Agora que está toda a gente descontente com Varandas, parece que ninguém votou nele e que toda a gente sabia que isto ia acabar neste descalabro. Visto que ainda ninguém o fez (excepção feita ao José Ribeiro no Sporting160) resolvi vir aqui explicar a minha decisão de votar em Varandas.
Já não sei quantos candidatos houve, mas para mim só existiam duas opções: Varandas e Benedito. O resto era refugo, não elegível ou catastrófico (olá Tio). Destes dois, o que tinha ideias mais concretas e parecia mais dentro do que era preciso fazer era o Varandas. Gostei das ideias para o departamento de scouting, das propostas de reestruturação da formação e acima de tudo da promessa de incorporar a ciência na análise do treino, da performance e do recrutamento e selecção de jogadores. Gostei da aposta no Alireza Rabbani e no Francisco Tavares para o departamento de performance e da contratação de um chefe de scouting com créditos firmados (Chieira). Do lado do Benedito não gostei da postura de pãozinho sem sal e da incapacidade mostrada ao longo dos anos de assumir uma posição firme relativamente ao que quer que fosse. Posso dizer que estou arrependido de ter votado em Varandas, mas não estou nada arrrependido de não ter votado em Benedito. Basta ver a postura que ele tem assumido no último ano e meio. Demitiu-se completamente da responsabilidade que a maioria dos sócios lhe entregou nas últimas eleições. Nunca foi capaz de, quando isto começou a dar para o torto, de vir a público criticar ou apresentar alternativas para o que quer que seja. Em democracia é tão importante ter um bom governo como uma oposição forte que o mantenha na linha. E ele nunca foi capaz de o ser. Para além dos factores futebolísticos que mencionei em cima, houve ainda duas coisas que considerei importantes. O primeiro foi o Miguel Albuquerque, que sempre admirei e que me dava confiança de que com ele lá as modalidades estariam protegidas. O segundo foi a capacidade que a candidatura de Varandas cedo mostrou de controlar a mensagem na comunicação social. Era algo que na altura era importante para se acabar com o fogo cerrado sob o qual estávamos. Basta imaginar o que se diria e escreveria agora sobre esta crise se o presidente fosse BdC.
Quando é que cheguei à conclusão de que votei mal? Mais cedo do que vocês imaginam. O primeiro sinal de aviso foi logo no discurso de vitória, quando ele meteu a mão ao bolso e tirou de lá a medalha de vencido da Taça de Portugal em 2018. Pensei que fosse sair dali um discurso do tipo “nunca mais vamos passar por uma situação como a que vivemos naquele dia”. Mas não, saiu-lhe qualquer coisa do tipo “foi ali que eu vi a luz que me empurrou para a candidatura”. Ego inchado, umbiguismo, auto-elogio e soberba, quando se impunha união, mobilização e apelo ao trabalho. O segundo sinal de aviso e o primeiro que considerei grave, foi aquela conferência de imprensa em que falou do Batuque e dos colchões da Academia. Quanto mais tempo passa e melhor se conhecem as decisões tomadas pela direcção de Varandas, mais ridículo aquilo se torna. Basta pensar no Wang e no protocolo com a Fosun para não ir mais longe. O terceiro sinal foi quando em Janeiro/Fevereiro de 2019 se percebe que Keizer não é bom treinador e que é preciso arranjar outro. Não sõ não o despedem, como o fazem transitar para 19/20. Ok, ganhou a Taça da Liga e a Taça de Portugal, mas toda a gente viu que isso foi uma sorte macaca que acontece de 20 em 20 anos. O quarto sinal foi a gestão do mercado de verão de 19/20 que revelou, sem margem para qualquer dúvida que não havia estratégia, projecto ou departamento de scouting a funcionar. Despedir Keizer na véspera de fecho de mercado, ir buscar três marretas (Bolasie, Jesé e Fernando) para substituir Bas Dost e Raphinha foi inacreditável. Quase tão mau, foi ainda meter Leonel Pontes na equipa A, mantê-lo 1 mês em funções e substituí-lo à pressa por um gajo (Silas) que tinha sido despedido do último classificado.
E agora? Bem, agora é preciso pôr a direcção de Varandas a andar dali para fora. O ideal era demitirem-se e convocarem eleições, mas está mais que visto que isso não vai acontecer. Basta ver o discurso dos membros da direcção para perceber que estão dissociados da realidade (ver declarações do Miguel Cal). Se ninguém correr com eles, vão levar o navio contra as rochas, convencidos até ao último momento de que ainda conseguem virar o leme. Por isso, resta o requerimento de destituição (que assinei) ou que a MAG resolva por sua iniciativa forçar a saída da direcção. Seja qual for a opção, dificilmente vamos ter eleições a tempo de a nova direcção poder entrar com tempo para preparar a época de 2020/2021. Which fucking sucks.
