Como nunca tivemos gamebox, o Sporting Clube de Portugal ofereceu-me a mim e a dois amigos a possibilidade de comprarmos uma GB por 186 euros. Depois dos 30 um gajo vai tendo menos tempo para os amigos, de modo que nos pareceu uma boa desculpa para nos vermos pelo menos de 15 em 15 dias.
No sector onde estou encontro sempre pessoas de fora de Lisboa que vêm ver o Sporting pela primeira vez na vida ou pela primeira vez em muitos anos. No jogo contra o Famalicão encontrei um casal de velhotes com mais de 80 anos, que vivem a muitas centenas de kilómetros de Lisboa. O senhora ainda estava mais ou menos bem. Mas o senhor já andava com muita dificuldade. Ao pescoço trazia um cachechol pouco mais novo que eu e no corpo a camisola de um jogador que já é bem mais velho que eu. Percebi pela conversa que este jogo seria o último ou pelo menos dos últimos que iriam ver a Alvalade. A exibição do Sporting nesse dia foi horrível e ainda por cima perdemos. Mas o que me custou mais foi ver a dor física e a dor de alma na cara desse senhor.
A incompetência que esta Direcção tem mostrado não tem só impactos na equipa profissional ou nas equipas de formação. Tem impacto na vida das pessoas. Foda-se, eu gasto 186 euros para sair de Alvalade sempre mal disposto? Outras pessoas gastam 300 ou mais euros para verem esta merda? Vem um velho de 80 e tal anos, todo torto, lá de onde o gato perdeu as botas ver esta miséria? E a seguir vem o Presidente Varandas dar entrevistas a dizer que este desastre de época, esta calamidade, foi toda bem planeada e que a estrutura é toda excelente? Mas estamos a brincar?
Eu votei sempre em BdC e votei contra a destituição. Não que achasse que BdC tivesse condições para continuar a ser Presidente, mas porque não queria aquela Comissão de Gestão nem pintada. Chegado ao processo eleitoral votei em Varandas, porque me pareceu ser a pessoa mais bem preparada e com melhor equipa. O Salgado Zenha parecia-me um tipo competente e o Miguel Albuquerque dava-me garantias nas Modalidades. Gostei também do que foi prometido relativamente ao Scouting e à unidade de Performance. Como está bom de ver, cometi um erro do c***.
Qualquer pessoa que comece a desempenhar funções novas comete erros. O que se pede é que aprenda com eles. Eu teria sido capaz de aceitar um reconhecimento de culpas e um assumir de responsabilidades por parte do Presidente Varandas. Se ele tivesse reconhecido perante os sócios que o planeamento falhou e nos tivesse dado uma explicação que se percebesse, eu teria sido capaz de o continuar a apoiar. Em vez disso, aquilo que temos assistido é a uma constante tentativa de nos atirarem areia para os olhos e de nos enganar. Há 10 anos isso talvez resultasse, agora não.
Bem sei que depois do jogo contra o Guimarães a locomotiva contra o Varandas vai perder algum vapor. O Carvalhal da Premier League diria que passámos dos cuidados intensivos para os cuidados intermédios. Para mim esta ou outras vitórias não mudam nada em relação à minha posição por variadíssimas razões. Mas pegando apenas numa – esta guerra com as claques. No Domingo e pela segunda vez consecutiva voltámos a ter, no fim do jogo, o som do estádio a níveis impensáveis para os tentar abafar. Para terem noção, eu mal conseguia ouvir o que meus amigos me diziam. Depois da invasão a Alcochete a minha opinião e estima pela JL baixou imenso. Mas não tomo a parte pelo todos e sei reconhecer o papel que eles têm no apoio à equipa. Se o Sporting lhes tivesse retirado os apoios em Maio de 2018 eu não teria uma palavra a dizer. Agora, acho isto ridículo e apenas uma tentativa de desviar atenções.
Por mim, pelos amigos amigos, pelas pessoas que vão a Alvalade, pelo velhote de que vos falei anteriormente, acho que precisamos de mudar de Presidente. Pelo que sei já existem requerimentos para destituir o Conselho Directivo e a Mesa da Assembleia Geral. Vou analisá-los e assinar aqueles que considerar adequados. Espero que não sejam necessários e que o Presidente Varandas ou se demita ou convoque eleições antecipadas.
Cada dia que passar entre o dia de hoje e a demissão deste Conselho Directivo será apenas mais um dia perdido para o Sporting Clube de Portugal.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
30 Outubro, 2019 at 18:39
É difícil evitar o sentimento “eu avisei” depois de ler os posts neste tópico. E escusam de me chamar iluminado, porque para antecipar isto que está a acontecer nem dois dedos de testa eram precisos.
