Li algo produzido pelo senhor Henrique Monteiro que me deixou de todo atormentado. Escreveu ele: “Querem um Sporting pequenino, limitado a Cherbas e Misteres com mais uns tantos. Conclusão: pensem em vez de atuar em matilha. Não custa nada e pode dar resultados” (sublinhado e realce da nossa responsabilidade).
Resolvi seguir o “conselho” do escrivão, embora nunca tenha atuado em “matilha” [julgo que o HM sofrerá de dislexia, pois recordo que há cerca de um ano e tal houve uma “matilhada” ali para os lados de Alvalade onde o vi presente, independentemente, das razões subjetivas/objetivas quer estiveram na base de tal “alcateia” e da sua presença as quais não discuto] e então fui pensar …
Ai Henrique … Henrique, como diz o povo “bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz e não o que ele faz”, embora julgue que aqui mais se apropria a abordagem de tal “linguarejar” que dele faz Maharishi, que sempre preferiu outra manifestação linguística: “faz o que o mestre diz e não o que ele faz”, e acrescentava referindo-se a Jesus Cristo: “se o mestre caminha sobre as águas, não tentes andar sobre ela pois o mais certo é afogares-te”.
Mas, Henrique, permita-me discordar de si, porquanto eu pretendo que o MEU (NOSSO) SPORTING continue pertença, repito pertença, desta mole humana de pessoas que diariamente por ele sofrem, mas também se empolgam nas suas vitórias, sendo certo que perante um “tsunami” de desbaratamento de capital que vem minando o CLUBE, por vezes me colhem pensamentos parecidos ao seu, mas logo retorno ao já citado Maharishi: “eu sei que devo ir para ali… mas isso não é a minha chávena de chá… portanto, vou para outro lado.”
Este introito serve para lhe relembrar o “caminho das pedras” que determinada gente encetou na “diabolização” do nosso CLUBE em que uma certa elite se serviu do SPORTING em vez de o servir, com denodo, entrega, lealdade e
verticalidade de princípio e ações. Foi esta gente que que vem delapidando o NOSSO SPORTING, praticamente nos últimos 30/20 anos, nos quais uma “linhagem” de “pensadores” e “gestores” se serviram do Clube em vez de o servirem.
A propósito relembro-lhe sábias palavras de João Rocha proferidas há alguns anos (talvez quinze), quando se iniciou o declínio do Clube: “O Sporting está a atravessar a pior crise dos seus 100 anos. Convinha, no entanto, esclarecer, até porque os mais jovens não o sabem, que quando veio a revolução, os clubes passaram por uma crise muito grande, concretamente na altura do PREC. Eram, no fundo ‘presas’ a tomar de assalto. Criaram-se decretos e portarias à luz dos quais os jogadores se transferiam livremente, bastando uma carta. O Sporting passou essa crise colaborando em algo que era necessário, ou seja, apostando na massificação do desporto em Portugal. Não havia ginásios nem pavilhões e o Sporting começou por ter logo 15 mil atletas, um recorde. Nenhum clube da Europa o conseguia, nem o próprio Barcelona”
(…)
“Quando José Roquete entrou, o clube estava numa situação caótica, mas ele aceitou um passivo de 4 milhões de contos e, atualmente, ascende a 60 milhões de contos. É uma diferença enorme. Mas esse não é o grande problema. É preciso ter em conta os prejuízos, os quais foram colmatados com a venda de património e a reavaliação de todo o ativo, incluindo jogadores. Esses prejuízos não foram contabilizados”.
(…)
“É muito simples. José Roquete julgava que o Sporting era uma operação tão fácil com a do Totta, em que ele, numa operação ilegal, ganhou 20 milhões de contos sem pagar um tostão de impostos e, ainda por cima, acabou por comprometer aquele que foi recentemente eleito Presidente da República, Cavaco Silva”
(…)
“Não digo mais nada sobre isso. Foi falado no Conselho Leonino e eu disse ao líder da AG para mandar calar sobre essa informação, que foi longe demais. Disse-lhe ainda que o resumo do acordo com o FC Porto devia ser gravado de tão grave que era, porque talvez fosse necessário que essa gravação viesse a ser pública na defesa dos interesses do Sporting e dos seus sócios. Não vejo o desporto assim”.
