No seguimento do que tem sido um martírio ser-se do Sporting e tendo em conta as tensões que têm surgido, principalmente pelo contínuo binómio pró-anti-BdC com que toda e qualquer pessoa que tenha opinião é brindada, bem como o meu ponto de vista para o que deve ser o clube e o que ele é agora serem quase opostos, comecei seriamente a pensar em, de uma maneira ou de outra, ser candidato nas próximas eleições.
Mas depois pensei um bocadinho mais.
Para se ser candidato no clube, temos de ter algum reconhecimento no clube, ser-se uma voz ou cara reconhecida. Não tenho;
Tem de se escolher bem as pessoas com quem avançar, responsáveis e profissionais de valor para as contas e advocacia. Não tenho;
Tem de haver apoio financeiro (próprio ou de alguém). Não tenho (e não sei se quero);
Tem de se ter um plano, um objectivo, uma visão para o clube. Isso tenho.
Ou seja, automaticamente, despedi-me.
Ideias são boas, são bonitas e tal, mas como é que as pões em prática? Como é que te pões lá? Como é que controlas as contas? Os contractos? Os problemas do dia-a-dia? Pois, não sei. Mas que tenho ideias, tenho.
Então o que é que faço, junto-me a uma lista? Não conheço ninguém também… Além de que, para me juntar a uma lista, é porque automaticamente esses já têm todas as coisas que estou a evitar – caras conhecidas (os mesmos de sempre) e apoios financeiros (maioria das vezes de gajos que não se sabe quem são ou que não queremos).
Proponho então outra coisa: vamos fazer uma lista (ou tentar) de desconhecidos. Como? Começando pelas ideias.
Na minha ideia, a equipa B volta a existir. É uma pecha no crescimento dos jogadores, principalmente por não haver campeonato de reservas;
Na minha ideia, o futebol do Sporting tem um plantel curto e com opções das escolas. Como em Portugal, ultimamente, quem joga em 4-4-2 é que ganha, então o plantel deverá ter:
2 guarda-redes séniores
3 a 4 laterais (preferencialmente 3, um esquerdo, um direito e um que jogue em ambos; não havendo, dois para cada lado) séniores
3 a 4 centrais (para se poder jogar noutras tácticas) séniores
2 médios centro mais defensivos séniores
2 médios centro mais atacantes séniores
3 a 4 extremos séniores
3 a 4 avançados séniores
Porquê o 3 a 4? Porque também depende dos jovens com hipóteses de jogar que se encontram na equipa B – por exemplo, se temos 4 extremos de valor na equipa B, então ficam 3 nos séniores. Se só temos 1 ou 2, precisamos de mais nos séniores. Ou seja, no total teremos uns 18 séniores só e unicamente alocados à equipa A.
Na minha ideia, o futebol tem de ser demolidor. Pressão alta, agressividade, rapidez nas transições, saber manter a bola quando é preciso (no meio-campo contrário). Por isso, deve-se procurar um treinador que seja assim e contrata-se e não se faz o contrário (o treinador chega e tenta metê-los a jogar como gosta);
Na minha ideia, temos de incutir uma mentalidade não só vencedora nos miúdos, mas acima de tudo de espírito de sacrifício – ser-se do Sporting implica que temos sempre, sempre, sempre, sempre, sempre de trabalhar mais e melhor do que as outras equipas, só para estarmos ao mesmo nível que elas (sim, falo das roubalheiras na arbitragem).
A mensagem é simples: para se ganhar, cá, temos de estar preparados para sermos roubados a vida inteira. Prepará-los desde novos é mais fácil passar a mensagem (e terá melhores resultados);
Na minha ideia, um contrato é para se fazer até (quase) ao fim. Sem dúvida que os negócios têm de ser sempre uma hipótese, mas é sabido que as equipas vencedoras renovam-se a cada 3/4 anos. Nós temos o condão de não ganhar e mudar todos os anos.
