Este é um texto preparado há meses atrás. A apresentação ao mesmo foi actualizada, pois é por demais evidente a urgência do mesmo.
Há quem fale há anos numa beleneziação do Sporting. Algo que nos deixou de rastos, pois para nós, não há melhor clube no mundo. Mas desde os acontecimentos do ano passado, esta ideia é recorrente. Passo a explicar.
O Clube de Futebol “os Belenenses” fizeram uma SAD há uns anos, de modo a livrarem-se de algumas dívidas, e passaram a gestão do Clube SAD a um pato bravo. Essa Gestão do Clube SAD foi dada com a condição do Clube recomprar à SAD as acções que ela detinha, retirando a SAD as mais valias. Acontece que chegada a hora, a SAD não saiu, e agarrou-se à equipa de futebol profissional, a pensar que conseguia vergar a vontade dos sócios.
A resposta dos Sócios d’os Belenenses é conhecida: Fiquem com os profissionais, nós ficamos com as modalidades amadoras, e fazemos outra equipa de futebol e correram com a SAD do Restelo.
E assim andamos há mais ou menos ano e meio. Pelo meio, uma coisa que por cá anda despercebida, é o facto de em Inglaterra este caso ser seguido com muita curiosidade, e há até quem diga que pode ser para os clubes desportivos, e mesmo que a Lei Bosman foi para os jogadores.
Ou seja, estão a chegar à conclusão que o Activo de um Clube desportivo não são os atletas, ou as instalações, mas os adeptos. Coisa que por aqui ainda é raro comentar. Todos nós, adeptos, sócios, simpatizantes, somos um activo do Sporting Clube de Portugal. E quem está neste momento na frente do nosso Clube não o está a dignificar.
Não se reduz o passivo, e fazem-se encaixes de adiantamento de receitas, etc.
Há desinvestimento nas equipas seniores de quase todas as modalidades;
Não há (e isto é uma dor de alma) uma comunicação critica e de qualidade nem aos sócios e adeptos, nem aos demais players;
O escárnio por que passam os nossos atletas jovens, seja de que modalidade for.
E tudo isto somado a uma sofreguidão para a venda da SAD. E se nessa venda se reverem os mesmos argumentos negociais que presidiram a vendas de jogadores nesta pré-época, até eu corro o risco de comprar o Sporting, se fizer umas poupanças, e não gastar o subsídio de Natal.
Sem usar de figuras de estilo e o mais, acho que está para chegar o momento em que, perante uma venda da SAD, tenha o Clube e os seus associados e adeptos, de escolher entre seguir nesta casa, ou sair de casa. Vamos ter que disputar em tRibunal os filhos, e os teres e haveres. Mas se assim não for, e se esta discussão não existir, ficamos com uma ideia que só podemos andar em frente, ainda que num precipício.
*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio
27 Setembro, 2019 at 23:14
Eu saio nesse dia.
27 Setembro, 2019 at 23:15
Nao sou cliente, sou sócio.
27 Setembro, 2019 at 23:26
Como diz o BF
PÓ CRALHO
Joguem á bola fdx
SL
27 Setembro, 2019 at 23:28
No dia em o clube deixar de deter a maioria da SAD, é o dia que deixo de ser sócio e só o volto a fazer quando se fundarem um novo clube, exactamente como o Belenenses fez.
27 Setembro, 2019 at 23:35
Quando esse dia chegar… chega a REFUNDAÇÃO… É triste mas é a realidade e se calhar a única forma de resolvermos este embróglio… Veremos quem fica com quem…!!!!
27 Setembro, 2019 at 23:49
Se o Belenenses ainda tem um Estádio, ao Sporting resta, por enquanto e pelo que parece, o pavilhão.
Sem certezas, mas tudo o que é imobiliário estará sob domínio da SAD. Se o estádio não é vendável, tem o valor que tem, a Academia pode valer um bom dinheiro, basta alterarem uns PDMs.
Quando e se acontecer, logo se verá. A direcção que o fizer vai ter muito que explicar e ficará na história por razões menos boas. Então se for a actual …
28 Setembro, 2019 at 4:06
Correto. Tudo o que é imobiliário excepto o pavilhão é da SAD (e há um ano que digo que entre dezembro de 2020 e Dezembro de 2021 vamos ouvir falar em passá-lo para a SAD e depois do Relatório e Contas mais acredito nisso).
Já agora, se alguém não reparou, também do Relatório e Contas, a Academia encontra-se hipotecada (o que considerando que podia deixar de estar com a venda de um qq jogador…).
28 Setembro, 2019 at 13:56
Eu tenho ideia que o estádio é do Sporting e que a SAD só tem o direito de uso por x anos.
Alguém confirma ou desmente?
28 Setembro, 2019 at 18:43
Desmentindo: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1033177/comissao-barrada-o-estadio-jose-alvalade-e-da-sad-e-nao-do-clube
E aqui com a referência à depreciação do direito de superfície do estádio.
Estava a procura da lista dos activos intangíveis (contabilizados em 137 milhões) mas não encontro 😛
28 Setembro, 2019 at 18:43
O segundo link:
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PCS71047.pdf
28 Setembro, 2019 at 0:21
Isso não vai acontecer, por mais que alguns “notáveis” tenham recentemente e de forma alinhada trazido o tema para cima da mesa…
28 Setembro, 2019 at 0:29
“O BdC já era, a seguir vão os sócios com o caralho”
Álvaro Sobrinho 23-06-2018
Gostava de ser mais optimista, mas infelizmente o ponto de não retorno foi ultrapassado e não haverá alternativa. Quando varandas perceber que também já era, duvido que haja mais de 2 candidatos e os dois a apostarem num investidor para salvar o clube e a SAD do PER/falência.
28 Setembro, 2019 at 1:31
De há um ano e meio para cá ficou vincada a luta de classes e não não é entre brunistas e haters dos brunistas (apesar destes últimos querem que se pense assim, daí considerarem Bruno o demo).
A luta é entre um Sporting pertença de um restrito número de pessoas da elite lisboeta e afins (maçonaria) e um Sporting popular, do povo, onde estou eu, tu e muitos outros.
Sinceramente, a lavagem cerebral foi tão grande que chegamos a um ponto de não retorno. Perdemos o Sporting, agora veremos se o perdemos como clube ou inclusive como SAD.
Como sou um eterno esperançoso, tenho uma réstia de esperança, mas até março espero ver se correm com eles ou se escolhem ficar do lado deles. Se for a última opção então é formar o 1906 para o futebol.
Neste momento os sportinguistas são os NEM, nem clientes nem sócios.
28 Setembro, 2019 at 1:39
Nao mexia mais neste texto.
28 Setembro, 2019 at 8:44
Se estratificares os socios por regiao, idade, numero de votos, etc se calhar ficavas surpreso e nao dirias um “Sporting de Lisboa”. O Sporting, por enquanto, e’ dos socios, que teem o poder de eleger e destituir e espero que assim continue.
28 Setembro, 2019 at 17:35
So com a pen do marta é que podíamos ter a certeza disso. Ou há informação pública, actual e fidedigna sobre a dita estratificação?
28 Setembro, 2019 at 1:57
Bom texto, boa mensagem!
28 Setembro, 2019 at 7:11
Para mim o que se esta’ a passar e parece-me muito mais preocupante e’ a “benfiquizacao” dos adeptos do Sporting; isso sim deveria ser estudado, discutido e encontradas medidas para se parar.
A constante divisao, o constante insulto sem se conseguir distinguir que opinioes diferentes nao sao ofensas mas sim caminhos para se conseguirem chegar a consensos, as k7 riscada todos e todos os dias, a “messiassizacao” de um Presidente em vez da idolatracao do Clube.
Os sinais estao todos ai, parece ja haver um clima de “paz podre” entre as Claques, existem agressoes na Central – tudo tudo vai ser utilizado pelos nossos rivais -e a comunicacao social merdosa que claramente os sustenta- para nos atacar.
