Durou pouco o sorriso no rosto dos adeptos leoninos e depois dos sinais de melhoria o Sporting voltou a cair perdendo em casa, com três penaltis insólitos, frente a um Rio Ave que deixou a nu todos os problemas de uma equipa completamente perdida e dirigida por um treinador que não faz a mais pequena ideia sobre o que está a fazer
É demencial. Não há palavras que consigam dizer o horror
Na ressaca daquele que tinha tudo para ter sido um fantástico final de tarde em Alvalade (jogo a começar a horas decentes, calor, sol a cair com estilo, belíssima assistência, várias famílias presentes), podemos disparar em várias direcções.
Podemos mandar Coates para a fogueira, apontando-lhe o dedo por ter cometido três penaltis, mesmo que um deles, o segundo, não o seja de forma alguma. É verdade que o uruguaio está completamente fora de forma, fruto de uma pré-época tardia e quase inexistente, e que vem acumulando erros, tal como o seu parceiro do lado, Mathieu, embora o francês tenha sido, muito provavelmente, o mais consistente jogador leonino ao longo da partida de ontem. Mas não é menos verdade que, actualmente, qualquer defesa do Sporting está sujeito a ser figura pela negativa, tal a inexistência de um processo defensivo e tal o passador que o nosso meio-campo se revela.
Em segundo lugar podemos (e devemos) apontar o dedo ao sr. Pinheiro. O sr. Pinheiro é um árbitro que está envolvido no esquema dos emails, das missas e dos padres. Um corrupto, portanto. E, ontem, fez em Alvalade aquilo que jamais fará na luz ou no dragão: assinalou três penaltis contra o Sporting, o primeiro discutível, o segundo inexistente, o terceiro claro. Pelo meio, não quis assinalar uma falta clara sobre Raphinha na área vilacondense e utilizou aquele critério que vai enervando tudo e todos em lume brando. Claro que o VAR não fica impune (na falta sobre Raphinha assobiou para o lado) e não deixa de ser curioso que nem num dos lances o sr. Pinheiro tenha tido necessidade de ir espreitar as imagens. São coisas que só acontecem em Alvalade, estádio onde nas bancadas há quem mais facilmente invada uma Academia para bater nos jogadores do que utilize essa amostra de masculinidade para colocar em sentido que nos prejudica há décadas.
Mas o que mais me incomoda nesta ressaca é o facto de estarmos a insistir num erro chamado Keizer.
Vi um pobre homem agarrado ao que restava da sua mulher
Errando pela baixa
Os olhos fixos num horizonte perdido
Sem uma palavra Sem um som
Keizer está em Portugal há dez meses. E ao fim de dez meses o Sporting não tem fio de jogo, não tem processo defensivo, não tem processo ofensivo. É uma equipa perdida, anárquica (quantas vezes Wendel e Doumbia se atropelaram, quantas vezes os alas quase chocavam com os médios que faziam o movimento de dentro para fora?), à imagem de um treinador que não percebeu o clube e não percebeu o campeonato onde está, mesmo depois de um estágio intensivo de seis meses.
A forma como o Sporting reage às incidências do jogo é sintomático da mentalidade de Keizer algo que, obviamente, influencia a equipa: assim que se apanha em vantagem, a opção do treinador é recuar linhas, oferecer a posse de bola e começar a meter defesas ou médio defensivos lá para dentro. Foi assim com o Braga, onde a equipa ganhou, mas, como aconteceu ontem, podia ter perdido em casa tendo mesmo terminado a despachar bolas para onde fosse possível. Foi assim em Portimão, com a felicidade de Bruno e Raphinha terem tirado o coelho da cartola e matado o jogo com o terceiro golo.