Entradas e saídas são para melhorar e dar algum sangue novo à equipa, saídas são por excelentes negócios ou para poder dar entrada aos miúdos a subir (que sejam melhores dos que saiem);
Na minha ideia, o estádio de Alvalade é obsuleto e caro. Quanto mais vezes vou, menos gosto. Não é preciso ser agora mas, como construir um estádio demora uns 10 anos (entre propostas e concretização), na minha ideia o novo estádio seria do estilo do novo San Mamés – junto ao relvado, a uma só côr as bancadas, à volta dos números que já temos no nosso – que custou à volta de 200 milhões de euros. O nosso custou quase isso hà quase 20 anos atrás;
Na minha ideia, o espaço ao lado do João Rocha tem de ser aproveitado para se fazer campos de treino. Não digo voltarmos de Alcochete, mas o clube tem de voltar, nem que seja paulatinamente e saíndo do pólo da Cidade Universitária (ou complementando com esse), a ter o futebol de volta em Alvalade;
Na minha ideia, um presidente que apresente estas ideias como ideias base para o futuro do clube, tem o meu voto (e, penso, o voto de muta gente). Gostava de pensar que sou eu, mas não sou.
Sendo assim, peço-vos duas coisas:
1- Mais ideias para esta lista. Muitas coisas pequenas que gostaria de ver adicionadas estão, obviamente, de fora, para não alongar muito o post, mas ter cabeças de fora a pensar é sempre bom;
2- Nomes para esta lista. Quem quer que seja. Conhecidos, desconhecidos, mais ou menos anteriores candidatos, para presidente, para vogal, para ajudar, é indiferente – têm é de querer “esta” coisa diferente.
Financiamento? Epa se calhar crowdfunding, alguma maneira de angariar fundos de forma pública, sei lá – afinal de contas, não queremos uma coisa diferente? De uma maneira ou de outra, alguém que se mexa por favor. É o futuro do clube que está na linha.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Supico
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
5 Setembro, 2019 at 16:33
Quero um Presidente na linha de BdC saído do verdadeiro povo verde e branco e que definitivamente acabe com as ervas daninhas que sistemáticamente boicotam quem realmente está interessado no sucesso do clube!
5 Setembro, 2019 at 17:30
… e inteligente, com bom senso e que não seja demagogo e bazófia mas sempre verdadeiro!
Estou contigo.
6 Setembro, 2019 at 11:25
Resumo do que gostaria também, em dois comentários.
5 Setembro, 2019 at 17:33
esquece , com os adeptos que o Sporting tem ? esquece primeiro tens que pedir autorização ao ddt
5 Setembro, 2019 at 16:35
Boa tarde,
Mas o caso aqui é alguem conhece efectivamente o buraco / estado finanças do Sporting?
Temos assim um plantel tao mau ? Ou estamos a extrair mal o potencial dos jogadores?
Cherba se for para candidares nas proximas eleições faz sentido começares já a pensar em tudo.
Como falei hoje com um grande amigo sportinguista nos só estamos contentes com eleiçoes de 3 em 3 meses.
5 Setembro, 2019 at 16:50
sejamos sinceros,quem vier de fora terá o mesmo tratamento que BdC.
Recuperou o clube,avançou que iria deter a SAD e foderam-no.
É fácil comprar favores em todo o lado,em Portugal então…
agora já tá,já tá.
surpreendidos?ingénuos ou muito “espadinhas”…
5 Setembro, 2019 at 17:00
É tudo muito bonito, mas se não conhecerem o clube de cima a baixo esqueçam, terão o mesmo sucesso que os incompetentes e ineptos que lá andam e andaram.
Em primeiro lugar é preciso conhecer muito bem o clube financeiramente: conhecer as auditorias, ver e revê-las, a seguir pegar nos R&C e vê-los de fio a pavio;
Em segundo lugar, é preciso ver e perceber o estado das modalidades, uma a uma;
Em terceiro lugar é preciso conhecer o património e o que incide sobre o mesmo;
A partir deste trabalho dantesco (por si só filtra os possíveis candidatos e listas) é que se parte para ideias e projetos: para o clube, para a sad e para as modalidades.
Por fim, é que se apresentam possíveis nomes para cada um dos cargos, sendo que convém selecionar dinaussauros, para lugares consultivos, mas não executivos, se se se quiser realmente criar uma lista vencedora.
O Sporting não está para brincadeiras e muito menos para estagiários.
5 Setembro, 2019 at 17:02
pegar nos R&C e vê-los de fio a pavio pelos menos dos últimos 10 anos.
5 Setembro, 2019 at 17:28
Portanto, todas as criticas que, há meses, se fazem aqui a dizer mal desta Direcção e do Varandas são uma falácia e não têm razão de ser porque quem as faz – eu inclusive, não esquecer! – não sabe nada, ou quase nada, dessas coisas todas que tu falas.
