Se a preparação da época deixou muito a desejar, a ida ao mercado tornou tudo ainda mais cinzento. E se a primeira parte do Sporting foi uma nulidade, na segunda Jorge Sousa tratou de garantir que os Leões saíam do Bessa com mais dois pontos perdidos
O onze inicial já levantava diversas interrogações. Rosier, Bolasie e Plata de início, Jesé, o suposto reforço para o centro do ataque, no banco. Borja (como enganou este gajo nos primeiros tempos) regressava à titularidade, Acuña subia no terreno e o Sporting apresentava-se sem um homem fixo na área, com Bolasie a tentar fazer essa papel em desgastantes e infrutíferas diagonais.
E aconteceu o que era esperado: ofensivamente, o Sporting não existiu na primeira parte. Com Bruno Fernandes a recuar várias vezes para começar a jogar de trás (alguém me explica porque raio é que se continua a insistir em Doumbia quando na maioria dos jogos uma dupla Wendel Fernandes é mais do que suficiente?!?), com Plata a perder todos os duelos (acusou e de que maneira a estreia, mas é assim que se cresce), com Wendel a não criar desequilíbrios e com Acuña a perder-se em memórias argentinas, sobrava o tal do Bolasie. Que bem tentou, diga-se.
Aliás, aproveita o escriba de serviço para dizer-vos que, depois de uma primeira parte daquelas que gostamos de oferecer aos adversários e que ainda inclui estarmos a perder, desta vez de um golo de livre ao qual Renan reagiu como se tivesse dois blocos de cimento atados às canelas, não foi por falta de atitude que o Sporting deixou de conseguir atingir os três pontos. O próprio Jesé, que acabaria por não entrar para a posição 9, foi visto várias vezes em correrias na tentativa de dobrar companheiros, espelhando bem aquilo que foi a exibição do Sporting: uma equipa completamente em esforço, com o coração a bater no cérebro e a roçar o anárquico em termos tácticos. E tudo piora quando, como já se viu nos sopros do Pinheiro, há 15 dias, em Alvalade, qualquer rapaz do apito sente que pode fazer o que bem lhe apetece quando joga o Sporting (foi o que fez Jorge Sousa, numa vergonhosa dualidade de critérios na marcação de faltas e exibição de cartões, deixando o Boavista dar porrada atrás de porrada atrás de porrada).
É o Sporting que resulta de vários meses de preparação de uma época, onde tudo foi feito em cima do joelho e acreditando que a venda de Bruno Fernandes resolveria todas as necessidades financeiras. Sem essa venda, o Sporting entrou numa espiral de total desnorte directivo e, hoje, leva sete pontos perdidos em cinco jornadas e já despachou o treinador que era perfeito para um projecto. O novo, Leonel Pontes, desde logo um claro upgrade na forma de estar no banco e de tentar motivar a equipa, apanha uma equipa a precisar de ir ao psicólogo, um plantel feito à base dos remendos (e mal, como se viu ontem, onde a lesão de Luiz Phellype confirmou que só temos um número 9 quando até existem dois nos sub-23) e tem que fazer a pré época com o comboio em andamento, numa altura em que já foi atirado para uma carruagem a quatro de distância dos principais rivais.
Este é o cenário, totalmente diferente do traçado pelo rapaz dos números, o Zenha, que garantiu que os rivais tinham perdido jogadores e que o Sporting se tinha reforçado. Nesta coisa de dizer às pessoas que se serve sushi, não basta enrolar o arroz em alga, se o miolo tem mais pepino do que peixe. Nesse caso, o mais certo é engolirmos em seco e percebermos que a melhor solução é comer chop suey, essa mistura que nem é carne nem é peixe, mas vai disfarçando a fome.