O Caro HM com certeza nesta altura não pensava no SPORTING … teria outros pensamentos mais importantes, talvez. Mas sabe foi naquela altura que se iniciou o “tal caminho das pedras” e o “deboche” completo de falta de responsabilidade ética e moral de quem tem conduzido os destinos do CLUBE, independentemente, dos títulos conquistados. Mas eu acredito que o vou pôr a pensar tal como referiu na sua publicação. Ora vamos lá aos tais números que estão na base das perguntas que lhe coloco acima … e reflita e pense neles.
Agregados das Demonstrações dos Fluxos de Caixa da SAD SPORTING desde 1 de Julho de 2010 a 30 de Junho de 2019
Métrica agregada dos anos em causa
Caro HM estes números não lhe dão que pensar?
Esta monstruosa delapidação de fundos e capital (analisando pelo vetor custo/beneficio) não lhe causa qualquer incomodo nem o projeta para a defesa de um CLUBE sério, honesto, vertical onde a transparência e a informação
deveriam ser pedras basilares?
Face ao que escreveu, PENSE LÁ NISTO e desculpe que lhe diga, mas, quer o Cherba quer o Mister há muito vem alertando e abordando linhas de pensamento que defendem um CLUBE gerido de forma impoluta, racional, transparente e em envolvimento com os sócios (neste caso acionistas).
Você parece chegar tarde a este “mundo” e o seu “pensamento” aponta para que o Clube possa vir a ser mais uma “lavandaria” do mundo do futebol, o antagonismo do que defendem os blogueiros que citou e eu sou um deles e não deve olvidar que ambos tem feito mais pelo NOSSO SPORTING que o senhor fez nos últimos tempos em que se deu a conhecer como Sportinguista.
* texto escrito por João Gaspar
17 Setembro, 2019 at 0:12
Chamo atenção que a media é influenciada pelos valores da reestruturação de 2015, caso contrario o valor dos recebimentos nesse ano seria inferior a 100M.
Um dado curioso é que 13/14/15/16 os valores recebidos foram menos de metade do valor disponível na época que passou e mais curioso ainda durante estes anos foram criadas condições para que nos últimos 2 anos os recebimentos estejam acima dos 200M, resta saber até quando ……
Boa reflexão João Gaspar, saliento ” … linhas de pensamento que defendem um CLUBE gerido de forma impoluta, racional, transparente e em envolvimento com os sócios (neste caso acionistas).”
17 Setembro, 2019 at 0:25
Mais outra nota a gestão de 13/14/15/16/17 mostrou que é possível o clube gerir a SAD apresentando acumulado de resultados positivos e sobretudo acrescentando muito património. Os activos passaram dos 144M em 2012 para os 300M em 2019.
17 Setembro, 2019 at 0:53
Vimos que foi possível apresentar resultados positivos e reduzir passivo.
Vimos que foi possível ser-se competitivo no futebol e nas modalidades.
Vimos que foi possível aumentar património e fechar grandes contratos.
Vimos que foi possível vender jogadores sem pagar fortunas de intermediação.
Vimos que foi possível ser-se transparente e respeitar os sócios.
Vimos que foi possível unir os Sportinguistas em torno do Sporting.
Vimos que foi possível olhar olhos nos olhos as instituições internacionais e ser ouvido.
Vimos que foi possível lutar pelos interesses do Sporting sem nunca ceder a quem demonstrou não merecer trabalhar com o Sporting.
Vimos que foi possível dar dimensão europeia ao Sporting, ser respeitado e temido.
Esta sim é a herança mais pesada que alguma vez uma direcção herdou…
17 Setembro, 2019 at 7:46
Ora nem mais.
Viu-se o que se deve fazer e como deve ser feito.
E também se viu coisas a evitar.
A partir daqui ou gente séria e bem intencionada ou topa-se logo ao que vêm.