E foi assim ontem. O Sporting tinha entrado mal na segunda parte, à semelhança do que tinha acontecido na primeira (inexplicável como treinador e presidente comentam o sorteio da Liga Europa assumindo que o importante é o campeonato e a equipa surge tolhida, sem chama, incapaz de assumir esse desejo de chegar em primeiro o fim da maratona), Renan tinha defendido a única grande oportunidade do Rio Ave para lá dos três penaltis, mas aparecia Luiz Phellype a fuzilar uma bola perdida dentro da área. A cerca de 40 minutos do final da partida o Sporting virava o marcador e tinha caminho aberto para os tão desejados três pontos.
Acontece que a partir desse momento deixou de haver Sporting. Tirando as loucas correrias de Raphinha, a pressão com o coração feita por Vietto e por Bruno Fernandes ou o esforço de Acuña para estar em todo o lado na canhota o que se via era uma equipa à toa. Junto ao banco, Mister Klementina brincava ao homem estátua. E quando a equipa estava no limite do encolhido e do atarantado e quando todos os que estavam a ver o jogo já tinham percebido que, assim que pudesse, o Pinheiro nos ia enfiar um enorme ramo no cu, ele decidiu tirar Vietto, o gajo que estava a ser mais esclarecido com a bola nos pés (e diz o holandês que o problema foi não termos segurado a bola), e colocar Borja.
Ah, a doce sensação de trancar a janela em dia de ameaço de vendaval. Que se lixe se nessa altura (80 minutos) o Rio Ave tinha mais posse de bola (53%-47%), maior eficácia de passe (81%-78%), mais passes efectuados (427-378) e mais duelos ganhos (46-36). Todas as fichas estavam no espírito guerreiro dos jogadores, que se esta merda resultou em duas taças há-de resultar num campeonato. Só que não. E desta vez nem Renan foi capaz de defender um dos remates da marca de grande penalidade.
As pessoas apressavam-se por causa do cair da noite
E o pobre homem seguia um destino sem rumo
Arrastando o seu cadáver
E o pobre homem
Seguia um destino sem rumo
Arrastando o seu cadáver
Ninguém dizia nada
O silêncio
Acompanhava o olhar vazio. A dor
Ficha de jogo
Sporting-Rio Ave, 2-3
4.ª jornada da Primeira Liga
Estádio de Alvalade, em Lisboa
Árbitro: João Pinheiro (AF Braga)
Sporting: Renan, Thierry, Coates, Mathieu, Acuña (Gonzalo Plata, 90+1′), Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes, Raphinha, Vietto (Borja, 79′), Luiz Phellype
Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Neto, Eduardo, Rafael Camacho, Diaby
Treinador: Marcel Keizer
Rio Ave: Kieszek, Nelson Monte, Borevkovic, Aderlan Santos, Matheus Reis, Tarantini (Jambor, 74′), Filipe Augusto, Nuno Santos (Carlos Mané, 68′), Diego Lopes, Mehdi Taremi, Bruno Moreira (Ronan, 79′)
Suplentes não utilizados: Paulo Vítor, Pedro Amaral, Messias Jr, Gabrielzinho
Treinador: Carlos Carvalhal
Golos: Filipe Augusto (gp, 6′ e 90+1′), Bruno Fernandes (20′), Luiz Phellype (53′), Ronan (gp, 86′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Coates (4′ e 89′), Filipe Augusto (18′), Matheus Reis (57′); cartão vermelho por acumulação a Coates (89′)
1 Setembro, 2019 at 22:30
As nádegas a fazerem o que querem neste campeonato da treta, arbitragens, parcerias e sucursais, é tudo deles.
Houve em tempos um maluquinho que tentou rumar contra isso mas foi corrido a pontapé pelos seus, agora meteram um cacho de bananas em Alvalade à frente do clube para dar cabo dele de vez, vendas a preço de saldo, incompetência à solta e já nem escondem a falta de dignidade e de respeito pela história e nome do clube.
Via aberta para um campeonato a 2, como o país gosta e alguns em Alvalade parece que também gostam.
Disfrutem portanto.
1 Setembro, 2019 at 22:32
PdS 31 Agosto
Vender titulares, despedir o treinador.
Yep.
1 Setembro, 2019 at 22:32
Amanhã chega o Gonçalo. Paciência.