Ficha de jogo
Boavista-Sporting, 1-1
5.ª jornada da Primeira Liga
Estádio do Bessa, no Porto
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
Boavista: Bracali, Fabiano, Neris, Ricardo Costa, Marlon, Carraça, Rafael Costa, Ackah Yaw (Obiora, 67′), Gustavo Sauer, Stojiljkovic (Cassiano, 90+3′), Yusupha (Mateus, 56′)
Suplentes não utilizados: Helton, Bueno, Edu Machado, Heriberto Tavares
Treinador: Lito Vidigal
Sporting: Renan Ribeiro, Rosier, Luís Neto, Mathieu, Borja (Jesé, 45′), Doumbia, Wendel (Eduardo, 81′), Bruno Fernandes, Gonzalo Plata (Rafael Camacho, 88′), Marcos Acuña, Yannick Bolasie
Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Tiago Ilori, Rodrigo Battaglia, Miguel Luís
Treinador: Leonel Pontes
Golos: Marlon (7′), Bruno Fernandes (62′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Wendel (5′), Neris (21′), Acuña (49′), Bruno Fernandes (49′ e 90′), Luís Neto (68′), Stojiljkovic (68′), Bolasie (80′); cartão vermelho por acumulação a Bruno Fernandes (90′)
16 Setembro, 2019 at 16:42
Demasiado agastado para sequer exprimir a minha insatisfação com esta merda!
Como previa a decisão estapafurdia, não de despedir o treinador, mas sim despedi-lo sem qualquer projecto e intenção de contratar um treinador mesmo estando nós numa paragem para selecções.
Enfim amadorismo puro ainda com tentativa disfarce em declarações ainda mais amadoras!
Desculpem mas esta direcção é para correr o mais rápido possível, e nem me venham com reestruturações pendentes mais o crl a 7, puta que os pariu a todos!
Sporting Sempre!
16 Setembro, 2019 at 16:48
Apoiado!
16 Setembro, 2019 at 16:56
O ano passado eu disse que era completamente absurdo e amador terem feito toda a campanha e terem entrado em funções sem treinador de backup ao Peseiro. Andaram à pesca até irem sacar o Ruca sabe Deus onde…
Ao fim de 1 ano…fazem exactamente o mesmo erro amador, depois do erro de continuar com um treinador medíocre para este ano depois dele provar no ano passado a sua mediocridade…
Não são só amadores…não aprendem com os erros…
16 Setembro, 2019 at 21:54
Estão à espera do Jardim…
Não deve demorar muito a ser despedido porque já há movimentações dos adeptos nesse sentido!
O homem tem fé no Leonardo!
16 Setembro, 2019 at 22:00
Esse seria o tipo de twist, que a resultar numa longa e bem sucedida estadia do Leonardo, salvava o Varandas.
16 Setembro, 2019 at 18:42
+1
16 Setembro, 2019 at 17:20
como é que era ?
até ao fim
não gostam mas é o que é
16 Setembro, 2019 at 17:33
Parei de ler no “Borja enganou-nos nos primeiros tempos” 🙂
Jogões que eu devo ter perdido…
Z
16 Setembro, 2019 at 19:13
O efeito Grimi é lixado.
16 Setembro, 2019 at 20:41
Pensei no mesmo… mas acho que o grimi fez melhor… 🙂
Z
16 Setembro, 2019 at 21:28
O Borja merecia uma discussao propria.
Quando é que sentem que ele ficou “condenado”? No jogo contra o Porto, do ano passado, em que é expulso? Ele parece destinado a figurante no plano que temos visto. É um recurso, ora por razoes tacticas, ora por castigos ou desgaste. Aqui na Tasca é obvia a falta de paciencia para o Borja, como se houvesse uma pre desilusão com o jogador. “Não é um craque…. É merda.“ com exagero meu.
Estou convencido que estamos a perder o jogador. Ele é internacional colombiano. Veio, possivelmente sem uma garantia de titularidade, mas creio eu, assumiu que o clube entendia que estava a contratar um titular ou alguém que obviamente teria esse estatuto – alias esse e o melhor cenário para todos. A ida à selecçao valoriza o, inspira o e responsabiliza o.
Ele não tinha de ser titular, mas quando chegou ate foi em muitos jogos importantes. Parecia ser o caso do jogador que vem em Janeiro. Faz meia época, ambienta-se e dispara para uma grande segunda época.
Vi alegadas imagens de mensagens dele a demonstrar ansiedade porque não percebia o que se passava em torno dele. Sobre ele. No sentido de ter confiança ou não, do clube e do Keizer.