No caso actual ainda só se suspeita ao que vêm… mas a continuar nisto …
17 Setembro, 2019 at 10:23
Mas o facebook incomodava muita carneirada do bem. Eles gostam é deste Sporting medíocre, a definhar… para quem validou esta merda atual está tudo bem, quantos aos restantes, temos de lidar, lutar ou simplesmente nos afastar deste cancro que se está a espalhar pelo nosso Clube.
17 Setembro, 2019 at 10:41
Nao percebo nada destas contas mas os numerous dizem que recebemos mais 3 milhoes do que aquilo que gastamos, e’ isso? Porque se assim for temos uma situacao financeira excelente…
Alguem que me descodifique os numerous e as preocupacoes agregadas, confesso que nao os consigo entender.
Obrigado e SL
17 Setembro, 2019 at 12:16
Estas contas mostram o que efectivamente recebestes e onde o gastastes.
Os mais de 3M positivos é precisamente o valor que estava disponível nos bancos em 30/06/2019.
Até poderiam ser excelentes (não é este o único factor de analise para essa conclusão) se apenas num ano o passivo (dividas) não tivesse aumentado 44M.
17 Setembro, 2019 at 12:36
Obrigado. essa e’ a parte que nao percebo nestas contas, onde existe esse tal passive. Se recebemos praticamente o mesmo nao deveria haver passive nenhum (a somar) desde os ultimos 10 anos! Ou entao estas contas estao apresentadas de uma forma muito simplista e so’ referem a enormidade de dinheiro que e’ movimentado, nada mais.
Vendo as contas de uma forma transversal nao parece haver nem apropriacoes indevidas de dinheiro nem ma gestao de quem quer que seja (certo, estamos a antecipar receitas do contrato da NOS o que ira criar um desequilibrio no future se nao se conseguirem receitas extraodinarias mas que, porventura, podera ser mitigado pelas VMOC’s).
Estou a pensar bem?
SL
17 Setembro, 2019 at 14:38
Estes dados apenas se referem à movimentação do dinheiro que entrou e saiu dos cofres.
Se compras a credito, não há movimentação de dinheiro, portanto não entra nestas contas e apenas aumenta o passivo.
Este dados apenas são um dos vários mapas que permitem avaliar a gestão e a situação patrimonial num dado período.
O problemas da nós é que o adiantamento no fundo é um empréstimo que se fica a dever + juros a quem o fez, isso aumenta o passivo e ainda por cima foi utilizado para pagar despesas corrente. A despesa corrente deveria ser paga com receita corrente, não sendo, é porque existe um desequilibro nas contas, este desequilibro chama-se deficit que tem vindo a aumentar (nos últimos 2 anos) e muito rapidamente a situação pode ficar … incontrolável.
17 Setembro, 2019 at 14:59
Resumindo, estas a dizer que estamos a navegar ‘a vista, e’ isso? E que sem receitas extraordinarias de alguma monta nao conseguiremos cobrir o que foi adiantado, correcto?
Creio que na maioria dos anos (e confesso que nao sou um expert na area) e na maiora dos clubes as receitas correntes nao cobrem as despesas correntes – infelizmente.
A receita e’ sempre a mesma: ou “encolhemos”, ou aumentamos receita ou endividamo-nos… um balanco dificil.
Grato pela explicacao, ficou mais claro agora. E sim, Brunos Fernandes ou prospectos dos mesmos nao vao aparecer todos os anos…
SL
17 Setembro, 2019 at 15:09
Sim é isso, navegação à vista.
Infelizmente com os acontecimentos de 2018, não qualificação para UCL e posteriores rescisões obrigatoriamente teria de se fazer inversão de marcha. Não foi feita e cada será mais difícil, até porque como dizes, os activos mais valiosos já foram quase todos, já se está a hipotecar rendimentos (nós) futuros … para pagar despesa corrente.
Solução ou começamos a gerar novos e valiosos talentos, o que pode ser difícil dado se estar a regressar à partilha de passes e aposta em emprestados, ou muito rapidamente, estaremos bem fucked …..
17 Setembro, 2019 at 0:27
Foda-se, João Gaspar! Mais houvesse como tu a defender o Sporting Clube de Portugal! A minha vénia a pessoas como tu, o Malcom e tantas outras que passam horas a ver os relatórios, as contas, os relatórios de contas. Que são coerentes desde que vos leio.
