“Foi uma estreia de sonho, entrar e marcar é muito bom. Foi de arrepiar. Tenho pena de não termos conseguido ganhar o jogo ou no mínimo pontuar […] Foi uma boa oportunidade para me mostrar. O míster Leonel acredita em mim, sempre que puder vou ajudar a equipa e o Sporting. O objetivo de todos nós na formação é trabalhar para chegar à equipa principal. Foi a minha vez de ter essa oportunidade e acho que fiz um bom papel. Triste por não jogar com o Famalicão? É como tinha dito, passo a passo. Tenho o próximo jogo nos sub-23, onde estiver estou a servir o Sporting, seja nos sub-23 ou na equipa AA. São opções, mas há mais inscrições em janeiro. Vou trabalhar para ser opção”
As palavras são de Pedro Mendes, no final do jogo frente ao PSV, no qual apontou um golaço apenas um minuto depois de estar em campo. E são palavras que devem ser levadas muito a sério, tal como devia ter sido levado muito a sério o facto de, no final da época 18/19, ter sido o melhor marcador da equipa de sub23, com 18 golos em 34 encontros.
O mínimo dos mínimos teria sido Pedro Mendes fazer a pré-época com a equipa principal. E este é o único momento do qual Frederico Varandas e Hugo Viana podem sacudir responsabilidades, pois a escolha de quem foi ou deixou de ir para estágio foi inteiramente de Marcel Keizer. E, para a Suíça, o técnico holandês levou a seguintes opções de ataque: Luciano Vietto, Luiz Phellype e Bas Dost.
Ora, se pensarmos que desde cedo Vietto foi desviado para uma ala, desde cedo se percebeu que o plantel apenas possuía dois homens de área. Nem Rafael Camacho, nem Gonzalo Plata, nem Jovane Cabral, nem Joelson Fernandes, nem Matheus Pereira, nem Raphinha, os outros que seguiram para estágio, são ou serão referência ofensivas. Ainda sobrava Gelson Dala, mas primeiro estava de férias por ter estado ao serviço da selecção e depois foi recambiado sem passar pela casa da partida.
A treinar com os sub23 ficava Pedro Mendes, o avançado que custou 300 mil euros quando era júnior do Moreirense e que chegou a Alvalade precisamente por ter características muito próprias: tendo estampa física e movimentos de homem de área, o tal número 9 clássico, Pedro Mendes vai mostrando capacidade para se envolver nas mais diversas jogadas da equipa e não ser apenas aquele ponta de lança estático.
Depois, a decisão inexplicável: não foi inscrito na Liga, ficando automaticamente de fora do Campeonato Nacional e da Taça da Liga com a agravante de, ao que parece, também não poder jogar na Taça de Portugal pelo facto dos sub23 não contarem para esta competição.
E, aqui, a culpa é totalmente de Frederico Varandas, de Hugo Viana e de quem mais integra o departamento profissional de futebol. Bas Dost havia sido vendido e sabia-se que existia o risco, elevado, de Luiz Phellype ser o único avançado da equipa. A verdade é que o despedimento de Keizer foi anunciado na manhã seguinte ao fecho do mercado e isso significa que os últimos detalhes do plantel não passaram pelo holandês, portanto é de uma incompetência tremenda manter a lista feita por alguém que já não contava para o totobola. E a incompetência ainda irrita mais quando se tenta justificá-la com “os muitos dossiers que estavam a ser tratados nesse último dia de mercado”. Tipo Zezés, Fernandos e Bolasies. Pontas de lança é que nem vê-los. Ou melhor: continuamos a vê-lo a marcar golos, mas ao serviço dos sub23.
7 Outubro, 2019 at 12:43
Shhhhhhhhhh! Quem é esse? Olha o GAP pá!
7 Outubro, 2019 at 12:45
eh eh eh… este título pôs-me a imaginar o Pedro Mendes a cantar uma dos Alan Parsons numa reunião com o Varandas
“Let’s talk about me for a minute
well how do you think I feel about what’s being going on”
Sobre o Pedro Mendes e a situação por que passa… dizer o quê? Gestão de topo!
7 Outubro, 2019 at 12:53
😀
7 Outubro, 2019 at 13:33
Diria mesmo mais: gestão de (roof) topo!
7 Outubro, 2019 at 16:11
Diria muito mais: gestão de rufias!
7 Outubro, 2019 at 13:35
eu juro que só agora li o teu comentário… 🙂
7 Outubro, 2019 at 13:55
🙂 Olha que o Varandas, pela idade, não conhece esse Alan dos Parson Project!
