Há quem tenha visto evolução em mais uma derrota, eu vi uma derrota onde o Sporting teve uma oportunidade de bola corrida, duas de bola parada e acabou a substituir o único ponta de lança do plantel, numa partida onde o padre Veríssimo esteve em grande e onde, imagine-se, foi promovido o regresso do losango. Resultado? Estamos a 10 pontos do líder
O Tondela voltou a derrotar o Sporting, o Sporting voltou a perder pontos com o Tondela e isto diz muito do que tem sido o Sporting das últimas épocas. Ontem, então, voltou a ficar claríssimo o quão pouco a equipa beirã joga se não tiver oportunidade de lançar as duas ou três lambretas que tem para o contra ataque, mas ficou também claro o quão pouco o Sporting tem de criatividade ofensiva.
Sem Mathieu, que ficou a descansar para não dar o berro, Tiago Ilori surgiu a fazer dupla com Coates no centro da defesa. Na frente, Jesé Rodríguez deu lugar a Bolasie e, ao meio, Miguel Luís entrou para o lugar de Eduardo. Com estas mudanças, Silas não só fez gestão de um plantel que voltará a jogar na quinta-feira e no domingo, como recuperou aquele desenho táctico que aina nos provoca suores frios, o losango, onde Bruno Fernandes era médio interior esquerdo e Vietto aparecia na posição 10.
Não sei quais os objectivos que nortearam tal desenho táctico, mas sei que a equipa teve total controlo de jogo, não permitiu transições rápidas ao adversário e foi tentando construir a meio-campo com esporádicas tentativas dos laterais se integrarem e criarem desequilíbrios. O problema foi o resto. Chegado ao último terço do terreno, um total deserto de ideias. E uma única situação de perigo, logo a seguir à meia hora, com Miguel Luís a desperdiçar inacreditavelmente uma bola que cheirava a golo na linha da pequena área. O remate saiu por cima e o Sporting foi para o descanso sem ter realizado um único remate enquadrado.
Mas antes do apito para o intervalo, o senhor que nele sopra resolveu fazer das suas. Fábio Veríssimo viu, e bem, uma entrada para vermelho de Filipe Ferreira sobre Doumbia. Mostrou-lhe o cartão e, depois, escutou o VAR. Foi ao ecrã, viu os pitons uma e outra vez a projectarem-se à perna de Doumbia, mas, vá lá saber-se porquê, decidiu transformar o vermelho em amarelo, escrevendo mais uma página de vergonha nesta verdadeira enciclopédia do futebol português.
Na segunda parte, mais do mesmo, com a surpresa extra de Silas retirar de campo o único ponta de lança com que conta e o único homem capaz de dar luta aos centrais dentro da área. Luiz Phellype saiu (foda-se, ó Silas, se o estás a poupar para a Noruega vai à merda, que o Pedro Mendes não jogou pelos sub23 e tens homem para ser titular na quinta) e entrou Jezé, vá lá saber-se para jogar onde. Depois viria Camacho, para o lugar de Bolasie, e o Sporting entretinha-se no carrossel da bola de pé para pé, sem que houvesse um capaz de dispará-la à baliza a não ser em dois livres, ambos apontados por Bruno Fernandes, rapaz que chegou aos 85 minutos como rei das estatísticas com 3 remates enquadrados, 2 passes p/ finalização, 7 passes longos eficazes, 2 dribles eficazes e, ainda, 8 acções defensivas.
Dá que pensar, olhando para esta verdadeira manta de retalhos que quem é responsável pelo futebol profissional montou para atacar esta época, o que teria acontecido se a direcção tivesse conseguido cumprir o objectivo de vender o camisola 8 para suprir necessidades financeiras. E dá que pensar que raio de milagre terá que acontecer para uma equipa que, segundo o treinador que chegou há mês e meio, privilegia o estancar dos erros defensivos, consiga parar de sofrer golos, neste caso no único remate que o adversário fez à nossa baliza.
É que se vês que isso é impossível, ó Silas, se calhar vale mais assumires isso como um facto e virares agulhas para a nossa quase incapacidade de fazer mossa nas balizas adversárias, nem que tenhas que meter o Coates lá à frente logo de início. Era capaz de ser coisa para agitar os adeptos que, ontem, praticamente já nem assobiaram mais uma derrota, num sinal de total descrença que devia ser levado muito a sério.