Acho que não posso discordar!
5 Setembro, 2019 at 17:09
Os terrenos e o património que perdemos junto ao estádio muito dificilmente serão recuperados em 10 anos, agora quase que posso dizer em 20!
Estádio novo será impossível, aquilo que podes fazer é uma reformulação do atual, primeiro mudar os ecrãs, depois colocar as cadeiras todas verdes, consequentemente, fechar o fosso….depois talvez as bancadas. Indo à champions durante 5 anos com bons resultados, talvez em 10 anos tenhas um estádio diferente do atual.
Projeto para o futebol? Sou a favor de uma equipa A, uma sub-23 e um protocolo com uma ou duas equipas estrangeiras para rodar os nossos jogadores mais promissores, talvez uma equipa belga e/ou holandesa e outra da segunda divisão alemã, por exemplo….
Mudança total do projeto das últimas décadas, assente na formação, inicialmente com obrigatoriedade de 8 atletas da casa, com um treinador de formação e com experiência na potenciação de jogadores jovens, com estilo de jogo atrativo e sempre com os olhos e a cabeça postos em títulos.
5 Setembro, 2019 at 17:29
Gosto deste comentário, ainda que não o defenda a 100%.
5 Setembro, 2019 at 17:40
“talvez uma equipa belga e/ou holandesa e outra da segunda divisão alemã, por exemplo….”
Convinha ser uma equipa de um país com um futebol próximo do nosso.
A evolução / rodagem só seria proveitosa para nós se assim for, salvo se o objectivo é vender esse jogador par esses mercados.
Há vários exemplos de excelentes jogadores que em determinado país estão como peixe na água e depois vão para campeonatos com filosofia de jogo completamente diferentes e são uma nulidade.
5 Setembro, 2019 at 17:44
“Convinha ser uma equipa de um país com um futebol próximo do nosso”, quantos países é que têm ligas profissionais corruptas há mais de duas/três décadas?
5 Setembro, 2019 at 18:05
Não percebeste…
Eu queria dizer um estilo futebolístico semelhante ao nosso.
Exemplo: um ponta de lança espanhol joga bem em Espanha e marca muitos golos porque o estilo de jogo é um. Em Portugal, com equipas defensivamente agressivas, terá muita dificuldade até se habituar, se se habituar.
5 Setembro, 2019 at 18:15
Percebi, estava era a reinar, mas a falar verdade no que à corrupção diz respeito.
Mas consideras o campeonato português parecido com qual? Campeonato espanhol, II liga? É que há campeonatos dominados pelo mendes e a fazer isto bem tem que ser entre clubes, mesmo que arrisques que no futuro te acusem de batucadas, e não com intermediários/empresários gananciosos.
5 Setembro, 2019 at 23:14
Jaime, o Brugges, na Bélgica acolheu, de 2010/11 a 2012/13, alguns jogadores da nossa formação e não foi uma má medida. O importante é haver acompanhamento. Não percebo porque para emprestar para rodar teria de ser “uma equipa de um país com um futebol próximo do nosso”. Por essa ordem de ideias não contratávamos a maioria dos jogadores que contratamos no estrangeiro.
Um abraço e saudações leninas
5 Setembro, 2019 at 17:31
Para votar no cherba é em Carlos Vieira faço. Me novamente sócia…….
5 Setembro, 2019 at 17:35
Para votar, tens que esperar 1 ano de quotas pagas.
5 Setembro, 2019 at 17:45
E quem tira de lá esta corja antes isso!??????
Quem se quer candidatar tem q começar já a marcará sua posição e assumir a candidatura tal como Rui Gomes da Silva….. Para quê todos aqueles que deixaram de ser socios(e foram mts) tenham tempo para voltarem a pagar cotas e com isso contribuir votando.
5 Setembro, 2019 at 17:37
Esqueçam listas, eleições, AGs e etc.. quem chega à presidência como Varandas chegou acham que sai de lá assim sem mais nem menos?? Este só sai quando cumprir o mandato.. está muito bem calçado!
5 Setembro, 2019 at 17:39
Acho prematuro falar em listas e candidaturas, mas já por aqui deixei escrito, se e quando houver eleições, este Sportinguista que não conheço de lado nenhum, apenas sei que no ano passado ponderou em avançar com uma candidatura, reunir uma boa equipa terá toda a minha atenção.