Só em clubes de topo é que um internacional colombiano é suplente ou quando joga é a primeira opçao para sair. Ele nao tem rendimento porque nao sente a confiança de quem “acabou” de o contratar.
Se o Pontes ler o mesmo que eu, o Borja é o defesa esquerdo. E é um inicio para uma defesa a tres, fazendo do lateral direito um perfil muito mais ofensivo. O Acuna tem de lutar pelo lugar que ele quer fazer. Nenhum lateral esquerdo escolhe a camisola 9. Ter estes dois rapazes felizes porque entendem o que se lhes pede, seria optima ideia. Mesmo que pontualmente seja de usar o Acuna a lateral. Ou descansa-lo para que possa bombar nos que realmente interessam.
Em vez de empurrar talento para fora das posiçoes para poder acomodar expectativas de estatuto de jogadores mais caros, podemos ser consequentes com as chamadas apostas que fazemos.
Creio que requer boa gestao trazer o Borja de volta ao perimetro de sucesso. Odeio ser o clube que falha com jogadores de paises fixes, como a Colombia.
Tenho este gosto pela ideia de que contratavamos atletas com base em expectativas mutuas que se iriam realizar naturalmente com confiança de ambas as partes. Ou seja, ate podes contratar um gajo e prometer-lhe banco, acabando por fazer dele titular, desde que isso tenha eventualmente rapido impacto no contrato dele. Mas o contrario é feio.
Ir incomodar um profissional de craveira com a ideia de que é optima ideia ele vir para Lisboa jogar no Sporting… e depois nao lhe dar uma possibilidade honesta de ser da equipa. Ser do 11. Jogamos contra o Benfica e ele no banco. Devemos ser o Real Madrid, pensam os colombianos. Ah, eles tem o Acuna. A lateral? Fuck, luxo.
16 Setembro, 2019 at 23:53
Bom ponto de vista.
Estamos numa fase em que é difícil distinguir os bons dos fracos.
Wendell, Doumbia e Borja estão a perder rendimento de jogo para jogo e neste momento parecem cada vez mais jogadores fracos. É por isto que é fulcral um treinador de qualidade.
16 Setembro, 2019 at 17:51
Digam uma!!
Digam uma!!
Digam uma decisão importante que estes artistas incompetentes e irresponsaveis já tenham tomado de maneira correcta !?
– comunicação é deprimente e por vezes humilhante ;
– gestão desportiva é opaca e incompetente
Por isso , só posso clamar : varandas demite-te , a bem do SCP
SL
16 Setembro, 2019 at 20:42
Foram várias dr… foram várias… 🙂
Z
16 Setembro, 2019 at 18:32
Ainda não perceberam que QQ jogador que venha para o clube, passados 2 meses parece um pino??
O único que escapa é BF, e mesmo esse tem feito jogos de merda…
16 Setembro, 2019 at 21:45
Chama se Equipa. 🙂 Já me tinha apercebido, tal como tu.
O tempo torna-os piores. O Doumbia era na mouche no final do ano passado e este ano parece pior jogador. Acontece com todos. Estamos longe de ver o potencial da equipa que temos, muito por acçao de tudo o que nao e a equipa em si.
Suspiro por um tecnico de topo, dirigido por um presidente lucido e competente.
16 Setembro, 2019 at 21:58
Mais que óbvio.
Caraças, tirando Renan (acho muito fraco) e LP lá na frente, temos um plantel cheio de internacionais, ou ex, das respetivas seleções: Portugal, Uruguai, Argentina, Colômbia, França…e não são propriamente seleções do terceiro mundo.
Isto devia chegar, num clube NORMAL,, para ganhar 90% dos jogos em Portugal.
E o que temos tido?? 3 treinadores, futebol a roçar o patético, uma total falta de compromisso com o clube..enfim, não chegaria uma folha A4 para adjectivar esta equipa.
É assim tão difícil ganhar a um marítimo ou a um Boavista?? Clubes que não devem ter um caralho de um jogador Internacional?! Que devem ter orçamentos 10x inferiores?!
Vão para o Caralho!
16 Setembro, 2019 at 18:43
ultras pedem demissao de jardim…….é aproveitar agora ……..ohhhh cherba nao da para te candidatares com o carlos vieira???????