1 Setembro, 2019 at 22:39
Nuno, em relação ao Slimani e Bas Dost:
https://twitter.com/Mister_do_cafe/status/1166304338958069762
1 Setembro, 2019 at 22:53
Oh pá.
Nesse ano saíram dois titulares à última.
Chegaram uma catrefada na última semana.
Bem sei que o Balada nem foi o último, até o Castaignos veio depois. Mais o Markovic, o Elias.
Se acham que isto não é uma repetição…
1 Setembro, 2019 at 23:27
Não tem comparação. Mas insiste.
1 Setembro, 2019 at 23:31
Se me apetecer insisto.
Até parece que mandas aqui ou estabeleces o que é ou não válido.
Vá, ide brincar com o Riga.
2 Setembro, 2019 at 0:01
Insiste para ai! Se quiseres marra no balcão também.
1 Setembro, 2019 at 23:35
Comprar Slimani por 300 mil, vender por 30 milhões, comprar Bas Dost por 10 milhões.
Como é que isto é igual a vender Bas Dost abaixo de preço de compra e ficar com Luiz Phyllipe????
2 Setembro, 2019 at 0:02
Porque é. Ele gosta de estar sempre em cima do muro e depois vem uma brisa desiquilibra um pouquito mas dá logo um salto para se equilibrar.
1 Setembro, 2019 at 22:50
Pode vir.
O nando á procura de um nº9 e o GP a rir.
2 Setembro, 2019 at 0:10
O nando se procurasse achava. Mas a táctica está delineada.
Na segunda parte para agitar o jogo entra Rafa para a direita, Vai-te a eles Guedes no meio, Cristiano no lugar habitual. Seremos fortissimos no contra-ataque e nos cruzamentos, onde Guedes encarna Dumbo e voa sobre a defesa.
1 Setembro, 2019 at 22:37
Positivo da semana…… Não perdemos terreno para os nosso adversários diretos….. Braga e Guimarães….. Todos paparam plo menos 3 golos….. Seguimos fortes……. Obrigado fivelassssssss
1 Setembro, 2019 at 22:40
Vão ser goleados em casa…
1 Setembro, 2019 at 22:43
O 4º grande come 4 em casa.
1 Setembro, 2019 at 22:47
4 em casa dos campeões nacionais…… Para os 71 claro q é mais humilhante q papar 3 em casa com o rio ave…….
1 Setembro, 2019 at 22:47
Fantástico!
Agora foi mais um auto-golo… este foi do Esgaio.
Lampiões ganham 4-0 na casa dos seus súbditos, sendo 2 de auto-golos e 1 de penalty.
1 Setembro, 2019 at 22:48
E depois aind h´adeptos do Braga que ficam ofendidos quando lhes dizemos que prestam vassalagem ao Carnide…
1 Setembro, 2019 at 22:48
Foda-se só vi agora o resumo do Porto e PUTA QUE PARIU.
Expulsão totalmente forçada, até tenho dúvidas na “falta”.
Mesmo com 10, o Vitória (a Macron, faz melhores equipamentos para eles, muito bonito) ainda incomodou.
Aquela 2º expulsão, então é sem comentários, o Xistra como vaidosão que é, até deu gosto em dar o 2º amarelo…
benf@, vi um pouco da 1º parte, o penalty é bem marcado.
1 Setembro, 2019 at 22:49
1 golo de penalty
2 auto-golos
1 golo do Pizzi
1 Setembro, 2019 at 22:54
o xistra e o var mediram o ângulo que o do porco tinha em relação à baliza e ao adversário que estava ao lado e concluíram que se não fosse a falta seria golo com 100% de ccerteza.
este ano, vieram sem vergonha nenhuma, no ano passado com o var ainda se encolheram, mas começaram em grande
1 Setembro, 2019 at 22:58
O gajo do porto ia em elíptica para a baliza, que é perigoso que uma recta. O var tinha o ponto de fuga marcado.
1 Setembro, 2019 at 22:51
Eu se fosse adepto do Braga pintava a minha cara de preto.