Ficha de jogo
Tondela-Sporting, 1-0
10.ª jornada da Primeira Liga
Estádio João Cardoso, em Tondela
Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria)
Tondela: Cláudio Ramos; Yohan Tavares, Bruno Wilson, Philipe Sampaio; Moufi, João Pedro (Jaquité, 74′), Pepelu, Filipe Ferreira; Murillo, Xavier (Richard Rodrigues, 46′) e Tomislav Strkalj (Jonathan Toro, 59′)
Suplentes não utilizados: Niasse, João Reis, Ricardo Alves e Castillo
Treinador: Natxo González
Sporting: Renan Ribeiro; Ristovski, Ilori, Coates, Acuña; Doumbia (Eduardo, 69′), Miguel Luís, Bruno Fernandes; Vietto, Bolasie (Rafael Camacho, 79′) e Luiz Phellype (Jesé Rodríguez, 63′)
Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Neto, Borja e Rodrigo Fernandes
Treinador: Jorge Silas
Golo: Bruno Wilson (88′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Xavier (5′), Doumbia (11′), Filipe Ferreira (45+4′), Cláudio Ramos (49′), Eduardo (71′), João Pedro (73′) e Vietto (90+5′)
4 Novembro, 2019 at 11:19
Quem quer eleições, é assinar o documento do movimento dar futuro ao Sporting, ou do movimento salvar o Sporting…
4 Novembro, 2019 at 11:22
Sporting Clube de Portugal.
Outrora um grande clube.
No momento actual com morte cerebral apenas a viver graças às máquinas de suporte de vida (NOS) à espera apenas que alguém as desligue e declare a hora do falecimento.
4 Novembro, 2019 at 11:27
Na verdade já não somos um grande, somos apenas um histórico…
4 Novembro, 2019 at 13:08
Outrora…
4 Novembro, 2019 at 19:56
Com o Vagandas já somos é um pré-histórico.
4 Novembro, 2019 at 11:54
Bons dias, Caros Tasqueiros.
Jogo esperado.
Resultado não surpreendente.
Um amontoado de jogadores sem qualidade, sem chama, sem espírito, sem raça.
Um dos piores plantéis da nossa história? Bem, se atendermos à proporção dos milhões que o plantel “sorve” e à produção demonstrada, será certamente o pior plantel da história do SCP.
Não só o máximo que conseguimos atingir (estamos em inícios de Novembro!) é o terceiro lugar no campeonato português, como nos arriscamos a perder largas dezenas de milhões de euros nos nossos activos. Continuando a época desta forma (e tudo indica que continuará), quanto valerá o Bruno Fernandes? € 40M de máximo? E haverá alguém que nos dê por jogadores como o Acuña e o Wendel mais do que eles nos custaram?
Falhanço desportivo. Falhanço financeiro. E os homens não se demitem.
Maldita a hora em que elegemos órgãos sociais que só pensam no que ganham ou podem ganhar no Clube em vez do que fazem o Clube sofrer e/ou perder.
SL
4 Novembro, 2019 at 19:36
Engraçado … Ou talvez não …
Há uns meses atrás, não consigo precisar quantos, o Livramento pedia “tempo” para estes BANDIDOS que assltaram o SCP …
E agora ?!?
Já está PREOCUPADO?!?
4 Novembro, 2019 at 12:17
Eu se fosse o Silas demitia-me para não ficar no meu currículo esta vergonha.
Sem ovos não se fazem omeletes!
SL
4 Novembro, 2019 at 14:17
O Tondela tem uns ovos do caraças
4 Novembro, 2019 at 12:21
Deixaram escorraçar quem tanto deu pelo Clube…
Com muita dor semana após semana, mas agora para mim é até ao fim.
Cães, é o que temos.
E agora que se comam uns aos outros.
Eu sou dos que no fim espero cá estar para reerguer o Crónico das cinzas.
Mas esperem que ainda falta a ala Beneditina…
L SL
4 Novembro, 2019 at 12:37
Ala Beneditina ou Tio Ricci supported by GAJ.
Não espero menos dos sócios iluminados grupo 71! Embora o que realmente merecessem era o mandato do Varandas até ao fim e quem sabe “Four More Years!”
Tenho sempre esperança que os burros velhos aprendam com a merda que fazem (not really…).