Com isto e’ que eu estou preocupado, que o Sporting Clube de POrtugal nao e’ – nem nunca foi – uma equipa de futebol.
SL
28 Setembro, 2019 at 8:43
A benfiquização dos adeptos começa quando uma direcção os trata como lampiões. Mentir e deturpar a realidade constantemente, ir para AGs bocejar, fazer cara de frete e gozar com os sócios, fazer capas do jornal do clube sem contacto com a realidade, omitindo a realidade e as más noticias, dar desculpas ridiculas para o insucesso, etc.
A constante divisão foi fomentada por esta direcção desde o 1º dia. Quem semeia ventos, colhe tempestades.
Pior que a “messiassizacao” de um presidente que nem lá está, é a “messiassizacao” deste que está “SÓ” a fazer a pior época de SEMPRE do Sporting em 90 anos de campeonato e que acumula em meses mais erros que muitos presidentes em décadas.
E não há cá desculpas de Alcochetes. O ano passado quando ganhou as taças e fez um campeoanto mediano, Varandas veio á boca cheia dizer que era graças a ele e á direcção, que tinham levantado o Sporting, que era a melhor época em 17 anos, que não era mais alvo de chacota, entre outras baboseiras. Por isso, se o ano anterior foi responsabilidade dele, este também é.
Ou o Porrinho vai-me dizer que Alcochete só tem consequências ano sim, ano não?
28 Setembro, 2019 at 8:51
Caro, a questao e’ bem anterior a Alcochete. Nestes ultimos 18 anos quantas e quantas vezes as Direccoes mentiram aos socios? Houve tentativas de agressao a Presidentes, houve tudo, houve chacota, houve basofia, houveram negocios MUITO escuros e isto nao e’ exclusivo, de todo, da actal Direcao. Nao votei neles, nao os estou a defender mas tems de ver mais longe que esta dicotomia entre os pro e os contra – que se torna ridicla porque parece que os contra sao contra tudo e os pro a favor de tudo, o que e’ impossivel!
A benfiquizacao dos adeptos do Sporting preocupa-me porque se estende ao Clube como um todo e nao apenas ao futebol (que e’ o grande problema) como um cancro, que se esta a enraizar de forma muito preocuoante e tornando as chances de cura menores a cada dia que passa. Sem adeptos unidos nao pode haver um Clube forte e neste momento existe clubezecos dentro do Clube.
SL
28 Setembro, 2019 at 10:56
“Sem adeptos unidos nao pode haver um Clube forte e neste momento existe clubezecos dentro do Clube.”
Concordo, mas não é neste momento. É como diz logo na 1a frase: É anterior a Alcochete! Muito anterior!!
Nos últimos 20 anos, o Sporting é isto: grupos, grupinhos, grupelhos, tertúlias, conselhos, rugidos, notáveis, agendas, interesses, poleiros, tachos….e o Sporting que se foda!!
28 Setembro, 2019 at 11:30
Ainda ontem estava um gajo, o paiva qualquer coisa, na Sick, com a garcia ao lado a dizer que sim, que os problemas no clube são provocados pela extinção do conselho leoninoe que rapidamente tem de ser revertido sob pena da situação piorar.
Já aqui defendi, que também considero que sim, foi apôs a extinção, que lembre-se era promessa eleitoral, que muito mais gente leia-se interesses se começaram a mover. Foi mexer num ninho de cobras, na altura deu para perceber, por exemplo, o Dias Ferreira, a dizer que concordava mas notava-se que estava com um enorme sapo atravessado na garganta.
Pode parecer que não, mas 50 gajos no CL e com as regalias que o cargo lhes garantia, movem muitos mas muitos interesses.
28 Setembro, 2019 at 12:04
Eu votei DF…
Onde há dinheiro existem estes abutres.