Sinto vergonha alheia.
Estes merdas há anos que fazem isto, à conta dos negócios dos 2 trolhas que presidem ao clube bracarense.
1 Setembro, 2019 at 23:04
Nós levamos 5.
Será que houve jogadores com medo de meter o pé??
1 Setembro, 2019 at 23:07
Mas nós não prestamos vassalagem. Temos é uma equipa de merda.
No caso do Braga, é crónico de há vários nos para cá.
1 Setembro, 2019 at 23:08
* vários anos para cá.
1 Setembro, 2019 at 22:56
Não vi, não sei que atitude o Braga teve.
Mas no global, acham que os jogadores não têm noção de que em certos jogos não podem entrar com tudo? Que uma entrada fora de tempo é olho da rua. Que se encostam levam logo falta. Que se encostam a segunda é amarelo.
1 Setembro, 2019 at 23:01
Vocês falam do Artista do dia e já leram hoje o Leoninamente?
Hummmmmm será milagre ou vinho carrascão, ou estão acordar de algum pesadelo, que ainda mal começou. Para mim começou desde maio passado.
Uma pergunta. Foram muitos de vocês, que votaram nestes bandalhos, que se passa, estão arrependidos?
Eu venho a este blog, quase todos os dias, desde o tempo do Cacifo e certos dias 4 ou 5 vezes e lembro-me muito bem do que, alguns de vocês escreveram. Dores na coluna, é fodido. Muito poucas vezes comentei, porque ás vezes é melhor ficar calado, que debitar tanta merda, como costume ler. Claro, que todos nós temos direito a opinar. Mas ainda a procissão vai no adro e já conseguimos prever o futuro, infelizmente. S. L.
1 Setembro, 2019 at 23:11
Mas repara que o foco é o treinador e não a Direcção.
1 Setembro, 2019 at 23:03
JJ como manda a tradição a ter aquele impacto MUITO forte na 1º época.
Plantel fortíssimo do Flamengo e CLARO candidato a limpar o Brasileiro como a Liberta.
Em Portugal com ambientação táctica ao futebol Europeu, lutava pelo titulo FÁCIL.
Diego Alves, Filipe L, Caio, Rafinha, Cuellar(que saiu esta semana) Gerson, Everton R., Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, seriam titulares nos 3 Grandes em PT.
Precisava de mais algum banco.
O Palmeiras desde a Copa América, vem em QUEDA, fora da Copa do Brazil, fora da Libertadores e o campeonato a ver Santos e Flamengo jogar á bola.
Socolari, tá fudido.
Plantel também ele muito forte atenção, Dudu, Gomez (central que nos dava um jeitaço), F. Melo, Luiz Adriano, Scarpa, Borja, Ramires ex-benf@ e ainda o encostado Lucas Lima, jogador com muito talento mas faltou-lhe dar o salto para o futebol Europeu, teve a um passo do Porto quando estava no Santos.
Igual ao Luan do Grémio que foi “oferecido” em Portugal neste Verão.
1 Setembro, 2019 at 23:32
Pessoalmente, quero lá saber do JJ e do campeonato brasileiro…
Já pareces o Adepto Racional, a chorar porque o JJ não é treinador do Sporting…
1 Setembro, 2019 at 23:36
Eu acompanho o Brasileirão ou tento acompanhar de uns anos para cá.
A chorar por JJ?
Eu? Farto dele estava eu no Sporting (mas aguentei 3 anos a apoiar o clube na mesma, independentemente do treinador), mas um PT no Brasileirão e a dar baile por lá, é muito interessante de assistir.
Estou a “torçer” pelo Flamengo, sem problema algum
2 Setembro, 2019 at 0:06
Não és tu… É o Gonçalo (Adepto Racional).
Por ele, JJ regressava ao Sporting e está sempre a elogiá-lo.
De facto, ente PéZero, Keizer e JJ, JJ é superior.
2 Setembro, 2019 at 0:07
* entre
1 Setembro, 2019 at 23:34
Bas Dost, Raphinha e ainda BF?