O que podemos fazer? Podemos ir a manifestações, podemos escrever à MAG e cantar “E oh Varandas o que fazes aqui”. Contudo, parece-me que o mais importante é que os putativos candidatos ponham a cara ao vento e se cheguem à frente. Pela minha parte, não quero trocar Varandas pelo Ricciardi. Isso seria saltar da panela para o lume. Por isso, espero que Carlos Vieira, Augusto Inácio, Rodrigo Roquette, João Benedito etc se apresentem como alternativas. Não estou certo que os sócios queiram trocar Varandas pelo desconhecido.
Agora que já me expliquei e já escrevi sobre aquele que considero ser o melhor caminho daqui para a frente, termino, fazendo um apelo aos sócios que amuaram e que deixaram de pagar quotas, porque não gostam de Varandas. Tirem o cu do sofá, abram a puta da carteira e paguem a merda das quotas. As receitas das quotas é quem pagam a nossa principal fonte de alegrias – as Modalidades! Se isso não é motivo suficiente, lembrem-se de que precisam de ter quotas em dia para votar.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
6 Fevereiro, 2020 at 15:55
Gostei muito de ler este texto porque, penso eu, transmite aquilo pelo que passaram muitos sportinguistas na altura e, de certa forma, explica a eleição de varandas. Mas, também, e mais importante ainda, deita por terra a teoria de alguns (que até escrevem neste espaço) de que qualquer que fosse o presidente, teria sempre grande contestação dos “brunistas”.
Eu acho que para grande maioria dos sportinguistas, na altura das eleições a opção era “qual destes candidatos é o menos mau?” E a escolha acho que cairia naturalmente ou em Benedito ou em Varandas.
É certo que roeu a corda e tirou proveito disso publicamente para se candidatar, mas o programa parecia “normal”, algo facilmente exequível. Mostrou confiança. Quando foi eleito, eu pelo menos, mas acho que muitos outros terão pensado “bem, vamos ver o que dá. Que cumpra o programa e vamos com isto para a frente.”
Isso durou até às conferência dos colchões. Perdeu todo esse “capital” de forma instantânea, porque mostrou ser altamente revanchista e colocou imediatamente sportinguistas contra Sportinguistas, sem nenhuma razão para o fazer. A auditoria até podia ter coisas gravíssimas e provar que o anterior presidente não servia, mas nada justifica aquela conferência de imprensa, a tentar legitimar aquilo que muitos já viam cada vez mais claro como um autêntico golpe.
Desde aí, foi sempre acumulando erros atrás de erros até chegarmos ao ponto em que tem que sair a meio do mandato. Fácil, fácil.
6 Fevereiro, 2020 at 16:31
Entretanto as audições do Julgamento de Alcochete estão a vazar na NET.
Que Bronca!!!
Vai ser bonito vai…
SL
6 Fevereiro, 2020 at 16:40
Podias vazar aqui, ainda não vi nada
6 Fevereiro, 2020 at 17:36
Estão no YouTube.
Deve ter sido o advogado de BDC, pois parece que tinha avisado no Twitter se a CS não desse importância ao que realmente se estava a passar as revelava.
SL
6 Fevereiro, 2020 at 19:21
Sim acompanho, mas hoje não vi nada ainda.
Aos poucos muita coisa vai ser esclarecida, e conforme o Miguel Fonseca toma as rédias dos bóis , estes são afastados e nem se fala nisso.
6 Fevereiro, 2020 at 16:47
Há muito tempo que não escrevo aqui , mas só para lembrar os mais distraídos que na altura escrevi que não ia votar porque considerava ilegal as eleições, e que de todos os candidatos só o Varandas se ganha-se não era meu presidente .
Não era difícil adivinhar o que ai vinha , e mais esta gente não vai sair tão depressa e se vier a sair não há nada como votarem no Benedito mais uma marioneta do Rogério e da corja que ele trás atrelada, já para não falar no vendedor de banha da cobra Roquete. SL
6 Fevereiro, 2020 at 17:03
Há dias paguei as minhas quotas até Junho.
Votei Benedito e realmente esperava da parte dele uma maior intervenção na forma (má) em como o nosso Sporting está a ser dirigido!!
É certo que não caímos todos no marasmo, mas duvido que haja uma AG para destituição destes abutres, o Rogerinho não vai deixar!!