7 Outubro, 2019 at 16:04
Se não conhece, tem desculpa por ser como é. Quer dizer que já os pais não sabiam o que era bom. Não me digas que cresceu a ouvir Os Anjos e Silence 4…
7 Outubro, 2019 at 16:25
… curtia bues esse som quando era puto… e o videoclip tambem era castiço…
7 Outubro, 2019 at 12:55
“E, aqui, a culpa é totalmente de Frederico Varandas, de Hugo Viana e de quem mais integra o departamento profissional de futebol.”
Mentiroso! Teletubbie!
Toda a gente sabe que a culpa foi do Keizer (e, se bobear (como dizem os brasileiros), do Brunão)!
7 Outubro, 2019 at 13:32
Se esses não chegarem, tens sempre o Cintra ou as claques.
7 Outubro, 2019 at 12:59
O titulo deveria ser “We need to talk about Pedro Mendes”
7 Outubro, 2019 at 13:08
Vamos la agarrar a calma com as 2 mãos. Em Janeiro contratamos um ponta de lança tão bom que vai fazer esquecer o Pedro Mendes.
Só que não. Não vai dar para esquecer sobretudo quando for pior e quando custar mais 2 zeros na folha de vencimento.
Eazy peezy
7 Outubro, 2019 at 13:09
Football.
Easy, easy.
We don’t do enough weed do talk about it.
7 Outubro, 2019 at 13:13
O resultado da competência dos INCOMPETENTES! QUEREM MILAGRES?
7 Outubro, 2019 at 13:15
O keizer era um pau mandado e como cobarde que foi leva com as culpas de tudo!
7 Outubro, 2019 at 13:19
Demiral, Domingos Duarte, Matheus Pereira, Bragança…
https://www.youtube.com/watch?v=NozT04DASRU
7 Outubro, 2019 at 14:13
mas…
https://www.youtube.com/watch?v=1k8craCGpgs
7 Outubro, 2019 at 14:13
porque no fim…
https://www.youtube.com/watch?v=cRkaPdfjzEk
7 Outubro, 2019 at 16:13
Elves e Mama Baldé
7 Outubro, 2019 at 13:40
Um pmag dono dos estatutos, um fantoche a presidente, um CFO que chamar~lhe incompetente é elogio, uma estrutura de futebol que mete nojo e uma equipa que é reflexo disso mas, porque há sempre um mas, é mais importante a “hipocrisia” dos que esquecem, que já tivemos, um pmag alzheimarado, um presidente gordo e colérico, um CFO fala barato, uma estrutura de futebol lunática e uma equipa que era reflexo disso.
Por isso, fácil, fácil, tá a a_poiar caralho! caralho não, carvalho!
7 Outubro, 2019 at 16:15
😀 Passou-se…
7 Outubro, 2019 at 13:47
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Há ANOS que eu ando a dizer que é necessário existir alguém na estrutura do futebol do SCP com poderes suficientes para dizer a um treinador:
“- Só dois pontas de lança (Bas Dost e LP) é insuficiente para uma época inteira. Não temos dinheiro para ir ao mercado contratar. Já viu o PL dos Sub-23, que marcou vários golos na época passada e parece muito prometedor?
– Bem, não… ainda não vi…
– Então vou-lhe fazer chegar um dossier sobre ele. Depois diga-me se é para integrar na Equipe A ou não. E PORQUÊ.”
Mas continua o mesmo amadorismo de sempre no SCP…
Se Hugo Viana é o Director do Futebol/Director Desportivo/whatever, então a culpa é dele.
SL
7 Outubro, 2019 at 14:04
Bom comentário Livramento.
Já disse o mesmo aqui anteriormente. O diretor desportivo serve muitas vezes para agarrar o treinador pelos colarinhos e dizer para o treinador se deixar de tretas e valorizar aquele ativo que tem mais do que potencial para integrar o plantel.
Acho que o problema aqui deve ter sido outro. O kareca original nesse dia não devia ter levado camisa, deve ter ido de tshirt ou camisola de alças e então o Hugo Viana não lhe conseguiu puxar os colarinhos. O Hugo Viana como bom diretor desportivo que é, na ausência da camisa do kareca original ainda lhe tentou puxar os cabelos, mas nem nisso teve sorte. Vistas bem as coisas temos de desculpar o Hugo Viana. O nosso diretor desportivo fez de tudo para termos o Pedro Mendes no plantel, ele tem lá culpa do treinador não levar camisa e ser careca.
