Dois jogos, duas vitórias! Não podemos exigir muito mais aos atletas que representam o nosso Sporting Clube de Portugal. O PJR foi palco para as nossas duas equipas de voleibol mostrarem competência e qualidade.
Seniores Femininos
Vou ser sincero, acho esta nova ideia de vencer os jogos a 3-2 um pouco demais para os meus nervos. Ganhamos, é certo, mas se puder pedir, gostava que fossem jogos mais tranquilos. É muita emoção e ansiedade!
Vencemos o vice-campeão nacional, AVC Famalicão, por 3-2 (23-25; 25-14; 20-25; 25-19; 15-10). O destaque vai direitinho para a Bruninha. Podia, claro, também destacar a Kate como grande pontuadora que foi neste jogo. No entanto, a Kate terá muitos mais jogos assim durante o ano, hoje é tudo para a Bruninha.
Na altura que a apresentei, na pré-época, disse que “devia ser proibido colocar o diminutivo “inha” no nome de alguém, quando essa pessoa tem força de braço suficiente para ganhar um braço de ferro a 95% dos leitores da Tasca”. Aqui está a prova! Fartou-se de pontuar, atingindo mais de 20 pontos (se contei bem). A sua receção parece um relógio Rolex, nunca falha. O sucesso deste jogo passou muito pela sua competência, sendo muito bem assistida pela Ana Couto.
Ninguém vence jogos sozinha no voleibol, por isso assistimos, também, a um continuar de evolução dos ritmos coletivos da equipa. Ainda estamos longe de ter a qualidade para nos afirmarmos como melhor equipa nacional, mas temos o coração dos campeões. Começa-se por algum lado e eu gosto que tenhamos o coração.
Próximos Jogos
Dia 26/10 – 17:00 – Leixões vs Sporting
Dia 27/10 – 16:00 – Boavista vs Sporting
Seniores Masculinos
O Sporting Clube das Caldas voltou ao PJR e, como era esperado, o Sporting Clube de Portugal venceu com tranquilidade por 3-0 (25-18; 25-22; 25-12). O João Fidalgo resumiu bem o que era esperado para este jogo dizendo: “Vai ser um campeonato longo e difícil, portanto temos de encarar todos os jogos com seriedade e não facilitar”.
Mantenho a palavra no João Fidalgo para realçar que foi o melhor jogador deste jogo. Quando temos este tipo de jogos, mais acessíveis, esperam-se duas situações: Competência e Disciplina. Quero com isto dizer que, quando o adversário é notoriamente mais acessível, os níveis de espetacularidade e superação quase não existem. No entanto, a disciplina, se imperar, as diferenças sobressaem, tal como em todas as modalidades. Neste jogo, o João Fidalgo, o nosso líbero, foi esse espelho segurando a receção e a defesa, permitindo termos performances menos espetaculares no ataque. Tem alma de capitão e isso é evidente.
Ao nível dos restantes jogadores, voltamos a ver um Ángel Dennis pontuador (16 pontos) e um Renan também a querer justificar a aposta do mister Gersinho com os seus 10 pontos. As mãos do Miguel Maia continuam a ser ótimas e, com bola nas mãos, o nosso melhor distribuidor (diria até da liga). Ele tem olhos em todo o lado e vê tudo. Voltamos a ter um Thiago seguríssimo na receção e o, também, reforço Athos a mostrar qualidade. Foi uma vitória justíssima.
Numa sinceridade que é imagem da Tasca, e minha pessoalmente, depois de ver mais este último jogo era necessário eu, Adrien S., tomar uma decisão. Por não entender algumas opções táticas e gestão de equipa, tenho que (1) confiar no Gersinho e nas suas opções, ou (2) assumir que está errado, descontextualizado da equipa e do voleibol português. É estranho o Lourenço não jogar, é estranho o Pombeiro só entrar para servir e são estranhas muitas mais coisas que tenho vindo a falar.
Portanto, a minha opção é pelo Gersinho, confiando nas suas opções e no seu historial que traz de todos os anos de voleibol de alto nível. Esta frase serve de introdução para um pequeno vaticínio QUE NÃO É DESEJO. Não quero antecipar desfechos negativos breves, nem ser um velho do Restelo neste voleibol masculino, mas antecipo um possível desaire para breve e uma luta muito difícil pelos 4 primeiros lugares. Espero, sinceramente, estar errado.