SL
28 Setembro, 2019 at 17:38
Não somos um clube, somos uma federação de clubezinhos. Se é assim precisamos ainda mais de liderança do que imaginávamos. Essas coisas não mudam. Ou se gerem e talvez evoluam ou são o que são.
Já agora esses clubezinhos não são todos de notáveis e figuras maiores lol do Sporting? Não me lembro de haver clubezinhos entre os sportinguistas comuns, do chamado povo. Esclareçam se é disto que estamos a falar…
28 Setembro, 2019 at 8:53
Claro, claro, a culpa é da « “messiassizacao” de um Presidente». Já dos gajos que fazem merda todos os dias a brincar às direcções, AGs, e aos Conselhos Fiscais, bola. Um ex-PMAG que atropelou tudo o que era “estatutos”, bola. Um (nem sei como lhe hei-de chamar) ex-jormalista panasaca, que passou a vida a fazer fretes, armado em Silva Pais, o Monteiro dos aventais, bola. Um ex-juiz conselheiro a portar-se como se estivesse nos tribunais Plenários de Salazar, bola.
Tudo isto é triste, tudo isto é fado, mas não faz mal. É por isto que o Sporting está com está. Dirigido como um Campo Grande Football Cub.
28 Setembro, 2019 at 17:34
Passa o pano. O varandas, a estrutura e o Rogério não entram nas contas do totobola do porrinho. São indiferentes. Já os sócios e adeptos não… Esses malvados.
28 Setembro, 2019 at 18:52
Caro, se tivesses interessado em ler tudo o que foi escrito terias percebido que o problema e’ a dicotomia existente, sempre o nos e os outros, os bons e os maus, sejam eles quem forem…
Essa mania tao tuguinha de disparar primeiro e perguntar depois nao leva a lado nenhum, nao cria nada.
28 Setembro, 2019 at 7:34
Eu estarei cá para ajudar, quando tivermos de fazer tudo de novo.
28 Setembro, 2019 at 7:50
Ora viva, bom dia para todos
Já bebi café na xandite e comprei pão fresquinho. Estou a comer uma sandes de ovo e um café das baratas e vou ver as gordas.
Olha as gordas que são boas.
Silas, não temos medo
Aceitei porque acredito nos jogadores
Não são precisos milagres
A nossa forma de jogar proporciona prazer
Foda- se outra vez o Manuel Fernandes, estou farto dele e até simpatizava com ele.
Bruno e as msg’s áudio ( acho que ele participou propositadamente)
Jovane e a condução não habilitada.(mas o que é que o meu patrão tem haver com a minha vida fora do trabalho, alguém do SCP atuou preventivamente?
não é caso isolado. Vejam se os jogadores tenham carta, eles entram no local de trabalho a conduzir. Só servem para castigar… estupidez do caralho, até teve direito a comunicado.)
No Porto não há comentarios racistas na claque. E há um lucro de 20 milhões.
Fabio silva… o porto bem se esforça.
Acho que houve assembleia geral no carnide e o orelhas dos pneus teve de ser travado pelos seguranças para não agredir um sócio.
28 Setembro, 2019 at 8:47
Boa analogia. Gostei de ler, como habitualmente. Infelizmente a realidade é muito pior. E há pessoal aqui que desconfio que sabe. Os outros, quando derem por ela já foi, já foi!
28 Setembro, 2019 at 9:25
Excelente texto.
Mas acho que nunca seremos um Belenenses, só e unicamente porque somos muitos espalhados pelos 4 cantos do mundo.
E mesmo que a catástrofe aconteça, teremos muitas e melhores condições para nos reinventarmos.
Quando fomos campeões em 2000 (ui, tanto tempo e ano de nascimento do meus gémeos), fui para a baixa de Faro e ao observar o mar de gente comentava com um primo “de onde saíram tantos sportinguistas”.
Ganhando tão pouco no futebol sénior, porque existem tantos jovens “doentes” pelo SCP e em Faro conheço muitos, alguns que nunca viram o SCP a ser campeão.
A força do SCP fora de Lisboa é muita, temos de saber aproveitá-la.