16 Setembro, 2019 at 19:13
Tinham aqui já 8 votos 😀
Vi o Carlos Vieira nas imediações do Bessa e estive quase quase a implorar-lhe para se candidatar nas próximas eleições!!
16 Setembro, 2019 at 19:27
Eu já lhe pedi… é preciso gente competente…
16 Setembro, 2019 at 19:10
Já ontem era tarde…
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/videos/405395103451188/?__xts__%5B0%5D=68.ARC2sBVMdiU-KyaiJl1J7DxKCtub0YRBrLM4RmULvMPfe0wxgNXfmdEogsq6pq7OAiHbmsVRqlNSdHLh_LehG0XlGJboPDmBK922w-VLVvdSKX7E7C_TkimjjXmMvEQrjsl4guzjlQKi4cgWF4fRi-e-OWZuAi2ixj2evQx2wl4OB5MqIcpNak2tg7QnbzAa3ffNg2FtDqXqlVj48c55issi1XegzsoDhqtqWGzIX8qyAPe1-ah9m_BPor8SwDV8L7Wc6dDQtjwpOMBygTULRY64vmVIG9qJofuji2iY8In8U3jfkDyhIYcWr31WBsuU5X62NYjpuv0P8OQzAAzdGW0gwaOe9w&__tn__=-R
16 Setembro, 2019 at 21:26
Acho bem que tenha sido hoje!
Já defendi aqui que deviam fazer isto todas as jornadas, não só dos nossos jogos mas de todos os jogos…
É que não há roubos só nos nossos jogo e deviam mostrar a dualidade de critério que os árbitros têm consoante é a cor da camisola…
16 Setembro, 2019 at 22:17
Mais vale tarde que nunca.
16 Setembro, 2019 at 19:25
bem parece que ja andam a aprender alguma coisa
ontem existiu pessoal a criticar a historia das 10 faltas sobre o BF, hoje já fizeram um video a demonstrar essa contabilizaçao
16 Setembro, 2019 at 21:08
E tu criticas-te alguma coisa de há um ano para cá ou esta MERDA de Circo é o que tu gostas desde que sejam os teus Godinhos no poleiro?
Tu e o imbecilSLB aqui de baixo, os dois juntos não fazem um poio de caniche.
Juntem-se e comam o cu um ao outro a pensar no Rogério.
16 Setembro, 2019 at 21:13
vai para a puta que te pariu e morrer bem longe e depressa cabrao de merda
ja que es burro que nem uma porta e nao sabes ler nem perceber comentarios para ti so assim ou com um pau pelo cu acima e outro nos cornos
16 Setembro, 2019 at 22:19
Triggered !
17 Setembro, 2019 at 11:49
Very!
16 Setembro, 2019 at 21:41
Nao foi criticar nada. Pelo menos da minha parte. Numa app credivel de estatisticas desportivas ele sofreu 5 faltas. Pode estar errado? Pode. Mas alguns lances que se veem nem falta foram. Foram só porrada, sem falta… Eu nao vi o jogo, nao sou nenhum crente em apps, mas de 5 para 11 … pá.
16 Setembro, 2019 at 21:44
a serio que nao percebeste que eles colocaram as 5 faltas assinaladas e as 10 por assinalar, 5 delas sobre o BF
o video tambem era para demonstrar que eram faltas para cartao
16 Setembro, 2019 at 22:08
Duas que me lembro foi dada lei da vantagem. Mas eram faltas.
16 Setembro, 2019 at 19:58
O Sporting apresentou um vídeo com as faltas cometidas sobre o nosso capitão. É impressionante! Quase todas a varrer, com o único objetivo de não o deixar jogar. E ele é que foi expulso!!!
Por aqui há uma cartilha a cumprir, interessa é falar do Varandas. Uma tristeza…
16 Setembro, 2019 at 20:09
Quem é que disse que sabia tudo sobre a época 15/16?
Quem é que disse para não se falar de árbitros?
Se tens problemas com a arbitragem vai falar aos locais próprios.
16 Setembro, 2019 at 20:22
Coerência, decência e vergonha na cara.
Estás a pedir demais.
16 Setembro, 2019 at 20:23
Enquanto isso, continuamos a aguardar toda a verdade sobre o campeonato roubado 15/16.