Próximos Jogos
Dia 26/10 – 15:00 – Sporting vs Leixões
Dia 27/10 – 16:00 – Sporting vs V. Guimarães
Secção de Voleibol
A malta está distraída com o futebol e com as guerras internas com o presidente. No entanto, há pessoas atentas a esta modalidade. Eu, pelo menos, estou. Primeiro porque adoro voleibol. Segundo porque é o Sporting. Terceiro porque tenho este fantástico compromisso de escrever semanalmente sobre o voleibol do Sporting. Gostar do Sporting não é ser apático em relação à incompetência. Posto isto, e mantendo o meu lado imparcial, registo nesta última semana:
– A falta de partilha do vídeo da Tasca para o voleibol por parte do Sporting. Realmente não é uma obrigação, mas é assim que se cuidam relações;
– Promo do jogo da equipa feminina a sair no sábado às 23h, quando o jogo era no dia seguinte ao meio dia;
– Opção da Sporting TV pela não transmissão do jogo do voleibol feminino em detrimento do jogo dos juniores que também estava a passar no Canal 11;
– Parabéns pela atualização do site no que respeita ao plantel.
Força Sporting. Força Voleibol!
*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)
22 Outubro, 2019 at 18:45
beijocas às nossas jogadoras
22 Outubro, 2019 at 18:57
Gostei muito e espero que as tuas premonições estejam erradas. Estamos a começar pode ser que se alinhe o gersinho com o adrien
Muito bem estes reparos no fim. O da transmissão e a promoção do jogo, não lembra ao diabo.
22 Outubro, 2019 at 19:32
Muito boa analise. Fui ver o jogo da equipa feminina e gostei bastante. Da masculina estava num aniversario fui vendo de relance na televisao e ha ali muito a trabalhar. Mas com tanta gente nova (treinador incluido) é ver o que vai dar. Quanto à nao transmissao do jogo sem duvida… um jogo de juniores dar em 2 canais nao lembra a ninguem. Outro reparo: no andebol a meio da semana passada e no jogo com o lodi no sabado ao anunciar os proximos jogos no pavilhao, so falaram nos jogos desse sabado (hoquei volei e futsal masculino) e do hoquei de hoje… nem por uma vez falaram na jornada tripla no domingo com volei, hoquei e futsal feminino. Só interessa promover jogos que sao a pagar????
22 Outubro, 2019 at 19:39
Parabéns pelas vitórias, Leões e Leoas!
Não queria bater mais no ceguinho mas com o aumento significativo da estrutura (e massa salarial) é exigível outro grau de profissionalismo aos que tem por tarefa informar os calendários dos jogos e programar as transmissões. E só sabemos destes 2 casos porque o Adrien aqui os expôs. Imaginem o que desconhecemos.
22 Outubro, 2019 at 19:58
É relativo. Veio o hóquei… volei… manteve-se equipas fortes.
Veremos mais à frente.
22 Outubro, 2019 at 19:44
Parabéns!
22 Outubro, 2019 at 19:48
Tuve muita pena de não conseguir ver o jogo feminino, deve ter sido emocionante. Parabens
22 Outubro, 2019 at 20:02
Adoro esta rubrica da Tasca, já que o voleibol é, logo a seguir ao futebol, o meu desporto favorito.
Embora não seja um frequentador da Tasca tão assíduo como são muitos outros dos seus utilizadores (ou talvez por isso mesmo) quero aproveitar esta oportunidade para elogiar e agradecer ao Adrien S. o seu trabalho em prol dos amantes da modalidade, portanto…
Obrigado, abraço e SL
22 Outubro, 2019 at 21:07
Agora fiquei preocupado com o teu vaticínio, Adrien S. quanto ao nosso potencial. Penso
que sugeristee que teremos dificuldades para ficar nos quatro primeiros lugares. Nem nos piores pesadelos. O slb t em um grande plantel e o Fonte Bastardo também se reforçou com qualidade. Vamos confiar.
22 Outubro, 2019 at 22:14
Também fico com reticências em relação às escolhas do treinador brasileiro, será que os compatriotas têm de jogar sempre?. Gosto muito do Lourenço que para mim deveria de jogar bastante mais pois acrescenta muita qualidade, estamos a falar dum jovem que faz parte da selecção nacional.
Temos a jogar como distribuidor um jogador que nas últimas duas épocas pouco jogou e não nesse posto, lá vai cumprindo mas … , não joga o Pombeiro porquê?
Vamos dar tempo e esperar uma época vitoriosa.
Obrigado Adrien S, gosto muito do teu trabalho em prol do nosso volei.
23 Outubro, 2019 at 2:10
Tenho tb cá um feeling que vamos ter uma época no VB masculino para esquecer… este treinador não me cheira…
No VB feminino, gostei do q vi, mt luta e entrega… the future is bright!
23 Outubro, 2019 at 13:10
Bom post.
Abraço