Numa conversa com Carolina Mendes, jogadora do Sporting, no Instagram – para um leilão solidário de camisolas para tentar atenuar os efeitos sociais da pandemia de covid-19 -, Bruno Fernandes falou sobre Pedro Mendes e confesso-vos, apesar de achar que há uma tentativa de defender o jovem avançado, houve uma frase que me irritou solenemente.

«Um miúdo que esteja bem na formação já achavam que ele estava bom para jogar na equipa principal e que era melhor do que os que estavam na equipa principal do Sporting. É muito diferente essa passagem. Por exemplo, colocaram muita pressão sobre o Pedro Mendes. Ele entrou, marcou e todos esperavam que jogasse sempre», disse o atual jogador do Manchester United.

«Depois teve muitas ocasiões, não marcou e caiu no esquecimento o golo que fez ao PSV. E a qualidade dele manteve-se, ou se calhar até melhorou por estar a treinar com a equipa principal, mas as coisas não estavam a correr tão bem, a equipa não estava a ganhar», acrescentou.

Teve muitas ocasiões. Teve muitas ocasiões. Teve muitas ocasiões. Quais? É realmente muito fácil dizer que um jogador não aproveitou as oportunidades e que os miúdos da formação têm que sair para jogar e rodar. Mesmo que esse miúdo seja, primeiro, deixado de fora da lista dos inscritos e, dois dias depois de passar a estar inscrito na Liga, ser mandado para os sub-23 enquanto um tal de Jesé era escolhido para ser a opção a Luiz Phellype, frente ao fcp.