30 Outubro, 2019 at 19:01
Frustrante, mas esse sentimento de nada serve, quando o que temos é apenas uma amostra do que está para vir, na SAD mas sobretudo no clube. Poderia fundamentar com contas, mas nem vale a pena.
Não acredito em milagres, sobretudo em dois milagres em poucos anos. O tempo e não vai ser preciso muito, se encarregará de demonstrar. A culpa, será repartida, primeiro Al Cochete, depois o Cintra, depois o Varandas, depois ….. em contrapartida, do outro lado serão os mesmos de sempre a sofrer, os sócios/adeptos todos.
30 Outubro, 2019 at 23:34
Acho que estás redondamente enganado, a culpa vai ser do gordo e da herança que ele deixou.
30 Outubro, 2019 at 19:07
Ao ler os comentarios claramente e benefico este tipo de post. Grande pedrada no charco Shark… Sem insultos…como podem ver. Percebem agora a importancia de assumir ? Nao e tanto dar pauladas em que escolheu este caminho mas e perceber que existe vontade de mudar de uma forma geral
30 Outubro, 2019 at 19:53
Comentário lúcido, honesto e razoável.
Basta isto para podermos falar.
Era bom que a malta que gosta de atirar areia para os olhos dos outros, porque se acham mais espertos que os outros, seguisse o mesmo discurso.
Não é por teres votado varandas em consciência que vais ter de ficar agarrado a essa decisão e ser rotulado.
Talvez porque o que de facto te move é o amor ao Sporting.
30 Outubro, 2019 at 21:28
Admiro-te por conseguires chamar àquela coisa Presidente
30 Outubro, 2019 at 22:04
Muito bem !
Completamente de acordo!
Quanto mais tempo estiver em funções esta “amostra” de presidente , pior para o SCP.
SL
30 Outubro, 2019 at 22:40
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Antes de mais, as minhas felicitações pelo bom post do Caro shark. Interessante imput.
Só para endereçar esta parte (outros Caros Tasqueiros já dissecaram/comentaram o post devidamente):
“Cada dia que passar entre o dia de hoje e a demissão deste Conselho Directivo será apenas mais um dia perdido para o Sporting Clube de Portugal.”
Primeiro: concordo com esta noção.
Varandas não sabe o que anda a fazer e o nosso Clube não se pode dar ao luxo de esperar que ele EVENTUALMENTE venha a saber.
A situação financeira é má. Estamos para fazer DEZOITO ANOS que não somos campeões nacionais. E esta época está basicamente perdida.
Não é, assim, precoce pensar na alteração dos órgãos sociais.
Segundo: “presente medíocre/futuro desconhecido”.
Quem vem a seguir?
No campo das hipóteses: fazer “cair” a actual Direcção e FAZER O QUÊ a seguir?
Quem se perfila para ser uma alternativa CREDIVEL?
Benedito anda calado. Exactamente no momento em que ele deveria ser mais visível.
Ricciardi? Puh-lease! Longe!
Quem vier, “corre” com Miguel Albuquerque (porque não me parecem existir condições “políticas” para ele continuar como Director)?
Quem parece ser capaz de assegurar uma COMPETENTE gestão do futebol profissional do SCP (o GIGANTESCO “calcanhar de Aquiles” do nosso Clube)?
O meu primeiro ponto mantém-se: Varandas e a sua equipe não têm condições para continuar. Mas que fazer a seguir?
SL
31 Outubro, 2019 at 0:33
“Quem parece ser capaz de assegurar uma COMPETENTE gestão do futebol profissional do SCP (o GIGANTESCO “calcanhar de Aquiles” do nosso Clube)?”
Pensar que vamos lá só com uma gestão competente…
Temos de começar por ai, mas cá no burgo não chega.
31 Outubro, 2019 at 1:50
Caro PedroG,
Gestão competente do futebol profissional é um começo…
Dou um exemplo (não vi o jogo, porque não vejo jogos de equipes pequenas), o do jogo dos milhafres contra o Portimonense (4-0): marcadores dos golos:
– André Almeida (exemplo de aproveitamento de role players – é um jogador razoável, não mais do que isso. Mas foi bem trabalhado, e já foi campeão a titular na direita da defesa milhafre);
– Ruben Dias (exemplo de aposta na formação – aposta no “onze” quando andavam por lá jogadores mais experientes e mais “consagrados”);
– Carlos Vinicius (exemplo de scouting – está certo que não é para o nosso “bolso” (terá custado € 17M), mas é uma alternativa aos titulares Seferovic d De Tomas).
