Esta semana o universo leonino acordou para a equipa de voleibol masculino. Os problemas, no nosso clube, normalmente são vislumbrados com mais evidência quando perdemos. Então, se o adversário for o SL Benfica, piora tudo. Foi o que aconteceu.

O dérbi
Talvez a minha opinião sobre esta derrota, seja um pouco diferente das lidas. Eu não acho que esta derrota tenha colocado “à vista” a dificuldade da equipa e a diferença existente para o rival. Os sinais que esta derrota evidenciou foram outros e chegarei lá em seguida.

Recuando um pouco até ao jogo da primeira volta, quando perdemos 2-3, esse sim mostrou-nos. Nós jogámos, praticamente, no máximo da nossa capacidade e perdemos. O SL Benfica vinha de uma semana muito intensa, com um jogo importante para a Liga dos Campeões, e chegou ao PJR num contexto exigente. O Sporting, e bem, tentou aproveitar ao máximo esse momento. O Gersinho fez o milagre táctico de discutir o jogo. Recordo, para os que acompanham, que entrámos em campo com o Fidalgo a líbero e o Gil como jogador de campo para reforçar a recepção e defesa. Esse jogo não nos deu esperança, mostrou, sim, que teria se ser um campeonato de superação. Na garra.

Entretanto, na semana passada, fomos ao pavilhão da Luz perder, um pouco agressivamente, contra a equipa local. E como disse, esse jogo não mostrou a imensa distância entre as equipas. Os sinais que esta derrota evidenciou foram muito objetivos: o Thiago Sens e o João Fidalgo são jogadores essenciais na equipa. Sem eles na sua melhor forma, somos presa fácil. Recordo que, na derrota na Eslovénia, o João Fidalgo não jogou e o Thiago fez um jogo abaixo da sua capacidade.

Portanto, perder 3-0 com o SL Benfica, fora de casa, num jogo sem estes dois jogadores na sua máxima força, não é um escândalo com o qual devemos entregar as faixas de campeão. Nós temos, claramente, de perceber que temos é um 6 base bom que precisa das capacidades tácticas do mister Gersinho para se tornar altamente competitivo.

Equipa
Não contradizendo tudo o que falei, o cenário não é o ideal e é o pior dos últimos 3 anos de voleibol do Sporting. Temos um plantel curto e mal construído. Bastava olhar para o nosso banco de suplentes contra o SL Benfica para entender a falta de soluções. No contexto sportinguista atual seria muito fácil falar do desinvestimento. Sobre este assunto, há duas considerações a fazer. Um orçamento no voleibol em Portugal de aproximadamente 1M€ é obrigatoriamente candidato forte ao título. O que aconteceu é que o Sporting usou mal o dinheiro no Verão. Por outras palavras, usou-o incompetentemente. Já o disse tantas vezes, por isso não vou esmiuçar.

Sim, o orçamento do rival é o dobro do nosso. É uma verdade. Isso mostra que podem contratar com um pouco menos de risco. Espreitam a Europa e contratam. Nós precisamos de ser um pouco mais estudiosos nas contratações porque temos menos dinheiro. Ainda assim, bastantes euros!

Mas houve desinvestimento? Sim, este mercado de Inverno provou que não houve vontade de remediar o que fora feito em Verão (nem potenciar a equipa feminina). Para os nossos dirigentes, o 2º lugar também pode estar bem, e querem aguardar por um milagre Gersiniano. O voleibol da América do Sul está a passar por dificuldades sérias de tesouraria e tivemos uma oportunidade de ouro de resgatar alguns craques por um preço baixo. Pena.

Dentro destas limitações, vamos atacar o campeonato. Espera-se a perfeição de um Leicester (Futebol – 2016), a frieza de uma Grécia (Futebol – 2004), a sorte de uns Cleveland Cavaliers (Basquetebol – 2016) ou perseverança dos Chicago Cubs (Baseball – 2016). Estes últimos tinham sido campeões pela última vez em 1908, ficando mais de 100 anos sem ganhar.

Competições Europeias
Hoje, às 17h, vamos jogar na República Checa, contra a equipa do Kladno voleibol. Uma equipa interessante, mas que está a fazer uma época fraca. Estão em 8º no seu campeonato (entre 12 equipas), apresentando em 16 jogos apenas 6 vitórias e 10 derrotas. Nos últimos 5 jogos perdeu por 4 vezes e venceu 1 jogo. Nesta janela de abertura de transferências contratou dois jogadores muito interessantes: Max Staples e Cristian Palacios. O primeiro é um atacante zona 4 australiano, da seleção, muito forte. O segundo é um central internacional da Colômbia. Veremos como estarão contra nós.

Deixo aqui um desejo. Que seja pedia à Federação Internacional que corrija o nosso nome no site e nos documentos oficiais. Estamos como SC Portugal LISBOA. Por esse motivo, o Kladno, no seu site anuncia o jogo contra o Lisboa. Não é bonito.

Vamos lá ganhar isto!

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol) – esta semana o homem emocionou-se tanto que bateu a bola antes do tempo!