7 Outubro, 2019 at 15:43
Bom comentário.
7 Outubro, 2019 at 15:54
Não, o fantoche não tem culpa nenhuma.
A culpa é toda do Viana!
Varandas: “Um losango: presidente, team manager, treinador e diretor de scouting. Sabe por que não tenho diretor desportivo? Porque a estratégia é delineada por mim.”
Varandas: “O jogador faz um exame médico e tem mais 7 kg. Entra num avião e vai para casa. Um jogador que anda a saltitar de clube em clube, vai embora.”
7 Outubro, 2019 at 16:31
lol… lá vens tu com factos que ridicularizam a cartilha… ou ridicularizam os cartilheiros… e este já mostrou por várias vezes ao que vem…
7 Outubro, 2019 at 17:54
já toda a gente entendeu que o presidente do Sporting é um mentiroso compulsivo..
7 Outubro, 2019 at 19:46
Caro Malcolm,
Se Frederico Varandas é o Director do Futebol/Director Desportivo/whatever, então a culpa é dele.
Melhor assim?
SL
7 Outubro, 2019 at 13:57
Fosse Pedro Mendez, já era craque.
7 Outubro, 2019 at 16:18
Piedro Mendez
Peter Mendes
7 Outubro, 2019 at 16:18
Pedrus Mendes
7 Outubro, 2019 at 17:10
Pietr Mendov
Pieter Mendic
7 Outubro, 2019 at 17:13
Pedro Mendeson
Pehad Mendez
El Pedrito
7 Outubro, 2019 at 14:13
Achei interessante a decisão de “empandeirar” Pedro Marques para a 2a Divisão holandesa( ou belga…) e optar por Pedro Mendes, o menos dotado tecnicamente dos 2. E Ronaldo “Matador” Tavares sempre me pareceu curto para o Sporting.
A verdade é que dos 3 pontas de lança aquele com maior capacidade de finalização é Pedro Mendes.
Alguém já o apelidou de Slimani português. Têm o mesmo peso e PM menos 1 centímetro de altura. Na entrega ao jogo não vejo diferenças.
As críticas que ouço (poucas, felizmente) prendem-se com a questão técnica, o que é uma asneirada de todo tamanho quando o que se pede aos especialistas (como Bas Dost) é que façam o que fazem melhor. No caso de PM, muitos golos. Estaremos perante o novo Pauleta? Ou Cadete?
7 Outubro, 2019 at 14:21
A culpa é de BdC. Se não o tivesse contratado, nada disto teria acontecido.
7 Outubro, 2019 at 14:50
+1
butterfly efect
7 Outubro, 2019 at 16:33
Mais uma merda com a assinatura do expelido
7 Outubro, 2019 at 14:45
Não sei se PM é o ponta de lança que precisamos ou se um dia será.
Sei que é jovem, tem potencial para a posição (físico, jogo de cabeça, finalização) e… foda-se… é nosso.
O que me fode é não lhe darem oportunidade quando se despacha um dos melhores goleadores de sempre ficando no plantel apenas LP.
E não me mandem areia para os olhos com Jesés e Bolasies, ou até Viettos. Podem ser avançados, nunca PLs.
7 Outubro, 2019 at 14:57
Não sei se a culpa dele não ir a estágio é do Keizer ou da direcção…
Só se a direcção tiver dito “Keizer…queremos que o Dost saia…não sabemos se vai haver dinheiro…há um puto dos sub23 que queremos que vejas, aconselhamos a levar”…
E o Keizer tenha dito “epah não…não presta”.
Eu confesso que tenho muitas duvidas disso…tenho muitas duvidas que lhe tenham dito isso.
E não me venham com teorias de “não ingerência”. A ingerência está escarrapachada em tudo. De Matheus a Dost…E se não fosse assim, ele estava inscrito na mesma, teria sido inscrito no fim. Basta ouvir o palerma do presidente a dizer que veio o Jesé porque ELE (Varandas) queria um avançado mais móvel e diferente do LP.
Não tenho a mínima duvida que esta direcção tomou a rédea de fazer o plantel e o Keizer tentou trabalhar com o que havia. E esta direcção decidiu não aproveitar nenhum dos putos que viessem de trás. Para mim isto é evidente e salta aos olhos no inúmeros casos.
7 Outubro, 2019 at 15:22
A propósito do último parágrafo, e seguindo essa linha de raciocínio, poderiam aproveitar o facto de o Matheus não ter sido aposta no tempo de BdC para mostrarem que a actual direcção estava a aproveitar um puto que andou perdido em empréstimos com a anterior direcção….