Pra gente que pouco tempo tem como eu, sois as minhas lanternas. Vocês e mais uns quantos. Não vou citar nomes que muitos ficariam de fora. Falei apenas daqueles que estavam no post…
17 Setembro, 2019 at 0:53
+1
17 Setembro, 2019 at 0:53
+1
17 Setembro, 2019 at 9:51
+1
17 Setembro, 2019 at 11:28
+10
17 Setembro, 2019 at 0:32
O Henrique Monteiro, como já tive oportunidade de lhe transmitir, sofrendo um bloqueio no Twitter, é um profano no Sporting Clube de Portugal.
17 Setembro, 2019 at 0:54
Foste bloqueado? Usa isso como medalha de honra porque a é! Uma enormissima honra! 🙂
17 Setembro, 2019 at 0:46
Lá na terra faziam-se enormes sportinguistas, valores que nos foram transmitidos, pena que perante esta cleptocracia os nossos rebentos queiram fugir.
17 Setembro, 2019 at 0:46
Ah, e tenho pena, sendo leitor do Expresso há muitos e muitos anos, admirava-lhe a cultura e até algum sentido de humor (no marquês), mesmo não concordando com a sua linha. Qualquer burro pode ler e pensar pela cabeça dos outros. Este, deve ter lido muito, mas não aprendeu nada…
17 Setembro, 2019 at 0:56
O meu aplauso para esta análise.
17 Setembro, 2019 at 0:57
Magnífico trabalho, João Gaspar.
É importante que os Sportinguistas tenham a noção do que se passa no Sporting para além das faltas sofridas por Bruno Fernandes.
17 Setembro, 2019 at 1:00
Chapada de luva branca.
Embrulha Henrique!!!
O Sporting Clube de Portugal é dos Sócios.
17 Setembro, 2019 at 1:13
Oh Henrique! Oh Henrique, anda cá ler, anda cá ler que tu faleces bem… (ou falecias…)
17 Setembro, 2019 at 7:46
LMAO!
17 Setembro, 2019 at 1:51
Contra factos não há argumentos… Nem pensamentos encomendados. Espero ansioso pela resposta do HM. Talvez seja desta que nos diga a troco de quanto foi vendida a sua ilustre prosa em tão conceituado espaço como já foi o Expresso.
17 Setembro, 2019 at 1:55
Começo a perceber, cada vez com maior convicção, que este pequeno grupo que tomou conta do clube tem zero interesse em unir a massa associativa. Querem é mesmo correr com os adeptos que protestam ou que se importam, para poderem pilhar e expoliar o clube sem qualquer controlo. Muito tentam eles calar quem protesta pintando um perfil de vilanagem “brunista” a qualquer voz que se levante e faça perguntas incómodas, isto é uma guerra meus senhores, não tenham dúvida disto.
17 Setembro, 2019 at 8:41
Sim é uma guerra que já começa a cansar pq vem do tempo do projecto Roquette. Desde então eistem 2 visões antagônicas:
a) “profissionalizar” o futebol separando-o do resto do clube através da SAD que serviria para depois vender a investidores supostamente interessados em pôr carradas de dinheiro na nossa equipa de futebol (se isto não é utópico …)
b) o clube controlar a SAD e aproveitá-la (já que agora é difícil acabar com a SAD) para gerir mais valias que seriam em grande parte re-investidas no clube em infraestruturas e outras necessidades ligadas não só ao futebol mas também as outras modalidades e assim pôr o futebol a contribuir para um clube mais eclético.
Eu estou absolutamente convencido que a grande maioria dos Sportinguistas prefere a visão b). O problema é que os principais interessados na visão a) conseguiram (nomeadamente através do poder que têm junto dos media) criar uma imagem de credibilidade à sua volta que tem toldado o discernimento dos Sportinguistas.
Mas a hora da verdade está a chegar: a questão da recompra das VMOCs provocará um debate incontornável que irá fazer cair algumas máscaras. Veremos se a maioria dos sócios estará atenta e não se deixa enganar outra vez!