Tem um blog onde escreve praticamente todos os dias e deixo este link para ideias que publicou originalmente em junho2018 e que basicamente seriam a base do seu programa.
https://castigomaximo.blogs.sapo.pt/algumas-ideias-para-o-sporting-109335
5 Setembro, 2019 at 17:43
Não tinha noção que o Pedro tivesse ponderado avançar.
Mas fico contente.
O problema é que ninguém sabe quem é o Pedro Azevedo.
Penso que poderia ter algumas hipóteses caso o Sporting chegue ao estado a que chegou em 2013. Agora, não sendo impossível, é extremamente difícil.
5 Setembro, 2019 at 17:51
Também não conheço, mas acho importante que ele tenha um blog onde sem receio e sempre de forma construtiva expõe o que lhe vai na alma.
Também não sabia que ele tinha ponderado avançar, soube recente através de um link que me levou ao escrito onde ele refere que lhe faltaram apoios para avançar e que tornava publico as suas ideias para que, quem quer que fosse o vencedor as aproveitasse.
5 Setembro, 2019 at 18:39
Será este o Pedro Azevedo?
http://leoninamente.blogspot.com/2019/01/sporting-sempre.html
5 Setembro, 2019 at 18:43
Se for, há já uma coisa que discordo…
“Ilori é um jogador que perde frequentemente a concentração nos jogos, mas tem algo que parece faltar aos nossos centrais: é supersónico na recuperação defensiva.”
“Ilori” e “supersónico na recuperação defensiva” na mesma frase… Hum…
5 Setembro, 2019 at 18:49
hahahahahahhaha
Em termos de apreciação de jogadores, são muitas as vezes que discordo, ele utiliza muito a ironia na apreciação mas nem parece ser o caso.
Em todo o modo, estamos a falar num hipotético candidato a presidente e não num candidato a treinador ou a director desportivo.
5 Setembro, 2019 at 18:45
O artigo é dele, a foto não faço ideia, não o conheço.
Ele agora escreve no seu próprio blog, olha fica o link para a avaliação que ele fez da entrevista de ontem.
https://castigomaximo.blogs.sapo.pt/varandas-a-sportingtv-124931
5 Setembro, 2019 at 23:18
Só há uma pessoa que pode saber quem é o Pedro Azevedo ( felizmente para ele, o pEdro, não é Carvalho ).
5 Setembro, 2019 at 17:53
O Sporting vai ficar bem pior do que em 2013, a alternativa é acontecer uma desgraça a um dos rivais e ou as coisas mudarem radicalmente na nossa casa.
5 Setembro, 2019 at 18:06
Quem vier a seguir a Frederico Varandas não terá facilidades.
Não terá activos valiosos pois Varandas está a vendê-los todos, não terá grande parte do contrato da NOS, que acredito será novamente “assaltado” para cobrir os erros de gestão actual.
5 Setembro, 2019 at 18:03
Lembro das trocas de ideias com o Pedro Azevedo e de várias sugestões de leitores no És a Nossa Fé. Quando o Pedro Azevedo ainda escrevia no blogue.
Até vejo mencionada uma sugestão minha e outra referência à um blogue que partilhei na altura.
O Pedro Azevedo ponderou avançar mas acabou por recuar. Entretanto disponibilizou todo o programa que concebeu para o Sporting.
Na minha opinião o Pedro Azevedo tem toda a “bagagem” cultural e profissional para ser um candidato à presidência do Sporting.
6 Setembro, 2019 at 2:29
Obrigado Malcom, é disto que o post tratava: falar-se de pessoas fora do radar (ou dentro, mas a pensar) para ver quais as hipóteses.
Somos milhões porra! Alguém há-de ser bom sem precisar de entrar com os cancros!
5 Setembro, 2019 at 17:42
Romântico mas impraticável, projectos e não pessoas.
Claro, metam alguém com um emprego e família à frente de um projecto que custe milhões de euros a Tios e Sobrinhos que vão ver se não fritam a pipoca.
Somos todos uns campeões no sofá (apanha esta Miguel) mas levem com CMTVs a perseguir os vossos filhos e familiares que vão ver onde fica o projecto.
5 Setembro, 2019 at 17:48
Pois…
Para seres Presidente do SCP tens que te vacinar para isso.
6 Setembro, 2019 at 2:31
Claro que é um problema, ser-se romântico, mas afinal de contas não somos todos Sportinguistas por isso mesmo?
Basta um de jeito aparecer, um… Essa é a minha esperança.