16 Setembro, 2019 at 21:11
Chupa Croquete! Tens o que mereces! Não precisas de vir chorar todos os dias porque enquanto lá estiver o discípulo do teu amado Godinho a enterrar o clube na MERDA, vais ler o que não queres.
Aprende a lidar.
16 Setembro, 2019 at 21:58
Muda de discurso. Já viste que o teu vocabulário não passa das 100 palavras? A Língua Portuguesa tem um vocabulário riquíssimo. Mais de 4 mil vocábulos!
16 Setembro, 2019 at 23:08
O linguista slb.
O teu problema não é de vocabulario.
É semântico, mesmo.
16 Setembro, 2019 at 23:48
Foste ver à Wikipédia o significado de “semântico”?…
17 Setembro, 2019 at 11:51
Estimo que é fies 4 mil vocábulos pelo cu acima. E 1 croquete no fim.
16 Setembro, 2019 at 20:46
Foram várias dr… foram várias… 🙂
Z
16 Setembro, 2019 at 20:51
Não sei se já por aí está…
Mas se não está…
Aqui fica para poderem apreciar este “lindo trabalho” do árbitro Jorge Sousa…
Que “não viu” muitas destas faltas…mas “viu bem” o BF (não quando sobre ele fizeram muitas das faltas…só com um jogador…foram 6 faltas… ) para o mandar para a rua…
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/sporting-mostra-15-erros-da-arbitragem-de-jorge-sousa-no-jogo-com-o-boavista-11306689.html
SL
16 Setembro, 2019 at 21:25
Video interessante, já devia ter sido feito há muito mais tempo. O problema é que o árbitro errou para os dois lados. Errou mais para o nosso mas errou para os dois. Focar apenas em BF também não ajuda. Houveram muitos lances como o amarelo ao Bolasie que foi completamente errado, nem falta era, o possível penalti do Doumbia (não era para mim, mas há muitas faltas no video que eu não considero falta) etc. Focar apenas nos nossos lances, passamos apenas a ideia de que não sabemos perder pontos e a mensagem perde-se pelo caminho. Boa ideia, mas incompleta a meu ver.
16 Setembro, 2019 at 21:27
Não foca apenas no Bruno Fernandes mas, sim, faltam alguns lances…
16 Setembro, 2019 at 22:43
O Wendel leva um pisão no calcanhar, à entrada da área do Boavista, não sei se foi marcada a falta mas o amarelo ficou no bolso para variar. Haviam mais lances no jogo, fazer meio trabalho nunca deu resultado.
16 Setembro, 2019 at 21:29
Gostava de ver a comparação entre o carrinho do Risto (vermelho) e um lance de ontem que nem falta foi.
16 Setembro, 2019 at 21:32
aquele na segunda parte, por tras sobre o plata que nao foi marcado e que 15 seg depois ele marca uma falta por tras no meio campo do Sporting sobre o mathieu
16 Setembro, 2019 at 22:06
Precisam de um reboot não é??
Como diziam os especialistas.
16 Setembro, 2019 at 22:39
No mesmo ecrã frame por frame… Falhamos tanto nestas coisas.
16 Setembro, 2019 at 21:31
Hoje de manhã já era tarde, mas temos que compreender são 8 horas para dormir, um pequeno-almoço para tomar, umas horitas para ler os jornas e ver a tv, outras para ler blogs e depois entra o almoço. Assim como quem não quer a coisa revê-se o jogo e aponta-se os lances capitais e depois puf….faz o chocapic, perdão um vídeo.
16 Setembro, 2019 at 21:55
O papel do VAR da uma nova dimensao de maleabilidade ao sector já de si putrefacto da arbitragem. A malta inocentemente acreditou que se é visivel em video sera sancionado. Alem da justiça, parecia prometer melhores jogos, menos baseados no pisao, nas violencias, e mais na habilidade e inteligencia.
16 Setembro, 2019 at 22:03
Está a ser uma desilusão, pelo menos em Portugal. O nosso jogo contra o Rio Ave é um exemplo paradigmático. Como é possível que não tenha visto o penálti sobre o Raphinha e tenha confirmado o
segundo penálti de Coates?