28 Setembro, 2019 at 14:26
Parece-me um texto obviamente faccioso…
“Há desinvestimento nas equipas seniores de quase todas as modalidades…”
É uma maneira de ver a coisa.
Eu acho que o que se fez foi racionalizar os gastos e ser mais rigoroso com as contas, tentando-se evitar deitar dinheiro fora – dinheiro que faz falta para ir amortizando a divida.
Há duas épocas ganhámos todas as modalidades de pavilhão que tínhamos. Disse
aqui, na altura, que achava que havia entre 1M€ e 1,5M€ de dinheiro mal gasto neste orçamento, o que me valeu muitas criticas – um must aqui da Tasca a que já estou habituado.
A época passada aumentámos o orçamento total em 3 ou 4 M€ e não ganhámos nenhuma. Não ganhámos nem se viu melhorias em nenhuma modalidade, diga-se. Mas, tirando talvez o Voleibol, também não pioraram. Isto parece indicar que simplesmente se gastou dinheiro a mais, dinheiro mal gasto…
Este ano voltámos aos valores de há duas épocas, acrescentando o Basquetebol e o Hóquei em Patins feminino. Tirando o Voleibol, que acho que continuamos a partir atrás do Benfic@ e a incógnita do Basquetebol por ser o ano do regresso, temos equipas muito competitivas no Futsal (que acho que melhorou), no Andebol (que acho que melhorou) e no Hóquei em Patins (que pelo menos mantém a qualidade). Ora, olhando para isto, parece-me que afinal só se fez o que eu dizia há 2 anos. Não perdemos competitividade, antes pelo contrário, fomos mais rigorosos nos gastos e conseguimos meter mais uma modalidade top em condições de sermos competitivos.
Para os haters desta Direcção, obviamente há um desinvestimento nas modalidades.
Para um sportinguista normal houve um trabalho positivo que, pelo mesmo valor do ano em que se ganhou tudo, conseguimos meter mais uma modalidade em condições de lutar pelo campeonato.
Como eu me canso de dizer aqui, não é gastar mais que traz o sucesso. É gastar bem! E penso que é isso que se está a fazer nas modalidades…
“E tudo isto somado a uma sofreguidão para a venda da SAD.”
Não vejo qualquer sofreguidão para vender a SAD.
Mas já ouvi, várias vezes, esta Direcção dizer que isso não acontecerá.
O facto de uma ou outra pessoa até defender isso – e cada um defende o que quiser! – não quer dizer que isso vá acontecer.
Ainda sobre este assunto, e tendo em conta alguns comentários de colegas tasqueiros, eu tenho ideia que o estádio pertence ao clube mas que há o direito de uso do mesmo pela SAD durante um determinado número de anos. A ser assim, e agradeço que confirmem se é ou não, isto implica que durante esse tempo o estádio “será” da SAD. Não esqueçam é que isto foi algo feito pela Direcção do Bruno de Carvalho.
28 Setembro, 2019 at 14:37
“Não esqueçam é que isto foi algo feito pela Direcção do Bruno de Carvalho.”
Quando havia o objetivo de deter a maioria, quase a totalidade da SAD, por parte do clube!! Processo revertido pela actual direcção, após a destituição e todas as peripécias…………..
Portanto, “Parece-me um texto obviamente faccioso…”.
28 Setembro, 2019 at 15:59
Obviamente não é!
Mas entendo perfeitamente a tua dificuldade em perceber isso…
De todas as criticas feitas, e o texto é uma critica a esta Direcção do começo até ao fim, eu rebato duas.
Como é que é um texto faccioso, ó viúva alegre?
28 Setembro, 2019 at 17:01
Escreves muito, só dizes banalidades e …fechas com “chave de ouro…”.
Dissimulado, com a subtileza de um elefante!
28 Setembro, 2019 at 15:04
Pronto. Post fechado. Next.
28 Setembro, 2019 at 16:00
Bom comentário!
(tão raro em ti)