Exactamente três vectores (aproveitamento de role players, aposta na formação e scouting) que não temos trabalhado bem.
SL
30 Outubro, 2019 at 23:20
Estou abismado a quantidade de gente que votou no Varandas. Como é possível? Estava tudo lá. O Vídeo do Alcochete a rir e a pedir para filmar a fivela e contradição no depoimento à polícia com o vídeo, o pedido de demissão e a solicitação de eleições quando o CD ainda estava em funções e ninguém falava em eleições, a promessa que os jogadores não iam rescindir quando ganhasse as eleições (grande mentira), o constante apoio da CMTV e dos benfiquistas, o apoio da elite do Sporting, vídeos dos jogadores a treinar nas suas instalações, a própria traição feita ao CD, a CMTV a única televisão em Alcochete juntamente com o caso Alcochete, a acusação de terrorismo, políticos a darem a sua opinião contra o BC (presidente e presidente da AR). O Sporting estava a incomodar muita gente. Já repararam que as pessoas que estavam a combater a corrupção neste país foram todas afastadas, O juiz Carlos Alexandre, a anterior Procuradora geral da republica Joana Vidal, BC. Tudo com a conveniência do PS e do Benfica. Mas os Sportinguistas gostam é da CMTV e dos restantes canais televisivos, que estão preenchidos de comentadores benfiquistas. Os do Sporting ou são muito fracos ou estão ali para ganhar o seu e fazerem o que as televisões pretendem. Em relação ao artista do dia foi uma completa desilusão, porque ele não mete post a atacar esta direção como fez com o BC? Pelo menos aqui existe a aceitação de todas as partes e opiniões, não discriminando ninguém. Demorou, mas pelo menos já vejo pessoas a assumir que erraram e até têm saudades do antigo CD do BC. Não tenho mais esperança do nosso clube, pois não vejo ninguém a querer assumi-lo depois do que aconteceu ao BC. Não me falam dos candidatos das últimas eleições pois nenhum tinha capacidade para dirigir o clube. O Benedito é outro Varandas, mas que sabe comunicar, mas está rodeado pelo Rogério Alves (principal cancro do Sporting). A minha única esperança é o Inácio, pois trazia consenso aos adeptos e tinha força para expulsar estes sangue sugas do Sporting. Tinha de reunir uma grande equipa. Até podia buscar elementos do CD do BC, podia até buscá-lo mas com a condição que este trabalhasse na sombra e não comunicasse com a imprensa.
Cumprimentos
31 Outubro, 2019 at 0:55
A CS em Portugal elege e destitui quem quizer e até elege presidentes da República quanto mais.
Não se esqueçam que são entidades privadas, e que hoje em dia ganham euros com as vendas e compras capitais e não com as vendas dos jornalecos de papel.
Não são e não querem ser isentas.
Varandas ainda está na presidência porque essas entidades ainda não acharam que era a altura, pois há articulação de interesses, até financeiros.
Quando acharem, é só convidar paineleiros do contra, reportagens dramáticas de um qualquer assunto (nem que o desenterrem), pressão “jornalística” etc.
É muito fácil.
BDC é uma vítima clara disso mesmo.
Quanto ao sucessor de Varandas, já está defenido quem é.
Mas o grande objectivo de toda esta GOLPADA é vender a SAD.
Ronaldo, Figo, Jorge Mendes e outras partnerships são os Srs que se seguem se os sócios não tomarem uma posição firme!!!
Está direcção é ILEGAL, é há processos ainda a decorrer nos tribunais.
SL
31 Outubro, 2019 at 13:49
Meu caro, ainda hoje tens pessoas a votar PS… será preciso dizer mais alguma coisa?
Um partido que levou o país à bancarrota 3 vezes, repito 3 vezes!!!
Um partido que fez um golpe de estado e montou uma geringonca.
Um partido que só faz merda e mesmo assim consegue convencer os estupidos que eles é que salvam o pais.
O Sporting reflecte na perfeicão o país onde está integrado.
31 Outubro, 2019 at 0:36
Só um OFF para descontrair
Entretanto na tugalândia do futebol, parece que o jornal JN foi impedido de entrar no estádio da Luz.
Algum eco nas TVs?
Algum corporativismo de outro jornal?
Imaginem se isto acontece com o Sporting? Ou até com outro clube qualquer.
Seriam horas de programas e o presidente caía.
Percebem agora que quem domina a CS nos dias de hoje é campeão de certeza.