17 Setembro, 2019 at 1:59
Parabéns por mais um excelente texto, João Gaspar.
17 Setembro, 2019 at 3:22
O nosso SCP é uma jóia muito apetitosa e durante 5 anos roubaram o tacho da vilanagem a estes escroques que concertaram este ataque violento na destituição de um CD legítimo e eleito pelos sócios que querem o bem do clube.
Obrg João Gaspar.
Quanto ao henrique merdeiro fica o desejo que alguém esqueça de parar na passagem de peões
17 Setembro, 2019 at 7:02
Pois é…
17 Setembro, 2019 at 7:16
Bom dia…
Hoje tentei não ler as gordas… tentei, feito arruinado… apos passar em 2 quiosques e 1 papelaria/tabacaria.
A tasca está a meia luz, o Joao Gaspar ficou a fazer o turno da noite e está com um humor do caraças. . .
Um cafézinho…
Vou partilhar as gordas
Muito vermelho… aviso já…
BF passa a 2 milhões, julgo que liquidos.
Vietto e LF aptos para o PSV
SAD sente-se lesada pelas arbitragens
O carnide joga logo a champions,
Nakajima levou nas orelhas por não defender (?) e por falta de empenho. E é um vulgar humano com virtudes e defeitos.
17 Setembro, 2019 at 7:21
Henrique Monteiro, tal como Carlos Barbosa da Cruz e outros que se seguirão, tanto na imprensa escrita como na televisão, são as lebres lançadas por Rogério Alves e os interesses que ele representa, para começarem a preparar a campanha de lavagem de cérebro aos sócios e, se nada for feito para os impedir, terminará inevitavelmente na venda da SAD muito provavelmente ao Fundo Apollo.
Ora, como a estratégia deste fundo é comprar bem e vender no curto prazo com lucro, de uma coisa podemos ter a certeza, vamos ser a puta, só não sabemos é de quem.
Ninguém tenha dúvidas que desta vez a tarefa de salvar o Sporting não vai ser fácil, primeiro que tudo porque temos a guardar o galinheiro uma raposa que só cumpre os estatutos quando lhe apetece e que, ainda por cima, tem a comunicação social toda do seu lado porque somos amigos do mendes e tolerantes às vigarices do benfica.
17 Setembro, 2019 at 8:46
Sim, parece-me óbvio que Rogério Alves está mandatado para vender a SAD e anda nos bastidores a mexer os cordelinhos para que tal aconteça desta vez (leia-se com este CD). Desconfio que o Sobrinho lhe dará um belo prémio se tal aconteçer!
Henrique Monteiro e Carlos Barbosa da Cruz não devem ganhar muito com o assunto mas os amigos são para as ocasiões …
17 Setembro, 2019 at 10:10
Desconfio que a parte do Sobrinho será vendida ao Fundo Apollo, tanto um como outro clientes do Rogério Alves e do mano Varandas.
17 Setembro, 2019 at 10:22
Tudo aponta para isso, sim!
Gostava de saber como se sentirão os 71% nessa altura …
17 Setembro, 2019 at 7:43
Muito bom texto.
Mas não creio que nada disto seja novidade para a besta em questão.
Eles estão sim numa missão. Como sabemos a Maconaria regue-se por ideais de fraternidade e igualdade, mas relativamente aos seus membros. Basta um pedir ajuda e todos têm de ajudar sem questionar.
Neste caso um “irmão” foi claro, temos de vender a SAD do Sporting e depressa.
Desde então todos os “manos” têm vindo a fazer os impossiveis para justificar o injustificável. Se virem bem a conversa é sempre a mesma, embora as moscas vão mudando: terrivel heranca (mas sem apresentarem uma prova que seja), queimou um fusivel, fez merda excepto no primeiro ano (mais uma vez sem conseguirem apresentar um unico exemplo)….
Claramente estamos perante uma cartilha.
17 Setembro, 2019 at 7:44
A não cabala…
17 Setembro, 2019 at 8:50
Isto!
A venda da SAD é sem dúvida o maior “gelado na testa” que os Sportinguistas se preparam para comer e calar.
O problema é que ao contrário de outros gelados, este é irrevogável! Uma vez a SAD vendida o Sporting nunca mais será como dantes!