Tenho medo que o Sporting entre em completo descalabro, pois ver-me-ei como a orquestra do Titanic a continuar a tocar até ao FIM!!!
O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL É ETERNO MAS IREMOS SOFRER ATÉ ISTO ENTRAR NOS EIXOS!!!!
SL
6 Fevereiro, 2020 at 18:34
Errar é humano …
Se tens telhados de vidro não atires pedras ao do vizinho …
Quem não errou que atire a primeira pedra …
Enfim, tantas e tantas coisas poderiam ser ditas para justificar mais um ERRO … Mas, não vale a pena …
A falta de espirito critico leva a que esta população POORtuguesa em geral, e no caso vertente, os sportinguistas em particular, continuem a incorrer em erros básicos, simplesmente porque não raciocinam…
De que vale agora estarmos aqui a fazer “meas culpas” e outras charadas?!?
O que interessa agora é CORRER COM ESTES BILTRES DE ALVALADE O QUANTO ANTES!!!
Se tiver que ser à mocada, pois que seja! Se tivermos que invadir as instalações, pois que seja! Esta gentalha não pode continuar a destruir o SCP!!!
6 Fevereiro, 2020 at 18:59
O meu 1º sinal foi antes do Bruno de Carvalho ser eleito Presidente, isso mesmo, antes sequer ter sido eleito e já sabia que seria um erro continuar no cargo que desempenhava com Godinho Lopes. A razão é simples, basta conhecer como ele entrou no clube e o que sentia o irmão, ex-vogal de Godinho por Bruno de Carvalho.
Infelizmente nem todos os Sportinguistas têm acesso a este tipo de informação, Bruno de Carvalho incluído que o decidiu manter no cargo. Não sei se quis criar uma ponte mantendo “os amigos por perto e os inimigos ainda mais perto”, a verdade é que se revelou um erro desastroso de proporções épicas para o futuro do Sporting.
Sempre desconfiei que seria apenas uma questão de tempo até algo mau se passar mas até a mim me surpreendeu a dimensão que a tempestade alcançou. Fiz de tudo para alertar o máximo de Sportinguistas para que não caíssem na esparrela, infelizmente a maioria vai atrás dos nomes e teimam em não aprender com os erros.
Quanto ao acto eleitoral é com a consciência tranquila que digo que não participei, jamais iria validar com os meus votos tudo aquilo que se passou. Usarei, sim, na hora de ajudar à sua saída.
Abraço de Leão.
6 Fevereiro, 2020 at 19:23
Boa tarde Tasca!
6 Fevereiro, 2020 at 19:44
Se me permitem , o Sr.Enfermeiro Carlos Mota diz tudo.
https://www.youtube.com/watch?v=zCEvoHDcbQk
Do minuto 3:30 ao minuto 04:15 disse mesmo tudo
6 Fevereiro, 2020 at 19:47
Estou-me marimbando em quem votaram e o porquê. Se estão com remorsos ou problemas existenciais isso é lá convosco.
Varandas era o último, ÚLTIMO, dos que puderam ir a eleições que deveria ser presidente. Mas a verdade é que desde que decidiu se candidatar que a vitória lhe estava assegurada.
Falar no programa de Varandas é uma anedota pegada, existiram mais 8 programas, embora só tivessem ido seis de nove a eleições. Simplesmente não leram o que cada um apresentou e por aqui me fico.
Acho uma piada aos que falam na 3ª via como se houvesse algum louco que aceitasse de livre arbítrio ver a sua vida ser escrutinada de cima a abaixo e difamado dia sim dia sim. O passado serve como exemplo do que poderá acontecer a uma pessoa que se aventure.
O que temos neste momento são lambe botas e cães com dono a chegarem-se à frente, os mesmos de sempre.
Outra piada é falarem em Carlos Vieira, mas a última direção não foi má? Ou só foi o Bruno? Que me lembre ficaram 5 indefetíveis até ao fim, para o bem e para o mal foram eles que elevaram o Sporting como nunca se tinha visto depois de João Rocha. Estão todos no mesmo saco.
Mais, nas últimas eleções tivemos pelo menos dois elementos que fizeram parte da direção de Bruno de Carvalho, incluindo Carlos Vieira, ligados à candidatura de Dias Ferreira. Qual foi o resultado? Pois…..
Carlos Vieira ser candidato dependerá sempre da vontade do nosso douto rogério. Mesmo que Carlos Vieira tivesse sido candidato às últimas eleições nunca votariam nele pois a eleição estava bipolarizada e votariam sempre num dos dois embora o resultado só pudesse ser um nem que para isso aparecessem mais mil, dois mil, três mil votos (aquela pen valia ouro).