7 Outubro, 2019 at 15:48
Ainda para mais ficou BEM EVIDENTE quem é que dispensou o Matheus já que o treinador disse que gostava dele…
7 Outubro, 2019 at 16:25
Essa de fazerem do Keiser o mau da fita não colhe! O homem poderá não ser uma grande espingarda como treinador mas, acabado de desembarcar, desconhecedor da língua e dos meandros do nosso mal-cheiroso futebol, não o vejo a tomar decisões desse calibre, pondo-se em bicos de pés a gritar “eu quero isto….não quero aquilo”. A novela do Matheus foi bastante elucidativa sobre estas estúpidas decisões impostas pelas varandas ao desgraçado técnico.
7 Outubro, 2019 at 15:40
quem dera ao pedro mendes fazer as movimentações do jesé, sempre em
alta rotação, aprende miudo.
7 Outubro, 2019 at 16:30
Ver o Jesé A CONSPURCAR a camisola com o LEÃO RAMPANTE … REPUGNA-ME …
Um barril daqueles … Não consegue correr 30 metros … Fodassssss
7 Outubro, 2019 at 15:46
É pá, acho que não há muito a dizer! Qq gajo vê a burrada. Quando o próprio presidente sente a necessidade de tentar justificar o injustificável … Espero que lhe façam justiça no mercado em Janeiro
7 Outubro, 2019 at 16:32
O que eu esperava era que lhe fizessem JUSTIÇA e o corressem de Alvalade para fora … MAs já lá vão quase 5 meses desde esses anseios … E, tudo como dantes no quartel general de Abrantes …
VAgandas CABRÃO, PEDE A DEMISSÃO!!!
7 Outubro, 2019 at 15:48
Tudo o que se tem passado no nosso futebol tem uma explicação simples:
Tudo foi planeado desde Janeiro, vs “os muitos dossiers que estavam a ser tratados nesse último dia de mercado”.
Faz sentido?
7 Outubro, 2019 at 15:56
Nem vou mais longe… Só pelo empenho do jovem merece uma oportunidade como deve ser.
9s de qualidade para um grande formados em Portugal contam-se pelos dedos, do Gomes para cá… Pauleta, que nunca foi aproveitado cá, Nuno Gomes… André Silva… Gonçalo Paciência… Estes já de um nível inferior aos outros dois…
Se o Pedro Mendes der jogador deste nível já será bom. Que o rapaz se esforça, que é trabalhador, empenhado, que tem uma atitude muito boa, isso, penso eu, ninguém questiona.
Portanto, merece a oportunidade…
Quando chegou ao clube, o Pedro Marques estava muito à frente. Hoje está muito atrás… O Pedro Mendes evoluiu muito.
7 Outubro, 2019 at 16:04
Uma busca às memórias da minha juventude e encontro alguém com características assaz semelhantes às do miúdo Pedro Mendes: bom cabedal, oportuno e pragmático na acção, linear na progressão e com um faro excepcional para a baliza: ERNESTO FIGUEIREDO de seu nome, Altafini de Carnache para nós Sportinguistas, ponta de lança temido e com um currículo a atestar o porquê: cerca de 150 golos em 2 centenas de jogos. Num dos anos 60, em igualdade de tentos com a Pantera de Carnide, perdeu para esta a Bola de Ouro porque o Sporting se sagrou campeão com + 1 ponto do que os encornados.
Se se confirmar (In Shallah) que Pedro Mendes encarna a pujança do nosso Altafini e a finesse do nosso João Lourenço (outro temível goleador do SCP), estaremos perante um MATADOR IMPLACÁVEL que muitas alegrias nos há-de dar
7 Outubro, 2019 at 16:14
Assim esperamos.
7 Outubro, 2019 at 16:07
Desconfio que mais do que acharem que o Pedro Mendes não tinha qualidade, é que ninguém se lembrou que ele existia ou da época que tinha feito, o que, sinceramente, torna este assunto ainda mais triste.
Cagaram completamente para os sub-23, como os resultados o ano passado foram uma merda, em vez de fazerem uma avaliação individual a cada jogador para ver se algum deles tinha potencial para dar o salto, conceberam a ideia que nenhum deles tinha qualidade, vai daí decidem inscrever o Tiago Rodrigues, que até tinha sido o melhor marcador dos sub-19, mas ninguém foi lúcido o suficiente para se lembrar do miúdo que numa época fraquissima, teve capacidade para marcar por 18 vezes numa competição com um nível superior à do campeonato de juniores.