17 Setembro, 2019 at 7:44
Nunca tive queda para números. Nunca gostei, pronto. Nunca me interessei. Nunca me esforçei para gostar. Eu é mais letras. Mal e porcamente, mas melhor do que números. O que o João Gaspar aqui mostra e o que outros tasqueiros têm mostrado fez-me mudar o sentimento. Atualmente, tenho-lhes medo. Aos números. Diz que é uma ciência exata, e o que os que tenho lido me demonstram é que o Sporting (e não só, mas é o Sporting que me interessa) de há muito se tornou um meio para enriquecimento de alguns. E não descansam enquanto não o secarem por completo. Em cinco anos, tivemos três com resultados positivos e aumento de património. Num ano, conseguiu-se reverter a tendência. Temo que esta se mantenha até esgotar a fonte e que depois esta seja descartada, dando mais uns milhões a alguns e deixando três milhões e meio de adeptos sem nada. A única solução seria alguém que quer que seja o clube a embolsar os milhões avançasse. Mas percebo que não o faça. Os “donos disto tudo” são muito poderosos, têm muitos aliados. E a massa associativa é muito influenciável e não pensa além das boas maneiras, das aparências. Cada vez menos esperança de que o Sporting se salve. Cada vez mais medo de que o cântico “Sporting, tu nunca vais acabar” não seja bem assim.
Obrigada, João Gaspar, pelo post. Não sei se o monteiro o vai ler. Se o fizer, não acredito que o mencione na sua coluna no Expresso ou num postzinho dos dele. Mas vai ficar a saber que “nós sabemos o que andam a fazer desde o século passado”.
17 Setembro, 2019 at 8:16
Se, e é um enorme se, o SCPortugal algum dia for obrigado a acabar, toda a “estrutura” do desporto em Portugal vai começar do zero. O SCP não é o Belenenses. É um bocado maior.
O ideal era que essa “estrutura” fosse reformulada antes, mas a ver vamos.
O que realmente aqui está em causa é continuar no regabofe jurídico/económico deste País ou não.
O que realmente aqui está em causa é continuar o País como uma referência Europeia de compadrio e corrupção ou não.
A actual oposição no/do SCP devia centrar-se na justiça e corrupção vigente. Marcando um paralelismo à do País!! A mensagem devia ser dirigida à tutela – Nacional – e não se cingir à “bolha” dirigente do Clube. A mensagem devia dirigir-se às organizações “desportivas” internacionais não somente às do País.
O “problema do Sporting” não é desportivo. É político.
Henriques Monteiros têm, garantidamente, os dias contados.
Resta saber como se vão contar os do SCP…
17 Setembro, 2019 at 12:55
O SCP não é o belenenses, mas ao contrário do belenenses o estádio pertence à SAD, e a academia tb.
Logo no restelo podem comecar por baixo, mas no Sporting seria comecar do ZERO, porque nem estádio, academia, nem sequer um campo de treinos…. apenas o PJR, mas não podia receber jogos da primeira liga, digo eu.
17 Setembro, 2019 at 7:46
Ah! Bom dia, tasca dos cherbas!
17 Setembro, 2019 at 7:49
Epá, muito bom. Um texto perfeito em toda a linha.
Esta vai doer, veremos se o HM enfia a viola no saco ou se o seu bando já prepara uma resposta. Temo que será o seu enterro.
17 Setembro, 2019 at 7:49
Os dias passam e eu olho para o Belém cada vez com mais inveja…
Se calhar o caminho que nos resta é cada vez mais a cisão…
Eles que fiquem com o negócio, que ficamos nós com o esforço e a devoção! No fim veremos quem chega mais longe…
17 Setembro, 2019 at 12:56
No Belenenses existe um estádio. Eles podem comecar por baixo e ir subindo, no Sporting seria comecar do zero absoluto. Existem algumas diferencas.
17 Setembro, 2019 at 13:40
Tens duvidas que em Lisboa ou arredores se arranjava um sítio para fazer um estádio para ir subindo época a época?? E chegar aos 50mil lugares. A sporting SAD de mim nada levará se esse for o caminho!
17 Setembro, 2019 at 7:55
Simplesmente brilhante João Gaspar.
Agora tens aqui um problema, é que pedes ao hm para pensar e isso … .
Se lhe disseres toma aqui uma teta aí sim , ele segue cegamente como bom espadinha que é.
17 Setembro, 2019 at 8:07
varandas “500 paus”…
hoje é mais um dia como os outros.
a luta continua!
17 Setembro, 2019 at 8:09
Dizia-me ontem um sportinguista muito crente nesta Direcção que a actual gestão equilibrou as contas entre despesas face às receitas depois do BdC ter arruinado o clube…
Infelizmente, é o exemplo flagrante de como a analise do João Gaspar só chega a uma percentagem reduzida de sócios e adeptos.
Para muitos dos outros, a quem esta informação não chega ou não interessa, a culpa continua a ser do anterior CD e da “pesada” herança que recebeu o Varandas e amigos.
Ninguém na CS tem interesse em escalpelizar essa mesma herança e o desbaratar de milhões que aconteceu desde maio de 2018 até ao recente fecho de mercado.
É pornográfica a destruição de capital a que se assiste.
A triste realidade é que o Sporting caminha a passos largos para repetir o desastre das gestões de Bettencourt e Godinho Lopes e a maioria dos sportinguistas continua a assobiar para o lado sem se importar…
17 Setembro, 2019 at 10:38
Das primeiras coisas que fazem num golpe de estado é dominar a televisão e a rádio! Transportas isso para o SCP e tens uma comunicação social completamente manietada por comentadores “isentos” e Sportinguistas que vão enrolando a maioria dos sócios e adeptos!
17 Setembro, 2019 at 11:56
Isto mesmo. Controlar a informação.
17 Setembro, 2019 at 23:03
Poncios Pilatos.
A suprema traição é o lavar de mãos, perante a evidencia do descalabro desta administração e da agenda de quem os manobra.
Teorias da conspiração, dizem os traidores.
A culpa foi do gordo.
17 Setembro, 2019 at 8:15
Brilhante!!!!!!!!!!
Como é que foi possivel não haver uma alminha capaz de meter um colete de forças e uma mordaça nos últimos 6 meses dum teenager in love que acabou por destruir tudo aquilo que tinha tão brilhantemente construido em 5 anos!!!! Obviamente que temos de também dar mérito também ao moço do Excel, pois toda esta engenharia financeira tem dedo dele!!!!
Ao ler este texto, é de facto angustiante como se destruiu em tão pouco tempo o que tão arduamente levou a construir, e tudo por causa dum passarinho que queria voar na Primavera com o seu coração colado a uma passarinha!!!!!
Esta obra inglória faz-me lembrar aqueles putos que estão horas e horas seguidas na praia a fazer castelos de areia, e depois com a obra construida vem uma onda e derruba o castelo. Um pouco parecido, triste sina a do nosso clube!!!!!!
17 Setembro, 2019 at 8:17
Ora aqui está o melhor exemplo de merda que este clube tem…
17 Setembro, 2019 at 8:20
Como já vimos, neste clube existe democracia e a merda é expulsa e destituida pelos socios.
17 Setembro, 2019 at 9:51
A sério? Os meus pêsames. Podes sempre comprar bilhete.
17 Setembro, 2019 at 13:45
O que não existe neste clube é democracia.
O sistema de votos assim o diz. O facto de Varandas ser hoje o presidente mostra isso.
17 Setembro, 2019 at 8:23
Triste sina a dos que se contentam com ela, a sina.
Contentam com ela e com o ‘saber estar’.
Aliás, põem o ‘saber estar’ à frente.
Andam a levar na bilha e não sabem. Ou então gostam.
17 Setembro, 2019 at 9:15
Mais um que vem para aqui todos os dias chupar croquete… Está tudo bem agora. Houve um interregno de 5 anos em que fomos geridos por um maluco, mas agora está tudo bem outra vez. A gente fina e a sua gestão de topo estão de volta. Está à vista de todos… Enfim… junta-te mas é ao Jonas e vai para o camarote organizar um bukkake…
17 Setembro, 2019 at 9:55
Foda-se….