Por fim, o Sporting está a dias uma viagem sem retorno. Sem eleições em março, estarei disponível para fundar um novo Sporting de matriz popular.
6 Fevereiro, 2020 at 19:54
Sem eleições em março, estarei disponível para fundar um novo Sporting de matriz popular.
José Alvalade deu o exemplo em 1906 mas os do Campo Grande não o largaram.
6 Fevereiro, 2020 at 19:56
Se isto não der uma volta também estarei disponível.
6 Fevereiro, 2020 at 19:59
Um ex dirigente e filhos tão estão disponíveis para avançar. Somos muitos acredita.
6 Fevereiro, 2020 at 20:06
Mantém-me informado
6 Fevereiro, 2020 at 20:52
Abílio e Gonçalo Fernandes?
6 Fevereiro, 2020 at 21:41
+ 1 aqui
6 Fevereiro, 2020 at 19:56
Sobre Benedito o seu silêncio é ruidoso e diz muito sobre a importância e a prioridade que tem para o Sporting. Se não quer falar em público que fale nas AG´s ou no grupo Stromp, mas pelos vistos nas assembleias entra mudo e sai calado e no grupo Stromp tem fugido em troca de ……
Agora sim, para terminar, sou brunista assumido, escumalha e maluco porque enquanto a única oposição aos croquetes e ao status quo for Bruno de Carvalho, seerei seu apoiante. Enquanto a escolha for Bruno ou eles serei brunista. Mesmo com os erros, as inverdades, as mentiras e o desequilíbrio emocional dá 100 a zero a estes pseudo artistas da gestão e do futebol.
6 Fevereiro, 2020 at 20:53
Entre BdC e este tipo de gestão acho que muito pouca gente teria dúvidas! O que há é muita vergonha de assumir que com BdC seria muito melhor, não fica bem dizer que gostariam do regresso de BdC, mas acredito que no segredo da votação a cruzinha seria BdC.
O problema seria os que são mesmo contra BdC, que o SCP ganhar ou perder é igual ao litro, muitos têm acesso à CS e a campanha orquestrada entre estas pessoas, mais os “isentos” mais os adversários não acho que seria possível o BdC se aguentar!
6 Fevereiro, 2020 at 21:46
Não pode ser, porque ele diz “a puta da gala”.
6 Fevereiro, 2020 at 23:18
Também eu! brunista confesso e assumido, porque BDC conseguiu fazer com que o Sporting fosse uma prioridade pessoal, em todas as suas dimensões.
Estávamos tão perto dos nossos rivais e hoje batemo-nos com Braga, Famalicão, Rio Ave e Guimarães, graças a um traidor incompetente.
6 Fevereiro, 2020 at 19:51
Afinal O CMLixo tem imagens da morte do Marco Ficcini, diz que vão dar isso agora….
6 Fevereiro, 2020 at 19:54
andam a falar dessa merda desde manhã…deviam era dizer quem tem estado a pagar a defesa do assassino!
6 Fevereiro, 2020 at 19:59
Os mesmos que vazaram as imagens, o carnide. Por alguma razão mudaram o diretor de segurança do clube e digo-te mais ainda era de madrugada e já a direção do clube sabia o que tinha passado nas proximidades do seu estádio e as imagens foram logo para o cofre quando deveriam ter ido para PJ…..
6 Fevereiro, 2020 at 21:08
A história de quererem BdC mas sem os posts nas redes sociais, sem as conferências de imprensa que atacará quem ele acha que deve, sem as festas com os atletas nos títulos, sem a azia de quando perde, de esperar numa derrota palmadinhas nas costas não é BdC! Dizem que BdC mudou nos últimos meses mas não é verdade! Criticou jogadores publicamente? Já o tinha feito antes! Criticou Sportinguistas? Já o tinha feito! Disse alguns palavrões? Já o tinha dito antes! Posts no Facebook? Sempre o fez! A única coisa que achei diferente no BdC foi mais cansado! O grande erro de BdC não foi em não pedir a demissão a seguir a Alcochete! O erro foi na volta olímpica não o ter feito! Aí sim os sócios iriam ser obrigados a escolher entre um Presidente ou um grupo de jogadores que ontem eram do SCP, hoje são de outro qualquer e amanhã serão de outro!
6 Fevereiro, 2020 at 21:22
“O erro foi na volta olímpica não o ter feito! Aí sim os sócios iriam ser obrigados a escolher entre um Presidente ou um grupo de jogadores que ontem eram do SCP, hoje são de outro qualquer e amanhã serão de outro!”