4 Novembro, 2019 at 12:29
Fez nos falta o Luiz Carlos neste jogo.
4 Novembro, 2019 at 12:32
Calma
Tudo pensado
Em janeiro chegam reforços, os emprestados são devolvidos, e o Francisco Geraldes regressa
Trust the process
4 Novembro, 2019 at 12:43
The times, they are a-changing (not)!
4 Novembro, 2019 at 12:52
E o marquises compra mais um apartamento, facil, facil.
4 Novembro, 2019 at 12:49
Ontem não vi o jogo por me encontrar em viagem. Fi-la na companhia de uma das pessoas que me é mais próxima quer tem termos de amizade quer em termos de Sportinguismo.
Quer ele, quer eu, mais não fizemos que consultar 2 ou 3 vezes uma app para ver o resultado. Em tempos não muito longínquos, era em cima do resultado o jogo todo ou a tentar ver no telemóvel, parar numa estação de serviço ou num café qualquer para ver o jogo, mover mundos e fundos para que os planos de vida se alterassem de modo a que na hora de jogo não se estivesse em viagem, enfim, qualquer coisa tinha de ser feito. Agora…parece não importar.
Mais do que tácticas e Silas e árbitros…etc etc etc etc o maior problema é que estamos a definhar e a letargia instalou-se em muitos de nós. É mais fácil contratar 2 ou 3 bons jogadores e treinadores do que agregar os adeptos de um clube….
4 Novembro, 2019 at 13:06
Só me vem á cabeça que jogadores “nossos”, fariam uma diferença brutal. Destaques para Domingos Duarte e Matheus Pereira.
4 Novembro, 2019 at 13:08
Cherba, Tenho uma dúvida existencial, não sei como entendes que voltámos ao 4 4 2 em losango???
Miguel Luís conseguiu jogar os 90 minutos ontem e além disso, ter sido menos nulo do que nos jogos anteriores. No entanto, não é suficiente para um clube como o Sporting, não se pode falhar lances como aquele que dispôs…
Como referi no bloco de notas, o nosso meio campo é uma nulidade e o nosso maior problema!
Se virem o golo do empate do Famalicão, ontem contra o braguilha, veêm um miúdo de 19 anos, Gustavo Assunção (por acaso com a mesma idade do Rodrigo Fernandes), a fazer uma recepção orientada de costas para a baliza e em meia volta fazer um passe de ruptura para o cruzamento remate que deu o golo, em recarga feliz, é certo. Nunca veremos Doumbia ou o Eduardo a fazer algo de semelhante e por aí começam muitos dos problemas do nosso fraquissimo futebol…
Houve um tasqueiro que já disse aqui hoje que jogamos sem pivot defensivo, porque o único que temos está lesionado (Battaglia). Mentira! Temos um miúdo de 19 anos, Rodrigo Fernandes, que jogou 3 minutos contra o VSC, depois nem a Paços foi e ontem limitou-se a aquecer o banco. Se o Silas tiver coragem ainda poderá fazer alguma coisa de útil esta época, que é apostar nos bons valores jovens que existem e melhorar o nosso futebol. Rodrigo Fernandes, Matheus Nunes, Pedro Mendes (na Liga Europa, para já), Eduardo Quaresma e Nuno Mendes.
4 Novembro, 2019 at 14:11
Temos um plantel, bom ou mau (e sim é mau mas dá para muito mais) não interessa quando nós não temos a base, ou seja, não temos uma equipa.
Não fizemos a purga dos que rescindiram e depois a arte do fácil-fácil fez o resto.
Agora mudando um pouco o tópico para a divisão dos adeptos. Alguém acreditou que ia tudo voltar ao mesmo depois de quem rescindiu contratos voltar? Achavam mesmo que isso não ia por si só dividir a massa adepta? Foi claramente um prolongar do tópico destituição, e quem preside ou se candidata à presidencia tinha de ter essa noção. Ainda mais quando o chavão maior era unir o Sporting.
Este CD falhou em toda a linha, não é a dar tempo e a apoiar que vamos lá. Apoiar isto é o quê? É ver o barco a ir ao fundo enquanto estamos todos com baldes a tirar água?