1 Setembro, 2019 at 23:45
“Jorge Mendes exigiu para fazer o negócio de Bruno Fernandes que o Sporting resolvesse a situação de Podence (agenciado por ele) e que Leonel Pontes (agenciado por ele) passasse a treinador principal. O Kaiser está quase no olho da rua.”
1 Setembro, 2019 at 23:49
na me digas que tambem viste essa no livre
1 Setembro, 2019 at 23:50
Nem sequer sem o que é esse “livre”…
2 Setembro, 2019 at 1:01
Ó Serjão tu não sabes que só esse entendido pode escrever sobre essas coisas? Ele tirou o curso com o Braz na escola superior do MaisDeficiências!
2 Setembro, 2019 at 0:01
Dabbur encostado no Sevilla.
Scout…
2 Setembro, 2019 at 0:09
Tem bom currículo.
Porque razão está encostado?
2 Setembro, 2019 at 0:13
Não conta para o Lopetegui.
Ele assinou em Janeiro mas só chegou no Verão ao Sevilla, ou seja, não é escolha do treinador, que ainda hoje anunciou o Chicharito.
2 Setembro, 2019 at 0:23
Até um portista vê esta merda…
https://scontent.flis6-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/69498096_2687339624609791_2538022494489542656_n.jpg?_nc_cat=109&_nc_oc=AQmDuGusF2L460n4WLRaKacilCY4ekQhBYpluVH5x9W1GC7V5-A4LJ6U5SEpU6mK8KY&_nc_ht=scontent.flis6-1.fna&oh=956edfb662bbceeccf97ea050ef83a7d&oe=5E0ECC5F
2 Setembro, 2019 at 0:25
https://twitter.com/FCDavidAlmeida/status/1168196328737902595
2 Setembro, 2019 at 0:25
“esta atitude da direcção do sporting não merece uma AG extraordinária para explicar a sangria do plantel, só por razões muito especiais se vendem dois titulares indiscutíveis depois do início do campeonato, isto é o mesmo que estarem assaltarem-me a casa e eu sentado a ver.”
2 Setembro, 2019 at 0:26
O último comentário é que me preocupa.
Não que seja LFV mas que seja da mesma estirpe.
2 Setembro, 2019 at 2:05
Mas se isto é verdade, e tão evidente, porque razão ninguém faz nada quando houve quem se chegasse à frente por causa do Godinho e do Bruno?
2 Setembro, 2019 at 9:53
És estupido ou simplesmente aldrabão?
Ninguem se chegou à frente com o Bruno, e sabes mto bem isso.
Nunca apareceram 1.500 assinaturas (aliás, o Presidente disse várias vezes que quando aparecessem ele pediria uma AG e o clube pagaria os custos).
NUNCA apareceram as assinaturas necessárias para tal.
2 Setembro, 2019 at 1:06
O Kaizer já fez tudo o que podia para o mandarem embora.. e ninguém assume uma posição! Se calhar está na hora de nós, sócios, nos chegarmos à frente e dizer já chega!!!
Enquanto não destruírem o clube não saem de lá
2 Setembro, 2019 at 4:09
O lance do raphina, que foi amarelo, era para vermelho – uma entrda de pitons, sem bola, jogo perigoso active, violento. As regras sao claras.
A arbitragem prejudicou o Sporting. Provavelmente estariamos hoje mais felizes a adiar um problema que nao parece possivel de ser adiado – o da ma’ construcao do Plantel.
nao sei de quem sao as culpas na construcao, se do Treinador, se do Hugo Viana, se do Raul Jose se do president por falta de recursos – o que sei 9e que o Treinador ja se quexou por diversas vezes, pese a sua pouca competencia) e’ que o plantel esta desequilibrado.
SL
2 Setembro, 2019 at 8:35
Essa da falta de recursos deve ser piada…
3 Setembro, 2019 at 0:01
Alguém tem o lance completo do 2 penalty? Falou-se num possível fora de jogo.