7 Outubro, 2019 at 16:30
Calma aí caro consócio: ou eu, o Zenha e o Viana íamos comprar os colchões ou ficávamos a ver os jogos do S-23! Haja coerência porra! Querem tudo!
7 Outubro, 2019 at 16:34
Yah …
É que isto de ir ao IKEA ou ao Leroy Merlin e escolher aqueles colchões todos é coisa para ter demorado “uns meses” …
DEpois, se calhar vai-se a ver e compraram os colchões a um indiano que tinha uma loja no Pragal e que estava em liquidação total …
Gestão de (Roof)Top …
7 Outubro, 2019 at 17:14
Foda-se, o Zenha vê jogos do Sporting?!
É que depois daquela “reforçámos-nos enquanto os nossos adversários perderam jogadores importantes”, fiquei mesmo com a ideia que o gajo não vê um jogo de futebol há colhões…
7 Outubro, 2019 at 16:56
Nem consigo falar disto sem um completo ar de perplexidade de como algo tão básico escapou a uma estrutura profissional. E atenção, isto tirava-me do sério mesmo que Pedro Mendes fosse um jogador pior do que aquilo que é. Como é possível que se tenham esquecido de inscrever o ÚNICO avançado centro dos quadros profissionais do clube (à exeção de Phellype)? Mesmo se ele fosse um Djaló da vida, ao menos era alguém que qualquer treinador poderia colocar a jogar (para descansar o titular, para a Taça, quando a coisa está apertada). Que isto seja feito a alguém com o talento do Pedro… é inacreditável mesmo.
Só me leva a crer que tínhamos mesmo uma fezada cega que ainda iria chegar alguém no último dia e nos esquecemos de tudo o resto. Quantos pontos esta manobra de génio nos vai custar? Veremos.
7 Outubro, 2019 at 17:03
O HUGO VIANA ESTA A GANHAR OS SEUS BELOS 20 MIL EUROS E NÃO FAZ ONDAS ( ALIAS E O HOMEM DE MÃO DO J.MENDEZ ) O VARANGAY TEM DE TER ALGUMA FUNÇÃO OU ENTÃO NÃO PRECISAMOS DE PRESIDENTE . ALEM DISSO O P.MENDES NÃO É JOGADOR DO J.MENDEZ , O QUE TAMBEM E MUITO IMPORTANTE .
7 Outubro, 2019 at 17:07
ESTES MERDAS QUE TEMOS NA DIREÇÃO INSCREVERAM UMA QUANTIDADE DE SUB-23 NO CAMPEONATO E NÃO INSCREVERAM O PEDRO MENDES ???? coisas do mendez ????
7 Outubro, 2019 at 17:12
Era vendê-lo ao Podgorica FC ou a desportivo de Quito.
Se metesse lá 10 golos numa temporada é comprar por 6M.
7 Outubro, 2019 at 17:17
Tenho para mim que Pedro Mendes, quer mais ser “jogador” que muitos colegas da sua equipa.
Pelo simples, que ele veio de uma realidade MUITO diferente, não começou cedo no Sporting, veio do Moreirense.
Ele sabe melhor que ninguém o que custou chegar aqui, tenho a certeza, que esta entrega em campo, não é por acaso, este profissionalismo, não é por acaso.
Não estou a desmerecer, qualquer puto dos sub-23, até porque é também MUITO importante ter jogadores de uma “vida” no Sporting, até chegar aos A se possível.
Mas um puto minimamente sério e realista, sabe que jogar no Sporting neste idade, é um privilégio, que muitos aos 16/17 anos, gostariam de ter.
Espero que em Janeiro, seja inscrito na Equipa A e comece a ser lançado a sério.
8 Outubro, 2019 at 1:13
“Tenho para mim que Pedro Mendes, quer mais ser “jogador” que muitos colegas da sua equipa.”
+1
7 Outubro, 2019 at 17:27
É preciso ser uma certo tipo de pessoa para acreditar que isto foi um lamentável engano, um acidente, um lapso com a saída do keizer.
Há merda escondida debaixo do tapete.
7 Outubro, 2019 at 18:00
agora sim estão a reconhecer seu valor …. mais com alguns meses de atraso
convocado para os sub 21
muito bem craque , boa sorte
7 Outubro, 2019 at 18:16
Para substituir um que se lesionou. Mas pronto. Está lá.
7 Outubro, 2019 at 18:19
Por onde andará a famigerada, descarada e desenvergonhada esfregona das varandas?