SL
31 Outubro, 2019 at 23:50
Para meu espanto, a ERC fez um ténue comunicado, mas só para mostrar serviço.
Amanhã já ninguém fala nisso.
31 Outubro, 2019 at 10:15
1. BDC estava no limite, os objetivos delineados e a estrategia para sermos campeões tinha falhado. O Presidente tinha dado todas as condições a jogadores e treinador. O plantel era o melhor de Portugal. Condições da vida pessoal também estavam a afetar o seu desempenho.
2. Estava em marcha o processo de reestruturação financeira, o empréstimo obrigacionista e a preparação da próxima época com vendas e compras já apalavradas.
3. A comunicação social dominada pelo Benfica fez um ataque sem precedente e muitos sportinguistas juntaram-se à festa, muitos deles que conhecemos bem por serem pessoas que pouco fazem bem ao clube.
4. O treinador Jorge Jesus estava de saída, muitos dos melhores jogadores também queriam sair para ganhar mais dinheiro. Tanto treinador como jogadores não colocaram o clube em primeiro lugar. As rescisões a conta gotas provam o esquema urdido para fazer desgastar o ambiente.
5. Bdc sair pelo seu próprio pé naquele momento era contra os interesses do proprio clube, deveria ir a eleições em Setembro.
6. Poder politico semtia incomodo por haver uma pessoa que apontava o dedo. Bdc tinha ido a AR e procuradoria, fazia queixas constantes para desmascarar corrupção e trafico de influência. Houve pressões a dirigentes do Sporting.
7. Manipulação com o cashball fez muitos sportinguistas acreditarem e pedirem a queda da Direcção.
8. A máquina já estava em andamento e o Pmag Marta Soares cumpriu o designio dos poderosos deste país, inclusive LFV.
9. Nunca poderia ter havido a criação de uma CFD com pessoas como Henrique Monteiro, João Duque ou Rita Garcia Pereira, foi uma comissão de fuzilamento.
10. Uma Comissão de Gestão que foi um erro porque meter pessoas que desconhecem dossiers a gerir em pressão só podia dar em falhas graves.
11. Dividir o clube a suspender antigos dirigentes prejudica não só esses dirigentes mas o proprio clube.
12. Não deixar todas as listas irem a votos foi cortar a voz a milhares de sportinguistas que deviam ser tão valorizados como os que queriam votar nos demais candidatos.
13. As listas a eleições mostravam pouco conhecimento do proprio clube. A lista vencedora, encabeçada por Frederico Varandas ganha acima de tudo por prometer união e conhecimento no futebol.
14. Falha na união. Persegue antigos dirigentes. Humilha sócios. Desvaloriza o clube e os seus atletas. Agora entra em guerra com as claques.
16. Falha no futebol. Ganha duas taças com muita sorte à mistura mas ganha. A preparação ainda é de Bdc e Cintra mas a gestão é de Varandas e é para si que ficam os louros. Mas segue-se nova época e a preparação revela um desconhecimento do mercado e do jogo jogado.
17. Se uma destituição fez partir o clube, confirmação de suspensão de dirigentes agrava o ambiente, expulsar sócios e ainda mais um ex-Presidente como Bdc que ninguém pode dizer que é mais sportinguista que ele fez muitos sócios desistirem do clube.
18. É preciso no nosso clube pessoas que saibam por os interesses do clube acima de tudo, é preciso uma equipa que reconheça que todos fazem falta, é preciso que as expulsões sejam todas elas revertidas (até Godinho Lopes), é preciso que existam eleições livres e democráticas, é preciso um Sporting UNO e INDIVISÍVEL!
Apesar de tudo, saudações leoninas e Viva o Sporting Clube de Portugal.
31 Outubro, 2019 at 11:32
Boa análise
31 Outubro, 2019 at 13:45
Um resumo bem gostoso do que se passou, sem a fan fiction de alguns patetas que por aqui andam.
Eu apenas acrescentaria que todas as eleicões desde a golpada foram manchadas por irregularidades. Nem falado da própria golpada, que toda ela foi adulterada, mas também de existirem boletins com códigos de barras e resultados que não batem certo com a realidade.
31 Outubro, 2019 at 23:45
“Depois da invasão a Alcochete a minha opinião e estima pela JL baixou imenso”
Não nos podemos esquecer que dos 48 detidos apenas 14 pertencem à Juve Leo, e que mesmo esses 14, do ponto de vista da actual Direcção, não devem ter feito nada de muito grave pois, passado mais de um ano após Alcochete, estas 14 criaturas não foram alvo de nenhum castigo e continuam a ser sócios do Sporting… Vá-se lá saber porquê.