16 Setembro, 2019 at 22:45
Pelo menos? Só é desilusão cá. Os alemães já têm aquilo a bombar. Cá tens gajos que sabem funcionar bem com o VAR mas é quando lhes interessa. O que era necessário era ligar o VAR aos ecrãs gigantes dos estádios para acabar com metade das brincadeiras.
16 Setembro, 2019 at 23:05
O gordo foi embora e levou o VAR que estava a funcionar…
16 Setembro, 2019 at 22:05
Metam os vídeos num sítio.
90 minutos para jogar á bola e não fosse um chouriço enorme nem 1 golo fazíamos. Quantas defesas fez o GR do Boavista?
Joguem á bola!!
16 Setembro, 2019 at 22:41
Não discordo do que dizes, aliás do que me lembro falei mais na nossa incapacidade de jogar do que daquilo que já é habitual aos anos. O que eu queria dizer é que se é para fazer estas coisas que façam bem feitas e de maneira isenta.
16 Setembro, 2019 at 22:14
Só de pensar que esse corno esteve na minha terra para receber um galardão de merda por ser um “árbitro excepcional” até me dá diarreia.
Quanto ao Sporting. Vi coisas boas e vi merdas impressionantes que nem num jogo Lamego vs Lamelas vi (e estamos a falar da segunda distrital). Não podemos pedir mais. É rezar para assegurar a europa no fim da época pelo menos.
16 Setembro, 2019 at 22:23
Também goataria de ver o vídeo com as defesas do guarda-redes do Boavista…
16 Setembro, 2019 at 22:32
Façam um vídeo dos frangos do Renan, ou dos lances ridículos de coates, ou das perdas de bola de Doumbia, do posicionamento coletivo da equipa, da ausência de “músculo” de Wendell….
Joguem á bola caralho!!
16 Setembro, 2019 at 23:00
Façam um vídeo com título “como vender os 2 jogadores titulares do lado direito no último dia de mercado”
Ou ainda ” Treinador da formação prefere aposta em jogadores com 3 dias de treinos em detrimento daqueles que o acompanharam em 5 jogos”
16 Setembro, 2019 at 23:06
Dá-lhe Jonny
16 Setembro, 2019 at 23:04
Também dava jeito (o video), sobretudo para equipa técnica e jogadores, mas uma coisa não invalida a outra…há marmelos que quando estão na mó de baixo pegam-lhes pelo regaço e levam-nos ao colo enquanto que a outros puxam-nos para baixo…!
Não jogamos um caralho e isso facilita ainda mais os roubos destes filhos da puta… este JS é o filho da puta que pergunta “que é esta merda caralho, tás a gozar comigo!?? Prá baliza caralho” a um puto júnior…, não vê o pizzi jogar a bola com as duas mãos dentro da área do carnide e depois faz o trabalho que fez ontem… ou achas que ele permitia que o pizzi sofresse metade das faltas que o BF sofreu!????
16 Setembro, 2019 at 23:06
O PSV tirou notas no Bessa
https://twitter.com/ViscondeP/status/1173599644074598401
16 Setembro, 2019 at 23:15
17-1 nos últimos 5 jogos…
16 Setembro, 2019 at 23:38
Tenho muito receio desse jogo…
17 Setembro, 2019 at 7:55
E então? Já ganhámos em Portimão, pá. E ao Braga!
16 Setembro, 2019 at 23:12
Então e jogar alguma coisa, só naquela, tipo coiso…
16 Setembro, 2019 at 23:57
Entretanto a CMVM já recebeu a versão corrigida do Plano para a Igualdade.
Agora constam a versão anterior (do estagiário) e a versão corrigida.
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/ultimas_comunicacoes.cfm?num_ent=%25%23%24C%5D%23%3D8%20
Aqui fica outra borrada do “estagiário”…
https://pbs.twimg.com/media/EElsMG2W4AEDgym.jpg
17 Setembro, 2019 at 0:04
Mas qual estagiário qual caralho, esta merda só pode ser propositada, não me fodam.
Ou não é real ou é mesmo para achincalhar o clube.
17 Setembro, 2019 at 0:33
Acredito nisso. Mas é de dentro, não restam dúvidas.