4 Novembro, 2019 at 15:05
Fui a Tondela e voltava a ir . Fui consciente de que dificilmente faríamos algo de muito diferente dos últimos jogos e de que a época no máximo nos trará uma luta pelos lugares da Europa. Estive em pé o jogo todo a chuva e com algum frio , numa bancada onde vi miúdos de 7 e 8 anos com o nosso cachecol , onde se olhava e se via pessoas de todas as idades , se viam miudas novas e senhoras mais velhas . Todos tínhamos a mesma coisa em comum : o amor ao clube , mesmo todos molhados e a assistir a um jogo em que se via que o golo dificilmente apareceria . O que me leva a mim e aqueles adeptos a estarem em Tondela sabendo que não há títulos para conquistar , que o plantel foi formado com um amadorismo total , que há instabilidade externa e interna ? Vinha a pensar nisso na viagem para o Porto enquanto simultaneamente revia mentalmente as incidências do jogo . Não há uma explicação racional , como na maior parte dos outros 30 anos também não . Afinal fomos campeões duas vezes e fomos há champions uma mão cheia de vezes . Tivemos dezenas de treinadores , jogadores e dirigentes ( o Pinto da Costa essa lá a quarenta anos e o viera há 16 ou 17 ), e conseguimos lutar pelo título de campeão duas vezes ( paulo Bento e JJ ). Só há uma explicação : o amor incondicional ao clube , sendo que se sente verdadeiramente o clube , na minha opinião , quando se está no estádio, com o cheiro da relva , os jogadores no aquecimento e junto de adeptos comuns como eu . Pode ser irracional , mas basicamente e isto . Quanto ao jogo , enfim , está tudo no post , não vale a pena dizer mais nada . Obviamente que está direccao tem que se demitir, obviamente que o futuro neste momento é negro . Em Janeiro calculo que mandemos embora os que vieram emprestados , que recuperemos alguns dos que emprestamos , que se coloquem uns putos a jogar . Não temos nada a perder com isso . Na segunda época de JJ foi basicamente o que fizemos , sendo que regressaram putos mas ficaram só para treinar….Mas mesmo em relação aos putos da formação há algo que nunca funcionou neste clube , que é a debandada geral quando começam a dar nas vistas . Dier, Bruma, Ilori fizeram uns joguitos e quiseram por se logo a andar ; Moutinho foi o que foi ; futre idem ; gelson , Patrício, Podence , leão e william rescindiram . Isto não é normal como é óbvio . Mas seria uma discussão para outro post . SL
4 Novembro, 2019 at 15:12
“Em Janeiro calculo que mandemos embora os que vieram emprestados , que recuperemos alguns dos que emprestamos , que se coloquem uns putos a jogar ”
Gostava tanto que isto fosse verdade
4 Novembro, 2019 at 17:00
E eu…
4 Novembro, 2019 at 18:38
“Dier, Bruma, Ilori fizeram uns joguitos e quiseram por se logo a andar ; Moutinho foi o que foi ; futre idem ; gelson , Patrício, Podence , leão e william rescindiram . Isto não é normal como é óbvio . Mas seria uma discussão para outro post .”
Fácil, somos um clube de incompetentes…E quem quer ganhar não fica.
4 Novembro, 2019 at 16:50
Esta visto que o paio ganha jogos, mas não ganha campeonatos.
Para isso é preciso uma vaca e verdes pastos.
Os pastos ja os temos, na sequencia das obras de jardinagem feitas em Alcochete.
Falta comprar a vaca.
4 Novembro, 2019 at 17:29
Cherba não sejas tão crítico. Foi falta de sorte. Vai ver as estatísticas!
Circo Fivelas just keeps on giving!
Deixa arder.
4 Novembro, 2019 at 17:39
Um post sem Amarelos, Rigas, Jonas e Rutes…. que grande buraco vocês se meteram… toca a tapar…nem os olhinhos queremos ver….
Não existe uma noticia contra a direcção na CS…. é impressionante
4 Novembro, 2019 at 18:58
Estão protegidos pelo Estado Lampiânico, infelizmente para os sportinguistas. Os ocupantes só saem se a isso forem obrigados.
4 Novembro, 2019 at 19:41
Podes crer …
DEixa lá estes orgãos (anti) sociais serem corridos e entrar uma outra direcção e verás as notícias na NOJENTA comunicação social que existe neste paiszinho de CORRUPTOS …
SL