5 Setembro, 2019 at 17:50
As ideias base de sucesso/projeto, mais coisa menos coisa, são similares entre todos nós…
Se quando chegar a altura das próximas eleições ainda houver salvação possível, e já que temos a “mania” de dizer que somos diferentes, lanço um nome que pode fazer parte dessa diferença!!!
Carlos Ruesga
Assim ele queira e com pessoas competentes à sua volta, e a esperança renasce…
6 Setembro, 2019 at 2:32
Gosto. Não faço a mínima ideia sequer do que pensa, mas tudo o que escreve e faz são o exemplo do que quero para o meu clube.
Gosto.
5 Setembro, 2019 at 18:42
Here we go again. Já tudo mexe.
Seguramente esta entrevista do Varandas e claro, este fecho de mercado, aceleraram o processo.
Dizia eu que era em Março…
6 Setembro, 2019 at 2:33
É impossível não mexer. Porque o Sporting está a saque.
Pode parecer mas isto não é uma lista a eleições… É um pedido de ajuda.
Porque o Sporting está a saque.
6 Setembro, 2019 at 8:05
O Sporting está sempre a saque. Se assim não fosse, as direções que entravam fariam-no normalmente quando terminava o mandato das anteriores.
Nós gostamos mais de vitórias que afinal não são, ags umas atrás das outras, destituições e eleições constantes com 10 gajos a querer poleiro.
5 Setembro, 2019 at 18:51
UAU …
“O organismo que tutela o futebol europeu divulgou hoje as listagens dos clubes participantes na Liga Europa.
O Sporting, inserido no grupo D com PSV, Rosenborg e LASK, conta com Jesé Rodríguez, Bolasie e Fernando: os três reforços que a direção de Frederico Varandas contratou no final do mercado de verão.
Os ‘leões’, agora treinados por Leonel Pontes, não contam com Battaglia e Ristovski, que não estarão em condições para os primeiros jogos europeus da equipa. Ainda assim, caso o Sporting ultrapasse a fase de grupos, poderão ser adicionados à lista em janeiro.
A estes 20 inscritos, o Sporting ainda irá juntar a lista B, que inclui os futebolistas formados localmente, que deverá ser conhecida na próxima semana e que contará com o guarda-redes Diogo Sousa, Jovane Cabral ou Miguel Luís.”
Ristovski e Battaglia fora da Liga Europa até … Janeiro …
Espera aí … Mas isto faz algum sentido?!?
Um plantel com 7 extremos, 1 avançado centro e um médio centro mais defensivo?!? De 4 passamos para apenas 1 defesa direito?!?
Fodassssssssssssss
OH DA GUARDAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!
5 Setembro, 2019 at 23:44
Alguém reparou o mesmo que eu. É um TOTAL ABSURDO! O Battaglia ainda dava de barato uma vez que há mais gente para a posição. Mas não inscrever o Ristovski e passar de repente de quatro para apenas um lateral direito no plantel (e vindo de 8 meses de paragem por lesão) é estar a dizer antecipadamente que ainda vamos voltar a ver o Illori “adaptado” ao lugar (falar em adaptação neste caso é uma ironia linguística).
saudações leoninas
5 Setembro, 2019 at 19:23
Eu gostava de um gajo que propusesse um black-out para os primeiros 6 meses/1ano. Durante esse black-out 2 a 3 AGs, falar com os sócios e reconhecê-los como soberanos, apresentar contas e estado do “projecto”. Ao fim ao cabo aproximar ao máximo os órgãos sociais dos sócios. Desmarcação completa de todos os notáveis mais que conhecidos que debitam faladura nas tvs e pouco ou nada ajudam o clube, e a cada ano que passa estão piores.
Não há entrevistas exclusivas para jornais ou canais desportivos, primeiro Sporting TV depois o resto. Independente do presidente, contratar um porta-voz, um jornalista conceituado com proximidade aos media, que tenha um a vontade que um presidente não tem.
Melhorar de uma vez por todas as tecnologias do clube. Disponibilizar capital para criar um client para o sócio Sportinguista, ou contas no site oficial do Sporting. Lá poderiam fazer tudo desde reservas de bilhetes a compras de merch a votos em AG. Lá estariam também disponíveis em stream as AGs, as que passaram e as que estão a acontecer em directo.