A missa anda mesmo com o horário todo trocado…
17 Setembro, 2019 at 10:02
Não sabia que a hora da missa tinha mudado. :/
17 Setembro, 2019 at 10:47
Brilhante mesmo.
Em cinco anos o passivo aumentou 62M. (220M em 2012 para 282M em 2018.)
Apenas num ano do varandas o passivo aumenta 44M
Esta no bom caminho.
17 Setembro, 2019 at 11:30
Factos!
17 Setembro, 2019 at 8:25
Obrigado João Gaspar! Isto é serviço público.
Como escrevi logo no post a alertar para o artigo de HM, a necessidade de adquirir as VMOCs para depois vender a SAD é uma falácia. O que o SCP precisa é que a SAD dê lucro para depois ser essencialmente canalizado pelos shareholders que esperemos seja ~90% o próprio clube, que assim terá uma fonte de rendimento estável e sustentável.
Vendendo a SAD, tens uma grande entrada de capital num ano mas (tirando alguns intermediários no negócio que vão encher à grande os bolsos) o clube hipoteca para sempre o seu futuro!
O que precisamos é um clube e SAD geridos de forma inteligente e responsável em prol dos Sportinguistas e não de outros interesses!
17 Setembro, 2019 at 8:42
Gente que se lembra que é do Sporting quando o clube está na merda e, por esse facto, permite a promoção pessoal de qualquer inútil só porque fica bem falar mal do presidente nas televisões…tem um nome: oportunistas.
Alguém sabia que este espécime era do Sporting antes das polémicas do final da era de BdC? Ninguém.
Alguma vez fez uma intervenção pública sobre o clube antes desses acontecimentos? Não me lembro de nenhuma.
Passou a ter mais tempo de antena e exposição mediática após ter “saído do armário”? Muito mais. Na política já n era relevante e mesmo no comentário político cada vez o via menos na TV.
Agora, já é um comentador de assuntos do Sporting nas televisões, tem uma coluna de opinião no jornal abola e, cereja no topo do bolo, foi convidado para exercer funções no momento da transição até às eleições. E assim, muito rapidamente (em 6 meses apenas) criou-se mais um “notável” dentro do clube.
17 Setembro, 2019 at 13:19
A única coluna que tem é mesmo a da Bola.
17 Setembro, 2019 at 8:57
Sanatório Leonino
Henrique Monteiro: “Eu, infelizmente, de energia népias, só me apetece ir para a praia”
17 Setembro, 2019 at 22:57
Leva o pumpas.
Vão de skate e fiquem-se pelos mergulhos.
17 Setembro, 2019 at 9:13
Isto é como a minha mulher. Está estudado. Ela é tão desorientada que quando ela diz que é para a esquerda…é certinho que é para a direita. Nunca falha.
Se um “notável” diz que o caminho é vender a SAD, então pelo histórico de merda abundante que eles fazem e fizeram no clube, o caminho certo é ter o máximo de % possivel da SAD…
Vender o Sporting é a morte do Sporting. Se com o controlo dos sócios fazem isto ao clube, imagino o que fariam sem precisar disso. Acabavam com o Sporting em 15 anos, se tanto. Todo xupadinho….
17 Setembro, 2019 at 13:24
Eu também sou contra a venda da SAD, mas o argumento que usas também pode ser usado ao contrário, ou seja, “Só estamos assim porque os sócios que mandam no clube só dão tiros ao lado”. E o estado a que chegámos foi com clube com a maioria do capital da SAD, pelo que discussão não se deve centrar, na minha óptica, no campo dos resultados mas dos princípios: o Sporting é um clube centenário e popular de BASE ASSOCIATIVA. No dia em que tiver um dono, morre. Transforma-se noutra coisa.
SL
17 Setembro, 2019 at 9:16
Sanatório Leonino
Henrique Monteiro: “O que, no passado não foi percebido por quem quis o Sporting igual aos outros; precisamente o contrário do que deveríamos entender: que os outros devem ser como o Sporting”
17 Setembro, 2019 at 23:04
A suprema arte de falar muito e não dizer nada.