e assistência de Bragança.
2 assistência do Matheus.
Só cepos…
1 Setembro, 2019 at 19:18
É porque estão fora do Sporting…
Aqui eram uns pinos desmotivados…
Culpa do gordo maluco, claro!
1 Setembro, 2019 at 19:21
Também é culpa do Careca… Do presidente é que nada…
1 Setembro, 2019 at 19:59
Keizer deve estar mancomunado com Bruno de Carvalho para destruir esta Direcção e, consequentemente, o Sporting.
Bad Keizer! Bad Keizer! Shame on you!
1 Setembro, 2019 at 19:18
Os sub23 deste ano dão gosto de ver jogar à bola…
Quem defendia aqui os sub23 do ano passado, meta os olhos nestes para perceberem a diferença de talento e qualidade que há no 11 que normalmente joga e até nos que vão entrando – e já nem falo de jogarmos com gajos com 16 e 17 anos…
No Dragão um vermelho absurdo, numa falta duvidosa quando vai outro defesa do Vitória mesmo ao pé…
Arranjem maneira de convocar eleições e alguém que apareça a defender sairmos do desporto em Portugal!
1 Setembro, 2019 at 19:26
Eu preferia que viesse um gordo maluco coreano, com uma equipa tão boa ou melhor do que a que o expulso tinha, mas que não deixe que lhe passem rasteiras internas.
1 Setembro, 2019 at 19:50
Tens a certeza que lhe passaram rasteiras?
Vai ao var rever.
1 Setembro, 2019 at 19:59
O VAR é a Cândida Vilar… Não conta.
1 Setembro, 2019 at 20:04
Ora!
1 Setembro, 2019 at 20:49
Só as rasteiras de cartazes XXXLLL na 2a circular, um escroto a passar informação confidencial ao Porco Guerra e ex-dirigentes a jantar com o dono do SL Corrupção chega. Pinheiro marca logo 3 penáltis!
1 Setembro, 2019 at 23:58
Cada um sabe o que prefere…
Ainda bem que preferes um gajo que consegue colocar um plantel inteiro contra si!
2 Setembro, 2019 at 0:00
Não quiseste perceber o que eu escrevi, pois não?
1 Setembro, 2019 at 19:20
Sanatório Leonino
Frederico Varandas: “Gosto de estar por perto, de ver, de sentir. Já tenho oito anos de experiência na formação de equipas e de grupos, por isso sempre que posso estou por perto”
1 Setembro, 2019 at 23:25
Devia ser preso por assédio.
1 Setembro, 2019 at 19:29
Raphinha vendido?!?!
Hahahahahhahaha!!!!!
Epah foda-se…..O gajo é uma merda mas tenho alguma pena do Keizer…
1 Setembro, 2019 at 19:56
Raphinha neste momento é um amor de Keizer. Joga sempre, sempre encostado à direita e numca é opção para sair, jogando bem ou mal.
Sinceramente por 22M€ vendia.
Mas se tivesse uma boa solução pensada.
1 Setembro, 2019 at 19:33
Sanatório Leonino
Frederico Varandas: “Confio no presidente do CA [Conselho de Arbitragem]. Também estou a arrumar uma casa, sei o que isso é. Confio na competência e na seriedade do presidente do CA. Peço que tenha coragem de arrumar a sua casa. Podem ser muitos competentes, mas têm que ter coragem”