Para o futebol os clichés de sempre. Estrutura profissional, treinador projecto, director desportivo com projecção europeia (provavelmente o Futre, sendo que a melhor pessoa seria o Figo). Scouting possível, não precisamos investir no scouting se o objectivo é formar. Treinador que para além de ter resultados pratique um futebol atractivo, porque é a jogar bom futebol que se valoriza activos.
5 Setembro, 2019 at 20:01
Isto só lá vai com uma junta de salvação nacional…. expurgada de croquettes.
5 Setembro, 2019 at 20:06
É preciso reunir um grupo de trabalho alargado, de socios anónimos, com varias valências e onde se chegue a um programa consensual, sério e ambicioso. Digno do clube a que pertencemos. Podia-se aproveitar muitos dos pontos dos programas de BdC.
E correr com os chupistas cronicos que amesquinham e diminuem o clube há já muito tempo.
6 Setembro, 2019 at 2:34
Das melhores alturas que tivemos (5 violinos) foi numa junta desse género.
Tal como há uma tendência para ganharmos com treinadores portugueses, quem sabe não haverá aí uma tendência também…
5 Setembro, 2019 at 23:48
Como sou um Sonhador se me saisse o Euromilhoes na certa seria candidato –
UM NOVO SPORTING-UM SPORTING GANHADOR.
Futebol – plantel curto com aposta em 3 ou 4 jogadores de inegavel qualidade e forte aposta na formação.
Dinamica forte de crescimento de sócios, aposta no ecletismo e equipa B do Futebol. Expandir e fazer crescer a Marca Sporting, forte apoio a dimensionar o clube nos nucleos e no país
Sistema eleitoral electrónico com votações nos nucleos capitais de distrito.
Descentralizar portanto e reduzir a diferença de número de votos.
Assim apos 1 ano de socio com pagamento de quotas 1 – voto até 4 anos.
De 2 a 8 anos – 2 votos de 9 a 15 anos -3 votos de 16 a 25 anos -4 -votos de 25 anos a 35 anos de socios -5 votos e de 36 anos a mais de socios -6 votos.
Diferencas muito menores que dividiriam menos os socios.
1-Futebol e Projecto sustentavel para mudar definitivamente o paradigma do clube um Sporting para vencer constantemente.
2-Aposta na estrutura do Futebol Juvenil -melhor scouting e trabalho de angariação de jogadores de valor pelo país.
Formar para vencer no futuro.
3 -Ecletismo forte mas com opção de possuir equipas com aposta tambem na formação das equipad das modalidades que seria o aproveitamento do trabalho da formação nas modalidades, gastando menos com jogadores de outros clubes tao bons ou menos que os nossos jovens.
Modalidades de pavilhão fortes e ainda no Atletismo ou mais alguma outra.
4- Comunicação do Clube renovada na area digital quer no Jornal com a possível publicação de uma Revista quinzenaria ou mensal com temas de discussão para colocar em prol do Sporting.
Discutir o Clube para o Fazer Melhorar.
Meus amigos honrar a nossa história e estruturar para vencer no Futuro. Modernizar, Reformar, Colocar em Marcha o Movimento Sporting para a GLÓRIA.
Se existir apoiantes deste meu projecto que surjam os homens das finanças, das visões estruturais do aclamar e renascer de um clube de grande potencial adormecido e definhado por guerras internas de lutas pelo poder e facções.
Por um Sporting de TODOS PARA TODOS e por um SPORTING DE Paixão sem Classes ou Estatutos, um Sporting com a sua matriz identitária de vencer em todos os campos, TÃO GRANDE ENTRE OS MAIORES DA EUROPA E DO MUNDO.
Sei que tarefa hercúlea, admito com o Euromilhoes ganho mas um Sonhador sonha e a mim ninguém proibe de sonhar ver o SPORTING SEMPRE NA FRENTE PARA SEMPRE.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
6 Setembro, 2019 at 2:36
Aparentemente não há so românticos como eu, há também sonhadores!
Que tenhamos sorte!
6 Setembro, 2019 at 1:32
Por um Sporting Democrático:
1- Redefinição da atribuição de votos aos Sócios impondo um
máximo de 5 votos
2- Descentralização da votação no mínimo para os Núcleos mas
preferencialmente on-line
6 Setembro, 2019 at 2:36
Dois pontos importantíssimos!
Dos votos on-line então é de loucos… Obrigação, para mim.
6 Setembro, 2019 at 8:06
Fair enough.