Referi isso no próprio dia. Teria sido a altura perfeita no fim do jogo e com a fotografia dele a ser assistido a mostrar um ataque vil dos golpistas. Mas a RF tinha que ser fechada e o EO adiado.
6 Fevereiro, 2020 at 22:56
isto
7 Fevereiro, 2020 at 8:09
Está tudo aqui.
Gostam do homem mas depois querem mudá-lo.
Ou amam a 100% ou não amam nada. Simples.
Os erros que ele cometeu, os excessos, foi tudo fruto do seu amor pelo clube.
Sim, por vezes era excessivo, mas era por ser excessivo que ele defendia tanto o clube, que dava o corpo às balas.
O BdC com lobotomia não é BdC. Percebam isso de uma vez.
6 Fevereiro, 2020 at 21:38
#varandasateaofim
Os 71 merecem!
6 Fevereiro, 2020 at 21:57
as imagens de Alcochete passaram poucas horas depois, neste caso, só mesmo quando se percebeu que devido ao silêncio de todos , não vai dar em nada…Foi um ACIDENTE
6 Fevereiro, 2020 at 22:56
Vejo muito ilustre tasqueiro a pedir já que avancem os candidatos. Faço um apelo à calma. O último que se apresentou candidato sem eleições marcadas…. enfim.
Mais…. ainda faltará, eventualmente, o calvário de uns meses sob comissão de gestão. Sinto que volta Sousa Cintra! A trabalhar para a estátua!!
6 Fevereiro, 2020 at 23:29
Não votei Varandas e já o disse aqui, não percebo como tanta gente votou nele. Bastava ouvi-lo falar uma vez para perceber que não servia. Era demais evidente. Já para não falar na estrutura de futebol profissional que apresentou.
6 Fevereiro, 2020 at 23:35
a “malta” adora ser enganada pela croquetagem…
nem valia a pena olhar pra colagem de nadas q era aquela geringonça… BASTAVA de facto ouvir aquele balbuciar enganador pra saber q N ERA POR ALI!
7 Fevereiro, 2020 at 4:29
Por mim é Inácio, passo a explicar:
Campeão em 99/00, não é o melhor treinador do mundo, mas fiquei sempre com a impressão que soube contornar os vícios instalados e montar uma equipa campeã.
Conhece o futebol Português de gingeira, sabe bem onde estão as armadilhas todas.
Conhece o clube, a sua história e a sua mistica.
É respeitado dentro e fora do clube.
Sabe falar (isto nem seria relevante, mas olhando para o vagandas… passa a ser).
Tem experiência na administração de um clube.
É Sportinguista (tb não seria relevante, mas olhando para esta direção de mercenários…)
É um lider.
7 Fevereiro, 2020 at 8:24
+1906
Inácio, único nome que reúne de facto os Sportinguistas. Por todos os factos que elencas e mais um.
Inácio 2020.
7 Fevereiro, 2020 at 19:02
“Agora que já me expliquei e já escrevi sobre aquele que considero ser o melhor caminho daqui para a frente, termino, fazendo um apelo aos sócios que amuaram e que deixaram de pagar quotas, porque não gostam de Varandas. Tirem o cu do sofá, abram a puta da carteira e paguem a merda das quotas. As receitas das quotas é quem pagam a nossa principal fonte de alegrias – as Modalidades! Se isso não é motivo suficiente, lembrem-se de que precisam de ter quotas em dia para votar.”
Com esta parte do teu discurso estimo bem que tu te fodas.
1- Não és ninguém para ditar o que deva fazer ao meu dinheiro. Por isso eu e outros pagaremos as nossas quotas quando assim acharmos do nosso agrado/quando houver disponibilidade financeira para isso.
2- Ninguém amuou, simplesmente ninguém é burrinho para contribuir para uma causa na qual não acredita quando pode investir o dinheiro em coisa que realmente precisa e não num clube dominado por vigaristas. Acho que é muito simples esta teoria.
3- Votaste varandas, depois disso os teus mea culpas para mim valem zero, assim como a tua credibilidade.
Posso estar a ser injusto, mas até ver vocês condenaram o clube. Da destituição à eleição do varandas vocês, e os vossos amigos do peito lampioes e tripeiros que ameaçaram deixar de ser vossos amigos, caso continuassem a lutar por um clube forte e pujante que se desmarcava de todos os podres deste país de merda e que fez tudo durante 5 anos para combater a podridão do seu desporto, em particular, o futebol.
SL