Este é um texto preparado há meses atrás. A apresentação ao mesmo foi actualizada, pois é por demais evidente a urgência do mesmo.

Há quem fale há anos numa beleneziação do Sporting. Algo que nos deixou de rastos, pois para nós, não há melhor clube no mundo. Mas desde os acontecimentos do ano passado, esta ideia é recorrente. Passo a explicar.

O Clube de Futebol “os Belenenses” fizeram uma SAD há uns anos, de modo a livrarem-se de algumas dívidas, e passaram a gestão do Clube SAD a um pato bravo. Essa Gestão do Clube SAD foi dada com a condição do Clube recomprar à SAD as acções que ela detinha, retirando a SAD as mais valias. Acontece que chegada a hora, a SAD não saiu, e agarrou-se à equipa de futebol profissional, a pensar que conseguia vergar a vontade dos sócios.

A resposta dos Sócios d’os Belenenses é conhecida: Fiquem com os profissionais, nós ficamos com as modalidades amadoras, e fazemos outra equipa de futebol e correram com a SAD do Restelo.

E assim andamos há mais ou menos ano e meio. Pelo meio, uma coisa que por cá anda despercebida, é o facto de em Inglaterra este caso ser seguido com muita curiosidade, e há até quem diga que pode ser para os clubes desportivos, e mesmo que a Lei Bosman foi para os jogadores.

Ou seja, estão a chegar à conclusão que o Activo de um Clube desportivo não são os atletas, ou as instalações, mas os adeptos. Coisa que por aqui ainda é raro comentar. Todos nós, adeptos, sócios, simpatizantes, somos um activo do Sporting Clube de Portugal. E quem está neste momento na frente do nosso Clube não o está a dignificar.

Não se reduz o passivo, e fazem-se encaixes de adiantamento de receitas, etc.
Há desinvestimento nas equipas seniores de quase todas as modalidades;
Não há (e isto é uma dor de alma) uma comunicação critica e de qualidade nem aos sócios e adeptos, nem aos demais players;
O escárnio por que passam os nossos atletas jovens, seja de que modalidade for.

E tudo isto somado a uma sofreguidão para a venda da SAD. E se nessa venda se reverem os mesmos argumentos negociais que presidiram a vendas de jogadores nesta pré-época, até eu corro o risco de comprar o Sporting, se fizer umas poupanças, e não gastar o subsídio de Natal.

Sem usar de figuras de estilo e o mais, acho que está para chegar o momento em que, perante uma venda da SAD, tenha o Clube e os seus associados e adeptos, de escolher entre seguir nesta casa, ou sair de casa. Vamos ter que disputar em tRibunal os filhos, e os teres e haveres. Mas se assim não for, e se esta discussão não existir, ficamos com uma ideia que só podemos andar em frente, ainda que num precipício.

*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio