O Sou Sporting na observação e análise diária que faz da vida do Clube, deparou-se com factos indesmentíveis – embora com origem em situação de excecionalidade – factos esses não conformes com os Estatutos do Clube que, ao que sabemos, não estão suspensos, assim como a Democracia também não está.
Limitámo-nos a questionar a causa, e o eventual efeito, de tal factualidade, apontando o caminho estatutário, questionando – não impondo, solicitando ou requerendo – a consequência temporal de tal desconformidade estatutária, limitando-nos a fazer a interpretação literal da data decorrente de tal conjunto normativo, de 30 dias sobre a data da ocorrência, sabendo, contudo, que a data é inexequível, mas não o facto em si, face ao momento e no decurso dos próximos tempos, fruto do momento excecional que toda a sociedade vive.
O Sou Sporting pretenderá sempre que os sócios, enquanto ativo mais importante do Clube, usufruam do direito a serem informados, tal como está estabelecido na alínea f), do nº 1, do artigo 20º do Estatutos, que diz que os Sócios têm o direito de “solicitar por escrito aos órgãos sociais informações e esclarecimentos e apresentar sugestões úteis para o Clube”
Este direito é agora ainda mais relevante em face da situação gerada em torno do desempenho profissional e societário do seu Presidente do Conselho Diretivo, não nos parecendo que o Instagram pessoal do Presidente do Conselho Diretivo seja o meio adequado para informar todos os Sócios.
Até ao momento continua a imperar um quase total silêncio de quem tinha a obrigação – e esta obrigação não se encontra afetada pelo estado de emergência – de prestar os devidos esclarecimentos aos Sócios. O silêncio só não é total, porquanto, questionado pela Revista Visão, que hoje fez um trabalho jornalístico sério, o Senhor Presidente da MAG terá respondido que: ”analisará a questão, quando ela lhe for suscitada, no local próprio e no momento adequado”.
O Senhor PMAG Dr. Rogério Alves, reconheceu, portanto, a existência de uma “questão” o que já mostra a importância do comunicado do Sou Sporting, e como é pertinente o tema levantado.
Factualmente reconhece que existe uma “QUESTÃO”, que é pública, logo não carece de ser suscitada por ninguém, e quanto ao local e momento para a apreciar a resposta está nos Estatutos, que determinam, entre outras, ser atribuição do PMAG: “praticar todos os outros atos que sejam da sua competência nos termos legais, estatutários, regulamentares ou regimentais” – alínea c), do artigo 54º, conjugado com o disposto na alínea a), do nº 1, do artigo 43º quando ai determina que é competência da AG “alterar os estatutos do Clube e velar pelo seu cumprimento”.
Ora, a “questão” que o Senhor PMAG reconhece existir merecia resposta, em último grau, dele próprio, como PMAG atuante, presente, interessado e com dedicação ao Clube, e que já devia ter solicitado, pelos canais próprios, que o Presidente do CD informasse os Sócios da atual situação de desconformidade estatutária e legal – já agora questionamos se a SAD cumpriu o dever de informação junto da CMVM – de modo a acomodar a gestão da organização aos quadros legais em vigor.
Também na Revista Visão é-nos dada uma resposta do Conselho Diretivo, via fonte oficial, que “que a noção de estado de emergência prevista na Lei de Defesa Nacional refere-se, regra geral, a cenários de guerra” o que não é de todo verdade pois o que a Lei n.º 44/86, de 30 de Setembro REGIME DO ESTADO DE SÍTIO E DO ESTADO DE EMERGÊNCIA nos diz muito claramente é que: “Estado de emergência é declarado quando se verifiquem situações de menor gravidade, nomeadamente quando se verifiquem ou ameacem verificar-se casos de calamidade pública.”
A acrescer a isto o que a agência LUSA publicou e passamos a citar:
O ministério esclareceu que “o capitão Frederico Varandas detinha licença especial para efeitos eleitorais”, de acordo com a Lei de Defesa Nacional e que permite a um militar concorrer a eleições.
Essa licença caducou “com a entrada em vigor do decreto do Presidente da República”, que impôs o estado de emergência, pelo que é determinado “o regresso do militar à sua anterior situação”, ainda segundo o esclarecimento do ministério.
“Consequentemente, o Exército Português notificou todos os seus militares que detinham licenças com a natureza referida sobre a necessidade de se apresentarem ao serviço”. Esta informação não coincide com o que o presidente leonino afirmou, através do Instagram, na quinta-feira, onde escreveu estar disponível para voltar a “servir” Portugal enquanto vigorar o estado de emergência.
Fim de citação
Que fique claro, que é tão somente o direito à informação, com verdade, e uma leitura dos Estatutos por quem de direito, que o Sou Sporting reclama e entende ser devido, quer do ponto de vista do Clube, quer do ponto de vista da SAD, na qual aquele tem interesses relevantes.
Já quanto a eventuais consequências cabe a cada Sócio, no seu livre e democrático arbítrio assumir as que a sua consciência ditar. Para o Sou Sporting, a verdade dos factos, Pelo Sporting, será sempre o que ditará a nossa atuação.
24 Março, 2020 at 15:03
Sejamos sérios, honestos e objectivos.
Olhando para o último ano e meio é assim tão diferente ter ou não presidente?
Distribuir fist-bumps, passear de limousine, oferecer craques, comprar entulho aos milhões, deixar as modalidades ao abandono e fazer números de stand up nos intervalos dessa “gestão” não requer muito mais que cabeça, membros e pernas.
Até poupamos na limousine.
24 Março, 2020 at 16:21
Não te esqueças de …
Distribuir beijinhos …
24 Março, 2020 at 17:49
Mas o seu instinto de médico e a sua capacidade de visionário, já nessa altura, o fazia lançar os beijinhos à distância.
Distanciamento social sanitário com Varandas é endémico.
Por outro lado se esse distanciamento social fosse mais efectivo e permanente, poderia estar aí o início da solução do Sporting.
24 Março, 2020 at 19:22
Estávamos melhor se cada decisão dele tivesse sido feita na base de uma moeda ao ar
24 Março, 2020 at 20:57
🙂 It’s funny cause it’s true.
24 Março, 2020 at 16:49
Só há uma maneira de resolver o assunto Vagandas. Primeiro o Exército tem de correr com ele, ponto. A seguir são os sócios do Sporting que farão de sua justiça. Se a maioria gosta do parasita, que se aguente à bronca.
Mas o Exército tem de acabar com a palhaçada e com os expedientes do parasita. Eu exijo isso como CIDADÃO português, e também como sportinguista, porque ainda me sinto mais envergonhado por isso! Só deve poder ser militar e dizer que é militar quem dá alguma coisa à instituição militar, não aqueles que apenas se promovem à custa desse estatuto.
24 Março, 2020 at 18:12
Resumo da vida de frederico varandas, o profissional.
Nasce.
Cresce e aproveita-se do exército para entrar em medicina.
Aproveita-se da autarquia Odivelas/PSD para sair do exército.
Aproveita-se dos votos dos eleitores para….ir à sua vida!
Aproveita-se de cunhas (sim, há quem chegue lá por mérito) para chegar ao Sporting.
Aproveita-se do Sporting para abrir a sua clinica. De medicina, dizem.
Aproveita-se de Alcochete para chegar a presidente do Sporting.
(Entretanto aproveita para “salvar” a sua clinica também)
Aproveita-se da “pesada herança” para espalhar glamour pela europa fora.
Fode o Sporting e reproduz-se.
Aproveita-se da CS para…bom, vocês sabem.
Aproveita a sua amizade com Rogério Alves para não ser corrido do Sporting.
Aproveita o covid 19 para fazer uma pausa no seu magnifico mandato. E respirar!
Aproveita-se de um suposto “atestado” para acumular os cargos de médico militar
e presidente do Sporting.
No fim, vai aproveitar-se de uma lei especial para voltar a sair do exército
(acho que me estou a repetir) e ir descansado à sua vidinha, que infelizmente também
é a nossa. E sabem o que é mais irónico no meio disto tudo?
Provavelmente ainda vai receber uma medalha.
24 Março, 2020 at 18:22
Se fizermos as perguntas certas pode ser que não.
A licença para acumular funções foi efectivamente concedida?
Por que processo? Em que trâmites e em quanto tempo?
Por que remuneração vai optar? Presidente da SAD ou capitão do exército? Ou nenhuma? Já que nos vendeu um alegado voluntariado?
Se perguntarmos isto até ter respostas não antevejo medalhas.
Se continuarmos a distraímos-nos com futilidades quando dermos por ela o doutor já é Marechal.
SL
24 Março, 2020 at 23:29
Fode o Sporting e reproduz-se.
Epá, muito bom. Pensava que tinha sido a sueca.
24 Março, 2020 at 18:43
Dia 3 após mais uma aldrabice do vigário.
E o que se discute na tasca? Semântica.
Interessa que o gajo seja um saltimbancos aproveitador chupistas do sistema? Não!
Interessa que o gajo nem sequer se dê ao trabalho de explicar aos sócios a situação em que se encontra? Não!
Interessa explicar como fica a sua relação contratual, nomeadamente o ordenado que não pode receber do Sporting? Não!
Interessa explicar como funciona o CD sem o seu presidente, numa altura em que o próprio Azelha diz que há dossiers parados? Não!
Então interessa o quê? Aparências, nem que seja a mentir? Sim!
Interessa continuar o saque ao Sporting? Sim!
E caso este plano.falhe, como vão fazer? Recorrer ao plano B?
Bendito Rogério, que todos protege.
24 Março, 2020 at 18:49
“Então interessa o quê? Aparências, nem que seja a mentir? Sim!”
Fdx! É isto caralho!!!
Z
24 Março, 2020 at 21:01
Discute-se semântica e faz-se escadotes a falar do outro destituído. É o que se arranja.
24 Março, 2020 at 19:03
A verdade está de quarentena desde 23/06
24 Março, 2020 at 20:10
Cão de Fila no Twitter:
“Varandas teve a fama de acudir B. Dost… Foi um funcionário do clube a fazê-lo.
Varandas teve a fama de ajudar um sportinguista que se sentiu mal… Foi um associado do SCP a fazê-lo.
Varandas teve a fama de se voluntariar para ajudar nesta pandemia… Foi obrigado a fazê-lo.”
Fácil, fácil.
#ProstituiçãoIntelectual
24 Março, 2020 at 20:20
O SCP acabou ou foram apenas as atividades desportivas que estão suspensas?
Que eu saiba um presidente não é só para se sentar na tribuna para ver um jogo de futebol! Até devia ser a função menos importante de um presidente!
A situação que passamos não obriga a haver reuniões com entidades financeiras, com patrocinadores, com credores, com atletas, liga e federação, até com clubes estrangeiros???
Se é para ter um presidente que só é preciso para aparecer nas tribunas metam lá o Jubas de smoking que saía mais barato!
24 Março, 2020 at 20:32
Eu nao gosto do varandas. Detesto-o. Desde que se assumiu como possivel presidente.
Agora … como se aproveitava esta abébia e o despachamos? No contexto atual nao me parece possível. Mas era tao bom.
24 Março, 2020 at 21:54
Bem… O jornal da noite pela voz de Nuno Luz a mentir descaradamente na sua peça jornalística sobre o caso varandas…
Primeiro afirma que varandas estava de licença do exército para desempenhar funções no Sporting. MENTIRA… A sua licença era para desempenhar funções na câmera de Odivelas onde raramente põe os pés.
Depois afirma que nao há problemas pq os estatutos do Sporting não exigem exclusividade e que até só desde Bdc é que o Sporting teve um. Presidente a tempo inteiro. MENTIRA…. O problema não está no Sporting mas sim no facto de ser o exército a obrigar o varandas a ter exclusividade como militar.
Enfim… Os órgãos de comunicação social sempre. A mentir com todos os dentes que tem na boca.
Mais um 650 velhos que depois disto se sentem. Orgulhosos do pseudo presidente que têm.
24 Março, 2020 at 21:58
Esse precisa era de outro saco de mijo pela cabeça abaixo!!
Quanto ao resto, com licença…
https://youtu.be/Ocn1XlOqJ_Y
24 Março, 2020 at 22:09
Tal e qual.
Também estive a ouvir a vergonhosa peça do Nuno Luz, na SIC.
24 Março, 2020 at 21:57
Desgraçada Instituição que se permite ter um presidente em “part time”.
Cujos “apaniguados” voltam, volteiam e continuam a voltear, à procura dos legalismos que possam justificar ou não tal quadro deprimente.
Há um problema de caracter em tudo isto e há “alminhas” a procurarem justificações, quadros legais e outras coisas tais, quando se deveriam cobrir de vergonha, por terem colocado tal “personagem”, no topo da Instituição que dizem “amar”.
AO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL TUDO ACONTECE!
24 Março, 2020 at 22:20
O Varandas é tanto voluntário como é Comando!! Onde está a boina vermelha?!Onde está a chapa de Comando?
O Varandas se o mandarem ir tratar de entorses vai tratar de entorses. Se o mandarem ir preencher relatórios vai preencher relatórios. Nada vai ser porque ele quer, como andou para aí a dizer.
24 Março, 2020 at 23:13
Portanto, numa situação de pandemia mundial o que faz o Varandas?
” .. todos os funcionários da Loja Verdes despedidos, quando o clube assim bem entender fará novas equipas de trabalho. Onde poderá incluir ou não estes funcionários despedidos”
A canalhice e aproveitamento desta seita de gatunos é uma lição histórica para nunca mais esquecer.
24 Março, 2020 at 23:16
FDX!
24 Março, 2020 at 23:46
Com já aqui e noutros fóruns leoninos o disse …
Espero que esta gente tenha o DOBRO ou o TRIPLO do mal que estão a fazer a esta Instituição centenária, o Sporting Clube de Portugal!!!
A qualquer um desses filhos dum comboio de putas que partilha este VERGONHOSO, INDECOROSO, NOJENTO, elenco directivo, quando os encontrar, seja na rua, no café, no centro comercial, na praia, no estacionamento no aeroporto, seja onde for … Vou-lhes ESCARRAR nas trombas!!!
25 Março, 2020 at 0:33
Tem sentido
Ajudar Portugal e os Portugueses em tempos difíceis.
25 Março, 2020 at 5:57
Não dá para despedir o Jese, Eduardo, Ilori, Renan, Borja, Neto, Doumbia, Vietto, Rosier, Bolasie, etc, etc?
25 Março, 2020 at 7:40
De valor era despedirem os etcs. etc Varandas, etc Zenha, etc Rogério. Aproveitar que, pelo andar da carroça, o campeonato já acabou. Tratar de termos novos corpos dirigentes antes do início da próxima época. Se o pico do corona vírus está previsto para maio, agende-se AG eleitoral para junho. E pode ser para dia 23, data simbólica e querida de tanta gente.
25 Março, 2020 at 9:51
🙂
24 Março, 2020 at 23:58
A farda do nosso falso presidente ia bem engomada…
Por aqui é só inveja, bem gostavam de mamar largas dezenas de milhares de euros como o fantoche e ver as dívidas da vossa clínica desaparecerem.
25 Março, 2020 at 7:36
É mais um boneco para pendurar na parede da casa dele que serve de cenário para as entrevistas.
25 Março, 2020 at 6:58
Aguenta o barco rogério e zenha aguenta o barco…
25 Março, 2020 at 7:35
Aguentá-lo até seria um mal menor. Mesmo que abaixo da tona da água. Que não afundasse mais já era bonzinho…
25 Março, 2020 at 7:33
Vivemos num mundo fulixado. Continua a pagar o mexilhão. Os funcionários da loja verde, que devem ter ordenados baixinhos mas que cumprem as suas funções, vendendo o que têm para vender, são mandados embora. Os incompetentes que andam a brincar aos gestores de topo, a fazerem cagada atrás de cagada e a darem prejuízos de milhões ao clube, mantêm-se por lá. No Sporting como na sociedade. Esta merda é embaraçosa, até. Vergonha.